CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA

 

Assista o vídeo sobre o que é atividade física e exercício físico e responda as questões a seguir.

 

1) O que é atividade física?

R:

 

 

 

 

 

2) O que é exercício físico?

R:

 

 

 

 

 

3) Existe diferença entre fazer uma atividade física e um exercício físico? Explique?

R:

 

 

 

 

 

4) Quais os benefícios da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde?

R:

 

 

 

 

 

5) Vocês praticam atividade física e/ou exercício físico? Se sim, com que frequência?

R:

 

 

 

 

 


Semana de estudos de 14 a 18 de setembro

 

Olá, rapazes e moças dos terceiros anos!

Nesta semana vamos revisar um pouco do Modernismo (conceito de moderno) e estudar sobre a literatura de Arthur Rimbaud e a literatura lusófona.

A base da aula está no Caderno do Aluno 3º Bimestre e as vídeo aulas do centro de mídias dos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nY780U9P9s4   ( Modernismo e vanguardas europeias)

 

https://www.youtube.com/watch?v=3JKsE3Bfqlo   (Lusofonia)

 

Após assistir às aulas, interagir e anotar, pesquise também sobre as vanguardas europeias para poder responder ao formulário da aula da semana:

Impressionismo; Expressionismo; Futurismo; Cubismo; Dadaísmo; Surrealismo.

 

Depois dos estudos, responda ao formulário no link abaixo:

 

https://forms.gle/dzCejjXwHiCxDu7NA 

 

Boa semana!

Professora Zuleide

 

 

AULA 4/LÍNGUA PORTUGUESA -ATIVIDADE -2 UM POUCO DE POEMA DO SÉCULO XIX

 Boa noite alunos! Houve um problema com minhas postagens, e vi que por duas segundas não apareceu para vocês a atividade semanal. Então estou retomando tudo certinho e segue a aula 4.


Relembrando que quem ainda deve atividades de bimestres anteriores devem entregar o quanto antes já que foi aberta uma exceção para que entreguem o que estão devendo.


Para essa semana de 28 à 2/10 vocês devem realizar a atividade 2 da apostila Caderno do aluno.


P.100 a 1001 toda ( Perguntas e respostas no caderno)


Enviar foto via e-mail meciamaia@prof.educacao.sp.gov.br

Zap :948338779 até 2/10 sexta-feira.

AULA 4-LÍNGUA PORTUGUESA /ATIVIDADE 3-O OLHAR DE ANTIGAMENTE

 Boa tarde alunos!

OBS: Quem ainda tiver devendo atividades desse ou de outros bimestres favor providenciar a entrega enquanto há tempo.


Atividade semanal de 14 à 18/09

CADERNO DO ALUNO PARTE 1

P.28. Atividade 3-Olhar de antigamente  ( leitura)

P.29 Leitura

p.30 Leitura dos textos e responder exercício 3 ( perguntas e respostas no caderno)

P.31- Atividade 4 Olhar de antigamente parte II

Exercío1. (Pesquisar as informações solicitadas e preencher a tabela)


Enviar foto da atividade realizada via e-mail ou whatsap 948338779

e-mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br até 18/09 sexta-feira

BRINCAR TAMBEM É ARTE .

 


  WHATSAPP956555470, (o qual também vocês poderão mandar fotos das atividades),

   EMAILS: rosaniaa@prof.educação.sp.gov.br





            O Grito é a obra-prima do pintor norueguês Edvard Munch. Pintada pela primeira vez em 1893, a tela foi ganhando três novas versões com o passar do tempo.

Historicamente a obra de Munch é classificada como iniciadora do expressionismo (um importante movimento modernista da primeira parte do século XX). As suas telas são densas e abordam temas difíceis como a solidão, a melancolia, a ansiedade e o medo.

O quadro O Grito é uma obra de a rte expressionista que s imboliza o sentimento de a ngústia do ser humano.

Esta é uma das pinturas mais populares de todos os tempos e é uma obra que revela várias características de Munch: a força expressiva das l linhas, redução das formas e o valor simbólico da c or.

Nesta pintura, é possível ver três pessoas: uma em destaque com uma expressão de angústia e duas mais longe, no fundo de uma ponte. É possível ver o céu pintado com cores qquentes e um lago.

Esta obra de arte revela alguém em desespero e se enquadra com o sentimento do artista, que durante a sua vida enfrentou vários problemas ppsicológicos e vários conflitos familiares.

As formas distorcidas e a expressão do personagem revelam a dor e as dificuldades que a vida pode apresentar, resultando no grito, uma forma de expressão desse sentimento.

Uma entrada no d iário de Munch, com a data de 22 de Janeiro de 1892, conta o episódio em que o artista estava passeando em Oslo perto de um fiorde com dois aamigos e ao passar por uma ponte sentiu um misto de melancolia e ansiedade.

O artista teve uma crise nervosa em 1908, quando morava em Berlim e, por isso, decidiu voltar para a Noruega, onde viveu os últimos 20 anos da sua vida em ssolidão.

