CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 23 de junho de 2020


3º Ano – 2º Bimestre - Filosofia

1. Filosofia e cotidiano – texto: Centro de Mídias SP

1.1 REVISÃO: Democracia Representativa

2. Revisão – Filosofia e Reflexão: Centro de Mídias SP

3. Atenção: Não esquecer de realizar as atividades das aulas anteriores.




2º Ano – Segundo Bimestre - Filosofia

1. Filosofia e indivíduo – texto: Centro de Mídias SP

2. Revisão – ética: Centro de Mídias SP

3. Atenção: Não esquecer de realizar as atividades das aulas anteriores.
Veja as recomendações sobre as atividades.



1º B – 2º Bimestre - Filosofia

1. Filosofia e cultura

2. Revisão: Centro de Mídias SP

3. Atenção: Não esquecer de realizar as atividades das aulas anteriores.
Verifique as recomendações.








     Olá pessoal , nesta semana vamos estudar sobre as diferentes formas de colonização européia nas Américas.
     Sabemos que a colonização aqui na terra que posteriormente foi chamada de Brasil foi extremamente violenta , marcadas pelo eurocentrismo e suas violências são de natureza física , psicológica e cultural . Nas outras regiões da América o processo foi semelhante , imagine você que nos EUA quase não há populações indígenas , todas elas sofreram com o processo de extermínio.

Texto sobre as impressões, vamos observar a carta do escrivão Pero Vaz Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel, redigida em 1 de maio de 1500.


Veja o texto :

A CARTA DE CAMINHA, DE PERO VAZ DE CAMINHA


A carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei d. Manuel é considerada o primeiro documento da nossa história, e também como o primeiro texto literário do Brasil e é o mais minucioso e importante documento relacionado à viagem da esquadra de Cabral ao Brasil e foi publicada pela primeira vez apenas em 1817, mais de trezentos anos após haver sido redigida, como parte do livro Corografia Brasílica…, de autoria de Manuel Aires do Casal. Isto significa que, até essa época, a história contada sobre a viagem de 1500 foi substancialmente diferente da narrada depois.
O texto de Pero Vaz de Caminha tem a preocupação básica de informar, procurando transmitir o  máximo possível de dados a respeito do que ocorria e do que o escrivão via, ouvia e sentia.
O fato de ser um texto informativo alia-se a outras importantes dimensões do documento, pois insere-se no esforço conjunto dos europeus, concretizado nos textos de viagem da época (especialmente nos escritos por integrantes das expedições), no sentido de construir alteridades, à medida mesmo que os navegantes entravam em contato com diversas terras e povos — alguns, como os índios e o futuro Brasil, totalmente desconhecidos deles —, com os quais seria preciso conviver dali em diante e, para conseguir dominar, sobretudo conhecer.
O escrivão português foi minucioso na elaboração do seu inventário de diferenças, incluindo não somente pessoas, mas animais, plantas, relevo, vegetação, clima, solo, produtos da terra, etc.
O texto do escrivão foi além. Reunindo o que viu às categorias que construiu, Caminha completou o ciclo: propôs ao rei, no final de seu texto, caminhos concretos para o aproveitamento do território e de seus habitantes, a saber: o desenvolvimento da agricultura e a cristianização dos índios. O escrivão viu o diferente, apreendeu-o segundo a sua própria mentalidade e, porque fez isso, foi capaz de dar o terceiro passo: sugerir ao monarca os caminhos do futuro, que eram os caminhos da desigualdade entre visitantes e habitantes, os caminhos da dominação portuguesa. Os acontecimentos descritos na carta — o tempo presente da chegada à terra — podiam incluir — como efetivamente incluíram — congraçamentos e danças coletivas entre navegadores portugueses e índios, além de atitudes legítimas de curiosidade, espanto e tolerância, profundamente humanas, por parte do escrivão ou de outros tripulantes, frente à terra bela e à sua gente agreste.
Faça uma pesquisa sobre a carta e busque responder quem era Pero Vaz Caminha ? Qual sua profissão , seu ofício ?

     Sua visão sobre as populações indígenas era preconceituosas ? Como ele descreve as sociedades indígenas ?


Por que o Rei D. Manoel construiu essa missão ?















 Olá pessoal nesta semana nós vamos resolver algumas quesõtes sobre os temas que estamos estudando .

1-(Enem-2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
a) difundiu as teorias socialistas.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos

2 -UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.
b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.
c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo
3- Enem-2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.
Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:
a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha
4- Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):
a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro
5- Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:
a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria
6- UFPel-2008) "Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):
Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens".
MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999
7- De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
a) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.
d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país

8- PUC-RS) Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:
a) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
b) o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Bálcãs.
d) a anexação da Palestina, da Síria e do Iraque ao Império Otomano.
e) a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos
9- Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:
a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.
b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.
d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.
e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego

10-Leia o texto e observe a imagem.
Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias... .
Nós que aqui estamos, por vós esperamos.

Direção de Marcelo Masagão
.
Brasil, 1999.
A partir do texto e da imagem, pode-se afirmar corretamente que
  • a
    a história das guerras se resume a um teatro de combates travados no front por estadistas e militares.
  • b
    os relatos que abordam os conflitos apenas com base nos tratados e armistícios são parciais e limitados.
  • c
    o fim dos impérios, a xenofobia e a consolidação do projeto federativo garantiram a paz mundial.
  • d
    a banalização da morte e a experiência do exílio expressam a retração dos nacionalismos nos séculos XX e XXI.
  • e
    as políticas de inclusão foram capazes de controlar os fluxos migratórios globais.
klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br




     Olá pessoal nesta semana nós vamos estudar sobre o Egito Antigo sua formação e suas principais características.

     Num primeiro momento é necessário dizer que o Egito está localizado na África, na parte norte do continente , todo seu território é atravessado pelo rio Nilo que corta o deserto do Saara , nasce no meio do continente e tem sua foz no mar mediterrâneo, é fundamental dizer que a população é Negra.  Está civilização se desenvolveu no vale do Nilo dada as condições propícias a vida oferecidas pelo rio , quais sejam , transporte , navegação , lazer, pesca , agricultura , pecuária , aliado a um clima favorável a estás praticas, muito calor e uma terra rica em nutrientes , Húmus.
  O Egito Antigo é o centro das civilizações antigas .Para que vocês tenham ideia os gregos na hélade clássica alcançaram seu apogeu somente no século VI A.C, portanto muito depois do esplendor da aurora egipicia . Este nome ," Egito',  foi concebido pelos gregos . Aquela civilização era chamada de KEMET. É sabido que parte considerável dos artistas e intelectuais gregos como Heródoto moraram e estudarm no Egito, então os conhecimentos que são atribuídos a eles , na verdade tem suas origens no Egito.

     O esplendor cultural , social no Egito foi alcançado segundo as condições oferecidas pela natureza e sem dúvida, os progressos científicos foram sendo desenvolvidos , de maneira pioneira , num vagaroso passar de tempo . O apogeu desta cultura se deu por volta do século XXV A.C período de construção do complexo das pirâmides de Gizé. Evidente para tanto havia sido desenvolvido uma gama de conhecimentos complexos e abrangentes sem os quais não seria possível construir edificios , , canais de irrigação, e monumentos religiosos de maneira geral .

     Para se aprofundar nos conhecimentos sobre o Egito é fundamental buscar entender as concepções religiosas dos egipcios , a religião é políteista  antropozomorfica era parâmetro para todas as outras instâncias daquela sociedade. Ou seja das piramides e sua concepção, a agricultura , os templos religiosos , a mumificação dos corpos , a escrita , absolutamente tudo era concebido segundo uma cosmovisão religiosa do conhecimento e das práticas na vida. Portanto a vida cotidiana era profundamente marcada pelo Sagrado.



Faça um fichamento , resumo , do seguinte texto : https://www.geledes.org.br/cheikh-anta-diop-derrubou-o-racismo-cientifico-ao-provar-que-o-egito-antigo-era-uma-civilizacao-negra/





Veja os videos :






Faça um texto reflexivo sobre o vídeo abaixo :



klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br
 

Aula 07 de História - 3°C



Olá novamente, queridos alunos e alunas!




  Hoje iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos estejam bem, e conseguindo acompanhar os estudos.

 Nova semana, nova aula no Centro de Mídias, sobre a Revolução Russa:





22/06 - 3ª série EM - História - A revolução russa de 1917
acesso em 21:37 22/06/2020




 
  Após assistir a aula, respondam as questões nesse link do Google Formulários:

Revolução Russa




  Lembrando que toda atividade do blog vale de 0 a 10 na nota do bimestre. Outra coisa muito importante: atentem se aos prazos, essa atividade o prazo é até 30/06



Outra coisa: Eu gostaria a partir da semana que vem fazer um teste com vocês, quero dar uma aula online, não só para que vocês possam matar a saudade dos colegas (e talvez, quem sabe, saudades de mim, rsrs), então peço por  favor que respondam TODOS que acessarem esse post no blog esse questionário sobre atividades em aula online. Ainda não tenho total prática com o uso de ferramentas como Google Sala de Aula ou Microsoft Teams, então a respostas de vocês serão muito importantes para eu me preparar, e para que eu também possa ajudar vocês a usarem, iremos aprender juntos, e o mais importantes, vocês poderão esclarecer dúvidas que só eu respondendo emails podem ainda ficar em aberto... Respondam por gentileza até 30/06 também.



Aulas Remotas




Quem tiver dúvidas entre em contato comigo para que eu possa ajudá los. Comentando aqui no blog, ou me mandando email.




Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Abraços,
Prof. Willian A. Almeida

Aula 07 de História - 2°F



  Olá novamente, queridos alunos e alunas!




  Hoje iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos estejam bem, e conseguindo acompanhar os estudos.

 Nova semana, nova aula no Centro de Mídias, sobre Grandes Navegações, e chegada dos portugueses no Brasil:




 15/06 - 2ª série EM - História - As grandes navegações
acesso em 18:06 22/06/2020




 
  Após assistir a aula, respondam as questões nesse link do Google Formulários:



Navegações



  Lembrando que toda atividade do blog vale de 0 a 10 na nota do bimestre. Outra coisa muito importante: atentem se aos prazos, essa atividade o prazo é até 30/06



Outra coisa: Eu gostaria a partir da semana que vem fazer um teste com vocês, quero dar uma aula online, não só para que vocês possam matar a saudade dos colegas (e talvez, quem sabe, saudades de mim, rsrs), então peço por  favor que respondam TODOS que acessarem esse post no blog esse questionário sobre atividades em aula online. Ainda não tenho total prática com o uso de ferramentas como Google Sala de Aula ou Microsoft Teams, então a respostas de vocês serão muito importantes para eu me preparar, e para que eu também possa ajudar vocês a usarem, iremos aprender juntos, e o mais importantes, vocês poderão esclarecer dúvidas que só eu respondendo emails podem ainda ficar em aberto... Respondam por gentileza até 30/06 também.


Videoaula




Quem tiver dúvidas entre em contato comigo para que eu possa ajudá los. Comentando aqui no blog, ou me mandando email.




Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Abraços,
Prof. Willian A. Almeida