Olá personas, quem não fez ainda, mais uma chance: o prazo foi prorrogado para 23/11/2020. Vale lembrar que a AAP Digital será considerada como atividade para nota.
AAP Digital Prorrogada até 23/11/20.
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
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6 ANOS e 7 ANOS
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1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
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Olá personas, quem não fez ainda, mais uma chance: o prazo foi prorrogado para 23/11/2020. Vale lembrar que a AAP Digital será considerada como atividade para nota.
1º momento – 45 minutos: Leia e Copie a atividade no caderno ou Word.
2º momento em 45 minutos: Traduza o texto( passar o texto para Língua
portuguesa).
OBSERVAÇÕES:
Ø E-MAIL:
isabelcr@professor.educacao.sp.gov.br com identificação de turma e
número. Qualquer dúvida me procure por e-mail
ou WhatsApp.
Ø
Não
esqueça de chamar os colegas (via WhatsApp) para realizarem as
atividades.
Ø Não acumule atividades. Faça a entrega
em tempo hábil para que eu possa corrigir e avaliar.
BONS ESTUDOS!!!!!!
Activity
The
ghost doctors
This story has been told from father to son
in the city of Belém do Pará. It all started on a full moon night on a summer
Saturday. Two boys were talking while sitting on the porch of one of their
houses.
“Do you believe in a ghost?” Asked the
youngest.
"I don't!" Said the other.
"Yes, you do!" Insisted the
youngest.
"You can bet not," replied the
other.
- It's all right. I bet my soccer ball that
you don't have the courage to enter the cemetery at night.
“Ah, is it?” Said the boy who had been
challenged. - Well then, let's go to the cemetery, and I'll prove my courage.
So the two boys went to the cemetery
street. The gate was closed. The silence was profound. It was so dark ... They
started to feel afraid.
To win the bet, you had to cross the street
and beat your hand on the cemetery gate. The boy who had met the challenge ran.
He stopped in front of the gate and started making faces at his friend. Then he
leaned against the gate and tried to beat his hand on it. That was when he
realized that the shirt was stuck.
- Help! Somebody help me! ”He shouted, then
passed out.
At that, an old man appeared from the
bottom of the cemetery, opened the gate and called the other boy.
- Your friend pinned his shirt sleeve to
the gate and passed out with fear. Poor little guy thought some ghost was
holding him.
The boy noticed that the old man was very thin, almost transparent.
- Thanks. What is your name?
- I'm the doctor here. I will wake up your
friend.
The old man passed his hand over the passed-out
boy's head and he woke up instantly.
"Go home, my children," he said.
- It's past bedtime.
The next day, the boys went to look for the
old man to thank him for his help. But they didn't find him, either in the
cemetery or anywhere. And that's how they both lost their fear of a ghost, when
they realized that not all mysterious beings do evil. On the contrary, they can
even help. Like that doctor, who never came again.
PRIETO, Heloisa. Here comes
history again - Tales of world folklore. São Paulo: Companhia das letrinhas,
1997.
Boa noite meus queridos!
Para essa semana vocês realizarão atividades da apostila APRENDER SEMPRE 4º BIMESTRE. Essa apostila já foi entregue na escola junto com os materiais para o 4º bimestre. Já trabalhamos as aulas 1, 2 e 3 dessa apostila através das vídeo aulas do Centro de Mídias que postei aqui semana passada. Inclusive vocês responderam no caderno as questões passadas durante as aulas do Centro de Mídias e muitos já me enviaram por e-mail.
Agora que vocês já tem a apostila física, vamos direto para a mesma.
Para essa semana, realizem a aula 5 (RECURSOS LINGUÍSTICOS EM TEXTOS NARRATIVOS PARTE-1 da APOSTILA APRENDER SEMPRE ( Inicia-se na p.12 à 14) Façam a leitura dos textos e responda atividade 1, 2 e 3. Pode responder na própria apostila a lápis e com letra legível.
Realizar também a aula 6- RECURSOS LINGUÍSTICOS EM TEXTOS NARRATIVOS PARTE-2 da APOSTILA APRENDER SEMPRE
Inicia-se na página 14 à 16. Responder na própria apostila exercícios 1 e 2. Se preferir, pode responder no caderno, mas numere as paginas, coloque o titulo da atividade e a data.
OBS: Responder a lápis, com letra legível.
Enviar foto da atividade para o e-mail merciamaia@prof.sp.gov.br ou para o zap:948338779 até 19\11 sexta-feira.
Boa aula!
Boa tarde meus queridos!
Para essa semana vocês realizarão atividades da apostila APRENDER SEMPRE 4º BIMESTRE. Essa apostila já foi entregue na escola junto com os materiais para o 4º bimestre. Através das aulas 1 e 2 já postadas aqui no blogue anteriormente, já foi trabalhado com vocês as aulas 1 à 3, inclusive vocês responderam no caderno as questões passadas durante as aulas do Centro de Mídias que postei aqui nas aulas anteriores.
Agora que vocês já tem a apostila física, vamos direto para a mesma.
Para essa semana, realizem a aula 4 (RECONHECENDO CONTOS DE DIFERENTES CULTURAS PARTE -1 ( Inicia-se na p.12 à 14) Façam a leitura dos textos e responda atividade 1 da página 14, na própria apostila.
Realizar também a aula 5 RECONHECENDO CONTOS DE DIFERENTES CULTURAS PARTE 2
Inicia-se na página 14 à 16. Responder na própria apostila
OBS: responder a lápis, com letra legível.
Enviar foto da atividade para o e-mail merciamaia@prof.sp.gov.br ou para o zap:948338779 até 19\11 sexta-feira.
Boa aula!
Boa tarde, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem 😉
Esta
semana estudaremos sobre o Naturalismo, movimento literário estudado juntamente
com o Realismo. Realizem a atividade e a envie para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia
23.11.2020.
Assunto: Naturalismo.
I. Primeiramente
faça uma breve pesquisa a respeito do Naturalismo no Brasil. Você pode buscar
informações na internet, no livro didático, entre outros. Seguem algumas
sugestões:
●https://www.youtube.com/watch?v=0ca0bBqnxE4.
●livro
didático usado na escola – Português,
contexto, interlocução e sentindo. Capítulo 9.
Em
sua pesquisa, procure destacar:
●As
principais características do Naturalismo no Brasil;
●os
principais escritores representantes do movimento;
●as
diferenças entre Realismo e Naturalismo.
II. Leitura e
análise do texto literário
O
trecho que você vai ler pertence ao romance O
cortiço, de Aluísio Azevedo. Nele o autor focaliza a vida numa dessas
habitações coletivas do Rio de Janeiro do século XIX, meio onde proliferavam
misérias e vícios, despudores e crimes.
Rita
Baiana
Ela saltou em meio da roda, com os
braços na cintura, rebolando as ilhargas
e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa
sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso
que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços
estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem
azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se
voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e
vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida
sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que
dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda,
fibra por fibra, tirilando.
(...)
O chorado arrastava-os a todos, despoticamente, desesperando aos que
não sabiam dançar. Mas, ninguém como a Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o
mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles requebros que
não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce,
quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante.
E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda
a alma pelos olhos enamorados.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese
das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do
meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente
dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a
palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o
veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a
castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra
verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca
doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe
os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas
pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do
sangue uma centelha daquele amor setentrional
(...)
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 25. Ed. São Paulo, Ática,
1992. P.72-3.
VOCABULÁRIO
|
ilhargas: Cada uma das partes laterais e inferiores do baixo-ventre. |
luxurioso: Sensual, libidinoso. |
despoticamente: Tiranicamente. |
muriçoca: Mosquito. |
embambecer: Afrouxar, relaxar. |
setentrional: Situado ao norte. |
Agora
responda:
1. Que diferenças podemos
estabelecer entre a caracterização de Rita Baiana e uma personagem feminina dos
romances românticos?
2. Como você caracteriza o meio
social do cortiço? Em que ele difere do ambiente romântico?
3. Que sentimentos são despertados
em Jerônimo pela dança de Rita Baiana?
4. O narrador faz questão de
retratar atitudes e personagens primitivos, acentuando a degradação dos tipos.
Para isso, no romance, aproxima-os insistentemente de isentos e animais. Retire
do texto exemplos que exemplifiquem esta afirmação.
5. Leia:
Ela saltou em meio da roda, com
os braços na cintura, rebolando as ilhargas (...) num requebrado luxurioso que
a punha ofegante (...)
O narrador descreve a dança intencionalmente provocante de Rita Baiana,
que para muitos pode revelar um caráter devasso e libertino.
Essas questões são constantemente discutidas em nossa sociedade,
sobretudo em relação a cenas de televisão, a comportamentos de homens e
mulheres (jovens ou não), ao modo de vestir-se etc.
São questões morais e portanto sujeitas a diferentes pontos de vista.
Sobretudo porque as regras morais variam não apenas com o tempo, mas também
conforme o lugar.
Responda: O que pode ser considerado imoral na sociedade em que vivemos.
As questões morais restringem-se apenas à sexualidade?
No texto aparece a palavra mulata para se referir à personagem Rita Baiana. Você sabe o
significado dessa palavra e por que ela causa polêmica? Faça uma pesquisa e
descubra.
Bibliografia: MAIA, João
Domingues. Português: série novo ensino
médio. Volume único. São Paulo: editora Ática, 2000.
SUGESTÃO DE
FILME
Sabemos
que o vídeo não substitui a leitura de um bom livro, pois são gêneros
diferentes. Mas segue o link do filme brasileiro para quem quiser saber mais
sobre o romance O cortiço.
https://www.youtube.com/watch?v=vhuBqZTPrmM
Observações: Leiam as questões da atividade
com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.
Até mais,
Profª
Maria Margarida
Boa tarde, galera do 6ºA!
Espero que estejam bem 😉
Esta
semana estudaremos sobre a argumentação, uma prática muito importante em nossas
relações sociais. Para abordar esse tema, produziremos um texto e trataremos de
um assunto muito importante: o desmatamento. Realizem a atividade e a envie
para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia
23.11.2020.
Assunto: Argumentação;
produção textual.
I. Você sabe o
que é argumentar?
Argumentar é
o mesmo que defender algo a favor ou contra usando algo que sustente a sua
argumentação.
Mas
para argumentamos bem, a favor ou contra uma situação, é necessário conhecer o
assunto sobre o qual se irá argumentar. Então, faça uma pesquisa breve sobre o desmatamento na sociedade brasileira.
Busque notícias, imagens a respeito desse assunto.
II. Produção textual
Você vai imaginar que é uma árvore prestes
a ser cortada. Ao seu redor, várias árvores já foram cortadas e estão
espalhadas pelo chão.
Você deve convencer a pessoa que vai
cortá-la a não realizar essa ação. Para tanto, seus argumentos em favor da preservação
da Natureza devem ser fortes. Suas qualidades, isto é, as qualidades das árvores
devem ser exaltadas.
Vamos lá, você é uma árvore e deve lutar
pela sua vida.
IMPORTANTE:
Depois
de escrever seu texto, faça uma leitura atenta do mesmo e verifique se a
linguagem está adequada. Feito isso, envie a versão final à professora.
Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade
e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione,
1991.
Observações: Leiam as
orientações da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de
perguntar.
Até mais,
Profª Maria Margarida
HERBERT BALDUS
Professora
Marcia
Disciplina:
Arte
Atividade
para o 6 D, 6 C, 6 E
ATIVIDADE DE ARTE
A reciclagem é o
processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem
a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a
produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto
ambiental. ... Há alguns casos em que a reciclagem também reduz o consumo de
energia. Apesar
de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido
pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de
reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas
matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e,
consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.
