Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
Iniciaremos essa semana o 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre. Alunos que devem atividades do terceiro bimestre, ainda receberei por mais esta semana. MUITOS não estão realizando as atividades e o momento exige mais compromisso e dedicação.
Para essa semana de 19\10 à 23\10 - Assistam a aula do CMSP postada no link a seguir e no caderno copiar todas as perguntas que aparecerão ao longo do vídeo com a indicação COMPARTILHE NO CHAT. E depois responder a todas as questões.
Letra legível. ( perguntas a caneta e respostas a lápis) Segue o link a baixo:
Xilogravura
é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se
utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada
sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o
carimbo.
Na
xilogravura, a madeira é entalhada com a ajuda de um instrumento cortante,
formando a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida, com um
rolo de borracha embebido com tinta, toca-se apenas as partes elevadas do
entalhe.
A
xilogravura é conhecida desde o século VI e se afirmou no ocidente durante a
Idade Média. No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura, a
chegada à Europa das gravuras japonesas coloridas, que tiveram grande
influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada
por Thomas Bewick
1)Quais são as duas inovações que
revolucionaram a xilogravura?
Um grafito ou grafite ou grafíti é uma inscrição feita em
paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição
caligrafada, um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é
normalmente previsto para esta finalidade.
É bastante usado como forma de crítica social, e, além
disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os
espaços públicos. O termo grafite, de origem italiana
1) o grafite feito pelos artistas. Os gêmeos, mostra uma
arte urbana recente. Vejamos
AFrase escrita na parede também pode ser vista em outro lugar. Que lugar e esse?
b)Escreve
uma palavra para definir cada personagem desta obra.
Personagem 1:
Personagem 2:
Personagem 3:
2)leia o trecho da
música de Gabriel O Pensador, “Até quando
Não
adianta olha pro céu
Com
muita fé e pouca luta
Levanta
ai que você tem muito protesto para fazer
E
muita greve, você pode, você deve, pode crê.
Não
adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver(...).
Os versos em negrito sugerem que:
() Devemos abrir mão dos nossos direitos.
() Devemos protestar por motivos banais.
() Não devemos ser passivos diante das
injusticas sociais do nosso pais.
() Podemos apenas assistir manifestacoes populares
pela TV.
3)
faça uma pesquisa sobre as obras do Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo
CONDICIONAMENTO AERÓBIO E CONDICIONAMENTO
ANAERÓBIO
EXERCÍCIO
AERÓBICO
No exercício aeróbico o
oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia
transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbico é
um exercício de longa duração, serve para melhorar
articulações gastas, contínuas e de baixa, moderada e alta.
EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS
Os exercícios anaeróbicos são
o contrário dos aeróbicos, compondo-se de alta intensidade e curta
duração.Caracterizam-se por não
utilizar o oxigênio para a promoção de energia pois é gerada através do tecido
vivo. Seu principal público são pessoas em busca de ganho de massa muscular.
Leia atentamente as frases
abaixo e associe-as ao tipo de condicionamento. Lembre-se de que eles têm
características distintas:
1 - Envolve
exercícios curtos e intensos como pular corda e agachamento. Tem a capacidade
de aumentar a resistência cardiovascular e resistência muscular
____________________________
2 - Tem
como principais objetivos: reduzir o peso, aumentar a resistência e fortalecer
o coração, usa grandes grupos musculares por longos períodos de tempo. Exemplo:
caminhar, corrida leve ou andar de bicicleta.
___________________________________
3 - Davi
participou dos jogos escolares em 2019 na categoria pré-mirim e venceu a prova
de 75 metros rasos com o tempo de 9’18”, sendo assim podemos dizer que seu
condicionamento _________________está em ótimas condições.
4 - Tiago é jogador de tênis e sua última
partida durou mais de 2 horas. Durante a partida, ele sofreu devido ao forte
cansaço. Pode-se afirmar que Tiago precisa aprimorar seu condicionamento
________________.
5 -Tânia
é professora de Matemática e se sente cansada ao subir as escadas de sua
escola. Pode-se afirmar que ela precisa melhorar seu condicionamento
_________________________.
Esta semana aproveitaremos uma aula do
CMSP para analisarmos um poema de Castro Alves, poeta já estudado anteriormente.
Realizem as atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.
Assunto: análise de
poema; recursos estilísticos.
I. Acompanhe à videoaula
e responda às questões a seguir.
a)
Em sua opinião, o que é preciso para que um poema seja considerado excelente?
b)
O que é linguagem conotativa e denotativa?
c)
O que você sabe sobre a vida e a obra do poeta Castro Alves?
d)
Descreva a 3ª geração do Romantismo à qual pertence a obra de Castro Alves?
Podemos afirmar que alguns temas trabalhados por essa geração se aproxima da
escola literária Realismo? Explique.
e)
Sobre o poema O “adeus” de Teresa:
quantas estrofes o poema possui? E quantos versos?
f)
Quais palavras rimam no poema? E que efeito as rimas provocam no ritmo do
poema?
g)
A pontuação chama a atenção no poema. Observe:
[...]
E ela entre beijos murmurou-me:
"adeus!"
Passaram tempos...
sec'los de delírio
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
...Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse — "Voltarei! ... descansa! ..."
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela em soluços murmurou-me:
"adeus!"
Neste
trecho, qual efeito de sentido as escolhas de pontuação criam no texto?
h)
Escolha um verso no poema em que a mulher não é retratada de forma idealizada.
Justifique sua escolha.
i)
No verso “A valsa nos levou nos giros
seus”, o eu lírico – quem fala no poema – cria uma imagem, algo bastante
visual.
Que
imagem foi criada?
j)
O que é metonímia?
k)
Podemos encontrar metonímia em:
() O talento de Machado de Assis é
mundialmente reconhecido.
() Machado de Assis fundou a Academia
Brasileira de Letras.
() Dom
Casmurro foi escrito por Machado de Assis.
() Sempre gostei dos livros de Machado de
Assis.
() Leio Machado de Assis desde o Ensino
Médio.
II. Nas frases
abaixo, há exemplos de metonímia. Explique por quê.
a)
Esse rapaz é um bom volante.
b)
A infância deve ser amparada.
c)
Os revolucionários queriam o trono.
d)
Ele vendeu algumas cabeças de gado.
e)
Ele é um bom garfo, por isso está engordando.
f)
Há muitas famílias sem teto.
III. Classifique as
figuras de palavras de cada frase abaixo, usando o código:
(a)
metáfora
(b)
metonímia
a)
() “Eu sem você/ Sou chama sem luz.”
(Vinicius de Moraes)
b)
() Sua voz é canção para meus ouvidos.
c)
() Ele gosta de declamar Cecília
Meireles.
d)
() “Eu sem você/ Sou chama sem luz.”
(Vinicius de Moraes)
e)
() “Teu sorriso é uma aurora.” (Castro
Alves)
f)
() O vento gelado era um chicote em
meu rosto.
IV. Leia as frases
abaixo e sublinhe as palavras empregadas em sentido figurado ou metafórico.
a)
Ele pegou um livro e mergulhou na leitura.
b)
A bola rolava no tapete verde do estádio.
c)
Meu coração é um barco perdido na noite.
d)
Ele estava afundado nos problemas.
e)
O espinho da saudade machucava seu coração.
Bibliografia: TUFANO,
Douglas. Português fundamental: gramática.
São Paulo: Moderna, 2001.
Aprender
sempre, 2020. Caderno do professor, 2ª série, vol. 3.
Observações: Leiam os textos
com calma, para poder realizar as atividades de maneira adequada. Caso tenham
dúvidas, perguntem!
Iniciaremos essa semana o 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre. Alunos que devem atividades do terceiro bimestre, ainda receberei por mais esta semana. MUITOS não estão realizando as atividades e o momento exige mais compromisso e dedicação.
Para essa semana de 19\10 à 23\10 - Assistam a aula do CMSP postada no link a seguir e no caderno copiar as perguntas . 1,2,3, ( ACOLHIDA) e também as questões de (1 à 6 ATIVIDADES) que aparecerão ao longo do vídeo.
Letra legível. ( perguntas a caneta e respostas a lápis) Se um link não abrir tenta o outro.
