CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

AAP DIGITAL PRORROGADA ATÉ 23/11/2020

 Olá personas, quem não fez ainda, mais uma chance: o prazo foi prorrogado para 23/11/2020. Vale lembrar que a AAP Digital será considerada como atividade para nota.

AAP Digital Prorrogada até 23/11/20.

 


Roteiro de Estudos Semanal - De 16/11/20 a 20/11/20

➢ Trabalho – Física1 – Ramalho - Pag. 268 a 273.
➢ Resolver os exercícios P.311 e P.313 – Física1 – Ramalho – Pag. 273.

Recomendações: 
Estudar material didático publicado no Google Classroom e assistir os vídeos sugeridos.

Observação: 
O exercício proposto nº P.311 (Pag. 273) deve ser enviado ao professor via Google Classroom, e-mail ou Whatsapp.

Dúvidas entrem em contato.
Prof. Adailson (11-96778-8946)



INTEXTUALIDADE

 




1º momento – 45 minutos: Leia e Copie a atividade no caderno ou Word.

2º momento em 45 minutos: Traduza o texto( passar o texto para Língua portuguesa).

OBSERVAÇÕES:

Ø  E-MAIL: isabelcr@professor.educacao.sp.gov.br com identificação de turma e número.  Qualquer dúvida me procure por e-mail ou WhatsApp.

Ø  Não esqueça de chamar os colegas (via WhatsApp) para realizarem as atividades.

Ø  Não acumule atividades. Faça a entrega em tempo hábil para que eu possa corrigir e avaliar.

BONS ESTUDOS!!!!!!

Activity

 

The ghost doctors

    This story has been told from father to son in the city of Belém do Pará. It all started on a full moon night on a summer Saturday. Two boys were talking while sitting on the porch of one of their houses.

    “Do you believe in a ghost?” Asked the youngest.

    "I don't!" Said the other.

    "Yes, you do!" Insisted the youngest.

    "You can bet not," replied the other.

    - It's all right. I bet my soccer ball that you don't have the courage to enter the cemetery at night.

    “Ah, is it?” Said the boy who had been challenged. - Well then, let's go to the cemetery, and I'll prove my courage.

    So the two boys went to the cemetery street. The gate was closed. The silence was profound. It was so dark ... They started to feel afraid.

    To win the bet, you had to cross the street and beat your hand on the cemetery gate. The boy who had met the challenge ran. He stopped in front of the gate and started making faces at his friend. Then he leaned against the gate and tried to beat his hand on it. That was when he realized that the shirt was stuck.

    - Help! Somebody help me! ”He shouted, then passed out.

    At that, an old man appeared from the bottom of the cemetery, opened the gate and called the other boy.

    - Your friend pinned his shirt sleeve to the gate and passed out with fear. Poor little guy thought some ghost was holding him.

    The boy noticed that the old man was very thin, almost transparent.

  - Thanks. What is your name?

    - I'm the doctor here. I will wake up your friend.

    The old man passed his hand over the passed-out boy's head and he woke up instantly.

    "Go home, my children," he said. - It's past bedtime.

    The next day, the boys went to look for the old man to thank him for his help. But they didn't find him, either in the cemetery or anywhere. And that's how they both lost their fear of a ghost, when they realized that not all mysterious beings do evil. On the contrary, they can even help. Like that doctor, who never came again.

PRIETO, Heloisa. Here comes history again - Tales of world folklore. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997.

 


AULA 4- 4º BIMESTRE\ RECURSOS LINGUÍSTICOS EM TEXTOS NARRATIVOS--- PARTE 1 e 2- APOSTILA APRENDER SEMPRE

 Boa noite meus queridos!  


Para essa semana vocês realizarão atividades da apostila APRENDER SEMPRE 4º BIMESTRE. Essa apostila já foi entregue na escola junto com os materiais para o 4º bimestre. Já trabalhamos as aulas 1, 2 e 3 dessa apostila através das vídeo aulas do Centro de Mídias que postei aqui semana passada. Inclusive vocês responderam no caderno as questões passadas durante as aulas do Centro de Mídias e muitos já me enviaram por e-mail.

Agora que vocês já tem a apostila física, vamos direto para a mesma.


Para essa semana, realizem a aula 5 (RECURSOS LINGUÍSTICOS EM TEXTOS NARRATIVOS PARTE-1 da APOSTILA APRENDER SEMPRE ( Inicia-se na p.12 à 14) Façam a leitura dos textos e responda atividade 1, 2 e 3. Pode responder na própria apostila a lápis e com letra legível.


