CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
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domingo, 20 de setembro de 2020

Receita

 

Olá turma!

Semana de 21/09 à 25/09/2020

Leitura dos textos , responda as atividades e envie-me através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto a seguir

Pavê de Morango


Ingredientes

4 potes de queijo cremoso sabor morango.

½ xícara (chá) de leite.

½ colher (sopa) de açúcar.

1 pacote de biscoitos de maisena.

1 caixa de morangos lavados e picados (400g)

Modo de fazer


Retire o queijo cremoso dos potinhos e coloque em uma tigela. Guarde à parte. Em um prato fundo, misture o leite e o açúcar. Molhe rapidamente os biscoitos de maisena nessa mistura. Forre o fundo de uma travessa pequena com uma camada de queijo cremoso sabor morango e espalhe parte dos morangos . Repita essa operação mais duas vezes , finalizando com os morangos.

Leve à geladeira e sirva gelado.

1_ o texto tem por finalidade:

a)_enumerar.                                                          c)_discutir.

b)_relatar.                                                               d_ instruir.

2Esse gênero textual:

a)-notícia.                                                              c)_lenda.

b)-receita.                                                               d_ crônica.

3_ Os verbos, coloque, guarde, misture, molhe, forre, espalhe, repita, leve e sirva, estão no modo:

a)_indicativo.                                                         c)_imperativo.

b)_subjuntivo.                                                        d)_nenhum deles.

Leia o texto a seguir:

O Homem do Olho Torto

No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas _ falava cuspindo, espumando como um sapo cururu.

O que mais chamava a atenção era o seu olhar torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.

Graciliano Ramos

4_ Na frase !Alexandre rodou , o sertão , mas não achou a tal égua”, a palavra em destaque significa:

a)_analisou.                                                c)_rodopiou.

b)-girou.                                                    d)_percorreu.

5_Quem escreveu o texto?-----------------------------------------------------------------------

Leia o texto

Pepita a piaba

Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.

Mas Pepita não gostava de ser assim.

Ela queria ser grande...bem grandona...Tomou pílulas de vitamina...Fez ginástica de peixe...Mas nada…

Continuava miudinha.

_O que é isso? Uma rede?

Uma rede no rio! Os pescadores!

Ai, ai, ai...Foi um corre-corre...Foi um nada -nada…

Mas ...Muitos peixes ficaram presos na rede.

E Pepita?

Pepita escapuliu...Ela nadou para bem longe dali!

Solange Fonseca

6_No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita”, a expressão sublinhada da ideia de

a)_causa.                                                             c)_tempo.

b)_explicação.                                                     d)_lugar.

7_ Leia o texto

Furto de flor

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.

Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz.

O copo destina-se a beber, e a flor não é para ser bebida.

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição.

Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.

Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecida. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtava, eu a via morrer.

Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente, e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:

_Que ideia a sua vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

(Carlos Drummond de Andrade)

7_Que tipo de narrador aparece nesse conto de amor? Escreva duas frases para comprava sua resposta.

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8_O narrador trata a flor como se fosse uma pessoa . Reconheça no texto algumas passagens em que isso ocorre----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9_Em vez de ter usado o verbo furtar o narrador poderia ter usado o verbo roubar? Por quê?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10_ Segundo o texto, o porteiro considerou lixo a flor morta. Qual a intenção do autor ao querer depositá-la no jardim?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11_Qual é o título do texto? Quem é o autor?-------------------------------------------------------------------




Gênero textual

Leia o texto abaixo. Ele é um artigo de opinião.

A estupidez racial 

    Alguns parlamentares negros acham que quem é contra a criação de cotas raciais nas universidades pertence à “elite”. Além de defender as cotas raciais, propõem a instituição do Estatuto da Igualdade Racial, uma ideia tão estapafúrdia que chega a criar uma classificação oficial de raças. 
   Dar espaço aos negros, ao contrário do que a paranoia dos deputados sugere, interessa a todos os brasileiros. O que não interessa aos brasileiros – brancos, negros, índios – é a estupidez racial. O projeto das cotas raciais e o tal estatuto racial, a pretexto de combater as imensas desigualdades sociais no país, não passam de uma calamidade. Nem se perca tempo dizendo que, ao privilegiarem essa ou aquela “raça”, os projetos ferem o ditame constitucional segundo o qual todos são iguais perante a lei. E nem se perca tempo dizendo que isso é uma agressão frontal ao princípio republicano da igualdade. 
    É até pior: esses projetos são o ovo da serpente. 
   Eles forçam os brasileiros a criar uma identidade racial, numa negação acintosa à originalidade de nossa miscigenação – dado fundador de nossa identidade. Eles criam um conceito legal de raça. Se aprovados, o Brasil passará a ter “raças oficiais”. Com essa asneira, estarão criadas condições ideais para gerar um clima de confrontação racial no país. 
    Sim, a maioria dos pobres são negros e pardos – e a melhor forma de combater essa desigualdade é criando oportunidades iguais, abrindo escolas, dando boa educação, oferecendo bons hospitais, gerando empregos. O Estado tem a missão de oferecer oportunidades iguais e bons serviços públicos – bons e universais. Quando se naufraga no pântano de ficar criando divisões raciais e étnicas, institui-se um Estado capaz apenas de fazer politicazinhas que preveem a “inclusão” de uma “minoria” aqui, outra “minoria” ali. Não queremos ser uma federação de minorias. Queremos ser um país de cidadãos. É isso o que interessa a todos os brasileiros. 
                                                                             
                                                                                                     Andre Petry 

→ CARACTERÍSTICAS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO 
       O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.


Interpretando o texto 

01. Qual dos itens apontados abaixo não foi citado pelo autor como um meio para se combater a desigualdade?
a) Gerando empregos.
b) Abrir escolas.
c) Oferecendo bons hospitais.
d) Promover a distinção entre raças.


02. “Eles forçam os brasileiros a criar uma identidade racial, numa negação acintosa à originalidade de nossa miscigenação – dado fundador de nossa identidade.” - A palavra destacada pode ser substituída por qual vocábulo citado abaixo?
a) Mistura.
b) Movimentação.
c) Monocultura.
d) Morbidez.


03. “Eles forçam os brasileiros a criar uma identidade racial.” - A que se refere o vocábulo sublinhado?
a) Ao Estatuto do Idoso.
b) Ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
c) Aos projetos das cotas raciais.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.


04. “Queremos ser um país de cidadãos” - A frase em destaque é atribuída
a) aos brancos, negros e índios.
b) aos brasileiros.
c) aos projetos das cotas raciais.
d) ao autor do artigo.


05. Qual das opções abaixo demonstra a opinião de alguns parlamentares negros sobre a criação de cotas raciais nas universidades?
a) Quem é contra a criação de cotas raciais nas universidades pertence à “elite”.
b) O que não interessa aos brasileiros... É a estupidez racial.
c) A melhor forma de combater essa desigualdade é criando oportunidades iguais.
d) Os projetos ferem o ditame constitucional segundo o qual todos são iguais.


06. “O projeto das cotas raciais e o tal estatuto racial, a pretexto de combater as imensas desigualdades sociais no país, não passam de uma calamidade.” - A expressão sublinhada expressa:
a) um fato.
b) uma opinião.
c) nem um fato nem uma opinião.


              
  
Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

CULTURA AFRICANA

 

                                          PROJETO DE ARTE AFRICANIDADE

Nome:

Turma:                                               Data: ___/___/2020

Figura 1 - Cena do clipe Apeshit: Beyonce e suas bailarinas no Louvre

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2018/06/19/7-detalhes-de-apeshit-clipe-de-beyonce-e-jay-z-que-talvez-voce-tenha-perdido_a_23462851/

A.     A- Observe a figura 1. Com suas palavras, descreva de forma objetiva, como se você estivesse descrevendo-a para uma pessoa que não pudesse vê-la (pode falar das cores, formas, expressões faciais e postura das pessoas, etc) e de forma subjetiva. O essa imagem representa, o que transmite? Explique.

Assista ao clipe Apeshit - The Carters:

https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA

Fig. 2 - Beyonce e Jay-Z no Louvre Fig. 3 - Capa do album Everything is Love

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2018/06/19/7-detalhes-de-apeshit-clipe-de-beyonce-e-jay-z-que-talvez-voce-tenha-perdido_a_23462851/

 

A.      B-Observe as figuras 2 e 3. Com suas palavras, descreva de forma objetiva, como se você estivesse descrevendo-as para uma pessoa que não pudesse vê-las (pode falar das cores, formas, expressões faciais e postura das pessoas, etc) e de forma subjetiva. O que as imagens representam? O que transmitem? Explique.

 

B.      C-Você notou o plano de fundo das imagens? Tanto a foto com um trecho do clipe de Apeshit (figura 2) quanto a foto/capa do álbum Everything is Love (figura 3) foram feitas no interior do Museu Louvre, em Paris. Você consegue identificar as obras ao fundo das imagens? Pesquise e fale um pouco sobre elas.

 

D- Beyonce e Jay-Z alugaram o espaço interno e externo do Louvre para a gravação do clipe Apeshit. Além de posarem entre uma seleção de obras icônicas da arte europeia,  o casal também levou todo um elenco de bailarinos/nas e performers negros e negras literalmente ocupando aquele espaço com seus corpos. As obras no plano de fundo das imagens assim como o próprio museu Louvre estão associadas historicamente à arte erudita e a um espaço acesso restrito a uma "elite" cultural e/ou econômica, ou seja, espaços por muito tempo negados à população negra em decorrência de um legado de dominação por uma elite branca. Mesmo atualmente, no museu ainda predominam obras feitas por e que retratam pessoas brancas europeias. Levando tais fatores em consideração, o que representa esse ato de ocupação do museu pelos músicos e sua equipe?

 

Assista ao clipe Apeshit - The Carters:

https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA

Figura 3 - Reprodução | Instagram | freedoflondonOpções de cores de sapatilhas de balé da Freed of London

Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/apos-200-anos-sapatilhas-de-bale-marrons-chegam-ao-mercado/

.      Você sabia que por cerca de 200 anos (!!!) não existiam sapatilhas de balé para dançarinos/nas de pele marrom e preta? Os dançarinos e dançarinas não brancos eram obrigados a tingir suas sapatilhas para poderem compor seu figurino. Por que você acha que demorou tanto tempo para que alguma empresa passasse a fabricar sapatilhas para uma diversidade maior de tons de pele?

Figura 4 - Caixa de giz de cera Pinktor. Foto: Koralle

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/o-lapis-cor-de-pele-esta-com-os-dias-contados/

E. Você já deve ter ouvido falar de lápis de cor ou giz de cera "cor da pele", não é mesmo? Até hoje nas caixas de lápis de cor mais tradicionais encontramos o lápis identificado como "cor de pele", mas que se trata de uma cor que se assemelha somente ao tom de pele de pessoas brancas. Quantos tons de pele tem na sua caixa de lápis de cor? Alguma delas representa a cor da sua pele? Crie uma composição utilizando a técnica da colagem com pessoas de tons de pele diferentes (procure por revistas velhas ou jornais e anúncios que você possa recortar ou se puder, pesquise na internet e imprima algumas imagens).