CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 9 de agosto de 2020

Atividades para os 8ºs anos _semana de:10/08 a 14/08/2020

Atividades para leitura , responder o texto e enviar no e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br


SEMANA DE 10/08 A 14/08/2020

Mitologia

Você sabe o que é mitologia?


Mitologia é a história de personagens sobrenaturais, cercados de simbologia e venerados sob a forma de deuses, semideuses e heróis, que reagiam as forças da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céus e terras, sol e lua. É o conjunto de mitos, das divindades mitológicas, que tenham nas mãos o destino dos homens e regiam o mundo.


Mitologia grega


Narciso, vocês sabem, era aquele tremendo gatão da Bíblia, perdão, da outra mitologia. E Eco era aquela bonitona também mitológica. Mas só era encantadora nos três primeiros minutos, porque no quarto enchia. Não conseguia ter uma única expressão ou pensamento próprios. Eco só sabia repetir o que os outros diziam: _O que os outros diziam.

Que mania essa tua, Eco! _resmungava Narciso, já cansado daquele caso e começando a vestir a toga. _Vive me repetindo!

Realmente, caros feitores, com Eco não havia saco,

Por isso, Narciso resolveu ir à vida.

_Não te aguento mais, mulher, você enche até cesto de vime.

_Cesto de vime.

Vou botar o pé na estrada, e vê se não vem atrás de mim.

_Atrás de mim.

_Eco não seguiu atrás dele, mas diz a lenda, foi definhando de amor, definhando, até que dela ficou apenas a voz no ar claro da manhã.

_No ar claro da manhã.

Mas, não tenho mais Eco a quem olhar, Narciso acabou olhando a si próprio num lago, e ficou tão apaixonado pela própria imagem, que saltou no lago, pra se auto possuir. Conseguiu apenas se afogar. Depois disso, uma bela flor nasceu no lago e todos passaram a chamá-la de Narciso, mas já não adiantava mais nada,

Não adiantava mais nada.

Moral: Não adiantava mais nada!

Entendendo o texto


1_Quais eram os personagens da fábula?-----------------------------------------------------------------------


2_Qual era o defeito da Eco?------------------------------------------------------------------------------------


3_A Eco tinha uma mania, qual era?--------------------------------------------------------------------------


4_O Narciso já estava cansado desta situação, qual foi a decisão tomada por ele?------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


5_V­ocê acha que a Eco foi atrás do Narciso? Explique -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


6_O que aconteceu com o Narciso?-----------------------------------------------------------------------------


7_Você concorda com a moral da fábula? Justifique.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

8_ Na frase “Vou botar o pé na estrada…,as palavras que estão negrito são:

a)_Substantivos. c)_pronome.

b)_locução verbal. d)_advérbio.



9_Leia o texto e responda a questão 08 e 09


O cão e a sombra


Um cachorro com um pedaço de carne em sua boca caminhava para casa para comê-lo em paz. Durante o trajeto, precisou atravessar um riacho por uma ponte. Enquanto atravessava olhou para baixo e viu sua própria sombra refletida na água. Achou imediatamente que era outro cachorro com um pedaço de carne duas vezes maior que o seu. Então decidiu que teria aquele pedaço de carne também .

Ele pulou no riacho e ferozmente atacou seu próprio reflexo, o outro cachorro , para lhe tomar a carne. Claro, o seu pedaço de carne caiu da boca e foi levado pelas águas e nunca mais visto.

Cuidado para não perder a essência, ao desejar o que é efêmero.


ESOPO. As fábulas de Esopo


09_ O cachorro perdeu seu pedaço de carne, pois foi

a)_descuidado ao lutar com outro cão dentro do riacho.

b)_ganancioso ao desejar possuir dois pedaços de carne.

c)_tolo ao enfrentar um adversário mais forte que ele.

d)_ambicioso ao fazer o caminho de casa pelo riacho.


10_ O trecho do texto possui uma marca de afirmação pode ser reconhecido pelo termo em destaque em

a)_ “Claro , o seu pedaço de caiu da boca {...}”.

b)_ “{…} viu sua própria sombra refletida na água”.

c)_ “Durante o trajeto, precisou atravessar um riacho{...}”.

d)_ “{...}decidiu que teria aquele pedaço d3e carne também.”






Professor Alexandre de Eletivas


 Boa noite turma tudo bem com vocês ?
 Vamos dar sequência em nosso projeto agora pesquisando sobre a Rússia naquele modelo padrão que vocês já sabem né?

 Abraço a todos e qualquer dúvida podem tirar por aqui mesmo ok.

Qualidade de vida nas populações humanas

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Biologia: 

1.Quais as diferenças entre saúde individual e coletiva? 

2.O que são bactérias? Cite exemplos?

3. O que são doenças carenciais? Cite exemplos

*Entregar: 14/08 

*Email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Imagem corporal

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 

Faça uma redação sobre: Você já fez alguma coisa para atingir um padrão de beleza determinado ou ficar igual a alguém?

*Entregar:14/08

*Email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

 

Desafio técnicos e táticos nos esportes de evasão e combate

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 

1. Cite dois movimentos do boxe? 

2. O que significa a palavra esquivar no boxe? 

3. O que significa a palavra round no boxe? 

entregar: 14/08 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Ginástica de conscientização corporal

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 

1. Escreva dois movimentos do Yoga? 

2.Escreva dois movimentos do Tai chi chuan?

3.Escreva dois exercícios do pilates?

entregar: 14/08

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

 

Esporte técnico combinatório

 

       Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 

1. Escreva dois elementos da ginástica rítmica? 

2. Como surgiu a ginástica rítmica?

3.Escreva o nome de dois atletas brasileiros que praticantes de ginástica rítmica?

entregar: 14/08 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Capacidades Físicas na prática dos esportes e da ginástica

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 

1. Qual a capacidade física utilizada no chute ao gol?

2. Qual a capacidade física utilizada ao driblar um adversário no futsal?

3. Qual a capacidade física utilizada no arremesso do basquete?

entregar: 14/08

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Leitura e estudo de texto



Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões:

                                                             Poema

                                                      O cio da terra


                                         Debulhar o trigo
                                         Recolher cada bago do trigo
                                         Forjar no trigo o milagre do pão
                                         E se fartar

                                         Decepar a cana
                                         Recolher a garapa da cana
                                         Roubar da cana a doçura do mel
                                         Se lambuzar de mel

                                         Afagar a terra
                                        Conhecer os desejos da terra
                                        Cio da terra a propicia estação
                                        De fecundar o chão

                                                                                 Milton Nascimento               


01) Observe a estrutura do poema. São três estrofes.

   a) Que palavras se repetem na primeira estrofe?
____________________________________________________________

   b) Que palavras se repetem na segunda estrofe?
____________________________________________________________
 
   c) E na terceira estrofe, que palavra se repete?
____________________________________________________________


02) Veja os significados fortes dos verbos da primeira e da segunda estrofe: debulhar - extrair os grãos ou as sementes, desmanchar: decepar - cortar separando do tronco, truncar, amputar. Depois de "aparentemente" machucar o trigo e a cana, o que o poema sugere que seja feito com a terra?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03) Por que foi usada a expressão "mel da cana"? Comente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04) Observe a terceira estrofe do poem. "Afagar a terra / Conhecer os desejos da terra". De que maneira pessoas que trabalham a terra, como agricultores e jardineiros, afagam a terra, conhecem is desejos dela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05) Faça uma ilustração para o poema, que reflita bem a ideia desenvolvida pelo autor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06) Por que a ecologia é alvo de tanta atenção hoje em dia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07) O que é uma queimada criminosa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08) Quais as consequências para as pessoas e para os animais da devastação de seu habitat pelo fogo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09) Qual a importância da água para a natureza, para a vida? Como ela tem sido tratada pelo homem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Por que o descaso humano pode provocar tragédias para as pessoas e para a natureza?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


       Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

PROJETO AFRICANIDADE.


                                 PROJETO DE ARTE AFRICANIEDADE
Nome:
Turma:                                                             Data: ___/___/2020
Vamos conhecer a cultura afro-brasileira?
ARTE AFRICANA
Arte que representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte geralmente tem uma função e expressam muita sensibilidade. São muitas pinturas e esculturas onde percebemos a presença da figura humana. Podemos identificar a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos, que usaram o ouro, bronze e marfim como matéria prima de seus trabalhos. As máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. O maior acervo da arte antiga africana no mundo está nos museus da Europa Ocidental é possível conhecer virtualmente.
No Brasil, os africanos trazidos como escravos e forçou-os a se apropriarem e adaptarem suas práticas e representações culturais para que sobrevivessem. São aspectos da cultura afro-brasileira: os costumes e as tradições, a mitologia, o folclore, a língua (falada e escrita), a culinária, a música, a dança, a religião, enfim, o imaginário cultural brasileiro.
Muitos artistas usaram e usam o tema cultura afro-brasileira em suas produções artísticas. Vale ressaltar artistas homens e mulheres têm dado voz e vez a partir da arte às raízes afro descendente que compõe nossa nação brasileira.
Fig. 1 - Bonecas - Alma Siedhoff-Buscher; (Fonte: https://www.bauhaus100.com/  , acesso em: 28/04/2020)

