CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 13 de maio de 2020

ATIVIDADE 2
EE HERBERT BALDUS - MATEMÁTICA 2ª SÉRIE E e F - PROF SILVANO

NOME:                                                           Nº                   SÉRIE:                DATA:

TRIGONOMETRIA: MEDIDAS DE ARCOS DE CIRCUNFERÊNCIA E CÁLCULO DE SENO, COSSENO E TANGENTE DE ALGUNS ÂNGULOS.



OBJETIVOS: Identificar a relação entre uma medida angular em graus e em radianos; Calcular seno e cosseno de ângulos expressos em radianos com suporte do ciclo trigonométrico.

Acesse os links a seguir e assista às aulas.


https://www.youtube.com/watch?v=c_nbqUzB5SQ

https://youtu.be/7UMmqADkbpg

https://youtu.be/sv-KX8-RcmI




RESOLVA OS EXERCÍCIOS DEIXANDO A ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO REGISTRADA.
 1- Em cada item, expresse a medida em radianos.
   a) 30o       b)72        c) 275o       d)90        e)320o      f) 45o         

2- Em cada item, expressem a medida em graus









3) Calcule, em radianos, a medida do ângulo central correspondente a um arco de comprimento 15cm contido numa circunferência de raio 3 cm


4) Qual é a medida, em radianos, de um arco de 20cm de comprimento, contido numa circunferência de raio 8 cm.


5) Quanto mede em graus, aproximadamente, um arco de 1rad?






8)  (CEFET-PR) Se na figura a seguir AB =  9 cm, o segmento DF mede,  em cm:

a) 5      
b) 4      
c) 8      
d) 7      
e) 6
   
9) 





























3rd class

 Hello folks, are you fine? Did you have a good week?

                                           Peter phones Sally          
      In this week you want to phone an English co-worker to arrange to meet after work. You are nervous and ask a frien for help. Your friend Peter let´s you listen to this conversation with Sally. Type the correct form  of the verb in brackets in each gap so you have  a record of the conversation. Then you can phone your colleague.

       Vocês lembram quando estudamos sobre o futuro?  Usamos Will ou Wont.( will not). Ex I will do this task  ( eu farei esta tarefa) ou I will not do this task ( eu não farei esta tarefa). Will you do this task? ( Você fará esta tarefa?)

     Na última aula você criaram um diálogo agora é para  completar  o diálogo a seguir usando Will ou Won't, não  esqueça de colocar o verbo que esta entre parenteses , e depois traduza  o texto também.

Peter: Will you be at home this evening, Sally?

Sally: Well. I'm working late. I don't expect I __________(finish) until after 9:00 so I ____Peter :______(not be) home quite late.

Peter : Oh, I see. What about tomorrow? ______________(you/be) for lunch?

Sally: No, I'm afraid ____________(be) in a meet at lunch time.

Peter : What time  do you think _________________end /the meeting)?

Sally I'm not sure, but probably____________________(not finish) before 2:00. Listen, why dont we meet for a coffee after work tomorrow.

Obs
 a)Consulte o caderno para relembrar 
b) envie no email : murilosales@professor.educacao.sp.gov.br,
c) a data de entrega até 27/05/2020

AULA 2- 3ºS ANOS E.M- CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA DO VÍRUS CAUSADOR DA COVID-19- BIOLOGIA- PROFESSORA PRISCILLA

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA CALASANS

TEMA- VÍRUS

ORIENTAÇÕES
1- ASSISTIR A AULA DO APP CMSP DO DIA 08/05, QUEM NÃO ASSISTIU PODE VER NO SITE, YOUTUBE OU FACEBOOK DE NOME CENTRO DE MÍDIA SP;
2- AS QUESTÕES DEVEM SER RESPONDIDAS ( NO CORPO DO E-MAIL, EM WORD E ANEXADO OU FOTOGRAFADO DO CADERNO) E ENVIADO AO E-MAIL- aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
3- NÃO SE ESQUEÇAM DE SE IDENTIFICAR NO TÍTULO DO E-MAIL COM NOME, SÉRIE E TURMA;
4- CASO AINDA TENHA DÚVIDS SOBRE COMO RESPONDER AS QUESTÕES, ACESSEM AS DICAS DE VIDEO-AULAS QUE DEIXAREI DISPONÍVEL ABAIXO.

DICAS DE VÍDEO AULAS- COLOQUEM ESSES TÍTULOS NO YOUTUBE

  • CORONAVÍRUS- PROF. PAULO JUBILUT;
  • VÍRUS MORTAIS- PROF. PAULO JUBILUT;
  • VÍRUS- RESUMÃO ENEM- PROF. PAULO JUBILUT
ATIVIDADE

1- PESQUISE O NOME CIENTÍFICO DO VÍRUS CAUSADOS DA COVID-19, FAÇA UM ESQUEMA DO SEU CICLO DE VIDA EXPLICANDO-O E CLASSIFIQUE O VÍRUS TAXONOMICAMENTE. SE NÃO CONSEGUIR, JUSTIFIQUE O MOTIVO.

AULA 2- 2ºS ANOS E.M- OS VÍRUS E O CICLO DE VIDA DO VÍRUS CAUSADOR DA COVID-19- BIOLOGIA- PROFESSORA PRISCILLA

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA CALASANS

TEMA- VÍRUS

ORIENTAÇÕES
1- ASSISTIR A AULA DO APP CMSP DO DIA 08/05, QUEM NÃO ASSISTIU PODE VER NO SITE, YOUTUBE OU FACEBOOK DE NOME CENTRO DE MÍDIA SP;
2- AS QUESTÕES DEVEM SER RESPONDIDAS ( NO CORPO DO E-MAIL, EM WORD E ANEXADO OU FOTOGRAFADO DO CADERNO) E ENVIADO AO E-MAIL- aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
3- NÃO SE ESQUEÇAM DE SE IDENTIFICAR NO TÍTULO DO E-MAIL COM NOME, SÉRIE E TURMA;
4- CASO AINDA TENHA DÚVIDS SOBRE COMO RESPONDER AS QUESTÕES, ACESSEM AS DICAS DE VIDEO-AULAS QUE DEIXAREI DISPONÍVEL ABAIXO.

DICAS DE VÍDEO AULAS- COLOQUEM ESSES TÍTULOS NO YOUTUBE

  • CORONAVÍRUS- PROF. PAULO JUBILUT;
  • VÍRUS MORTAIS- PROF. PAULO JUBILUT;
  • VÍRUS- RESUMÃO ENEM- PROF. PAULO JUBILUT

ATIVIDADE

1- CRIE UM MAPA CONCEITUAL COM S PAVRAS CHAVES ABAIXO:
A- COVID-19
B- SARS
C- CAPSÍDEO
D- DNA
E- RNA
F- PROTEÍNA;
G- LIPÍDIOS;

Boa noite!!

Vamos continuar com o nosso estudo, respondendo as seguintes questões no caderno. Não precisa enviar, porém é importante fazer para dar continuidade ao nosso roteiro de estudo.

Questões:

1. O que é Química Orgânica?

2. O que é cadeia carbônica?

3. Quais os postulados de Kekulé?

4. Quais os tipos de ligações que o carbono pode fazer nas cadeias carbônicas?

5. O que são compostos aromáticos?

Orientações:
Estudar os conteúdos ensinados antes da suspensão das aulas;
Dedicar as aulas online que estão disponíveis  no aplicativo do centro de mídias;
E principalmente respeitar o isolamento social.

Dúvidas: email: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br
















Códigos das turmas no Classroom



TEC - 6° ANO A TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : pm4ki52

TEC - 6° ANO B TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : l3q3rqh

TEC - 6° ANO C TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : u4btz7p 

TEC - 6° ANO D TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : js32b2t

TEC - 6° ANO E TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : tjikm4h 

TEC - 7° ANO A TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : s5zog5s 

TEC - 7° ANO B TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : x6s2ikb

TEC - 7° ANO C TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : jdcqxfx

Boa noite !!

Vamos continuar o nosso estudo respondendo as seguintes questões no caderno. Não precisa enviar, porém é importante fazer para dar continuidade ao nosso roteiro de estudo.

Questões:

1. O etanol tem densidade maior do que a gasolina. A medida que etanol é adicionado à gasolina, a cor do combustível vai clareando e a densidade da solução vai aumentando. A lei estabelece que o limite máximo de etanol anidro adicionado à gasolina é de 24%. Uma gasolina que , segundo o posto, recebeu a adição de 24% de etanol  apresentou densidade de aproximadamente 0,746 g/mL. Com essas informações é possível dizer que a gasolina está dentro dos parâmetros da lei ou se foi adulterada?
Dados: densidade gasolina ~0,72g/mL e densidade etanol  ~0,79 g/mL

2. Numa solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOHaq) C= 120g / L, responda:
a. Qual é o soluto e o solvente;
b. Qual o valor da concentração para 0,5 L de solução;



Orientações do professor:
Estudar os conteúdos ensinados antes da suspensão das aulas.
Dedicar as aulas online que estão disponíveis  no aplicativo do centro de mídias.
E principalmente respeitar o isolamento social.

Dúvidas : email : elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

Boa noite!!

Vamos continuar o nosso estudo, respondendo as seguintes atividades no caderno . Não precisa enviar, porém é importante fazer para dar continuidade com o  nosso roteiro de estudo.

Atividades:

1. Denominam - se picnômetros pequenos balões volumétricos, precisamente aferidos, em determinada temperatura, empregados para medir volumes de quantidades reduzidas de líquidos em laboratórios.Certo picnômetro, contendo 50 mL de óleo, pesou 46 g. Nestas condições, calcule a densidade do óleo em g/mL.

2. A densidade é considerada uma propriedade específica das substâncias, que varia com a temperatura em função da contração ou expansão do material considerado, além de explicar o porquê de os icebergs flutuarem nos oceanos. O mercúrio é um metal líquido nas condições ambiente e muito agressivo à saúde humana em função de sua toxicidade, pois é bioacumulativo, ou seja, não é metabolizado pelo organismo. Possui um valor de densidade igual a 13,6 g/cm3 nas condições ambiente. Calcule a massa em kg, de um frasco de vidro contendo 100 mL de mercúrio.

3. Faça uma pesquisa das densidades das seguintes substâncias:
a. água:
b. etanol:
c. ouro:
d. chumbo.

Orientações :

Estudar os conteúdos ensinados antes da suspensão das aulas.
Dedicar as aulas online que estão disponíveis  no aplicativo do centro de mídias.
E principalmente respeitar o isolamento social.

Dúvidas: email : elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

Física: eletricidade ( semana 2 )

Recomendações aos alunos.
* Leiam o texto com atenção.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas pela internet e pesquisem.
* Identifiquem as atividades na postagem com o nome, série e n° de chamada ( se possível ).
* As atividades deverão ser enviadas para o e-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br

Olá pessoal! Esta semana vamos aprender a calcular o consumo de energia elétrica de um aparelho.
O consumo de energia elétrica depende de dois fatores que se relacionam de maneira diretamente proporcional. Tais fatores são a potência elétrica do aparelho (P) e o tempo de utilização do aparelho (Δt).
Quanto maior a potência do aparelho maior será o consumo de energia elétrica, e quanto maior o tempo de utilização do aparelho maior será o consumo.
De acordo com o Sistema Internacional de Unidades de Medida (S.I.), a unidade de medida de potência é o wats (W), e do tempo é o segundo (s).
Nas contas de energia elétrica o consumo é medido em quilowats hora (KWh).
Lembrando que o quilo (K) é um múltiplo que vale 1000 vezes.
Veja os múltiplos:
Quilo        K       10³
Mega        M      10⁶
Giga         G       10⁹
Tera          T       10¹²

Assim, para o cálculo do consumo de energia elétrica, a potência deve estar em KW e o tempo em horas (h)

* Fórmula:                                   E = energia
                                                      P = potencia
E = P . Δt                                      Δt = tempo

Veja os exemplos.

1) Uma lâmpada incandescente de 100 W fica em funcionamento durante 4 horas por dia. Calcule o consumo mensal de energia elétrica dessa lâmpada.
Resolução:
P=100W = 0,1KW ( divide por mil )           E=P . Δt                  E= 0,4 . 30
Δt=4h                                                           E= 0,1 . 4                E= 1,2KWh por mês
E=?                                                               E=0,4KWh dia

2) Um chuveiro elétrico de 6000W de potência é utilizado, em média, 90 minutos por dia. Após um mês, qual é o consumo de energia elétrica desse chuveiro?
Resolução:
P=6000W=6W ( divide por mil )                   E=P . Δt                  E = 9 . 30
Δt= 90min.=1,5h                                            E=6 . 1,5                 E = 270KWh mês
E=?                                                                 E= 9KWh dia

Observem o consumo de energia elétrica da lâmpada e do chuveiro. Numa residência, o chuveiro é um dos "vilões" do consumo de energia elétrica.
Podemos concluir que, quanto maior a potência do aparelho e o tempo de utilização, maior será o consumo de energia elétrica.
Então para se economizar energia elétrica devemos:
1°) escolher aparelhos de potência elétrica menor;
2°) reduzir o tempo de utilização do aparelho.

