Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
terça-feira, 28 de julho de 2020
3º ANO - 2º Bimestre - FILOSOFIA
As
aulas consistem em assistir ao vídeo do Centro de Mídias SP e realizar as
atividades pendentes.
1) 3ª série EM - Filosofia – Desigualdades - 23/07
ATENÇÃO!
2) Realizar
as atividades anteriores se ainda não realizou:
Para que desejar realizar as atividades no Google Sala de
Aula:
Código
das turmas:
Código das turmas:
2ºA: npakrd5
2ºB:sews5ma
2ºC: shd62ko
2ºD: jk2gx7s
2ºE: bre6er4
2ºF: x7t2mai
Olá pessoal , nesta semana nós vamos estudar o surgimento do Nazismo e sua consolidação .
O Nazismo é um conjunto de valores , ideias e práticas surgido na Alemanha no início da década de 20 no século XX . Seus principais ideais são :
- arianismo, ideal de raça pura , descendente dos gregos antigos
- antissemitismo, fim , extermínio dos judeus
- aliança entre o grande capital e um Estado ditatorial
- nacionalismo extremado
- anti-socialismo
- milicia política
- belicismo, incentivo e armamento da população
- intolerância as diferenças, perseguição aos que estão fora dos padrões
- Estado totalitário e policialesco,gestapo polícia política, com partido único e controle total das pessoas, do pensamento , da impresa , das liberdades de expressão.
Seu principal ideólogo foi o ex - soldado austriaco da grande guerra , pintor de quadros e amante de Wagner, Hitler que durante o período no qual ficou preso , em 1923 , por ter promovido um levante golpista , escreveu um livro chamado Minha Luta. Mas não se enganem o nazismo é muito mais um fenômeno coletivo do que autoral, individual . Ou seja , a sacada de Hitler foi ter reunido , em síntese , elementos que já estavam presentes na sociedade alemã e dado novas cores , novos ares. Ele conseguiu capturar o sentimento da época ,(Geist) , e dar vazão a ele .
Não se enganem , as punições sofridas pelos alemães com a perda da grande guerra, sobretudo com o tratado de versalhes , não explicam num todo, o surgimento deste novo fenômeno, nem o contexto social adverso com muito desemprego e uma inflação elevada . E por que estes fatores não explicam ? Justamente porque estes elementos enumerados acima estavam presentes em outras sociedades europeias , sobretudo o antissemitismo , muito presente em toda a Europa , intensificado no leste europeu, revanchismo, inflação , desemprego também estavam presentes nas diversas nações . E o que explica então o surgimento do Nazismo ?
Como é um fenômeno recente não há uma resposta definitiva e completa embora sabemos que as explicações podem ser encontradas na gênese da formação da cultura européia , e dos povos germânicos . Não a toa, por vezes, nos deparamos ainda hoje com manifestações nazista em sociedades com altíssimo desenvolvimento e elevado IDH
O partido nazista alcança o poder em 1933 , pela votação popular e democrática na Republica de Weimar , dando poder ao seu líder , escolhido pelo parlamento , ( Hastag ), Chanceler . Hitler fecha o parlamento põe fim a Republica de Weimar e inaugura o chamado 3 Reich ou grande Império Germânico.
Vejam a Vídeo aula :
Olá pessoal nesta semana nós vamos estudar questões relacionadas ao Iluminismo .
O que é o Iluminismo se não uma manifestação de ideias , de novas concepções filosóficas , a expressão genuína dos ideias da burguesia , revolucionária , contestadora , sedenta por uma nova ordem , por um novo estado das coisas.
A palavra Iluminismo está relacionada a iluminar , esclarecer , ilustrar, observa as coisas , os objetos , pela luz , pela razão . O Iluminismo foi um movimento filosófico surgido no século XVIII, tanto na França como na Inglaterra , e tinha por principal objetivo contestar o Antigo Regime,caracterizado pelo absolutismo monárquico, e pelo domínio da Igreja na sociedade.
