CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 25 de outubro de 2020

conto: Os dois garotos

 

Olá turma ! Atividades da semana de 28/10/ a 30/10/2020

Leia o texto , responda as questões e envie-me através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br


Dois Garotos

Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.

_Você acredita em fantasma? _perguntou o mais novo.

_Eu não! _ disse o outro.

_Acredita sim! _insistiu o mais novo.

_Pode apostar que não _ replicou o outro.

_Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.

_Ah, é? _disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.

Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro...Eles começaram a sentir medo.

Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta parao amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.

_ Socorro! Alguém me ajude! _ ele gritou, desmarcando em seguida.

Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.

_Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.

O garoto reparou que o velhinho era magro, quase transparente.

_Obrigado. Como é que o senhor se chama?

_Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.

O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.

_Vão para casa, meninos – ele disse. Já passou da hora de dormir.

E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.


Entenda o texto:

1_Qual é o título do texto? E qual é o tema?----------------------------------------------------------------


2_Esse é um texto narrativo, informativo ou descritivo?--------------------------------------------------

3_Quantos e quais são as personagens do texto?------------------------------------------------------------

4_Se algum amigo seu te desafiasse assim como no texto, você aceitaria?------------------------------

5_Assinale a alternativa correta:

No início do texto, onde estavam os personagens?

a ( )_os garotos estavam na escola, brincando no recreio.

b ( )_os garotos estavam na porta do cemitério.

c ( )_os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.


6_Por que os meninos decidem ir ao cemitério?

a ( )_para acompanhar um enterro.

b ( )_devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.

c ( )_devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.


7_O que era necessário para ganhar a aposta?

a ( )_atravessar a rua e entrar no cemitério

b ( )_atravessar a rua e bater a mão no cemitério.

c ( )_atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.


8_Depois de se encostar no portão , o que aconteceu ao garoto?

a- ( )_sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.

b- ( )_sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.

c- ( )_sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

9 _O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.




Poema de Patativa do Assaré

 

Olá turma!

Semana de: 26/10 à 30/10


Pessoal, vamos trabalhar um pouco com poemas.

Você sabe o que é um poema?

Você já leu algum poema?

Qual é o poema que você leu e que mais gostou?

Vocês conhecem O Patativa do Assaré?

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, nasceu em Fortaleza no dia 05 de março de 1909, e morreu em 2002, foi um poeta e repentista brasileiro, um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão.

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.


Leia o poema de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido por Patativa do Assaré:


Cresci entre os campos belos

De minha adorada Serra,

Comprando versos singelos

Brotados da própria terra,

Inspirados nos primores

Nos campos com suas flores

De variados formatos

Que pra mim são obras-primas,

Sem nunca invejar as rimas

Dos poetas literatos.


1_O poema tem a finalidade de:

a)_contar uma história de vida.

b)_caracterizar a Serra, onde vivia o poeta.

c)_destacar a importância da criação de versos.

d)_criticar a obra dos poetas literários.


2_Em todos os versos, nota-se a marca da 1ª pessoa, exceto em:

a)_ “Cresci entre os campos belos”.

b)_ “De minha adorada Serra”.

c)_ “Brotados da própria terra”.

d)_ “Que pra mim são obras-primas”.


3_Registra-se um traço da linguagem informal em:

a)_ “Compondo versos singelos”.

b)_ “Inspirados no primores”.

c)_ “De variados formatos”.

d)_ “Que pra mim são obras-primas”.


4_No poema o eu lírico opõe à poesia a feita por outro tipo de poeta.

a)_ Qual é esse outro tipo de poeta?----------------------------------------------------------------------

5_ Onde esse tipo de poeta aprendeu a fazer poesia?-------------------------------------------------------------


Leia o poema de Patativa do Assaré:

Cante lá… que eu canto cá

Poeta, canto de rua,

Que na cidade nasceu,

Cante a cidade que é sua,

Que eu canto o sertão que é meu.


Se aí você teve estudo,

Aqui, Deus me ensinou tudo,

Sem de livro precisá,

Por favô, não mêxa aqui,

Que eu também não mexo aí,

Cante lá , que eu canto cá.


Você teve inducação,

Aprendeu munta ciença,

Mas das coisa do sertão,

nâo tem boa esperiença.

Nunca fez uma paioça,

Nunca trabaiou na roça,

Não pode conhecê bem,

Pois nesta penosa vida,

só quem provou da comida,

Sabe o gosto que ela tem.


6_ Patativa do Assaré, é um importante poeta brasileiro, que se destacou na literatura de cordel, pelas características de sua linguagem, é possível supor que ele seja:

a)_Um poeta popular ou um poeta erudito, formado em universidades?---------------------------------------

b)_Um poeta urbano ou um poeta rural?--------------------------------------------------------------------------


7_ Apesar de o texto ter sido publicado num jornal, ele foca as normas da língua escrita e procura retratar o modo de falar do poeta.

a)_Identifique palavras que tenham sido escritas de modo diferentes daquelas registradas no dicionário.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b)_O poeta emprega no texto a palavra fulô; flor; e a expressão (em riba),muito usada em certa região do país. Que região é essa?------------------------------------------------------------------------------------------

c)_O jornal poderia ser publicado o poema de acordo com as normas da língua escrita, mas não quis. Se o jornal tivesse a grafia das palavras desse poema, o que perderia?------------------------------------


8_ No poema algumas palavras estão escritas de forma diferente, isso acontece:

a)_Porque representa uma forma regional de falar e escrever.

b)_porque é uma pessoa que não sabe ler e escrever.


9_ Pesquise um poema ou uma música e faça uma paródia e depois mande-me.








Revisão gramatical

Adjetivos - São palavras que expressam as qualidades ou características dos seres.

Observe o exemplo: Um homem forte conduzia o carro azul.

As palavras em negrito são adjetivos.


Leia:

Catas Altas

     Autêntico por sua simplicidade, o lugarejo está situado a 130 km de Belo Horizonte. Agrega numa mesma paisagem grandes picos, alguns com mais de 2000 metros de altitude, casas coloniais preservadas, ruas de pedras, ruínas de um aqueduto, igrejas coloniais, inclusive com obras de Aleijadinho e mestre Ataíde, belas cachoeiras e um aconchegante clima ameno.

     O conjunto arquitetônico barroco formado pela Igreja da Matriz e por casas antigas ao redor da praça Monsenhor Mendes, entre outras construções, traz para o presente a história da pequena e bucólica cidade mineira.

      Para proteger esse rico acervo histórico, cultural e religioso, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) tombou todo o perímetro urbano de Catas Altas.

 

01 – O termo destacado é um adjetivo no segmento:

a) “Autêntico por sua simplicidade, o lugarejo está situado a 130 km de Belo Horizonte.”

b) “[...] ruínas de um aqueduto, igrejas coloniais, inclusive com obras de Aleijadinho [...]”

c) “[...] tombou todo o perímetro urbano de Catas Altas.”

 

02 – Em “um aconchegante clima ameno.”, o adjetivo grifado poderia ser substituído por:

a) “aprazível”.

b) “incomum”.

c) “revigorante”.

 

03 – Na passagem “[...] a história da pequena e bucólica cidade mineira.”, um adjetivo indica origem. Aponte-o:

a) “pequena”.

b) “bucólica”.

c) “mineira”.

 

04 – No trecho “[...] ruas de pedras [...]”, a locução adjetiva destacada exprime:

a) lugar.

b) posse.

c) matéria.


05 – Sublinhe os adjetivos que caracterizam o acervo:

“Para proteger esse rico acervo histórico, cultural e religioso [...]”



Favor enviar respostas para o e-mail maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br


ARTE DA DANÇA 2

 Nome: 

TURMA:                                           Data: ___/___/2020

Olá estudantes,

 Nas atividades de Arte/Dança vamos compreender aspectos da dança contemporânea a partir de trabalhos de consciência corporal. Essa atividade é a segunda de uma série que pretende faze-los conhecer seu corpo, seus limites e potências, explorando seus sentidos e sensações em exercícios de expansão da consciência corporal, com o auxílio da prática em dança contemporânea. Para isso precisamos escutar nosso corpo, identificar suas solturas ou amarras como sentimos e nos expressamos. Espero que pratiquem com entrega e dedicação, será um momento de descoberta e reconhecimento. – SE PERMITA! 

Você pode se perguntar “Pra que, que eu tenho que fazer isso?”

 Antes que questione vou deixar aqui alguns motivos para escutar seu corpo, que além de te fazer entender seus limites e reconhecer suas forças, ainda:

 aumenta a concentração 

melhora a postura corporal 

melhora dores musculares

 melhora a qualidade do sono auxilia na tomada de decisões 

E se quiser saber mais sobre o que a arte pode desenvolver no ser humano, click no link abaixo e conheçam um lindo projeto de dança que mudou a vida de muitos jovens da periferia de São Paulo. https://youtu.be/JZC_yi932Ls 

 Portanto, experimente. Só vai te fazer bem. 

Como dissemos na atividade anterior, a dança contemporânea permite o autoconhecimento através de recursos e técnicas diversificadas, e com isso potencializa a identidade do movimento. Ou seja, uma situação, ou uma poesia, um sentimento, um jogo, podem virar dança. Mas como acessar isso no próprio Corpo? Uma possibilidade que trazemos hoje para vocês é um PODCAST com os princípios básicos de um trabalho de consciência corporal, muito utilizado na dança contemporânea e outras danças. Porém, se realizada de forma concentrada e presente, essa atividade vai permitir que você se instale no espaço, que suas ações Você pode se perguntar “Pra que, que eu tenho que fazer isso?” Antes que questione vou deixar aqui alguns motivos para escutar seu corpo, que além de te fazer entender seus limites e reconhecer suas forças, ainda: aumenta a concentração melhora a postura corporal melhora dores musculares melhora a qualidade do sono auxilia na tomada de decisões E se quiser saber mais sobre o que a arte pode desenvolver no ser humano, click no link abaixo e conheçam um lindo projeto de dança que mudou a vida de muitos jovens da periferia de São Paulo. https://youtu.be/JZC_yi932Ls

  Portanto, experimente. Só vai te fazer bem. como respirar, caminhar, deitar e outras, tenham mais sentido e a partir disso, reconhecer o corpo no espaço e se colocar presente nele, além de se preparar para ações mais complexas nas atividades seguintes.

 Preparamos um PODCAST para que você possa ouvir e praticar ao mesmo tempo. O PODCAST foi criado antes mesmo do You Tube e por muitos anos poucas pessoas tinham o habito de ouvir essa mídia, que ganhou força quando grandes jornais começaram a utilizar esse recurso. 

 Se prepare para realizar a atividade antes de ouvir o PODCAST escolhendo um lugar calmo, onde você possa ficar descalço e deitar no chão. Ouça e realize a atividade proposta, ao final, registre aqui: 

https://www.podbean.com/ew/pb-2xumk-e90e15

 1- Como você estava se sentindo antes da atividade? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2- Como se sentiu depois de realiza-la? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 3- Você teve dificuldade em alguma ação específica? Por exemplo, se manter concentrado, levantar do chão, pensar na respiração, etc. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ o Na próxima atividade vamos estudar como a dança contemporânea pode dialogar com outras danças. Como o forró, a dança de rua e tantas outras. Continuem praticando essa atividade sempre e assim estaremos nos preparando para novos desafios e danças.

TIPOS DE LINHAS

 

Nome:

Turma:                                                                                       Data: ___/___/2020

                                                            ATIVIDADE DE ARTE

Pra recordar...

O desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura, a arquitetura, a moda, dentre outras expressões artísticas, são constituídos pelos elementos da linguagem visual: ponto, linha, forma/figuras, espaço, textura, cores...

Vamos entender um pouco mais sobre a LINHA. A linha ou traço pode ser definido como o rastro que um ponto deixa ao ser deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. há muitos tipos de linha. Observe alguns exemplos.



Figura 1

Fonte: https://pointdaarte.webnode.com.br/news/os-elementos-da-linguagem-visual1/  (acesso 04/04/2020)



Figura 2

Fonte: https://pt.slideshare.net/helenarte/elementos-visuais-i  (acesso 04/04/2020)

A)     Hora de brincar um pouco com as linhas! Observe as figuras 1 e 2, escolha dois tipos de linhas de cada quadro e misture no quadro abaixo. Você pode usar cores diferentes, lápis de cor, canetinha hidrocor e também colar fios e barbantes de diferentes cores e espessuras para montar o seu quadro de linhas!

 

Muitos artistas exploraram o uso das linhas em suas obras. Observe nas pinturas abaixo.


 Figura 3 – Mondrian - Trafalgar square, 1943

Acesso: http://studiolabdecor.com.br/mondrian-e-o-movimento-de-stijl/  (acesso 04/04/2020)


 Figura 4 – Joan Miró - O jardim, 1925

Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/joan-miro/  (acesso: 04/04/2020)


 Figura 5 – Romero Britto – Garden, 2000

Fonte: https://www.wikiart.org/pt/romero-britto/britto-garden-2000  (acesso 04/04/2020)

B – Veja as pinturas de Piet Mondrian, Joan Miró e Romero Britto... das obras de qual deles você mais gostou? Por quê?

 

Vamos conhecer mais uma obra dos artistas! Observe nas pinturas abaixo o uso das linhas.

 


Figura 1 – Mondrian - The Gray Tree, 1911

Acesso: https://www.todoestudo.com.br/artes/piet-mondrian  (acesso 06/04/2020)


 Figura 2 – Joan Miró - O carnaval de Arlequim (1924-1925)       Fonte: https://www.todamateria.com.br/joan-miro/  (acesso: 06/04/2020)



Figura 3 – Romero Britto – Abraço, 2007

Fonte: https://www.culturagenial.com/romero-britto-obras-biografia/  (acesso 06/04/2020)

A) Observe atentamente as figuras 1, 2 e 3 e descreva as imagens e figuras que você consegue

identificar.

FIGURA 1:

FIGURA 2:

FIGURA 3:

 

B) Escolha dois objetos de locais diferentes da sua casa (por exemplo: um da cozinha = jarra/panela/torneira da pia e outro do seu quarto = cadeira/guarda roupas/cama) e faça os desenhos de observação no espaço abaixo, preste atenção aos formatos das linhas e use cores.

 

C) De acordo com o estilo de Romero Britto, usando muitas linhas e cores, faça o desenho do seu brinquedo favorito! Coloque um título no seu trabalho artístico.