CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 5 de maio de 2020

1- Aula Revisão Máquina Simples


MÁQUINA SIMPLES

Existem seis máquinas simples, a saber: alavanca, roda, polia, plano inclinado, cunha e parafuso.


Figura 1: A roda. Crédito: Jörgens.mi, CC BY-SA 3,0. Disponível em
Acesso em 05/05/2020.

A utilização de máquinas simples oferece grandes vantagens na realização de trabalhos, pois permite que você use menos força para realizar tarefas como, por exemplo, para deslocar ou levantar grandes pesos.

Recomendo que você visualize as aulas na seguinte ordem:

1- Analise o que está acontecendo em cada um dos vídeos silenciosos de exploração das máquinas simples;
2- Anote suas observações;
3- Identifique as partes de cada máquina simples e observe o que está acontecendo com cada uma delas e entre elas;
4- Responda as questões sobre cada vídeo.

Vamos começar?


ATENÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES, TRABALHOS OU EXERCÍCIOS QUE ESTÃO SENDO SOLICITADOS DEVEM SER ENTREGUES VIA E-MAIL:
E UMA CÓPIA NO CADERNO.
NO E-MAIL DESCREVER A SÉRIE, TURMA COM O NOME COMPLETO.

NÃO ACEITO ATIVIDADES FORA DA DATA COMBINADA SEM ATESTADO MÉDICO.


Compreendendo o funcionamento do nível


O nível

Atenção: o vídeo abaixo não tem som.

Ele é mudo para que você faça suas observações e anotações sobre o que está acontecendo.
Após isso responda as questões abaixo.


1- O que é preciso fazer para reequilibrar o nível quando o ponto de apoio é deslocado para o lado direito?

2- O que acontece com a distância entre a extremidade esquerda e o ponto de apoio quando esse último é deslocado para a direita?

3- Quando o ponto de apoio é deslocado para a direita, qual extremidade adquire uma vantagem mecânica? E qual extremidade fica em desvantagem mecânica?
Agora assista o vídeo abaixo com as explicações sobre o funcionamento do nível e o conceito de vantagem mecânica.



POLIAS

Atenção: alguns dos vídeos abaixo não possuem som.

Eles são mudos para que você faça suas próprias observações e anotações para responder as perguntas sobre os mesmos.

O vídeo abaixo não possui som.

1- A utilização de uma polia conforme o arranjo mostrado no vídeo traz alguma vantagem mecânica?

2- Se não traz nenhuma vantagem por que você usaria esse arranjo de polia?

O vídeo abaixo também não possui som.


 2- Por que tem duas polias fixas no topo da estrutura?

3- Qual a distância percorrida pela gôndola da direita comparada com a da esquerda?

4- Qual das duas gôndolas tem vantagem mecânica, ou seja, influencia mais no deslocamento?

O vídeo abaixo não tem som.


4- Por que são usadas duas polias no topo da gôndola da esquerda?

5- Qual a distância deslocada pela gôndola da esquerda comparada com a da direita?

6- Qual gôndola tem vantagem mecânica?

Agora vamos ver um vídeo com um sistema motorizado de polias usado para erguer uma carga bem pesada.


1- O que você faria para arrumar a inclinação da carga na primeira parte do vídeo?

2- Qual é a vantagem mecânica do sistema mostrado no final do vídeo? (Dica: preste atenção na polia móvel no centro da estrutura).

ALAVANCAS

As máquinas simples trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base para a construção de todas as outras máquinas criadas ao longo da história. Neste artigo abordaremos um pouco da história das máquinas simples e aprofundaremos no estudo das alavancas.

Principais pontos

  • As primeiras máquinas
  • Alavancas
  • Trabalhando com as alavancas


    O ser humano, ao longo de sua história, sempre procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Assim, buscou meios alternativos que lhe permitisse realizar as tarefas de modo mais fácil e com o menor gasto possível de tempo e de sua força muscular.
    Os primeiros instrumentos utilizados foram a alavanca, a roda e o plano inclinado que, por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples.

Figura 1: A roda usada antigamente no transporte de canhões. Crédito: autor desconhecido, Domínio público. Disponível em
Acesso em 05/05/2020.