Agora faça você.

Exercícios.


1) Um ferro elétrico de 1200W de potência é utilizado, em média, 3 horas por semana. Considerando o mês co 4 semanas, calcule o consumo de energia elétrica desse ferro em um mês.

2) Um chuveiro elétrico de 3200W de potência que é utilizado 2 horas por dia, consome quantos KWh mensalmente?

3) Numa residência, onde mora um casal, há:
* 4 lâmpadas de 50W de potência que ficam ligadas 4 horas por dia.
* 1 ferro elétrico de 2000W de potência, que é utilizado 2 horas por semana.
* 1 chuveiro elétrico de 4500W, que é utilizado 1 hora por dia.
* Outros aparelhos, como, televisão, geladeira, máquina de lavar, etc., que juntos consomem 80KWh por mês.
Calcule o consumo mensal de energia elétrica dessa residência.

4) Abaixo é fornecido as especificações de três lâmpadas:
* lâmpada incandescente:        100W - 110V.
* lâmpada fluorescente:           16W - 110V.
* lâmpada de LED:                  5W - 110V.
Considerando que cada lâmpada fique ligada 5 horas por dia, responda:
a) qual é o consumo diário de cada lâmpada?
b) qual das lâmpadas é a mais econômica?


Aula 3 - Fisica - Estudo dos movimentos - aceleração, velocidade e trajetoria

Boa noite alunos, 

Segue nossa atividade a ser entregue no decorrer da semana . 
Favor atentar-se as recomendações  no final da pagina . 
Bom trabalho a todos !!!


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
·        Identificar a grandeza relevante em relação aos movimentos  como deslocamento, tempo e velocidade  a partir da analise de placas de transito;
·        Compreender as características comuns entre o movimentos de corpos diferentes , envolvendo trajetória, velocidade, aceleração
.
Fazer a leitura dos textos abaixo de acordo com o livro didático e pesquisar as formulas envolvidas, note: 
Movimento Vertical
Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegará antes ao chão.
Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.
Assim, concluímos que, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade.
Quando um corpo é lançado nas proximidades da Terra, fica então, sujeito à gravidade, que é orientada sempre na vertical, em direção ao centro do planeta.
O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenômenos de curta duração, é tomado como constante e seu valor médio no nível do mar é:
g=9,80665m/s²
No entanto, como um bom arredondamento, podemos usar sem muita perda nos valores:
g=10m/s²

Lançamento Vertical
Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento Vertical.
Sua trajetória é retilínea e vertical, e, devido à gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado.
As funções que regem o lançamento vertical, portanto, são as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com aceleração da gravidade (g).



Sendo que g é positivo ou negativo, dependendo da direção do movimento:

Movimento Uniformemente Variado
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.
O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos:



ACELERAÇÃO

Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/figuras/muv2.GIFem um intervalo de tempo https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/figuras/vel6.GIF, e esta média será dada pela razão:
Am  = Variação velocidade  /  variação do tempo  no entanto, quando este intervalo de tempo for infinitamente pequeno, ou seja, aceleração média  =  velocidade  / tempo ( variação) , tem-se a aceleração instantânea do móvel.

ATIVIDADES: 
1- Correção dos exercícios da pagina 45 do livro didático.  – Com base no que vimos em ultima semana de aula presencial , relembrar os capítulos 1 a 3 do livro  sobre estudo dos movimentos 
2- Fazer uma pesquisa sobre o estudo dos movimentos  na pratica esportiva 
3 - Escolha um dos filmes abaixo e providencie uma resenha a ser entregue na data estipulada 
- A teoria de Tudo;
- Interestelar;
Isaac Newton  -  O ultimo mágico ;

METODOLOGIA(S): Uso do livro didático , lista de exercícios  


ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO: Entrega da lista  feita a caneta ou lápis  e entregue via e-mail institucional.  


Respostas enviar no e-mail : 
joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo  até  25/05
Identifique-se no assunto do e-mail conforme (nome do aluno e serie)
As notas serão atribuídas de acordo com a participação de cada aluno




Aula 2 - Cinética - estudo das grandezas dos movimentos,




HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
·        Identificar a grandeza relevante em relação aos movimentos  como deslocamento, tempo e velocidade  a partir da analise de placas de transito;
·        Compreender as características comuns entre o movimentos de corpos diferentes , envolvendo trajetória, velocidade, aceleração
.
ATIVIDADES: Correção dos exercícios da pagina 45 do livro didático.  – Com base no que vimos em ultima semana de aula presencial , relembrar os capítulos 1 a 3 do livro  sobre estudo dos movimentos . Explicação dos tipos de movimentos envolvendo outros corpos. Solicitado pesquisa sobre o estudo dos movimentos  na pratica de esporte .



METODOLOGIA(S): Uso do livro didático , lista de exercícios   

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO: Entrega da lista  feita a caneta ou lápis  e entregue via e-mail institucional. 

Aula 2 - Transformações Químicas - 1º série

Boa noite alunos, 

Segue nossa atividade a ser entregue no decorrer da semana . 
Favor atentar-se as recomendações  no final da pagina . 
Bom trabalho a todos !!!


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
·        Descrever as transformações químicas em linguagem  do nosso dia a dia
·        Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas a partir de substancias simples ( ver tabela periódica pag. 288)
·        Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos
.
ATIVIDADES: 
1- Pag 160 do livro  - Fazer a leitura do texto e identificar as principais características do  conceito de massa , atômico, volume periódico, isotopos e nêutron.
2- Pag 167 do livro  -  copiar o exercício pronto no caderno do inicio da pagina.
3- Pag. 167 do livro  - resolver os  exercícios 1 a 4 do final da pagina.
4- Recomendo que assistam um dos filmes abaixo e façam uma resenha comparando a obra de ficção com o componentes existentes em nosso planeta 
 - " Morte no Everest"
" O Desastre de Chernobyl""Erin Brockovich 
 - " Uma Mulher de Talento"

Respostas enviar no e-mail :
joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo  até  25/05

Identifique-se no assunto do e-mail conforme (nome do aluno e serie)

As notas serão atribuídas de acordo com a participação de cada aluno 









3rd English class



3rd English class

Física: propagação do calor ( semana 2 )

Recomendações aos alunos.
* Leia o texto com atenção.
* Assistam às aulas do CMSP, TV, e vídeo aulas pela internet.
* Copiem o texto e resolvam os exercícios no caderno.
* Enviem as atividades pelo e-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Identifiquem as atividades na postagem com nome, série, n° de chamada, se possível.

Olá pessoal! Vamos estudar as formas de propagação do calor. E não se esqueçam que o calor é uma forma de energia!!!
O calor se propaga de três formas diferentes, dependendo do meio em que ele se propaga.
As formas de propagação do calor são:
* condução térmica;
* convecção térmica;
* radiação térmica ou irradiação térmica.

A condução térmica ocorre quando o calor se propaga de molécula para molécula. Isso ocorre em meios sólidos

A convecção térmica ocorre quando há um deslocamento de camadas de um fluido ( líquidos e gases ), devido à diferença de densidade entre essas camadas.
Quando a camada de um fluido é aquecida, ela se torna menos densa, e sobe. Se a camada é resfriada, ela se torna mais densa e desce.
Isso explica o por quê um balão sobe, a tocha aquece o ar dentro da balão, que se torna menos denso que o ar frio da atmosfera, mais denso, e o balão sobe.

A radiação ou irradiação térmica ocorre no vácuo, ou seja, não há meio material para que o calor se propague. É assim que o calor do Sol chega à Terra, pois no espaço não tem ar ( vácuo ).

Agora vocês vão seguir o roteiro de estudo:
1°) pesquisar em livros didáticos ou na internet sobre propagação do calor.
2°) assistam vídeo aulas sobre propagação do calor.
3°) respondam ao questionário.

Questionário.
1) Por que nas geladeiras o congelador fica na parte superior? Se o congelador se localizasse  na parte inferior, o desempenho da geladeira seria o mesmo?
2) Por que, em dias quentes de verão, é recomendado o uso de roupas de cores claras?
3) Quando estamos perto de uma fogueira, recebemos calor. Explique cada um dos processos de propagação do calor envolvidos nesse caso.
4) Explique como ocorre o efeito estufa.
5) Explique os processos pelos quais uma garrafa térmica mantém a temperatura dos líquidos nela contidos por um certo intervalo de tempo.





BOA TARDE! 7º A, B, C leiam a revisão abaixo e consultem o caderno para realizar a atividade sobre este conteúdo. Enviar e mail com respostas até dia 15/05 sexta-feira. Vocês também poderão responder no caderno e enviar a foto do mesmo com as questões respondidas.

ATENÇÃO! Poucos alunos dos sétimos estão realizando e me enviando as atividades, mas é de extrema importância que as realizem e me enviem o quanto antes, tanto as da semana passada para os que não enviaram ainda como as atividades dessa semana. Se estiverem com dificuldade de envio, segue aqui meu zap: 948338779. Por favor, mandem no grupo da sala essa informação. Não deixem acumular as atividades, se organizem e façam de preferência nos prazos estipulados aqui.
Saudades de vocês! Se cuidem. E MAIL :merciamaia@profeducacao.sp.gpv.br


Formas nominais do verbo -REVISÃO

Acessem esse link para revisar.https://www.todamateria.com.br/formas-nominais/
Vocês podem revisar também pelo caderno, pois já trabalhamos esse conteúdo em sala.







                                                      ATIVIDADE -GRAMÁTICA /VERBOS
1.Abaixo se encontra demarcada uma letra musical. Leia-a, analise e identifique e grife no próprio texto as formas verbais expressas no infinitivo, gerúndio e particípio:

Encontros e Despedidas
                                                 


Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero
Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olha
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida


(Composição: M. Nascimento E F. Brant)


2. Complete as frases com uma das formas nominais dos verbos entre parênteses:

a – Beatriz vive ___________________________ que me admira bastante (dizer).
b – Se você tivesse ________________________ a pesquisa, não teríamos obtido nota baixa. (fazer)
c – Irei _______________________ o possível para comparecer à reunião. (fazer)
d – Está tudo ___________________________, foram eles mesmos os culpados pela depredação do prédio. (comprovar)
e – Está _______________________ o grande dia em que conheceremos o novo presidente da empresa. (chegar)
f – Está tudo _________________________, iremos mesmo ao cinema no domingo. (combinar)
g- Não havia mais o que fazer, pois a confiança estava ____________________________. (perder)
h - ________________________________ lá, avise-me, pois ficarei ansiosa por notícias. (chegar)



3. “Depois de ter passado o dia inteiro gastando sola”. O infinitivo do verbo destacado é:

a -(  ) passado
b- (  ) tido
c –(  ) passar
d –(  ) tido passado
e –(  ) n.d.a



 4.O particípio verbal está corretamente empregado em:
a) Não estaríamos salvados sem a ajuda dos barcos.
b) Os garis tinham chego às ruas às dezessete horas.
c) O criminoso foi pego na noite seguinte à do crime.
d) O rapaz já tinha abrido as portas quando chegamos.
e) A faxineira tinha refazido a limpeza da casa toda



Leia o poema abaixo para responder as próximas 3 (três) questões:




5) Identifique no poema dois verbos no gerúndio.


6) Identifique no poema dois verbos no particípio.


7) Localize uma locução verbal. (dois verbos um ao lado do outro)




Leia e responda as próximas 4 (quatro) questões











8) O que torna a tira engraçada?


9) O que representa a palavra ‘SPLAT’?


10) No último quadrinho, se o gato tivesse ganhado, o que ele teria de falar para se declarar vencedor?


11) Localize um verbo nominal na forma infinitiva.





Leia e depois responda a próxima questão:


12) Na tira, há predominância de verbos no
a) imperativo.
b) subjuntivo.
c) indicativo.
d) infinitivo.




Leia e depois responda:



13) O que torna o texto engraçado?



14) O que acontece no último quadrinho que surpreende o leitor?


15) Que verbo a mãe usou para indicar o que poderia acontecer com Calvin?
a) posso   b) seja      c) cairia     d) fazer




16) Localize na fala de Calvin um verbo que foi usado de forma coloquial.



17.ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS ORAÇÕES ABAIXO:

Eu e meu irmão não ___________ de filme de terror.

a) gostamos.         b) gosto.                c) gostarás.            d) gostarão.



Se todos nós estudássemos mais, _____________ na prova.


a) passaremos.    b) passaríamos.           c) passamos.        d) passará



 Wendris e eu _____________ o computador amanhã.

a) emprestarei.       b) emprestaremos.   c) emprestarão.     d) emprestarás. 





18) Dê o infinitivo dos verbos abaixo.
a) amarei: ___________________________
b) subiram: __________________________
c) coube: ____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: _________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: ________________________
h) amássemos: _______________________
i) polirmos: ___________________________
j) é: _________________________________







BONS ESTUDOS!