Vejam ,o Absolutismo pressupunha um Estado amplamente dominado pelo Rei , que dominava todas as áreas , não havia uma constituição para regular a sociedade , para prever leis , deveres e direitos dos cidadãos , O Rei representava o Estado , seus desejos e suas ordem viravam leis. Era ele que definia os rumos do Estado , na economia , na cultura , na politica , na religião ,em seu reinado sem a consulta de seus súditos . Além do que fora dito é necessário lembrar que os Iluministas defendiam o fim da interferência da Igreja no Estado . Questão central das ideias iluministas era a Liberdade . Liberdade religiosa, liberdade de comerciar , liberdade do pensar , da circulação das pessoas e das ideias. Não é nosso assunto por agora mas é preciso dizer que a Revolução Francesa de 1789 é construída a parti dos ideais do Iluminismo , liberdade, igualdade e fraternidade. A classe burguesa foi uma classe revolucuionário neste momento , evidente queriam o fim dos privilégios do Rei , dos nobres e da Igreja.
No geral as ideias iluministas estão guiadas pelo seguinte principio , iluminar , trazer luz aquilo que está obscuro, tirar das trevas . Podemos dizer também que o iluminismo está intrínseco a razão , a racionalização dos fenômenos, e dos objetos, este principio aplicado a todas as instâncias da sociedade.
Vejam a vídeo aula :
Respondam
1- Por que os Iluministas queriam o fim do Antigo Regime ?
2- Quais eram os ideias dos Iluministas ?
3- Quais foram as principais obras e os principais pensadores deste movimento filosófico ?
Boa noite, espero que todos estejam bem, se cuidando, ficando em casa, evitando sair sem necessidade.
Esta semana é a última antes do encerramento do bimestre, então como tivemos uma queda na quantidade de alunos que entregaram as atividades, essa semana vocês deverão apenas realizar as atividades anteriores desse bimestre. Basta clicar na primeira tela do blog em "História", e depois na sua sala, 3C, pra vocês terem acesso as atividades anteriores. Caso vocês queiram fazer a mesma coisa para acessarem atividades antigas de outras matérias, vocês conseguem acessar pelo mesmo caminho.
Lembrando que vocês podem fazer as atividades ou direto no google formulários da atividade dessa semana, ou em folha de caderno e me mandar a foto por email, ou acessar pelo Google Sala de Aula, se você já tiver ativado, ou entregar as atividades na Escola e eu busco, se não tiverem acesso à internet.
Vou aceitar as atividades até as 23:59 do próximo domingo, 02/08/2020.
Qualquer dúvidas, comentem aqui no blog, ou no mural do Google Sala de Aula, ou mandem me um email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
Boa noite, espero que todos estejam bem, se cuidando, ficando em casa, evitando sair sem necessidade.
Esta semana é a última antes do encerramento do bimestre, então como tivemos uma queda na quantidade de alunos que entregaram as atividades, essa semana vocês deverão apenas realizar as atividades anteriores desse bimestre. Basta clicar na primeira tela do blog em "História", e depois na sua sala, 2F, pra vocês terem acesso as atividades anteriores. Caso vocês queiram fazer a mesma coisa para acessarem atividades antigas de outras matérias, vocês conseguem acessar pelo mesmo caminho.
Lembrando que vocês podem fazer as atividades ou direto no google formulários da atividade dessa semana, ou em folha de caderno e me mandar a foto por email, ou acessar pelo Google Sala de Aula, se você já tiver ativado, ou entregar as atividades na Escola e eu busco, se não tiverem acesso à internet.
Vou aceitar as atividades até as 23:59 do próximo domingo, 02/08/2020.
Qualquer dúvidas, comentem aqui no blog, ou no mural do Google Sala de Aula, ou mandem me um email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br Abraços, Prof. Willian Alves.
Eaiii galera , tudo certo ? Nesta semana nós vamos continuar a estudar a Grécia Antiga , em particular Atenas e suas características físicas e sociais .
Atenas fica localizada ao sul da península balcânica , banhada pelo mar Egeu, foi colonizada pelo Jônios, povo indo-europeu, por volta do século XII. Pelas suas características físicas , um solo montanhoso e litoral recortado , Atenas possuía uma vocação para navegação , para o comercio marítimo.
