2) No 4º Bimestre os exercícios semanais solicitados valem 3,0 pontos na nota final. Sendo assim é aconselhável que vocês os façam todas as semanas.
Prof. Adailson
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
Boa Noite!
Iniciaremos essa semana a atividade 2 do 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre.
Essa aula 2 é continuação da aula 1 postada na semana passada. Essas atividades que serão pedidas nessa vídeo aula são do caderno Aprender Sempre desse bimestre, mas como não chegou o caderno físico para vocês, então faremos por meio da aula mesmo, por isso deverão copiar as questões pedidas e responder no caderno mesmo.
Para essa semana de 25\10 à 30\10 - Assistam a aula do CMSP postada no link a seguir e no caderno copiar todas as perguntas que aparecerão ao longo do vídeo com a indicação COMPARTILHE NO CHAT. E depois responder a todas as questões. Serão um total de 13 questões, por favor, numere as no caderno.
Letra legível. ( perguntas a caneta e respostas a lápis)
Obs: A atividade complementar que será pedida ao final da aula não precisa realizar.
Boa aula !
Enviar foto da atividade para o e-mail:merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br
ou para o whatsap:948338779 até sexta-feira 30\10
APÓS ASSISTIR O VIDEO E EXECUTAR OS EXERCÍCIOS ESCREVA COMO SE SENTIU AO REALIZAR OS EXERCÍCIOS.
Boa tarde, pessoal do 2ºE!
Espero
que estejam bem ;)
Nesta semana a atividade é uma produção
textual. Enviem seus textos para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 03/11/2020.
Assunto: produção
textual – artigo de opinião.
I. Faça um artigo
de opinião a partir da proposta de vestibular a seguir.
(UFRN – adaptado) O Ministério da
Educação e Cultura (MEC) decidiu publicar um caderno especial, intitulado A EDUCAÇÃO DE QUE PRECISAMOS, composto
de uma seleção de artigos de opinião escritos por vestibulandos. Para a redação
do artigo, o participante deverá
fundamentar-se, no mínimo, em dois desafios do século XXI, presentes no
esquema reproduzido abaixo.
Avanços científicos
e tecnológicos |
|
Novas profissões
e novas formas de trabalho |
|
Tolerância, ética
e diversidade |
|||||
|
|
|
|
|
|
||||
DESAFIOS DO SÉCULO XXI |
|||||||||
|
|
|
|||||||
Novas formas
de aprendizagem baseadas nas novas tecnologias da informação e da comunicação |
|
Preservação da
vida na Terra |
|||||||
PROPOSTA DE
REDAÇÃO
Imaginando-se
na condição do vestibulando interessado em participar dessa publicação, redija
um artigo de opinião em que você apresente e defenda, com argumentos, a
educação que a escola deve oferecer para atender às transformações e aos
desafios do século XXI.
II. Faça a revisão
de seu texto, seguindo as orientações a seguir.
REVISANDO O
ARTIGO DE OPINIÃO
Após
a produção do texto, revise-o e, se necessário, reescreva-o. Seguem algumas
dicas para apoiá-lo nesta etapa de revisão:
→O
título está adequado ao assunto?
→Atendeu
ao contexto de produção, considerando:
•
Gênero;
•
Público-alvo;
•
Lugar onde vai circular;
•
Posição social do autor?
→Elementos estruturais do texto:
•
Posicionou-se claramente frente à questão polêmica?
•
Os argumentos estão desenvolvidos para defesa de seu ponto de vista?
•
Concluiu o texto retomando o posicionamento assumido na tese?
→Análise
linguística:
•
Empregou a linguagem adequada ao gênero?
•
Atendeu às normas de convenção da escrita?
•
Utilizou organizadores textuais (conjunções, advérbios e locuções) para
articular os argumentos entre si?
ATENÇÃO!
Esta atividade consta no livro didático adotado pela escola – a proposta está na página 346.
Bibliografia: ABAURRE, Maria
Luiza M. Português: contexto,
interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2016. p. 346.
SP
Faz Escola, 2020. Caderno do aluno, 2ª
série do ensino médio, língua portuguesa.
Observações: Leiam as orientações com calma, para poder realizar a atividade de maneira adequada. Caso tenham dúvidas, perguntem!
Até
mais,
Profº
Maria Margarida
Boa tarde!
Iniciaremos essa semana a atividade 2 do 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre. Essa aula é continuação da aula anterior ministrada no Centro de Mídias. É imprescindível que vocês assistam a vídeo aula na sequência, pois assim compreenderão melhor o conteúdo e facilitará na resolução das atividades propostas durante a aula.
Para essa semana de 25\10 à 30\10 - Assistam a aula do CMSP postada no link a seguir e no caderno copiar e responder as perguntas . 1,2 (ACOLHIDA).
Obs. A pergunta: "O que você sabe sobre Shakespeare?" não precisa copiar no caderno e responder.
Em seguida surgirão ao longo da vídeo aula as atividades de número 1 á 7. Com titulo ATIVIDADES, todas essas devem ser copiadas e respondidas no caderno. Atenção para a correção das mesmas que acontece também nesta mesma vídeo aula.
Obs. Perguntas a caneta azul ou preta, respostas à lápis com letra legível.
Enviar foto da atividade para o e-mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou para o whatsap: 948338779 até 30/10/2020.
Boa aula!
Boa tarde, galera do 6ºA!
Espero
que estejam bem 😊
Nesta semana analisaremos uma pintura de
Candido Portinari, artista muito importante para a cultura brasileira. Façam a
atividade e enviem para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 03/11/2020.
Assunto: Interpretação
de pintura; produção textual.
I. Observe a tela O futebol, de Candido Portinari para
depois realizar a atividade proposta.
TRANSFORMANDO
LINGUAGENS
Após observar muito bem a pintura de
Portinari, você vai redigir uma descrição, isto é, você vai fazer um “retrato
com palavras”. Lembre-se de que fazer uma boa descrição é possibilitar ao
leitor “ver” o que está sendo descrito.
Para isso você deve:
● identificar todos os elementos que
aparecem na pintura;
● caracterizar bem o local do jogo;
● caracterizar tudo o que rodeia o local
do jogo (por exemplo, o lugar murado no alto à esquerda; a casa no alto à
direita);
● caracterizar os meninos que estão
jogando bola;
● retratar também os animais.
II. Depois de fazer
seu texto descritivo, relembre uma classe gramatical muito importante para
descrevermos os objetos, os seres, etc.; essa classe de palavra é o adjetivo. Leia a informação a seguir:
O que é adjetivo?
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui
características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e
estados.
Essas palavras variam em gênero
(feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e
superlativo).
Exemplos de adjetivos:
·
garota bonita
·
garotas bonitas
·
criança obediente
·
crianças obedientes
Fonte: https://www.todamateria.com.br/adjetivos/ Acesso
em 26.10.2020.
Agora,
volte ao texto produzido por você e transcreva seis adjetivos utilizados em sua
descrição da obra O futebol, de
Portinari.
Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione, 1991.
Observações: Leiam os textos
da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.
Até mais,
Profª Maria Margarida
HERBERT BALDUS
Professora Marcia
Nos primeiros mosaicos, os gregos realizavam desenhos com seixos. A forma de arte se espalhou
também para os romanos, e
foi amplamente utilizada na decoração interna de casas e negócios.
Os romanos gostaram especialmente de usar essa arte
para pavimentos, e alguns mosaicos de piso foram revelados em sítios
arqueológicos. Com a propagação do cristianismo veio uma explosão dessa arte em igrejas e outras
casas de culto. Eles retrataram santos ou cenas religiosas, e muitas vezes
integraram materiais preciosos, como ouro e gemas.
O mosaico é uma arte decorativa utilizada desde
a Antiguidade até os
dias atuais. Existem vestígios da técnica desde a Civilização Mesopotâmica, quando era feita pelos sumérios há cerca de 3500 anos A.C.
Mas foi a partir do mundo greco-romano que a técnica artística foi aprimorada e
usada em grande quantidade na decoração de pisos e paredes.
São utilizadas formas geométricas que revelavam inspiração na arte da tapeçaria. Os mosaicos deixaram a sua
marca na Arte Bizantina, que deixou uma vasta coleção da arte. Em todo o
Império Bizantino, a população fazia suas devoções, por isso, a arte musica não tinha a função
apenas de adornar as paredes e abóbadas (estrutura
arquitetônica de cobertura curvada), mas orientar os fiéis com cenas que
retratassem a vida de Jesus Cristo, dos profetas e dos imperadores.
1) escolha uma das figuras acima e faça uma releitura
utilizando, papel colorido ou areia
colorida.
2) O que é e como é feito o mosaico?
3) qual é a origem do mosaico ?
Professora: Marcia Baptista
Whatsapp: 952295560
E mail:
marciaclaudino@prof.educacao.sp.gov.br
HERBERT BALDUS
Professora Marcia
Atividade para o 6 D, 6 C, 6 E
ORIGAMI
Não há data exata do surgimento da arte milenar do origami,
alguns historiadores acreditam que tenha surgido após a invenção do papel,
quando o mesmo foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI, sendo uma
decorrência natural da invenção do papel. A técnica teve origem no Japão, sendo
aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro.
As figuras representadas no origami têm diferentes significados
para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade,
boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros. As
primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só,
dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas.
QUESTÕES
1)QUANDO FORAM CRIADOS OS PRIMEIROS ORIGAMIS ?
2)PARA OS JAPONESES AS FIGURAS REPRESENTADAS NO ORIGAMI
TÊM VÁRIOS SIGNIFICADOS. DÊ ALGUNS EXEMPLOS.
3)ONDE SURGIU A TÉCNICA DO ORIGAMI?
4)QUANDO SURGIU A ARTE MILENAR DO ORIGAMI?
5)PESQUISE E FAÇA UMA FIGURA DE ORIGAMI.
Professora: Marcia Baptista
Whatsapp: 952295560
E mail:
marciaclaudino@prof.educacao.sp.gov.br
Bom dia ! segue atividade
Ginástica Alternativa
Pesquisa e escreva sobre o que seria a ginástica alternativa
Responder:
01- Quais tipos de ginástica que trazem suavidade e relaxamento?
02- Quem pode praticar?
03- Você já praticou esse tipo de ginástica?
04- Quais os benefícios físicos e mentais?
Se possível registra o memento tirando fotos, vídeos praticando ginástica alternativa.
Bom trabalho!
Obs.: entregar atividade no e-mail jessicapri@prof.educacao.sp.gov.br
Bom dia queridos alunos
Tudo bem com vocês? Espero que sim, e peço colaborações da partes de vocês, de procurar fazer as atividades bem feitas, e até agora não tive retorno das atividades entregues e fica difícil atribuir às notas, e se continuar dessa forma correra o risco de serem reprovados nesta disciplina.
Faça as atividades do caderno do aluno SP faz escola 1ª serie Ensino Médio 3° Bimestre da pag. 114, atividade 1 e 3 até a questão D da pag. 114 da para os alunos da Turma D.
Faça as atividades do caderno do aluno SP faz escola 2ª serie Ensino Médio 3°Bimestre da pag. 118 atividade 1e 2 e pag 119 responda as questões 1, 2, 4 e 5 para os alunos da Turma F.
Copiar as questões e as respostas das atividades do caderno do aluno digitado no Word.
Entregar a atividade postada no dia 04/11/2020 no
Google Classroom ou no meu e-mail prof.jeosmael@gmail.com
Conforme o código abaixo das turmas do Google Classroom para ter acesso
Código: q2stxpe turma D
Código: us57pii turma F
Esclarecimento de duvidas nos comentários do Blog, Google
Classroom ou pelo e-mail
Att.
Prof. Jeosmael
Vamos rever um pouco da terceira geração romântica. Leia o material abaixo e depois responda ao QUIZZ sobre o tema.
Bom trabalho!!!
Faça a leitura da breve contextualização histórica sobre Castro Alves e em seguida releia o poema “O ‘adeus’ de Teresa”.
Castro Alves (1847 - 1871) foi um poeta brasileiro. Escreveu clássicos como “Espumas Flutuantes” e “Hinos do Equador” que o alçaram à posição de maior entre seus contemporâneos, bem como versos de poemas como “Os Escravos”, “A Cachoeira de Paulo Afonso e Gonzaga” que lhe valeram epítetos como “poeta dos escravos” e “poeta republicano” por Machado de Assis, ou descrições de ser “poeta nacional, se não mais, nacionalista, poeta social, humano e humanitário”, no dizer de Joaquim Nabuco, de ser “o maior poeta brasileiro, lírico e épico”, no dizer de Afrânio Peixoto, ou ainda de ser o “apóstolo andante do condoreirismo e “um talento vulcânico, o mais arrebatado de todos os poetas brasileiros”, no dizer de José Marques da Cruz. Integrou o movimento romântico, fazendo parte no país daquilo que os estudiosos chamam de “terceira geração romântica”.
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880.
Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.
Nesse período, a literatura sofre forte influência do escritor francês Victor-Marie Hugo (1802-1885) recebendo o nome de "Geração Hugoana".
Importante notar que nessa fase, a busca pela identidade nacional ainda continua, não só focada nas etnias europeia e indígena, mas também na identidade negra do país.
Por esse motivo, o tema do abolicionismo foi bastante explorado pelos escritores, com destaque para Castro Alves, que ficou conhecido como o "poeta dos escravos".
A Terceira Geração Romântica tem como principais características:
Os principais escritores brasileiros dessa fase:
1. Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871)
Escritor baiano de maior destaque da terceira geração romântica, Castro Alves, chamado de "Poeta dos Escravos” apresenta uma poesia dividida em duas temáticas: a poesia social e a poesia lírico-amorosa.
Dentre elas podemos destacar: O Navio Negreiro (1869), Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883).
Mais conhecido por Sousândrade, Joaquim de Sousa Andrade foi um escritor e poeta maranhense muito influente da literatura brasileira.
Em 1857, publicou seu primeiro livro de poesia “Harpas Selvagens”(1857). Sua obra mais destacada é o poema narrativo: O Guesa (1871) baseado na lenda indígena Guesa Errante.
Tobias Barreto foi poeta, filósofo e crítico brasileiro, notável pelos seus poemas românticos com grande influência do escritor Victor-Marie Hugo (1802-1885).
Suas obras: Glosa (1864), Amar (1866), O Gênio da Humanidade (1866), A Escravidão (1868).
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco foi um poeta, jornalista, diplomata, orador, político e historiador brasileiro.
Sílvio Romero, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, foi um crítico literário, poeta, ensaísta, historiador, filósofo, professor e político brasileiro.
Possui uma vasta obra nas áreas da: filosofia, política, sociologia, literatura, folclore, etnologia, direito, poesia, cultura popular e história.
Destacam-se: A poesia contemporânea (1869), Cantos do fim do século (1878) e Últimos harpejos (1883).
Responda ao QUIZZ clicando logo abaixo: