Olá turma do 6°E!
Leia
os textos e responda as questões:
ou
entregue na escola. É necessário entregar as atividades, pois
estamos fechando o 2° bimestre.
Longa
História curta (Rosana Pamplona)
Numa
estrada estreita e escura, havia uma casa de porta larga e clara. Ali
morava uma velha magra e pálida, com sua filha bonita e corada.
Um
dia, a velha magra e pálida e a filha bonita e corada atrelaram seu
burro preto e velho numa carroça branca e nova, fecharam a porta
larga e clara, pegaram a estrada estreita e escura e foram para uma
cidade grande e sossegada, onde havia uma feira pequena, mas
movimentada.
Ali
chegando, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada
desceram da carroça branca e nova e amarraram o burro preto e velho
num poste fino e comprido com uma corda grossa e curta. Depois, a
velha magra e pálida e sua filha bonita e corada foram comprar
frutas belas e cheirosas de um feirante feio e fedido. Pegaram sua
sacola grande e cheia, porém a carteira, pequena, estava vazia.
Então a magra e pálida, e sua filha bonita e corada puseram às
costas o saco com as frutas belas e cheirosas e fugiram do feirante
feio e fedido.
Mas,
quando a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada chegaram à
carroça branca e nova, viram que o burro preto e velho, mal amarrado
ao poste fino e comprido com a corda grossa e curta, havia
escapulido.
Então
correram todos: o fedido e feio feirante atrás da pálida e magra
ve3lha e da corada e bonita filha, atrás da nova e branca carroça,
atrás do velho e preto burro até chegarem à larga e clara porta da
casa da escura e estreita estrada para acabar esta longa história
curta.
Questão
1
O
uso de adjetivos indicando contradições provoca um efeito de
a)_comparação
entre os elementos do texto.
b)_repetição
desnecessária de significados.
c)_alteração
dos sentidos das palavras.
d)_generalização
das personagens.
Leia
o texto a seguir:
Feias
sujas e imbatíveis
As
baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem
tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer.
Vai encarar? Férias, sol e praias, são alguns dos bons motivos para
comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação
do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as
baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o
calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para
se reproduzirem mais, rápido e claro, para passarem livremente por
todos os cômodos de nossas casas. Nessa época do ano, as chances de
dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite
para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
Questão
2
O
emprego dos adjetivos “feias, sujas e imbatíveis”,
no título do texto contribui para
a)_alertas
sobre as doenças que as baratas podem causar.
b)_descrever
características repulsivas das baratas.
c)_pontuar
o quão resistentes as baratas são.
d)_ressaltar
as qualidades das baratas.
Questão
3
“{...)Aproveitam
a celebração de seus processos bioquímicos {...}”, a
expressão em destaque faz referência a:
a)_baratas.
c)_deserto.
b)_casas.
d)_rua.
Leia
o poema
Receita
para espantar a tristeza
Faça
uma careta
e
mande a tristeza
Pra
longe, pro outro lado
Do
mar ou da rua.
Vá
para o meio da rua
E
plante bananeira
Faça
alguma besteira
Depois
estique os braços
Apanhe
a primeira estrela
E
procure o melhor amigo
Para
um longo e apertado abraço.(Roseana Murray)
4_Os
versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar
a tristeza”, presente no título do texto , é
a)_
“Vá para o meio da rua
c)_”E mande a tristeza
E
plante bananeira”
Pra longe, pro outro lado”.
b)_
“Depois estique os braços
d)_”E procure o melhor amigo
Apanhe
a primeira estrela”.
Para um longo e apertado abraço”.
5_
Quantos versos e quantas estrofes tem o
poema?---------------------------------------------------------------------------------------------------------
6_
Na frase “Depois estique os braços”. Qual é a classe
gramatical da palavra em
negrito?----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia
o texto a seguir e responda as questões ,07, 08e 09
Mamãe
tinha dois filhos lindos. Acabaram se casando com duas moças que …
bem, a mama~e nunca acha que elas são boas o bastante para seus
filhos lindos. Pois eles se casaram, e cada casal foi morar numa
cidade, um em São Paulo e o outro em Belo Horizonte. Aí mama~e
ficou viúva e tinha de escolher com quem ela iria viver.
_Na
casa de que filho a senhora vai viver, dona Santinha?
_Ah,
minha filha, o meu problema é que uma nora quer que eu vá para São
Paulo e a outra quer que eu vá para Belo Horizonte…
_Ah,
que simpáticas e carinhosas as suas noras, dona Santinha!
_Nem
tanto, minha querida. A de São Paulo quer que eu vá para Belo
Horizonte e a de Belo Horizonte quer que eu vá para São Paulo.
(Ziraldo)
7_Na
frase “Mamãe tinha dois filhos lindos”, as palavras dois
e lindos, referem-se a filhos.
A
que classe gramatical pertence cada uma das palavras destacadas
acima?
a)_substantivo
e numeral.
c)_artigo e numeral.
b)_numeral
e adjetivo.
d)_adjetivo e substantivo.
8_O
que torna o texto engraçado é que:
a)_as
noras de dona Santinha são simpáticas.
b)_a
mãe tem dois filhos lindos.
c)_a
nora de São Paulo quer que dona Santinha vá para Belo Horizonte,
e a de Belo Horizonte quer que ela vá para São Paulo.
d)_
cada casal foi morar numa cidade.
09_Na
frase “_Ah, que simpáticas e carinhosas as suas noras, dona
Santinha!”, o travessão foi usado:
a)_para
introduzir uma fala.
c)_para introduzir uma citação.
b)_separar
comentários do narrador.
d)_para dar uma opinião.