CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Aula 1-4º Bimestre- LÍNGUA PORTUGUESA

 

Boa Noite!

Iniciaremos essa semana o 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre. Alunos que devem atividades do terceiro bimestre, ainda receberei por mais esta semana. MUITOS não estão realizando as atividades e o momento exige mais compromisso e dedicação.

Para essa semana de 19\10 à 23\10  - Assistam a aula do CMSP  postada no link a seguir e no caderno copiar todas as perguntas  que aparecerão ao longo do vídeo com a indicação COMPARTILHE NO CHAT. E depois responder a todas as questões.

Letra legível. ( perguntas a caneta e respostas a lápis)  Segue o link a baixo:

https://youtu.be/Ix3sBbC5tQk

Enviar foto da atividade para o e-mail:merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br

ou para o whatsap:948338779 até sexta-feira 23\10


Boa aula!


Xilogravura

 


 Professora Márcia  

     Atividade para o 6C 6D 6E                                  

  Xilogravura

Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo.

Na xilogravura, a madeira é entalhada com a ajuda de um instrumento cortante, formando a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida, com um rolo de borracha embebido com tinta, toca-se apenas as partes elevadas do entalhe.

A xilogravura é conhecida desde o século VI e se afirmou no ocidente durante a Idade Média. No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura, a chegada à Europa das gravuras japonesas coloridas, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick

1)     Quais são as duas inovações que revolucionaram a xilogravura?

2)     O que é xilogravura?

3)     Como a madeira é utilizada na xilogravura?

4)     Faça uma pesquisa sobre a gravura nordestina.

 

Professora: Marcia Baptista

WhatsApp: 952295560

 E mail: marciaclaudino@prof.educacao.sp.gov.br



 

GRAFITE

 

Professora Marcia

Atividade para o 7 A, 7 B, 7 C

 

GRAFITE

Um grafito ou grafite ou grafíti é uma inscrição feita em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada, um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.

É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos. O termo grafite, de origem italiana

1) o grafite feito pelos artistas. Os gêmeos, mostra uma arte urbana recente. Vejamos

Punk Brega » Os Gêmeos – Grafite | Gemeos grafite, Osgemeos, Artista de rua

AFrase escrita na parede também pode ser vista em outro lugar. Que lugar e esse?

b)    Escreve uma palavra para definir cada personagem desta obra.

Personagem 1:

Personagem 2:

Personagem 3:

2)  leia o trecho da música de Gabriel O Pensador, “Até quando

Não adianta olha pro céu

Com muita fé e pouca luta

Levanta ai que você tem muito protesto para fazer

E muita greve, você pode, você deve, pode crê.

Não adianta olhar pro chão

Virar a cara pra não ver(...).

Os versos em negrito sugerem que:

(  ) Devemos abrir mão dos nossos direitos.

(  ) Devemos protestar por motivos banais.

(  ) Não devemos ser passivos diante das injusticas sociais do nosso pais.

(  ) Podemos apenas assistir manifestacoes populares pela TV.

  3) faça uma pesquisa sobre as obras do Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo



Professora: Marcia Baptista

WhatsApp: (11)952295560

E mail: ( marciaclaudino@prof.educacao.sp.gov.br )

 

 

SEMANA DE ESTUDOS DE 19/10 A 23/10

 

SEMANA DE ESTUDOS DE 19/10 A 23/10

 

Olá boa tarde a tod@s!

Espero que estejam bem e se cuidando.

Vamos para mais uma semana de estudos online.

Nesta semana falaremos sobre Literatura de Cordel.

Clique no link abaixo para acessar o conteúdo

https://sway.office.com/Ufz7EHjgBC4JjOZL?ref=Link

https://sway.office.com/CeqPQJLaunvzGh9G?ref=Link

 

Clique no link abaixo para realizar a atividade

 https://forms.gle/keee7zD3KKX1h8WB6

 

Esta atividade deverá ser feita até o dia 23/10

Em caso de dúvidas continuo a disposição.

e-mail: julianamunizmoreira@prof.educacao.sp.gov.br

Desejo a todos uma excelente semana!

Para reflexão...



 

#fiquembem

#estamosjuntos

 

Um abraço

Profa. Juliana

 

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA                                                               PROF.: EDERSON

TURMA: A, B, C                                                                     DATA DE ENTREGA: 23/10/2020

E-mail para entrega: edersona@prof.educacao.sp.gov.br

CONDICIONAMENTO AERÓBIO E CONDICIONAMENTO ANAERÓBIO

 EXERCÍCIO AERÓBICO 

No exercício aeróbico o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbico é um exercício de longa duração, serve para melhorar articulações gastas, contínuas e de baixa, moderada e alta.

EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS 

Os exercícios anaeróbicos são o contrário dos aeróbicos, compondo-se de alta intensidade e curta duração.  Caracterizam-se por não utilizar o oxigênio para a promoção de energia pois é gerada através do tecido vivo. Seu principal público são pessoas em busca de ganho de massa muscular.

Leia atentamente as frases abaixo e associe-as ao tipo de condicionamento. Lembre-se de que eles têm características distintas:

1 - Envolve exercícios curtos e intensos como pular corda e agachamento. Tem a capacidade de aumentar a resistência cardiovascular e resistência muscular ____________________________

2 - Tem como principais objetivos: reduzir o peso, aumentar a resistência e fortalecer o coração, usa grandes grupos musculares por longos períodos de tempo. Exemplo: caminhar, corrida leve ou andar de bicicleta. ___________________________________

3 - Davi participou dos jogos escolares em 2019 na categoria pré-mirim e venceu a prova de 75 metros rasos com o tempo de 9’18”, sendo assim podemos dizer que seu condicionamento _________________está em ótimas condições.

 4 - Tiago é jogador de tênis e sua última partida durou mais de 2 horas. Durante a partida, ele sofreu devido ao forte cansaço. Pode-se afirmar que Tiago precisa aprimorar seu condicionamento ________________.

5 -Tânia é professora de Matemática e se sente cansada ao subir as escadas de sua escola. Pode-se afirmar que ela precisa melhorar seu condicionamento _________________________.

ANÁLISE DE POEMA

Boa tarde, pessoal do 2ºE!

Espero que estejam bem ;)

 

Esta semana aproveitaremos uma aula do CMSP para analisarmos um poema de Castro Alves, poeta já estudado anteriormente. Realizem as atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.

 

 

Assunto: análise de poema; recursos estilísticos.

 

I. Acompanhe à videoaula e responda às questões a seguir.


a) Em sua opinião, o que é preciso para que um poema seja considerado excelente?

 

b) O que é linguagem conotativa e denotativa?

 

c) O que você sabe sobre a vida e a obra do poeta Castro Alves?

 

d) Descreva a 3ª geração do Romantismo à qual pertence a obra de Castro Alves? Podemos afirmar que alguns temas trabalhados por essa geração se aproxima da escola literária Realismo? Explique.

 

e) Sobre o poema O “adeus” de Teresa: quantas estrofes o poema possui? E quantos versos?

 

f) Quais palavras rimam no poema? E que efeito as rimas provocam no ritmo do poema?

 

g) A pontuação chama a atenção no poema. Observe:

 

[...]

E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"

 

Passaram tempos... sec'los de delírio           
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
...Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse — "Voltarei! ... descansa! ..."
Ela, chorando mais que uma criança,

 

Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"

 

Neste trecho, qual efeito de sentido as escolhas de pontuação criam no texto?

 

h) Escolha um verso no poema em que a mulher não é retratada de forma idealizada. Justifique sua escolha.

 

i) No verso “A valsa nos levou nos giros seus”, o eu lírico – quem fala no poema – cria uma imagem, algo bastante visual.

Que imagem foi criada?

 

j) O que é metonímia?

 

k) Podemos encontrar metonímia em:

(   ) O talento de Machado de Assis é mundialmente reconhecido.

(   ) Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras.

(   ) Dom Casmurro foi escrito por Machado de Assis.

(   ) Sempre gostei dos livros de Machado de Assis.

(   ) Leio Machado de Assis desde o Ensino Médio.

 

II. Nas frases abaixo, há exemplos de metonímia. Explique por quê.

 

a) Esse rapaz é um bom volante.

b) A infância deve ser amparada.

c) Os revolucionários queriam o trono.

d) Ele vendeu algumas cabeças de gado.

e) Ele é um bom garfo, por isso está engordando.

f) Há muitas famílias sem teto.

 

III. Classifique as figuras de palavras de cada frase abaixo, usando o código:

(a) metáfora

(b) metonímia

 

a) (   ) “Eu sem você/ Sou chama sem luz.” (Vinicius de Moraes)

b) (   ) Sua voz é canção para meus ouvidos.

c) (   ) Ele gosta de declamar Cecília Meireles.

d) (   ) “Eu sem você/ Sou chama sem luz.” (Vinicius de Moraes)

e) (   ) “Teu sorriso é uma aurora.” (Castro Alves)

f) (   ) O vento gelado era um chicote em meu rosto.

