Aula 05/05 - 9º ano
EF - Matemática - Números Irracionais CMSP
link: https://youtu.be/4vtToEje3vQ.
Os exercícios devem ser respondidos e enviados até 03/06
para o e- mail jociener@prof.educacao.sp.gov.br
1.
Escreva os números nos quadrados
que se encontram no (Anexo 1) e recorte
e cole (ou escreva) agrupando-os
em seus respectivos conjuntos que se encontram
(Anexo
1)
2.
Usando a calculadora complete as igualdades: Use três
casas
decimais.
3. Complete a tabela, usando os símbolos > maior, < menor ou igual:
4. As
tabelas a seguir estão ordem crescente, completa-as usando os seguintes números:
5. Usando a calculadora, represente os seguintes números
na reta a seguir:
6.
Nas representações numéricas a seguir,
identifique, escrevendo nos espaços, se os números
são racionais ou irracionais:
8.
(Saresp 2007,
adaptado) A letra L está assinalando, na reta numérica, p número 45,477. Qual o
número da que letra J está assinalando?
9.
(ENEM
2013, adaptado) Em um jogo educativo, o
tabuleiro é uma representação da reta numérica e o jogador deve posicionar as fichas contendo números reais
corretamente no tabuleiro, cujas linhas pontilhadas
equivalem a 1 (uma) unidade de medida. Cada
acerto vale 10 pontos. Na sua vez de
jogar, Clara recebe as seguintes fichas:
Para que Clara atinja 40 pontos nessa rodada, representa
na reta a seguir o jogo de Clara, após a colocação das fichas no tabuleiro.
10. (Obmep 2014, adaptado) Dois números x e y estão localizados na reta numérica como abaixo:
Onde
está localizado o produto x.y?
a.
a esquerda
de 0.
b.
Entre o e x.
c.
Entre x e y.
d.
Entre y e 1
e.
a direita
de 1.
Anexo 1
Atividade 1 - Tarefa 1:
Dados
os números: