CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 3 de novembro de 2020

Semanário Sociologia 1° A - 03/11/2020 a 06/11/2020

 

Olá turma tudo bem, Boa noite!!!!!

Devido ao baixo envio da dissertação não vou publicar nova atividade ainda aguardo o envio da atividade até a próxima semana.

Dúvida e atividade via e-mail.

marcosandrelima@prof.educacao.sp.gov.br

Semanário de Filosofia 1° A, C, D, E e F - 03/11/2020 a 06/11/2020

 

Olá turma tudo bem, Boa noite!!!!

Conforme solicitado trabalho na publicação anterior. Essa semana não terá nova publicação de conteúdo para focar na realização da pesquisa (Trabalho) solicitado.

Dúvidas estou à disposição.

marcosandrelima@prof.educacao.sp.gov.br

Rotina de estudos (03 a 06 de Novembro) - LEITURA E ATIVIDADES

 Olá gente!

Espero que estejam bem e seguros!
Continuamos nosso estudo remoto deste Quarto Bimestre, sempre da seguinte maneira:
a) Postagens, orientações sobre as atividades e materiais de apoio SERÃO FEITAS via Blog da Escola, em nossa página do Facebook e também pela plataforma Google Sala de Aula (lembrem - se de acessar essa plataforma pelo Centro de Mídias de São Paulo, pois terão seus dados patrocinados).
b) A entrega das atividades deverá ser feita sempre digitalmente via plataforma Google Sala de Aula ou encaminhada ao professor por escrito via secretaria escolar.
c) Lembro também que semanalmente, às quintas - feiras sempre pela manhã, estou ONLINE e AO VIVO no Centro de Mídias de São Paulo para esclarecimento de dúvidas, explicações e demais orientações.

Peço para quem ainda não desenvolveu os estudos orientados, que faça isso o quanto antes. Não deixe de desenvolver seus estudos ou que as atividades se acumulem! Insisto para que CONSTRUAM UMA ROTINA LEVANDO EM CONTA O HORÁRIO DE ESTUDOS COMO SE ESTIVESSEM NA ESCOLA NORMALMENTE. Deste modo não haverá uma sobrecarga de estudos ou tarefas escolares, lembrando que as notas e frequência bimestrais são elaboradas com base em sua participação nas aulas online, no desenvolvimento e entrega das atividades e tarefas.
Façam as correções e mantenham seus cadernos organizados, com todas as tarefas registradas e em dia.

Para esta semana as atividades são:

A) Retomar a leitura do capítulo 03 do livro de História e a atividade da página 43.
- Responda: Como se sentiu ao ler e fazer esta atividade? Explique:  

B) Faça uma pequena pesquisa registrando:
1 - O que é trabalho infantil.
2 - Quais as razões dele acontecer em nosso país.
3 - Afinal, ele é positivo ou negativo para a criança e o adolescente?
4 - NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR OS LOCAIS DE ONDE RETIROU AS INFORMAÇÕES DE SUA PESQUISA.

C) Utilizando os materiais números 1 e 2 presentes em anexo, responda as tarefas abaixo: 
I - Após a leitura e observando o material 1, (COMPILADO DE FALAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA) 
O presidente da República em sua fala defende ou critica o trabalho infantil e por qual razão?
II - Você concorda ou discorda da fala do presidente? Explique:
III - Acredita que essa fala do presidente da República possa trazer algum tipo de problema, principalmente para quem luta contra o trabalho infantil? Por quê:
IV - Após a leitura e observando o material 2, (ARTIGOS DO ECA. E COMENTÁRIOS DA LEGISLAÇÃO SOBRE TRABALHO INFANTIL NO BRASIL)
Comparando os materiais 1 e 2, podemos afirmar que eles são complementares ou contraditórios? Escolha um artigo que justifique sua resposta e por qual razão: 
V - Você já presenciou ou viveu algum tipo de experiência de trabalho infantil? Descreva como foi essa experiência e como se sentiu à respeito:

                                                 
D) Faça uma pequena pesquisa registrando:
1 - O que é o ECA?
2 - Para que serve e a razão de ter sido criado.
3 - Cite dois artigos do ECA que critiquem o trabalho infantil.
4 - Qual o papel dos Conselhos Tutelares para o combate ao trabalho infantil?
5 - NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR OS LOCAIS DE ONDE RETIROU AS INFORMAÇÕES DE SUA PESQUISA.



Bons estudos e boa semana!

Professor Paulo T

 



     Olá pessoal , vamos seguir por aqui no blog de 4 bimestre . Nossa atividade nesta semana será muito importante e simples . Vou solicitar a vocês que produzam 2 textos analíticos, duas Resenhas Criticas sobre dois documentários fundamentais para entendermos os conceitos de Ditadura e Totalitarismo e seus impactos sociais , políticos , econômicos e existenciais. 

     Para tanto o primeiro deles é o documentários brasileiro " Você também pode dar um presunto legal ", do diretor Sérgio Muniz , feito no calor da hora , em meados de 1968 até o início da década de 70,  censurado e durante muito tempo não exibido.  O filme traça um retrato preciso sobre a ação das forças Estatais , sobretudo na repressão aos mais pobres , nas periferias de São Paulo . Busca discutir a participação e apoio de grandes empresas , por vezes trans e multinacionais no apoio a ações repressivas durante o regime civil-militar . Este documentário é uma relíquia e muito bom para se entender este processo portanto não deixe de ver . 


     




Outro documentário que eu solicito que vocês vejam é o , Noite e Neblina , de 1955 , dirigido por Alan Resnaes. Este filme compila uma série de imagens reais dos campos de concentração em especial Auschwitz , e possui um texto narrado por um sobrevivente deste campo. Faz a denúncia dos horrores e atrocidades cometidas pelos Alemães com a anuência de diversos outros povos e países. Este documentário é preponderante para entendermos os século XX-XXI e os conflitos existente neste período.




klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br 





Aula 17- 4º Bimestre - Retomando Movimentos - 1B


 

Boa tarde alunos,

 

Esta semana estamos revendo algumas das atividades aprendidas em aulas anteriores.

·         Rever  a aula do CMSP do dia 2710/2020 : Movimento  e fazer as anotações no caderno     

·         Responder as questões sobre movimentos da física no caderno   

 

Questionário

Q1) Quais são os tipos de movimentos da física?

Q2) Como calcular movimento?

Q3) Como calcular a posição?

Q4) Qual é a fórmula para calcular o instante?

Q5) Como calcular a função horária do movimento?

Q6) Como calcular um movimento uniforme?

Q7) Como se define um corpo em movimento?

Q8) Qual é a função horária do MRU?

Q9) Como calcular o espaço percorrido em física?

Q10) Como calcular MU e MUV?

Q11) Como se calcula o intervalo de tempo?

Q12) Como calcular o instante que o móvel passa pela origem?

Q13) Qual é a posição inicial do corpo?

Q14) Como construir um gráfico da posição em função do tempo?

Q15) Como calcular a aceleração de um gráfico?

 

 

Aula 19 de História - 3°C

 Olá a tod@s!



Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa terceira atividade do terceiro bimestre. Tema: A transição da Idade Antiga para a Idade Média.


Segue vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema:







Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas:


Aula 19



Pessoal, uma observação importante:

 Teremos uma aula online na semana que vem. Farei um post na próxima Sexta Feira avisando dia e horário.




Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!



Aula 19 de História - 2°F


Olá a tod@s!


Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa terceira atividade do terceiro bimestre. Tema: A transição da Idade Antiga para a Idade Média.


Segue vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema:








Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas:


Aula 19


Pessoal, uma observação importante:

 Teremos uma aula online na semana que vem. Farei um post na próxima Sexta Feira avisando dia e horário.




Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!




 



        Olá pessoal tudo certo , nesta semana nós vamos discutir o que é Modernidade , e Renascimento Cultura , Urbano , e qual fora a concepção dos europeus do século XV sobre o chamado Novo Mundo . 


     No imaginário dos homens do século XIV- XV , no além mar existia o Eldorado terra de muita fartura , calor o ano todo, alimentação em abundância , tudo em fartura , aguas limpas e cristalinas e ouro , ouro disposto em todos os lugares. 

     Este processo está inserido na baixa Idade Média , próximo do fim deste período, momento no qual o Homem sonha em desbravar , sair , conhecer um 'Novo Mundo' , então o imaginário de como seria a América era intenso e criativo , embreado de concepções Eurocêntricas repleta de preconceitos . Ao desenvolverem técnicas de navegação , novos mapas mais precisos, aliado ao sonhos duma riqueza rápida associada ao encontro do ouro, os europeus constroem sucessivas vagas de navegação com direção ao novo continente. Neste interim havia a formação dos Estados , a unificação de reinos e cidades em um só , como foi o caso de Espanha , Portugal, criando as chamadas Monarquias Absolutistas.

     Supostamente com interesse de ir as Indias Orientais , Ásia e África , buscar iguarias, especiarias ,temperos ,os europeus aqui chegaram na América , promovendo já de imediato uma transformação abrupta , intensa e ampla , tudo isso com muita violência e destruição de povos e culturas . Aqui nas Américas foram encontrados povos amplamente desenvolvidos , e grupos coletores , caçadores. 

     Num primeiro contato entre europeus e os nativos das Américas a violência por parte dos recém chegados marcar a relação de dominação e exploração . Pensar este processo como Descobrimento , sem dúvida , é mais uma forma de violência contra os nativos, sobretudo no que condiz o reconhecimento dos povos que aqui estavam com todo seu desenvolvimento milenar , nas artes , na matemáticas , na literatura e em seus conhecimentos de engenharia e medicina . Portanto devemos repensar este processo nos termos : Invasão - Conquista- Dominação - Exploração . Sempre com o objetivo de enriquecer a Europa.

     Saber o significado desse termo , Moderdinade, é preponderante para Nós entendermos o que foi o Renascimento Cultural e Urbano. O mundo medievo entra em colapso no final do século XV e um novo mundo surge com valores , ideias voltadas a cultura Greca-Romana Clássica .

     Na Idade Média, ( V-XV) a Igreja Romana controlava todo o saber , controlava também a economia e condicionava os valores aceitos ou reprovados naquela sociedade . A terra representava e correspondia a riqueza , o sistema econômico era o Feudalismo , títulos nobiliárquicos marcavam as relações sociais , lealdade, fidelidade, proteção correspondiam os ideias do Homem medievo. Uma sociedade marcadamente Teocentrista e politicamente descentralizada.
     No começo do século XI surge uma nova classe social , instalada no entorno dos muros dos castelos , os chamados burgos , viajam para longe trazendo mercadorias de diferentes lugares , de diferentes valores . Aos poucos essa classe social foi sendo ampliada, as práticas comerciais voltaram a funcionar e na Baixa Idade Média , surge a Burguesia , evidente dentro deste contexto está marginalizada e alijada dos processos políticos e distante dos Reis.
   Aos poucos a burguesia vai enriquecendo vertiginosamente e exigindo maior participação política e reconhecimento do status -quo, ( titulos nobiliárquicos ), esse enriquecimento vai permiti que os burgueses façam investimentos em novas tecnologias para navegação, no intuito de comerciar, surge a figura do Mecenas para financiar projetos tecnológicos e artísticos  Isso cria uma nova situação na qual os pensadores vão buscar os conhecimentos naqueles pensadores Gregos Romanos Clássicos. É preciso dizer que o Burguês representa a antítese em todos os aspectos do Nobre, ligado intrinsecamente aos valores Cristãos ,figura política que domina as instâncias de poder na idade média.
     O Renascimento é marcado pelo Antropocentrismo , pelo Heliocentrismo, pelo Racionalismo , a ideia é fazer aflora esses valores clássico que a igreja medial escondeu nos livros em seus monastérios , não permitindo o acesso a população de maneira geral .
    Neste processo, com o desenvolvimento de mapas com maior precisão e navios velozes e mais duradouros, se da o início das chamadas Grandes Navegações , o Renascimento Urbano , o surgimento da Perspectiva nas representações artísticas expressão de maneira intensa o que foi este processo histórico.



     Vejam a vídeo aula :


     

 



     Olá pessoal , nesta semana nós vamos rever alguns conteúdos já trabalhados anteriormente . No caso em questão, vamos rever como surgiram as primeiras civilizações , onde e em quais condições . 

     As primeiras civilizações são chamadas de " civilizações hidráulicas' , isto porque os primeiros grupos humanos vão passar pelo processo de sedentarização nos vales de grandes rios . Lembrando que os grupos humanos eram nômades , ou seja , estavam sempre circulando , se locomovendo , em busca de boas condições de vida , portanto não fixavam moradia em nenhum lugar , em nenhuma parte. Dito isto sabemos que a maior parte do tempo em que a espécie humana esteve na terra foi nesta condição de nômade , a sedentarização é recente se comparada a situação anterior . Isto implica dizer que a maior parte do tempo da espécie humana não havia cidades, casas , moradias , obras privadas ou públicas , monumentos , o Homem era meramente mais uma espécie na natureza. 

     E por que os primeiros grupos humanos ,por volta de mais 20 mil anos atrás, se fixaram no entorno de grandes rios ? Simplesmente em decorrência das condições climáticas e hidráulica. Rios extensos e caudalosos ofertam maior navegabilidade, transporte , lazer, pesca, facilitam a agricultura com a construção de canais de irrigação e diques, para levar água até a lavoura e aumentar a produtividade. Esses elementos reúnem as condições fundamentais que constituíram o surgimento das primeiras cidades . Elas são encontradas na região do chamado Crescente Fértil , ( Oriente Médio ), na China antiga , e na India.

      No oriente médio antigo, no chamado Crescente Fétil, nos chama  atenção as civilizações Mesopotâmicas por serem consideradas um dos berços da civilização,  nesta região vários povos se desenvolveram ,localizada no atual Iraque , Turquia e Síria , Mesopotâmia significa terra entre rios, numa referência aos rios tigre e eufrates , foi lá que a mais de 5 mil anos atrás os Sumérios , os Acádianos, os Assírios, os Hititas, os Babilônios. Estes povos desenvolveram uma escrita própria chamada de Cuneiforme , os povos se estabeleceram  naquela região dada as condições geográficas , próxima da África , Europa, local de muito calor e com rios caudalosos favorecendo a navegação , portanto o transporte, e sobretudo a agricultura . No geral possuiam religião politeísta e sua organização política era Teocrática ou seja o poder religioso estava junto ao poder político . No geral viviam em cidades estados, monarquias independentes . Dentre os principais monumentos que sobreviveram ainda hoje estão os Zigurates , eles funcionavam como templo religioso , armazém de alimentos , universidade, e observatório astronômico. Outros monumentos que desapareceram ao longo da história são os jardins suspensos da Babilônia e a torre de Babel . Matemática desenvolvida , literatura com a Epopéia de Gilgamesh , texto mais antigo do mundo , as cidades de Ur, Uruk , Nipur , Eridu , os mesopotâmicos viviam num esplendor sem precedentes.

           Está foi sim , uma das primeiras civilizações existentes ao longo da Historia ,lá desenvolveram     uma cultura próspera e complexa em diversas areas dos saberes humanos . As primeiras cidades, os primeiros centro de estudos , os grandes monumentos públicos lá receberam uma grande atenção , com um esplendoroso desenvolvimento . As teorias mais relevantes sobre o tema atribuem esse desenvolvimento as condições naturais da região, quais sejam : calor o ano todo, rios caudalosos e navegáveis , proximidade com o Mar Mediterrâneo, na antiguidade considerado o centro do mundo antigo , por ser local de encontro de diferentes povos , provindos de diferentes locais , tanto da África , Ásia ou Europa.

  Os Mesopotâmicos, além de grandes monumentos como os Zigurates , centro de saberes e observação astronômica , também desenvolveram e construíram um modelo de escrita chamada de cuneiforme, feito na argila . Um dos maiores legados culturais fora o código de Hamurábi , que serviu de base para outras civilizações desenvolverem seu código de leis . Este código ficou conhecido por lei de Talião , ( retaliação ), e pela sua dureza no julgo aos crimes ficou conhecido também pela seguinte frase , " dente por dente olho por olho ". Basicamente pune com reciprocidade o autor de um crime.

    A religião era politeísta, possuíam vários deuses , e antropozoomórfica , deuses com formas de humanos e animais . As cidades eram autônomas e independentes , o sistema político era monárquico , cada uma se organizava conforme seus interesses particulares . 

   


   Vejam a vídeo aula : 







HISTÓRIA 1A

 História, 1A.

Responder as questões abaixo no caderno e enviar ao email da professora:

leonice1@prof.educacao.sp.gov.br


1. Explique o surgimento do artesanato.


2. O reino Franco foi comandado por Reis de duas dinastias. Explique quais eram.


3. Durante o governo de Carlos Magno (768 - 814), os francos conquistaram territórios nas penínsulas. Quais eram essas penínsulas.


4. Qual foi o título que Carlos Magno recebeu do papa por ter grande prestígio no mundo cristão.

Geografia - 4 Bimestre - 3 Ano Médio - Aula - 03

 


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".


Geografia - 4 Bimestre - Aula - 03

Semana de 03/11/2020 a 06/11/2020.

Tema para essa semana: Distribuição das principais redes de fluxos materiais.


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre o tema.



Agora que vc já entendeu um pouco mais sobre o tema dessa semana, click na imagem abaixo para responder algumas questões.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.







Geografia - 4 Bimestre - 2 Ano Médio - Aula - 03

 












"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".


Geografia - 4 Bimestre - Aula - 03

Semana de 03/11/2020 a 06/11/2020.

Tema para essa semana: Desenvolvimento sustentável.


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre esse tema.


E ai ? Gostou da aula ?

Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância do tema dessa semana, click na imagem abaixo para responder algumas questões


.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.






Geografia - 4 Bimestre - 1 Ano Médio - Aula - 03

 












"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".


Geografia - 4 Bimestre - Aula - 03

Semana de 03/11/2020 a 06/11/2020.

Tema para essa semana: Aquecimento Global


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre o tema dessa semana.




E ai ? Gostou da aula ?

Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância do tema dessa semana, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.