CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 26 de julho de 2020

Dinâmica de populações

 Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Biologia: 
1.Quais os malefícios  do desmatamento? 
2.O que acontece se acabar todas as árvores? Explique? 
3. O que acontece com o solo com o desmatamento? 
*Entregar: 31/07 

*Email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Ginástica Rítmica

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1.Qual a sigla da Federação Internacional de Ginástica? 
2. Desde que ano a Ginástica Rítmica é um esporte Olímpico? 
3. Qual é a ordem olímpica dos aparelhos de Ginástica Rítmica? 
*Entregar:31/07 

*Email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Transformações históricas dos esportes paralímpicos

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Cite 2 esportes paralímpicos de combate? 
2. Cite 2 esportes paralímpicos de velocidades? 
3. Cite 2 esportes paralímpicos em dulpas ? 
entregar: 31/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Conhecendo os esportes paralímpicos

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Escreva o nomes dos esportes paralímpicos das figuras abaixo? 

entregar: 31/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Conhecendo os esportes paralímpicos

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Escreva o nomes dos esportes paralímpicos das figuras abaixo? 

entregar: 31/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Conhecendo os esportes paralímpicos

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Escreva o nomes dos esportes paralímpicos das figuras abaixo? 

entregar: 31/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Conhecendo os esportes paralímpicos

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Escreva o nomes dos esportes paralímpicos das figuras abaixo? 

entregar: 31/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

A prática de exercícios dentro e fora da escola

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Escreva o nome dos exercícios de musculação das figuras abaixo? 

entregar: 31/07 
email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br 

Os tipos de ginástica e tipos de condicionamento físico

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:
1. Escreva o nome dos exercícios de musculação das figuras abaixo? 

entregar: 31/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Os tipos de ginástica e de condicionamento físico

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
Escreva o nome dos exercícios de musculação das figuras abaixo:


1.Lista de todos os exercícios de bíceps | Dicas de Musculação


2.Personal Trainer aconselha 7 Exercícios para fortalecer e definir ...


entregar: 31/07 
email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade de recuperação

Olá turma do 6°E!
Leia os textos e responda as questões:
Envie as atividades através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
ou entregue na escola. É necessário entregar as atividades, pois estamos fechando o 2° bimestre.

Longa História curta (Rosana Pamplona)

Numa estrada estreita e escura, havia uma casa de porta larga e clara. Ali morava uma velha magra e pálida, com sua filha bonita e corada.
Um dia, a velha magra e pálida e a filha bonita e corada atrelaram seu burro preto e velho numa carroça branca e nova, fecharam a porta larga e clara, pegaram a estrada estreita e escura e foram para uma cidade grande e sossegada, onde havia uma feira pequena, mas movimentada.
Ali chegando, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada desceram da carroça branca e nova e amarraram o burro preto e velho num poste fino e comprido com uma corda grossa e curta. Depois, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada foram comprar frutas belas e cheirosas de um feirante feio e fedido. Pegaram sua sacola grande e cheia, porém a carteira, pequena, estava vazia. Então a magra e pálida, e sua filha bonita e corada puseram às costas o saco com as frutas belas e cheirosas e fugiram do feirante feio e fedido.
Mas, quando a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada chegaram à carroça branca e nova, viram que o burro preto e velho, mal amarrado ao poste fino e comprido com a corda grossa e curta, havia escapulido.
Então correram todos: o fedido e feio feirante atrás da pálida e magra ve3lha e da corada e bonita filha, atrás da nova e branca carroça, atrás do velho e preto burro até chegarem à larga e clara porta da casa da escura e estreita estrada para acabar esta longa história curta.

Questão 1
O uso de adjetivos indicando contradições provoca um efeito de
a)_comparação entre os elementos do texto.
b)_repetição desnecessária de significados.
c)_alteração dos sentidos das palavras.
d)_generalização das personagens.
Leia o texto a seguir:
Feias sujas e imbatíveis

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar? Férias, sol e praias, são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais, rápido e claro, para passarem livremente por todos os cômodos de nossas casas. Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Questão 2
O emprego dos adjetivos “feias, sujas e imbatíveis”, no título do texto contribui para
a)_alertas sobre as doenças que as baratas podem causar.
b)_descrever características repulsivas das baratas.
c)_pontuar o quão resistentes as baratas são.
d)_ressaltar as qualidades das baratas.
Questão 3
{...)Aproveitam a celebração de seus processos bioquímicos {...}”, a expressão em destaque faz referência a:
a)_baratas. c)_deserto.
b)_casas. d)_rua.


Leia o poema
Receita para espantar a tristeza

Faça uma careta
e mande a tristeza
Pra longe, pro outro lado
Do mar ou da rua.