 

Fonte:    https://www.culturagenial.com/quadro-o-grito-de-edvard-munch/



RESPONDA  NO CADERNO DE DESENHO:


01) Justifique o título da obra em questão, dizendo que outro você daria a ela:

02) O que Munch quis expressar através desse pungente grito?

03) Com que intenção o pintor escolheu cores tão fortes para esse quadro?

04) Por que Munch, como a maioria dos pintores, preferiu retratar o momento em que o sol se punha? 

05) Que figura humana está simbolizada no quadro? Descreva-a:

06) Descreva o que a personagem provavelmente viu para ficar assim:

07) Você, em algum momento de sua vida, já quis fazer o que a personagem está fazendo? Por quê?

08) Agora você vai fazer uma ilustração representando o SEU grito:

Prof. Roberto PORTUGUÊS - Realismo - semana de 13/09 a 17/0/2020


         Boa Noite Alunos, quero agradeçer e parabenizar a todos que estão participando do Blog, mandando mensagens, (mesmo que eu seja ruim pra responder, rsrsrsr, tenham paciência), mas tem sido muito intreressante esta convivência. 

Parabéns a todos que mandaram o material escrito, (reportagem), nós já havíamos visto este conteúdo em sala, acho que facilitou, enviei também aqueles HQs, para que vocês lessem, e agora vamos falar um pouco da escola realista/naturalista - o que foi, como foi, e como ela nos influencia até hoje. 

O REALISMO FOI UM MOVIMENTO ARTÍSTICO E LITERÁRIO QUE TEVE O SEU SURGIMENTO NO SÉCULO XIX NA EUROPA. O MOVIMENTO REALISTA SE OPÕE AO ROMANTISMO E FAZ CRÍTICAS SOCIAIS E DA REALIDADE PRESENTE. LEIA O RESUMO E DEPOIS FAÇA OS EXERCÍCIOS SOBRE REALISMO. 
 

Na prova do ENEM, no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, os exercícios sobre realismo podem ser cobrados. Leia o nosso artigo e pratique com nossos exercícios sobre realismo. 

O que é Realismo? 

realismo é um movimento artístico focado em representar ao máximo a realidade vivida pela sociedade, por meio de críticas e temas sociais, de maneira simples e culta.  
 

A linguagem usada é direta e objetiva, sem a presença do subjetivismo. O realismo é considerado contra o romantismo, por ser contrário à imaginação e ao subjetivo. 
 

Esse movimento artístico foi fundamental na área política, pois denunciou diversos problemas sociais. Ele retratou na literatura, nas artes plásticas, no teatro, entre outros, questões como a pobreza, exploração laboral e a corrupção. 

Contexto Histórico 

O realismo surgiu na França, no século XIX e durou cerca de duas décadas.  
 

Nessa época, o mundo passava por grandes mudanças e descobertas como a Revolução Industrial; o uso da eletricidade, petróleo e do aço; o surgimento do telefone, telégrafo, máquinas a vapor e de locomotivas. 

Principais Características 

  • Oposição às ideias do romantismo; 

  • Impessoalidade do narrador; 

  • Retrato mais parecido com a realidade; 

  • Objetivismo e materialismo; 

  • Universalismo e cientificismo; 

  • Verdadeiro e contemporâneo; 

  • Linguagem erudita, com muito conhecimento, descritiva, detalhada, direta e objetiva; 

  • Temáticas sociais e cotidianas; 

  • Preocupação com o agora, o presente; 

  • Crítica aos valores burgueses, as instituições sociais e a igreja católica; 

  • Buscavam entender o comportamento humano; 

  • Não existe a idealização do personagem, como heróis; 

  • Há o aprofundamento dos personagens. 

Realismo no Brasil 

No Brasil, o realismo surgiu no mesmo período em que as leis abolicionistas entravam em vigor e o país se transformava em uma república 
 

Nesse contexto, o realismo retrata em suas obras brasileiras a crise da monarquia, as ideias abolicionistas e a realidade da sociedade. 
 

A publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas foi o ponto inicial do Realismo no Brasil, no qual Machado de Assis critica o contexto atual. 

Principais Autores 

Os principais autores e obras realistas são: 
 

  • Gustav Flaubert: autor de “Madame Bovary”, romance que inaugurou o Realismo na Europa. 

  • Eça de Queiroz: autor de “O Crime do Padre Amaro”, “O Primo Basílio”, entre outros. 

  • Antero de Quental: algumas obras são “Sonetos de Antero”, “Odes Modernas” e “Raios de Extinta Luz”. 

  • Cesário Verde: autor de “A Débil”, “Cadências Tristes”, “Flores Velhas”, “Heroísmos”, “Ironias do Desgosto”, “Setentrional”. 

  • “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis 

  • “O Mulato”, de Aluísio Azevedo. 

  • “Germinal”, de Emile Zola 

  • “As flores do mal”, de Charles Baudelaire 

Redação Beduka12/07/19Comentar1773 Views 

https://beduka.com/blog/exercicios/literatura-exercicios/exercicios-sobre-realismo/ 


Curta esta música ela ela fala de quase tudo o que falamos sobre o realismo, além de ser bem legal!!!!



Curta e aprenda..., é bem legal mesmo!



Garanta os seus pontos,