Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
domingo, 12 de julho de 2020
Professor Alexandre de Eletivas
Boa noite minha galerinha espero que estejam todos bem, Vamos dar sequência no nosso projeto Volta ao mundo através do esporte pesquisando agora sobre o Paraguai e não se esqueçam de realizar a pesquisa naquele modelo padrão que combinamos em sala de aula ok.
Qualquer dúvida podem perguntar por aqui mesmo ou no e_mail:
alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br
Abraço a todos.
Atividades de Português
Atividades de Português
A atividade a seguir é uma revisão de atividades que fizemos.
Leia os textos e responda às questões 01, 02 e 03.
A Lua Foi Ao Cinema
Paulo Leminski
Beleza
03. Nesse texto, no trecho "Há alguns dias ela não estava tão bela.", a palavra destacada indica uma ideia de:
A atividade a seguir é uma revisão de atividades que fizemos.
Leia os textos e responda às questões 01, 02 e 03.
A Lua Foi Ao Cinema
Paulo Leminski
A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava para ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
- Amanheça, por favor!
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava para ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
- Amanheça, por favor!
01. No trecho “ninguém olhava para ela”, a palavra destacada refere-se a:
a) lua
b) luz
c) estrela
d) janela
Beleza
A beleza está nos olhos da dona Maria Francisca. Há alguns dias ela não estava tão bela.
Deitada na maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala ainda cansada e intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando. Mesmo no seu pior dia, olhava-me com seus marejados e dizia: só um pouco de falta de ar. Em por preceitos que ultrapassam qualquer lógica natural da vida, ela melhorou. Respirava agora por conta própria.
Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus! Mais belas
que sua face agora corada estavam naquele momento as lágrimas que desciam de seus
olhos. Mais belas estavam sua fé e força de vontade. Minha função foi cumprida mas meu esforço foi recompensado. Não há beleza maior que a gratidão mais sincera.
02. Esse texto é
a) uma crônica
b) uma lenda
c) uma notícia
d) um poema03. Nesse texto, no trecho "Há alguns dias ela não estava tão bela.", a palavra destacada indica uma ideia de:
a) dúvida
b) intensidade
c) modo
d) negação
04. Leia as frases abaixo, e faça a correspondência:
04. Leia as frases abaixo, e faça a correspondência:
(A) O menino saiu agora.
(B) O menino saiu agora?
(C) Nossa, o menino saiu mesmo!
(D) Saia agora mesmo, menino.
( ) espanto ( ) frase interrogativa
( ) ordem ( ) frase imperativa
( ) pergunta ( ) frase declarativa afirmativa
( ) afirmação ( ) frase exclamativa
05. O que expressam esses tipos de frase?
a) declarativa
__________________________
b) interrogativa
__________________________
c) exclamativa
__________________________
d) imperativa
__________________________
06. Complete as frases com o imperativo. Siga o modelo.
Fale com ele sobre a prova de ontem. (você/falar)
a) __________ a porta com cuidado. (você/abrir)
b) __________ dessa escada perigosa,meu filho. (você/sair)
c) __________ depressa que está atrasado. (tu/andar)
d) __________ cedo no trabalho. (você/chegar)
07. Assinale a separação de sílaba correta:
a) Pneu (P – neu)
b) Digno (Di – gno)
c) Psicólogo (P - si – có – lo – go)
d) Substantivo (Subs – tan – ti – vo)
08. Assinale a alternativa em que TODAS as palavras são proparoxítonas:
a) lâmpada, médico, árvore, bolacha
b) pêndulo, cósmico, bálsamo, cátedra
c) bombeiro, música, dígrafo, cachorro
d) próximo, máximo, ótimo, açúcar
09. Leia e complete às questões abaixo com a forma nominal do verbo entre parênteses:
a) Beatriz vive............................................que me admira muito. (dizer/gerúndio)
b) Se você tivesse.........................................a pesquisa não teríamos obtido nota baixa. (fazer/particípio)
c) Irei............................................................fazer o possível para comparecer à reunião. (fazer/infinitivo)
d) Está tudo.................................................foram eles mesmos que receberam o pacote. (comprovar/particípio)
e) O grande dia da viagem está ............................................ (chegar/gerúndio)
f)...........................................a hora que iremos ao cinema. (combinar/particípio)
10. Assinale a alternativa correta:
O rapaz já tinha abrido a porta.
O rapaz já tinha aberto a porta.
(a) As duas frases estão erradas.
(b) As duas frases estão corretas.