Segue proposta de atividades para você se aproximar cada vez
mais dos conhecimentos relacionados à arte da dança. O convite é para que você
observe bem as imagens e responda as questões. Se considerar importante, anote
suas dúvidas e considerações e envie pra mim. Bom trabalho e muita saúde.
01. Para você, alguma
das imagens abaixo se refere a peso? Alguma delas a peso leve? Alguma a peso
forte? Escreva sobre suas percepções.
02. Para nossos movimentos se realizarem é necessária uma
articulação de vários elementos. Um desses elementos é o peso. Alguns
estudiosos do movimento afirmam que o peso pode ser leve ou forte?
Analisando esses
registros de dança (imagens 3 e 4), você percebe alguma relação com o elemento
peso? Que tal escrever um pouco a esse respeito?
R:_________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
#ficaadica: As imagens 3 e 4 são registros de trabalhos de
dança de grupos goianos:
Imagem 3: Grupo Solo de Dança.
Imagem 4: Mega Break
#desafio Te convido para ficar atento (a) ao seu corpo e aos seus movimentos!
Sugestão: observe
seus movimentos do cotidiano por ao menos dois dias e perceba se você
geralmente realiza movimentos leves ou fortes.
“ O que você faz é movimento, o que você cria é dança[...]
são experiências crucialmente diferentes.” Preston-Dunlop,1995
Nesta atividade de Arte/Dança vamos dar continuidade ao
estudo dos elementos constitutivos da dança. Para podermos experimentar os elementos constitutivos da dança,
refletir e explorá-los em nosso corpo, vamos trabalhar o peso forte e trazer pra ele uma sensação ou
sentimento que possa conduzir seu movimento. Para isso, você deve assistir aos links, responder as questões,
anotar no seu caderno suas impressões e ao final, elaborar uma célula coreográfica de até dois tempos de oito,
de forma que o movimento tenha claro o peso escolhido para representar o que sente e quer passar com
esse movimento.
01 - A poesia não precisa ser sempre leve e suave, ela
também faz parte de movimentos sociais que envolve os jovens de periferia e neste espaço eles ganham voz, como
por exemplo os Slam. Veja abaixo um trecho desta poesia e/ou assista ao vídeo e depois escreva as
sensações.
“Já começamos a acelerar
O coração, disparar
Começamos a rezar
"Que seja só um assalto, e que só levem o meu celular"
Acha que ainda assim é mimimi
Conversa fiada? Como já escutei muitas vezes...
Falta de vergonha na cara? Vamo ser mais didática
Então Vamo jogar estatística
Já que o óbvio parece que saiu de questão
O Brasil é o 5° pais mais violento para mulheres do mundo
Cada dia o feminicidio aumenta
E com a mulher preta a estatística é ainda mais violenta
Eu não queria ser feminista!- Tawane Theodoro
(Trecho do poema Eu não queria ser feminista!- Tawane Theodoro)
02 – Agora, realize uma célula coreográfica de até dois
tempos de oito, traga para esses movimentos os pesos que sentiram em cada texto e vídeo.
Grave sua célula coreográfica e se assista, não publique.
Dessa forma vocês poderão se ver e analisar se
conseguiram imprimir as intenções no seu movimento e
continuar treinando e aperfeiçoando até estar claro o peso intencionado. Não apague esse material, você pode
precisar se lembrar dele em atividades futuras.
Você já observou nos livros literários que além do autor da
obra tem também o ilustrador?
Vamos continuar nosso estudo e conhecer um pouco mais sobre
isso?
O(a) ilustrador(a) é quem produz ilustrações, elementos
gráficos, identidades visuais de marcas, storyboards, concepts de cenários,
personagens, realiza pintura digital de imagens, ilustração vetorial, animação
2d, materiais para aulas EAD, fotomontagens, entre outras atividades que envolvam
desenho, para uma empresa ...
Existe o desenho de cada um. Nele cada pessoa expressa sua
identidade, assim como os poetas!
O lindo disso é a DIVERSIDADE!” Quando a artista goiana
Polly Duarte diz que o lindo do desenho é a diversidade ela está dizendo que o
importante é que cada um crie o seu estilo próprio de desenhar.
