CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 18 de outubro de 2020

Gênero Textual

 

Leia o texto abaixo. Ele é um bilhete de passagem.





→ CARACTERÍSTICAS DE UM BILHETE DE PASSAGEM 

É o documento que permite a quem o possui movimentar-se de um lugar a outro através de inúmeros meios de transporte. O bilhete de passagem informa o local onde a pessoa embarcou, bem como a hora, o valor do bilhete, a poltrona que deve ser ocupada e, também, o destino onde o passageiro deve desembarcar. 


Interpretando o texto 

01. A que gênero textual o texto lido pertence? 

a) um manual de instrução.

b) regras de um jogo. 

c) bilhete de passagem. 

d) boletim de ocorrência. 


02. Qual a finalidade do bilhete de passagem lido anteriormente? 

a) Viajar de navio. 

b) Viajar de ônibus. 

c) Viajar de trem. 

d) Viajar de avião. 


03. Copie do texto uma informação que confirme a resposta dada no exercício anterior. 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


04. Em que dia, mês e ano foi realizada essa viagem? 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


05. Conforme informações citadas, a viagem foi durante: 

a) à noite. 

b) pela manhã. 

c) de madrugada. 

d) à tarde. 


06. De que cidade o passageiro partiu? Qual foi o seu destino? 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


07. Sabendo-se que essa viagem tem a duração de aproximadamente 1 hora e 50 minutos, o passageiro chegou ao seu destino, provavelmente às: 

a) quinze horas. 

b) quinze horas e cinquenta e cinco minutos. 

c) quinze horas e cinco minutos. 

d) quinze horas e quinze minutos. 


08. O passageiro retornou à cidade de onde partiu no mesmo dia. O seu custo total com as passagens foi de: 

a) R$42,46 

b) R$44,93 

c) R$23,70 

d) R$47,40


Favor enviar respostas para o e-mail maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Interpretação de textos

 

Olá turma

Semana de 19/10 à 23/10/2020.

Vocês precisam entregar todas as atividades.

Leitura dos textos e envie-me as atividades através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto a seguir


São Paulo,10 de janeiro de 2020.


Por Lucy Carvalhar – jornal Extra Notícia


Cães poderão ir ao cinema com seus tutores

Cinema oferece sessão pet friendly

A partir de fevereiro, os tutores e seus cães poderão ir ao cinema uma vez por mês, em dia e horários definidos de acordo com a programação da vez. O Projeto CinePets foi criado por uma rede de cinemas para que cães e tutores possam divertir-se juntos, tendo acesso à sétima arte.

O projeto surgiu depois que a rede de cinemas observou que muitos tutores passeiam com seus cães nos fins de semana, mas acabam não assistindo a um filme durante o passeio, porque não podem entrar nas salas de cinema.

Os cães podem assistir aos filmes no colo ou no chão, em frente à poltrona

As exigências do cinema é que os cães estejam com a carteira de vacinação em dia, usem coleira e fralda durante a exibição do filme.

Para saber mais, acesse e pesquise na internet sobre as principais redes de cinema que aderiram ao programa.

1_ Onde essa notícia foi veiculada?--------------------------------------------------------------------

2_Quem escreveu a notícia?----------------------------------------------------------------------------

3_Por que o Projeto recebeu o nome de CinePets?---------------------------------------------------

4_Para que os tutores possam levar seus companheiros ao cinema, a rede fez algumas exigências.

Quais são elas? Você concorda? Justifique.---------------------------------------------------------------

Leia o texto e responda as questões:


Porto do Pecém em São Gonçalo do Amarante está Bloqueado

Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomerar no local destinado à pesagem das cargas

Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora .

Em nota, a CIPP S A informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o início da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.

As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia”, diz um funcionário.


5_Qual a finalidade da notícia em estudo?

a)_divulgar a importância do bloqueio das estradas ,

b)_noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante .

c)_explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros,

d)_alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas.

Leia o texto e responda as questões a seguir


As aventuras de Malazarte

Clarice Lispector

Como o pai tinha morrido, a mãe dividira em pedaços a casa toda, dando-os a cada filho. A Pedro Malazarte coube uma porta. Ele pensou: com esta porta conquistarei o mundo. Realmente, em breve viu um urubu pousado num burro morto. Mais que depressa jogou a porta em cima deles – e como o urubu ficou manco, foi fácil pegá-lo. Para que queria ele um urubu? Lá disso sabia ele. E quando sentiu no ar o cheiro de um jantar magní fico, bateu à porta da casa de uma senhora, gulosa e sabida, que estava preparando para si mesma um banquete, escondido do marido que fora viajar. Malazarte foi irritadamente expulso pela sabidona e sua criada. Então, com o auxílio da porta encostada na parede, subiu ao teto e de lá viu embaixo comida boa para valer. Tinha leitão assado, peru, e tudo o mais que delícia um homem. Foi quando o marido chegou, inesperadamente. A mulher matreira lamentou-se: se eu soubesse que você vinha eu preparava coisa boa de se comer, mas como não te esperava só tenho carne-seca, feijão ralo e farinha morrinhenta…

Aí Malazarte apresentou-se de novo com o seu urubu, sabendo que o marido não lhe recusaria um pouco do minguado jantar. Mal começara a comer quando Malazarte deu, bem disfarçado, uma cutucada no urubu, que gemeu.

_Por que é que ele está se lamentando? , perguntou o dono da casa.

_Está me dizendo umas novidades, respondeu Malazarte. O meu urubu, ao contrário dos outros, fala e está me contando que sua mulher lhe guardou um leitãozinho para você…

Daqui a pouco o urubu gemeu de novo, o que fez Malazarte dizer:

_Ô urubu intrometido, para de me contar?

_O que é que ele está contando?

_Que tem peru recheado.

_Meu maridinho, essa era outra surpresa que o urubu desaforado estragou. Mas coma um pouco deste peru. E tenho doces, frutas, bebidas…

Como era 1° de abril, dia de se enganar os outros, Malazarte vendeu falsamente o precioso urubu ao dono da casa para lhe servir de espião.

Bem alimentado, Malazarte prosseguiu caminho com a porta debaixo do braço.

Moral: mais vale uma porta desvalida e esperteza de Malazarte, que uma casa inteira para quem não tem arte.


6_A mulher, dona da casa, já conhecia Pedro Malazarte antes do incidente do urubu. Isso se constata em:

a)_ “Como era 1° de abril, dia de se enganar os outros, Malazarte vendeu falsamente o precioso urubu ao dono da casa para lhe servir de espião.”

b)_ “Aí Malazarte apresentou-se de novo com o seu urubu, sabendo que o marido não lhe recusaria um pouco do minguado jantar.”

c)_ “Então, com o auxílio da porta encostada na parede, subiu ao teto e de lá viu embaixo comida boa para valer.”

d)_ “A mulher matreira lamentou-se : se eu soubesse que você vinha eu preparava coisa boa de se comer{…}

7_O O acontecimento que dá origem à aventura de Malazarte é:

a)_a chegada inesperada do marido da cozinheira.

b)_o encontro com um burro e um urubu na estrada.

c)_a reação da mulher ao expulsar o rapaz de sua casa.

d)_o recebimento da herança após a morte do pai do rapaz.

Leia o texto a seguir

Azul da Cor do Março

Tim Maia


Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir

Tenho muito pra contar, dizer que aprendi

E na vida a gente tem que entender

Que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri

{…}

8_Em “E na vida a gente tem que entender/ Que um nasce pra sofrer enquanto o outro n”,, a palavra em destaque “pra” representa uma forma de linguagem

a)_sofisticada e correta.                                       c)_culta e simples.

b)_informal e coloquial.                                      d)_errada e fácil.





Atividades para as turma D e F do Ensino médio Educação Física

Faça as atividades do caderno do aluno SP faz escola 1ª serie Ensino Médio 3° Bimestre da pag. 110 ate 113 da atividade 5 para os alunos da Turma D.

Faça as atividades  do caderno do aluno SP faz escola 2ª serie Ensino Médio 3°Bimestre da pag. 115 ate 117 da atividade 4 para os alunos da Turma F.

Copiar as questões e as respostas das atividades do caderno do aluno digitado no Word.

Entregar a atividade postada no dia 26/10/2020 no Google Classroom ou no meu e-mail prof.jeosmael@gmail.com

Conforme o código abaixo das turmas do Google Classroom para ter acesso

Código: q2stxpe turma D

Código: us57pii turma F

Esclarecimento de duvidas nos comentários do Blog, Google Classroom ou pelo e-mail

Att.

Prof. Jeosmael

 


conto de enigma

 

Olá turma ! Atividades da semana de 19/10 a 23/10/2020

Leia o texto , responda as questões e envie-me através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades precisam ser entregues , para fechamento de bimestre.


Dois Garotos


Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.

_Você acredita em fantasma? _perguntou o mais novo.

_Eu não! _ disse o outro.

_Acredita sim! _insistiu o mais novo.

_Pode apostar que não _ replicou o outro.

_Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.

_Ah, é? _disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.

Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro...Eles começaram a sentir medo.

Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta parao amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.

_ Socorro! Alguém me ajude! _ ele gritou, desmarcando em seguida.

Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.

_Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.

O garoto reparou que o velhinho era magro, quase transparente.

_Obrigado. Como é que o senhor se chama?

_Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.

O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.

_Vão para casa, meninos – ele disse. Já passou da hora de dormir.

E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.


Entenda o texto:

1_Qual é o título do texto? E qual é o tema?----------------------------------------------------------------


2_Esse é um texto narrativo, informativo ou descritivo?--------------------------------------------------

3_Quantos e quais são as personagens do texto?------------------------------------------------------------

4_Quem é o autor do texto?------------------------------------------------------------------------------------

5_Se algum amigo seu te desafiasse assim como no texto, você aceitaria?------------------------------

6_Assinale a alternativa correta:

No início do texto, onde estavam os personagens?

a ( )_os garotos estavam na escola, brincando no recreio.

b ( )_os garotos estavam na porta do cemitério.

c ( )_os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.


7_Por que os meninos decidem ir ao cemitério?

a ( )_para acompanhar um enterro.

b ( )_devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.

c ( )_devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.


8_O que era necessário para ganhar a aposta?

a ( )_atravessar a rua e entrar no cemitério

b ( )_atravessar a rua e bater a mão no cemitério.

c ( )_atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.


9_Depois de se encostar no portão , o que aconteceu ao garoto?

a- ( )_sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.

b- ( )_sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.

c- ( )_sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

10 _O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.




 

Olá turma!

Semana de 19/10 a 23/10/2020

Entreguem todas as atividades , enviem nesse e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leitura de contos


O incrível enigma do galinheiro (Marcos Rey)


Isso aconteceu numa época em que o grande detetive Sherlock Holmes estava aposentado. Em Londres, onde morava, ninguém mais o chamava para elucidar mistérios. Conformava-se dizendo: não se fazem mais bandidos como antigamente.

Meu tio Clarimundo, leitor das aventuras de Sherlock, foi quem decidiu contratá-lo . Mas que não trouxesse seu secretário Dr. Watson, que só servia para ouvir no final de cada caso a frase: “Elementar, Wotson”.

_Mas se trata dum caso tão insignificante _ protestou mamãe.

_Transignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.

_Alguém andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha. Quem fazia isso, estando a casa cercada por paredes de imensas edifícias? Não havia muros para saltar. Nem grades para pular. E na casa só morávamos eu, meus pais, tio Clarimundo e  Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim.

Sherlock Holmes chegou e hospedou-se no quarto dos fundos. Ele, seu boné xadrez, seu cachimbo, lógico e mais logicamente sua lupa, que aumentava tudo.

Chegou anunciando:

_Chamarei esta aventura “O caso das galinhas desaparecidas”. Ou ficaria melhor “O incrível enigma do galinheiro?

_Ambos são bons, mas…

_Na maior parte das vezes o culpado é o mordomo – informou Sherlock – onde está o suspeito?

_Não temos mordomo – lamentou tio Clarimundo.

_Então me levem a cena do crime.

Levamos Sherlock ao quintal, pequeno e espremido entre prédios. Ele levou a lupa do bolso. Um palito ou folha de árvore, examinava concentradamente. Depois tomava nota num caderno. Mas, como a viagem o cansara, foi dormir cedo. Na manhã seguinte minha mãe acordou-o com uma informação.

_Sumiu outra galinha.

_Esta noite dormirei no galinheiro.

_E dormiu mesmo, sentado numa poltrona. Desta vez eu que o acordei.

_”Mister Holmes, roubaram mais uma galinha.”

A notícia fez com que se decidisse:

_A história se chamará mesmo “O incrível enigma do galinheiro”>

A hora do almoço o famoso detetive, sentindo-se velho e fracassado, sofreu uma crise, chorando na frente de todos. Nós nos comovemos muito com a situação. Um homem daqueles derramar lágrimas. Noca, então deu um passo à frente e confessou:

_Eu que roubava as galinhas. Dava às famílias pobres duma favela.

Sherlock enxugou imediatamente as lágrimas na manga do paletó.

Já sabia. Fingi chorar para que ela confessasse.

_Então desconfiava da Noca? - perguntou tio Clarimundo.

_Encontrei penas de galinha no quarto dela. Tio Clarimundo disse:

_E o que dizem comermos a penosa que resta no galinheiro?

Não sei se foi escrito “O incrível enigma do galinheiro”. Se foi outros leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados. Inclusive quando o detetive dormiu no galinheiro. Noca sabia disso e assumiu a culpa no meu lugar.

Elementar, Mister Holmes”

1_Podemos classificar esse texto como :

a)_novela.                                                                   c)_conto de mistério.

b)_fábula.                                                                   d)_reportagem.

2_Quem está contando a história?-------------------------------------------------------------------------------

3_Você já tinha ouvido falar em Sherlock Holmes?---------------------------------------------------------

4_Onde Mister Holmes morava?------------------------------------------------------------------------------

5_Qual era o grande mistério?------------------------------------------------------------------------------------

6_Dê a classe gramatical das palavras em negrito:


a)_A hora do almoço o famoso detetive , sentindo-se velho e fracassado sofreu uma crise chorando na frente de todos.------------------------------------------------------------------------------------------------------


b)_Não estamos preocupados com o título- rebateu meu tio.----------------------------------------------------


c)_Alguém andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


d)_E na casa só morávamos eu, meus pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


e)_Chamarei esta aventura “O caso das galinhas desaparecidas”.--------------------------------------------


f)_Um palito ou folha de árvore, examinava concentradamente.------------------------------------------------