CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 19 de agosto de 2020

 Boa Noite!

PERÍODO/SEMANA: DE  10/08 À  14/08

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

·      Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança.

ATIVIDADES:

Responder as questões da página 41 caderno do aluno;

Pesquisem, em fontes confiáveis, os termos desconhecidos. Depois, respondam às seguintes questões, considerando os dados da tabela e os resultados da pesquisa:

 

1.    O que são doenças infecciosas? E parasitárias? O que são afecções originadas no período perinatal?

 

2.    Elabore um gráfico, por região brasileira, a partir dos dados referentes à doenças do aparelho respiratório. Cite exemplos de doenças relacionadas à esse sistema.

 

 

3.    O que são neoplasias? Por que os óbitos por neoplasias, na região de São Paulo, são maiores do que em outros estados? Indique possíveis explicações para essa questão.

 

    4. De acordo com a tabela, quais os principais fatores que causam maior número de óbitos na faixa etária entre 10 a 19 anos? Qual(is) a(s) possível(is) explicação(ões) para esses dados?

 

 

 

 

Consumo de Álcool – Caso de Saúde Individual e Coletiva

 

Para estudar sobre causas e consequências relacionadas ao consumo de álcool, resolva as questões apresentadas a seguir:

 

1.    A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar – PeNSE, realizada em 2015, entre outras questões, levantou dados sobre o consumo de bebida alcoólica entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dessa pesquisa, foi verificado que 24,9% do(a)s estudantes do Estado de São Paulo consumiram bebida alcoólica nos últimos 30 dias antes da pesquisa, número semelhante à média brasileira (23,8%). Pense a respeito e comente sobre esses dados, considerando que são jovens com idade entre 13 e 14 anos. Registre suas ideias no caderno.

 

2.    Quais são os fatores que contribuem para que um(a) adolescente consuma bebida alcoólica? Indique consequências que podem ocorrer a partir desse consumo, considerando as relações com família, amigo(a)s, namorado(a) e também comportamentos de risco.

 

 

3.    Quais os impactos físicos e psicológicos que o consumo de álcool pode provocar no organismo de um(a) adolescente?

 

    4. Pesquise, em se tratando de questões de saúde, o que são fatores de risco e fatores de proteção, em se tratando de saúde e registre em seu caderno. A partir dessas informações, construa uma tabela em seu caderno, conforme modelo apresentado abaixo e preencha com os fatores de risco e de proteção em relação ao consumo de bebida alcoólica na adolescência:Fatores de Risco e Fatores de Proteção.

 

METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:

·      Vídeo aula CMSP;

·       https://www.youtube.com/watch?v=XYUJyLhNhII  -  Jovens e o alcoolismo | Como prevenir?

·      Caderno do aluno pagina 41.

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:

·      Assistir a entrevista (link indicado acima);

·      Fazer a leitura da página 41– caderno do aluno e responder as questões.

                                                                                                                      

                                                                                                Bons estudos!

Professora Camilla

Equações Exponencial

Assistir as aulas do centro de mídias:


Fazer exercícios do caderno do aluno páginas: 8 e 9; 
Atividade: 8 - Responder; a, b, c, d e  e.
Atividade: 9 – Responder; a e b

Orientações: Essas atividades deverão  ser respondidas e enviadas ao e-mail: mariaaparecidamagalhaes@prof.educacao.sp.gov.br
Identificação do aluno ( nome, turma e série)
A data prevista para entrega é dia 26/08/2020.
Bom estudo!

Assistir as aulas do centro de mídias:


Fazer exercícios do caderno do aluno páginas: 8 e 9; 
Atividade: 8 - Responder; a, b, c, d e  e.
Atividade: 9 – Responder; a e b

Orientações: Essas atividades deverão  ser respondidas e enviadas ao e-mail: mariaaparecidamagalhaes@prof.educacao.sp.gov.br
Identificação do aluno ( nome, turma e série)
A data prevista para entrega é dia 26/08/2020.
Bom estudo!

ATV 13 - MATERIAIS: CADERNO SP FAZ ESCOLA - 3º BIM; CADERNO APRENDER SEMPRE - VOLUME ÚNICO

DATA DE ENTREGA: ATÉ 01/09

OLÁ PERSONAS, PARA A ATV 13 FIQUEM ATENTOS AOS MATERIAIS QUE VOCÊS USARÃO. SÃO DOIS: O CADERNO SP FAZ ESCOLA - 3º BIM E O CADERNO APRENDER SEMPRE - VOLUME ÚNICO. SE FOR FAZER NO CADERNO, INDIQUE O MATERIAL E A PÁGINA PRA FACILITAR A CORREÇÃO, MAS NO QUE FOR POSSÍVEL RESOLVA NO PRÓPRIO MATERIAL SE TIVER ESPAÇO. LOGO USAREI O CADERNO DE SIMULADO DO ENEM QUE VOCÊS RECEBERAM, MAS É LÓGICO QUE VOCÊS JÁ PODEM IR TENTANDO FAZER PARA SE PREPARAREM PARA O ENEM.

NÃO DEIXEM ACUMULAR ATIVIDADES, POIS ESTAMOS NOS ENCAMINHANDO PARA A RETA FINAL E É MUITA COISA, MESMO SELECIONANDO OS CONTEÚDOS COMO PRIORIDADE, AINDA É MUITA COISA.

SEGUEM DISCRIMINADAS AS PÁGINAS DE CADA CADERNO:

CADERNO SP FAZ ESCOLA - 3º BIM - PÁGINAS 10 E 11 (ATIVIDADES 9, 10, 11 E 12)

CADERNO APRENDER SEMPRE - VOLUME ÚNICO - PÁGINAS 64 A 68 (ATIVIDADES 1.1; 1.2 E 1.3)

Essa semana postarei videoaulas sobre a atividade 12 como correção. No meu canal já tem uma variedade boa de aulas do fundamental também, que vocês irão precisar para relembrar vários assuntos cobrados, principalmente, no caderno Aprender Sempre. Então, para quem não é inscrito, se inscreva e ativie o sininho para receber notificações de novos vídeos. 

O nome do canal é PROFESSOR SILVANO PRATES

BONS ESTUDOS! FORTE ABRAÇO!

Nomenclatura dos hidrocarbonetos

 

Boa noite!!

Vamos iniciar o terceiro bimestre, fazendo o nosso roteiro de estudo.

Para copiar no caderno, não precisa enviar, porém é importante fazer, pois vamos utilizar nas nossas atividades.

Não fiquem desesperados, pois teremos essa semana e a próxima para fazer o nosso roteiro de estudo e assistir as aulas do centro de mídias.

Bom estudo!

 

Nomenclatura de hidrocarbonetos

 

    Os hidrocarbonetos são os compostos químicos formados por carbono e hidrogênio.

    De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:

·         Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal;

·         Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia;

·         Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".

 1 - Nomenclatura dos alcanos

    Os alcanos apresentam cadeia aberta formada por ligações simples

    A nomenclatura dos alcanos não ramificados é dado pelo prefixo + ano.

    O prefixo indica o número de carbonos. A terminação ANO deriva das ligações simples e do sufixo dos hidrocarbonetos.

 

Exemplos:

CH4 = Metano (1 carbono)
C
2H6 = Etano (2 carbonos)
C
3H8 = Propano (3 carbonos)
C
4H10 Butano (4 carbonos)
C
5H12 = Pentano (5 carbonos)
C
6H14 = Hexano (6 carbonos)

 

2 - Nomenclatura dos alcenos

 

    Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação.

      A nomenclatura dos alcenos não ramificados é formada pelo prefixo + eno.

 

Exemplos:

 

 Propeno

Em cadeias maiores é preciso indicar a posição da dupla ligação. A numeração deve iniciar da extremidade mais próxima da dupla ligação.

 But-1-eno ou 1-buteno

  But-2-eno ou 2-buteno


3 - Nomenclatura dos alcinos

    Os alcinos são formados por cadeias carbônicas que apresentam ligações triplas.

    A nomenclatura dos alcinos é dada pelo prefixo + ino.

    Da mesma forma como ocorre com os alcenos, a cadeia mais longa é a principal e ela deve conter a ligação tripla.

    A numeração também deve iniciar da extremidade mais próxima da tripla ligação.

Exemplos

 

 Etino

 Propino

    But-1-ino

 

 

Orientações :

Temos o nosso roteiro de estudo, mas ainda não acabou.

Para entender vamos assistir as aulas do centro de mídia no YouTube dos dias  10/08 e 17/08. Segue os links das aulas:

htpps://youtu.be/6f1mX9r9JFc (10/08)

htpps://youtu.be/PmgfYESOQXs (17/08)

Para finalizar vamos fazer as atividades    do caderno do aluno – 3º Bimestre:

1 A – página 35

1 I – página 37

Pessoal copie o roteiro de estudo no caderno, assista as aulas do centro de mídias, temos duas semanas para realizar as nossas tarefas com tranquilidade e quaisquer dúvidas : elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

Obrigada!