CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Atividades do 4º Bimestre.

 

Bom tarde, alunos!

Tudo bem com vocês?

Espero que estejam todos com saúde.

 

Além do Blogger, está disponível o Google sala de aula, segue abaixo o código da turma. https://youtu.be/LbtJgShckYM ou https://youtu.be/Nn7JVVKngoE


Segue link das atividades do 4º Bimestre.

19/10/2020 a 23/10/2020 - https://forms.gle/QQwv4VfGiHhRSPw46
26/10/2020 a 30/10/2020 - https://forms.gle/oAVdNN5J4rKNkfyD7
09/11/2020 a 13/11/2020 - https://forms.gle/YS5Y6BUpmDYKqgxb6
09/11/2020 a 13/11/2020 - https://forms.gle/VM3XQDsELS2uumWw9
16/11/2020 a 20/11/2020 -  https://forms.gle/ahBnXzVx4nvXm6Q27
16/11/2020 a 20/11/2020 - https://forms.gle/xYD8ctw1XK5m9E637
Avaliação
23/11/2020 a 23/10/2020 -  https://forms.gle/cUQLh5ySdCA9j8ix9
23/11/2020 a 23/10/2020 -   https://forms.gle/Czxp7Pmmt7CHpUDx8

Dúvidas estou à disposição!

Atividade Final de Tecnologia & Inovação - Profº Marcelo de Lima.

Pesquise em livros revistas ou na própria Internet sobre quais são, e a principais diferenças dos sistemas operacionais para Smartphone da Google, Apple ou Microsoft.

Atividade: Projeto de Vida - (Professor Lucas)

 

Boa tarde a todos e todas, espero que todos estejam bem. Lavem as mãos, usem máscara e cuidem-se.

Faça a atividade tire foto e envie no e-mail lucasvolney@prof.educacao.sp.gov.br  , com nome e série ou vocês podem entregar diretamente na escola, mas para isso é necessário fazer uma capa especificando a matéria, nome do professor, seu nome e sua série.

Irei receber as atividades até o dia 03/12/2020


Você sabe o que é um FANZINE ? (COPIE NO CADERNO)

Por AnimeDo

 

De um modo geral o fanzine (ou zine para os íntimos) é toda publicação feita pelo fã. Seu nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente “revista do fã” (fanatic magazine). Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Quando a publicação traz produção artística inédita seria chamada revista alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado.

Assim, são fanzines as publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos, reprodução de HQ’s antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante.



ATIVIDADE 1 –

Com a pesquisa sobre Carolina Maria de Jesus, Djamila Ribeiro e Martin Luther King realizada, você vai produzir um FANZINE com as principais informações de cada uma personalidade, você pode fazer colagens, desenhos, poesias, escrever textos ou pintura, fique a vontade para criar o seu FANZINE (revista do fã) da forma que você achar mais fácil, com muita criatividade e capricho.




PASSO A PASSO DA PREPARAÇÃO DO SEU “ZINE”:

(NÃO PRECISA COPIAR NO CADERNO)

 

1.          Separe algumas folhas, pode ser sulfite ou a própria folha do caderno, e dobre elas ao meio, para que fique no formato de um caderno.

2.          Faça uma capa: Crie um nome para o seu ZINE e escreva na capa de uma forma que chame bastante atenção, e não esqueça de colocar o seu nome e série. Customize com colagens ou desenhos.

3.          Escreva a história de cada uma personalidadede acordo com a sua pesquisa escreva as principais informações de cada personalidade ao seu modo, capriche na letra e você pode usar canetas coloridas ou lápis de cor.

        4.       Por fimVocê pode fazer -  colagens, ou desenhos, ou poesias, ou escreva textos ou pintura, use a sua criatividade para criar e capriche no seu FANZINE.


 Irei receber as atividades até o dia 03/12/2020


Não irei aceitar atividade escrita no corpo do e-mail!

Não esqueçam de enviar a foto das atividades no meu

Boa Sorte, se cuidem e fiquem em casa.

 Professor Lucas – Projeto de Vida 

Culminância do projeto!

 Bom dia a todos!


Eu gostaria de estar na escola festejando com vocês, fazendo nosso concurso de Cosplay!!!

Infelizmente ainda estamos vivendo essa nova realidade, que é o isolamento social.

Estou rezando para que comecem a nos vacinar e que tudo volte ao normal, só que a um normal

diferente, em que aprendemos muitas coisas novas!

Para finalizar o projeto, quero um desenho em papel sulfite, bem feito ou uma foto bem nítida da fantasia que vocês criaram.

 

Por favor enviem com o nome e a série para meu email : 

  • janainacrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br ou para a página de "Cosplay da professora Janaina" no Facebook! Se preferirem podem deixar na secretaria da escola.
  • Vou divulgar os trabalhos na página, e quem tiver mais likes ganha o concurso!!!!
  • Pro ganhador, vou deixar um presente na secretaria da escola, a ser retirado!!!!
  • Professora 
  • Janaina Rodrigues😁😀

4º Bimestre - 6 aula

 

Data: semana – 23 até 27 de novembro.

Número de aulas: 2

  • Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br  e sempre uma cópia no caderno.
  • Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.


Orientações para entrega de Atividades.

  • Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7 e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
  • Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de outubro - título da atividade);
  • Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
  • No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.



Prazo para a entrega: 03/12/2020



Tema: Patrimônio Espeleológico: Porque preservar cavernas?



CAVIDADES NATURAIS SUBTERRÂNEAS: Cavernas são ecossistemas frágeis e delicados. Nestes ambientes, fluxos de energia estão se processando a cada momento, sendo preciso todo cuidado quando existem intervenções humanas.

Constituídas por um sistema de canais horizontais e/ou verticais, com fraturas e estruturas geológicas de variações irregulares, as cavernas formam um complexo sistema de condutos de excepcional beleza cênica, onde a ação da água, em algum momento do tempo geológico e por meio de diferentes processos, dissolveu a rocha matriz.

Podemos considerar que as rochas solúveis são indicadores da ocorrência de cavernas. As rochas contendo minerais solúveis, como a calcita, halita ou sal (NaCl), gipsita, anidrita e dolomita abrigam a maioria das cavernas no Brasil e no mundo.

Contudo, rochas siliciclásticas como arenitos e quartzitos, e litologias ferríferas, como formações ferríferas bandadas e canga, constituem parte importante do patrimônio espeleológico nacional.

Formação: Parte do dióxido de carbono na atmosfera é carregado para a superfície da terra pelas águas das chuvas. Através do processo de dissolução da rocha matriz, surgem soluções químicas que exercem importante papel na formação dos espeleotemas.

Os espaços, condutos e vazios na rocha vão sendo lentamente modelados pela ação do soluto, o qual pode ser exemplificado conforme as fórmulas a seguir:


 H2O (Água) + CO2 (Dióxido de Carbono)  ==> H2CO3 (Ácido carbônico);

H2CO3 (Ácido carbônico) + CaCO3  (Carbonato de Cálcio) ==>  Ca(HCO3)2m (Bicarbonato de Cálcio).


As cavernas podem ser consideradas como ambiente frágil, onde um delicado ecossistema se interage. Neste ambiente os organismos vivos (parte biológica) e os recursos abióticos (ar, rocha e água) agem de maneira harmônica e equilibrada, favorecendo que a reciclagem de nutrientes entre os componentes seja evidenciada a cada momento.


É importante ressaltar que no ecossistema cavernícola tanto o complexo orgânico como os fatores físicos contribuem para constituição de um específico habitat de maneira que o ambiente estabeleça um fluxo de energia e uma ciclagem de materiais entre as partes vivas e não-vivas de forma constante e exclusiva.


Importância: A preservação e conservação das cavernas, sítios espeleológicos e suas respectivas áreas de influência, tem como objetivo a manutenção destes sistemas ecológicos, sensíveis e diferenciados.

Nas cavernas é possível o desenvolvimento de estudos científicos, da investigação minuciosa e sistemática em diversos campos do conhecimento, a fim de proporcionar a sociedade a melhor opção de crescimento social e econômico através do adequado uso deste frágil ecossistema, conforme a seguir:

  • Podem funcionar como opções de lazer (práticas recreativas, esportivas e de contemplação), desde que sejam respeitadas regras mínimas de proteção e conservação do ambiente.
  • As cavernas exercem importante papel no armazenamento estratégico de água, com a carga e recarga de aquíferos.
  • Possibilita adequada utilização, com vistas a exercer o papel de importante fonte de atividade economicamente viável, tais como o turismo, esporte, e seus benefícios associados.
  • Registram informações relativas aos processos geológicos, possibilitando pesquisar a origem, a formação e as sucessivas transformações das rochas locais e do paleoclima outrora ocorrido na região.
  • Protegem e conservam minerais raros ou formações geológicas inigualáveis.
  • Conservam de forma eficiente interessantes informações da vida pretérita em seus sítios fossilíferos e arqueológicos, nos quais é possível identificar, catalogar e pesquisar espécies de animais e vegetais fósseis, bem como o estudo cultural dos povos do passado, onde documentos, monumentos e objetos compõem importantes registros dos hábitos vividos de uma determinada sociedade.
  • Propiciam eficiente abrigo para conservação de habitats de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, tanto da fauna como da flora.
  • Podem desempenhar a função de locais reservados à manifestações culturais e sociais.



As unidades de conservação sob a administração da Fundação Florestal protegem centenas de cavernas, especialmente as formadas em rochas calcárias, a exemplo dos parques estaduais Turístico do Alto Ribeira (Petar), Intervales, Caverna do Diabo, Rio do Turvo e da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Mar, localizados nas regiões do Vale do Ribeira e do Alto Paranapanema, ao sul do Estado.

As cavernas – cavidades naturais subterrâneas – são consideradas bens da União de acordo a Constituição Federal (artigo 225) e áreas de proteção permanente pela constituição paulista (artigo 197). Elas constituem um ambiente único, o meio subterrâneo, formadas pelo resultado de processos de intemperismo químico e físico de centenas de milhares de anos.

A gênese das cavernas calcárias está relacionada à dissolução química do carbonato de cálcio pelas águas das chuvas, que são pouco ácidas e, ao passarem pelos solos, ganham mais acidez. Esse processo possibilitou a abertura de condutos e seu posterior alargamento, originando salões, galerias e rios subterrâneos, acessíveis ou não ao ser humano.

O clima nas cavernas, na maioria das vezes, é estável, com pouca variação de temperatura e alta umidade relativa do ar. Próximo às entradas a influência do meio externo é maior, ao contrário dos trechos mais profundos, onde ocorre total ausência de luz, impedindo a fotossíntese e limitando o fluxo de energia e a vida.

Os seres vivos encontrados nas cavernas são comumente classificados como:

  • Troglóbios: organismos que vivem somente no interior das cavernas, tais como o bagre-cego (peixe) e as aeglas albinas (crustáceos);
  • Troglófilos: organismos que podem completar parte do seu ciclo de vida no interior das cavernas, como os opiliões e grilos;
  • Trogloxenos: organismos que podem utilizar as cavernas como abrigo, especialmente os morcegos, ou visitá-las eventualmente, dentre eles o ser humano.

As ornamentações das cavernas são conhecidas como espeleotemas, que variam de tamanho, forma e coloração, depende do padrão de cristalização e de sua composição química. Dentre os espeleotemas mais comuns estão as estalactites e as estalagmites, formadas por gotejamentos no teto e chão das cavernas, respectivamente. As colunas formam-se pela junção destas duas formações e as cortinas pela cristalização em tetos inclinados. Já as represas de travertino constituem diques de tamanhos variados, com a deposição de mineral nas bordas. Essas represas podem ou não estar cheias de água saturada de sais, formando novos espeleotemas. As helictites possuem cristais bastante delicados e de rara beleza, em geral situadas em ambientes mais confinados.

As cavidades naturais subterrâneas constituem testemunhos de processos de evolução geológica, dos relevos e da vida em uma determinada região, com ocorrência de depósitos de fósseis de vertebrados como a preguiça-gigante (ou megatério) e o toxodonte, o tigre-de-dente-de-sabre, dentre outros.

Por essas e outras características, as cavernas constituem um vasto campo de pesquisas científicas, com grande importância ecológica, turística, educativa e econômica.

Nos parques administrados pela Fundação Florestal você poderá conhecer muitas cavernas, cada uma com sua beleza, algumas de fácil acesso e outras que exigem maior preparo e conhecimento. Todas as visitas devem ser realizadas com acompanhamento de monitores ambientais ou guias credenciados. Para aqueles que querem se dedicar às atividades de documentação e exploração de cavernas, é recomendável participar de algum grupo de espeleologia (estudo das cavernas).


Desde janeiro de 2009, a Fundação Florestal está elaborando os Planos de Manejo Espeleológico de 32 cavernas em quatro Parques Estaduais do Vale do Ribeira. Conheça mais sobre esse projeto em http://www.ekosbrasil.org/cavernas/ 


Conclusões para auxiliar no entendimento do tema.

  1. A espeleologia (do grego spelaion: cavernas, e logos: estudo), ciência voltada ao estudo, pesquisa, observação e exploração das cavernas, trabalha em conjunto com a paleontologia, a arqueologia e a biologia, pois os ambientes cavernícolas abrigam raríssimos sítios arqueológicos, elementos reveladores das primeiras ocupações humanas, pinturas rupestres, fósseis mineralizados, ecossistema próprio, minérios especiais e reservatórios de água doce, além de propiciar a compreensão da adaptação dos seres vivos ao longo da história natural, o caminho das águas e a datação do passado geológico.
  2. O Brasil possui 4.245 cavidades naturais inscritas junto ao Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil, sendo que quase 400 delas são situadas no Estado de São Paulo, dentre as quais a maior parte localiza-se no Vale do Ribeira.
  3. Segundo o artigo 5° do Decreto n° 99.556/90, o patrimônio espeleológico compreende o conjunto de elementos bióticos e abióticos, sócio-econômicos e histórico-culturais, subterrâneos ou superficiais, representados pelas cavidades naturais, e, nos termos do artigo 216, V, da Constituição Federal, constituem patrimônio cultural brasileiro.
  4. Tanto a fauna como a flora cavernícolas têm por habitat o frágil ambiente das cavernas, sendo a maioria das espécies exclusivas daquele ambiente hipógeo, fora dos quais não sobreviveriam. Vestígios arqueológicos, como restos de ferramentas e cerâmicas das civilizações pré-históricas, sítios paleontológicos intactos, onde ossadas e fósseis de animais são conservados pelo ambiente calcário, águas mineralizadas, minerais raros e formações minerais únicas, como os espeleotemas, importantíssimos para os estudos físico-químicos, integram as cavidades naturais e constituem o que denominamos acervo cavernícola.
  5. As cavernas possuem natural aptidão para o turismo, seja pela beleza de seus pórticos, rios e lagos subterrâneos de águas cristalinas, como pela formação poética de seus espeleotemas. Tal inclinação natural deve ser incentivada como meio para o desenvolvimento sócio-econômico regional. Todavia, cumpre-nos associar, ao que conhecemos por ecoturismo, a educação ambiental e a sustentabilidade da exploração desta atividade econômica, a fim de evitar o impacto ambiental no frágil ambiente cavernícola, especialmente ao que se refere ao fluxo de visitantes.
  6. Os ambientes cavernícolas são estratégicos reservatórios de água, que podem servir para o abastecimento de aqüíferos ou para a análise do comportamento geo-hídrico local, desde que respeitado o equilíbrio ecológico e observada sua sustentabilidade.
  7. Ao lado da cobertura vegetal remanescente da Mata Atlântica, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) encontra nas cavernas sua maior riqueza ambiental, pois somente em dos municípios que o integram (Iporanga/SP) situam-se mais de 270 cavidades naturais. Um projeto para a construção de barragens no Rio Ribeira de Iguape constitui gravíssima ameaça para todo este patrimônio espeleológico, na medida em que, inundando larga porção do Parque, destruirá de forma irreversível este acervo cavernístico.
  8. Toda a potencialidade científica e ambiental das cavidades naturais brasileiras ainda está por ser descoberta, inexplorada que se encontra pela ausência de investimentos em recursos humanos e financeiros por parte do Poder Público. É vergonhoso o descaso para com o nosso patrimônio espeleológico, renegado a último plano nas políticas preservacionistas ambientais, como se de patrimônio cultural e ambiental não se tratasse. Urge reverter este quadro, valorizando e preservando o patrimônio espeleológico nacional.

Atividade


1. O que é patrimônio espeleológico?

2. O que é um ecossistema cavernícola?

3. Do quanto exposto, verifica-se que em decorrência da ausência de luz, outro problema surge para os animais cavernícolas, a escassez de alimentos, sendo assim, esses animais dividem-se de que forma?

4. Pensando no ecoturismo, desenvolvimento sustentável e na educação ambiental as cavernas são, portanto, interessantes locais de visitação, ou seja, lugares propícios para o desenvolvimento do turismo, uma vez que comportam belezas únicas e raras. Entretanto, para que as visitações sejam possíveis, é necessário que se faça um planejamento prévio, bem como devem ser fornecidas todas as informações necessárias aos visitantes, evitando, assim, a ocorrência de um possível impacto ambiental. Como podemos fazer isso? Justifique.

5. Qual a importância do patrimônio espeleológico e os meios de sua preservação?

6. As cavernas do Estado de São Paulo: O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. Qual a importância deste parque para o Estado de SP até mesmo para o mundo ecológico e científico? 





Bom Estudo!

Na torcida contínua para que todos estejam bem.


Projeto de Vida - 9º B,C,D - 25/11 e 26/11

  PROJETO DE VIDA


DIAS: 25/11 e 26/11
9ºB,C, D 

PROF. FRANCISCA 

OBS1: Para os alunos que ainda não enviaram as atividades dos outros bimestres, eu irei aguardar até o fim da próxima semana para ser considerado na nota final.

Projeto de Vida 
Avaliação 





Chegou a hora de revisar o caminho percorrido nos bimestres anteriores nas atividades “Estudante todo dia.”

Atividade 1

Escreva individualmente no quadro abaixo as suas dificuldades e facilidades


Agora responda:
a) Qual é a sua rotina de estudos? 
( ) pela manhã ( ) à tarde ( ) não tenho uma rotina de estudo 


b) Como você usa a agenda escolar? 
( ) fazendo anotações do que preciso estudar mais ( ) não tenho uma agenda, anoto tudo no meu caderno 


c) Você usa jogos pedagógicos para auxiliar sua aprendizagem? 
( ) às vezes ( ) nunca usei ( ) uso sempre 


d) Você tira suas dúvidas com os professores?
( ) sim, sempre ( ) não, nunca tirei minhas dúvidas ( ) às vezes, quando sinto dificuldades


Ser assertivo significa ter coragem para dar voz aos sentimentos e necessidades que existem dentro da gente. Pensando nos momentos em que você foi convidado a participar das conversas e expor suas respostas e ideias, reflita: 


a) Você sentiu medo ou vergonha de dizer o que pensa? 
( ) sim, senti. ( ) não, não tenho vergonha ( ) ás vezes depende do assunto


b) Foi fácil fazer com que os outros ouvissem você?
( ) sim ( ) não 


c) Você conseguiu participar das decisões tomadas pelo grupo? 
( ) sim, sempre ( ) não gosto de dar minha opinião


Atividade 2


Após discutir com seus colegas, registre como você pode exercer sua (s) facilidade (s) para auxiliar seus colegas exercendo o Protagonismo.


Atividade 3 
No quadro abaixo temos um caça-palavras com todos os componentes do currículo. Pinte de verde as disciplinas que você avalia que tem maior facilidade e de amarelo as disciplinas que precisa melhorar seu desempenho.


Agora que o caça-palavras está preenchido, vamos falar das disciplinas que você precisa melhorar seu desempenho?

Atividade 3

Reflita:
a) Estudar esses componentes curriculares faz parte das suas atividades diárias? 
( ) sim ( ) não 


b) Você costuma dedicar quanto tempo para os estudos desses componentes?
( ) de 1 a 2 horas ( ) apenas 1 hora 


c) Seus cadernos, livros e outros materiais geralmente estão em ordem?
( ) sim ( ) não 


Quando planejamos com cuidado temos muito mais chances de atingir nossos objetivos! Ser atencioso, cuidar dos detalhes, fazer planos e segui-los são características da competência socioemocional organização



OBS: Mandem a atividade feita até dia 03/12 para o email vilanilsa@prof.educacao.sp.gov.br para a correção.                                                                                                          

Bons estudos!

Projeto de Vida - 1ºEM - 25/11 e 26/11

 PROJETO DE VIDA


DIAS: 25/11 e 26/11
1ºA EM

PROF. FRANCISCA 

OBS1: Para os alunos que ainda não enviaram as atividades dos outros bimestres, eu irei aguardar até o fim da próxima semana para ser considerado na nota final.

Projeto de Vida 
Avaliação 





Chegou a hora de revisar o caminho percorrido nos bimestres anteriores nas atividades “Estudante todo dia.”

Atividade 1

Escreva individualmente no quadro abaixo as suas dificuldades e facilidades


Agora responda:
a) Qual é a sua rotina de estudos?
( ) pela manhã ( ) à tarde ( ) não tenho uma rotina de estudo


b) Como você usa a agenda escolar?
( ) fazendo anotações do que preciso estudar mais ( ) não tenho uma agenda, anoto tudo no meu caderno


c) Você usa jogos pedagógicos para auxiliar sua aprendizagem?
( ) às vezes ( ) nunca usei ( ) uso sempre


d) Você tira suas dúvidas com os professores?
( ) sim, sempre ( ) não, nunca tirei minhas dúvidas ( ) às vezes, quando sinto dificuldades


Ser assertivo significa ter coragem para dar voz aos sentimentos e necessidades que existem dentro da gente. Pensando nos momentos em que você foi convidado a participar das conversas e expor suas respostas e ideias, reflita:


a) Você sentiu medo ou vergonha de dizer o que pensa?
( ) sim, senti. ( ) não, não tenho vergonha ( ) ás vezes depende do assunto


b) Foi fácil fazer com que os outros ouvissem você?
( ) sim ( ) não


c) Você conseguiu participar das decisões tomadas pelo grupo?
( ) sim, sempre ( ) não gosto de dar minha opinião


Atividade 2


Após discutir com seus colegas, registre como você pode exercer sua (s) facilidade (s) para auxiliar seus colegas exercendo o Protagonismo.


Atividade 3
No quadro abaixo temos um caça-palavras com todos os componentes do currículo. Pinte de verde as disciplinas que você avalia que tem maior facilidade e de amarelo as disciplinas que precisa melhorar seu desempenho.


Agora que o caça-palavras está preenchido, vamos falar das disciplinas que você precisa melhorar seu desempenho?

Atividade 3

Reflita:
a) Estudar esses componentes curriculares faz parte das suas atividades diárias?
( ) sim ( ) não


b) Você costuma dedicar quanto tempo para os estudos desses componentes?
( ) de 1 a 2 horas ( ) apenas 1 hora


c) Seus cadernos, livros e outros materiais geralmente estão em ordem?
( ) sim ( ) não


Quando planejamos com cuidado temos muito mais chances de atingir nossos objetivos! Ser atencioso, cuidar dos detalhes, fazer planos e segui-los são características da competência socioemocional organização



OBS: Mandem a atividade feita até dia 03/12 para o email vilanilsa@prof.educacao.sp.gov.br para a correção.                                                                                                          

Bons estudos!

Jornada de Desenvolvimento Socioemocional

 Bom dia!!

Espero que estejam bem

....Não importa qual seja seu sonho, você deve se dedicar tem que se dedicar inteiramente a ele(Ayrton Senna)


O Caminho Adiante


Nessa semana vamos construir nosso percurso socioemocional que construímos esse ano. E qual é o objetivo desse percurso???

Promover o autoconhecimento e oportunidades de desenvolvimento de desenvolvimento das competências socioemocionais em foco 


Precisamos concordar que 2020 foi um ano muito difícil pra todo mundo né😢😢

E chegando ao finalzinho dá aquela vontade que tudo acabe e começamos 2021 como era antes, sem máscaras, álcool em gel, deixar 2020 apenas para as aulas de  história futuras kkkk.

Mas não  exclua  2020.......

Foi um ano onde vimos que dinheiro não vale nada pois países ricosnnão deram conta de proteger seus cidadãos, valorizamos pequenas coisas como família, amigos, e até o ar que respiramos , passamos por altos e baixos e juntamos forças para seguir em frente, e mesmo com as adversidades seguimos em frente e ainda mais fortessssssss.

E você o que vai levar desse ano?


A partir dessa imagem ao lado vocês irão compartilhar comigo  o Caminho  que construiu em sua vida nesse ano, usando as COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS  que trabalhamos no bimestre.

São elas: empatia foco persistência, responsabilidade ,autogestão, disciplina , respeito, organização, autoconfiança, entre outras.





Faça com carinho e compartilhe comigo tá .Me envie até o dia 03/12 pelo email:

rosanamargarete@prof.educacao.sp.gov.br

Se Cuidem e Boa Semana

Rosana.😉💋