Realizar também a aula 6- RECURSOS LINGUÍSTICOS EM TEXTOS NARRATIVOS PARTE-2 da APOSTILA APRENDER SEMPRE 

Inicia-se na página 14 à 16. Responder na própria apostila exercícios 1 e 2.  Se preferir, pode responder no caderno, mas numere as paginas, coloque o titulo da atividade e a data.


OBS: Responder a lápis, com letra legível.


Enviar foto da atividade para o e-mail merciamaia@prof.sp.gov.br ou para o zap:948338779 até 19\11 sexta-feira.





Boa aula!

AULA 4-4º Bim\RECONHECENDO CONTOS DE DIFERENTES CULTURAS -PARTE I \APOSTILA APRENDER SEMPRE

 Boa tarde meus queridos!  


Para essa semana vocês realizarão atividades da apostila APRENDER SEMPRE 4º BIMESTRE. Essa apostila já foi entregue na escola junto com os materiais para o 4º bimestre. Através das aulas 1 e 2 já postadas  aqui no blogue anteriormente, já foi trabalhado com vocês as aulas 1 à 3, inclusive vocês responderam no caderno as questões passadas durante as aulas do Centro de Mídias que postei aqui nas aulas anteriores. 

Agora que vocês já tem a apostila física, vamos direto para a mesma.


Para essa semana, realizem a aula 4 (RECONHECENDO CONTOS DE DIFERENTES CULTURAS PARTE -1 ( Inicia-se na p.12 à 14) Façam a leitura dos textos e responda atividade 1 da página 14, na própria apostila.


Realizar também a aula 5 RECONHECENDO CONTOS DE DIFERENTES CULTURAS PARTE 2

Inicia-se na página 14 à 16. Responder na própria apostila  


OBS: responder a lápis, com letra legível.


Enviar foto da atividade para o e-mail merciamaia@prof.sp.gov.br ou para o zap:948338779 até 19\11 sexta-feira.





Boa aula!

AAP Digital Prorrogada até 20/11/20

 


NATURALISMO NO BRASIL

Boa tarde, pessoal do 2ºE!

Espero que estejam bem 😉

 

Esta semana estudaremos sobre o Naturalismo, movimento literário estudado juntamente com o Realismo. Realizem a atividade e a envie para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 23.11.2020.

 

Assunto: Naturalismo.

 

I. Primeiramente faça uma breve pesquisa a respeito do Naturalismo no Brasil. Você pode buscar informações na internet, no livro didático, entre outros. Seguem algumas sugestões:

 

https://www.youtube.com/watch?v=0ca0bBqnxE4.

●livro didático usado na escola – Português, contexto, interlocução e sentindo. Capítulo 9.

 

Em sua pesquisa, procure destacar:

●As principais características do Naturalismo no Brasil;

●os principais escritores representantes do movimento;

●as diferenças entre Realismo e Naturalismo.

 

II. Leitura e análise do texto literário

 

O trecho que você vai ler pertence ao romance O cortiço, de Aluísio Azevedo. Nele o autor focaliza a vida numa dessas habitações coletivas do Rio de Janeiro do século XIX, meio onde proliferavam misérias e vícios, despudores e crimes.

 

Rita Baiana

 

Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando.

(...)

O chorado arrastava-os a todos, despoticamente, desesperando aos que não sabiam dançar. Mas, ninguém como a Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante.

E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.

Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional (...)

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 25. Ed. São Paulo, Ática, 1992. P.72-3.

 

VOCABULÁRIO

 

ilhargas: Cada uma das partes laterais e inferiores do baixo-ventre.

luxurioso: Sensual, libidinoso.

despoticamente: Tiranicamente.

muriçoca: Mosquito.

embambecer: Afrouxar, relaxar.

setentrional: Situado ao norte.


Agora responda:

 

1.      Que diferenças podemos estabelecer entre a caracterização de Rita Baiana e uma personagem feminina dos romances românticos?

2.      Como você caracteriza o meio social do cortiço? Em que ele difere do ambiente romântico?

3.      Que sentimentos são despertados em Jerônimo pela dança de Rita Baiana?

4.      O narrador faz questão de retratar atitudes e personagens primitivos, acentuando a degradação dos tipos. Para isso, no romance, aproxima-os insistentemente de isentos e animais. Retire do texto exemplos que exemplifiquem esta afirmação.

5.      Leia:

Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas (...) num requebrado luxurioso que a punha ofegante (...)

 

O narrador descreve a dança intencionalmente provocante de Rita Baiana, que para muitos pode revelar um caráter devasso e libertino.

Essas questões são constantemente discutidas em nossa sociedade, sobretudo em relação a cenas de televisão, a comportamentos de homens e mulheres (jovens ou não), ao modo de vestir-se etc.

São questões morais e portanto sujeitas a diferentes pontos de vista. Sobretudo porque as regras morais variam não apenas com o tempo, mas também conforme o lugar.

 

Responda: O que pode ser considerado imoral na sociedade em que vivemos. As questões morais restringem-se apenas à sexualidade?

 

No texto aparece a palavra mulata para se referir à personagem Rita Baiana. Você sabe o significado dessa palavra e por que ela causa polêmica? Faça uma pesquisa e descubra.

 

Bibliografia: MAIA, João Domingues. Português: série novo ensino médio. Volume único. São Paulo: editora Ática, 2000.

 

SUGESTÃO DE FILME

Sabemos que o vídeo não substitui a leitura de um bom livro, pois são gêneros diferentes. Mas segue o link do filme brasileiro para quem quiser saber mais sobre o romance O cortiço.

 

https://www.youtube.com/watch?v=vhuBqZTPrmM

 

Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida

 

TEXTO ARGUMENTATIVO

Boa tarde, galera do 6ºA!

Espero que estejam bem 😉

 

Esta semana estudaremos sobre a argumentação, uma prática muito importante em nossas relações sociais. Para abordar esse tema, produziremos um texto e trataremos de um assunto muito importante: o desmatamento. Realizem a atividade e a envie para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 23.11.2020.

 

Assunto: Argumentação; produção textual.

 

I. Você sabe o que é argumentar?

 

Argumentar é o mesmo que defender algo a favor ou contra usando algo que sustente a sua argumentação.

 

Mas para argumentamos bem, a favor ou contra uma situação, é necessário conhecer o assunto sobre o qual se irá argumentar. Então, faça uma pesquisa breve sobre o desmatamento na sociedade brasileira. Busque notícias, imagens a respeito desse assunto.

 

II. Produção textual

 

Você vai imaginar que é uma árvore prestes a ser cortada. Ao seu redor, várias árvores já foram cortadas e estão espalhadas pelo chão.

Você deve convencer a pessoa que vai cortá-la a não realizar essa ação. Para tanto, seus argumentos em favor da preservação da Natureza devem ser fortes. Suas qualidades, isto é, as qualidades das árvores devem ser exaltadas.

Vamos lá, você é uma árvore e deve lutar pela sua vida.


IMPORTANTE:

Depois de escrever seu texto, faça uma leitura atenta do mesmo e verifique se a linguagem está adequada. Feito isso, envie a versão final à professora.

 

Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

 

Observações: Leiam as orientações da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida

 HERBERT BALDUS

Professora Marcia

Disciplina: Arte

Atividade para o 6 D, 6 C, 6 E

                                            ATIVIDADE DE ARTE

 A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. ... Há alguns casos em que a reciclagem também reduz o consumo de energia.  Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA UMA ARVORE DE NATAL COM MATERIAIS RECICLÁVEIS 












HERBERT BALDUS

Professora Marcia

Atividade para o 7 A, 7 B, 7 C

 

                                            ATIVIDADE DE ARTE



 A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. ... Há alguns casos em que a reciclagem também reduz o consumo de energia.  Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA UMA ARVORE DE NATAL COM MATERIAIS RECICLÁVEIS 



   



Professor Roberto - Aprender Sermpre - 16 a 20/11/2020 4° momento


José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista e o principal romancista brasileiro da fase romântica. Entre seus romances destacam-se "Iracema" e "Senhora".


            Bom dia alunos estamos continuando o trabalho com o Aprender Sempre, esta semana teremos um trecho do livro Senhora de José de Alencar, escritor Romântico. Leia o texto e responda ao Quizz, o texto é a base para os trabalhos propostos.  Além do texto escrito coloquei um vídeo de uma novela com o trecho abordado abaixo, é lógico que no trecho da novela existe uma releitura do texto escrito, enfim é interessante ler e assitir para ter uma ideia de como u texto pode ser tratado dramaticamente. 

                Em seguida faremos alguns exercícios para trabalhar a importância dos adjetivos na escrita como um dos elementos que nos ajuda a caracterizar e trazer mais vida e informações para o leito, no Quizz existe um material teórico acompanhado de um vídeo sobreo assunto

(aqui está um link para você ler o livro em formato de PDF)SENHORA - Clique aqui)

Noite de núpcias de Aurélia e Fernando do livro Senhora de José de Alencar.


