CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 15 de setembro de 2020

 3º ano – Filosofia – 3º Bimestre 

Discutiremos sobre bem-estar pessoal: o que leva uma pessoa a ficar bem consigo mesmo? Nesta aula vamos acenar para os vários meios que levar o ser humano a fazer o que faz todos os dias. O que o leva a acordar todos os dias e repetir sempre as mesmas ações?

1. Realizar a leitura do texto: “Brasil lidera ranking de cirurgia plástica entre jovens”

https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/brasil--lidera-ranking-de-cirurgia-plastica-entre-jovens/

2. Ler o texto: Gilles Lipovetsky: "Bem-estar é o novo luxo"

https://www.fronteiras.com/entrevistas/gilles-lipovetsky-bem-estar-e-o-novo-luxo

3. Assistir ao vídeo: Gilles Lipovetsky – A identidade na era Facebook



3. Realizar atividade.

Produção de cartaz sobre: "bem-estar"


Qualquer dúvida sobre a atividade enviar e-mail para sebastiaojacinto@prof.educacao.sp.gov.br  

 2º ano – Filosofia – 3º Bimestre

Realizar a leitura de texto no livro didático sobre Educação e Filosofia.

 

1. Realizar a leitura do texto: “Filosofia e educação

http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/filosofia.html

 

2. Assistir ao vídeo: Filosofia e Educação – é um vídeo direcionado diretamente a professores, mas muito pertinente para os alunos também, pois a linguagem é de motivação sobre o valor do aprender e a busca do conhecimento.

 



3. Realizar atividade.

Definindo o papel da Educação

 1ºB – Filosofia – 3º Bimestre

Realizar a leitura de texto no caderno do aluno e livro didático sobre Anarquismo e Socialismo

1. Realizar a leitura do texto: “LIBERALISMO, SOCIALISMO E ANARQUISMO

https://www.educabras.com/enem/materia/historia/historia_geral/aulas/liberalismo_socialismo_e_anarquismo 


2. Assistir ao vídeo: Filosofia: Teorias do Estado: socialismo, anarquismo e liberalismo: Partes I e II – Centro de Mídias SP





3. Realizar atividade.

Aula 15 de História - 3°C

Olá a todos, e todas!



Como estão vocês? Espero que todos estejam bem. Esta é a nossa quinta atividade do terceiro bimestre, e o tema é A Era Vargas, período da história brasileira entre 1930 e 1945. Segue o link:







Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:






Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Aula 15 de História - 2°F

Olá a todos, e todas!



Como estão vocês? Espero que todos estejam bem. Esta é a nossa quinta atividade do terceiro bimestre, e o tema é Revolução Francesa. Segue o link:





Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:





Atividade 15



Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Geografia - aula 05 - 3 ano médio

 



GEOGRAFIA - AULA 05


FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?


ESPERO QUE SIM...


VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.


NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E HUMANO DO CONTINENTE AFRICANO


ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.





AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.


CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.







OBSERVAÇÕES:


* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.

* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.


QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br

Geografia - aula 05 - 2 ano médio

 


 


GEOGRAFIA - AULA 05


FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?


ESPERO QUE SIM...


VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.


NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE: BRASIL: ECONOMIA, DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA E USO DA TERRA.


ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.



AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.


CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.









OBSERVAÇÕES:


* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.

* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.


QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br

Geografia - aula 05 - 1 ano médio

 




GEOGRAFIA - AULA 05



FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?



ESPERO QUE SIM...



VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.



NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE: NATUREZA E RISCOS AMBIENTAIS.



ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.






AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.



CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.




OBSERVAÇÕES:



* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.

* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.



QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.



marconeris@prof.educacao.sp.gov.br




Urbanização e indústria no Brasil

 


Professora: Rosi          Geografia       Segundo Bimestre   Ano: 7° A, B, C

 

Boa tarde, meus queridos alunos!

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 21/09/20

 

- Atividades:

-Leitura do livro didático: Por dentro da Geografia 7°ano

Autor: Wagner Costa Ribeiro Editora: Saraiva

Fazer a leitura do capítulo 7- Unidade 3- Urbanização e industrialização no Brasil

 

 

Observe o mapa abaixo:





Distribuição espacial da indústria no Brasil

(Adaptado de: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.p.136)

Responda de acordo com o mapa:

1-Qual região brasileira concentra a maioria das indústrias do país?

2-Qual região brasileira possui menos indústrias?

 

3-Assinale a alternativa que indica corretamente as causas para a atual disposição industrial apresentada no mapa.

a) Desenvolvimento industrial têxtil na região Nordeste no século XIX.

b) Herança das infraestruturas geradas pelo café na política industrial do Brasil durante o século XX.

c) Guerra fiscal brasileira, que beneficiou os investidores da região Sul do Brasil.

d) Resistência da região Centro-oeste do Brasil que se recusou a passar pela industrialização por sucessivas vezes.

 

4- A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da:

a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.

b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna o território nacional atraente para novos investimentos industriais.

c) presença de sindicatos fortes nos estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.

d) isenção fiscal oferecida por vários estados, o que impede novos investimentos nessas regiões.

 


Litosfera 6º anos

 


Boa tarde, meus queridos alunos!

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 21/09/20

 

- Atividades:

-Leitura do livro didático: Por dentro da Geografia 6°ano

Autor: Wagner Costa Ribeiro Editora: Saraiva

Fazer a leitura do capítulo 4- Unidade 2 Geologia, relevo e solo página 62 a 81

 

1-      O que se formaram os continentes da Terra?

2-      O que são os vulcões?

3-      Quais são os tipos de vulcões? Explique.

4-      O que são terremotos?

5-      Faça uma ilustração (desenho) do vulcão.

Geografia - aula 05 - 6 ano C

 



ESPERO QUE SIM...GEOGRAFIA - AULA 05


FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?



VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.


NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE: LITOSFERA E SUAS TRANSFORMAÇÕES PARTE II.


ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.




AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.


CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.




OBSERVAÇÕES:


* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.

* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.


QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br

Semanário de História 6° D e 6° E 14/09/2020 a 18/09/2020



Olá turma boa tarde, segue novas orientações de conteúdo.

Vejam a vídeo aula a seguir sobre Grécia Antiga da pg 127 a 141

Resumo de História: GRÉCIA ANTIGA (com Vestibular em Cena)

Após a vídeo aula fazer os exercícios pg 142 e 143. E enviar via e-mail: marcosandrelima@prof.educacao.sp.gov.br

Aula 15 de História - 7°s anos A e B

Olá a tod@s!


Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa quarta atividade do terceiro bimestre. Tema: América: Sua cultura material e economia


Segue vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema:







Após acompanhar a aula, se não tiver essa possibilidade, pode responder as seguintes perguntas, que também estão nesse formulário:




1)Quais foram os quatro vice reinos que a Espanha criou na América? Fale o nome de pelo menos um país que fazia parte desses vice reinados.
2)E o que eram as Capitanias Gerais dos reinos espanhóis?
3)Quem eram os Chapetones e os Criollos?
4)Como as classes sociais estavam divididas na "pirâmide social" da América Espanhola?

5)O que era o Mercantilismo, e por que eles eram praticados nas colônias espanholas e portuguesas nas Américas?


Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Aula 15 de História - 6°s anos B e C

Olá a tod@s!


Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa quarta atividade do terceiro bimestre. Tema: Império Alexandrino.


Segue vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema:




Após acompanhar a aula, se não tiver essa possibilidade, pode responder as seguintes perguntas, que também estão nesse formulário:




1)Com a idade de 32 anos, Alexandre o Grande conquistou vários territórios. Quais eram as conquistas e países que o Império Alexandrino ocupava?
2)O que Rei Felipe II (segundo), pai de Alexandre o Grande, fez para fortalecer o reino da Macedônia e o exército grego?
3)O que era a cultura helenística?
4)Por que Alexandre era chamado de "O Grande"?
5)Quem foi Aristóteles ,o tutor de Alexandre, e qual sua importância?




Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Rotina de estudos (14 à 18 de Setembro) - ATIVIDADES

Olá gente!
Espero que estejam bem e seguros!
Estamos quase no fim do Terceiro Bimestre e continuamos nosso estudo remoto da seguinte maneira:
a) Postagens, orientações sobre as atividades e materiais de apoio SERÃO FEITAS via Blog da Escola, em nossa página do Facebook e também pela plataforma Google Sala de Aula (lembrem - se de acessar essa plataforma pelo Centro de Mídias de São Paulo, pois terão seus dados patrocinados).
b) A entrega das atividades deverá ser feita sempre digitalmente via plataforma Google Sala de Aula ou encaminhada ao professor por escrito via secretaria escolar.
c) Lembro também que semanalmente, às quintas - feiras sempre pela manhã, estou ONLINE e AO VIVO no Centro de Mídias de São Paulo para esclarecimento de dúvidas, explicações e demais orientações.

Peço para quem ainda não desenvolveu os estudos orientados, que faça isso o quanto antes. Não deixe de desenvolver seus estudos ou que as atividades se acumulem! Insisto para que CONSTRUAM UMA ROTINA LEVANDO EM CONTA O HORÁRIO DE ESTUDOS COMO SE ESTIVESSEM NA ESCOLA NORMALMENTE. Deste modo não haverá uma sobrecarga de estudos ou tarefas escolares.
Façam as correções e mantenham seus cadernos organizados, com todas as tarefas registradas e em dia.

Para esta semana as atividades são:

A) Leitura das páginas 19 à 22 do capítulo 02 do livro de História (PRIMEIRA REPÚBLICA – DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA)

B) Após a leitura do capítulo, retome a tarefa da página 19 desenvolvida em seu caderno. Verifique a atividade e releia sua resposta.

C) Após a retomada da atividade, acesse e leia a reportagem "FAIXAS DE AGRADECIMENTO":
CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO A REPORTAGEM












D) Após ter acessado e lido a reportagem, registre em seu caderno:

  1. Qual o assunto da reportagem?
  2. Quais comparações podem ser feitas entre a reportagem e a atividade da charge da página 19:
  3. O que era o voto de cabresto e como ele ocorria?
  4. O assunto tratado na reportagem ("Faixas de agradecimento"), pode ser associado ainda hoje como uma forma de voto de cabresto? Explique o motivo.
  5. Verifique a charge (imagem) presente na página 20 do livro, explique qual seria o seu significado no contexto das eleições no início da República.



Bons estudos e boa semana!

Professor Paulo T.



Correio Eletrônico (E-mail) torra@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega de atividades e aula CMSP

Alunos - as atividades anteriores tiveram baixa entrega por parte de vocês;

Sendo assim: abaixo, estão os links com mais prazo para que vocês possam terminar. 

Parte I: https://forms.gle/8ZZrekL2YJ5ufFkp8

Parte II: https://forms.gle/9ZLLf3fM8qQfBUBw7


Por favor, assistam as aulas do CMSP! 

Neste Link vocês encontram o vídeo das aulas e materiais utilizados

Repositório de vídeos e materiais do CMSP: 

https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br


Programação desta semana

6º ano do EF - 9h no APP


Em caso de dúvidas: estou disponível no e-mail: mcarmoramos@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades devem ser feitas 1 única vez e o recibo de entrega vai automaticamente para o e-mail informado. 

Lembro que as atividades também estão disponíveis para retirada e entrega na sala de aula.


Grande Abraço

Profª Maria do Carmo


Educação Física - Ensino Médio

Solução do Exercício - nº 17_ Pag. 100 - Matemática2 e Atividade 10_Caderno do Aluno - 08-09 a 11-09-20

 


Solução do Exercício Nº 23 - Pag. 141 - Física1 - Bonjorno - 08-09 a 11-09-20

 


HISTÓRIA. 1A

Atividades de História
Responder as questões e enviar para o email: 

leonice1@prof.educacao.sp.gov.br

1. Explique o governo Justiniano. 
2.Fale sobre a religiosidade bizantina.
3. Explique: A Revolta de Mim é...

Rotina de estudos (14 à 18 de Setembro) - ATIVIDADES

Olá gente!
Espero que estejam bem e seguros!
Estamos quase no fim do Terceiro Bimestre e continuamos nosso estudo remoto da seguinte maneira:
a) Postagens, orientações sobre as atividades e materiais de apoio SERÃO FEITAS via Blog da Escola, em nossa página do Facebook e também pela plataforma Google Sala de Aula (lembrem - se de acessar essa plataforma pelo Centro de Mídias de São Paulo, pois terão seus dados patrocinados).
b) A entrega das atividades deverá ser feita sempre digitalmente via plataforma Google Sala de Aula ou encaminhada ao professor por escrito via secretaria escolar.
c) Lembro também que semanalmente, às quintas - feiras sempre pela manhã, estou ONLINE e AO VIVO no Centro de Mídias de São Paulo para esclarecimento de dúvidas, explicações e demais orientações.

Peço para quem ainda não desenvolveu os estudos orientados, que faça isso o quanto antes. Não deixe de desenvolver seus estudos ou que as atividades se acumulem! Insisto para que CONSTRUAM UMA ROTINA LEVANDO EM CONTA O HORÁRIO DE ESTUDOS COMO SE ESTIVESSEM NA ESCOLA NORMALMENTE. Deste modo não haverá uma sobrecarga de estudos ou tarefas escolares.
Façam as correções e mantenham seus cadernos organizados, com todas as tarefas registradas e em dia.

Para esta semana as atividades são:

A) ·  Leitura do capítulo 03 do livro de História (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)

B) • Após a leitura do capítulo, faça em seu caderno as  tarefas da página 42 (VOZES DO PASSADO  - III INTEGRANDO COM CIÊNCIAS)

C) Assistir ao vídeo "SOCIEDADE DE CONSUMO" de Steve Cutts:
CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO VÍDEO












D) Após ter assistido ao vídeo, registre em seu caderno:

  1. Qual o assunto do vídeo?
  2. Na leitura do capítulo 3, podemos observar que a Revolução Industrial transformou as relações de produção (maneira como o ser humano produz as coisas). Escreva um pequeno texto de no mínimo de oito linhas explicando como o assunto do vídeo pode ser visto como consequências dessa Revolução Industrial em nossa vida.
  3. O vídeo apresenta a ideia de OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. Pesquise e registre em seu caderno o que isso significa e qual seu impacto em nossas vidas.
  4. Como tarefa final produza uma "PROPAGANDA AO CONTRÁRIO". Uma propaganda de um produto qualquer em que NÃO SE ESTIMULE O CONSUMO DESORDENADO E CRITIQUE COM ISSO A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. Use sua criatividade e produza sua tarefa utilizando desenhos, colagens, frases, partindo de algum produto existente ou criado por você. Utilize uma folha de sulfite para esta tarefa.





Bons estudos e boa semana!

Professor Paulo T.



Correio Eletrônico (E-mail) torra@prof.educacao.sp.gov.br