CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM

Boa tarde, pessoal do 2º E!

Espero que vocês estejam bem J

 

A atividade desta semana é sobre reportagem. Respondam às questões propostas e enviem as respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 24/08/2020.

 

Assunto: Estudo do gênero textual reportagem.

 

I. Assista à videoaula a seguir e depois responda às questões.

a)      Qual é o objetivo do trabalho de um jornalista?

b)      O que é necessário para que um profissional de imprensa seja considerado um bom jornalista?

c)      No meio jornalístico circulam diversos gêneros textuais além das notícias. Cite alguns.

d)     O que é uma reportagem?

e)      Por que é importante que uma reportagem apresente “variadas versões a respeito dos fatos”?

f)       Ao longo da história da humanidade, quais notícias relevantes mereceram reportagens?

g)      Em qual das alternativas abaixo o lide está mais adequado ao fato histórico da renúncia o presidente Jânio Quadros?

 

1. Jânio Quadros renunciou à presidência no dia 25 de agosto de 1961, deixando com o ministro da justiça as razões de seus atos.

2. Jânio Quadros renunciou no dia 25 de agosto de 1961, deixando com o ministro da justiça as razões de seus atos.

3. O presidente renunciou no dia 25 de agosto de 1961, o ministro da justiça foi o responsável por dar a notícia à nação.

4. Jânio Quadros deixou o governo após sua renúncia, levada a público pelo ministro da justiça.

 

 

 

II. Agora faça a seguinte atividade do Caderno do Aluno:

 

Reportagens, notícias, fotos e imagens são comuns a um jornal. Pensando nisso, observe a imagem:

 

a)      O que você vê nessa imagem?

b)      Que impressões/sensações ela provoca em você?

c)      Essa imagem poderia ilustrar um fato de relevância social, amplamente divulgado pela mídia? Qual?

d)      Que texto(s) do gênero da esfera jornalística poderia(m) ser ilustrado(s) com essa foto?

e)      Retome o conceito de “reportagem” e, com base na imagem que você acabou de analisar, crie:

*Um título –  

*Um lide –

f)       O título e o lide que você criou anunciam o fato a ser tratado?

 

Bibliografia: São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, 2º EM, 3º bim.

Observações: Leiam as questões com atenção para responder à atividade. Em caso de dúvidas, pergunte.

Até mais,

Profª Maria Margarida

Semana de 17 a 21 de agosto

 

Literatura de cordel

Olá, jovens!

Estamos estudando a literatura de cordel.

Assista à videoaula do centro de mídias:

https://www.youtube.com/watch?v=7LLcgDDF-q8

 

Após entender o que é, quais os temas mais trabalhados nessa literatura, alguns nomes da literatura de cordel, o tipo de ilustração, leia o cordel: Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros, que se encontra no site abaixo:

<http:www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5453>.

Tarefa:

1.       1. Qual o tema deste cordel?

2.      2.  Pesquise o que é xilogravura. Depois, usando esta técnica, ilustre este cordel com uma imagem apenas (escolha uma estrofe do cordel):

3.       3.  Pesquise e leia mais um cordel de outro autor. Escreva o nome do cordel e do autor que você escolheu:

 

Envie as respostas para o e-mail:

 

 

zuleidelopes@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Atenção! Acompanhem no centro de mídias!

 

Resolução Comentada da AAP 2º bimestre, para o 3o ano EF até

a 3a série do EM – a partir de 17 de agosto – realizada no CMSP

conforme cronograma dos respectivos canais e ano/série de

ensino.

 

Bom estudo!

Professora Zuleide

PROJETO AFRICANIDADE 2

Unidade Escolar:

Veja o trabalho de alguns artistas:

CARYBÉ

 

Figura 2 – Fonte: https://br.pinterest.com/pin/441986150901003808/   (Acesso 06/05/2020)

RENATA FELINTO

 

Figura 3                                                                 Figura 4

                                        RENATA FELINTO – Série Afro retratos - 2012

Figura 3 – Fonte: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/8442/trabalho-premiado-reflete-sobre-a-mulher-negra-no-brasil/  (Acesso 07/05/2020)

Figura 4 – Fonte: https://www.flickr.com/photos/renatafelinto/5946281192  (acesso 07/052020)

A)     Observe com atenção e anote as cores que você consegue identificar nas obras de CARYBÉ e RENATA FELINTO.

B)      A CAPOEIRA faz parte da cultura afro. Você já participou ou viu alguma roda de capoeira? Onde? A roda de capoeira que você conhece se parece com as figuras 1 e 2? Quais os instrumentos musicais usados numa roda de capoeira?

C)      Nas figuras 3 e 4 a artista Renata Felinto representou mulheres de descendência africana. Faça uma pesquisa perguntando aos seus pais ou avós sobre a sua descendência. Quais são as suas raízes culturais?

D)     Leia o texto lá no comecinho da atividade. Lá estão citados alguns elementos da cultura africana presentes em nossos costumes como: tradições, o folclore, a língua (falada e escrita), a culinária, a música, a dança, a religião entre outros. Quais destes estão presentes ou fazem parte da sua família? (Por exemplo: feijoada, cuscuz, acarajé são de influência africana. O samba de roda também...).

E)      Agora você vai ser o/a artista!  Faça o desenho de UMA MULHER NEGRA que você conhece, ou que é importante na sua vida (pode ser sua mãe, sua vó, uma professora, uma colega...). Capriche nos detalhes, coloque o nome da pessoa e lembre que você esta valorizando e homenageando essa mulher!