CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Atenção Alunos, gostaria de lembrá-los que:

1) Dia 29/10 é o prazo máximo para entrega de atividades atrasadas do 3º Bimestre;
2) No 4º Bimestre os exercícios semanais solicitados valem 3,0 pontos na nota final. Sendo assim é aconselhável que vocês os façam todas as semanas.

Prof. Adailson

AULA 2-4º BIM-LÍNGUA PORTUGUESA /MERCIA MAIA



AULA 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS DO POEMA


Boa Noite!

Iniciaremos essa semana a atividade 2 do 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre. 

Essa aula 2 é continuação da aula 1 postada na semana passada. Essas atividades que serão pedidas nessa vídeo aula são do caderno Aprender Sempre desse bimestre, mas como não chegou o caderno físico para vocês, então faremos por meio da aula mesmo, por isso deverão copiar as questões pedidas e responder no caderno mesmo.

Para essa semana de 25\10 à 30\10  - Assistam a aula do CMSP  postada no link a seguir e no caderno copiar todas as perguntas  que aparecerão ao longo do vídeo com a indicação COMPARTILHE NO CHAT. E depois responder a todas as questões. Serão um total de 13 questões, por favor, numere as no caderno.

https://youtu.be/5_JC33e6buI

Letra legível. ( perguntas a caneta e respostas a lápis) 

Obs: A atividade complementar que será pedida ao final da aula não precisa realizar.


Boa aula !


Enviar foto da atividade para o e-mail:merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br

ou para o whatsap:948338779 até sexta-feira 30\10








GINÁSTICA AERÓBICA


 ASSISTA O VIDEO E EXECUTE OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS NELE.


APÓS ASSISTIR O VIDEO E EXECUTAR OS EXERCÍCIOS  ESCREVA COMO SE SENTIU AO REALIZAR OS EXERCÍCIOS.  

PRODUÇÃO TEXTUAL - ARTIGO DE OPINIÃO

Boa tarde, pessoal do 2ºE!

Espero que estejam bem ;)

 

Nesta semana a atividade é uma produção textual. Enviem seus textos para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 03/11/2020.

 

Assunto: produção textual – artigo de opinião.

 

I. Faça um artigo de opinião a partir da proposta de vestibular a seguir.

 

(UFRN – adaptado) O Ministério da Educação e Cultura (MEC) decidiu publicar um caderno especial, intitulado A EDUCAÇÃO DE QUE PRECISAMOS, composto de uma seleção de artigos de opinião escritos por vestibulandos. Para a redação do artigo, o participante deverá fundamentar-se, no mínimo, em dois desafios do século XXI, presentes no esquema reproduzido abaixo.

 

Avanços científicos e tecnológicos

 

Novas profissões e novas formas de trabalho

 

Tolerância, ética e diversidade

 

 

 

 

 

 

DESAFIOS DO SÉCULO XXI

 

 

 

Novas formas de aprendizagem baseadas nas novas tecnologias da informação e da comunicação

 

 

Preservação da vida na Terra

 

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO

 

Imaginando-se na condição do vestibulando interessado em participar dessa publicação, redija um artigo de opinião em que você apresente e defenda, com argumentos, a educação que a escola deve oferecer para atender às transformações e aos desafios do século XXI.

 

II. Faça a revisão de seu texto, seguindo as orientações a seguir.

 

REVISANDO O ARTIGO DE OPINIÃO

 

Após a produção do texto, revise-o e, se necessário, reescreva-o. Seguem algumas dicas para apoiá-lo nesta etapa de revisão:

 

→O título está adequado ao assunto?

 

→Atendeu ao contexto de produção, considerando:

• Gênero;

• Público-alvo;

• Lugar onde vai circular;

• Posição social do autor?

 

 →Elementos estruturais do texto:

• Posicionou-se claramente frente à questão polêmica?

• Os argumentos estão desenvolvidos para defesa de seu ponto de vista?

• Concluiu o texto retomando o posicionamento assumido na tese?

 

→Análise linguística:

• Empregou a linguagem adequada ao gênero?

• Atendeu às normas de convenção da escrita?

• Utilizou organizadores textuais (conjunções, advérbios e locuções) para articular os argumentos entre si?

 

ATENÇÃO!

Esta atividade consta no livro didático adotado pela escola – a proposta está na página 346. 

Bibliografia: ABAURRE, Maria Luiza M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2016. p. 346.

 

SP Faz Escola, 2020. Caderno do aluno, 2ª série do ensino médio, língua portuguesa.

 

Observações: Leiam as orientações com calma, para poder realizar a atividade de maneira adequada. Caso tenham dúvidas, perguntem!

 

Até mais,

Profº Maria Margarida


AULA 2-4º Bimestre/LÍNGUA PORTUGUESA -MERCIA MAIA/ É DRAMÁTICO-SHAKESPEARE

 


 Boa tarde!

Iniciaremos essa semana a atividade 2 do 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre. Essa aula é continuação da aula anterior ministrada no Centro de Mídias. É imprescindível que vocês assistam a vídeo aula na sequência, pois assim compreenderão melhor o conteúdo e facilitará na resolução das atividades propostas durante a aula.

Para essa semana de 25\10 à 30\10  - Assistam a aula do CMSP  postada no link a seguir e no caderno copiar e responder  as perguntas . 1,2 (ACOLHIDA).

https://youtu.be/yJ_vnCrdeyo

Obs. A pergunta: "O que você sabe sobre Shakespeare?" não precisa copiar no caderno e   responder.

Em seguida surgirão ao longo da vídeo aula as atividades de número 1 á 7. Com titulo ATIVIDADES, todas essas devem ser copiadas e respondidas no caderno. Atenção para a correção das mesmas que acontece também nesta mesma vídeo aula.

Obs. Perguntas a caneta azul ou preta, respostas à lápis com letra legível.


Enviar foto da atividade para o e-mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou para o whatsap: 948338779 até 30/10/2020.


Boa aula!

PINTURA E TEXTO DESCRITIVO

Boa tarde, galera do 6ºA!

Espero que estejam bem 😊

 

Nesta semana analisaremos uma pintura de Candido Portinari, artista muito importante para a cultura brasileira. Façam a atividade e enviem para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 03/11/2020.

 

Assunto: Interpretação de pintura; produção textual.

 

I. Observe a tela O futebol, de Candido Portinari para depois realizar a atividade proposta.


TRANSFORMANDO LINGUAGENS

             A tela O futebol foi pintada por Portinari em 1935 e retrata maravilhosamente um aspecto da infância dos meninos do interior. Portinari nasceu na cidade de Brodósqui, interior de São Paulo, e inúmeras vezes retratou paisagens e habitantes de sua cidade.

Após observar muito bem a pintura de Portinari, você vai redigir uma descrição, isto é, você vai fazer um “retrato com palavras”. Lembre-se de que fazer uma boa descrição é possibilitar ao leitor “ver” o que está sendo descrito.

 

Para isso você deve:

 

● identificar todos os elementos que aparecem na pintura;

● caracterizar bem o local do jogo;

● caracterizar tudo o que rodeia o local do jogo (por exemplo, o lugar murado no alto à esquerda; a casa no alto à direita);

● caracterizar os meninos que estão jogando bola;

● retratar também os animais.

 

 

II. Depois de fazer seu texto descritivo, relembre uma classe gramatical muito importante para descrevermos os objetos, os seres, etc.; essa classe de palavra é o adjetivo. Leia a informação a seguir:

 

O que é adjetivo?

 

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados.

Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

Exemplos de adjetivos:

 

·         garota bonita

·         garotas bonitas

·         criança obediente

·         crianças obedientes

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/adjetivos/ Acesso em 26.10.2020.

 

Agora, volte ao texto produzido por você e transcreva seis adjetivos utilizados em sua descrição da obra O futebol, de Portinari.

 

Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

 

Observações: Leiam os textos da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida

 

MOSAICO

 

HERBERT BALDUS

Professora Marcia

Atividade para o 7 A, 7 B, 7 C.

                                 

                                       Mosaico

Mosaico é uma forma de arte que envolve a montagem de pequenos pedaços de rocha, concha, azulejo ou vidro juntos para criar um padrão que pode ser abstrato ou representacional. É uma arte milenar que remete à época greco-romana, na qual teve o seu apogeu. 

Origem do mosaico    

Nos primeiros mosaicos, os gregos realizavam desenhos com seixos. A forma de arte se espalhou também para os romanos, e foi amplamente utilizada na decoração interna de casas e negócios. 

Os romanos gostaram especialmente de usar essa arte para pavimentos, e alguns mosaicos de piso foram revelados em sítios arqueológicos. Com a propagação do cristianismo veio uma explosão dessa arte em igrejas e outras casas de culto. Eles retrataram santos ou cenas religiosas, e muitas vezes integraram materiais preciosos, como ouro e gemas.

O mosaico é uma arte decorativa utilizada desde a Antiguidade até os dias atuais. Existem vestígios da técnica desde a Civilização Mesopotâmica, quando era feita pelos sumérios há cerca de 3500 anos A.C. Mas foi a partir do mundo greco-romano que a técnica artística foi aprimorada e usada em grande quantidade na decoração de pisos e paredes.

São utilizadas formas geométricas que revelavam inspiração na arte da tapeçaria. Os mosaicos deixaram a sua marca na Arte Bizantina, que deixou uma vasta coleção da arte. Em todo o Império Bizantino, a população fazia suas devoções, por isso, a arte musica não tinha a função apenas de adornar as paredes e abóbadas (estrutura arquitetônica de cobertura curvada), mas orientar os fiéis com cenas que retratassem a vida de Jesus Cristo, dos profetas e dos imperadores.





1) escolha uma das figuras acima e faça uma releitura utilizando, papel colorido  ou areia colorida.

2) O que é e como é feito o mosaico?

3) qual é a origem do mosaico ?

 

Professora: Marcia Baptista

Whatsapp: 952295560

 E mail: marciaclaudino@prof.educacao.sp.gov.br






 

HERBERT BALDUS

Professora Marcia

Atividade para o 6 D, 6 C, 6 E

                                              ORIGAMI

Não há data exata do surgimento da arte milenar do origami, alguns historiadores acreditam que tenha surgido após a invenção do papel, quando o mesmo foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI, sendo uma decorrência natural da invenção do papel. A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros. As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas.

QUESTÕES

1)QUANDO FORAM CRIADOS OS PRIMEIROS ORIGAMIS ?

2)PARA OS JAPONESES AS FIGURAS REPRESENTADAS NO ORIGAMI TÊM VÁRIOS SIGNIFICADOS. DÊ ALGUNS EXEMPLOS.

3)ONDE SURGIU A TÉCNICA DO ORIGAMI?

4)QUANDO SURGIU A ARTE MILENAR DO ORIGAMI?

5)PESQUISE E FAÇA UMA FIGURA DE ORIGAMI.

 

Professora: Marcia Baptista

Whatsapp: 952295560

 E mail: marciaclaudino@prof.educacao.sp.gov.br


Roteiro de Estudos Semanal - De 26/10/20 a 29/10/20

➢ Lançamento Horizontal no Vácuo – Física1 – Ramalho - Pag. 152 a 155.
➢ Resolver os exercícios P.167 e P.170 – Física1 – Ramalho – Pag. 154 e 155.

Recomendações: 
Estudar material didático em anexo e assistir os vídeos publicados.

Observação: 
O exercício proposto nº P.170 (Pag. 155) deve ser enviado ao professor via Google Classroom, e-mail ou Whatsapp.

Dúvidas entrem em contato.
Prof. Adailson (11-96778-8946)



Ginastica alternativa

 Bom dia ! segue atividade 


Ginástica Alternativa

Pesquisa e escreva sobre o que seria a ginástica alternativa

Responder:

01-   Quais tipos de ginástica que trazem suavidade e relaxamento?

02-   Quem pode praticar?

03-   Você já praticou esse tipo de ginástica?

04-   Quais os benefícios físicos e mentais?

Se possível registra o memento tirando fotos, vídeos praticando ginástica alternativa.

 

Bom trabalho!


Obs.: entregar atividade no e-mail jessicapri@prof.educacao.sp.gov.br


Atividades para as turma D e F do Ensino médio Educação Física

Bom dia queridos alunos

Tudo bem com vocês? Espero que sim, e peço colaborações da partes de vocês, de procurar fazer as atividades bem feitas, e até agora não tive retorno das atividades entregues e fica difícil atribuir às notas, e se continuar dessa forma correra o risco de serem reprovados nesta disciplina.

Faça as atividades do caderno do aluno SP faz escola 1ª serie Ensino Médio 3° Bimestre da pag. 114, atividade 1 e 3 até a questão D da pag. 114 da para os alunos da Turma D.

 Faça as atividades  do caderno do aluno SP faz escola 2ª serie Ensino Médio 3°Bimestre da pag. 118 atividade 1e 2 e pag 119 responda as questões 1, 2, 4 e 5 para os alunos da Turma F.

Copiar as questões e as respostas das atividades do caderno do aluno digitado no Word.

Entregar a atividade postada no dia 04/11/2020 no Google Classroom ou no meu e-mail prof.jeosmael@gmail.com

Conforme o código abaixo das turmas do Google Classroom para ter acesso

Código: q2stxpe turma D

Código: us57pii turma F

Esclarecimento de duvidas nos comentários do Blog, Google Classroom ou pelo e-mail

Att.

Prof. Jeosmael

 

Língua Portuguesa - Prof. Roberto - 26 a 30 de outubro de 2020


 Boa noite alunos, vamos continuar com as revisões de conteúdo.

            Vamos rever um pouco da terceira geração romântica. Leia o material  abaixo e depois responda ao QUIZZ sobre o tema. 


Bom trabalho!!!



                Faça a leitura da breve contextualização histórica sobre Castro Alves e em seguida releia o poema “O ‘adeus’ de Teresa”. 

             Castro Alves (1847 - 1871) foi um poeta brasileiro. Escreveu clássicos como “Espumas Flutuantes” e “Hinos do Equador” que o alçaram à posição de maior entre seus contemporâneos, bem como versos de poemas como “Os Escravos”, “A Cachoeira de Paulo Afonso e Gonzaga” que lhe valeram epítetos como “poeta dos escravos” e “poeta republicano” por Machado de Assis, ou descrições de ser “poeta nacional, se não mais, nacionalista, poeta social, humano e humanitário”, no dizer de Joaquim Nabuco, de ser “o maior poeta brasileiro, lírico e épico”, no dizer de Afrânio Peixoto, ou ainda de ser o “apóstolo andante do condoreirismo e “um talento vulcânico, o mais arrebatado de todos os poetas brasileiros”, no dizer de José Marques da Cruz. Integrou o movimento romântico, fazendo parte no país daquilo que os estudiosos chamam de “terceira geração romântica”.



Terceira Geração Romântica

Daniela Diana

A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880.

Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.

Nesse período, a literatura sofre forte influência do escritor francês Victor-Marie Hugo (1802-1885) recebendo o nome de "Geração Hugoana".

Importante notar que nessa fase, a busca pela identidade nacional ainda continua, não só focada nas etnias europeia e indígena, mas também na identidade negra do país.

Por esse motivo, o tema do abolicionismo foi bastante explorado pelos escritores, com destaque para Castro Alves, que ficou conhecido como o "poeta dos escravos".

Características da terceira geração romântica

A Terceira Geração Romântica tem como principais características:

  • Erotismo
  • Pecado
  • Liberdade
  • Abolicionismo
  • Realidade social
  • Negação do amor platônico

Principais autores da terceira geração

Os principais escritores brasileiros dessa fase:

1. Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871)

Escritor baiano de maior destaque da terceira geração romântica, Castro Alves, chamado de "Poeta dos Escravos” apresenta uma poesia dividida em duas temáticas: a poesia social e a poesia lírico-amorosa.

Dentre elas podemos destacar: O Navio Negreiro (1869), Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883).

2. Joaquim de Sousa Andrade (1833-1902)

Mais conhecido por Sousândrade, Joaquim de Sousa Andrade foi um escritor e poeta maranhense muito influente da literatura brasileira.

Em 1857, publicou seu primeiro livro de poesia “Harpas Selvagens”(1857). Sua obra mais destacada é o poema narrativo: O Guesa (1871) baseado na lenda indígena Guesa Errante.

3. Tobias Barreto de Meneses (1839-1889)

Tobias Barreto foi poeta, filósofo e crítico brasileiro, notável pelos seus poemas românticos com grande influência do escritor Victor-Marie Hugo (1802-1885).

Suas obras: Glosa (1864), Amar (1866), O Gênio da Humanidade (1866), A Escravidão (1868).

4. Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910)

Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco foi um poeta, jornalista, diplomata, orador, político e historiador brasileiro.

5. Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851-1914)

Sílvio Romero, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, foi um crítico literário, poeta, ensaísta, historiador, filósofo, professor e político brasileiro.

Possui uma vasta obra nas áreas da: filosofia, política, sociologia, literatura, folclore, etnologia, direito, poesia, cultura popular e história.

Destacam-se: A poesia contemporânea (1869), Cantos do fim do século (1878) e Últimos harpejos (1883).


Responda ao QUIZZ clicando logo abaixo:

Clique aqui