CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 7 de junho de 2020

Parofessor Roberto - Português - A Geração Conectada


Bom dia alunos, tivemos uma semana de planejamentos para o segundo bimestre, espero que você estejam bem e com vontade iniciar este novo momento de caminhada junto com a escola.

Hoje a proposta é  que vocês façam um exercício de interpretação de texto, é um texto curto e bem interessante sobre as Gerações que nascem no mundo digital, se vocês se lembrarem lemos um texto no bimestre passado sobre este tema na AAP juntos - falamos sobre as gerações e suas características, etc.
Então este trtabalho aqui proposto é ao mesmo tempo de recuperação de conteúdos que já havíamos visto bem como de novos dentro do tema.
Há uma parte de gramática - simples - pronomes e sobre uso concreto de conectivos textuais e seus sentidos nos textos.
 Por fim, proponho a leitura de um conto - O Alienista de Machado de Assis, eu o apresento com dois formatos diferentes, um em PDF e o outro como HQ, pode ler a HQ sem medo porque o texto é exatamene o mesmo do PDF, mas se a pessoa preferir, pode escolher.
É um texto muito interessante de médico que volta para a sua cidade natal e começa a exercer a psiquiatria e chega a conclusões muito interessantes, o que será que acontece?, Quem é ou Não é Louco? Quem pode ter a exata noção deste tema ?

Enfim vamos ao primeiro texto:


A geração que já veio ao mundo conectada
Nascidos a partir de 2000 não enxergam barreiras na tecnologia e influenciam hábitos e padrões de consumo  -
Marcelo Sarkis


 A ponta do dedo de Eric toca o visor do celular da mãe e desliza em busca de novas imagens. Com um ano e cinco meses, o guri apenas começa a dizer as primeiras palavras, mas já aprendeu, sem muito esforço, o movimento que alterna as fotos na tela do smartphone da mãe.
Nascido em 2012, Eric é de uma geração que chega ao mundo digital ainda antes de entrar no real — ainda na barriga das mães, suas imagens são compartilhadas nas redes sociais, por exemplo. Nascidos a partir do ano 2000, são conhecidos como nativos digitais, geração Z, milenials, globalists e tantas outras definições. Dos mais complexos artigos acadêmicos a confusos textos em sites e blogs, todos estão tentando entender quem são as crianças e os adolescentes que, a exemplo de Eric, incorporam com facilidade tecnologias que um senhor de 20 e tantos anos teria dificuldade de absorver. Uma das corajosas que se aventuram nesse mundo é a analista de tendências Carolina Althaller, da agência WMcCann.
— Eles enxergam a tecnologia e as redes como um meio. Usam o online como ferramenta para se manter conectados, não como um fim — explica.
Mais do que com tecnologia, nativos digitais têm uma relação inédita com a informação. Dominando a internet, a geração anterior, chamada de Y, abriu caminho para que, além de consumidores, todos fossem produtores de conteúdo. E em grande volume.
De acordo com estudo da consultoria norte-americana Qmee, a cada minuto que passa são geradas, em média, 72 horas de vídeo no YouTube, 41 mil posts no Facebook e 3,6 mil fotos no Instagram. Essa é a quantidade de informação que deixou a geração Y com problemas de ansiedade crônica, mas que os nativos digitais parecem ser os primeiros a conseguir filtrar e processar.
— É uma juventude que tem uma vida digital, mas com o bom senso de buscar experiências fora do mundo virtual — avalia Bruna Paulin, pesquisadora de comportamento que ministra, na PUCRS, o curso De Elvis a Justin Bieber: comunicação, consumo, cultura e juventude.
— O mundo digital e o real se misturam, acaba sendo uma coisa só — completa. Embora nem sempre seja fácil para os mais velhos entender o que os nativos digitais têm a dizer, é importante compreender que se trata de uma geração pronta para contribuir com o mundo hiperconectado. A internet e a infinidade de gadgets que os cercam fizeram com que eles desenvolvessem uma forma de pensamento não linear. Eles são e sabem várias coisas ao mesmo tempo, sem medo de expressar suas diferenças e formas de pensar e sem a necessidade de se encaixar em um grupo específico. [...]




Responda ao QUIZZ  clicando no LINK abaixo 


Abaixo estão os links para ler O Alienista em PDF ou como HQ (História em Quadrinho) 

















Conhecendo a Linguagem


Título da aula: Frase
Finalidade: Identificar os tipos de frase

Frase: é o conjunto de palavras organizadas que comunicam um pensamento.

                                                Tipos de frase
Quanto ao sentido, a frase pode ser:

- declarativa;                         - imperativa;
- interrogativa;                      - exclamativa;

                                                Frase declarativa
Observe:
   A águia viu uma coruja.
Trata-se de um frase declarativa.
Frase declarativa é aquela que declara algo a respeito de alguém ou de alguma coisa.
A frase declarativa pode ser afirmativa ou negativa.
   Veja:
          Ela ficou presa nos galhos da árvore.
          Ela não escapou dos galhos.

                                              Frase interrogativa
Observe, agora, a seguinte frase:
      - Quem é você?
Trata-se de uma frase interrogativa.
Frase interrogativa é aquela que apresenta uma pergunta a respeito de alguém ou de alguma coisa.

                                               Frase exclamativa
Observe esta frase:
     - Como você está bonita!
Nessa frase há uma admiração. Trata-se de uma frase exclamativa.
Frase exclamativa é aquela que exterioriza emoções, sentimentos: desprezo, espanto, alegria, modo, etc.

                                                Frase imperativa
Agora, leia a frase:
     Venha cá.
Você deve ter notado que nessa frase há uma ordem, um conselho; Trata-se de uma frase imperativa..
Frase imperativa é aquela que expressa ordem, proibição, conselho. Pode, também, ser negativa.
Veja:
    Não pise na grama.
    Não coma demais.


                                                    Atividades

01. Identifique as frases abaixo, quanto ao sentido.

a) Que sala suja!                          _____________________
b) Seja educado.                          _____________________
c) Não espere muito da viagem.  _____________________
d) Lindo!                                      _____________________
e) Feche a porta.                           _____________________
f) Hoje não vou passear.               _____________________
g) Quando você terá juízo?          _____________________
h) Gosto de cantar.                       _____________________

02. Leia as frases abaixo, e faça a correspondência:

(A) O menino saiu agora.
(B) O menino saiu agora?
(C) Nossa, o menino saiu mesmo!
(D) Saia agora mesmo, menino.

(  ) espanto                 (  ) frase interrogativa
(  ) ordem                   (  ) frase imperativa
(  ) pergunta               (  ) frase declarativa afirmativa
(  ) afirmação             (  ) frase exclamativa

03. O que expressam esses tipos de frase?

a) declarativa

__________________________

b) interrogativa

__________________________

c) exclamativa

__________________________

d) imperativa

__________________________


04. Escreva duas frases exclamativas, duas frases declarativas e duas frases interrogativas

Exclamativas:

       _______________________________________________________________

       _______________________________________________________________

Declarativas: 

       _______________________________________________________________

       _______________________________________________________________


Interrogativas:

        _______________________________________________________________

        _______________________________________________________________

05. Siga o modelo:

             É um estranho animal.      (que)
             Que estranho animal!

        a)  É um lindo dia.                 (que)
             __________________________

        b) É um belo passeio.             (que)
             __________________________
       
         c) É o professor.                     (quem)
             __________________________

         d) É meu amigo.                     (quem)
             __________________________



              Falar baixinho.
              Fale baixinho.

          e) Cantar afinado.
              __________________________

          f) Estudar bastante.
               __________________________


           
               Atravessar a rua agora.
               Não atravesse a rua agora.

           g) Esconder os seus segredos.
                  __________________________

           h) Vai embora para a casa.
                  __________________________



Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Roteiro semanal: História em quadrinhos

Roteiro de atividades para o 6°ano - Semana 08/06 a 12/6
Prof. Maria de Jesus
e-mail: jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Histórias em quadrinhos

1_ Você costuma ler história em quadrinhos?

2_Que personagens de quadrinhos você conhece? Qual é o seu preferido?

3_Em uma história em quadrinhos, além dos personagens, que outros elementos costuma aparecer.

Acessar o link abaixo e conheça um pouco sobre as histórias em quadrinhos.

Vocês poderão utilizar o livro didático para leitura sobre esse assunto . Páginas: 74, 75e 76 e fazer os exercícios de 1 a 4 da página 74

Você vai ler agora uma uma das aventuras de dois famosos personagens dos quadrinhos: Calvin e seu amigo imaginário Haroldo ( Hobbes, no original inglês). Haroldo é um tigre de pelúcia que ganha vida quando Calvin está sozinho e volta a ser brinquedo quando outras pessoas estão presentes.


