CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 20 de julho de 2020

AULA 7-LÍNGUA PORTUGUESA /REVISÃO ROMANTISMO PARTE II/ MERCIA MAIA



Boa noite alunos! Segue a atividade semanal de 20 à 24/07

   Vocês deverão acessar no link abaixo a aula do CMSP- Centro de Mídias, assistir com atenção a aula REVISÃO ROMANTISMO-PARTE II de 16/07-2020. Durante a apresentação da aula surgirão várias questões sobre o romantismo. Copie cada pergunta no caderno e responda. Perguntas a caneta azul ou preta e respostas à lápis. 
A primeira questão que aparecerá na vídeo aula é: O que você sabe sobre o "mal do século"?




Enviar foto do caderno com a atividade realizada até dia 24/07/2020 sexta-feira para o e-mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.sp

REVISÃO


Olá, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem :)

Nesta semana, vocês irão revisar o conteúdo através de questões de múltipla escolha de vestibulares. Aproveitem a semana para realizar atividades que ainda não fizeram; principalmente a atividade da semana passada, em que há uma proposta de produção textual. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/07/2020. 

Assunto: Questões de alternativas para revisar conteúdos estudados no semestre.

1. (PUC/ Campinas-SP)
“Cantor das selvas, entre bravas matas
Áspero tronco da palmeira escolho,
Unido a ele soltarei meu canto,
Enquanto o vento nos palmares zune,
Rugindo os longos, encontrados leques.”
Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração romântica:
a) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.
b) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.
c) expressão preocupada com o senso de medida; “mal do século”; natureza como amiga e confidente.
d) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.
e) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.

2. (Fuvest-SP) Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar:

"[...] escreveu o que é mais poema
que romance, e poema menos
que um mito, melhor que Vênus."

Segundo Bandeira, em Iracema,
a) Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e personagens históricas.
b) o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado pela constituição de um mito literário.
c) a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia.
d) ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitologia clássica.
e) estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito.

3. (Ifsp)  Leia o poema de Francisco Otaviano.

Ilusões da Vida
            Quem passou pela vida em branca nuvem,
            E em plácido repouso adormeceu;
            Quem não sentiu o frio da desgraça,
            Quem passou pela vida e não sofreu;
            Foi espectro de homem, não foi homem,
            Só passou pela vida, não viveu.

Este poema pertence à estética romântica porque
a) sugere que o leitor, para ser feliz, viva alienado e distante da realidade.   
b) são explícitas as referências a alguns cânones do Catolicismo.   
c) expõe os problemas sociais que afetavam a sociedade da época.   
d) nele se percebe a vassalagem amorosa, isto é, a submissão do homem em relação à mulher.   
e) sugere que é importante viver, de forma intensa e profunda, as experiências da existência humana.   

4. (Uepa) leia o texto para responder à questão.

Mãe penitente

Ouve-me, eu fui uma perdida;
Foi este o meu destino, a minha sorte...
Por esse crime é que hoje perco a vida,
Mas dele em breve há de salvar-me a morte!
E minh'alma, bem vês, que não se irrita,
Antes bendiz estes mandões ferozes.
Eu seria talvez por ti maldita,
Filho! sem o batismo dos algozes!
Porque eu pequei... e do pecado escuro
Tu foste o fruto cândido, inocente,
- Borboleta, que sai do – lodo impuro...
- Rosa, que sai de- pútrida semente!
Filho! Bem vês... fiz o maior dos crimes
- Criei um ente para a dor e a fome!
Do teu berço escrevi nos brancos vimes
O nome de bastardo - impuro nome.
Por isso agora tua mãe te implora
E a teus pés de joelhos se debruça.
Perdoa à triste - que de angústia chora,
Perdoa à mártir - que de dor soluça!
[...]

A fala do sujeito poético exprime uma das formas da violência simbólica denunciada por Castro Alves. No poema, mais do que os maus-tratos sofridos fisicamente, é denunciada a consequência:
a) da humilhação imposta pelos algozes que torturam a mulher chicoteando-a.
b) da subordinação da mulher negra que serve aos desejos sexuais do senhor de engenho.
c) do erotismo livre que leva a mulher a realizar
seus desejos sem pensar em consequências.
d) do excesso de religiosidade que leva a mulher negra a uma confissão de culpa.
e) da tortura psicológica que obriga a mãe a abandonar o filho.

5. (PUC-SP) Das alternativas abaixo, indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João VI.
b) Narrativa de malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.
c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia, a venalidade, a injustiça e a corrupção social.
d) Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.
e) Romance histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heroica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.

6. (Fuvest)Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida:

a) Ele é uma espécie de barro vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vão mostrando os caminhos a seguir, até sua transformação final em símbolo sublimado.
b) Enquanto cínico, calcula friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge, condenando o próprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiação.
c) A personalidade assumida de sátiro é a máscara de seu fundo lírico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da "bondade natural", adotada pelo autor.
d) Este herói de folhetim se dá a conhecer sobretudo nos diálogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malícia aprendida nas ruas e o idealismo romântico que busca ocultar.
e) Nele, como também em personagens menores, há o contínuo e divertido esforço de driblar o acaso das condições adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa sorte.

7. (Unifesp) O crack vicia para sempre na primeira vez em que seus componentes químicos inundam o cérebro do usuário. A pessoa passa a roubar e matar, se preciso, para satisfazer as demandas psíquicas e físicas impostas pela abstinência. Famílias inteiras são tragadas pelas assustadoras crises dos viciados, _____ fúria desfaz os laços domésticos mais estáveis, renega as normas básicas da convivência social e anula mesmo a educação mais primorosa. 
______ isso, as autoridades em Brasília sentem-se modernas e libertárias ao atender a anseios dos organizadores das “marchas da maconha”. Tudo a favor da liberdade de expressão, mas sem esquecer que as drogas leves são a porta de entrada para o crack e sua trágica rota sem volta. 
(Veja, 22.06.2011. Adaptado.)

As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por
a)      de que a – Sobre
b)      que a – Para
c)      cuja – Enquanto
d)     em que a – Com
e)      onde a – Após

8. (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação
 
b) concessão
 
c) comparação
 
d) modo
 
e) consequência

9. (Fuvest-SP) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.
1.      "Porém já cinco sóis eram passados (....) dali nos partíramos."
2.      (....) estivesse doente faltei à escola.
3.      (...) haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.
4.      Pedro será aprovado (...) estude.
5.      (...) chova sairei de casa.
As conjunções retiradas são, respectivamente:
a) quando, embora, mesmo que, desde que, ainda que.
b) que, como, embora, desde que, ainda que.
c) como, que, porque, ainda que, desde que.
d) que, ainda que, embora, como, logo que.
e) que, quando, embora, desde que, já que

10. (Encceja/ EM-MEC)

Cunhantã
Vinha do Pará
Chamava Siquê.
Quatro anos. Escurinha. O riso gutural da raça.
Piá branca nenhuma corria mais do que ela.

Tinha uma cicatriz no meio da testa:
 Que foi isso Siquê?
Com voz de detrás da garganta, a boquinha tuíra:

 Minha mãe a madrasta estava costurando
Disse vai ver se tem fogo
Eu soprei eu soprei eu soprei não vi fogo
Aí ela se levantou e esfregou com minha cabeça na brasa

Riu, riu, riu

Uêrêquitáua.
O ventilador era a coisa que roda.
Quando se machucava, dizia: Ai Zizus!
(Manuel Bandeira)

Entre as varias características da personagem Siquê presentes no poema, há uma que é feita por meio de uma comparação, que ocorre no verso:
a)      Tinha uma cicatriz no meio da testa.
b)      Piá branca nenhuma corria mais do que ela.
c)      Com voz de detrás da garganta, a boquinha tuíra.
d)     Quando se machucava, dizia: Ai Zizus!


Observações: Leiam as questões com calma para escolherem a melhor alternativa. Tentem fazer a atividade sem buscar por resoluções de imediato. 

Obrigada ;)
Profª Maria Margarida

PLANEJAMENTO SEMANAL  DE  ENSINO


PROFESSOR: Isabel Cristina da Silva
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Inglesa
 ANO/SÉRIES(s):   2º ano  E e F
PERÍODO/SEMANA: DE  20 a 24/07 /20

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
1º momento em 45 minutos: Em seu caderno copie e responda a atividade.
2º momento em 45 minutos:  Vamos traduzir( passar para o Português) todas as frases. Em seguida tire foto e me envie através dos canais disponíveis abaixo até dia 24/07/20
OBSERVAÇÕES:
E-MAIL: isabelcr@professor.educacao.sp.gov.br com identificação de turma e número.  Qualquer dúvida me procure por e-mail, Messenger (Isabel Silva) ou WhatsApp solicitando a coordenadora da escola.
Não esqueça de chamar os colegas (via WhatsApp) para realizarem as atividades.
BONS ESTUDOS!!!!!!


Exercício de fixação: Comparação de adjetivos em inglês (Degress of the Adjectives)

Complete os espaços com o adjetivo comparativo correto. Por exemplo, cheaper (para 'cheap') e more beautiful (para 'beautiful').