HERBERT
BALDUS
Professora
Marcia
ATIVIDADE DE ARTE
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA UMA ARVORE DE NATAL COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Bom dia alunos estamos continuando o trabalho com o Aprender Sempre, esta semana teremos um trecho do livro Senhora de José de Alencar, escritor Romântico. Leia o texto e responda ao Quizz, o texto é a base para os trabalhos propostos. Além do texto escrito coloquei um vídeo de uma novela com o trecho abordado abaixo, é lógico que no trecho da novela existe uma releitura do texto escrito, enfim é interessante ler e assitir para ter uma ideia de como u texto pode ser tratado dramaticamente.
Em seguida faremos alguns exercícios para trabalhar a importância dos adjetivos na escrita como um dos elementos que nos ajuda a caracterizar e trazer mais vida e informações para o leito, no Quizz existe um material teórico acompanhado de um vídeo sobreo assunto
(aqui está um link para você ler o livro em formato de PDF) - SENHORA - Clique aqui)
Noite de núpcias de Aurélia e Fernando do livro Senhora de José de Alencar.
A moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira, a fronte reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa, escutava as falas de seu marido; toda ela se embebia dos efluídos de amor, de que ele a repassava com a palavra ardente, o olhar rendido, e o gesto apaixonado.
— É então verdade que me ama?
— Pois duvida, Aurélia?
— E amou-me sempre, desde o primeiro dia que nos vimos?
— Não lho disse já?
— Então nunca amou a outra?
— Eu lhe juro Aurélia. Estes lábios nunca tocaram a face de outra mulher, que não fosse a minha mãe. O meu primeiro beijo de amor, guardei-o para minha esposa, para ti...
Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva.
Aurélia estava lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizara.
— Ou para outra mais rica!... disse ela retraindo-se para fugir ao beijo do marido, e afastando-o com a ponta dos dedos.
A voz da moça tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio, e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.
— Aurélia! Que significa isto?
— Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade pôr mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.
— Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d'alma.
— Vendido sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza pôr este momento.
Aurélia proferiu estas palavras desdobrando um papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação pôr ele passada ao Lemos.
Não se pode exprimir o sarcasmo que salpicava dos lábios da moça; nem a indignação que vazava dessa alma profundamente revolta, no olhar implacável com que ela flagelava o semblante do marido.
Seixas, trespassado pelo cruel insulto, arremessado do êxtase da felicidade a esse abismo de humilhação, a princípio ficara atônito. Depois quando os assomos da irritação vinham sublevando-lhe a alma, recalcou-os esse poderoso sentimento do respeito à mulher, que raro abandona o homem de fina educação.
Penetrado da impossibilidade de retribuir o ultraje à senhora a quem havia amado, escutava imóvel, cogitando no que lhe cumpria fazer; se matá-la a ela, e matar-se a si, ou matar a ambos.
Aurélia como se lhe adivinhasse o pensamento, esteve pôr algum tempo afrontando-o com inexorável desprezo.
— Agora, meu marido, se quer saber a razão pôr que o comprei de preferência a qualquer outro, vou dize-la; e peço que não me interrompa. Deixei-me vazar o que tenho dentro desta alma, e que há um ano a está amargurando e consumindo.
A moça apontou a Seixas uma cadeira próxima.
— Sente-se meu marido.
Com que tom acerbo e excruciante lançou a moça esta frase meu marido, que nos seus lábios ríspidos acerava-se como um dardo ervado de cáustica ironia!
Seixas sentou-se.
Dominava-o a estranha fascinação dessa mulher, e ainda mais a situação incrível a que fora arrastado.
ALENCAR, José de. Senhora. In: Perfis de Mulher. Rio de Janeiro: José Lympio, s/d, 5ª edição, vol. 7, p.226-229.
A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).
Comparação e metáfora são figuras distintas, devido à ausência ou não de nexos comparativos e ao estabelecimento de desvios de sentido do vocábulo. Também podem ocorrer as símiles híbridas, ou seja, a ocorrência de comparação e metáfora em um mesmo enunciado.
Exemplos de comparação
“Meu coração tombou na vida tal qual uma estrela ferida pela flecha de um caçador.”
(Cecília Meireles)
Note a presença do nexo comparativo tal qual, em que o eu lírico estabelece analogia com “...estrela ferida pela flecha de um caçador.”
Veja um exemplo de comparação na música “Como nossos pais”, gravada por Elis Regina e escrita por Belchior.
Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantada
Como uma nova invenção
Perceba a força expressiva do eu lírico ao utilizar a partícula como para colocar-se em um nível de encantamento semelhante às sensações que uma nova invenção pode provocar.
Comparação e metáfora são figuras distintas, devido à ausência ou não de nexos comparativos, pois, enquanto na metáfora ocorrem desvios de significação própria da palavra, na comparação ocorre o confronto de pessoas ou coisas, a fim de destacar-se características, semelhanças, traços comuns, visando a um efeito expressivo.
Observe o exemplo, colhido em Crônicas escolhidas de Rubem Braga:
“O pavão é um arco-íris de plumas.”
A cauda armada do pavão forma um leque multicolorido, atribuindo a ela as semelhanças e encantamentos de um arco-íris, configurando assim um processo metafórico, pois não ocorrem nexos comparativos dentro da frase. Perceba que o efeito comparativo ocorre implicitamente ao ponto do sentido da palavra pavão ser desviado.
Agora, veja o exemplo com a inserção do elemento comparativo:
“O pavão é como um arco-íris de plumas.”
A força comparativa e expressiva ganhou destaque por conta da partícula como. Perceba que o significado das palavras “pavão” e “arco-íris” não sofreu nenhum desvio. Dessa forma, não temos uma metáfora, mas uma figura de linguagem por símile ou comparação. Para saber mais sobre a figura de linguagem que estabelece a comparação implícita.
Os estudos em torno da comparação e da metáfora descrevem um fenômeno conhecido como símiles híbridas. Observe o enunciado:
A ponte para o infinito foi como um divisor de águas em minha vida.
Entenda que “ponte para o infinito” é uma metáfora que expressa os poderes de um livro, que, por sua vez, é comparado, por meio da partícula como, a um “divisor de águas…”. Sendo assim, identificamos a relação entre metáfora e comparação em um mesmo texto, configurando símile híbrida.
https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/comparacao.html
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Bom dia Estimados Alunos
O assunto dessa semana será a história do futsal
feminino, como tema da nossa aula, e espero que vocês identifiquem e reconhecem
a origem, a trajetória e as conquistas das mulheres neste esporte. Por isso,
passei esta atividade em forma de conhecimento para serem feitas conforme
abaixo.
História do Futsal Feminino
Em 08/01/83 o Conselho Nacional de Desportos (CND) oficializou a prática de Futebol e de Futsal para mulheres. A partir desta data os campeonatos começaram a surgir em vários estados.
Questões
2
– Aonde foi o primeiro campeonato oficial?
3
– Quem autorizou a pratica do futsal feminino?
4
– como foi reconhecido o futebol feminino no Brasil?
5- Relate com as suas palavras o entendimento do texto no Maximo 8 linhas e no mínimo 6 linhas.
As questões e respostas das atividades digitado no Word.
Entregar a atividade postada no dia 25/11/2020 no
Google Classroom ou no meu e-mail prof.jeosmael@gmail.com
Conforme o código abaixo das turmas do Google Classroom para ter acesso
Código: q2stxpe turma D
Código: us57pii turma F
Esclarecimento de duvidas nos comentários do Blog, Google
Classroom ou pelo e-mail.
Att.
Prof. Jeosmael