(c) A primeira frase está correta.
(d) A segunda frase está correta.
Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br
Roteiro semanal para os 8°s anos _semana de13/07 à 17/07/2020
Olá turma!
Atividade avaliativa
para o 8/ano
Respondam as
atividades e enviem no e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Não deixem de
mandar as atividades!
Leia o texto a
seguir e responda as questões
O fantasma da
miséria e da fome voltam ao campo brasileiro
Os
dados mostram que a pobreza tem maior incidência nos domicílios do
interior do país.
Brasil
de Fato /Recife (PE)
14
de Maio de 2018
O
Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), através de
uma pesquisa divulgada em dezembro de 2017, aponta para um
crescimento da pobreza no Brasil, e constata que cerca de 52 milhões
de brasileiros, o equivalente a 25,4°/° da população, vivem na
linha de pobreza e têm renda familiar equivalente a 387,07 reais por
mês, e que o maior índice de pobreza está localizado na região
nordeste do país, onde 43,5°/° da população está nessa
situação. (…)
É
possível observar um aumento significativo da pobreza nas áreas
rurais, fruto da piora nas condições de vida: saúde sucateada,
dificuldade de acesso a serviços básicos, infraestrutura zerada,
cortes significativos nos beneficiários do bolsa família, fim da
assistência técnica, redução drástica nesses últimos anos de
programas como Cisternas, Luz para todos, entre outros.
É
possível constatar que o crescimento da pobreza e extrema pobreza no
campo está diretamente ligado com o desmantelamento dos programas e
os cortes que o governo federal está fazendo nas políticas da
agricultura familiar. Devido aos cortes no orçamento de 2018 esse
quadro de pobreza deve se acentuar. (…)
1_No
primeiro parágrafo do texto, há
a)_proposta
para reduzir o quadro de pobreza da população em áreas rurais.
b)_conclusão
do autor sobre as consequências dos fatos expostos.
c)_justificativa
dada pelo jornal sobre o aumento da pobreza nas áreas rurais.
d)_apresentação
do tema e dos dados sobre a pobreza no nordeste do Brasil.
2_o
gênero textual deste texto é:
a)_conto.
c)_crônica.
b)_notícia.
d)_fábula.
Leia
o texto a seguir
Viva
o povo brasileiro
O
país tem fama de não cuidar da ecologia. Vide as queimadas na
Amazônia. Além disso, em reciclagem de vidros o Brasil foi
reprovado num ranking do Instituto Worldwatch. Assim, parece soar
estranho o país bater o recorde mundial em reciclagem de latas. De
cada 100 latinhas de bebida , 65 voltaram para a indústria. É que
há 125.000 brasileiros suando na coleta de latas usadas. Esse
exército de subempregados embolsou 80 milhões de dólares em 1998.
(Veja. São Paulo. Abril, ano1999)
3_O
sucesso na reciclagem de latas é devido a:
a)_o
problema das queimadas na amazônia.
b)_o
trabalho das pessoas subempregadas.
c)_a
reciclagem nacional de vidros.
d)_o
investimento em moeda estrangeira.
Leia
o texto o texto de Vinícius de Moraes
Lá
vai São Francisco
Pelo
caminho
Levando
ao colo
Jesuscristinho
Fazendo
festa
No
menininho
Contando
histórias
Pros
passarinhos.
4_As palavras destacadas
no poema estão no grau diminutivo. O uso desses diminutivos
expressa:
a)_uma ideia de desprezo.
c)_uma ideia de
carinho.
b)_uma chateação.
d)_a qualidade
de ser pequeno
Leia o texto
Gigante
das águas
Na região Amazônica vive o
maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu. Ele pode chegar a
3metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui
um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de
vida. Durante muito tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima
do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região. Como
resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.
5_A causa do pirarucu estar
em perigo de extinção deve-se
a)_a seu longo ciclo de vida.
b)_ao seu tamanho e ao seu
peso.
c)_ao fato de se reproduzir a
partir do quinto ano de vida.
d)_a sua captura acima do
limite para o consumo de carne.
Leia o texto
Experiência
Biruta
No final de uma visita da
escola ao aeroporto, a professora falou para a turma:
_Bem, agora que vocês já
conheceram um avião de perto, sabem que o piloto se comunica coma
torre de comando por um sistema de rádio antes de aterrissar e que
as lâmpadas na pista servem para orientar o pouso, eu gostaria que
alguém me respondesse qual a utilidade da biruta nos aeroportos?
A turma inteira ficou muda e
olhou para a professora como se ela tivesse feito a pergunta mais
absurda do mundo. Até que lá do fundo da fila, alguém gritou:
_Professora, uma biruta no
aeroporto não tem utilidade nenhuma. Só serviria para atrapalhar o
serviço dos outros!
Se você não entendeu a
pergunta da professora e acha que ela é que estava biruta, ainda não
sabe que esse termo não é só sinônimo de doido ou maluco: é
também o nome de um instrumento usado nos aeroportos para indicar
aos pilotos a direção e a velocidade dos ventos.
A biruta mede de 1 a 2 metros
de comprimento, tem a forma de um cone e é feita de tecido fino,o
que lhe permite variar de forma conforme a intensidade do vento. Se o
vento é suave , ela fica inclinada e um pouco curva; se é forte,
mantém-se esticada na horizontal.
Ricardo Menandro
6_nos aeroportos, a palavra
biruta é utilizada para designar
a)_uma pessoa doida.
b)_um funcionário.
c)_um instrumento.
d)_uma ventania.
7_ “A turma inteira ficou
muda e olhou para a professora como se ela tivesse feito a pergunta
mais absurda do mundo.”
No trecho, a pergunta da
professora refere-se:
a)_ao contato entre o avião e
a torre de comando
b)_ao susto que a turma levou.
c)_à iluminação nas pistas
de aterrissagem.
d)_à utilidade da biruta nos
aeroportos.
8_A biruta é um instrumento
importante nos aeroportos porque:
a)-dá indicação sobre a
possibilidade de chuva.
b)_funciona como uma bússola
para a torre de comando;
c)_indica a direção e a
intensidade dos ventos .
d)_orienta o piloto para
localizar a pista de pouso.
9_O texto tem como tema
a)_a visita de um grupo de
alunos ao aeroporto.
b)_as características e
funções da biruta.
c)_o funcionamento de uma
torre de comando.
d)_os ensinamentos da
professora sobre os aviões.
10_ Identifique o sujeito
da oração e o predicado: “O país tem fama de não cuidar
da ecologia.”
PRODUÇÃO DE TEXTO
SEMANA DE ESTUDOS DE
13 A 17 DE JULHO
“A
leitura traz ao homem plenitude; o discurso, segurança; e a escrita, precisão.”
Nas
atividades da semana passada, falamos sobre tese e argumentos.
Assista
ao vídeo do centro de mídias para aprofundar sobre introdução, desenvolvimento
e conclusão:
Chegou a hora de pôr a mão na massa.
No caderno do aluno, página 116, temos uma proposta de produção
textual:
PRODUÇÃO TEXTUAL
A
chegada dos portugueses ao Brasil introduziu uma nova cultura e,
principalmente, uma nova
língua. O estranhamento entre a língua utilizada pelos nativos e a falada pelos
portugueses configurou,
historicamente, as primeiras questões relacionadas ao preconceito linguístico. Desde
então, outros modos de comunicar surgiram e se adaptaram, favorecendo tanto à construção
de uma identidade linguística nacional quanto à fomentação ao bullying.
O quê,
onde, como, quando e com quem falar é primordial para nos adequarmos às múltiplas situações
do cotidiano. Portanto, se a língua é viva, gradual, dinâmica e complexa, por
que muitos
ainda discriminam uma pessoa por ela se comunicar de forma diferente,
rotulando-a por“falar
errado” e não seguir às regras gramaticais?Com base
nos estudos realizados sobre os processos histórico, cultural e linguístico,
redija um artigo
de opinião sobre o tema:
PRODUÇÃO TEXTUAL
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: A NORMA-PADRÃO É A ÚNICA FORMA LINGUÍSTICA CORRETA DE ACEITAÇÃO SOCIAL?
Lembre-se
de que seu texto deve conter:
• título
• tema
• tese
• termos
que serão definidos no texto
•
desenvolvimento: (argumentos) o menos convincente, o intermediárioe o mais
convincente
•
exemplo(s) que comprove(m) os argumentos
• conclusão: ênfase ou retomada da tese ou defesa de
posicionamento. Envie sua produção textual para o e-mail de sempre:
Um abraço,
Professora Zuleide
Gênero textual conto
Roteiro semanal- 13/07/17/07/2020 – para o 6°ano E
Olá turma!
Leia o texto e
responda as questões e enviem no
e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br,
para nota do 2º bimestre.
Vamos trabalhar com
o gênero conto, vocês já
viram esse tema lá no centro de mídias e no caderno do aluno do
volume 1.
Leia o texto a
seguir
O
meio ambiente em primeiro lugar
Era
um pequeno vilarejo, havia um jovem aventureiro, que se chamava
Pedro. Ele era um rapaz esperto que adorava o meio ambiente, passava
a maior parte do dia na floresta, subindo em árvores, brincando com
os animais. Pedro não tinha medo de nada, de nenhum animal e adorava
nadar em um rio que ficava perto de sua casa.
Certo
dia, Pedro estava andando pela floresta, quando ouviu um tiro e um
grito de um animal, muito curioso ele foi lá olhar.
Quando
chegou ao local do tiro, viu muitos homens, todos armados e com
motosserras, cortando as árvores, matando e capturando animais.
Pedro
chegou à frente de um deles e disse:
_Por
que estão fazendo isso com os animais e com as árvores?
_Pegue
ele! _falou o líder do bando.
Pedro
correu e os homens foram atrás preparados para atirar, o líder do
bando disse:
_Não
atirem! Ele será nosso refém! Pois a polícia está atrás de nós!
No
tempo em que ele estava conversando, Pedro subiu em uma árvore e se
escondeu. A polícia chegou e prendeu o bando.
Pedro,
um jovem aventureiro, que amava o meio ambiente, arriscou sua
vida por ele.
1_ A partir da
leitura do texto, podemos dizer que:
a)_Pedro passava a
maior parte do tempo em casa. c)_Pedro não
gostava da floresta.
b)_Pedro não
gostava de animais.
d)_Pedro adorava o meio ambiente.
2_O que ficava
perto da casa de Pedro?
a)_o rio que ele
nadava. c)_um lago muito
profundo.
b)_a casa de sua
avó. d)_a casa de sua avó.
3_Pedro vivia
andando na floresta, brincava com os animais e subia nas árvores. O
que aconteceu de repente, que mudou essa
tranquilidade?--------------------------------------------------------------------.
Leia o texto
responda a questão a seguir
Era uma vez
uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, pois desde pequenina gostava
de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua
mãe pediu:
_Querida,
sua avó está doente por isso preparei aqueles doces, biscoitos,
pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar à
casa dela?
_Claro,
mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!
_Mas, tome
muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai,
nem pare para nada,, vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem
um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por
lá.
Flávia
Feijó
4_No trecho do
conto chapeuzinho Vermelho, quem é o personagem ameaçador?
a)_a vovó que mora
perto. c)_o lobo da floresta.
b)_os estranhos do
caminho. d)_a mãe de Chapeuzinho.
Leia o texto e
responda as questões
Náufrago
Após um
naufrágio, um único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo. E
este único sobrevivente foi parar numa ilha deserta, fora de
qualquer rota de navegação. E ele agradeceu novamente. Com muita
dificuldade e os restos dos destroços, ele conseguiu montar um
pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de
animais.
O tempo foi
passando e a cada alimento que conseguia, ele agradecia. Um dia,
voltando depois de caçar e pescar viu que seu abrigo estava em
chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Desesperado, ele se
revoltou e gritava chorando: “O pior aconteceu! Perdi tudo.
Deus por que fez
isso comigo?” Chorou tanto que adormeceu profundamente, cansado.
No dia
seguinte, bem cedo, foi despertado por um navio que se aproximava.
“Viemos resgatá-lo,” disseram. “Como souberam que eu estava
aqui?”, perguntou. “Nós vimos o seu sinal de fumaça”,
responderam eles.
5_Qual é o título
do
texto?-----------------------------------------------------------------------------.
6_Quantos parágrafos
há no
texto?-------------------------------------------------------------------.
7_ O que aconteceu
após o
naufrágio?-----------------------------------------------------------------.
8_O que aconteceu
com o homem na ilha
deserta?-------------------------------------------------.
9_ O que aconteceu
no dia seguinte que a casa foi
queimada?--------------------------------------.---------------------------------------------------------.
10_As palavras ,
agradeceu, responderam e perguntaram, são:
a)_adjetivos.
c)_verbos.
b)_substantivos.
d)_advérbios.
Leia o poema de
Vinícius de Moraes
Lá vai são
Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Cantando histórias
Pros passarinhos
11_ As palavras
destacadas no poema estão no grau diminutivo. O uso desses
diminutivos expressa:
a)_uma
ideia de desprezo.
b)_uma chateação.
c)_uma ideia de carinho.
d)-a qualidade de ser pequeno.
Assinar:
Postagens (Atom)