CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 11 de maio de 2020


Olá galera!

A atividade de hoje não é para escrever e sim para  praticar bastante. 

Por favor, baixem a música e, à medida do possível, cantem muito.

Um abraço,

Prof. Isabel Silva

3rd English Class

Hello everybody, I hope find you very well and take yourself safe at home.

     In this class we study grammar. Did you watch  tv or web class on Centro de mídia de Sao Paulo, last Friday ?
     Foi tratado sobre o  que é substantivo, verbo, adjetivo, artigo entre outros. Vocês entenderam?
     Como exercício desta semana vamos praticar.
      Nós ja fizemos duas atividades escritas, agora é para identificar com exemplos destas atividades feita anteriormente o que são ?
a) substantivos 
b)adjetivos
c) pronomes
d) verbos
       Para ficar bem claro, e para dizer o que e cada um deles é em inglês,  e exemplificar com as palavras que vocês já usaram nas atividades anteriores. Como por exemplo
a) quarantine : It's a noun ( quarentena é  um substantivo)
b) You :pronoun (você é pronome)
c) Is : verb  ( é :verbo)
d) hard : adjective ( duro, pesado: adjetivo)
     As palavras que  vão ser usadas deve ser impreterivelmente das redações que foram feitas por vocês

blocos econômicos



Dando continuidade ao conteúdo de semana passada

A formação dos blocos econômicos
Os blocos econômicos é uma regionalização dentro do espaço mundial ,mas também uma forma de aumenta as relações em escala global ,fortalecer sua economia e ter acesso a vários mercados consumidores dentro e fora de seu bloco .Os principais blocos econômicos são :União Européia ,Nafta ,Mercosul e Apec.
Desde que os países optaram pela integração  econômica ,a fórmula tem sido seguida em outros continentes ,porém como mesmo objetivo :ficar mais forte no cenário internacional. Vamos conhecer os diferentes graus de integração entre essas associações:






Os maiores blocos econômicos são:

UNIÃO EUROPÉIA

 A União Europeia, tal qual a conhecemos hoje, passou por diversas etapas e sucessivas uniões.
No geral, o principal objetivo desse estreitamento, era o fortalecimento dos países europeus a fim de criar um mercado comum, reduzir custos e fomentar a economia.
Primeiramente ocorreu a criação do CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) em 1952. Essa era composta por Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Itália, chamada de a "Europa dos seis".
Em 1957, foi criado o Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Europeia (CEE). Ele integrou mais alguns países: Inglaterra (1973), Irlanda (1973), Dinamarca (1973), Grécia (1981), Espanha (1986), Portugal (1986) chamado de "Europa dos doze".Etapas  da formação da União Européia.Veja o mapa:





Vale ressaltar que com a criação do Mercado Comum Europeu, a livre movimentação de pessoas entre os países-membros, passou a ser permitida.
Em 1991, o Tratado de Maastricht estabelece o fortalecimento econômico desses países por meio da criação de uma moeda única, o Euro.
Entretanto, somente a partir de 2002 que o Euro foi colocado em circulação. Contudo, alguns países, como, por exemplo, Inglaterra e Dinamarca, preferiram manter suas moedas nacionais.
Em 1995, mais três países integram a União Europeia (Suécia, Finlândia e Áustria) formando, assim, a chamada "Europa dos 15".
Em 2004, dez países integraram ao bloco, a saber: Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, as ilhas de Malta e Chipre.
A chamada "Europa dos 27" é formada com a integração da Bulgária e da Romênia em 2007. Por fim, o último país a firmar o acordo de participação na União Europeia foi a Croácia, no dia 30 de junho de 2013.
Em 2016, o Reino Unido demostrou seu interesse em sair da União Europeia. Em junho desse ano ocorreu um plebiscito onde 51% das pessoas votaram a favor da saída.
Essa ação foi chamada de "Brexit", termo que surgiu pela união das palavras “Britain” (“Bretanha”) e “exit” (“saída”). A saída do Reino Unido foi formalizada em 31 de janeiro de 2020.

NAFTA
 É um acordo que foi estabelecido em 1993 entre os países da América do Norte para implantar o livre comércio na região. Também chamado de Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, o NAFTA envolve Estados Unidos, México e Canadá.
Com o livre comércio, as três nações se unem numa espécie de bloco econômico com grande importância mundial. O Nafta é composto por países que apresentam economias diferentes. Enquanto Estados Unidos e Canadá são países extremamente ricos e desenvolvidos, o México ainda se encontra em estado de desenvolvimento.
Como economia emergente, o México foi convidado a fazer parte do bloco econômico por apresentar uma população que é consumidora de produtos norte-americanos e canadenses. Sendo assim, a participação do país é puramente por conta de seu mercado consumidor e também porque o México tem uma grande jazida de petróleo.
A união de Estados Unidos, México e Canadá num bloco econômico único também tem o objetivo de superar a União Europeia em termos de riquezas e relevância no cenário internacional.
Os Estados Unidos têm o desejo de expandir o bloco e, em 1994, chegou a convidar o Chile para entrar para o NAFTA. Atualmente, a área de livre comércio é responsável por um grande fluxo de mercadorias. O acordo foi importante para que o México se tornasse uma economia emergente.
                                     MERCOSUL        
 O Mercosul, como já dissemos, é um bloco econômico, que foi criado no ano de 1991 a da assinatura no Paraguai do Tratado de Assunção. Este importante bloco econômico tem como objetivo principal garantir a circulação livre de bens, de fatores produtivos e de serviços entre os países que fazem parte dele. Para isso, são impostas restrições não tarifárias para a livre circulação de mercadorias e através da abolição de barreiras alfandegárias, ou ainda, de qualquer outra medida que possua um efeito equivalente.
Para garantir esse propósito, criou-se para cada país que é membro do Mercosul, uma lista de produtos considerados sensíveis. Estes, de acordo com cada necessidade, apresentariam uma tratativa bem diferenciada, a fim de garantir que não fosse prejudicada a economia deles.
No setor da educação, o grande objetivo era a cooperação em intercâmbios e em pesquisas, bem como a integração da educação dos quatro países criadores (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) através do mútuo reconhecimento dos diplomas e de cursos de nível superior.
No ano de 2002, o Chile e a Bolívia assinaram um acordo na qual ficava estabelecido uma livre residência entre eles. Segundo este tratado, qualquer cidadão que fosse naturalizado há mais de cinco anos ou fosse nato, passaria a possuir por dois anos na área conhecida como livre residência e ainda teria os mesmos direitos de qual um cidadão do local gozava. Passados dois anos, o cidadão poderia pleitear uma autorização para a permanência naquela área, para isso, teria de comprovar os meios de vida totalmente legais, do ponto de vista jurídico, para seu próprio sustento e de sua família.
Apesar de não ser ainda, uma área de livre circulação exatamente, já que há a obrigatoriedade de uma autorização (pouco burocrática), essa constituição para a criação de uma região de livre residência já é um direito do trabalhador, e representa um passo a frente para a busca de uma total integração entre os países.
APEC( COOPERAÇÃO ECONÔMICA AS ÁSIA E DO PACÍFICO)
É um bloco econômico formado por países asiáticos, americanos e da Oceania. Basicamente, envolve uma rota comercial que segue pelo Oceano Pacífico, uma substituição da predominância histórica do comércio mundial realizado pelo Atlântico.
Atualmente, a Apec conta com 21 países-membros, a saber: Austrália, Brunei, Canadá, Cingapura, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnã.

O objetivo da Apec é promover, através de uma Zona de Livre Comércio, o crescimento econômico, a integração comercial, os negócios e os investimentos na região da Ásia-Pacífico. Trata-se de um dos maiores blocos do mundo em termos numéricos absolutos e também o que mais cresce comercialmente nos tempos atuais. A APEC, entre 1994 e 2008, cresceu comercialmente em incríveis 395%, respondendo por mais da metade das trocas comerciais realizadas em todo o mundo, totalizando um PIB superior a 17 trilhões de dólares.
O peso da representatividade da Apec deve-se ao fato de esse bloco trazer consigo várias das principais potências econômicas do mundo, com destaque para os Estados Unidos (e por extensão, todo o Nafta), a China, o Japão, a Rússia e a Austrália.

Além de envolver amplas trocas comerciais, a Apec possui alguns objetivos secundários, como a cooperação de tecnologias entre os seus membros, a melhoria nos índices de saúde e educação, o combate à corrupção e a elevação da qualidade de vida das populações. Além disso, esse bloco garante certa influência dos Estados Unidos na Ásia e na América Andina, além de favorecer a expansão comercial chinesa para os demais países emergentes e subdesenvolvidos.
Apesar de ser um dos mais importantes blocos econômicos, a Apec ainda carece de uma maior predominância no plano político, diferentemente do que ocorre com outros blocos, como a União Europeia e o Nafta. Isso porque os seus membros são muito heterogêneos, e as distâncias geográficas e os distintos interesses tornam impossíveis o estabelecimento de metas como a total integração, a livre circulação de pessoas e a utilização de uma moeda única.
O crescimento da Apec representa, de certa forma, um entrave para o crescimento do Brasil, por barrar, em partes, as investidas do Mercosul na América do Sul e servir de páreo para a integração dos Brics, grupo dos países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Atividades
1-A partir da leitura dos textos ,faça uma síntese de cada bloco econômico:
a-União Européia:
b-Nafta:
c: Mercosul:
d:Apec:
2- O que são os blocos econômicos? .E quais são seus objetivos?
3- Diga em  qual continente se localiza cada bloco econômico:
-União  Európéia:
- Nafta:
-Mercosul
-Apec:
4-Relacione as colunas:
Considerando a integração econômica que ocorre no interior década bloco,relacione os graus de integração proposto por eles:
1-Mercado comum                     (  )Adoção de uma moeda única;
2-Zona delivre comércio           (  )Tarifa externa aos países que não pertencem ao bloco;
3-União Aduaneira                    (  )Padronização de pessoas e de legislações econômicas;
4-Uniao monetária                   (  )Além da união aduaneira ,existe uma circulação de capitais e pessoas;
5-União Monetária                 (  )Livre circulação de pessoas e mercadorias;
5-O que foi o Tratado de Maastricht  na criação da União Européia?
6- Quais são os países que compõem o Nafta?
7-Qual interesse dos Estados Unidos  e Canadá países ricos e industrializados em ter o  México economia emergente na composição do Nafta?
8-Os que não pertencem ao bloco econômico Mercosul são:
a-(  )Brasil e Argentina ;                              b-(  )Bolívia e Chile;
c-(  )México e  Peru                                  d-(  )Paraguai e Uruguai
9-Qual é objetivo da criação da Apec?
10-Cite 3 países que compõem cada bloco econômico:
a-União Européia:

b-Nafta:

c-Mercosul:

d-Apec:

QUERIDOS ALUNOS PEÇO QUE FAÇAM UMA SÍNTESENO CADERNO DE CADA BLOCO ECONÔMICO E AS QUESTÕES ME ENVIEM ATÉ O DIA 18/5 PARA QUE POSSO FECHAR AS NOTAS REFERENTES AO 1°BIMESTRE.
EMAIL:rosanamargarete@prof.educacao.sp.gov.br.
Tchau tchau!!!!

pirâmides Etárias



Perfil etário da população mundial


As Pirâmides Etárias

 Alguns fatores são responsáveis para a melhoria na qualidade de vida da população e têm contribuído para a consolidação dessa tendência em diversos países do mundo como avanços tecnológicos nas áreas da saúde e saneamento ,o aumento do processo de urbanização, a entrada de mulheres  no mercado de trabalho,o maior acesso à educação ,o desenvolvimento nas áreas necessárias de acordo com desenvolvimento do país.
Ao analisar uma população, consideramos três grupos ou faixas principais: Veja:
0-19---------------------------------------------Jovens;
20-59-------------------------------------------Adultos;
+de 60 anos----------------------------------Idosos;
A análise etária de uma população é importante para saber as áreas necessárias para planejamentos do governo no país .Ográfico  que representa a estrutura de sexo e idade de uma população chama-se pirâmide etária.
Nesse gráfico cada metade representa o sexo ,aqueles números  do meio é a idade e a base representa os jovens até 19 anos ,o meio representa  os adultos 20 a 59anos e o topo a população idosa +60 anos.
O formato da pirâmide do país é fundamental para analisar a situação socioecomômica de um país .Vamos ver:
Pirâmides etárias dos países desenvolvidos
A pirâmide etária dos países desenvolvidos é caracterizada por apresentar, em sua maioria, características como base reduzida ou declíniocorpo estável e com gradual ascensão até o topo.
A base reduzida significa que nesses países há uma tendência de redução nas taxas de natalidade devido aos fatores como políticas de controle de natalidade, participação das mulheres no mercado de trabalho e urbanização.
topo alargado está relacionado à expectativa de vida nesses países, que é elevada indicando boa qualidade de vida, políticas públicas voltadas ao setor da saúde. Taxas de mortalidade infantil também têm se apresentado baixas devido ao melhor acesso à saúde. Contudo, o topo alargado pode representar também gastos elevados com programas de assistencialismo para a população envelhecida.
corpo da pirâmide estável pode indicar possíveis problemas nesses países como a falta de mão de obra, visto que a população economicamente ativa (população inserida no mercado de trabalho) é reduzida.
Pirâmides etárias dos países subdesenvolvidos
A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos é definida por apresentar, na maioria das vezes, características como base alargada, corpo com redução em algumas faixas etárias e topo reduzido.
base alargada indica altas taxas de natalidade, visto que nesses países não é comum políticas de controle de natalidade. Isso indica, também, precaridade no setor de saúde, com políticas públicas ineficientes.
O corpo da pirâmide por vezes demonstra que, em algumas faixas etárias, há declínio da população. Isso pode indicar elevados índices de violência, principalmente, em relação à população masculina.
topo reduzido indica baixa qualidade de vida, consequentemente baixa expectativa de vida. Nesses países a falta de acesso aos programas de saúde, a falta de informação, a falta de educação podem levar ao declínio da população idosa.
Contudo é válido dizer que nos últimos anos esses países têm apresentado melhorias no que tange ao aspecto socioeconômico e podendo ser observado por indicadores sociais como IDH( Indice de Desenvolvimento Humano).
Veja os exemplos:
Africa-Subdesenvolvido
Europa-Desenvolvido




Atividades para entregar
As respostas estão no caderno e livro de apoio que foi pra casa pags:97 a 105.

1-Segundo a ONU até 2030 a população mundial ultrapassará a marca de 8 bilhões .Mesmo com o controle rigoroso nas taxas de natalidade eles continuam sendo os países mais populosos do mundo.São eles:
a-(  )Brasil  e Índia;           
b-(  )China e Índia
c-(  ) Estados Unidos e China
d-(  )México e Japão

2-O que é Crescimento Vegetativo?

3-Quais as transformações na sociedade que fez com que reduzisse o crescimento da população tanto nos países pobres como nos ricos?

4- Porque o crescimento populacional não ocorre de maneira homogênea ( igual )nos países?]

5- A Teoria populacional que afirma que a população mundial cresceria em ritmo geométrico e a alimentação em ritmo lento, foi :
a-( ) Reformista    
b-(  ) Neomalthusiana
c-(  )Malthusiana
d-(  )Populacional


5-Porque na antiguidade as famílias torciam para que todos os filhos que nascessem fossem homens?

6- O que são as pirâmides etárias?

7- Quais as características de uma pirâmide etária de um país rico?. Represente-a com um desenho.

8-Quais as características de uma pirâmide etária de um país pobre .Represente-a com um desenho.

ALUNOS NO CADERNO VCS IRÃO FAZER UM RESUMO SOBRE AS PIRÂMIDES ETÁRIAS PARA APRENDER NO CADERNO.AS QUESTÕES É PRA RESPONDER E ME ENVIAR ATÉ 18/05 NO 

EMAIL: rosanamargarete@prof.educação.sp.gov.br

É PRECISO QUE FAÇAM PARA EU PODER FECHAR AS NOTAS REFERENTE AO 1° BIMESTRE.

Malala e Autoretrato

Resenha – Eu sou Malala




Malala Yousafzai tornou-se famosa ao lutar por seu direito à educação no Paquistão. Moradora do vale do Swat, local tomado pelo Talibã, Malala seguiu os ensinamentos do pai e continuou indo à escola. O preço pela atitude foi alto: quase pagou com a vida. Em 9 de outubro de 2012, Malala estava no ônibus no qual voltava da escola quando representantes do Talibã atiraram contra ela à queima-roupa.
Em Eu Sou Malala, a adolescente conta sua história desde que era apenas uma criança e de como levou a vida para que tudo chegasse onde ela está agora. Aos 16 anos, Malala foi a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. É dela a frase "uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.

Mesmo diante de sua luta pelo direito à educação, Malala não deixa de lado suas crenças religiosas. Toda sua batalha, inclusive a pela vida quando esteve no hospital em recuperação, é narrada no livro escrito em parceria com a jornalista Christina Lamb.
Vocês já ouviram falar da Malala?

-Atividade 1:

Gostaria que fizesse a leitura desse  resenha  acima e respondessem às questões abaixo:
1-Quem foi Malala?
2-Onde ela morava?
3-Perceberam que ela tinha um sonho,qual.? E o que ela fez para que ele  fosse realizado?
4-A ação de Malala em relação  a busca de seus sonhos tem servido de inspiração pra outras adolescentes.?.Explique
4-E você tem sonhos ?.Acho impossível de se realizar?.Conte um pouco sobre ele.  




2-Atividade: Quem sou eu?

Tendo como base a colagem do acima, crie um autorretrato que represente quem você é!
- Você pode se fotografar, se desenhar, utilizar recursos como colagem e outros que conheça.
-A ideia é conseguir identificar o que você gosta e quem te influencia : família ,amigos ,mídia ou escola( professores) entre outros .
-Com esta atividade ,você conseguirá saber um pouco sobre você, para descobrir suas potencialidades!

              
         ALUNOS PRECISO QUE FAÇAM NO CADERNO E ME ENVIEM ATÉ O DIA 18/05 PARA QUE POSSO FECHAR AS NOTAS REFERENTES AI 1°BIMESTRE. EMAIL:rosanamargarete@prof.educacao.sp.gov.br.







Estudo da Semana de 11 a 15 de maio



3ºs Anos A, B e C

“Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante.”

Clarice Lispector


ROTEIRO DE ESTUDO

Este roteiro foi desenvolvido para que você faça a AAP com mais tranquilidade e aprofundamento.
Sigam as dicas abaixo:
1)      Leia a questão com atenção
2)      Elimine as alternativas erradas
3)      Pense na resposta depois de ler o enunciado
4)      Esteja atento com os termos “sempre” e “nunca”
5)      Cuidado com “nenhuma das alternativas está correta/incorreta”
*Você pode ter seu próprio método de chegar a sua resposta, pois cada um aprende de forma diferente.
1
Para iniciar, lembre-se que para você entender o texto é preciso compreender a época em que o autor viveu e o texto foi escrito.
Acesse o link abaixo para entender um pouco a poesia de Alberto de Oliveira, parnasianista:
https://www.youtube.com/watch?v=nEPUmtXUL4k


2
Para as questões que utilizam não só o texto verbal, mas também o não-verbal, é preciso fazer a leitura híbrida, ou seja, ler os dois ao mesmo tempo, um complementa o outro. Exemplo desses textos são a charge, os cartuns  e as tiras.
As charges costumam retratar situações que estejam acontecendo no tempo e no espaço, de forma mais específica. Geralmente é acompanhada de sátiras e os personagens principais podem ser figuras públicas, como políticos ou artistas. É muito utilizada para fazer críticas sociais, políticas e econômicas.
Os cartuns são textos humorísticos caracterizados por histórias breves e gráficas a respeito do comportamento humano. Assim como a charge, os cartuns também retratam acontecimentos do tempo e lugar, além de tratar dos costumes humanos de uma forma mais cômica. Porém, são situações que poderiam acontecer e não em forma de crítica ou com referências específicas como as charges.
As tirinhas são como histórias em quadrinhos, porém, mais curtas. Geralmente essa sequência de quadrinhos faz críticas sociais e são publicadas com regularidade. Elas podem estar presentes em revistas, jornais, sites, mídias sociais, entre outros.
 Seja qual for o gênero estudado, lembre-se que há linguagem figurada e muita inferência aos fatos de relevância ou do cotidiano. Nas charges e cartuns, há criticismo. Nas tirinhas, piada, humor.
Observe a explicação abaixo:



3
Sobre o texto das questões 12 a 14:
*Identifique o tipo de texto que você vai analisar (texto argumentativo);
*Perceba que há um tema explícito no título e, abaixo deste, há ainda um subtítulo, delimitando o assunto;
*O tema é o assunto primário, mas o texto traz outros assuntos que, se não estiverem ligados ao tema, serão considerados secundários;

4
Crítica de filme ou obra de arte:
O  autor faz uma descrição e uma breve apreciação a respeito de acontecimentos culturais ou obras (sejam elas cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), a fim de divulgar um objeto de consumo cultural, de maneira resumida, convidando o leitor ou espectador a conhecer a obra na íntegra. Há análise da obra e o ponto de vista do autor da crítica. Por isso é preciso perceber e distinguir esses dois itens.  

Para fazer:

1.       Após estudar esses 4 pontos, resolva a AAP:
Lembre-se que você deverá entregá-la na escola até quinta-feira, 14/05!
2.       Atividades 3 e 4 do material Aprender Sempre (leitura de texto informativo da vida de Carolina Maria de Jesus e texto do gênero Diário. Após as leituras, faça a interpretação):

Aproveite bem seu tempo de estudo!
Um abraço,
Professora Zuleide
Contato: zuleidelopes@prof.educacao.sp.gov.br







TEXTOS JORNALÍSTICOS


Olá, pessoal do 2ºE! Espero que estejam bem :)

Por favor, enviem suas respostas da atividade Textos jornalísticos para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 18/05/2020. 


Assunto: Textos jornalísticos – notícia e artigo de opinião; pontuação.


A atividade a seguir é composta por dois textos de gêneros diferentes. Leia esses textos para compreender a diferença entre cada um deles.

I. Leia a notícia a seguir, para depois responder às questões.

CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS ENTRE INDÍGENAS JÁ CHEGAM A 23

Além disso, 46 casos foram descartados e seis se recuperaram da doença


Publicado3 semanas atrás em 17/04/2020 Por João Carlos Magalhães Teles

A Secretaria Especial de Saúde (Sesai), em seu balanço mais recente, divulgou que existem 23 casos confirmados de Covid-19 entre a população indígena. As informações foram atualizadas na tarde da última quinta-feira (16) e conta com mais 25 casos suspeitos da doença. 
Todos os casos estão na  região Norte do país, em cinco Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).  No distrito Alto Rio Solimões são oito ocorrências, Manaus conta com 12 e Médio Rio Purus, Parintins e Yanomami, que têm somente um caso. 
São 12 pacientes femininas e 11 do masculino, com média de 32 anos de idade, e apenas dois infectados fazem parte do grupo de risco, um paciente com 60 anos e outro com 79. 
Uma vítima fatal foi o yanomami Alvaney Xiriana, que tinha apenas 15 anos de idade. No total, três óbitos de indígenas infectados pelo novo coronavírus constam dos registros oficiais do governo federal.
Além disso, 46 casos foram descartados e seis se recuperaram da doença. 
O primeiro caso confirmado de coronavírus entre indígenas apresentou sintomas no dia 17 de março. “A notificação dos dois primeiros casos confirmados ocorreu na semana epidemiológica 13 (22/03 a 28/03), com um pico na semana epidemiológica 15 (05/04 a 11/04)”, explica boletim epidemiológico
A circulação do vírus entre indígenas explica-se pelo fato de 12 casos terem sido registrados próximos a municípios com transmissão comunitária confirmadas. Dos três indígenas falecidos, dois foram infectados em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), onde faziam tratamento; um em Manaus e o outro em Boa Vista.
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma nota, no último dia 2, onde recomenda ações emergenciais de proteção à saúde dos povos indígenas. O órgão afirma que “as medidas de restrição de acesso em vigor atualmente não garantem proteção territorial suficiente para evitar o contágio dos povos indígenas pelo novo coronavírus”.
De acordo com o MPF, a presença “de garimpeiros, madeireiros, dentre outras atividades criminosas” acaba anulando a proteção que políticas sanitárias e de isolamento social poderiam assegurar.
No documento o órgão ainda pede que a Fundação Nacional do Índio (Funai) implemente “imediatamente medidas de proteção territorial em todas as terras indígenas identificadas ou delimitadas, declaradas ou homologadas”. 
Para auxiliar no isolamento social, as aldeias estão se organizando para evitar que pessoas de foras da comunidade entrem nas comunidades. Até esta quarta-feira (15), havia bloqueios em 12 estados, feitos por 23 povos.


a)      Localize no texto os principais elementos da notícia:
O que? (assunto)
Quem? (os envolvidos)
Quando? (tempo)
Onde? (lugar)
Como? (modo)

b)      Nas notícias é comum haver discursos de outras pessoas a fim de dar mais credibilidade ao texto. Explique o uso das aspas no trecho “as medidas de restrição de acesso em vigor atualmente não garantem proteção territorial suficiente para evitar o contágio dos povos indígenas pelo novo coronavírus”

c)      Por que os povos indígenas estão mais vulneráveis à pandemia do coronavírus?


II. Agora leia um artigo de opinião.

Descaso com a Covid-19 pode exterminar povos indígenas
Mario Nicacio
Se o novo coronavírus tem tirado o sono do homem branco, imagine o nosso. Os indígenas brasileiros não foram dizimados somente pela brutalidade do invasor, mas também por doenças que vieram nas caravelas. Quando atracaram aqui, éramos mais de 4 milhões; atualmente, restam somente cerca de 900 mil de nós.
Ao contrário dos europeus, que já haviam desenvolvido anticorpos, nossos antepassados não tinham nenhuma defesa contra a gripe, o sarampo, a varíola, a coqueluche, a tuberculose e outras moléstias. No caso da Covid-19, o perigo é ainda maior, pois a humanidade inteira está indefesa. O ianomâmi Alvanei Xirixan era muito jovem, tinha apenas 15 anos. E, diferentemente, das duas vítimas anteriores da doença, morava na floresta. Sua morte, no último dia 9, acendeu de vez o alerta para todos os povos indígenas brasileiros. Estamos mais vulneráveis do que nunca.
O pouco-caso dispensado por Jair Bolsonaro à pandemia vem deixando o mundo inteiro perplexo. Se a sua insensatez põe em risco a população brasileira em geral, para nós ela pode significar o extermínio. E temos razões para acreditar que sua atitude é proposital. O presidente construiu sua reputação política dirigindo ameaças e ofensas às minorias. Nós, povos indígenas, sempre estivemos entre seus alvos preferenciais, e os ianomâmis, povo de Alvanei Xirixan, são uma antiga obsessão. Seu primeiro ato como deputado federal, em seu segundo ano de mandato (em 1992), foi um projeto para revogar a homologação do seu território -hoje acossado pelo garimpo ilegal, que contamina os seus rios por mercúrio.
O sucateamento promovido por ele à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde e responsável pelo atendimento de mais de 765 mil pessoas, vem sendo denunciado por nós desde o ano passado.
Segundo o último censo do IBGE, 306 mil indígenas vivem na Amazônia. Há aldeias que ficam a cinco dias de barco do posto de saúde mais próximo. Sem o Sesai, ficam entregues à própria sorte. Bolsonaro ainda quer municipalizar este serviço essencial, que é federal, deixando-nos nas mãos de políticos locais, que nem sempre prezam por nossos direitos.
Na cultura indígena não existe o isolamento social: vivem até 15 pessoas sob o mesmo teto. A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) preparou um plano emergencial para combater a Covid-19. Entre as recomendações está o isolamento comunitário. É preciso que o homem branco mantenha distância de nossas aldeias.
E ainda há os mais de cem povos isolados que vivem na região. De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), existem 86 territórios com presença de grupos sem contato na Amazônia. Se ainda candidato prometeu não demarcar "nem um centímetro a mais" de terras indígenas, em agosto passado, já usando a faixa de presidente, Bolsonaro disse que "se eu fosse fazendeiro, nem vou falar o que eu faria", referindo-se a indígenas e quilombolas. São palavras que servem de incentivo àqueles que invadem suas terras e que podem levar o coronavírus até eles.
Os alertas de desmatamento na Amazônia cresceram 29,9% no mês passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Março de 2020 registrou a segunda maior taxa para o mês nos últimos cinco anos, atrás apenas de 2018.
No início de mesmo mês, quando a Covid-19 ainda não dominava os noticiários, a liderança ianomâmi Davi Kopenawa já alertava para os riscos que corriam os povos isolados na Comissão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra: "Eu não conheço as suas casas, assim como vocês também não conhecem. Eu só as vi do céu, do avião. Nunca os visitei a pé. Nunca nos falamos. É por isso que estou muito preocupado. Talvez em breve estarão exterminados".
Culturas inteiras podem desaparecer. São povos que têm sua própria medicina, de onde pode vir até mesmo a cura para a Covid-19 e novas pandemias.
Mario Nicacio
Wapichana da terra indígena Manoa-pium (Roraima), é vice-coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)

a)      Artigo de opinião é um gênero textual que pertence ao âmbito jornalístico e se caracteriza pela exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto. Qual é o assunto do texto?
b)      O artigo de opinião é composto por:
Introdução – na qual o autor apresenta sua ideia principal ou tese;
Desenvolvimento – em que aparecem os argumentos, os fatos que comprovem a tese;
Conclusão – que é o fechamento do texto, a exposição final.
Cite dois argumentos que o autor utiliza para confirmar a tese de que a Covid-19 pode exterminar a população indígena.
c)      No último parágrafo o autor diz “Culturas inteiras podem desaparecer. São povos que têm sua própria medicina, de onde pode vir até mesmo a cura para a Covid-19 e novas pandemias”. Por que o autor faz essa afirmação? Como é a medicina da população indígena?
III. Relacionando os textos – os dois textos possuem tema em comum, porém escritos em gêneros textuais diferentes.
Use a legenda abaixo para indicar as características dos gêneros notícia e artigo de opinião nas afirmações do item a ao item f.
(A) Gênero notícia
(B)Gênero artigo de opinião
(C)Ambos os gêneros

a)Texto escrito em 1º ou 3º pessoa (   )
b)Texto escrito em 3º pessoa (   )
c)Uma tese/ posição que é defendida (   )
d)Publicação em jornais, internet. (   )
e)Uso de discurso citado ou discurso reportado. (   )
f)Usa-se, muitas vezes, o tempo presente nas manchetes ou nos títulos da matéria, o que aproxima o leitor do fato. (   )

IV. Dê a sua opinião também: o que você acredita que o governo poderia fazer para garantir a sobrevivência da população indígena em relação à pandemia do coronavírus?

Bibliografia: Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa 8º e 9º anos. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.
SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redação. São Paulo: Moderna, 2006.

Obrigada J