1.            My city is (old) _____________________ than yours.
Translation: ____________________________________________________________

2.            Jane is (tall) ____________________ than Melissa.
Translation: ____________________________________________________________

3. Dogs are usually (heavy) ____________________ than cats.
Translation: ____________________________________________________________

4. Watching a film in DVD is (cheap) ____________________ than going to the theatre.
Translation: ____________________________________________________________

5. This brand of pastry is (good) _____________________ than the brand I usually buy.
Translation: ____________________________________________________________

6. The book I'm reading is much (interesting) _________________   than all the books I've read in the past.
Translation: ____________________________________________________________

7. Italian is an (easy) ___________________ language to learn than German.
Translation: ____________________________________________________________

8. Jake is (young) ____________________ than his sister.
Translation: ____________________________________________________________


Atenção alunos que ainda não responderam as atividades para nota. Clique no link e responda até dia 24/07/20.


1ª NOTA:
Imperative forms assista ao vídeo no Link: https://www.youtube.com/watch?v=sk280b944Zo. Em seguida responda a atividade aqui nesse link: https://forms.gle/17oPZvTLES8FSUqB7.
2ª NOTA:
Text interpretation clique nesse link: https://forms.gle/XnS8yxHoRuYFX6kdA
3ª NOTA:
 Ler e  conhecer Graus dos Adjetivos (Degress of the Adjetives) através do link: https://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/adjetivos3.php e, em seguida assistir ao vídeo para esclarecer as dúvidas  através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=wKBdmIH248A&t=6s.
Responder  a atividade do FORMULÁRIO online através deste link: https://forms.gle/Bd1q9yUk94kwDPJ39. Responda com letra INICIAL minúscula e não coloque ponto final.
 
OBS.: TODAS AS ATIVIDADES ENVIADAS ESTÃO CONTANDO PARA NOTA.

Roteiro de Esudos - De 20 a 24/07/20

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 20/07/20 à 24/07/20:

1) Teoria: Capítulo 12 – Item 1 e Item 2: Determinantes de Matriz 2x2 e 3x3.
2)Resolver os exercícios: Atividades 39, 40, 41, 43 e 44 do Caderno do Aluno – 2º Bimestre

Recomendações: Consultar arquivo no Google Classroom (Matemática 2 - Kátia Stocco - Aulas de 15 e 16-07-20 / SPFE - Caderno do Aluno - 2º Bim. 2020 - Atividades 39 a 44 - Mtemática) e vídeos de exercícios resolvidos, que serão disponibilizados posteriormente.

Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

Roteiro de Esudos - De 20 a 24/07/20

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 20/07/20 à 24/07/20:

1) Teoria: Unidade 2 - Cap. 5 – Movimento Vertical – Pág. 73 à 80.
2) Resolver os exercícios nº 01 e 04 da pag. 80

Recomendações: Consultar arquivo no Google Classroom (Fisica1 - Bonjorno - Unidade2 - Cap5 - Aula de 22-07-20) e vídeos de exercícios resolvidos, que serão disponibilizados posteriormente.

Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

Revisão e Estudo Intensivo


Semana de estudos de 20 a 24 de julho

“Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira.”
Cecília Meireles

Nesta semana vamos revisar um pouco de Modernismo e escrita de texto.
Faça uma retomada de leitura no caderno do aluno São Paulo Faz Escola, páginas 102 a 117.


Assista à aula do CMSP sobre coesão e coerência:


https://www.youtube.com/watch?v=TivuZjbvfEM Com atenção, responda ao formulário no link a seguir:
 https://forms.gle/A4NpZwtjVH6CgGGz8


REVISÃO


Boa tarde, pessoal do 6ªA!
Espero que estejam bem ;)

Esta semana iremos rever alguns conteúdos através da atividade a seguir. Aproveitem também para realizar outras atividades deste bimestre postadas neste blogger. Em especial, a atividade do dia 22.06.2020, em que vocês precisam fazer uma notícia. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/07/2020.

Assunto: Questões de alternativas para revisar conteúdos estudados no semestre.

Leia o texto a seguir para depois responder às questões 1 e 2.

Clarice Lispector

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Chegou ao Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito. Estreou na literatura ainda muito jovem com o romance “Perto do Coração Selvagem” (1943).
Começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em “A Legião Estrangeira” (1964), “Laços de Família” (1972), os romances “A Paixão Segundo G.H.” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977). Faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.

MOSER, Benjamin. Clarice. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
Questão 1
Este texto é
a)      uma notícia.
b)      uma biografia.
c)      uma reportagem.
d)     uma crônica.

Questão 2
O texto está escrito em linguagem
a)      informal.
b)      formal.
c)      coloquial.
d)     técnica.

Leia o texto a seguir para depois responder às questões 3,4,5 e 6.