 

IV. Leia as frases abaixo e sublinhe as palavras empregadas em sentido figurado ou metafórico.

 

a) Ele pegou um livro e mergulhou na leitura.

b) A bola rolava no tapete verde do estádio.

c) Meu coração é um barco perdido na noite.

d) Ele estava afundado nos problemas.

e) O espinho da saudade machucava seu coração.

 

Bibliografia: TUFANO, Douglas. Português fundamental: gramática. São Paulo: Moderna, 2001.

Aprender sempre, 2020. Caderno do professor, 2ª série, vol. 3.

 

Observações: Leiam os textos com calma, para poder realizar as atividades de maneira adequada. Caso tenham dúvidas, perguntem!

 

Até mais,

Profº Maria Margarida

AULA 1-4º Bimestre/LÍNGUA PORTUGUESA

 Boa tarde!

Iniciaremos essa semana o 4º bimestre, estamos na reta final para o encerramento do ano letivo. Não deixem para depois; procurem realizar as atividades nos prazos para não terem problemas no final do semestre. Alunos que devem atividades do terceiro bimestre, ainda receberei por mais esta semana. MUITOS não estão realizando as atividades e o momento exige mais compromisso e dedicação.

Para essa semana de 19\10 à 23\10  - Assistam a aula do CMSP  postada no link a seguir e no caderno copiar as perguntas . 1,2,3, ( ACOLHIDA) e também as questões de (1 à 6 ATIVIDADES) que aparecerão ao longo do vídeo.

Letra legível. ( perguntas a caneta e respostas a lápis) Se um link não abrir tenta o outro.

https://youtu.be/OkXK02agVXs



Enviar foto da atividade para o e-mail:merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br

ou para o whatsap:948338779 até sexta-feira 23\10


Boa aula !

ARTE DA DANÇA

 

              Nome:

              TURMA:                                                                           Data: ___/___/2020

Segue proposta de atividades para você se aproximar cada vez mais dos conhecimentos relacionados à arte da dança. O convite é para que você observe bem as imagens e responda as questões. Se considerar importante, anote suas dúvidas e considerações e envie pra mim. Bom trabalho e muita saúde.

 01. Para você, alguma das imagens abaixo se refere a peso? Alguma delas a peso leve? Alguma a peso forte? Escreva sobre suas percepções.

Imagem 1        

Imagem 2 Fonte: http://glademirstocco.blogspot.com/2011/07/caindo-o-peso-das-costas.html

02. Para nossos movimentos se realizarem é necessária uma articulação de vários elementos. Um desses elementos é o peso. Alguns estudiosos do movimento afirmam que o peso pode ser leve ou forte?

Imagem 3

Imagem 4

Fonte: https://www.facebook.com/megabreakcrew

PERGUNTA:

 Analisando esses registros de dança (imagens 3 e 4), você percebe alguma relação com o elemento peso? Que tal escrever um pouco a esse respeito? R:_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

#ficaadica: As imagens 3 e 4 são registros de trabalhos de dança de grupos goianos:

Imagem 3: Grupo Solo de Dança.

 Imagem 4: Mega Break #desafio Te convido para ficar atento (a) ao seu corpo e aos seus movimentos!

 Sugestão: observe seus movimentos do cotidiano por ao menos dois dias e perceba se você geralmente realiza movimentos leves ou fortes.

“ O que você faz é movimento, o que você cria é dança[...] são experiências crucialmente diferentes.” Preston-Dunlop,1995

Nesta atividade de Arte/Dança vamos dar continuidade ao estudo dos elementos constitutivos da dança. Para podermos experimentar os elementos constitutivos da dança, refletir e explorá-los em nosso corpo, vamos trabalhar o peso forte e trazer pra ele uma sensação ou sentimento que possa conduzir seu movimento. Para isso, você deve assistir aos links, responder as questões, anotar no seu caderno suas impressões e ao final, elaborar uma célula coreográfica de até dois tempos de oito, de forma que o movimento tenha claro o peso escolhido para representar o que sente e quer passar com esse movimento.

01 - A poesia não precisa ser sempre leve e suave, ela também faz parte de movimentos sociais que envolve os jovens de periferia e neste espaço eles ganham voz, como por exemplo os Slam. Veja abaixo um trecho desta poesia e/ou assista ao vídeo e depois escreva as sensações.

“Já começamos a acelerar

O coração, disparar

Começamos a rezar

"Que seja só um assalto, e que só levem o meu celular"

Acha que ainda assim é mimimi

Conversa fiada? Como já escutei muitas vezes...