 Fig.2 - Bonecas Abayomi; (Foto: Aissi Kárita, 29/04/2020)

Alma Siedhoff-Buscher se destaca entre os/as artistas da Bauhaus no campo do design de móveis e de objetos, e na criação de brinquedos. Além de seus blocos, Alma criou outros kits de brinquedos para montar. Suas bonecas de fibra vegetal e sementes são figuras humanoides simplificadas que carregam referências e/ou semelhanças encontradas em um grande número de culturas em espaços e épocas diversas. Aqui no Brasil, por exemplo, podemos mencionar as Abayomi, bonecas de pano, em geral sobras e retalhos de tecido, feitas apenas de nós e amarrações. Embora existam versões de que as Abayomi tenham sido criadas em navios negreiros por mães africanas, que fariam as bonecas a partir de suas saias para acalentar as crianças, as bonecas são uma criação contemporânea de uma artesã brasileira, Lena Martins. É interessante notar que, embora a versão dos navios seja falsa, ela ainda é muito propagada sobretudo pela internet. Algo que além de apartar a criadora de sua criação, rouba as bonecas de seu contexto real, que, como declara a artista, está ligado a movimentos sociais, sobretudo de mulheres negras, de representatividade da cultura e estética negras.

Fig. 3 - Bebê Abayomi                                           
Além de artista/artesã, Lena Martins é também educadora popular, e promove oficinas para a criação das bonecas. Foi ela também quem criou uma versão das Abayomi bebês, feitas pelo mesmo processo de amarração de tecidos, sem usar cola ou costura, mas com a parte inferior (onde ficariam as pernas) amarrada em uma trouxinha contendo ervas aromáticas.
ESCREVA COMO SE PEDE A SUA OBSERVAÇÃO:
       A-   As artistas Alma Siedhoff-Buscher e Lena Martins estão localizadas em contextos históricos, sociais e espaciais muito distintos, no entanto, ambas se caracterizam por trabalhar com processos de criação artesanais e participativos que permitem que as pessoas vivenciem e experimentem a criação e os materiais de que são feitas suas bonecas. Leia o texto com atenção e observe as imagens (1 e 2) e faça observações sobre semelhanças entre cada criação.
      B. As bonecas das artistas estão muito próximas ou diretamente vinculadas a um contexto de cultura popular, tanto em seus processos quando na escolha de materiais. Faça uma pesquisa em sua família, sobretudo com as gerações mais velhas, sobre criação de bonecas e outros brinquedos artesanais, e relate suas descobertas. (Pergunte sobre a época em que eram feitos, como eram feitos, que material utilizavam, etc.).
         C- O que você acha da versão falsa sobre a origem das Abayomi? Por que é importante conhecer a origem verdadeira das bonecas?
         D- Após conhecer um pouco sobre as bonecas das artistas e pesquisar sobre brinquedos artesanais com sua família, faça uma pesquisa de materiais naturais e/ou de descarte que possam ser usados para a construção de brinquedos e/ou outros objetos lúdicos. Experimente a textura (por exemplo: restos de tecidos mais ásperos ou macios, plástico, palha de milho, esponja vegetal, etc.), observe as cores, os aromas (cascas de limão ou laranja, ervas aromáticas, pó de café, pétalas secas, raspas de sabonete, etc.) e até os sons desses materiais. Faça o registro dos materiais pesquisados e fotografe o processo e o resultado desse experimento.

Para conhecer mais sobre as Abayomi e a artista que as criou acesse: Bonecas Abayomi Não Foram Criadas Nos Navios Negreiros (Texto de Andriolli Costa):
https://colecionadordesacis.com.br/2018/11/21/abayomi/  (acesso em 06/05/2020) CULTNE NA TV - Programa Lena Martins:
 (acesso em 06/05/2020)
Passo a passo da Abayomi Bebê: