CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 12 de julho de 2020

Professor Alexandre de Eletivas


  Boa noite minha galerinha espero que estejam todos bem, Vamos dar sequência no nosso projeto Volta ao mundo através do esporte pesquisando agora sobre o Paraguai e não se esqueçam de realizar a pesquisa naquele modelo padrão que combinamos em sala de aula ok.

 Qualquer dúvida podem perguntar por aqui mesmo ou no e_mail:

 alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br


 Abraço a todos.

Atividades de Português

                                             Atividades de Português

                A atividade a seguir é uma revisão de atividades que fizemos.



Leia os textos e responda às questões 01, 02 e 03.

A Lua Foi Ao Cinema

                                                      Paulo Leminski

A lua foi ao cinema,                                          
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.

Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!

Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava para ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.

A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
- Amanheça, por favor!


01. No trecho “ninguém olhava para ela”, a palavra destacada refere-se a:
a)  lua
b)  luz
c)  estrela
d)  janela


Beleza

A beleza está nos olhos da dona Maria Francisca. Há alguns dias ela não estava tão bela.
Deitada na maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala ainda cansada e intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando. Mesmo no seu pior dia, olhava-me com seus marejados e dizia: só um pouco de falta de ar. Em por preceitos que ultrapassam qualquer lógica natural da vida, ela melhorou. Respirava agora por conta própria.
Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus! Mais belas
que sua face agora corada estavam naquele momento as lágrimas que desciam de seus
olhos. Mais belas estavam sua fé e força de vontade. Minha função foi cumprida mas meu esforço foi recompensado. Não há beleza maior que a gratidão mais sincera.

02. Esse texto é
a) uma crônica
b) uma lenda
c) uma notícia
d) um poema

03. Nesse texto, no trecho "Há alguns dias ela não estava tão bela.", a palavra destacada indica uma ideia de:
a) dúvida
b) intensidade
c) modo
d) negação


04. Leia as frases abaixo, e faça a correspondência:

(A) O menino saiu agora.
(B) O menino saiu agora?
(C) Nossa, o menino saiu mesmo!
(D) Saia agora mesmo, menino.

(  ) espanto                 (  ) frase interrogativa
(  ) ordem                   (  ) frase imperativa
(  ) pergunta               (  ) frase declarativa afirmativa
(  ) afirmação             (  ) frase exclamativa


05. O que expressam esses tipos de frase?

a) declarativa

__________________________

b) interrogativa

__________________________

c) exclamativa

__________________________

d) imperativa

__________________________


06. Complete as frases com o imperativo. Siga o modelo.

    Fale com ele sobre a prova de ontem. (você/falar)

a) __________  a porta com cuidado. (você/abrir)

b) __________  dessa escada perigosa,meu filho. (você/sair)

c) __________  depressa que está atrasado. (tu/andar)

d) __________  cedo no trabalho. (você/chegar)


07. Assinale a separação de sílaba correta:

       a)  Pneu (P – neu)
       b)  Digno (Di – gno)
       c)  Psicólogo (P - si – có – lo – go)
       d)  Substantivo (Subs – tan – ti – vo)

08. Assinale a alternativa em que TODAS as palavras são proparoxítonas:

       a)      lâmpada, médico, árvore, bolacha
       b)      pêndulo, cósmico, bálsamo, cátedra
       c)      bombeiro, música, dígrafo, cachorro
       d)      próximo, máximo, ótimo, açúcar


09. Leia e complete às questões abaixo com a forma nominal  do verbo entre parênteses:


               a) Beatriz  vive............................................que me admira muito. (dizer/gerúndio)

               b) Se você tivesse.........................................a pesquisa não teríamos obtido nota baixa. (fazer/particípio)

               c) Irei............................................................fazer o possível para comparecer à reunião. (fazer/infinitivo)
             
                d) Está tudo.................................................foram eles  mesmos que receberam o pacote. (comprovar/particípio)

               e) O grande dia da viagem está ............................................ (chegar/gerúndio)

               f)...........................................a hora que iremos ao cinema. (combinar/particípio)


10. Assinale a alternativa correta:

             O rapaz já tinha abrido a porta.

             O rapaz já tinha aberto a porta.