Vá para o meio da rua
E plante bananeira
Faça alguma besteira

Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela
E procure o melhor amigo

Para um longo e apertado abraço.(Roseana Murray)

4_Os versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar a tristeza”, presente no título do texto , é
a)_ “Vá para o meio da rua c)_”E mande a tristeza
E plante bananeira” Pra longe, pro outro lado”.

b)_ “Depois estique os braços d)_”E procure o melhor amigo
Apanhe a primeira estrela”. Para um longo e apertado abraço”.

5_ Quantos versos e quantas estrofes tem o poema?---------------------------------------------------------------------------------------------------------
6_ Na frase “Depois estique os braços”. Qual é a classe gramatical da palavra em negrito?----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia o texto a seguir e responda as questões ,07, 08e 09

Mamãe tinha dois filhos lindos. Acabaram se casando com duas moças que … bem, a mama~e nunca acha que elas são boas o bastante para seus filhos lindos. Pois eles se casaram, e cada casal foi morar numa cidade, um em São Paulo e o outro em Belo Horizonte. Aí mama~e ficou viúva e tinha de escolher com quem ela iria viver.
_Na casa de que filho a senhora vai viver, dona Santinha?
_Ah, minha filha, o meu problema é que uma nora quer que eu vá para São Paulo e a outra quer que eu vá para Belo Horizonte…
_Ah, que simpáticas e carinhosas as suas noras, dona Santinha!
_Nem tanto, minha querida. A de São Paulo quer que eu vá para Belo Horizonte e a de Belo Horizonte quer que eu vá para São Paulo.
(Ziraldo)
7_Na frase “Mamãe tinha dois filhos lindos”, as palavras dois e lindos, referem-se a filhos.
A que classe gramatical pertence cada uma das palavras destacadas acima?

a)_substantivo e numeral. c)_artigo e numeral.
b)_numeral e adjetivo. d)_adjetivo e substantivo.

8_O que torna o texto engraçado é que:
a)_as noras de dona Santinha são simpáticas.
b)_a mãe tem dois filhos lindos.
c)_a nora de São Paulo quer que dona Santinha vá para Belo Horizonte, e a de Belo Horizonte quer que ela vá para São Paulo.
d)_ cada casal foi morar numa cidade.
09_Na frase “_Ah, que simpáticas e carinhosas as suas noras, dona Santinha!”, o travessão foi usado:

a)_para introduzir uma fala. c)_para introduzir uma citação.
b)_separar comentários do narrador. d)_para dar uma opinião.





Revisão gramatical


                                                            REVISÃO

- Interpretação de texto
- Tipos de frases
- Modos verbais
                            
01. Leia atentamente o texto e responda as questões:


                                                          Será que ele vem?



          Será que todo mundo já viu um beija-flor?
        É um passarinho pequenininho, muito pequeno mesmo. Tem um bico enorme, fininho, comprido, parecendo uma agulha. É isso mesmo: igualzinho a uma agulha. Enorme, fininha, comprida.
          Ele fica beijando as flores com esse bicão.
        Cada vez que um beija-flor beija uma flor, não está só beijando, não. Está almoçando também, ou jantando. A comida está lá dentro da flor. Ela atravessa aquele bicão todo e depois chega na barriga dele.
        Eu vivia querendo pegar um beija-flor pra poder ver o jeito dele, o bico, as penas, os pezinhos, tudo bem de perto, mas não tinha jeito. Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor. Eu corria o jardim inteiro e não adiantava nada. Ficava cansado, com sede, com fome, a roupa toda suja de cair em cima dos canteiros e nada.
         [...]
         Até que um dia entrou um beija-flor no quarto do meu tio. [...] Ah, até que enfim, lá estava ele, sem perigo de sumir, sem jeito de fugir, batendo o peito na vidraça. Dessa vez eu ia fechar a mão com um beija-flor lá dentro. Eu chamava:
        - Vem cá, beija-flor, vem, eu quero te ver aqui, de pertinho, juntinho, pertinho de mim. Vem cá, vem cá...
         [...]
       Enquanto conversava com ele, eu tive uma ideia. Uma ideia ótima, a melhor dos meus seis anos. Pensei tudo depressa e fiz mais depressa ainda, correndo, voando, o coração batendo forte, as pernas tremendo. Eu sabia, tinha certeza: o beija-flor não ia escapar.
                                     
                                                                    Viviana de Assis Viana. Será que ele vem?
                                                                                                                                                              São Paulo: Moderna, 2002


a) Por que o menino queria pegar o beija-flor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Como o menino descreve o beija-flor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Copie um trecho do texto que confirma que o menino já havia tentado pegar um beija-flor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) O que o menino fez na tentativa de que o beija-flor se aproximasse dele?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Que momento da história você achou mais emocionante?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


02. Leia o texto abaixo e responda as questões.
                                                  
                                         O menino que não queria crescer

      Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia, a avó mal sabia do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino que não queria crescer. Dá asas a imaginação e parte com a turma do sítio para mil aventuras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em 1930 por Monteiro Lobato.


a)      Grife o verbo na frase: Nem mesmo Dona Benta conhecia.
         O verbo grifado está no modo indicativo para exprimir:

        ( ) uma ordem
        ( ) uma certeza
        ( ) uma dúvida

b)    Identifique a frase em que o verbo está no modo indicativo.

       ( ) Quem era Peter Pan ?
       ( ) Dá asas a sua imaginação.
       ( ) Mil aventuras na Terra do Nunca.

c)    Na frase: Ela finalmente conta para todos.
       O verbo está no indicativo e expressa:

      ( ) uma ação de Dona Benta.
      ( ) um estado de Dona Benta.
      ( ) uma característica de Dona Benta.

d)   Os verbos no indicativo analisados anteriormente,compõem um texto que objetiva:

      ( ) noticiar um fato.
      ( ) divulgar um livro.
      ( ) contar uma história.


03. Leia o texto abaixo e responda a questão.

                                                                 O sapo

    Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. ―Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais! Olhou fundo nos olhos dele e disse: ―Você vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.



No trecho, “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!”, o ponto de
exclamação no final da frase exprime:

a) entusiasmo
b) espanto
c) raiva
d) tristeza


04. O que expressam esses tipos de frases?

a) declarativa
__________________________

b) interrogativa
__________________________

c) exclamativa
__________________________

d) imperativa
__________________________



05. Escreva abaixo de cada frase o modo verbal correspondente.

a) Estamos felizes.
____________________________________________________________

b) Se ele dormisse cedo,acordaria com disposição.
____________________________________________________________

c) A criança brinca na gangorra.
____________________________________________________________

d) Preste atenção nas aulas.
____________________________________________________________


                           
            
                 Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade de recuperação

Olá turma!
Leia os textos e responda as questões.
Vocês devem mandar as atividades através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto e responda as questões

Bullying Não é Brincadeira

Ameaças, agressões, humilhações… a escola pode tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Você sabe o que é isso? Onde e como ele ocorre?
Você já ouviu falar de bullying? O termo em inglês pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas _ tão comum entre crianças e jovens _é muito familiar a todos. A palavra inglesa “bullly” Significa valentão, brigão. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaçadores, humilhar, rejeitar e até mesmo ameaçar sexualmente um colega dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo são classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social _ em casa, no clube, no local de trabalho etc. _, mas é na escola que se manifesta com mais frequência.(…)
O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse fenômeno começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muito atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores consequências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente.(…)
Quem já teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mão de um grupo de colegas que o transformava em “bode espiatório” de brincadeiras no colégio? Exemplos não faltam. Entre alguns deles está o da gaúcha Daniele Vuoto, que conta toda a sua história em um blog onde também discute sobre o assunto e troca experiências com outras vítimas desse tipo de agressão, psicológica, física e até assédio sexual.(…)
O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais que demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito”, conta Daniele.
Porém, a realidade de vítimas que sofrem em silêncio, como Daniele explica em seu blog, está mudando. Além de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experiências, o assunto vêm ganhando corpo e se tornando pauta de veículos de comunicação de massa , a exemplo das matérias veiculadas no Jornal Nacional , da Rede Globo, e em discussões como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (…)

1_ Como o autor define bullying?------------------------------------------------------------------------------
2_Qual é o perfil das visitas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3_Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
4_Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.----------------------------------------------------------------------------------------------
5_Que soluções você apontaria para o problema?---------------------------------------------------------

6_Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?--------------------------------------------------------------------------------

7_O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
8_ Na frase: “O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social”, As palavras que estão em negrito:

a)_ é uma locução verbal. c)_são pronomes.
b)_são substantivos. d)_são adjetivos.






9_A finalidade do texto é
a)_ relatar ações de combate à discriminação.
b)_ensinar como se comportar na Internet.
c)_resumir informações sobre discriminação.
d)_listar as formas de superar o cyberbullying.


10_ A hashtag #ÉDAMINHACONTA permite deduzir que
a)_os casos de preconceito relacionados a você devem ser denunciados por um amigo,
b)_a pessoa que sofre com o bullying precisa procurar ajuda para interromper a intimidação.
c)_o problema do bullying deve ser enfrentado quando você for humilhado por um colega.
d)_a denúncia de discriminação deve ser realizada independente da vontade da vítima.



Leia o trecho da música a seguir e responda a questão

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos,
sem amor eu nada seria,
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade,
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou si envaidece.”

11_A expressão “se envaidece”, destacada no fragmento do texto. Refere-se
a)_aos homens. c)_ao amor.
b)_aos anjos.     d)_ao mal.