CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 16 de agosto de 2020

AULA 2- 3ºBIM-LÍNGUA PORTUGUESA/MERCIA MAIA

BOA NOITE PESSOAL! DANDO CONTINUIDADE AS ATIVIDADES DO 3º BIMESTRE, PARA ESSA SEMANA FAREMOS ATIVIDADES DA APOSTILA CADERNO DO ALUNO LARANJA. (Respondam às questões do Enem da 1 a 22)

OS MATERIAIS COM  CONTEÚDOS  PARA ESSE BIMESTRE JÁ FORAM ENREGUES SEMANA PASSADA, PORTANTO QUEM AINDA NÃO RETIROU O SEU, FAÇA O QUANTO ANTES.


APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, ENVIAR FOTO DA MESMA REALIZADA PARA O E-MAIL: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ATÉ DIA 21/08 SEXTA-FEIRA. OU PARA MEU WHATSAP: 948338779


 

Olá turma ! Semana de 17/08 à  21/08/2020
Leia os textos com atenção e responda às questões e envie no e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto


A princesa e a ervilha

Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real mesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não é que faltasse princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou ao seu castelo muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade.
Uma noite desabou uma tempestade medonha.  Chovia desabaladamente, com trovoadas raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo!
De repente bateram à porta do castelo e o rei em pessoa foi atender, pois os criados enxugando as salas cujas janelas foram abertas pela tempestade.
Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorregando, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando...que era difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real.
A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade.
Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a cama da "princesa". A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com ajuda de uma escada, se deitar.
No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido. Oh! não consegui dormir _ respondeu a moça _ havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas roxas no corpo!
O rei , a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça era realmente uma princesa!
Só mesmo uma princesa verdadeira teria pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte colchões!!!
O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá...
Acredite se quiser, mas essa história realmente aconteceu.

(Cristian Andersen)

1_O gênero do texto é:
a)_crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.
b)_conto, porque narra uma história ficcional.
c)_lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.
d)_relato, porque o narrador apresenta apenas fatos vividos  por ele.

2_Na frase:
" A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade, a palavra grifada refere-se a:
a)_moça.
b)_rainha
c)_forma 
d)_verdade

3_A rainha soube que a moça era uma princesa de verdade porque ela:
a)_conseguiu subir nos 20 colchões e dormir.
b)_afirmou que a ervilha deixou seu corpo com manchas.
c)_merecia uma cama de "princesa".
d)_afirmou que era uma princesa.

4_Em "chovia desabaladamente", a palavra grifada tem o sentido de:
a)_levemente.
b) -fortemente
c)- repentinamente.
d)_raramente

5_No texto, o uso do sinal de exclamação (!) ocorre todas as vezes que o autor quer:
a) - reforçar uma situação.
b)_demonstrar dúvidas.
c)_dizer que a história continua.
d)_causar medo.

6_O gênero desse texto é:
a)-notícia.
b)_conto de fadas.
c)_fábula.
d)_reportagem.
7_Qual é o título do texto?-----------------------------------------------------------------------------

8_Quais são os personagens do texto?--------------------------------------------------------------------

Leia o texto a seguir

Por que tossimos?
Por Redação Mundo Estranho
4jul 2018, 20h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59


Para eliminar substâncias estranhas das vias respiratórias e do pulmão. A tosse é uma expulsão ruidosa de ar pela boca, causada por uma contração súbita do diafragma. Ela defende a respiração da agressão de micróbios, infecções gripais, poluição, poeira e fumaça, entre outros agentes,e pode servir para eliminar o excesso de secreção nas vias respiratórias. Mas também há sensores que disparam a tosse de outras partes do corpo, insuspeitas, como os seios da face  (as cavidades do osso do rosto), o esófago, o estômago e até o coração. Tosse passageira não indica problema. Mas, se persistir, é possível que seja sintoma de algo grave.
"Em fumantes, a tosse crônica persistente pode ser sinal de câncer no pulmão", afirma o pneumologista Hélio Romaldine, da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

9_O texto tem a finalidade de
a)_instruir os leitores sobre como tossir.
b)_convencer os leitores a tossirem mais.
c)_informar sobre o porquê tossimos.
d)_advertir sobre a importância de tossir.

10_ O gênero textual é:
a)_crônica.
b)_notícia.
c)-fábula.
d)_reportagem.







AULA DE ARTE PROFªNATALIA - SEMANA 17/08/2020 À 21/08/2020

OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!

AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS) E SE POSSÍVEL ACOMPANHE O CENTRO DE MÍDIAS TODAS AS 2ªF  - AULA DE ARTE, PARA O 3ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:

ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br  - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .

ENVIAR ATÉ:  21/08/2020.

SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM TEATRO

Teatro contemporâneo é o teatro feito na contemporaneidade, hoje e em qualquer lugar do mundo. A origem do teatro contemporâneo começou com os fundamentos estéticos vivenciados no século XIX, entre público e artistas, e que foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais. Algumas características se aproximam ao comparar os trabalhos recentes de companhias do mundo inteiro, como trabalho coletivo, experimentação em encenações, desconstrução de elementos clássicos como encenação, figurino, figura do autor e lógica narrativa.

 

MOMENTO DE APRECIAÇÃO

Imagens de teatro contemporâneo


Observem abaixo com muita atenção as imagens a seguir, principalmente em relação aos elementos: iluminação, cenários, expressão dos artistas, figurinos...

Nos bastidores, uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.



ATIVIDADE:

 

Finalizada a apreciação, copie e texto do teatro contemporâneo e responda no caderno as questões indicadas. 

 

1.Qual a importância dos elementos - personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia - para a produção teatral?

2.Qual as características do Teatro Contemporâneo?

3.Imagine que você é um produtor teatral que vai produzir um espetáculo na sua cidade onde vive. Onde seria realizado esse espetáculo?

4.Quais as suas principais funções para fazer esse espetáculo acontecer? Como será feita a divulgação? 

5.Você é o autor, o Dramaturgo. Sobre o que gostaria de escrever? qual seria o título da sua peça Teatral? 

 

 Link: Para saber mais.

Centro de mídias aula teatro contemporâneo: https://www.pebsp.com/videos/9-ano-arte-teatro-contemporaneo-10-08-2020/   

A Cena Teatral Contemporânea. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QsGQxPMTTqA  Acesso em: 06 fev. 2020.

Teatro Contemporâneo. Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/teatro/teatro-contemporaneo/  Acesso em: 06 fev. 2020.

Grupos Teatrais no Brasil Contemporâneo. Macunaíma. Disponível em: https://www.macunaima.com.br/cadernos/caderno_07/caderno_07_dossie13.pdf  Acesso em: 06 fev. 2020.