Seixas ajoelhou aos pés da noiva, tomou-lhe as mãos que ela não retirava; e modulou o seu canto de amor, essa ode sublime do coração que só as mulheres entendem, como somente as mães percebem o balbuciar do filho.

A moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira, a fronte reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa, escutava as falas de seu marido; toda ela se embebia dos efluídos de amor, de que ele a repassava com a palavra ardente, o olhar rendido, e o gesto apaixonado.

— É então verdade que me ama?

— Pois duvida, Aurélia?

— E amou-me sempre, desde o primeiro dia que nos vimos?

— Não lho disse já?

— Então nunca amou a outra?

— Eu lhe juro Aurélia. Estes lábios nunca tocaram a face de outra mulher, que não fosse a minha mãe. O meu primeiro beijo de amor, guardei-o para minha esposa, para ti...

Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva.

Aurélia estava lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizara.

— Ou para outra mais rica!... disse ela retraindo-se para fugir ao beijo do marido, e afastando-o com a ponta dos dedos.

A voz da moça tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio, e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.

— Aurélia! Que significa isto?

— Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade pôr mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.

— Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d'alma.

— Vendido sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza pôr este momento.

Aurélia proferiu estas palavras desdobrando um papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação pôr ele passada ao Lemos.

Não se pode exprimir o sarcasmo que salpicava dos lábios da moça; nem a indignação que vazava dessa alma profundamente revolta, no olhar implacável com que ela flagelava o semblante do marido.

Seixas, trespassado pelo cruel insulto, arremessado do êxtase da felicidade a esse abismo de humilhação, a princípio ficara atônito. Depois quando os assomos da irritação vinham sublevando-lhe a alma, recalcou-os esse poderoso sentimento do respeito à mulher, que raro abandona o homem de fina educação.

Penetrado da impossibilidade de retribuir o ultraje à senhora a quem havia amado, escutava imóvel, cogitando no que lhe cumpria fazer; se matá-la a ela, e matar-se a si, ou matar a ambos.

Aurélia como se lhe adivinhasse o pensamento, esteve pôr algum tempo afrontando-o com inexorável desprezo.

— Agora, meu marido, se quer saber a razão pôr que o comprei de preferência a qualquer outro, vou dize-la; e peço que não me interrompa. Deixei-me vazar o que tenho dentro desta alma, e que há um ano a está amargurando e consumindo.

A moça apontou a Seixas uma cadeira próxima.

— Sente-se meu marido.

Com que tom acerbo e excruciante lançou a moça esta frase meu marido, que nos seus lábios ríspidos acerava-se como um dardo ervado de cáustica ironia!

Seixas sentou-se.

Dominava-o a estranha fascinação dessa mulher, e ainda mais a situação incrível a que fora arrastado.

ALENCAR, José de. Senhora. In: Perfis de Mulher. Rio de Janeiro: José Lympio, s/d, 5ª edição, vol. 7, p.226-229.



Metáfora e Comparação


A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).

Comparação e metáfora são figuras distintas, devido à ausência ou não de nexos comparativos e ao estabelecimento de desvios de sentido do vocábulo. Também podem ocorrer as símiles híbridas, ou seja, a ocorrência de comparação e metáfora em um mesmo enunciado.

Exemplos de comparação

“Meu coração tombou na vida tal qual uma estrela ferida pela flecha de um caçador.”

(Cecília Meireles)

Note a presença do nexo comparativo tal qual, em que o eu lírico estabelece analogia com “...estrela ferida pela flecha de um caçador.”

A comparação é um recurso linguístico bastante utilizado em diferentes tipos de textos.
A comparação é um recurso linguístico bastante utilizado em diferentes tipos de textos.

Veja um exemplo de comparação na música “Como nossos pais”, gravada por Elis Regina e escrita por Belchior.

Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantada
Como uma nova invenção

Perceba a força expressiva do eu lírico ao utilizar a partícula como para colocar-se em um nível de encantamento semelhante às sensações que uma nova invenção pode provocar.

Comparação e metáfora

Comparação e metáfora são figuras distintas, devido à ausência ou não de nexos comparativos, pois, enquanto na metáfora ocorrem desvios de significação própria da palavra, na comparação ocorre o confronto de pessoas ou coisas, a fim de destacar-se características, semelhanças, traços comuns, visando a um efeito expressivo.