01. Que material de desenho você acha que ela usou na imagem
2?
06. A ilustradora Polly Duarte é uma profissional da área
das artes plásticas. Você conhece alguém que é profissional das artes (música,
dança, teatro, circo ou outro)? Se não conhece pergunte quem mora com você,
escreva o nome da pessoa e a arte que ela faz e comente.
7. Hoje, no quadro a seguir, você vai ter a oportunidade de
desenhar ou usar colagens observando a imagem 3, pode ser um animal de
estimação ou outro que você goste muito.
Iniciaremos esta semana com atividades
de interpretação de texto e análise gramatical. Realizem as atividades e enviem
suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.
Assunto: interpretação
de texto; análise gramatical.
I. Leia o poema a
seguir para depois responder às questões.
TREM
DE FERRO
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que
foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
Ôô...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De ingazeira
Debruçada
No riacho
Que vontade
De cantar!
Ôô...
Quando me
prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá
Ôô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha
sede
Ôô...
Vou mimbora vou
mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Ôô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente
Manuel Bandeira
a)
O poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, é escrito em versos e dividido em
estrofes. Quantas estrofes tem o poema?
b)
A poesia é escrita em primeira pessoa: “eu preciso”; “(eu) vou correndo”; “Que
(eu) levo”.
Quem
é essa primeira pessoa? Isto é, quem é que está falando, na poesia?
c)
Por que o trem de ferro, no início da poesia, não andava depressa?
d)
Além de estar com bastante “fogo na fornalha”, qual o outro motivo que faz o
trem andar rapidamente?
e)
Leia ritmadamente os seguintes versos, realçando a pronúncia e a separação
silábica:
fffo
bi
ggge
chcho
fffo
po
ggge
vvo
O
que eles sugerem?
f)
E os versos seguintes (“Passa ponte/Passa poste/Passa pasto”), o que eles
sugerem?
g)
O que mais chama a atenção nesse texto é o ritmo. O que sugere o ritmo da
poesia?
h)
Ao ler a poesia, o leitor é levado a se sentir no campo, observando o trem
passar, ou a se sentir viajando de trem, sentando na janelinha?
II. Enriquecendo o
vocabulário
a)
Levando em conta a leitura e a compreensão do texto, o que você entendeu por:
fornalha:
ingazeira:
Ouricuri
b)
O sufixo -ista indica ocupação,
ofício, profissão. Quais as profissões indicadas pelo sufixo -ista que aparecem na poesia?
c)
Cite outras dez profissões com o sufixo -ista.
d)
Cite um outro sufixo que também indica ocupação, ofício.
Em seguida, cite cinco profissões com esse
sufixo.
sufixo:
profissões:
III. Observe a
transformação:
Homem
cruel – a crueldade do homem
Transformamos
adjetivo (cruel) em substantivo derivado (crueldade) por meio do sufixo -dade que significa “estado”,
“qualidade”.
Transforme
os adjetivos em substantivos servindo-se de um dos seguintes sufixos: -dade, -ência, -ez, -eza, -ície, -ice.
a)juiz clemente:
b)paisagem bela:
c)homem calvo:
d)letra pequena:
e)mãe paciente:
f)menina meiga:
g)cão fiel:
IV. Temos, a seguir,
um texto de Mário Quintana. Como você vai perceber, todos os sinais de
pontuação foram substituídos por □. Você deve substituir esses espaços e colocar
um desses sinais: vírgula, ponto final, dois-pontos, travessão, ponto de
interrogação, ponto de exclamação e reticências.
ESSA NÃO □
Lili
teve conhecimento dos antípodas □ na escola □ Logo que chegou em casa □ começou
a deitar sabença para cima da cozinheira □ Falou □ falou □ e □ como visse que
Sia Hortênsia não estava manjando nada □ ergueu no ar o dedinho explicativo □
□
Imagine só que quando aqui é meio-dia lá na China é meia-noite □
□
Credo □ Eu é que não morava numa terra assim □
□
Mas por que □ Sia Hortênsia □
□
Uma terra onde o dia é noite □ Cruzes □
Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade
e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione,
1991.
Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se tiver
dúvidas, não deixe de perguntar.