Queridos alunos!
Atividade
de treinamento para as AAPs.
Leia
os textos e responda as questões.
Exercícios
sobre as AAPs.
Leia
o texto e responda as questões:
Drácula
Bram
Stoker
Capítulo
IV – Diário de Jonathan Harker
24
de junho, antes do amanhecer – Na noite passada, o Conde deixou-me
bem cedo e trancou-me em meu próprio quarto. Pouco depois, corri
para a escada e olhei pela janela que dá para o sul. Estava ali há
quase meia hora, quando vi alguma coisa saindo da janela do quarto do
Conde. Recuei e vi-o sair. Senti um choque, ao ver que vestira o
terno com que eu viajara para o castelo e levava nas costas o
horrível saco que eu vira no aposento das mulheres. Não podia haver
dúvida sobre sua intenção: queria que os habitantes da região
atribuíssem a mim o que ia fazer.
Resolvi
guardar a sua volta e deixei-me ficar longo tempo à janela. Depois,
comecei a notar que havia pequenas manchas flutuando ao luar.
Olhando-as, senti uma espécie de torpor, uma certa calma.
Recostei-me. De repente, porém, ouvi uivos de cães, no vale, e as
manchas que pareciam de poeira começaram a assumir novas formas,
enquanto dançavam ao luar. Pareciam fantasmas. Fugi, horrorizado e
refugiei-me em meu quarto, onde me senti mais seguro.
Umas
duas horas depois, ouvi um ruído no quarto do Conde, como o de um
choro, prontamente abafado. Sentei-me na cama, desesperado, depois de
ter tentado, em vão, abrir a porta.
Enquanto
estava sentado, ouvi no pátio gritos agoniados de mulher. Corri à
janela. Havia, de fato, uma mulher desgrenhada, de braços
estendidos, no portão. Ao me ver na janela, gritou-me, ameaçadora:
_Monstro,
dê-me meu filho!
E,
caindo de joelhos, repetiu as mesmas palavras, de um modo que me
cortou o coração. Do alto, provavelmente da torre, veio a voz do
Conde, num sussurro duro, metálico. Seu apelo pareceu ser atendido
até muito longe pelo uivo dos lobos. Não se passaram muitos minutos
e uma matilha deles apareceu e se lançou sobre a pobre mulher, que
foi devorada em poucos instantes.
Que
farei? Como escapar dessa loucura?
(…)
1_Há
marca de dúvida em:
A)_
“Havia, de fato, uma mulher desgrenhada, de braços estirados,
no portão.”
B)_
“Do alto, provavelmente da torre, veio a voz do Conde, num
sussurro (...)”.
C)_
“(...)_ouvi um ruído no quarto do Conde, como o de um choro,
prontamente abafado.”
D)_
“Fugi, horrorizado e refugiei-me em meu quarto, onde me senti mais
seguro”.
2_Leia
o texto e responda à questão:
A
incapacidade de ser verdadeiro
Carlos
Drummond de Andrade
Paulo
tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no
campo dois dragões -da -independência cuspindo fogo e lendo
fotonovelas.
A
mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando
que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de
buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
Desta
vez paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar
futebol durante quinze dias.
Quando
o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram
pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador
para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao
médico.
Após
o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
_Não
há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
2_o
menino foi levado ao médico porque
a)_
Fazia poesia num tapete voador.
b)_Leu
fotonovela com dois dragões.
c)_Provou
um pedaço de queijo.
d)_inventava
histórias fantásticas.
Leia
o texto
Videogames viciam o
seu cérebro?
Vinicius
Karasinski
Há
muito tempo se fala nos males e nos benefícios que os games podem
causar para os jovens. Agora, um artigo publicado pela revista
Neurology Now revela alguns dados que mostram que os games podem
afetar sim a mente dos adolescentes. O texto faz relação com a
dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente à dependência em
jogos, inclusive os eletrônicos.
A
dopamina é um estimulante e, segundo o DR. David Greenfield,
fundador do Centro de Dependência de Tecnologia e Internet, a
estrutura de recompensa dos games é similar ao de uma máquina
caça-níqueis: o jogador insiste para bater um recorde, matar um
inimigo muito difícil ou encontrar um item raro em um RPG,sem saber
exatamente quando (e se) vai conseguir atingir esses objetivos.
De
acordo com a neurologista Judy Willis, o modo como os jogos
eletrônicos funcionam é genial. Eles alimentam o cérebro com
informações em um modo em que o aprendizado é maximizado. Contudo,
a maneira como os jogos “recompensam” os jogadores é justamente
o que pode causar mudanças no cérebro, tanto positiva quanto
negativamente. Alguns jogos possuem características viciantes, que
são gratificação instantânea, ritmo acelerado e
imprevisibilidade. Tudo o que caracteriza uma dependência está
presente nos jogos eletrônicos.
O
melhor mesmo é o equilíbrio. O videogame é uma ótima ferramenta
de aprendizado o que pode estimular certas áreas do cérebro.
Um
exemplo disso são alguns games de estratégia em que os jogadores
são obrigados a tomar decisões de curto, médio e longo
prazo—tudo ao mesmo tempo.
Claro
que esse tipo de estímulo precisa de equilíbrio. Estimular apenas
esse tipo de atividades pode fazer com que os jovens tenham
dificuldade em se concentrar em apenas uma coisa, como estudos ou
leitura, por exemplo.
3_
Em relação aos benefícios dos jogos eletrônicos, o autor
utiliza o argumento de que
a)_
O cérebro tem mais facilidade na tomada de decisões.
b)_O
modo de funcionamento dos jogos eletrônicos é genial.
c)_As
características da dependência estão nos jogos eletrônicos.
d)_A
recompensa dos games é similar ao das máquinas caça-níqueis.
4_Identifica
se uma marca asseverativa afirmativa em:
A)_
“O videogame é uma ótima ferramenta de aprendizado.”
B)_
“Agora, um artigo publicado pela revista Neurology Now.”
C)_
“Um exemplo disso são alguns games de estratégia.”
D)_
“Claro que esse tipo de estímulo precisa de equilíbrio.”
5_
Segundo a neurologista, Judy Willis,
A)
_ A dopamina é um neurotransmissor estimulante ligado à
dependência.
B)
_ Há presente nos jogos eletrônicos tudo o que caracteriza a
dependência.
C)
_ O contato excessivo com jogos pode causar mudanças nos jovens.
D)
_ Há estímulos que precisam de equilíbrio para trazer benefícios.
Leia
o texto e responda às questões 06 e 07.
Vidas
Secas
Graciliano
Ramos
(…)
O Pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração
grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca
aparecia-lhe como um fato necessário—e a obstinação da criança
irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas
dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
Tinham
deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos, fazia horas que
pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés.
Pelo
espírito atribulado do sertanejo passou a ideia de abandonar o filho
naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coçou a barba
ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores. Sinhá Vitória
estirou o beiço indicando vagamente uma direção e afirmou com
alguns sons guturais que esta estavam perto. Fabiano meteu a faca na
bainha, guardou-a no cinturão, acocorou-se, pegou no pulso do
menino, que se encolhia, os joelhos encostados no estômago, frio
como um defunto. Aí a cólera desapareceu e Fabiano teve pena.
Impossível abandonar o anjinho aos bichos do mato.
Entregou a espingarda a Sinhá Vitória, pôs o filho no cangote,
levantou-se, agarrou os bracinhos que lhe caíam sobre o peito,
moles, finos como cambitos. Sinhá Vitória aprovou esse arranjo,
lançou de novo a interjeição gutural, designou os juazeiros
invisíveis .(…)
6_
O trecho em destaque, no texto, pode ser considerado como discurso
indireto livre que foi utilizado para
a)_ Reforçar que o menino
deveria ser abandonado à própria sorte.
b)_Mostrar a Sinhá Vitória
que Fabiano tem um coração muito duro.
c)_ Descrever o caminho
exposto pela mulher aos juazeiros invisíveis.
d)_ Representar o que Fabiano
pensou frente a situação do filho.
7_Em”(…)
a ideia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus,
nas ossadas, coçou
a barba ruiva e suja, irresoluto(...)”, a ação de
pensar refere-se
a)_a Fabiano. c)_ao filho.
b)_ aos urubus. d)_à Vitória.
Leia o texto e
responda as questões 8 e 9:
Rei
Leão
O Rei Leão, da Disney, dirigido por Jon Favreau, viajava para a
savana africana onde nasceu um futuro rei. Simba idolatra seu pai, o
Rei Mufasa, e leva a sério seu destino real.
Mas
nem
todos no reino comemoraram a chegada do novo filhote. Scar, irmão de
Mafusa _e ex-herdeiro ao trono __tem seus próprios planos. A
batalha pela Pedra do Rei envolve traição,
tragédia e drama, e acaba resultando no exílio de simba. Com a
ajuda de uma curiosa dupla de novos amigos, simba terá que aprender
a crescer e descobrir como recuperar o que é dele por
direito.
8_ Há uma ideia de oposição, no seguinte trecho do texto
a)_ “ (…) viajava para a savana africana onde nasceu um futuro
rei.”
b)_ A batalha pela Pedra do Rei envolve traição, tragédia.(…)
C)_ “Mas nem todos no reino comemoraram a chegada (...)”
d)_ “(…) e descobrir como recuperar o que é dele por direito.”
9_A finalidade dessa sinopse de filme é
a)- Expor a difícil vida dos caçadores.
c)_Descrever os animais da savana africana.
b)_Sintetizar a história do pequeno leão.
d)_Informar os leitores sobre os perigos da selva.
Leia o texto e
responda à questão 10
Parkinson: saiba
como evitar a doença que não tem cura
Uma boa noite de sono e uma alimentação saudável são
algumas das práticas aconselhadas pelo neurologista do Hcor para
evitar o surgimento do Parkinson.
Receber o diagnóstico de ser portador de Parkinson não é
fácil. Sem cura, a enfermidade degenerativa assusta pacientes,
familiares e entes queridos. No entanto, é preciso se apegar às
boas notícias: embora não haja cura, o Parkinson tem diversos e
eficientes tratamentos.
“O tratamento para o mal de Parkinson é feito à base de
medicamentos e existem vários que podem reduzir a intensidade dos
sintomas. Eles não necessariamente freiam o transtorno, mas aumentam
consideravelmente a qualidade de vida. Quando o tratamento é
associado à atividade física e alterações no ambiente da pessoa,
podem mantê-la funcional por muito e muito tempo”, tranquiliza o
neurologista do Hcor, Dr. Denis Bichuetti.
10_O argumento utilizado para frear a evolução do transtorno de
Parkinson é o de que
a)_ O mal de Parkinson ainda não tem cura.
b)_O sono e a alimentação podem curar o transtorno.
c)_O portador de Parkinson tem diversos tratamentos disponíveis.
d)_O paciente e seus entes queridos têm medo da enfermidade
degenerativa.
Leia o texto e
responda à questão 11 :
Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, de sertão
de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado
na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo
vigário a cavalo:
_Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
_Ela não vai não: nós é que vamos nela.
_Engraçadinho duma figa! Como se chama?
_Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
Paulo Mendes , Campos
11_Em “(…) _Engraçadinho duma figa! (...)”, o
uso do ponto de exclamação provoca o efeito de sentido de
a)_admiração.
c)_raiva.
b)_Surpresa.
d)_susto.
Questão 12
Hagar ganhou 22
quilos porque
a)_ Demorou muito para retornar à consulta.
b)_ Manteve seus hábitos alimentares normais.
c)_ Preparou diferentes refeições com a tripulação.
d)_ Comeu muitos doces, biscoitos, bolos e tortas.