          (a)  As duas frases estão erradas.

          (b) As duas frases estão corretas.

          (c) A primeira frase está correta.

          (d) A segunda frase está correta.






                    Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br
Roteiro semanal para os 8°s anos _semana de13/07 à 17/07/2020

Olá turma!
Atividade avaliativa para o 8/ano
Respondam as atividades e enviem no e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Não deixem de mandar as atividades!
Leia o texto a seguir e responda as questões

O fantasma da miséria e da fome voltam ao campo brasileiro

Os dados mostram que a pobreza tem maior incidência nos domicílios do interior do país.

Brasil de Fato /Recife (PE)
14 de Maio de 2018

O Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), através de uma pesquisa divulgada em dezembro de 2017, aponta para um crescimento da pobreza no Brasil, e constata que cerca de 52 milhões de brasileiros, o equivalente a 25,4°/° da população, vivem na linha de pobreza e têm renda familiar equivalente a 387,07 reais por mês, e que o maior índice de pobreza está localizado na região nordeste do país, onde 43,5°/° da população está nessa situação. (…)
É possível observar um aumento significativo da pobreza nas áreas rurais, fruto da piora nas condições de vida: saúde sucateada, dificuldade de acesso a serviços básicos, infraestrutura zerada, cortes significativos nos beneficiários do bolsa família, fim da assistência técnica, redução drástica nesses últimos anos de programas como Cisternas, Luz para todos, entre outros.
É possível constatar que o crescimento da pobreza e extrema pobreza no campo está diretamente ligado com o desmantelamento dos programas e os cortes que o governo federal está fazendo nas políticas da agricultura familiar. Devido aos cortes no orçamento de 2018 esse quadro de pobreza deve se acentuar. (…)

1_No primeiro parágrafo do texto, há
a)_proposta para reduzir o quadro de pobreza da população em áreas rurais.
b)_conclusão do autor sobre as consequências dos fatos expostos.
c)_justificativa dada pelo jornal sobre o aumento da pobreza nas áreas rurais.
d)_apresentação do tema e dos dados sobre a pobreza no nordeste do Brasil.

2_o gênero textual deste texto é:
a)_conto. c)_crônica.
b)_notícia. d)_fábula.

Leia o texto a seguir
Viva o povo brasileiro

O país tem fama de não cuidar da ecologia. Vide as queimadas na Amazônia. Além disso, em reciclagem de vidros o Brasil foi reprovado num ranking do Instituto Worldwatch. Assim, parece soar estranho o país bater o recorde mundial em reciclagem de latas. De cada 100 latinhas de bebida , 65 voltaram para a indústria. É que há 125.000 brasileiros suando na coleta de latas usadas. Esse exército de subempregados embolsou 80 milhões de dólares em 1998. (Veja. São Paulo. Abril, ano1999)

3_O sucesso na reciclagem de latas é devido a:
a)_o problema das queimadas na amazônia.
b)_o trabalho das pessoas subempregadas.
c)_a reciclagem nacional de vidros.
d)_o investimento em moeda estrangeira.

Leia o texto o texto de Vinícius de Moraes

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.

4_As palavras destacadas no poema estão no grau diminutivo. O uso desses diminutivos expressa:
a)_uma ideia de desprezo. c)_uma ideia de carinho.
b)_uma chateação. d)_a qualidade de ser pequeno

Leia o texto
Gigante das águas

Na região Amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu. Ele pode chegar a 3metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida. Durante muito tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região. Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.

5_A causa do pirarucu estar em perigo de extinção deve-se
a)_a seu longo ciclo de vida.
b)_ao seu tamanho e ao seu peso.
c)_ao fato de se reproduzir a partir do quinto ano de vida.
d)_a sua captura acima do limite para o consumo de carne.