4_Leia o texto e escreva as respostas no seu caderno
a)_As histórias em quadrinhos apresentam uma narrativa, ou seja, contam uma história que tem começo, meio e fim. Na HQ que você leu, que história é narrada?

b)_ Uma história em quadrinhos pode ser identificada por um título ou apelo nome dos personagens que aparecem nela. Em qual dos dois casos a história que você leu se encaixa?

5_Nas histórias em quadrinhos, a expressão facial dos personagens contribui para a construção dos sentidos da narrativa. Observe a expressão de Calvin e Haroldo nos quadrinhos indicados a seguir. Faça a correspondência entre as colunas, indicando o que parecem sentir os personagens em cada um deles.

a)_ alegria                                                               I. 1°quadrinho
b)_decepção ou contrariedade.                               II. 2°quadrinho
c)_nojo                                                                    III. 4°quadrinho
                                                                                IV. 6°quadrinho
                                                                                V. 8°quadrinho

6_Releia o quinto, sexto e o sétimo quadrinhos da HQ e observe as onomatopeias reproduzidas. Que sons estão representados nesses quadrinhos?

7_ Em uma história em quadrinhos, os fatos são apresentados de forma que o leitor reconheça a sequência narrativa e a passagem do tempo. Releia a história de Calvin e Haroldo.
a)_Quantos quadrinhos foram utilizados para representar a ação dos personagens?

b)_Os personagens aparecem em movimento? Que recurso o cartunista utilizou para indicar isso?

8_ 

2ºBIMESTRE - LÍNGUA PORTUGUESA MERCIA MAIA 7A,B,C


     Bem vindos ao segundo bimestre meus pupilos, espero que todos estejam bem e mais dispostos para continuarmos nossa jornada em busca do conhecimento. Nesse bimestre trabalharemos com a apostila CADERNO DO ALUNO do segundo bimestre retiradas por vocês na escola anteriormente, a apostila verde volume 2. Acompanhem as aulas do CENTRO DE MÍDIAS também e não deixem de acessar os links explicativos sobre as atividades que postarei aqui.

AULA 1 -  ATIVIDADE DO CADERNO DO ALUNO 
P.18 a 21 Leitura
P.22 Atividade 2   Exercício 1( Copie a tabela no caderno e responda)
P.22. Exercício 2 ( só leitura)
P.23 Exercício 3 (Só as respostas no caderno) e copiar a tabela  dessa página também no caderno e responder.


Acesse o link abaixo para entender um pouco mais sobre o gênero textual entrevista. é importante que entendam as características de uma entrevista, pois na atividade que postarei na  próxima semana vocês produzirão uma.



Tirar foto da atividade realizada e enviar para o e-mail:
merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsapp 948338779 até 12/06 sexta-feira











AULA 1- 2º BIM- APOSTILA APRENDER SEMPRE 2º D, 2ºF

                     

                    2º BIMESTRE  AULA 1- LÍNGUA PORTUGUESA- MERCIA MAIA



     Bem vindos de volta meus pupilos! Essa semana iniciaremos o segundo bimestre. Trabalharemos com as apostilas retiradas por vocês na escola, finalizaremos a apostila azul"APRENDER SEMPRE", depois partiremos para o CADERNO DO ALUNO do 2º bimestre. Acompanhem as aulas do CENTRO DE MÍDIAS também. Ao final das atividades das apostilas aplicarei uma Avaliação com os conteúdos trabalhados.

    Para essa semana de 8/06 a 12/06 realizem as atividades 8 a 15 da apostila azul "APRENDER SEMPRE". Alguns exercícios da para responder na própria apostila, os que não couberem na apostila, numere e responda no caderno. Ao final mandar foto via e-mail das atividades respondidas.
E-meil: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br até 12/06 sexta-feira




 (OBS)   Assistam aos vídeos explicativos que postarei e tirem suas dúvidas quando preciso via e-mail ou por aqui. Nossa jornada continua e desistir é para os fracos! Beijos e saudades de vocês.



 Link para auxiliar na atividade 8:https://www.todamateria.com.br/historia-da-lingua-portuguesa/


 Link de auxilio para a tividade 9. Como fazer um Infográfico...https://klickpages.com.br/blog/infografico-o-que-e/


Links auxiliar para na atividade 10:https://www.youtube.com/watch?v=Y3bMHDS3l3
                                                    https://www.youtube.com/watch?v=bL-qGD1Av_A


 Link auxiliar para a atividade 11 a 15: https://www.youtube.com/watch?v=b-hLoVHmBT8