A roda certamente foi uma das descobertas mais importantes da humanidade, apesar de ninguém saber ao certo sua origem. Na pré-história, os homens usavam troncos de árvores e discos de pedra para exercerem as funções das rodas, facilitando o deslocamento de grandes cargas por longas distâncias. Provavelmente, a roda surgiu sob a forma de rolete.
Além da roda várias ferramentas foram inventadas ao longo da história da humanidade, por exemplo, arado, arco e flecha, catapultas.


Figura 2: Arado de madeira puxado a cavalo. Crédito: U.S. National Archives and Records Administration, Domínio público. Disponível em
Acesso em 05/05/2020


Figura 3: Catapulta. Crédito: Luís Sequeira, CC-BY-2,0. Disponível em
Acesso em 05/05/2020.

Hoje, as máquinas são muito mais complexas e geram riquezas pela produção de bens, além de facilitarem nossas vidas, economizando nosso tempo e força na realização de tarefas.
Para entendermos sua importância nos dias de hoje, basta imaginar o que seria de nós sem as máquinas.

Alavancas

A alavanca é basicamente uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra, um quebra-nozes, um cortador de pinhão ou uma pinça de confeitaria para pegar um pão ou um doce, você está usando uma alavanca.

Figura 4: Criança na gangorra, exemplo de alavanca. Crédito: imagem comunitária. Disponível em https://www.vecteezy.com/vector-art/73990-girl-on-seesaw
Acesso em 05/05/2020.

Classificação das alavancas
Dependendo das posições relativas das posições ocupadas pela força do operador ou potente (F ou P), ponto de apoio (PA ou O) e força de resistência (Fr ou R), as alavancas classificam-se em:

1- Alavancas do primeiro gênero ou interfixas - Ordem: ROP, ou seja, com o ponto de apoio localizado entre a força de resistência e a força potente. Exemplos: tesoura, martelo quando usado para retirar pregos e escavadeira.

2- Alavancas do segundo gênero ou inter-resistentes - Ordem: ORP, ou seja, possuem o ponto de apoio em um dos extremos da barra. Localizado próximo ao ponto de apoio está a força de resistência e mais distante está a força potente. Exemplos: quebra-nozes, carrinho de mão, abridor de garrafas e o movimento do ser humano de ficar apoiado nas pontas dos pés.

3- Alavancas do terceiro gênero ou interpotentes - Ordem: OPR, ou seja, possuem o ponto de apoio em um dos extremos da barra. Localizado próximo ao ponto de apoio está a força potente, e mais distante está a força de resistência. Exemplos: pinça, vara de pescar, segurar uma bola na mão com o braço mantido a 90°.

Trabalhando com alavancas

Todas as vezes que uma alavanca estiver em equilíbrio teremos uma igualdade entre os momentos das forças de resistência e do operador.
O que isso significa?
O momento é calculado pela multiplicação da força pela distância de seu ponto de aplicação até o ponto de apoio. Então na condição de equilíbrio teremos:
Fr . dr = F . d

Vamos ver um exemplo: Qual deve ser o valor da força do operador (P) aplicada à alavanca da figura abaixo de forma a mantê-la em equilíbrio?
Figura 5: Exemplo do trabalho com alavancas. Crédito: Ana Lúcia C. F. Souto.

Nesse exemplo queremos descobrir a força do operador ou força potente, que é aplicada a 2,40 m do ponto de apoio.

Sabemos da figura que a força de resistência é igual a 20N e está aplicada a 1,20 m do ponto de apoio.

RODA

Atenção: alguns dos vídeos abaixo não possuem som.

Eles são mudos para que você faça suas próprias observações e anotações para responder as perguntas sobre os mesmos.

O vídeo abaixo não possui som.


1. Qual gôndola tem a maior vantagem mecânica  quando o um à esquerda for movido mais perto para  o eixo da  "roda"? Por que?

2. Onde está o lado da borda da "roda'' para a gôndola na esquerda depois que ela for movida?

3. Por que as peças retas de LEGO anexadas ao ponto de engrenagem em ângulos diferentes quando a gôndola da esquerda é movida?

Uso de máquina simples no cotidiano.


Boa revisão.
 Entrega até a sexta-feira (16/05/2020).



Referências
Tutorial para os vídeos das máquinas simples/BNCC Ciências: EF07CI01
Neste tutorial estão as orientações de como trabalhar com os vídeos silenciosos das máquinas simples. Criado por Ana Lucia Souto.



Olá pessoal , boa noite, tudo isso é muito novo para todos nós, passo á passo, nossa sintonia vai sendo ampliada, e nosso entendimento vai se aprofundando.



Nossas atividades vão estar de acordo com o currículo paulista.

Neste primeiro momento iremos estudar o Novo -Imperialismo ou Neocolonialismo.

Sabemos que este processo está vinculado as novas necessidades capitalistas criadas pela II Revolução Industrial. 

Faça uma pesquisa sobre Leopoldo II e o Congo Belga. Quais foram as ações promovidas por ele neste contexto.

Observações : É uma pesquisa simples . Faça anotações em seu caderno . 



Veja o vídeo da escritora : Chimamanda Ngozie Adichie ;
https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc


Email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

Idade Média




Olá pessoal , boa noite, tudo isso é muito novo para todos nós, passo á passo, nossa sintonia vai sendo ampliada, e nosso entendimento vai se aprofundando.



Nossa blog busca nos acessorar , neste primeiro contato , a nossa atividade se volta para o estudo da Idade Média.


Para tanto solicito que façam uma pesquisa sobre a  sociedade na Idade Média, classes sociais, domínio da Igreja, valor da terra e títulos nobiliárquicos . 

Quem controlava está sociedade ? Como ? Existiam Escolas ? Quem organizava estes conhecimentos ?

Início , Alta Idade Média - fim , Baixa Idade Média.


Orientações : construir , em síntese , um texto sobre, apresentando as principais características.

Filme; O Incrível Exercito de Brancaleone.
https://www.youtube.com/watch?v=kRnIi6vhCL8

Primeira semana de estudos remotos - 3C


Olá, queridos alunos!

Como estão vocês? Espero que estejam se cuidando durante esse período de Pandemia, tomando os cuidados necessários,e procurando se desenvolver mentalmente, fisicamente e espiritualmente.

Pois bem, vamos para esta primeira semana, de adaptação ao uso do blog e estudos pela internet, fazer uma revisão dos conteúdos estudados até o momento de suspensão das aulas presenciais. Nossa primeira atividade será fazer um texto relacionando nossos conteúdos sobre Nacionalidades e estados nacionais, com o vídeo abaixo, "Existe diferença entre golpe e revolução?" do Canal Nerdologia, apresentado pelo historiador Filipe Nobre Figueiredo (FFLCH_USP).

Vocês deverão elaborar um texto de no mínimo 20 linhas, opinando se a formação do conceito de nacionalismo sofre influências de golpes ou revoluções (que no vídeo tem suas diferenças explicadas) que aconteceram na Europa no século XIX. Utilizem os textos que fizemos no caderno para ajudar! Prazo para entrega dia 12/05.

Usem o Word para me enviar (está no final do post) o texto que vocês fizeram. 

Como mencionei no meu post de saudações, qualquer dúvida comentem aqui mesmo no blog, nós professores e professoras estamos de prontidão para todo suporte e ajuda que necessitarem, e podem me enviar um email, caso queiram mais privacidade para que eu responda as dúvidas de vocês.

Meu email  é willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br 




Beijos e abraços, prof. Willian

Primeira semana de estudos remotos - 2F


Olá, queridos alunos!

Como estão vocês? Espero que estejam se cuidando durante esse período de Pandemia, tomando os cuidados necessários,e procurando se desenvolver mentalmente, fisicamente e espiritualmente.

Pois bem, vamos para esta primeira semana, de adaptação ao uso do blog e estudos pela internet, fazer uma revisão dos conteúdos estudados até o momento de suspensão das aulas presenciais. Nossa primeira atividade será fazer um texto dissertativo de no mínimo 20 linhas, resumindo o início do processo de colonização das Américas, por parte das potências europeias. Se possível, para realizarem a atividade, façam o texto no Word, e enviem para meu email,que está aqui no final do meu post,  para a correção. Prazo para entrega  dia 12/05.

Para isto, oriento que usem o conteúdo dos textos que vocês copiaram em caderno, com o reforço das informações desses dois vídeos que os links para visualizar no Youtube já estarão inseridos para verem. Um fala da chegada dos Espanhóis e o outro sobre a chegada dos Portugueses (nosso país, em português claro, rsrs) ao nosso continente.