Leia o texto
Experiência Biruta
No final de uma visita da escola ao aeroporto, a professora falou para a turma:
_Bem, agora que vocês já conheceram um avião de perto, sabem que o piloto se comunica coma torre de comando por um sistema de rádio antes de aterrissar e que as lâmpadas na pista servem para orientar o pouso, eu gostaria que alguém me respondesse qual a utilidade da biruta nos aeroportos?
A turma inteira ficou muda e olhou para a professora como se ela tivesse feito a pergunta mais absurda do mundo. Até que lá do fundo da fila, alguém gritou:
_Professora, uma biruta no aeroporto não tem utilidade nenhuma. Só serviria para atrapalhar o serviço dos outros!
Se você não entendeu a pergunta da professora e acha que ela é que estava biruta, ainda não sabe que esse termo não é só sinônimo de doido ou maluco: é também o nome de um instrumento usado nos aeroportos para indicar aos pilotos a direção e a velocidade dos ventos.
A biruta mede de 1 a 2 metros de comprimento, tem a forma de um cone e é feita de tecido fino,o que lhe permite variar de forma conforme a intensidade do vento. Se o vento é suave , ela fica inclinada e um pouco curva; se é forte, mantém-se esticada na horizontal.
Ricardo Menandro

6_nos aeroportos, a palavra biruta é utilizada para designar
a)_uma pessoa doida.
b)_um funcionário.
c)_um instrumento.
d)_uma ventania.
7_ “A turma inteira ficou muda e olhou para a professora como se ela tivesse feito a pergunta mais absurda do mundo.”

No trecho, a pergunta da professora refere-se:
a)_ao contato entre o avião e a torre de comando
b)_ao susto que a turma levou.
c)_à iluminação nas pistas de aterrissagem.
d)_à utilidade da biruta nos aeroportos.

8_A biruta é um instrumento importante nos aeroportos porque:
a)-dá indicação sobre a possibilidade de chuva.
b)_funciona como uma bússola para a torre de comando;
c)_indica a direção e a intensidade dos ventos .
d)_orienta o piloto para localizar a pista de pouso.

9_O texto tem como tema
a)_a visita de um grupo de alunos ao aeroporto.
b)_as características e funções da biruta.
c)_o funcionamento de uma torre de comando.
d)_os ensinamentos da professora sobre os aviões.
10_ Identifique o sujeito da oração e o predicado: “O país tem fama de não cuidar da ecologia.”
















PRODUÇÃO DE TEXTO


SEMANA DE ESTUDOS DE 13 A 17 DE JULHO

“A leitura traz ao homem plenitude; o discurso, segurança; e a escrita, precisão.”


Nas atividades da semana passada, falamos sobre tese e argumentos.
Assista ao vídeo do centro de mídias para aprofundar sobre introdução, desenvolvimento e conclusão: 


Chegou a hora de pôr a mão na massa.
 No caderno do aluno, página 116, temos uma proposta de produção textual:

PRODUÇÃO TEXTUAL
A chegada dos portugueses ao Brasil introduziu uma nova cultura e, principalmente, uma nova língua. O estranhamento entre a língua utilizada pelos nativos e a falada pelos portugueses configurou, historicamente, as primeiras questões relacionadas ao preconceito linguístico. Desde então, outros modos de comunicar surgiram e se adaptaram, favorecendo tanto à construção de uma identidade linguística nacional quanto à fomentação ao bullying.
O quê, onde, como, quando e com quem falar é primordial para nos adequarmos às múltiplas situações do cotidiano. Portanto, se a língua é viva, gradual, dinâmica e complexa, por que muitos ainda discriminam uma pessoa por ela se comunicar de forma diferente, rotulando-a por“falar errado” e não seguir às regras gramaticais?Com base nos estudos realizados sobre os processos histórico, cultural e linguístico, redija um artigo de opinião sobre o tema:


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: A NORMA-PADRÃO É A ÚNICA FORMA LINGUÍSTICA CORRETA DE ACEITAÇÃO SOCIAL? 


Lembre-se de que seu texto deve conter:


• título


• tema


• tese


• termos que serão definidos no texto


• desenvolvimento: (argumentos) o menos convincente, o intermediárioe o mais convincente


• exemplo(s) que comprove(m) os argumentos


• conclusão: ênfase ou retomada da tese ou defesa de posicionamento. Envie sua produção textual para o e-mail de sempre:





Um abraço,
Professora Zuleide


Gênero textual conto

Roteiro semanal- 13/07/17/07/2020 – para o 6°ano E

Olá turma!
Leia o texto e responda as questões e enviem no e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br, para nota do 2º bimestre.

Vamos trabalhar com o gênero conto, vocês já viram esse tema lá no centro de mídias e no caderno do aluno do volume 1.

Leia o texto a seguir

O meio ambiente em primeiro lugar

Era um pequeno vilarejo, havia um jovem aventureiro, que se chamava Pedro. Ele era um rapaz esperto que adorava o meio ambiente, passava a maior parte do dia na floresta, subindo em árvores, brincando com os animais. Pedro não tinha medo de nada, de nenhum animal e adorava nadar em um rio que ficava perto de sua casa.
Certo dia, Pedro estava andando pela floresta, quando ouviu um tiro e um grito de um animal, muito curioso ele foi lá olhar.
Quando chegou ao local do tiro, viu muitos homens, todos armados e com motosserras, cortando as árvores, matando e capturando animais.
Pedro chegou à frente de um deles e disse:
_Por que estão fazendo isso com os animais e com as árvores?
_Pegue ele! _falou o líder do bando.
Pedro correu e os homens foram atrás preparados para atirar, o líder do bando disse:
_Não atirem! Ele será nosso refém! Pois a polícia está atrás de nós!
No tempo em que ele estava conversando, Pedro subiu em uma árvore e se escondeu. A polícia chegou e prendeu o bando.
Pedro, um jovem aventureiro, que amava o meio ambiente, arriscou sua vida por ele.

1_ A partir da leitura do texto, podemos dizer que:
a)_Pedro passava a maior parte do tempo em casa. c)_Pedro não gostava da floresta.
b)_Pedro não gostava de animais. d)_Pedro adorava o meio ambiente.


2_O que ficava perto da casa de Pedro?
a)_o rio que ele nadava. c)_um lago muito profundo.
b)_a casa de sua avó. d)_a casa de sua avó.

3_Pedro vivia andando na floresta, brincava com os animais e subia nas árvores. O que aconteceu de repente, que mudou essa tranquilidade?--------------------------------------------------------------------.

Leia o texto responda a questão a seguir

Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua mãe pediu:
_Querida, sua avó está doente por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar à casa dela?
_Claro, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!
_Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada,, vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.
Flávia Feijó

4_No trecho do conto chapeuzinho Vermelho, quem é o personagem ameaçador?
a)_a vovó que mora perto. c)_o lobo da floresta.
b)_os estranhos do caminho. d)_a mãe de Chapeuzinho.

Leia o texto e responda as questões
Náufrago

Após um naufrágio, um único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo. E este único sobrevivente foi parar numa ilha deserta, fora de qualquer rota de navegação. E ele agradeceu novamente. Com muita dificuldade e os restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais.
O tempo foi passando e a cada alimento que conseguia, ele agradecia. Um dia, voltando depois de caçar e pescar viu que seu abrigo estava em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Desesperado, ele se revoltou e gritava chorando: “O pior aconteceu! Perdi tudo.
Deus por que fez isso comigo?” Chorou tanto que adormeceu profundamente, cansado.
No dia seguinte, bem cedo, foi despertado por um navio que se aproximava. “Viemos resgatá-lo,” disseram. “Como souberam que eu estava aqui?”, perguntou. “Nós vimos o seu sinal de fumaça”, responderam eles.

5_Qual é o título do texto?-----------------------------------------------------------------------------.

6_Quantos parágrafos há no texto?-------------------------------------------------------------------.
7_ O que aconteceu após o naufrágio?-----------------------------------------------------------------.

8_O que aconteceu com o homem na ilha deserta?-------------------------------------------------.
9_ O que aconteceu no dia seguinte que a casa foi queimada?--------------------------------------.---------------------------------------------------------.
10_As palavras , agradeceu, responderam e perguntaram, são:
a)_adjetivos. c)_verbos.
b)_substantivos. d)_advérbios.

Leia o poema de Vinícius de Moraes

Lá vai são Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Cantando histórias
Pros passarinhos

11_ As palavras destacadas no poema estão no grau diminutivo. O uso desses diminutivos expressa:
a)_uma ideia de desprezo.
b)_uma chateação.
c)_uma ideia de carinho.
d)-a qualidade de ser pequeno.