CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 21 de julho de 2020


3º ANO – 2º Bimestre - FILOSOFIA

A aula-vídeo desta semana se encontra disponível no Centro de Mídias SP. O aluno precisa assistir com atenção à videoaula e para realizar a 4ª atividades.

1) 3ª Série EM – Filosofia: Diferença ou desigualdade – 16/07/2020



2) Atenção!

O aluno que ainda não realizou as atividades das aulas anteriores ficar atento aos prazos.



4ª ATIVIDADE







    Olá pessoal , tudo certo , espero que sim . Nesta semana faremos uma Resenha Crítica sobre o filme : Nós que aqui estamos por Vós esperamos , do diretor Marcelo Masagão . Em aulas passadas falamos sobre ele, porém não fora solicitado nenhuma atividade . Lembremos este fílme é um documentário que tem por base teórica o livro do historiador Eric Hobsbawn , A era dos Extremos - o breve século XX, 1914-  1991. Insisto na visualização dele, por vocês, porque ele resumi , faz uma seleção, de imagens poderosas do século passado , sobre diferentes perspectivas , políticas , econômicas, culturais. Além de ser objeto de questões acadêmicas e de vestibulares. É basilar para se entender o século XX e o mundo atual.

     Se quiserem discutir sobre o filme, sobre a atividade, me procurem nas redes sociais ou por email . 








     Olá pessoal , espero que esteja tudo bem , Nesta semana nós vamos estudar sobre a Revoluções Inglesa do século XVII ela pôs fim ao absolutismo Inglês , modernizando o Estado criando condições propicias a Revolução Industrial e a consolidação da economia inglesa como a mais poderosa do mundo .


     Para tanto é preciso dizer que a Revolução Inglesa possui três características fundamentais , quais sejam : A primeira delas é a criação da Igreja Anglicana pelo Rei Henrique VIII , com o Ato de Supremacia . Neste processo as terras da igreja romana são confiscadas , e a Inglaterra rompe com a igreja romana definitivamente . Isto se deu porque Henrique VIII, (dinastia Tudor 1485-1603 ) queria anular seu casamento com Catarina de Aragão,mas o papa Clemente VII não quis provocando o rompimento . Lembrando que este processo fez parte das chamadas reformas religiosa Cristã com a criação do Luteranismo , Calvinismo e Anglicanismo .
     Neste período ocorreram os chamados CERCEAMENTOS . Grandes proprietários , Gentry ,começaram a criar ovelhas e não mais praticar a agricultura , com desemprego no campo isso vai provocar um êxodo rural , fazendo com que as populações rurais fossem deslocadas para as cidades em busca de condições de sobrevivência .

     A maioria do parlamento inglês era formada pelos Puritanos - calvinistas e em 1628 é criada a petição dos direitos , que exigia a consulta do parlamento para a criação de novos impostos . Isto fez com que o parlamento deixasse de ser convocado por 11 anos pelo rei Carlos I ,( dinastia Stuart) . Isto vai culminar numa guerra cívil chamada de Revolução Gloriosa.


     A Revolução Puritana de 1642 é uma disputa pelo domínio politico entre o Rei absolutista ao lado dos chamados Cavaleiros e o parlamento ao lado dos chamados cabeças redondas, ricos mercadores. A motivação da disputa tem carater mercantil, politico, religioso. O rei defensor do anglicanismo persegue e é contrário aos puritanos - calvinistas.

     Oliver Cronmwell líder dos cabeças redondas , derrota o Rei Carlos I, na batalha de Naseby em 1645. Governa até 1659 ano da sua morte. Decapitou Carlos I e editou o Ato de Navegação.

     A Revolução Gloriosa de 1688 é marcada pela consolidação do poder do parlamento sobre a monarquia . Uma monarquia constitucional , há rei mas as leis constitucionais são soberanas . Bill of Rights é o nome da carta magma . O primeiro rei desse novo momento foi Guilherme de Orange .



   






     Olá pessoal , espero que esteja tudo bem , nesta semana nós vamos estudar sobre a Grécia Antiga , suas origens e questões culturais .


     Seria a Grécia o berço da civilização ocidental ?  Entendo que não . a América do sul , o Brasil estão mais voltados para outras culturas , sobretudo as locais , nativas , originários , voltadas e enraizadas num processo hibrido com a África , do que propriamente com a Grécia , ou seja Europa. Tudo que os Gregos vivenciaram em seu esplendor , outros povos , outras culturas em diferentes regiões do mundo já haviam construído e vivenciado.  Teatro , filosofia, arquitetura , engenharia, matemática, disputa em jogos lúdicos , tudo isso os Egipicios , os povos da mesopotâmia antiga como os babilônios, dentre outros já haviam desenvolvido muito antes dos gregos.


A Grécia , também chamada de Hélade , está localizada no mar mediterrânico, seu território montanhoso de solo árido , num litoral recortado pouco propicio a agricultura, é formado por centenas de ilhas, na região da península balcânica, na Europa. Os gregos eram chamados de Helenos , essa região passa por uma colonização dos povos indo - europeus chamados de Dórios, Eólios, Jônios , estes povos vão contribuir para a formação da Grécia , este período é chamado de Pré-Homérico que vai de 2000 A.c  - 1200 A.c.

     O período posterior é chamado de Homérico, XII- VIII A.c, nome dado em homenagem ao grande poeta autor das  obras Ilíada - que narra a guerra dos gregos contra Tróia e Odisséia- que narra o retorno de Ulisses da guerra , a sua casa , o chamado Oikós, ( casa grande ).
     É bom dizer que a escrita neste momento desapareceu, ou seja não existe, e tudo que se sabe sobre estes períodos e por meio destas obras escritas no século VIII A.c.   Portanto a História dos Deus e Semi- deuses está contada nestas obras.
     O período posterior é chamado de Arcaico VIII- neste período a Hélade é marcada pelo domínio da Oligarquia- poucos aristocratas , nobres, governam a Pólis - cidade- que são independentes, autônomas , cada uma possui o seu próprio modo de governar e se organizar.

     O período Clássico é marcado por uma eferverscência cultural , com os grandes festivais teatrais, os jogos olímpicos, a polis , a democracia em Atenas funcionando com toda força, grandes monumentos são construídos .

     No geral os Helenos contribuíram em diversos campos do saber e da cultura , desda engenharia , arquitetura ,  o teatro , literatura e filosofia.

     Para tanto é necessário que vocês busquem entender o significado do termo Diáspora , na Grécia ocorreram duas , sendo a primeira caracterizada pela chegada dos Dórios , povo indo -europeu a ilha de Creta na região do mar mediterrâneo, promovendo a destruição da civilização Minóica, no século XII a.c . Neste processo os povos que lá estavam se dispersão em decorrência do fato dos Dórios serem extremamente violentos. Daí surge a civilização Micênica caracterizada pelo seu intenso comercio e navegação e seus palácios.

     A organização política se caracterizava pelas comunidades Gentílicas , nelas a terra é de todos , e o Pater , ( ancião ),é o líder , porém com o crescimento populacional os Genos se unem a outros formando Fratrias. Nas Fratrias ocorre uma divisão social e as pessoas próximas por nascimento aos Pater tinham acesso as melhores terras e eram chamadas de Eufratrias, bem nascidos.
     Neste novo contexto muitas pessoas ficaram sem terra formando tribos , e posteriormente formando as Pólis - cidades estados soberanas , independentes.

     A Grécia nos legou uma série de instituições e conhecimentos, desda Democracia,  poder do povo , a filosofia , o teatro ,aos jogos olímpicos que eram uma homenagem a Zeus e contava somente com a participação dos homens , acontecendo num intervalo de 4 a 4 anos . É interessante saber que quando os gregos estavam guerreando , ela cessava em função do evento, das préticas esportivas.
     A mitologia grega estava associada a religião , que era politeísta ou seja possuíam vários deuses , que intervinham diretamente nas relações humanas .

     As cidades - estados possuíam seu próprio governo e autonomia para tomarem suas decisões , a exemplo temos Esparta e Atenas , irmãs e rivais , nelas existia uma praça central chamada de Ágora , local de encontro para troca de ideias e experiências, celebrações religiosas, onde decisões sobre a cidade eram tomadas. Possuíam a mesma religião e falavam a mesma língua isso dava unidade a cultura Helena embora fossem governados por diferentes aristocracias. Suas principais atividades comerciais estavam ligadas ao Mar , portanto trocas , comercio marítimo. A Acrópole estava situada nas partes mais altas da cidade para proteger dos ataques e invasões.












Semana de Estudos Intensivos - História 3°C


Olá alunos, como vocês estão?

Para esta semana, o foco das atividades são os estudos intensivos, aonde vamos reforçar algum ponto de atividades que consideramos mais importantes.


Como tivemos na semana passada uma atividade com base no ENEM, e esta semana na escola é a semana de estudos intensivos, nessa semana a atividade proposta será o seguinte: Rever conteúdos sobre a Revolução Russa e a Crise de 1929.


Quero que façam um texto, entre 15 a 20 linhas, citando sobre ambos fatos históricos as principais causas e motivações que levaram ambos fatos a ocorrerem. Sugiro fazerem metade do texto dissertativo com cada parte do tema, para ficar mais fácil.

Me enviem o texto por email, willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br , pelo Google Sala de Aula (já identifiquei que a maioria dos alunos já ativaram, pode ser por lá), ou entregando a atividade na escola se não houver outra possibilidade para você.

Prazo para entrega, próxima terça, 28/07.

Aproveitando pessoal, deixei um pequeno vídeo explicando como acessar aulas on line pelo centro de mídias, quando eu ou outros professores marcarem. Lembrando que ontem tivemos uma aula online... É super fácil, só acompanhar:






Qualquer dúvida, só me enviar email, ou comentar aqui no blog.


Prof. Willian Alves

Semana de Estudos Intensivos - História 2°F


Olá alunos, como vocês estão?

Para esta semana, o foco das atividades são os estudos intensivos, aonde vamos reforçar algum ponto de atividades que consideramos mais importantes.


Nessa semana nosso enfoque será o início da colonização nas Américas Portuguesa e Espanhola.


Quero que façam um texto, entre 10 a 15 linhas, citando alguns povos que viviam nesses lugares, seus costumes (como viviam, religião, organização social), e resistência à ocupação européia.

Me enviem o texto por email, willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br , pelo Google Sala de Aula (já identifiquei que a maioria dos alunos já ativaram, pode ser por lá), ou entregando a atividade na escola se não houver outra possibilidade para você.

Prazo para entrega, próxima terça, 28/07.

Aproveitando pessoal, deixei um pequeno vídeo explicando como acessar aulas on line pelo centro de mídias, quando eu ou outros professores marcarem. Lembrando que ontem tivemos uma aula online... É super fácil, só acompanhar:






Qualquer dúvida, só me enviar email, ou comentar aqui no blog.


Prof. Willian Alves


2º ANO – 2º Bimestre - FILOSOFIA

A aula-vídeo desta semana se encontra disponível no Centro de Mídias SP. O aluno precisa assistir com atenção à videoaula e para realizar a 4ª atividades.

1) 2ª série EM - Filosofia - A construção do eu a partir do cuidado com o outro e o mundo – 16/07/2020



2) Atenção!

O aluno que ainda não realizou as atividades das aulas anteriores ficar atento aos prazos.


4ª ATIVIDADE



1º ANO – 2º Bimestre - FILOSOFIA

A aula-vídeo desta semana se encontra disponível no Centro de Mídias SP. O aluno precisa assistir com atenção à videoaula e para realizar a 4ª atividades.

1) 1ª série do EM - Filosofia - Humanidade: A natureza da cultura e a cultura da natureza - 16/07/2020





2) Atenção!

O aluno que ainda não realizou as atividades das aulas anteriores ficar atento aos prazos.

ATIVIDADE 4















2 bimestre - Geografia aula - 06.


Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.
Estamos caminhando para o final do 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.


Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de REVISÃO DO 2 BIMESTRE


É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.



ATENÇÃO NESSA SEMANA IREMOS FAZER UMA REVISÃO DOS CONTEÚDOS APLICADOS ATÉ O MOMENTO REFERENTES AO 2 BIMESTRE.

SERÁ SE EXTREMA IMPORTÂNCIA VOCÊ REVER AS AULAS NO YOUTUBE CANAL CMSP PARA TIRAR AS DÚVIDAS.

ACESSE O LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AO CANAL DO YOUTUBE.


https://www.youtube.com/channel/UCJF8dn7OAkMgnHeRxj-yRNA



E AI ?
ASSISTIU AS VÍDEO AULAS ?
MARAVILHA........



AGORA CLICK NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA DA NOSSA AULA.

https://forms.gle/aDzeKY1rFFuhYAXs8



ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.



NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.



VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.



QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.





BOA AULA A TODOS.....












2 bimestre - Geografia aula - 07.


Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.
Estamos caminhando para o final do 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.


Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de REVISÃO DO 2 BIMESTRE


É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.



ATENÇÃO NESSA SEMANA IREMOS FAZER UMA REVISÃO DOS CONTEÚDOS APLICADOS ATÉ O MOMENTO REFERENTES AO 2 BIMESTRE.

SERÁ SE EXTREMA IMPORTÂNCIA VOCÊ REVER AS AULAS NO YOUTUBE CANAL CMSP PARA TIRAR AS DÚVIDAS.

ACESSE O LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AO CANAL DO YOUTUBE.


https://www.youtube.com/channel/UCM62zdmQ2R3VOR6v6Va70aw



E AI ?
ASSISTIU AS VÍDEO AULAS ?
MARAVILHA........



AGORA CLICK NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA DA NOSSA AULA.

https://forms.gle/s6hb5P1gwJ7jddZ7A



ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.



NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.



VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.



QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.





BOA AULA A TODOS.....













2 bimestre - Geografia aula - 07.


Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.
Estamos caminhando para o final do 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.


Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de REVISÃO DO 2 BIMESTRE


É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.



ATENÇÃO NESSA SEMANA IREMOS FAZER UMA REVISÃO DOS CONTEÚDOS APLICADOS ATÉ O MOMENTO REFERENTES AO 2 BIMESTRE.

SERÁ SE EXTREMA IMPORTÂNCIA VOCÊ REVER AS AULAS NO YOUTUBE CANAL CMSP PARA TIRAR AS DÚVIDAS.

ACESSE O LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AO CANAL DO YOUTUBE.


https://www.youtube.com/channel/UCkObaGgM8jacXZhoBtzOtDQ



E AI ?
ASSISTIU AS VÍDEO AULAS ?
MARAVILHA........



AGORA CLICK NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA DA NOSSA AULA.


ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.



NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.



VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.



QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.




BOA AULA A TODOS.....