Como mencionei no meu post de saudações, qualquer dúvida comentem aqui mesmo no blog, nós professores e professoras estamos de prontidão para todo suporte e ajuda que necessitarem, e podem me enviar um email, caso queiram mais privacidade para que eu responda as dúvidas de vocês.

Meu email  é willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


PS: Deixei uma música no link, que serve também como relação ao tema da colonização, Run to the Hills da banda britânica Iron Maiden, que fala dos conflitos entre os povos originários e os colonizadores europeus (com legenda), e também uma interdisciplinaridade com a disciplina de inglês...

Beijos e abraços, prof. Willian


Aula 1 Geografia

Aula 1 Geografia

Olá  meus queridos  alunos(as), vamos começar as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.

Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.

Iremos iniciar as nossas atividades fazendo uma breve revisão dos conceitos que já trabalhamos em sala de aula.

Vou deixar aqui para vocês algumas definições para que possamos relembrar pelo o que já passamos em sala de aula:

Vamos começar assistindo uma vídeo aula sobre a história da ONU.


Agora leia esse texto complementar para ajudar no entendimento do assunto:

A Organização das Nações Unidas (ONU) corresponde a uma organização internacional a qual reúne países voluntariamente com a intenção de promover a paz, a cooperação e o desenvolvimento mundial.

História

A Organização das Nações Unidas foi criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, em 1945, no dia 24 de outubro, por meio do documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas.
A motivação para a sua criação está relacionada com os conflitos internacionais que destruíram diversos territórios e vitimaram milhares de pessoas, trazendo, assim, à tona a necessidade de buscar a paz entre as nações.
Antes da existência da ONU, havia uma outra organização intergovernamental conhecida como Liga das Nações, criada com o objetivo de uma proposta de paz negociada pelos países vitoriosos na Primeira Guerra Mundial. Contudo, com a ocorrência da Segunda Guerra Mundial, essa organização foi considerada um fracasso, por não ter conseguido evitar uma nova guerra.
A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.
A sede encontra-se nos Estados Unidos, em Nove Iorque, sendo considerada um território internacional. No entanto, há outras sedes em demais localidades do mundo, como na Suíça, Áustria, Beirute, Santiago, entre outras. A ONU possui uma bandeira própria, bem como correios e selos postais. Os idiomas oficiais que permitem que todos os membros possam estabelecer comunicação são seis: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.
É composta por seis órgãos principais, segundo a Carta. São eles:
  • Assembleia Geral: Constitui a principal assembleia deliberativa da organização, composta por todos os Estados-membros, dirigida por um presidente eleito entre os países.
  • Conselho de Segurança: Órgão responsável por garantir a paz e a segurança entre os Estados-membros. Composto por 15 Estados-membros. Cinco deles são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) e dez membros temporários eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos. É o único órgão da ONU com poder decisório, sendo, portanto, um dever, o respeito às decisões tomadas por ele.
  • Conselho Econômico e Social: Órgão responsável por auxiliar a Assembleia Geral no que tange à cooperação socioeconômica e o desenvolvimento internacional. Composto por 54 membros eleitos pela Assembleia Geral a cada três anos.
  • Conselho de tutela: Composto por 5 membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. Suas atividades foram suspensas e reúnem-se apenas quando há situações que exijam a sua atuação.
  • Corte Internacional de Justiça: Também conhecida como Tribunal Internacional de Justiça, é considerada como o principal órgão judicial da organização, cujo objetivo é julgar os que cometem crimes graves do direito internacional, como guerras e genocídio. Composto por 15 membros eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança, cumprindo mandato de nove anos.
  • Secretariado: Órgão responsável por fornecer estudos e informações necessárias para que a organização consiga realizar suas reuniões, bem como dirigir os demais órgãos. O secretário-geral é o principal cargo da organização.

Objetivos


  • Manter a paz e a segurança internacionais;
  • Desenvolver relações amistosas entre as nações;
  • Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
  • Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

Agora que você já se tornou um especialista sobre o assunto ONU, responda as seguintes questões:

Acesse o link abaixo para responder as questões.

https://forms.gle/b1jVbTMoBM9sZKeg9


*Vocês terão 3 dias para responder a atividade a partir da publicação no blogue.


Enviar a atividade para o meu e-mail.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br



Duvidas que forem surgindo iremos deixar nos comentários do blog.