CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 24 de junho de 2020

Frações


Disciplina:Matemática
Professora:Cida Magalhães
2°BIMESTRE
1°SérieA do Ensino Médio
Centro de mídias SP
Caderno do aluno 
Volume 2
Retomada:
Funções do 1°grau  Parte 3
https://youtu.be/QOv6vBIfqjA
Gráficos das funções Afim
Gráficos das funções lineares
Gráficos das funções constante
Funções do 1°grau Parte 4
https://youtu.be/R-vPP3pjLYo
Crescimento e descrecimento
Taxa de variação  da função do 1°grau
Atividade    1 página 10
Atividades  3 e 4 página 11
Atividades  5,7,8 e 9 página12
Atividades 10 e 11 página 13
Orientações: Essas atividades deverão  ser respondidas e enviadas ao e-mail: mariaaparecidamagalhaes@prof.educação.sp.gov.br
Identificação do aluno ( nome,turma e série)
A data prevista para entrega é dia 01/07/2020

Paródia / intertextualidade


Semana de estudos de 29/06 a 03/07

“Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.”
Oswald de Andrade

Paródias e memes digitais
O roteiro de estudo desta semana é baseado na aula do centro de mídias. É imprescindível que você assista e entenda o que são paródias.
Link para a aula do centro de mídias:


Dentro da aula, você entendeu a intertextualidade?

No modernismo podemos ver o uso desse diálogo entre textos. Acesse o link abaixo, leia os poemas e entenda a paródia feita por Oswald de Andrade com o poema de Gonçalves Dias.
Lá neste link você vai encontrar uma tarefa.



 Após fazê-la, enviar para o e-mail:  


Bom estudo!
Professora Zuleide

Aula 6 - Química - Combustíveis e suas transformaçoes - 1B e1C

Boa noite alunos,

conforme nosso cronograma, segue o conteúdo e as atividades a serem realizadas no  decorrer da semana .


Aula 6 - Química  - Combustíveis ( álcool e gasolina )  e suas transformações  


PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES:

  1.      Fazer a leitura do texto : Poder Calorifico dos combustíveis  : Álcool e Gasolina  
  1. ·    Assistir o vídeo : https://www.embrapa.br/milho-e-sorgo/-/asset_publisher/5qTVmWdGWiRK/content/id/2246671  e pesquisar sobre o assunto com anotações no caderno.
  1. ·    Fazer um resumo sobre o tema :  transformações químicas  -  Relação entre as  quantidades envolvidas  ( minimo 10 linhas)  
               Data de entrega : 30/06/2020

  1. Texto : Poder Calorífico de combustíveis



O Poder Calorífico de combustíveis é definido como a quantidade de energia interna contida no combustível, sendo que quanto mais alto for o poder calorífico, maior será a energia contida.

Um combustível é constituído, sobretudo de hidrogênio e carbono, tendo o hidrogênio o poder calorífico de 28700Kcal/kg enquanto que o carbono é de 8140Kcal/kg, por isso, quanto mais rico em hidrogênio for o combustível maior será o seu poder calorífico.

Há dois tipos de poder calorífico:

• poder calorífico superior

• poder calorífico inferior

Poder Calorífico Superior

É a quantidade de calor produzida por 1 kg de combustível, quando este entra em combustão, em excesso de ar, e os gases da descarga são resfriados de modo que o vapor de água neles seja condensado.

Poder Calorífico Inferior

É a quantidade de calor que pode produzir 1kg de combustível, quando este entra em combustão com excesso de ar e gases de descarga são resfriados até o ponto de ebulição da água, evitando assim que a água contida na combustão seja condensada.

Como a temperatura dos gases de combustão é muito elevada nos motores endotérmicos, a água contida neles se encontra sempre no estado de vapor, portanto, o que deve ser considerado é o poder calorífico inferior e não o superior.

Fórmula para determinar o poder calorífico inferior.

Para a gasolina: Para o benzol:

PCI = PCS - 780 Kcal/Kg PCI = PCS - 415

Para álcool etílico: Para o óleo diesel:

PCI = PCS - 700 PCI =PCS - 730

Para álcool metílico:

PCI = PCS - 675

PCI = PODER CALORIFICO INFERIOR

PCS = PODER CALORIFICO SUPERIOR

Química do automóvel 
Gasolina 
A gasolina é o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros. Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono).
A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc. Esse combustível é um líquido volátil e inflamável, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.
Essas gasolinas possuem aditivos que visam melhorar a performance do combustível, como:

1. Inibidor de corrosão: agente que protege as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;

2. Detergente: reduz os depósitos no sistema de injeção e no motor de forma a melhorar a combustão;

3. Agente veículo (solvente sintético): é muito estável a altas temperaturas, por isso provoca resíduos minúsculos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor;

4. Desmulsificante: esse aditivo promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante.

O grande crescimento da produção de gasolina é produto do desenvolvimento da indústria automobilística. Este crescente aumento é possível através do refino e também de processos de transformação de frações pesadas. Esses processos fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo no estado puro.

As empresas petrolíferas são as responsáveis pela fabricação das diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e pela mistura dos aditivos, mas é válido ressaltar que este trabalho é feito através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
Álcool 
♦ Constituição Química:
O etanol (H3C ─ CH2 ─ OH), também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool, é o composto mais conhecido do grupo orgânico dos álcoois. Ele é caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) diretamente ligada a um carbono.
Ele se apresenta em temperatura ambiente, na forma líquida, incolor, com cheiro bastante característico e sendo miscível com água.
Sua fórmula química estrutural está representada abaixo:
♦ Processo de produção:
O álcool etílico foi uma das primeiras substâncias produzidas pelo homem. Pesquisas indicam que já na Pré-história, provavelmente no período Neolítico, ele já era fabricado para ser usado em bebidas. Ele é produzido por meio da fermentação de polissacarídeos (como amido e celulose) e de dissacarídeos (como sacarose e maltose).
A produção desse composto pode se dar de duas maneiras principais: (1) por hidratação do etileno (eteno), que é o método mais usado fora do Brasil; e (2) por fermentação de açúcares de cereais, como melaço de cana-de-açúcar, suco de frutas e de beterraba, a batata, o milho, a cevada e o arroz. No Brasil, o principal método de produção do etanol é pela fermentação do açúcar de cana; já nos Estados Unidos usa-se o milho.
O processo de produção está sintetizado a seguir:
(1º) Moagem da cana: obtém-se a garapa com alto teor de sacarose;
(2º) Produção de melaço: a garapa é aquecida para se produzir o melaço com 40% de sacarose em massa. Parte da sacarose se cristaliza formando um açúcar escuro, que é refinado e dá origem ao açúcar comum;
(3º) Fermentação do melaço: faz-se a fermentação do melaço adicionando-se a ele leveduras como a Saccharomyces, que transforma a sacarose em etanol. As reações bioquímicas que ocorrem são mostradas a seguir:
(4º) Destilação do mosto fermentado: o mosto fermentado, obtido após a fermentação, contém 12% em volume de etanol. Ele sofre, então, destilação fracionada e assim se obtém uma solução com 96% de etanol e 4% de água em volume.
♦  Aplicações:
Ele é usado em bebidas alcoólicas; quando anidro, isto é, sem água, é usado em mistura com a gasolina; já quando está desnaturado (misturado com substâncias de sabor e cheiro desagradáveis, para não ser usado em bebidas alcoólicas) é comercializado em farmácias e supermercados, para ser usado principalmente em soluções desinfetantes. Além disso, o etanol também é usado como solvente de tintas e vernizes e em reações de obtenção de diversos compostos orgânicos.
Todavia, estamos interessados na finalidade de uso do etanol como combustível para carros, em que se usa o etanol a 95%.
♦  Uso como combustível:
Na década de 1970, o Brasil iniciou um projeto denominado Proálcool, que incentivava o uso do álcool como combustível no lugar da gasolina (derivada do petróleo). Isso porque, na época, estava ocorrendo uma crise mundial do petróleo; assim, os governos incentivaram a produção de carros movidos a álcool e até mesmo a conversão de motores movidos à gasolina para motores à explosão movidos a álcool. Porém, com o tempo, a gasolina voltou ao topo da lista dos consumidores, porque o seu preço abaixou bastante e seu rendimento é maior que o do álcool.
Entretanto, para o meio ambiente, isso trouxe prejuízos, porque, ao contrário dos derivados do petróleo, o álcool é um recurso renovável. Isso significa que é possível replantar, por exemplo, mais canas-de-açúcar, à medida que for sendo produzido mais etanol.
Outro ponto forte do etanol em relação aos derivados do petróleo é que esses últimos liberam em sua combustão óxidos de enxofre, como o SO2, que são compostos poluentes que podem contribuir até mesmo para a chuva ácida. O etanol também polui o meio ambiente, porém, em comparação com a gasolina e outros combustíveis fósseis, seu grau de poluição é menor.



ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO: Entrega da lista  feita a caneta   via e-mail institucional a atenção a chamada pelo Watts zap no dia de nossa aula.  

e-mail : joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br  telefone : 99835-2009



Aula 6 - Física - Energia Cinética, Potencial e meio ambiente - 1B

Boa  noite alunos , 

Conforme nosso cronograma de estudos , segue abaixo o material para leitura e realização das atividades da semana . 


Aula 6 - Física  -  Energia Cinética, Potencial e Meio Ambiente

Passo a passo das atividades :


·        Caderno do aluno –Continuar os exercícios da aula anterior , realizando as  atividades da paginas pagina 28
·        Fazer a leitura do texto enviado pela professora contendo conteúdo novo e resolver os exercícios propostos  postados no Blogger. 

Texto  complementar á apostila :

Energia Potencial


Energia Potencial é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética.
Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.

Energia Potencial Gravitacional

É a energia que corresponde ao trabalho que a força Peso realiza.
É obtido quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nível de referência (solo, chão de uma sala, ...).
Enquanto o corpo cai vai ficando mais rápido, ou seja, ganha Energia Cinética, e como a altura diminui, perde Energia Potencial Gravitacional.

Energia Potencial Elástica

Corresponde ao trabalho que a força Elástica realiza.
Como a força elástica é uma força variável, seu trabalho é calculado através do cálculo da área do seu gráfico, cuja Lei de Hooke diz ser:
Como a área de um triângulo é dada por:
Então:








Boa noite!
Dando continuidade ao estudo de soluções, vamos aprender um pouco mais sobre o número de mol.

Concentração em mol/L
A concentração em quantidade matéria (M) ou concentração mol/L é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V).
M  = n soluto (n1)
      V solução
M : concentração molar
n1 : número de mols do soluto
V : volume

O número de mol é calculado dividindo a massa (g) de uma substância pela sua massa molecular.

                                   n =      m
                                             MM
n = número de mol
m = massa (g))
MM = massa molecular (soma das massas atômicas)

Exemplo:
Dados :  Massa molecular do CO2 : 44 g.mol-1
Para determinar o número de mol, vamos dividir a massa em gramas, pelo massa molecular.
                                   n =      m           44 g   = 0,1 mol
                                             MM             44 g.mol-1
A importância de aprendermos  a calcular o número de mol, é que em alguns exercícios de concentração mol/L não terá o número de mol.

Vamos treinar resolvendo alguns exercícios:

1)    A concentração é uma característica importante das soluções e um dado necessário para o seu uso no laboratório, na indústria e no cotidiano. Abaixo temos exemplo de soluções de hidróxido de sódio,  com os respectivos volumes e massas:

I.             500 mL e   20g
II.            1000 mL e 20g
III.          500 mL e   20g
IV.          1000 mL e 60g
      Qual solução cuja a concentração mol/L é 1,0 mol/L está contida no      recipiente:
a)    I          b) II       c) III      d) IV
Dados : Massa molecular do hidróxido de sódio : 40g.mol-1

2)    No rótulo de um frasco de laboratório, contendo um líquido incolor, lê-se o seguinte:
                                         HNO3(aq)        =       M = 0,1 mol/L
       Acerca do conteúdo desse frasco:
a)    Qual o soluto e qual o solvente?
b)    Quantos mols de soluto há em um litro de solução?
d)    Quantos mols de soluto há em 500 mL de solução?
e)     Qual a massa da quantidade respondida no item anterior ?
f)     Expresse a concentração dessa solução em g/L.



Orientações :
 Assista as aulas do centro de mídias dos dias 15 e 22/06, disponíveis no centro de mídia e no YouTube.
Copie o roteiro de estudo e resolva os exercícios no caderno não precisa enviar por e-mail.
Cuide se, e  qualquer dúvida utilize o   no nosso blog escolar .






Boa noite!!
Tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem.
Dando continuidade ao estudo de transformações químicas, vamos analisar as reações químicas.

1.    Reações de síntese
As reações de síntese ou composição ocorrem quando duas ou mais substâncias sofre uma transformação que dá origem a uma única substância diferente, geralmente liberando energia.
Exemplos:
Magnésio metálico + gás oxigênio →  óxido de magnésio
Carbono grafita + gás oxigênio → gás carbônico
Analisando as reações, duas substâncias reagem entre si, formando uma única substância no produto.
2.    Reações de análise:
As reações de análise ou decomposição ocorrem quando uma única substância sofre uma reação química dando origem a duas ou mais substâncias diferentes.
Alguns exemplos comuns de reação  de análise são:
1.    Pirólise : Reação na qual a quebra da substância é provocada pelo aquecimento ou fogo (piro). É indicada pelo um triângulo (∆) colocado em cima da seta.
          Óxido de cálcio           cálcio metálico  +  gás oxigênio
2.    Fotólise :  Reação na qual a quebra da substância é provocada pela luz. É indicada pela letra grega () em cima da seta.
Peróxido de hidrogênio          oxigênio    +    água.
     3.    Eletrólise :   Reação na qual a quebra da substância é provocada pela                       passagem de corrente elétrica. É indicada pela ( i )em cima da seta.
           Água    i → gás hidrogênio + gás oxigênio.
             Observação: os símbolos não estão em cima das setas, não conseguir colocar, desculpa.




Agora que temos o nosso roteiro de estudo vamos resolver os seguintes exercícios

Nitrito de amônio   ∆→   água   +  nitrogênio
Óxido de sódio + água    hidróxido de sódio
Cloreto de sódio     i→    sódio metálico + gás cloro
Cloreto de prata     → prata metálica + cloro

2)    A seguir são fornecidas algumas equações de reações químicas. A esse respeito, indique a alternativa falsa.
      I. Cloreto de prata     → prata metálica + cloro
     II. sódio metálico + gás oxigênio  → óxido de sódio
    III. óxido de cálcio  + água      hidróxido de cálcio
    IV. óxido de alumínio    alumínio metálico   + oxigênio
   V.   gás carbônico  → monóxido de carbono   +  oxigênio

a)    As reações I, IV e V representam uma análise química.
b)    A reação I é uma fotólise.
c)    A reação III ocorre com grande liberação de calor.
d)    As reações II e III representam uma composição química.
e)    Os produtos das reações de análise são sempre uma substâncias simples.
Lembrando que substâncias simples formada pelo mesmo elemento químico ao importa a quantidade. Exemplos : O2 ; O3;  Cl2
Orientações :
 Assista as aulas do centro de mídias dos dias 15 e 22/06, disponíveis no centro de mídia e no YouTube.
Copie o roteiro de estudo e resolva os exercícios no caderno não precisa enviar por e-mail.
Cuide se, e  qualquer dúvida utilize o   no nosso blog escolar .


Boa noite!
Vamos continuar o nosso estudo de química orgânica, com a classificação das cadeias carbônicas,  e não esqueçam jamais:
Química orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos orgânicos.
Carbono é tetravalente, ou seja, faz quatro ligações.

1. De acordo com o fechamento da cadeia:
a) Abertas: São também chamadas de acíclicas e de alifáticas. Esse tipo de cadeia tem duas extremidades ou mais e não possui ciclo nem anel aromático. Exemplos:
b) Fechadas: Também são chamadas de cíclicas, porque seus átomos de carbono ligam-se, formando um ou mais ciclos ou anéis aromáticos, não possuindo nenhuma extremidade livre. Exemplos:


As cadeias fechadas, por sua vez, subdividem-se em dois grupos:

2. De acordo com a disposição dos átomos na cadeia:
a) Normal: Também chamada de cadeia reta ou linear, esse tipo de cadeia apresenta apenas duas extremidades. Exemplos:
b) Ramificada: Possui mais de duas extremidades. Exemplos:
3. De acordo com os tipos de ligações entre os carbonos: 
 a) Saturadas: Quando as ligações entre os carbonos são apenas ligações simples. Exemplos:
b) Insaturadas: Quando possui pelo menos uma dupla ou tripla ligação entre carbono. Exemplos:

4. De acordo com a natureza dos átomos que existem na cadeia:
a) Homogênea: se na cadeia carbônica não houver nenhum outro tipo de átomo entre os carbonos. Exemplos:

b) Heterogênea: Se houver pelo menos um átomo de outro elemento entre dois carbonos da cadeia, isto é, um heteroátomo.


Heteroátomo: átomo diferente entre os carbonos.
                                                                                                


Exercícios:

1)    O geraniol é um dos responsáveis pelo aroma dos gerânios e das rosas.
                                 Geraniol
     Classifique as cadeia carbônica do geraniol.

2)    O aroma de baunilha se deve à vanilina. Classifique a cadeia carbônica desse composto.
                     

3)    Na fabricação de tecidos de algodão, a adição de compostos do tipo N-haloamina confere a eles propriedades biocidas, matando até bactérias que produzem mau cheiro. O grande responsável por tal efeito é o cloro presente nesses compostos.

                    


 A cadeia carbônica da N- haloamina acima representada pode ser classificada como:

a)    Homogênea , saturada, normal.
b)    Heterogênea, insaturada, normal.
c)    Heterogênea, saturada, ramificada.
d)    Homogênea,  insaturada, ramificada.

Orientações :
Copie o roteiro de estudo e resolva os exercícios no caderno não precisa enviar por e-mail.

Cuide se, e  qualquer dúvida utilize o   no nosso blog escolar .