A estrutura social era formada pelos Eupátridas , (bem nascidos ), proprietários das melhores terras . Os Demiurgos, que vieram depois no processo de colonização , eram proprietários mas não detinham direitos politicos. Os Georgóis pequenos comerciantes e pequenos proprietários. OsThetas trabalhadores da terra , que eram possivelmente escravizados . E os escravizados que formavam 2/3 da população ateniense .
No início , em sua organização política ,Atenas se valia da monarquia, aos poucos esse modelo de organização vai sendo enfraquecida e os aristocratas , composto pelos eupatridas assumem o poder lentamente e no Areópago- conselho de aristocratas, organizam a sociedade para fortalecerem os seus privilégios. Formando uma Oligarquia. Mas as outras classes começaram a questionar esse modo de fazer e organizar a política. A vida política em Atenas se torna turbulenta e a oligarquia passa a ser questionada.
Surgem alguns legisladores para por fim as tensões, em destaque Sólon- séculoVI A.C, e suas reformas :
- põe fim a dívidas dos camponeses
- fim da escravidão por dividas
- Cria o conselho dos 400 , bulé, responsável por elaborar as leis
- Cria a Eclésia responsável por votar as leis.
Todos esses processos vão fazer com que a Democracia aos poucos seja criada e essas reformas começaram a ruir a Oligarquia. As tensões e rebeliões permaneceram ocorrendo . Então neste ínterim Psistrato , VI, 560-527, A.C- tirano - toma o poder , distribui terras tomadas dos Eupatridas aos pobres . Modernizou a cidade de Atenas , governou por mais de 30 anos, reestabeleceu a ordem e passou a perseguir os inimigos. Hipias e Hiparco assumem e são assassinados um ano depois .
Clistenes , legislador , cria o Demos , organizado por tribos , ao todo são 10 , e somente os cidadãos , ( homem, maiores de 18 anos ,filhos de pais atenienses),participavam , independente de sua classe e renda.
A Democracia Ateniense era direta e estava estruturada da seguinte maneira : - Bulé , conselho de 500 , eleitos anualmente , construíam as leis . Eclésia , votava as leis , composta por todos os cidadãos atenienses. Mas vejam meus caros , uma pequena minoria gozava desses direitos políticos , as mulheres estavam fora, os estrangeiros e escravos também . Portanto somente 10 % da população ateniense participava destes processos políticos . Muito restrito, ainda mais quando pensamos que a maioria da população estava escravizada.
vejam a vídeo aula :
1- Explique as diferenças da democracia direta ateniense para as democracias atuais, dos estados modernos .
2- O que é o Ostracismo e qual era a sua função na democracia ateniense ?
1º B - Filosofia - 2º Bimestre
As
aulas consistem em assistir ao vídeo do Centro de Mídias SP e realizar as
atividades pendentes.
1ª série EM - Filosofia - Arte como transfiguração do real
- 23/07
ATENÇÃO!
2) Realizar
as atividades anteriores se ainda não realizou:
Para que desejar realizar as atividades no Google Sala de
Aula:
Código
da turma 1ºB: prabwot
2 bimestre - Geografia aula - 07.
Olá meus queridos alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog. Estamos caminhando para o final do 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES. Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura. Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS. GALERA NESSA SEMANA ESTAMOS CHEGANDO AO FIM DO 2 BIMESTRE. ACESSEM O LINK PARA REALIZAR A ÚLTIMA ATIVIDADE REFERENTE AO 2 BIMESTRE. APROVEITO PARA AGRADECER A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS EM CADA ATIVIDADE QUE FOI POSTADA NO BLOG. https://forms.gle/9NmQV4tLfZgbNiqN7
ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK PARA O MEU E-MAIL.
NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.
VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA RESPONDER A ATIVIDADE.
QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.
BOA AULA A TODOS.....
2 bimestre - Geografia aula - 08.
Olá meus queridos alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog. Estamos caminhando para o final do 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES. Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura. Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS. GALERA NESSA SEMANA ESTAMOS CHEGANDO AO FIM DO 2 BIMESTRE. ACESSEM O LINK PARA REALIZAR A ÚLTIMA ATIVIDADE REFERENTE AO 2 BIMESTRE. APROVEITO PARA AGRADECER A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS EM CADA ATIVIDADE QUE FOI POSTADA NO BLOG. https://forms.gle/cQBWJxeAobzdKJx8A
ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK PARA O MEU E-MAIL.
NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.
VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA RESPONDER A ATIVIDADE.
QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.
BOA AULA A TODOS.....
2 bimestre - Geografia aula - 08.
Olá meus queridos alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog. Estamos caminhando para o final do 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES. Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura. Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS. GALERA NESSA SEMANA ESTAMOS CHEGANDO AO FIM DO 2 BIMESTRE. ACESSEM O LINK PARA REALIZAR A ÚLTIMA ATIVIDADE REFERENTE AO 2 BIMESTRE. APROVEITO PARA AGRADECER A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS EM CADA ATIVIDADE QUE FOI POSTADA NO BLOG. https://forms.gle/vdFgt2n5TKjdcJ8Q7
ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK PARA O MEU E-MAIL.
NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.
VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA RESPONDER A ATIVIDADE.
QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.
Na postagem do dia 13/07/2020, quando postei mensagem sobre a Atividade Bimestral de Matemática eu coloquei o código do Classroom errado. Me desculpem. O código correto da minha sala de Matemática do 2º Ano é 3ksjles. É nessa sala que vocês vão encontrar um arquivo com 15 questões, sobre Matrizes. Essa é a Atividade a ser entregue. Me desculpem mais uma vez.
Professora: RosiGeografiaSegundo
BimestreAno: 6° A, B
Boa tarde, meus queridos alunos!
Observações:
- Não esqueça de colocar Nome
e o ano que você estuda.
- Seja
organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa
copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional:
mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia30/07/20 às 17
horas.
Esta semana vamos nos preparar para fechar as notas referentes ao
2°bimestre, que será online e para estar ajudando vocês, preparamos uma
recuperação.
I-Leia com
atenção!
Texto I
“O GPS é um
sistema de localização composto por vinte e quatro satélites artificiais,
dispostos ao redor do planeta a 22.200 km de altitude e distribuídos por seis
planos orbitais. Os satélites dão uma volta ao redor da Terra a cada 12 horas,
ou seja, duas voltas por dia. Para captar os sinais enviados pelos satélites
existem cinco receptores de GPS situados na superfície do planeta. O sinal
enviado pelo satélite indica sua posição e o momento preciso em que foi
enviado. Com os dados enviados por apenas três desses satélites é possível
saber a localização de um ponto determinado na superfície da Terra de forma
precisa, indicando-se a latitude e a longitude de determinado local”.
Texto II
No final do século XX e início do século XXI,
vivenciamos grandes transformações técnicas e científicas; aliadas a elas
adquirimos grande rapidez na transmissão de informações, facilmente evidenciada
nos procedimentos de aquisição e manipulação de dados. A cartografia, que
sempre contribuiu para uma maior visualização das distribuições dos fenômenos
geográficos, também vem se utilizando destas novas tecnologias. Os dados
obtidos pelos satélites da série Spot.
Considerando o texto e os seus conhecimentos,
responda:
a) Como era os mapas na antiguidade? E atualmente?
b) Qual a importância dos mapas?
II- Defina:
a) Rotação:
b) Translação:
c) Coordenadas geográficas:
d) Paralelos:
e) meridianos:
F) Latitude:
G) Longitude:
III- Assinale a
alternativa correta:
1-O nome do percurso que os astros fazem ao girar no
espaço é:
()
órbita()giro() queda() noite
2- Quanto tempo a Terra demora para dar uma volta
completa em torno dela mesma?
() 3 horas() 6 horas() 12 horas() 24 horas
3- Os dias e as noite ocorrem porque:
() a
Terra gira em torno da Lua.
()
aTerra gira em torno dela mesma.
() a
Terra giraem torno do Sol.
4- Recursos e instrumentos de orientação:
() A bússola é um instrumento de
orientação inventado pelos africanos.
() A
orientação pelo sol é sempre possível, mesmo em dias nublados ou chuvosos.
() As
bússolas antigamente, tinham uma base de ouro.
() O GPS é um instrumento de orientação
bastante utilizado atualmente.