A profecia

Caraíbas têm cabeça oca. Deviam ter aprendido muitas lições com o povo filho da terra e não souberam enxergar, nem ouvir, nem sentir. E sofrerão por isso.
Dia virá em que ficarão com sede, muita sede, e não terão água pra beber: os rios e lagoas e valos e regatos e até a água da chuva estarão sujos e pobres. E chorarão. E continuarão com sede porque a água do choro é salgada e amarga...
O tempo da fome também virá. E a terra estará seca, o chão duro. As sementes do milho e a mandioca não mais nascerão verdes, alimentando a esperança de quarups ao redor do fogo com muita comida e bebida. A caça e peixe também terão fugido ou morrido. E a fome apertará o estômago do caraíba e ele não poderá comer nem sua riqueza, nem sua terra nua e estéril.
Os dias serão sempre mais quentes. E quando o caraíba procurar uma sombra como abrigo, descobrirá que a terra não tem mais árvores.
E o caraíba, o homem-branco, chorará. E quando acordar de sua imensa estupidez será tarde, muito tarde.
Eu, Tamãi, o velho pajé, falei.

ZOTZ, Werner. Apenas um curumim. Rio de Janeiro: Nórdica, 1979.

Questão 3
O narrador do texto é
a)      Werner Zotz.
b)      o povo filho da terra.
c)      Tamãi.
d)     o caraíba.

Questão 4
Segundo o texto, os caraíbas sofrerão pois
a)      não aprenderam as lições com o povo da terra.
b)      aprenderam as lições com o povo da terra.
c)      não sabem plantar milho e nem mandioca.
d)     cuidaram muito bem da terra.

Questão 5
As formas verbais “ficarão”, “chorarão”, “apertará”, expressam a ideia de
a)      passado.
b)      presente.
c)      algo que está acontecendo.
d)     algo que ainda vai acontecer.

Questão 6
As palavras “oca”, “salgada” e “imensa” pertencem à classe gramatical
a)      dos adjetivos.
b)      dos substantivos.
c)      dos verbos.
d)     dos pronomes.

Questão 7


(Disponível em: http://acontecendoaqui.com.br/propaganda. Acesso em: 07 set. 2017.)

A mensagem principal veiculada pela propaganda é
a)      Crie o mosquito da dengue e do Zika vírus em vasos com plantas.
b)      Elimine a água parada utilizando os vasos com plantas de ponta cabeça.
c)      Evite água parada para se prevenir do mosquito da Dengue e do Zika vírus.
d)     Deixe a água acumulada nos vasos de sua casa para proliferação do mosquito.

Leia o texto a seguir para depois responder às questões 8, 9 e 10.

O galo bão

Um homem da cidade, viajando pelo interior, foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos. Lá chegando, descobriu que um cara apostava e ganhava todas: não errava uma. O galo em que ele apostava vencia sempre. 
Como não entendia disso, mas queria ganhar dinheiro, resolveu consultar o apostador antes de jogar. 
— Meu amigo, vi que ganha sempre e estou querendo apostar na próxima luta. Dá uma dica: qual é agora o galo bom? O branco ou o preto? 
— O galo bão é o branco. 
E ele não perdeu tempo: apostou logo cem reais no galo branco. 
Começa a briga e o galo branco leva uma surra enorme. Em 3 minutos, já estava todo derrubado no chão. O preto venceu com facilidade. 
Ele não se conteve e foi tirar satisfação com o apostador: 
— Como é, amigo, o senhor não disse que o galo branco era o bom? 
E o apostador, com a maior tranquilidade. 
— E o senhor não viu que era verdade? O galo branco era o bão, o marvado era o preto! 

(Adaptado de: www.agricoma.com.br/agricoma/humor/humor.htm. Acesso em:10/12/2013.)

Questão 8
O humor da piada resulta principalmente
a)      do fato de o homem da cidade (normalmente considerado esperto) ter sido enganado pelo homem do interior (normalmente considerado ingênuo).
b)      do duplo sentido do adjetivo bom: “bondoso” e “o melhor”.
c)      da surpresa do resultado da briga: o galo considerado o melhor ter sido vencido por outro galo.
d)     do fato de o apostador ter se enganado pela primeira vez justamente quando foi consultado pelo homem da cidade.

Questão 9
O pronome grifado na frase “E ele não perdeu tempo: apostou logo cem reais no galo branco.” faz referência
a)      ao amigo.
b)      ao galo branco.
c)      ao dinheiro.
d)     ao homem da cidade.

Questão 10
Na linguagem utilizada na piada, há traço de informalidade em
a)      “Dá uma dica: qual é agora o galo bom?”
b)      “foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos”.
c)      “O galo em que ele apostava vencia sempre.”
d)     “E o senhor não viu que era verdade?”

Observações: Façam a leitura com calma e marquem apenas uma alternativa de cada questão. Reservem um tempo desta semana para entregar outras atividades que não tenham feito. Qualquer dúvida, perguntem.

Obrigada :)
Profª Maria Margarida