Falta de vergonha na cara? Vamo ser mais didática

Então Vamo jogar estatística

Já que o óbvio parece que saiu de questão

O Brasil é o 5° pais mais violento para mulheres do mundo

Cada dia o feminicidio aumenta

E com a mulher preta a estatística é ainda mais violenta

Eu não queria ser feminista!- Tawane Theodoro

(Trecho do poema Eu não queria ser feminista!- Tawane Theodoro)

https://aminoapps.com/c/rapislife/page/blog/slam-resistenciatawanetheodoro/Kwm3_7efMuLLbPbVzg2wjo71XYra2EnYz1

Ou assista - https://youtu.be/Rh7siY0KYtI

Para saber mais sobre esse movimento da poesia urbana, click nos links e aprecie

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-earte/2019/04/18/interna_diversao_arte,750154/slam-poesia-com-identidade.shtml

https://www.profseducacao.com.br/2019/11/12/o-que-e-slam-poesia-educacao-e-protesto/

02 – Agora, realize uma célula coreográfica de até dois tempos de oito, traga para esses movimentos os pesos que sentiram em cada texto e vídeo.

Grave sua célula coreográfica e se assista, não publique. Dessa forma vocês poderão se ver e analisar se

conseguiram imprimir as intenções no seu movimento e continuar treinando e aperfeiçoando até estar claro o peso intencionado. Não apague esse material, você pode precisar se lembrar dele em atividades futuras.

 









ARTE VISUAL - ILUSTRAÇÃO

 

Nome:

TURMA:                                                                 Data: ___/___/2020

Você já observou nos livros literários que além do autor da obra tem também o ilustrador?

Vamos continuar nosso estudo e conhecer um pouco mais sobre isso?

O(a) ilustrador(a) é quem produz ilustrações, elementos gráficos, identidades visuais de marcas, storyboards, concepts de cenários, personagens, realiza pintura digital de imagens, ilustração vetorial, animação 2d, materiais para aulas EAD, fotomontagens, entre outras atividades que envolvam desenho, para uma empresa ...

https://www.google.com/search?q=ilustrador&rlz=1C1GCEA/  Acesso em: 05/09/2020

POLLY DUARTE

ESCRITORA E ILUSTRADORA

IMAGEM 1

https://www.aredacao.com.br/cultura/129794/ilustradora-polly-duarte/  Acesso em: 02/09/202º

IMAGEM 2

https://www.aredacao.com.br/cultura/129794/ilustradora-polly-duarte/  Acesso em: 02/09/2020

Existe o desenho de cada um. Nele cada pessoa expressa sua identidade, assim como os poetas!

O lindo disso é a DIVERSIDADE!” Quando a artista goiana Polly Duarte diz que o lindo do desenho é a diversidade ela está dizendo que o importante é que cada um crie o seu estilo próprio de desenhar.

01. Que material de desenho você acha que ela usou na imagem 2?

_______________________________________________________________________________

02. Qual é o tipo de desenho que você gosta de fazer?

_______________________________________________________________________________

03. Você consegue respeitar e aceitar os desenhos dos outros? Explique.

_______________________________________________________________________________

04. Para você qual é a importância da ilustração numa história?

______________________________________________________________________________________

“A viagem pela imaginação é feita por pessoas apaixonadas pela arte de desenhar histórias, criando personagens, cenários e colorindo.”

Legal né? É o que propõe a designer, ilustradora, escritora de livros infantis e palestrante, Polly Duarte.

05. No texto acima designer está em negrito e sublinhado. Pesquise o significado dessa palavra e escreva abaixo.

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

06. A ilustradora Polly Duarte é uma profissional da área das artes plásticas. Você conhece alguém que é profissional das artes (música, dança, teatro, circo ou outro)? Se não conhece pergunte quem mora com você, escreva o nome da pessoa e a arte que ela faz e comente.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

Que tal todos os dias você criar um desenho novo? Pode ser de criação, de observação ou até mesmo de memória de alguma coisa que já te aconteceu.


IMAGEM 3

https://www.aredacao.com.br/cultura/3986/programe-se-para-o-dia-das-criancas/  Acesso em: 02/09/2020

7. Hoje, no quadro a seguir, você vai ter a oportunidade de desenhar ou usar colagens observando a imagem 3, pode ser um animal de estimação ou outro que você goste muito.

Capriche, mas não copie.

Sites das imagens:

Fonte: https://www.aredacao.com.br/cultura/129794/ilustradora-polly-duarte/  Acesso em: 02/09/2020

Fonte: https://www.aredacao.com.br/cultura/3986/programe-se-para-o-dia-das-criancas/  Acesso em: 02/09/2020

Fonte: https://escolacasadasletras.com.br/entrevista-3/  Acesso em: 09/09/2020






ANÁLISE DE POEMA E ANÁLISE GRAMATICAL

Boa tarde, galera do 6ºA!

Espero que estejam bem 😊

 

Iniciaremos esta semana com atividades de interpretação de texto e análise gramatical. Realizem as atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.

 

Assunto: interpretação de texto; análise gramatical.

 

I. Leia o poema a seguir para depois responder às questões.

 

TREM DE FERRO

 

Café com pão

Café com pão

Café com pão

 

Virge Maria que foi isso maquinista?

 

Agora sim

Café com pão

Agora sim

Voa, fumaça

Corre, cerca

Ai seu foguista

Bota fogo

Na fornalha

Que eu preciso

Muita força

Muita força

Muita força

 

Ôô...

Foge, bicho

Foge, povo

Passa ponte

Passa poste

Passa pasto

Passa boi

Passa boiada

Passa galho

De ingazeira

Debruçada

No riacho

Que vontade

De cantar!

 

Ôô...

Quando me prendero

No canaviá

Cada pé de cana

Era um oficiá

Ôô...

Menina bonita

Do vestido verde

Me dá tua boca

Pra matá minha sede

Ôô...

Vou mimbora vou mimbora

Não gosto daqui

Nasci no sertão

Sou de Ouricuri

Ôô...

 

Vou depressa

Vou correndo

Vou na toda

Que só levo

Pouca gente

Pouca gente

Pouca gente

 

Manuel Bandeira

 

a) O poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, é escrito em versos e dividido em estrofes. Quantas estrofes tem o poema?

 

b) A poesia é escrita em primeira pessoa: “eu preciso”; “(eu) vou correndo”; “Que (eu) levo”.

Quem é essa primeira pessoa? Isto é, quem é que está falando, na poesia?

 

c) Por que o trem de ferro, no início da poesia, não andava depressa?

 

d) Além de estar com bastante “fogo na fornalha”, qual o outro motivo que faz o trem andar rapidamente?

 

e) Leia ritmadamente os seguintes versos, realçando a pronúncia e a separação silábica:

fffo

 

bi

 

 

ggge

 

chcho

 

fffo

 

po

 

 

ggge

 

vvo

 O que eles sugerem?


f) E os versos seguintes (“Passa ponte/Passa poste/Passa pasto”), o que eles sugerem?

 

g) O que mais chama a atenção nesse texto é o ritmo. O que sugere o ritmo da poesia?

 

h) Ao ler a poesia, o leitor é levado a se sentir no campo, observando o trem passar, ou a se sentir viajando de trem, sentando na janelinha?

 

II. Enriquecendo o vocabulário

 

a) Levando em conta a leitura e a compreensão do texto, o que você entendeu por:

 

fornalha:

ingazeira:

Ouricuri

 

b) O sufixo -ista indica ocupação, ofício, profissão. Quais as profissões indicadas pelo sufixo -ista que aparecem na poesia?

 

c) Cite outras dez profissões com o sufixo -ista.

 

d) Cite um outro sufixo que também indica ocupação, ofício.

   Em seguida, cite cinco profissões com esse sufixo.

  

   sufixo:

   profissões:

                       

III. Observe a transformação:

Homem cruel – a crueldade do homem

 

Transformamos adjetivo (cruel) em substantivo derivado (crueldade) por meio do sufixo -dade que significa “estado”, “qualidade”.

 

Transforme os adjetivos em substantivos servindo-se de um dos seguintes sufixos: -dade, -ência, -ez, -eza, -ície, -ice.

 

a)juiz clemente:

b)paisagem bela:

c)homem calvo:

d)letra pequena:

e)mãe paciente:

f)menina meiga:

g)cão fiel:

 

IV. Temos, a seguir, um texto de Mário Quintana. Como você vai perceber, todos os sinais de pontuação foram substituídos por □. Você deve substituir esses espaços e colocar um desses sinais: vírgula, ponto final, dois-pontos, travessão, ponto de interrogação, ponto de exclamação e reticências.

 

ESSA NÃO □

 

                        Lili teve conhecimento dos antípodas □ na escola □ Logo que chegou em casa □ começou a deitar sabença para cima da cozinheira □ Falou □ falou □ e □ como visse que Sia Hortênsia não estava manjando nada □ ergueu no ar o dedinho explicativo □

                        □ Imagine só que quando aqui é meio-dia lá na China é meia-noite □

                        □ Credo □ Eu é que não morava numa terra assim □

                        □ Mas por que □ Sia Hortênsia □

                        □ Uma terra onde o dia é noite □ Cruzes □

 

Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

 

Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se tiver dúvidas, não deixe de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida