CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 30 de junho de 2020

Aula 08 de História - 2°F



Olá novamente, queridos alunos e alunas!





  Hoje iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos estejam bem, e conseguindo acompanhar os estudos.

Para a aula dessa semana, Iremos estudar a seguinte aula do Centro de Mídias:


22/06 - 2ª série EM - História - A colonização na América

acesso em 15:36 29/06/2020


A seguir, responda o seguinte formulário:

Colonização


Outra coisa, tive boas respostas na pesquisa que fiz semana passada. Quero então marcar uma aula com vocês, será no Google Sala de Aula. Estou pensando em marcar Quinta ou Sexta da semana que vem (dias 09 ou 10/07), em horário normal de aula, então será a noite. Quem puder participar, comentem aqui no blog ou me mandem email,com sugestões de horário para que eu possa marcar o melhor horário entre 19 e 22hs para vocês.




  Quem tiver dúvidas entre em contato comigo para que eu possa ajuda-los. Comentando aqui no blog, ou me mandando email.





   
Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Abraços,
Prof. Willian A. Almeida

Aula 08 de História - 3°C


Olá novamente, queridos alunos e alunas!




  Hoje iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos estejam bem, e conseguindo acompanhar os estudos.

Para a aula dessa semana, Iremos estudar a seguinte aula do Centro de Mídias:




29/06 - 3ª série EM - História - A Crise de 1929
acesso em 21:22 29/06/2020


A seguir, responda o seguinte formulário:

Crise de 1929


Outra coisa, tive boas respostas na pesquisa que fiz semana passada. Quero então marcar uma aula com vocês, será no Google Sala de Aula. Estou pensando em marcar Quinta ou Sexta da semana que vem (dias 09 ou 10/07), em horário normal de aula, então será a noite. Quem puder participar, comentem aqui no blog ou me mandem email,com sugestões de horário para que eu possa marcar o melhor horário entre 19 e 22hs para vocês.




  Quem tiver dúvidas entre em contato comigo para que eu possa ajuda-los. Comentando aqui no blog, ou me mandando email.





   
Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Abraços,
Prof. Willian A. Almeida






     Olá pessoal nesta semana nós vamos pensar , estudar, a Revolução Russa de 1917. Saibam que este processo está diretamente ligado aos acontecimentos , desdobramentos, da grande guerra. Lembrem a Rússia sai deste conflito na condição de derrotada assinando o tratado de Brest-Litovski com os alemães . Essa derrota faz ruir o regime Czarista , que se configurava numa monarquia absolutista . Podemos comparar a situação da Rússia neste período se pensarmos que a França fez a sua revolução para derrubada da monarquia absolutista no século XVIII, já a Inglaterra no século XVII, o Brasil em 1889, então esse modelo político era sim considerado plenamente ultrapassado pois concentrava todo o poder nas mãos do rei não dando nenhuma garantia aos indivíduos  . Movimentos Revolucionários questionavam o Czarismo na Rússia , em 1881 o Czar Alexandre II é morto num atentado terrorista. Depois deste acontecimento a repressão e a censura que já eram intensas se aprofundaram .

     A Rússia é um pais de dimensões continentais , com  um população extremamente empobrecida e de analfabetos , o questionamento colocado pelos revolucionários e camponeses era o  seguinte por que estamos numa guerra de carater burguês se estamos passando fome e com friu ?
 A Rússia possui três cidades mães fundadoras de seu Estado de sua cultura , Kíév, Moscou  e neste momento revolucionário,  sua capital é São Petersburgo , cidade planejada, fica abaixo do nível do mar numa região alagadiça,  construída pelo Czar Pedro O grande e Catarina II,  no século XVIII, para servir como uma janela para a Europa . Representa uma tentativa de modernização do Estado russo , desdobrando a questão somos Ocidentalista ou Eslavófilos orientais.

      Pela teoria do socialismo cientifico , elaborada por Karl Marx , a revolução socialista aconteceria em paises, economis com altissimo desenvolvimento em seu parque industrial . Essa é a contradição do capital , muitas industrias necessitam de muitos operários, que sofrendo muito com a sua condição de vida tomaria conciencia de sua demandas e tomariam o poder socializando a economia .

     Em 1905 Alguns acontecimentos marcaram a História russa daquele período , O domingo Sangrento , operários e camponeses vão ao palácio de inverno , casa do Czar Nicolau II, protestar contra suas péssimas condições de vida , foram pedir pão e reclamavam dos ministros do Czar.. Os cossacos , guarda imperial nobre , abriu fogo, matando centenas de manifestantes .Tivemos também a Revolta do Encouraçado Pomtekin, no qual marinheiros cansados de maus tratos , eram açoitados e a alimentação era péssima, tomam o navio de assalto no mar do norte.

     O partido Revolucionário russo POSDR, estava dividido em duas vertentes , a dos Mencheviques , ( minoria ) defendiam a derrubada do Czarismo e o desenvolvimento da burguesia nacional para a posterior revolução operária , e os Bolcheviques ( maioria ), defendia a derrubada do czarismo e a implantação do socialismo de maneira imediata .

     Em fevereiro de 1917 ocorre uma greve geral e novamente os operários e camponeses vão para a frente do palácio de inverno , exigindo PAZ, PÃO e TERRA, mas desta vez os cossacos não abrem fogo e ao contrário eles passam a interagir com os manifestante . Ou seja a polícia passou a festejar a queda da lei e da ordem . Neste momento o Czar Nicolau II é deposto e tem início o governo provisório, que também caiu em Outubro por demorar em tirar a Russia da guerra e não atender as exigências da população , da massa de operários e camponeses. Então em Outubro é inaugurado o governo Socialista encabeçado por Lênin , Stálin e Trotsky. todos os meios de produção , todas as propriedades particulares são confiscadas e passam a ser do Estado que é controlado pelos trabalhadores.

     De 1918 a 1921 a Rússia foi detruida por uma guerra civil , de um lado o exercito revolucionário vermelho  socialista, organizado por trotski e de outro o exercito branco reácionario que englobava burgueses e antigos monarquistas.  Neste processo a fome varreu a Rússia deixando milhares de mortos  e o exercito vermelho sai vencedor inaugurando a União da Repúblicas Socialistas Soviéticas , URSS.
     Logo após a morte de Lênin em 1924 , Stálin assume o governo e vai até  a sua morte em 1953, marcando um pe´riodo de muita repressão e uma mortantade generalizada pela fome e pelo aprisionamento nos Gulags , campos de trabalhos forçados.



Produza um texto sobre está cena do filme , Encouraçado Potekim, do diretor Sergei Esenstein de 1925, procure observar as vestimentas os semblantes dos personagens , e a maneira como as forças estatais tratam os manifestantes.


















     Olá pessoal , nesta semana nós vamos continuar estudando os primeiros momentos da ocupação européia aqui na América , em especifico o Brasil .
     Num primeiro momento sabemos que os portugueses queriam encontrar ouro e prata neste território mas isto não foi possível , somente no século XVII em minas gerais é que eles vão encontrar. Então o que fora feito , extrair o Pau-Brasil para produção de movéis e pintura de tecidos . Está arvore produz uma tinta vermelha e foi extraída em larga escala , para exportação européia. Esse modelo de exploração predatória não previa a ocupação e foa feito com mão de obra escravizada indigena , portanto de 1500-1533 , o pau- Brasil foi explorado sem que houvesse um projeto de ocupação do território . Isto vai acontecer somente depois de 1533 porque os portugueses entenderam os ricos que eles corriam de perder estas terras, para outras potências europeias, como a França aliada de algumas nações como os Tupinampas,  da época se não a ocupassem de fato .

     O objetivo era sim encontrar metais preciosos nesse primeiro momento da ocupação , nessa nova terra que no imaginário dos colonos era o Eldorado , ainda mais quando pensamos que logo de início estes metais são encontrados na América espanhola. Portugal decide então montar uma empresa exploratória com vistas a ocupar o território , num esquema triangular comercial , as plantation são implantadas ao longo do litoral brasileiro , sobretudo na região do nordeste , dada sua proximidade com a europa .
     Na relação Brasil - Portugal , respectivamente ,colônia - metrópole , tudo que era produzido aqui serve para a exportação , com os lucros ficando com a metrópole . Esse modelo colonial é o chamado colonia de exploração, as pessoas não viam para cá com interesses em desenvolver uma nova sociedade mas o único interesse é o da exploração . Nas plantantion  temos fazendas monocultoras, latifúndios, e mão de obra escravizada, num primeiro momento indígena e depois africana , esse é o model de produção açucareira de exportação . E por que o açúcar ? Porque o açúcar era sim um gênero alimentício supervalorizado na Europa e escasso.

   O modelo de ocupação se deu com as Capitanias Hereditárias , foram 13 sendo que a prosperidade foi alcançada num primeiro momento  por São Vicente , depois pela capitania de Pernambuco e Bahia , e eram extensões de terras doadas aos exploradores, nobre europeus que prestavam serviços a coroa portuguesa , que não pagavam impostos e podiam arrendar suas terras nas chamadas sesmaria , extensões de terras transferida a um outro explorador com objetos exploratórios que lhe devia uma série de impostos. Para atrair a população portuguesa as viagens eram financiadas e terras eram doadas neste processo. Que possuíam por objetivo ocupar o novo território.
     Em 1548 foi criado um novo cargo o de governo geral , ligado diretamente ao Rei de Portugal que controlava toda a produção e impunha a religião cristã como a unica possível a ser praticada. é sempre importante lembrar, dizer , que todo esse processo , a instalação de uma empresa exploratória na colonia foi de intensa e abrangente violência contra as nações indígenas e posteriormente contra a população negra . Aos poucos os indigenas são substituídos pela mão de obra escravizada africana , meramente para atender interesses comerciais com objetivos de acumulação de capital . Portanto dizer que o nativo é menos adaptavel a esse regime de trabalho intensamente violento é uma inverdade. 



     Para próxima semana faremos uma série de questões , tenham uma boa semana .










     Olá pessoal nesta semana no´s vamos estudar sobre os Hebreus suas origens e História.

     Os Hebreus eram  nômades, pastores do deserto, até se fixarem próximos ao rio Jordão , em seu vale na região da Palestina , por volta do ano 1800 A.C. Inauguram uma nova religião , monoteísta, baseada na Torá , ou velho testamento bíblico . Vejam por volta de 1700 A.c os Hebreus migram para o Egito já que a terra que ocupavam era muito pobre e seca , não favorecendo a agricultura , lá são escravizados . Moisés , o profeta, promove o Êxodo ou fuga , saída para a terra prometida, Canaã.
Vejam pessoal é possível sim estudar a História dos Hebreus por uma perspectiva histórica e deixar as questões religiosas num outro plano .
A Torá é um livro fundador de 4 religiões ; o judaísmo , o cristianismo ,o islamismo e o rastafarianismo. Um exemplo marcante deste livro é a passagem que expõe Os 10 mandamentos ditado por Moisés, que servem também como um documento de regulação social , moral e ética , serviam sim como leis.

- Eventos importantes : Cativeiro do Egito, Faraó Ramses, ( êxodo , 40 anos no deserto )
                                       Ano 1010 A.c, unificação das 12 tribos de Judá  , Saul primeiro Rei .
                                       Rei Salomão , filho de Davi , tempo de prosperidade 970 a 930 A.c
                                       Cativeiro da Babilônia, Rei Nabucodonosor II, século VI A.c durou 70 anos
                                       Diáspora , ( dispersão ), do povo Hebreu pelo mundo , 135 a 132 A.c
   

     Ao longo da História ocorreram várias diásporas hebraicas e perseguições , a ultima sendo promovida pelos alemães no holocausto durante a segunda guerra mundial , as respostas oferecidas para estas questões são várias mas nenhuma definitiva e completa .


     

Os hebreus são os judeus . É possível se torna um judeu ou está questão está vinculada somente ao nascimento do individuo ?
                                 




   

2º ANO – 2º Bimestre – Filosofia

Essa semana iremos realizar revisão das aulas do Centro de Mídias SP. As aulas estão em forma de vídeo e o aluno precisa ficar atento aos temas tratados, pois tem como função melhorar o vocabulário. Algumas informações estão interligadas com a disciplina de Sociologia. (Fiquem atentos alunos!)
Revisão Centro de Mídias SP
1. A atitude filosófica - 2ª série do Ensino Médio - Aula CMSP - 28/05/2020



2. Solidariedade e cidadania - Filosofia - 2ª série do Ensino Médio - Aula CMSP 18/06/2020




3. 2ª série EM - Filosofia - O processo de construção e conhecimento de si - 25/06/2020



4. Enquanto revisa não esquecer de realizar as atividades 1 e 2.

1º B – 2º Bimestre – Filosofia
Essa semana iremos realizar revisão das aulas do Centro de Mídias SP. As aulas estão em forma de vídeo e o aluno precisa ficar atento aos temas tratados, pois tem como função melhorar o vocabulário. Algumas informações estão interligadas com a disciplina de Sociologia. (Fiquem atentos alunos!)

Revisão Centro de Mídias SP
1. A atitude filosófica - 1ª série do Ensino Médio - Aula CM-SP - 21/05/2020

2. Aula de FILOSOFIA do CM-SP 1º série ENSINO MÉDIO - 28/05


3. Aula CM-SP 1ª Série EM – Filosofia: Identidade e Alteridade – 25/06/2020
4. Enquanto revisa não esquecer de realizar as atividades 1 e 2.



3º ANO – 2º Bimestre – Filosofia
Essa semana iremos realizar revisão das aulas do Centro de Mídias SP. As aulas estão em forma de vídeo e o aluno precisa ficar atento aos temas tratados, pois tem como função melhorar o vocabulário. Algumas informações estão interligadas com a disciplina de Sociologia. (Fiquem atentos alunos!)
Revisão Centro de Mídias SP


1. 3ª série EM - Filosofia - O diálogo entre ver e rever o mundo - Aula CMSP 28/05/2020 



 



2. 3ª série EM - Filosofia - Filosofia e cotidiano - Aula CMSP 18/06/2020 






3. 3ª série EM - Filosofia - Diálogos entre o contar, o crer e o criticar - Aula CMSP 25/06/2020 




4. Enquanto revisa não esquecer de realizar as atividades 1 e 2.














2 bimestre - Geografia aula - 04.


Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.
Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.


Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de REDES E HIERARQUIAS URBANAS.



HOJE IREMOS REVER A AULA TRANSMITIDA NO CMSP REFERENTE AO TEMA CITADO ACIMA.

APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA VOCÊ IRA ACESSAR O LINK PARA RESPONDER AS QUESTÕES REFERENTE AO TEMA DA AULA.






CLICK NO VÍDEO E BOA AULA....



E AI ?
ASSISTIU A VÍDEO AULA ?
MARAVILHA........


AGORA CLICK NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA DA NOSSA AULA.

https://forms.gle/ccphFiWiaWq3zfVs7



ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.



NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.


VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.


QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.



BOA AULA A TODOS.....













2 bimestre - Geografia aula - 04.


Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.
Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.
Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de ORGANISMOS ECONÔMICOS INTERNACIONAIS.



É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.



VAMOS COMEÇAR..........


HOJE IREMOS REVER A AULA TRANSMITIDA NO CMSP REFERENTE AO TEMA CITADO ACIMA.

APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA VOCÊ IRA ACESSAR O LINK PARA RESPONDER AS QUESTÕES REFERENTE AO TEMA DA AULA.





CLICK NO VÍDEO E BOA AULA....

E AI ?
ASSISTIU A VÍDEO AULA ?
MARAVILHA........


AGORA CLICK NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA DA NOSSA AULA.








ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.



NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.


VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.


QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.


BOA AULA A TODOS.....