CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 4 de maio de 2020


Professora: Rosi    Geografia
Enviar para email:mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br
Até o dia 12/05/20
 Retomada do Conteúdo – Primeiro Bimestre

Geografia
Ano: 7° A, B, C
Atividades: 03/05/20 a 08/05/20

Orientações Gerais:
-Fazer a leitura do conteúdo estudado
-Pesquise o significado das palavras que você não conhece.
- Caprichem! Elas podem ser transformadas em excelentes notas.


Objetivos:
Analisar por meio de exemplos extraídos dos meios de pesquisa, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.


1-LEIA :O surgimento das cidades

As atividades realizadas pelas pessoas em seu trabalho são chamadas de atividades econômicas e que elas se desenvolvem tanto na área urbana como na rural, modificando as paisagens.
Geralmente, a ocupação e o povoamento de um lugar começam com atividades relacionadas ao campo, como a exploração de determinado recurso natural, a plantação de lavouras ou a criação de gado. Assim, as paisagens são modificadas pelos seres humanos, transformando se em paisagens rurais.
Em torno das atividades econômicas do campo, com o tempo, aparecem os pequenos povoados e vilas, onde se concentram outras atividades tipicamente urbanas, como as de prestação de serviços e comércio. Em muitos casos, com o desenvolvimento dos povoados e das vilas, esses lugares passaram a ser considerados cidades.


a)     Converse com um adulto da sua família do lugar onde você mora e procure saber que alterações a paisagem sofreu.
b)   Descubra se as atividades econômicas do lugar onde você vive se mantém iguais as de antigamente ou se houve modificações.
c)    Identifique e escreva quais são as principais atividade econômicas do   lugar onde você vive.
d)   Em uma folha, faça dois desenhos: um mostrando como era a paisagem antigamente e outro desenho mostrando a paisagem atual.


2- FORMAÇÃO E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Introdução

A ocupação do território brasileiro pelos europeus, iniciada no século XVI, se deu por meio das principais atividades econômicas aqui desenvolvidas. Ao longo de cinco séculos, desde a ocupação europeia, a configuração do território brasileiro se modificou e a extensão das terras pertencentes ao Brasil se ampliou.

Imagem: Reprodução
Expansão territorial do Brasil colônia

Durante o período do capitalismo comercial (séculos XV a XVIII), as metrópoles europeias acumularam capital com a prática de atividades de retirada e comercialização de produtos primários (agrícolas e extrativismo), que foi realizada nos territórios conquistados. O Brasil, na condição de colônia portuguesa, se firmou como área exportadora de matérias-primas e importadora de bens manufaturados.

Esse sistema de exploração de matérias-primas permite explicar a formação e a expansão territorial do Brasil, juntamente com os tratados assinados entre Espanha e Portugal (Tratado de Tordesilhas e Tratado de Madri), que acabaram definindo, com alguns acréscimos posteriores, a área que hoje consideramos território brasileiro.



Tratado de Tordesilhas
Espanha e Portugal foram pioneiros na expansão marítimo comercial europeia, iniciada no século XV, que ficou conhecida como Grandes Navegações e que resultou na conquista de novas terras. Essas conquistas geraram diversas tensões e conflitos entre os dois países que, na tentativa de evitar uma guerra, em 7 de julho de 1494, assinaram o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), dividindo o mundo entre Portugal e Espanha: as terras situadas a leste seriam de domínio português, enquanto as terras a oeste seriam de domínio espanhol.

Os limites do território brasileiro, estabelecidos por esse tratado, se estendiam do atual estado do Pará até o atual município de Laguna, no estado de Santa Catarina. No entanto esses limites não foram respeitados, e terras que seriam da Espanha foram ocupadas pelos portugueses e brasileiros, contribuindo para que nosso país adquirisse a forma atual.



Tratado de Madri

O Tratado de Madri, assinado em 1750, praticamente garantia a atual extensão territorial do Brasil.
O novo acordo anulou o Tratado de Tordesilhas e estabeleceu o uti possidetis, expressão latina para "já que possui, continuará possuindo" e que determina que as terras pertencerão a quem de fato as ocupe. Dessa forma, as terras ocupadas pelos portugueses passariam a ser de Portugal, mesmo que estivessem fora dos limites estabelecidos pelo tratado anterior. O mesmo seria válido para as terras ocupadas pelos espanhóis na América.

Essa forma, a Espanha reconheceu os direitos dos portugueses sobre as terras correspondentes aos atuais estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, entre outras.
Atividades
Fazer uma resenha críticas dos textos






TURMA DO SEXTO ANO A/B

Alunos quero que fotografem as atividades que eu passei nas aulas presenciais para voces fazerem e me enviem no email: osvania.ribeiro@pro.educacao.sp.gov.br
Essas atividades são para fechamento do 1º bimestre.
As fotos tem de ser entregues até 11/05/2020.
Recordando as atividades: Paisagens natural, rural, marítima e urbana. Natureza morta
Natureza-morta - Dicio, Dicionário Online de Português Quadro Natureza Morta no Elo7 | Roosevelth Dornelas (648E0E)
Para voces relembrarem!

Para o restante do mes voces vão no google drive:  https://drive.google.com/a/prof.educacao.sp.gov.br/file/d/1YQUhtWvcUFam_tT0V8S8WHGJvrqOYraQ/view?usp=drive_web  e façam duas atividades por semana e enviem por aqui ou no email.


Professora Rosi           Matéria: Geografia


Enviar para e-mail mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br
Até o dia 12/05/20
Orientações Gerais:
- Mantenha o caderno organizado e com data.
-Fazer a leitura do conteúdo estudado
-Pesquise o significado das palavras que você não conhece.
- Caprichem! Elas podem ser transformadas em excelentes notas.


Objetivos:
-Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
-Elaborar hipótese para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.

Atividades
1- Descobrindo a história dos lugares. Vamos pensar um pouco melhor onde você vive. Anote suas descobertas

a)      Converse com um adulto da sua família do lugar onde você mora e procure saber que alterações a paisagem sofreu.
b)      Descubra se as atividades econômicas do lugar onde você vive se mantém iguais as de antigamente ou se houve modificações.
c)      Identifique e escreva quais são as principais atividade econômicas do   lugar onde você vive.
d)      Em uma folha, faça dois desenhos: um mostrando como era a paisagem antigamente e outro desenho mostrando a paisagem atual.

2-Leia o texto: Paisagem


Paisagem é um conjunto de elementos que podemos observar num lance de olhos. Pode ser também cenário que imaginamos durante a leitura de um livro, por exemplo. A paisagem também é formada por sons, cheiros e movimentos.
a)      Cole ou faça um desenho de uma paisagem. Há mais elementos criados pela natureza ou há mais elementos construídos pelas pessoas?
b)      O que você sente ao observar essa paisagem?
c)      Diferencie paisagem natural de paisagem humana.
d)      Conte do que você mais gosta e do que você menos gosta da paisagem do lugar onde você mora.











REVISÃO ROMANTISMO


PROFª- MERCIA MAIA - LÍNGUA PORTUGUESA 

     Queridos alunos,vamos juntos fazer acontecer e dar continuidade as nossas  atividades por este canal que foi criado especialmente para esse fim. Espero que estejam todos bem e se cuidando como manda o protocolo para o combate a esse vírus que assolou nosso país. Todas as atividades postadas aqui é de suma importância que vocês de fato levem a serio e realizem nas com primor e dedicação, pois conhecer é poder e juntos somos mais fortes.

ATENÇÃO!ENVIAR RESPOSTAS PELO EMAIL: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br Até 8/05/2020- sexta-feira - ALUNOS 2ºD,2ºF - Identificar-se com nome e serie, ao enviar a resposta no email. Lembrando que o envio das atividades respondidas contabilizarão para nota e também para a presença do aluno na semana.


Toda segunda às 20h postarei aqui no blogue as atividades de português da semana.

AULA 1- A princípio acessem o link  a baixo e façam uma leitura para revisar o conteúdo que já trabalhamos em sala e após, realizem a atividade proposta. 




                                                        ATIVIDADE
                                Leia um trecho do poema Navio Negreiro de Castro Alves
O Navio Negreiro
I
'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...
Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.

Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!

1. O único item incorreto em relação ao poema e as geração do Romantismo no Brasil é:
I – Na primeira parte do poema, o eu-lírico canta as belezas do mar, fazendo uma descrição do movimento das velas ao toque do vento , da fusão do céu e do mar, do brilho da lua e dos astros, da música criada pela brisa
II – Castro Alves pertence a geração romântica conhecida como Condoreira, que possuía como característica o comprometimento social, a luta a favor dos escravos e a influência de um sentimento de liberdade
III – No poema, Castro Alves usa muitas figuras de linguagem para proporcionar diferentes interpretações ao leitor e. Também trazer sonoridade ao texto
IV – Castro Alves pertence a geração do Romantismo que valorizava o tema da morte, demonstrando uma visão negativa do mundo e da sociedade, pessimista e com sentimento de inadequação à realidade.

2. Leia dois trechos da obra Iracema de José de Alencar e julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO de acordo com o movimento literário a que ela pertence.
Trecho 1
"- Neste momento, Tupã não é contigo! replicou o chefe. O Pajé riu; e seu riso sinistro reboou pelo espaço como o regougo da ariranha. – Ouve seu trovão e treme em teu seio, guerreiro, como a terra em sua profundeza. Araquém proferindo essa palavra terrível, avançou até o meio da cabana; ali ergueu a grande pedra e calcou o pé com força no chão; súbito, abriu-se a terra. Do antro profundo saiu um medonho gemido, que parecia arrancado das entranhas do rochedo. Irapuã não tremeu, nem enfiou de susto; mas sentiu estremecer a luz nos olhos, e a voz nos lábios. – O senhor do trovão é por ti; o senhor da guerra será por Irapuã: disse o chefe. O torvo guerreiro deixou a cabana (…)".
Trecho 2
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu."

a) (  ) A obra pertence a primeira geração romântica no Brasil que baseava-se no binômio “nacionalismo-indianismo”.
b (  ) O autor, José de Alencar, evita utilizar-se da poesia, já que a obra trata-se de um texto narrado em prosa.
c) (  ) A relação entre Iracema e Martim caracteriza uma união de povos, indígenas e brancos, e a união de culturas, europeia civilizada e indígena selvagem.
d) (  ) O autor utiliza-se de uma linguagem cheia de imagens e metáforas para representar o pensamento indígena.
e) (  ) O pensamento do índio é realista e, por isso, se distancia muito da poesia.

3. (FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é:
a)uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
b)um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

4.Numere, tendo em vista a poesia romântica brasileira:
1. primeira geração           
2. segunda geração           
                                                 
3. terceira geração  
            
 (    ) obsessão pela morte                
 (    ) indianismo
 (    ) abolicionismo        
 (    ) condoreirismo           
 (    ) autocomiseração exacerbada
 (    ) nacionalismo


5. Assinale a alternativa correta.
A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em:
a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social.
b) duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista. c) três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental. d) quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva. e) duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.


6. Unifesp – 2003)
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá; 
As aves, que aqui gorjeiam, 
Não gorjeiam como lá.
Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores.
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.
Que tais não encontro eu cá; 
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá; 
Sem que desfrute os primores 
Que não encontro por cá; 
Sem qu'inda aviste as palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias
Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
a) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.
b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.
c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.
e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.

7. (F.C.CHAGAS)

"Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá."
Nestes versos de Gonçalves Dias, escritos em Portugal, o poeta vive um momento marcado por:

a) solidão, devaneio e idealização nacionalista.
b) melancolia, tédio e ironia;
c) amor a Portugal, devaneio e idealização nacionalista;
d) saudades, ânimo satírico e pessimismo;
e) alívio, expectativa e otimismo.

8.A terceira geração do romantismo possui características marcantes que se relacionam com o momento histórico, político e social. Assinale a alternativa que melhor descreve essa fase da literatura brasileira:
a)  é conhecida também com byroniana ou ultrarromântica por possuir uma visão pessimista e decadente da vida e da sociedade. Possui como características o sofrimento amoroso, a valorização da morte, a tristeza, a melancolia e o misticismo.
b)  é conhecida também como condoreira. Possui como marca poética a denúncia das desigualdades sociais e a defesa da liberdade.
c)  é conhecida também como nacionalista ou indianista. O foco poético está na natureza tropical, no patriotismo, nos eventos históricos e no indígena brasileiro.

9. Descreva seu entendimento, com suas palavras sobre o Romantismo no Brasil. Mínimo 10 linhas. ( Não aceito copia)

10. Qual período literário se inicia após o romantismo brasileiro?



Enviar respostas para o email: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br 
ATÉ SEXTA DIA 8/05

Termologia

Olá pessoal! Vamos fazer uma revisão do que aprendemos para dar continuidade aos estudos de Física.
Estávamos estudando termologia, que é o estudo da temperatura.
Definimos os conceitos de temperatura, calor e equilíbrio térmico.
Calor é a energia térmica que passa de um corpo de maior temperatura para outo de menor temperatura.
Temperatura é a medida da energia cinética das moléculas da substância.
Equilíbrio térmico ocorre quando os corpos trocam calor entre si até atingirem a mesma temperatura.
As escalas termométricas mais utilizadas são: escala Celsius ( °C ), escala Fahrenheit ( °F ) e a escala Kelvin ( K ).
A escala Kelvin também é conhecida como escala absoluta de temperatura.

Fórmulas:

T°C   = T°F - 32 = TK - 273
  5               9               5

Para converter T°C em TK há uma regra prática:

T°C para TK, soma 273
TK para T°C, subtrai 273.

Relembrando:

a) Converta 41°F em °C.
T°C = T°F-32
  5            9

x = 41-32
5       9

x = 1
5

x = 1 . 5

x = 5°C

Agora faça você.

Exercícios.
1) Converta nas escalas termométricas pedidas.
a) 59°F em °C.
b) 45°C em °F. 
c) 10°C em K.
d) 104°F em K.

2) Em 1953, o escritor norte americano Ray Bradbury, escreveu o livro " Fahrenheit 451 ". O título do livro indica a temperatura em que o papel entra em combustão. Qual é essa temperatura na escala Celsius?

3) Determine a temperatura em que a indicação na escala Fahrenheit é o dobro da indicação na escala Celsius.

4) Um termômetro de mercúrio é calibrado de tal forma que para a fusão do gelo a altura da coluna de mercúrio é de 2 cm e para o ponto de ebulição da água é de 7 cm. Determine:
a) a equação termométrica desse termômetro, relacionando a temperatura ( Θ ) com a altura da coluna de mercúrio ( h ).

b) qual é a temperatura correspondente a 4 cm da coluna de mercúrio?

c) a temperatura de 80°C corresponde a que altura da coluna de mercúrio?


Roteiro de estudos para a semana de 04/05/20 à 08/05/20


Alunos,

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 04/05/20 à 08/05/20:

1) Teoria – Tópicos do Livro Didático para estudar:

a) Unidade 2 - Cap. 3 - Item 1: Movimento com velocidade escalar constante;
b) Unidade 2 - Cap. 3 - Item 2: Funções Horárias.

2) Resolver os exercícios nº 2, 3 e 5 da página 40.

Obs.: Acessar a sala do Google Classroom código: y3r77jz para acessar o arquivo do livro em pdf.

Dúvidas: e-mail: 
avguerra1@yahoo.com.br ; whatsapp: 11-96778-8946

Boa Sorte

REVISÃO GÊNEROS JORNALÍSTICOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7A, B, C- ROFª MERCIA MAIA

Boa tarde alunos, espero que estejam todos bem e seguindo as recomendações de cuidados com a saúde para que quando tudo isso passar possamos dar continuidade as nossas aprendizagens sem que nenhum de vocês fiquem para trás. Realizem todas as atividades propostas por este canal, levem a sério, pois delas dependemos para que não  tenhamos um ano letivo perdido. Bons estudos!


Para realizarem as atividades propostas aqui, podem consultar o caderno, pois já trabalhamos esse conteúdo em sala e segue o link abaixo para pesquisa e melhor entendimento do assunto, não deixem de abrir os links indicados para cada atividade e assim entenderem melhor o conteúdo.

ATENÇÃO!ENVIAR RESPOSTAS PELO EMAIL: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br Até 6/05/2020- quarta-feira - ALUNOS 7A, B, C - Identificar-se com nome e serie, ao enviar a resposta no email. Lembrando que o envio das atividades respondidas contabilizarão para nota e também para a presença do aluno na semana.
Toda segunda às 15h postarei aqui no blogue as atividades de português da semana.

                                                               NOTÍCIA
    Com calor de quase 40ºC, Bataguassu registrou nesta quarta-feira a nona maior temperatura do Brasil.
    Com os termômetros registrando quase 40ºC, Bataguassu registrou nesta quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2017 a nona maior temperatura do Brasil e juntamente com outras sete cidades de Mato Grosso do Sul liderou o ranking entre as 10 cidades mais quentes do país.
    Além de Bataguassu que registrou 36, 4ºC, os municípios de Bela Vista, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana, Juti, Jardim e Sete Quedas também ocuparam as dez primeiras posições no ranking de temperaturas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).Nestes locais, os termômetros registraram entre 38ºC e 36ºC nesta terça-feira.
    Fonte: (http://cenarioms.com.br/noticia/geral/4204/com-calor-de-quase-40oc-Bataguassu-registrou-nesta-quarta-feira-a-nona-maior-temperatura-do-brasil)

Após a leitura, responda  os  elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
1º) Que fato aconteceu?
___________________________________________________________________________ 
2º) Com quem?
___________________________________________________________________________
3º) Quando aconteceu?
___________________________________________________________________________
4º) Onde aconteceu?
___________________________________________________________________________
 5º) Como aconteceu o fato?
___________________________________________________________________________
 6º) Por que aconteceu? (causas do fato)
___________________________________________________________________________


B - Atividade de Interpretação de Anúncio Publicitário 

PROPAGANDAS

TUDO SALA DE AULA: Atividade de Interpretação de Anúncio ...


1. Os anúncios são dirigidos a um público-alvo. 


a) Qual é o público-alvo do núncio? 


b) Como você chegou a essa conclusão?



2. Identifique no texto: 

a) o produto oferecido: 


b) há quantos anos o produto é ofertado? 

3. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação? 



4. Qual palavra do anúncio pode ser lida de duas formas diferentes? 



5. Qual é a ambiguidade presente no anúncio acima?



Observe o anuncio a seguir:


Exemplo de Anúncio Publicitário


   

6ª)  O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do anúncio em estudo?
_______________________________________________________________________

7ª) Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?
_______________________________________________________________________

8ª)  Que recursos foram empregados visando ao sucesso do propaganda?
_______________________________________________________________________

9ª) Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.
_______________________________________________________________________