Comparação e metáfora são figuras distintas, devido à ausência ou não de nexos comparativos e ao estabelecimento de desvios de sentido do vocábulo.
Comparação e metáfora são figuras distintas, devido à ausência ou não de nexos comparativos e ao estabelecimento de desvios de sentido do vocábulo.

Observe o exemplo, colhido em Crônicas escolhidas de Rubem Braga:

“O pavão é um arco-íris de plumas.”

A cauda armada do pavão forma um leque multicolorido, atribuindo a ela as semelhanças e encantamentos de um arco-íris, configurando assim um processo metafórico, pois não ocorrem nexos comparativos dentro da frase. Perceba que o efeito comparativo ocorre implicitamente ao ponto do sentido da palavra pavão ser desviado.

Agora, veja o exemplo com a inserção do elemento comparativo:

“O pavão é como um arco-íris de plumas.”

A força comparativa e expressiva ganhou destaque por conta da partícula como. Perceba que              o significado das palavras “pavão” e “arco-íris” não sofreu nenhum desvio. Dessa forma, não temos uma metáfora, mas uma figura de linguagem por símile ou comparação. Para saber mais sobre a figura de linguagem que estabelece a comparação implícita.

Símile híbrida

Os estudos em torno da comparação e da metáfora descrevem um fenômeno conhecido como   símiles híbridas. Observe o enunciado:

A ponte para o infinito foi como um divisor de águas em minha vida.

Entenda que “ponte para o infinito” é uma metáfora que expressa os poderes de um livro, que, por sua vez, é comparado, por meio da partícula como, a um “divisor de águas…”. Sendo assim, identificamos a relação entre metáfora e comparação em um mesmo texto, configurando símile híbrida.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/comparacao.html


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História do Futsal Feminino.

Bom dia Estimados Alunos

O assunto dessa semana será a história do futsal feminino, como tema da nossa aula, e espero que vocês identifiquem e reconhecem a origem, a trajetória e as conquistas das mulheres neste esporte. Por isso, passei esta atividade em forma de conhecimento para serem feitas conforme abaixo.

História do Futsal Feminino    

 Nunca é demais lembrar que o esporte não é masculino ou feminino, mas são as culturas, a partir de suas crenças, que lhe imprimem significados. Por isso um esporte é mais aceito num lugar do que no outro.

No Brasil, o futebol sempre foi reconhecido como um esporte a ser praticado essencialmente por homens, expressões como “futebol é para homem” e “lugar de mulher é na cozinha” faziam parte das “peladas” realizadas entre os meninos. Tal cultura afastou durante muitos anos as meninas da prática dessa modalidade, tanto meninos, professores e familiares, compartilhavam desse pensamento.

Em 08/01/83 o Conselho Nacional de Desportos (CND) oficializou a prática de Futebol e de Futsal para mulheres. A partir desta data os campeonatos começaram a surgir em vários estados.

 A necessidade de expandir a prática do futsal feminino no Brasil e no mundo teve como principal motivo aumentar o número de praticantes também no feminino para incluir a modalidade nas olimpíadas.

 O primeiro campeonato oficial organizado pela CBFS foi a I Taça Brasil de Clubes, realizada em Mairinque - SP em janeiro de 1992 com a participação de 10 equipes indicada por suas Federações, já que por haver campeonatos nacionais a maioria das Federações não organizava campeonatos estaduais.

 A prática do futsal feminino foi autorizada pela Federação Internacional de Futsal (FIFUSA) em 23 de abril de 1983.

 Passadas apenas duas décadas, o que se observa é uma evolução significativa: em âmbito nacional, além da tradicional Taça Brasil de Clubes, que em 2003 completou a XII edição.

Questões

 1 – Em qual ano foi oficializado a pratica de futebol?

2 – Aonde foi o primeiro campeonato oficial?

3 – Quem autorizou a pratica do futsal feminino?

4 – como foi reconhecido o futebol feminino no Brasil?

5- Relate com as suas palavras o entendimento do texto no Maximo 8 linhas e no mínimo 6 linhas.

As questões e respostas das atividades digitado no Word.

Entregar a atividade postada no dia 25/11/2020 no Google Classroom ou no meu e-mail prof.jeosmael@gmail.com

Conforme o código abaixo das turmas do Google Classroom para ter acesso

Código: q2stxpe turma D

Código: us57pii turma F

Esclarecimento de duvidas nos comentários do Blog, Google Classroom ou pelo e-mail.

 Att.

Prof. Jeosmael