Olá turma!
Semana de 21/09 à 25/09/2020
Leitura dos textos , responda as atividades e envie-me através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Leia o texto a seguir
Pavê de Morango
Ingredientes
4 potes de queijo cremoso sabor morango.
½ xícara (chá) de leite.
½ colher (sopa) de açúcar.
1 pacote de biscoitos de maisena.
1 caixa de morangos lavados e picados (400g)
Modo de fazer
Retire o queijo cremoso dos potinhos e coloque em uma tigela. Guarde à parte. Em um prato fundo, misture o leite e o açúcar. Molhe rapidamente os biscoitos de maisena nessa mistura. Forre o fundo de uma travessa pequena com uma camada de queijo cremoso sabor morango e espalhe parte dos morangos . Repita essa operação mais duas vezes , finalizando com os morangos.
Leve à geladeira e sirva gelado.
1_ o texto tem por finalidade:
a)_enumerar. c)_discutir.
b)_relatar. d_ instruir.
2Esse gênero textual:
a)-notícia. c)_lenda.
b)-receita. d_ crônica.
3_ Os verbos, coloque, guarde, misture, molhe, forre, espalhe, repita, leve e sirva, estão no modo:
a)_indicativo. c)_imperativo.
b)_subjuntivo. d)_nenhum deles.
Leia o texto a seguir:
O Homem do Olho Torto
No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas _ falava cuspindo, espumando como um sapo cururu.
O que mais chamava a atenção era o seu olhar torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.
Graciliano Ramos
4_ Na frase !Alexandre rodou , o sertão , mas não achou a tal égua”, a palavra em destaque significa:
a)_analisou. c)_rodopiou.
b)-girou. d)_percorreu.
5_Quem escreveu o texto?-----------------------------------------------------------------------
Leia o texto
Pepita a piaba
Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.
Mas Pepita não gostava de ser assim.
Ela queria ser grande...bem grandona...Tomou pílulas de vitamina...Fez ginástica de peixe...Mas nada…
Continuava miudinha.
_O que é isso? Uma rede?
Uma rede no rio! Os pescadores!
Ai, ai, ai...Foi um corre-corre...Foi um nada -nada…
Mas ...Muitos peixes ficaram presos na rede.
E Pepita?
Pepita escapuliu...Ela nadou para bem longe dali!
Solange Fonseca
6_No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita”, a expressão sublinhada da ideia de
a)_causa. c)_tempo.
b)_explicação. d)_lugar.
7_ Leia o texto
Furto de flor
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz.
O copo destina-se a beber, e a flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição.
Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecida. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtava, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente, e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
_Que ideia a sua vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
(Carlos Drummond de Andrade)
7_Que tipo de narrador aparece nesse conto de amor? Escreva duas frases para comprava sua resposta.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8_O narrador trata a flor como se fosse uma pessoa . Reconheça no texto algumas passagens em que isso ocorre----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9_Em vez de ter usado o verbo furtar o narrador poderia ter usado o verbo roubar? Por quê?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
10_ Segundo o texto, o porteiro considerou lixo a flor morta. Qual a intenção do autor ao querer depositá-la no jardim?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11_Qual é o título do texto? Quem é o autor?-------------------------------------------------------------------