CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 10 de maio de 2020

Professor Roberto - Interpretação de texto e literatura HQ 10/05/2020


Bom dia alunos, vamos começar mais uma semana com muita vontade e disposição para a vida.


                  Vou fazer duas propostas de trabalho, primeiro 2  exercícios de interpretação de texto, e a leitura de um HQ - de literatura que precisa ser lido esta semana para que possamos fazer um exercício sobre  o texto na semana que vem.  a HQ é uma adaptação do livro do período Romântico que estávamos começando a estudar - Primeira Geração Indianista.

                  Creio que vocês vão gostar da leitura:  tem romance, luta, traição guerra, enfim é uma aventura e está muito bem desenhado e é muito parecido com o texto do livro. 

Para fazer o download da HQ O Guarani - Clique Aqui

Exercício de Interpretação de Texto:

                 Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.                                             (Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)







Atividades AAP

Queridos alunos!
Atividade de treinamento para as AAPs.
Leia os textos e responda as questões.
Não há necessidade de copiar os textos, copie somente as questões , o meu e-mail é: jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br ,

Exercícios sobre as AAPs.

Leia o texto e responda as questões:
Drácula
Bram Stoker

Capítulo IV – Diário de Jonathan Harker

24 de junho, antes do amanhecer – Na noite passada, o Conde deixou-me bem cedo e trancou-me em meu próprio quarto. Pouco depois, corri para a escada e olhei pela janela que dá para o sul. Estava ali há quase meia hora, quando vi alguma coisa saindo da janela do quarto do Conde. Recuei e vi-o sair. Senti um choque, ao ver que vestira o terno com que eu viajara para o castelo e levava nas costas o horrível saco que eu vira no aposento das mulheres. Não podia haver dúvida sobre sua intenção: queria que os habitantes da região atribuíssem a mim o que ia fazer.
Resolvi guardar a sua volta e deixei-me ficar longo tempo à janela. Depois, comecei a notar que havia pequenas manchas flutuando ao luar. Olhando-as, senti uma espécie de torpor, uma certa calma. Recostei-me. De repente, porém, ouvi uivos de cães, no vale, e as manchas que pareciam de poeira começaram a assumir novas formas, enquanto dançavam ao luar. Pareciam fantasmas. Fugi, horrorizado e refugiei-me em meu quarto, onde me senti mais seguro.
Umas duas horas depois, ouvi um ruído no quarto do Conde, como o de um choro, prontamente abafado. Sentei-me na cama, desesperado, depois de ter tentado, em vão, abrir a porta.
Enquanto estava sentado, ouvi no pátio gritos agoniados de mulher. Corri à janela. Havia, de fato, uma mulher desgrenhada, de braços estendidos, no portão. Ao me ver na janela, gritou-me, ameaçadora:
_Monstro, dê-me meu filho!
E, caindo de joelhos, repetiu as mesmas palavras, de um modo que me cortou o coração. Do alto, provavelmente da torre, veio a voz do Conde, num sussurro duro, metálico. Seu apelo pareceu ser atendido até muito longe pelo uivo dos lobos. Não se passaram muitos minutos e uma matilha deles apareceu e se lançou sobre a pobre mulher, que foi devorada em poucos instantes.
Que farei? Como escapar dessa loucura?
(…)

1_Há marca de dúvida em:

A)_ “Havia, de fato, uma mulher desgrenhada, de braços estirados, no portão.”
B)_ “Do alto, provavelmente da torre, veio a voz do Conde, num sussurro (...)”.
C)_ “(...)_ouvi um ruído no quarto do Conde, como o de um choro, prontamente abafado.”
D)_ “Fugi, horrorizado e refugiei-me em meu quarto, onde me senti mais seguro”.

2_Leia o texto e responda à questão:
A incapacidade de ser verdadeiro
Carlos Drummond de Andrade

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões -da -independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
Desta vez paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
_Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

2_o menino foi levado ao médico porque

a)_ Fazia poesia num tapete voador.
b)_Leu fotonovela com dois dragões.
c)_Provou um pedaço de queijo.
d)_inventava histórias fantásticas.



