Boa
noite, pessoal do 2ºE!
Espero
que estejam bem J
Nesta semana finalizaremos o
2º bimestre e por isso faremos uma atividade de recuperação. Como poucos
estudantes da turma fizeram a atividade de produção textual do gênero artigo de
opinião, resolvi apresentá-la novamente como proposta para a recuperação. Peço
que enviem o texto para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 31/07/2020.
Assunto: Produção
textual – gênero artigo de opinião.
I.
Leia na Internet: blogs, sites de notícias, livros, e outros, notícias, informações e dados
sobre os problemas da corrupção e falta de compromisso dos brasileiros com a
honestidade, assim como no livro “Memórias de um sargento de milícias”, de
Manuel Antônio de Almeida”. Depois, desenvolva um artigo de opinião sobre o
tema:
Como superar a
cultura da malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros?
*Faça
um rascunho;
*Passe
a limpo em seu caderno;
*Use
a estrutura dada como exemplo neste bimestre: tese, argumentos, conclusão e
intervenção;
*Dê
um título ao seu texto.
II.
Dicas para preparar seu texto.
PRODUZINDO UM
ARTIGO DE OPINIÃO
Depois de fazer sua pesquisa, escreva um
artigo de opinião sobre o tema Como
superar a cultura da malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros?
Para
auxiliá-lo na sua produção, complete o quadro abaixo:
Questão
polêmica – Como superar a cultura da
malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros?
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Tese
(seu posicionamento)
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Argumento
1 – Defesa da posição
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Argumento
2 – Defesa da posição
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Conclusão
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Contexto de
produção
Assuma o papel de um articulista para escrever um Artigo de Opinião, posicionando-se a
respeito da questão polêmica Como
superar a cultura da malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros? Seu
texto poderá ser publicado num blog ou compartilhado via redes
sociais com objetivo de promover reflexões sobre os temas tratados, oferecendo
conteúdo diversificado, gratuito e relevante para seus leitores.
REVISANDO O
ARTIGO DE OPINIÃO
Após
a produção do texto, revise-o e, se necessário, reescreva-o. Seguem algumas
dicas para apoiá-lo nesta etapa de revisão:
→O
título está adequado ao assunto?
→Atendeu
ao contexto de produção, considerando:
•
Gênero;
•
Público-alvo;
•
Lugar onde vai circular;
•
Posição social do autor?
→Elementos estruturais do texto:
•
Posicionou-se claramente frente à questão polêmica?
•
Os argumentos estão desenvolvidos para defesa de seu ponto de vista?
•
Concluiu o texto retomando o posicionamento assumido na tese?
→Análise
linguística:
•
Empregou a linguagem adequada ao gênero?
•
Atendeu às normas de convenção da escrita?
•
Utilizou organizadores textuais (conjunções, advérbios e locuções) para
articular os argumentos entre si?
Bibliografia: SP Faz Escola,
2020. Caderno do aluno, 2ª série do
ensino médio, língua portuguesa.
Observações: Sigam as orientações para produzir o
texto. Aqueles que já fizeram a atividade podem usar o tempo disponível para
rever o conteúdo, anotar as dúvidas, etc.
Boa atividade e até mais!
Profª Maria Margarida