Leia o texto
Videogames viciam o seu cérebro?
Vinicius Karasinski

Há muito tempo se fala nos males e nos benefícios que os games podem causar para os jovens. Agora, um artigo publicado pela revista Neurology Now revela alguns dados que mostram que os games podem afetar sim a mente dos adolescentes. O texto faz relação com a dopamina, um neurotransmissor ligado diretamente à dependência em jogos, inclusive os eletrônicos.
A dopamina é um estimulante e, segundo o DR. David Greenfield, fundador do Centro de Dependência de Tecnologia e Internet, a estrutura de recompensa dos games é similar ao de uma máquina caça-níqueis: o jogador insiste para bater um recorde, matar um inimigo muito difícil ou encontrar um item raro em um RPG,sem saber exatamente quando (e se) vai conseguir atingir esses objetivos.
De acordo com a neurologista Judy Willis, o modo como os jogos eletrônicos funcionam é genial. Eles alimentam o cérebro com informações em um modo em que o aprendizado é maximizado. Contudo, a maneira como os jogos “recompensam” os jogadores é justamente o que pode causar mudanças no cérebro, tanto positiva quanto negativamente. Alguns jogos possuem características viciantes, que são gratificação instantânea, ritmo acelerado e imprevisibilidade. Tudo o que caracteriza uma dependência está presente nos jogos eletrônicos.
O melhor mesmo é o equilíbrio. O videogame é uma ótima ferramenta de aprendizado o que pode estimular certas áreas do cérebro.
Um exemplo disso são alguns games de estratégia em que os jogadores são obrigados a tomar decisões de curto, médio e longo prazo—tudo ao mesmo tempo.
Claro que esse tipo de estímulo precisa de equilíbrio. Estimular apenas esse tipo de atividades pode fazer com que os jovens tenham dificuldade em se concentrar em apenas uma coisa, como estudos ou leitura, por exemplo.

3_ Em relação aos benefícios dos jogos eletrônicos, o autor utiliza o argumento de que
a)_ O cérebro tem mais facilidade na tomada de decisões.
b)_O modo de funcionamento dos jogos eletrônicos é genial.
c)_As características da dependência estão nos jogos eletrônicos.
d)_A recompensa dos games é similar ao das máquinas caça-níqueis.

4_Identifica se uma marca asseverativa afirmativa em:
A)_ “O videogame é uma ótima ferramenta de aprendizado.”
B)_ “Agora, um artigo publicado pela revista Neurology Now.”
C)_ “Um exemplo disso são alguns games de estratégia.”
D)_ “Claro que esse tipo de estímulo precisa de equilíbrio.”

5_ Segundo a neurologista, Judy Willis,

A) _ A dopamina é um neurotransmissor estimulante ligado à dependência.
B) _ Há presente nos jogos eletrônicos tudo o que caracteriza a dependência.
C) _ O contato excessivo com jogos pode causar mudanças nos jovens.
D) _ Há estímulos que precisam de equilíbrio para trazer benefícios.

Leia o texto e responda às questões 06 e 07.

Vidas Secas
Graciliano Ramos

(…) O Pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário—e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
Tinham deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés.
Pelo espírito atribulado do sertanejo passou a ideia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coçou a barba ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores. Sinhá Vitória estirou o beiço indicando vagamente uma direção e afirmou com alguns sons guturais que esta estavam perto. Fabiano meteu a faca na bainha, guardou-a no cinturão, acocorou-se, pegou no pulso do menino, que se encolhia, os joelhos encostados no estômago, frio como um defunto. Aí a cólera desapareceu e Fabiano teve pena. Impossível abandonar o anjinho aos bichos do mato. Entregou a espingarda a Sinhá Vitória, pôs o filho no cangote, levantou-se, agarrou os bracinhos que lhe caíam sobre o peito, moles, finos como cambitos. Sinhá Vitória aprovou esse arranjo, lançou de novo a interjeição gutural, designou os juazeiros invisíveis .(…)

6_ O trecho em destaque, no texto, pode ser considerado como discurso indireto livre que foi utilizado para
a)_ Reforçar que o menino deveria ser abandonado à própria sorte.
b)_Mostrar a Sinhá Vitória que Fabiano tem um coração muito duro.
c)_ Descrever o caminho exposto pela mulher aos juazeiros invisíveis.
d)_ Representar o que Fabiano pensou frente a situação do filho.

7_Em”(…) a ideia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coçou a barba ruiva e suja, irresoluto(...)”, a ação de pensar refere-se
a)_a Fabiano. c)_ao filho.
b)_ aos urubus. d)_à Vitória.

Leia o texto e responda as questões 8 e 9:
Rei Leão
O Rei Leão, da Disney, dirigido por Jon Favreau, viajava para a savana africana onde nasceu um futuro rei. Simba idolatra seu pai, o Rei Mufasa, e leva a sério seu destino real.
Mas nem todos no reino comemoraram a chegada do novo filhote. Scar, irmão de Mafusa _e ex-herdeiro ao trono __tem seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Rei envolve traição, tragédia e drama, e acaba resultando no exílio de simba. Com a ajuda de uma curiosa dupla de novos amigos, simba terá que aprender a crescer e descobrir como recuperar o que é dele por direito.

8_ Há uma ideia de oposição, no seguinte trecho do texto
a)_ “ (…) viajava para a savana africana onde nasceu um futuro rei.”
b)_ A batalha pela Pedra do Rei envolve traição, tragédia.(…)
C)_ “Mas nem todos no reino comemoraram a chegada (...)”
d)_ “(…) e descobrir como recuperar o que é dele por direito.”

9_A finalidade dessa sinopse de filme é

a)- Expor a difícil vida dos caçadores. c)_Descrever os animais da savana africana.
b)_Sintetizar a história do pequeno leão. d)_Informar os leitores sobre os perigos da selva.



Leia o texto e responda à questão 10

Parkinson: saiba como evitar a doença que não tem cura

Uma boa noite de sono e uma alimentação saudável são algumas das práticas aconselhadas pelo neurologista do Hcor para evitar o surgimento do Parkinson.

Receber o diagnóstico de ser portador de Parkinson não é fácil. Sem cura, a enfermidade degenerativa assusta pacientes, familiares e entes queridos. No entanto, é preciso se apegar às boas notícias: embora não haja cura, o Parkinson tem diversos e eficientes tratamentos.

“O tratamento para o mal de Parkinson é feito à base de medicamentos e existem vários que podem reduzir a intensidade dos sintomas. Eles não necessariamente freiam o transtorno, mas aumentam consideravelmente a qualidade de vida. Quando o tratamento é associado à atividade física e alterações no ambiente da pessoa, podem mantê-la funcional por muito e muito tempo”, tranquiliza o neurologista do Hcor, Dr. Denis Bichuetti.

10_O argumento utilizado para frear a evolução do transtorno de Parkinson é o de que

a)_ O mal de Parkinson ainda não tem cura.
b)_O sono e a alimentação podem curar o transtorno.
c)_O portador de Parkinson tem diversos tratamentos disponíveis.
d)_O paciente e seus entes queridos têm medo da enfermidade degenerativa.

Leia o texto e responda à questão 11 :
Continho

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, de sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
_Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
_Ela não vai não: nós é que vamos nela.
_Engraçadinho duma figa! Como se chama?
_Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.

Paulo Mendes , Campos
11_Em “(…) _Engraçadinho duma figa! (...), o uso do ponto de exclamação provoca o efeito de sentido de
a)_admiração. c)_raiva.
b)_Surpresa. d)_susto.


Questão 12
Hagar ganhou 22 quilos porque

a)_ Demorou muito para retornar à consulta.
b)_ Manteve seus hábitos alimentares normais.
c)_ Preparou diferentes refeições com a tripulação.
d)_ Comeu muitos doces, biscoitos, bolos e tortas.


A ROCHA NO CAMINHO

Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantia as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: "TODO OBSTÁCULO CONTÉM UMA OPORTUNIDADE PARA MELHORARMOS NOSSA CONDIÇÃO..."

Atividade da semana do dia 11 a 15/05

Good morning,

Hoje faremos o trabalho de leitura e interpretação da apostila, com ênfase no simple past, se por acaso tiverem dúvidas vejam no youtube, aula sobre o simple past em inglês e dúvidas podem me perguntar, por e-mail ...meiresilva@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade da semana de 11/05 a 15/05

Good morning,
Dando continuidade na nossa atividade hoje vocês irão ler e responder as questões da página 21 e 22 do livro, para me entregarem até o dia 18, não esqueçam que pode ser apenas as respostas.
Bom trabalho.

ATIVIDADE DA SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO

GOOD MORNING,
ESTÁ SEMANA FAREMOS AULA DE LEITURA DA ATIVIDADE 2 " HEALTH IN FOCUS",
LEIA O TEXTO SOBRE "ANXIETY", DA PAGINA 26 E RESPONDA AS QUESTÕES DA PAGINA 27 ATÉ A PÁGINA 28. MANDE PARA O MEU E-MAIL meiresilva@prof.educacao.sp.gov.br. , copie apenas a resposta no caderno. bjs... bom trabalho.

ATIVIDADE 7E

Good morning, my dears!
Está semana a atividade a ser feita é da página 16, que trata-se da atividade dos adolescentes na Internet, uma pesquisa que foi realizada em 2006.. vcs farão a leitura e depois me mandar as respostas das questões de A a D, fotografada, para o meu e-mail meiresilva@prof.educacao.sp.gov.br.
ATÉ O DIA 18 DE MAIO 2020.

ATIVIDADES SOBRE GÊNEROS NARRATIVOS

Leia o texto e resposta à questão 01.

Sem Saída

E agora, o que faço?
Fujo, tremo, desmaio?
Encaro o meu amor,
Ponto final, reticências ou traço,
Fico ou saio?
                                                  Ulisses Tavares

01. Nesse texto, as interrogações indicam:
a) dúvida
b) indiferença
c) insatisfação
d) surpresa




Leia o texto e resposta à questão 02.

O Rei dos Animais
       Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. [...] Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: "Hei, você aí, macaco – quem é o rei dos animais?" O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: "Claro que é você, Leão, claro que é você!"[...]                Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja, não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, – disse em voz de estentor -eu sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.
      Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensanguentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado".
Moral: Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que bem entende. 
02. Esse texto é uma:
a) anedota
b) fábula
c) lenda
d) notícia

Leia o texto e responda à questão 03.
De bem com a vida
Filó, a joaninha, acordou cedo.
— Que lindo dia! Vou aproveitar para visitar minha tia. [...]
Filó colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, passou batom cor-de-rosa, calçou
os sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto e saiu pela floresta: plecht, plecht...
Andou, andou... e logo encontrou Loreta, a borboleta.
— Que lindo dia!
— E pra que esse guarda-chuva preto, Filó?
— É mesmo! – pensou a joaninha. E foi para casa deixar o guarda-chuva.
De volta à floresta:
— Sapatinhos de verniz? Que exagero! – disse o sapo Tatá. Hoje nem tem festa na
floresta.
— É mesmo! – pensou a joaninha. E foi para casa trocar os sapatinhos.
De volta à floresta:
— Batom cor-de-rosa? Que esquisito! – disse Téo, o grilo falante.
— É mesmo! – disse a joaninha. E foi para casa tirar o batom.
— Vestido amarelo com bolinhas pretas? Que feio! Por que não usa o vermelho? – disse
a aranha Filomena.
— É mesmo! – pensou Filó.
E foi para casa trocar de vestido. Cansada de tanto ir e voltar, Filó resmungava pelo
caminho. O Sol estava tão quente que a joaninha resolveu desistir do passeio.
Chegando em casa, ligou para tia Matilde.
— Titia, vou deixar a visita para outro dia.
— O que aconteceu, Filó?
— Ah! Tia Matilde! Acordei cedo, me arrumei bem bonita e saí andando pela floresta.
Mas no caminho...
— Lembre-se, Filozinha... gosto de você do jeitinho que você é. Venha amanhã, estarei
te esperando com um almoço bem gostoso.
No dia seguinte, Filó acordou de bem com a vida. Colocou seu vestido amarelo de bolinhas
pretas, amarrou a fita na cabeça, passou batom cor-de-rosa, calçou seus sapatinhos de
verniz, pegou o guarda-chuva preto, saiu andando apressadinha pela floresta, plecht,
plecht, plecht... e só parou para descansar no colo gostoso da tia Matilde. 
                                                                                                                      Nye Ribeiro
03. De acordo com o texto, qual personagem sugeriu que Filó usasse um vestido vermelho
a) A aranha Filomena
b) Loreta, a borboleta
c) O sapo Tatá
d) Téo, o grilo falante


Leia o texto e responda às questões 04 e 05.

Beleza

A beleza está nos olhos da dona Maria Francisca. Há alguns dias ela não estava tão bela.
Deitada na maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala ainda cansada e
intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando. Mesmo no seu pior dia,
olhava-me com seus marejados e dizia: só um pouco de falta de ar. Em por preceitos que
ultrapassam qualquer lógica natural da vida, ela melhorou. Respirava agora por conta própria.
Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus! Mais belas
que sua face agora corada estavam naquele momento as lágrimas que desciam de seus
olhos. Mais belas estavam sua fé e força de vontade. Minha função foi cumprida mas meu

esforço foi recompensado. Não há beleza maior que a gratidão mais sincera.

04. Esse texto é
a) uma crônica
b) uma lenda
c) uma notícia
d) um poema

05. Nesse texto, no trecho "Há alguns dias ela não estava tão bela.", a palavra destacada indica uma ideia de:
a) dúvida
b) intensidade
c) modo
d) negação



Leia o texto e responda à questão 06.

Soneto de Separação


De repente do riso fez-se o pranto 

Silencioso e branco como a bruma 
E das bocas unidas fez-se a espuma 
E das mãos espalmadas fez-se o espanto. 

De repente da calma fez-se o vento 
Que dos olhos desfez a última chama 
E da paixão fez-se o pressentimento 
E do momento imóvel fez-se o drama. 

De repente, não mais que de repente 
Fez-se de triste o que se fez amante 
E de sozinho o que se fez contente. 

Fez-se do amigo próximo o distante 
Fez-se da vida uma aventura errante 
De repente, não mais que de repente.



06. A antítese é uma figura de linguagem que se constrói a partir da oposição de ideias. Percebe-se a presença desse recurso de expressão poética no verso:
a) "Silencioso e branco como o drama".
b) "Que dos olhos desfez a última chama."
c) "De repente não mais que de repente."
d) "De repente da calma fez-se o vento."



Leia o texto e responda as questões 07, 08 e 09

                         Brasil se inspira no Uruguai para adotar políticas para idosos

        Deputadas brasileiras viajaram para o Uruguai, o país mais envelhecido da América Latina, para conhecer iniciativas e políticas públicas de atenção às pessoas idosas. 
    As parlamentares cumprem uma agenda de compromissos e reuniões com autoridades e instituições especializadas em cuidados de idosos, desde ontem até amanhã.
    “A iniciativa da viagem se deu na Comissão (de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa) pela necessidade que tínhamos de conhecer e poder aprofundar a nossa política de cuidados com o idoso em nosso país. Temos informações de que, no Uruguai, há uma política sendo desenvolvida com este objetivo. Como nós pretendemos fazer um seminário internacional ainda este ano, para debater a questão na Câmara dos Deputados,
viemos até o Uruguai para conhecer a sua experiência”, afirmou Lídice da Mata à Agência
Brasil.
     Para os integrantes da comitiva, o modelo que o Uruguai adota nos cuidados com a população mais velha pode servir de inspiração para o Brasil. “O que nos chamou atenção, aqui no Uruguai, é que é uma política instituída por lei, então ela tem continuidade. É um modelo que eu acredito que a gente pode ter como referência, talvez não em sua totalidade, mas muitas coisas dá para aproveitar e adaptar”, relatou uma das deputadas. [...]


07. Quanto aos direitos dos idosos no texto, as deputadas pretendem
a) avaliar alguns pontos da política uruguaia para debatê-las no Brasil.
b) levar as políticas públicas brasileiras do idoso para ajudar o Uruguai.
c) denunciar o Uruguai no Seminário Internacional do Idoso no Brasil.
d) utilizar o modelo uruguaio de proteção ao idoso em sua íntegra.

08. No trecho “muitas coisas dá para aproveitar”, o termo em destaque representa
a) norma padrão.
b) variação regional.
c) marca de oralidade.
d) dialeto antigo.

09. Uma das características do texto jornalístico é utilizar
a) ensinamento moral.
b) título chamativo.
c) linguagem coloquial.
d) lista de itens.



Leia o texto e responda as questões 10, 11 e 12.

Número de felinos cresce mais rapidamente do que o de cães; bichanos já são 1,25 milhão nos
lares paulistanos

É tarefa difícil competir com os cachorros. Sua animação e dedicação aos donos, salvo exceções,
conseguem derreter corações e dominar a escolha de quem pretende ter um animal de estimação
em casa. A cultura canina, porém, pode estar ameaçada por um novo rei da selva paulistana: o gato,
do alto de sua independência e elegância. “O que os motiva não é fazer o tutor feliz. Eles possuem
qualidades próprias”, explicou o adestrador americano Jackson Galaxy, apelidado de “encantador
de felinos”, em sua passagem por São Paulo em agosto. A capital se mostra terreno fértil para a
escalada do pet e está alinhada com uma tendência mundial — países como Estados Unidos e Rússia
apresentam predominância dos bigodudos.
“Contribuem para esse cenário fatores como a verticalização da cidade, o envelhecimento da
população, as residências cada vez menores e mais casais sem filhos”, afirma Martina Campos, diretora
executiva do Instituto Pet Brasil, focado em fortalecer os negócios da área. Segundo a entidade, de
2013 para 2018, o número de gatos domésticos no país saltou 8,1%, enquanto o de cães subiu 3,8%.
O movimento de aumento superior ao dos cachorros vem sendo notado há mais de uma década.
Ainda não há previsão para uma virada, mas trata-se de uma possibilidade real para o futuro. No
Brasil, há 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos. Desses, estima-se que 1,25 milhão estejam
na capital paulista.

[...]

10. A reportagem tem como característica
a) a liberdade do jornalista para criar interpretações.
b) a exposição de fatos sem muitos detalhes.
c) o uso predominante de verbos no imperativo.
d) o relato breve de acontecimentos recentes.

11. Assinale a alternativa em que se evidencia uma opinião.
a) Estados Unidos e Rússia são países que têm grande quantidade de gatos.
b) O gato independente e elegante ameaça ser mais escolhido que o cão.
c) Os gatos possuem características próprias.
d) A cultura canina predomina em São Paulo.

12. Os prováveis leitores do texto são:
a) Colecionadores de produtos pet.
b) Interessados em produtos grátis.
c) Admiradores de cães e gatos.
d) Pessoas que não gostam de animais.



 Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br