CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 8 de julho de 2020

OLÁ PERSONAS, ATV 8: ENTREGA ATÉ 14/07/20. CÁLCULO DO DETERMINANTE.

NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR, NA BARRA DE ASSUNTO QUANDO FOREM ENVIAR POR E-MAIL: NOME, SÉRIE E ATV8.
É NECESSÁRIO CONTER OS CÁLCULOS.

OBS.: SOBRE DÚVIDAS DA ATV ANTERIOR, VOU TENTAR POSTAR AINDA ESSA SEMANA UMA VÍDEO AULA BASEADA NESSAS DÚVIDAS.


SEGUE LINK PARA SUPORTE NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:


06/07 - 2ª série EM - Determinantes - CMSP





EXERCÍCIOS

SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO - 2º BIM

PÁG. 29 - ATIVIDADE 41
OLÁ PERSONAS, ATV 8. ENTREGA: ATÉ 14/07/20. DIVISÃO DE POLINÔMIOS: MÉTODO DA CHAVE E REDUÇÃO DO GRAU DE POLINÔMIOS.


NÃO ESQUEÇAM DE, NA HORA DE MANDAR O E-MAIL, NA BARRA DE ASSUNTO, COLOCAR: NOME, SÉRIE E ATV8. É NECESSÁRIO CONTER OS CÁLCULOS. VERIFIQUE SE A FOTO ESTÁ LEGÍVEL QUANDO SE ABRE O ARQUIVO.

SEGUEM LINKS DE VÍDEO AULAS PARA SUPORTE NA REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS:


POLINÔMIOS: CONCEITOS E OPERAÇÕES - DIVISÃO PELO MÉTODO DA CHAVE (PARTE 1) - PROFESSOR SILVANO PRATES

https://www.youtube.com/watch?v=6u7nxblUc48


POLINÔMIOS: CONCEITOS E OPERAÇÕES - DIVISÃO PELO MÉT. DA CHAVE E REDUÇÃO DO GRAU DE POLIN. (PARTE 2) - PROFESSOR SILVANO PRATES

https://www.youtube.com/watch?v=WH11VzcWBgw


EQUAÇÃO DO 3 GRAU: COMO ACHAR AO MENOS UMA RAIZ

 https://www.youtube.com/watch?v=RvlzVJ6AcXc&t=12s



EXERCÍCIOS


SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO - 2º BIM

PÁG. 20. ATIVIDADE 4
PÁG. 21. ATIVIDADE 5

1° Trabalho do 2° Bimestre

Escola Estadual Herbert Baldus
Nome:
Turma:
N°;
Disciplina:
Prof:
Data:
          Trabalho de Matemática
Questão 1
Encontre o valor de f(x) = x² + 3x – 10 para que f(x) = 0

Questão 2
Calcule o valor de 5x² + 15x = 0 para que f(x) = 0

Questão 3
As raízes da equação 2x2 + bx + c = 0 são 3 e − 4. Nesse caso, o valor de b - c é
a) −26.
b) −22.
c) −1.
d) 22.
e) 26.

Questão  4
Determine os zeros das funções a seguir:
a) y = 5x+2
b) y =
c) f(x)=  x + 4

Questão 5
Classifique cada uma das funções seguintes em crescente ou decrescente:
a) y = 4x + 6
b) y = --x + 10
c)y =(x + 2)2  -- (x --1)2

Questão 6
Um táxi começa uma corrida com o taxímetro marcando R$ 4,00. Cada quilômetro rodado custa R$1,50. Se ao final de uma corrida, o passageiro pagou R$ 37,00 , a quantidade de quilômetros percorridos foi:
b) 11
c) 33
e) 32
d) 22
a) 26

Questão 7
A respeito de grandezas proporcionais, assinale a seguir a alternativa que for correta.
a) A velocidade de um automóvel e a distância percorrida por ele são grandezas inversamente proporcionais.
b) A quantidade de mercadorias produzidas em uma fábrica e o número de funcionários, trabalhando em condições ideais nela, são grandezas inversamente proporcionais.
c) A área da base de um prisma e seu volume são grandezas diretamente proporcionais.
d) A distância percorrida por um táxi e o valor final da corrida são grandezas inversamente proporcionais.
e) A velocidade de um automóvel e o tempo gasto no percurso são grandezas diretamente proporcionais.

Questão 8
Um automóvel está a uma velocidade 2c em uma rodovia. Sabendo que 2c é metade da velocidade máxima permitida nessa rodovia, assinale a alternativa:
a) Como velocidade e tempo gasto no percurso são grandezas diretamente proporcionais, se a velocidade do automóvel for 4c, ele gastará o dobro do tempo no percurso.
b) Se a velocidade do carro for igual à velocidade máxima permitida na rodovia, o automóvel percorrerá o dobro da distância que seria capaz de percorrer na velocidade inicial.
c) Quando a velocidade do automóvel for igual a c, sua velocidade será igual à velocidade máxima da rodovia.
d) As grandezas velocidade e distância percorrida são inversamente proporcionais.
e) As grandezas velocidade e tempo gasto no percurso são diretamente proporcionais.

Questão 9
Qual é a velocidade de um automóvel que gasta duas horas em um percurso, sabendo que gastaria 6 horas nesse mesmo percurso se estivesse a 30 km/h?
a) 90 km/h
b) 60 km/h
c) 30 km/h
d) 20 km/h
e) 10 km/h

Questão 10
Uma fábrica mantém jornadas de trabalho de 6 horas para seus funcionários e, com essa jornada, a produção mensal é de 160 mil produtos. Quantas horas diárias serão necessárias para elevar a produção para 240 mil produtos?
a) 2 horas
b) 4 horas
c) 5 horas
d) 9 horas
e) 12 horas

Orientações: Essas atividades deverão  ser respondidas e enviadas ao e-mail: mariaaparecidamagalhaes@prof.educação.sp.gov.br
Identificação do aluno ( nome,turma e série)
A data prevista para entrega é dia 15/07/20
Bom Trabalho !
Prof, Cida



Boa Noite!

ATIVIDADES:
Þ   Video aula CMSP;
Þ   Atividades;
Questão 1
Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
       a) O lixo é caracterizado como tudo aquilo que não tem mais utilidade e não apresenta nenhum valor para o homem e, consequentemente, é jogado fora.
b) A destinação inadequada do lixo pode desencadear vários problemas socioambientais, como, por exemplo, poluição do solo, entupimento de bueiros e poluição visual.
c) A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.

d) O lixo urbano recebe classificação de acordo com sua fonte geradora e composição do material, havendo a necessidade de tratamento específico para cada tipo de lixo.
      e) A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.


Questão 2
A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo.

              Questão 3
O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:
Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.
2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.
3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.
4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas  
b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas
c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas
d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta 
e) Quando todas as alternativas estiverem corretas
 
Questão 4
 A produção de lixo tem se intensificado a cada ano, sendo uma das consequências do aumento populacional nas cidades e da intensificação do modelo consumista. Com base nos seus conhecimentos e no texto, aponte os principais malefícios gerados pelo lixo urbano.
Questão 5
 O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.
a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.
b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.
 

Com base no conteúdo da aula anterior responda as questões acima.                                          Bons estudos!
 Professora Camilla

Atividade 8 - Determinante


As atividades podem ser respondidas no Google Sala de aula ou enviar as imagens das atividades copiadas e respondidas por e-mail até 15/07 para o e-mail jociener@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades podem ser respondidas no Google Sala de Aula



Habilidade: Currículo Oficial – Reconhecer situações problema que envolvam sistemas de equações lineares (até 4ª ordem), sabendo equacioná-los e resolvê-los.



Assistir às aulas relacionadas aos links a seguir para e resolver os exercícios propostos.

06/07 - 2ª série EM - Matemática - Sistema de equações lineares - Determinantes: Parte VII, link: https://youtu.be/VZBjS712AmE

08/07 - 2ª série EM – Matemática - Sistema de equações lineares - Determinantes: Parte VIII, link: https://youtu.be/QuV9BQfaghs

Atividade 8 - Determinante

1. Dada a matriz A = (aij)2 x 2, em que aij = 2.i + j, calcule o det. (A).

2. Encontre o valor dos determinantes das seguintes matrizes:











5. Uma pesquisa foi realizada com um grupo de 500 crianças de 3 a 12 anos de idade. Para esse grupo, em função da idade x da criança, concluiu-se que o peso médio p(x), em quilogramas, era dado pelo determinante da matriz A, em que:








a)      o peso médio de uma criança de 7 anos.

b)      a idade mais provável de uma criança cujo peso é 30 kg.

6. Qual é a área do triângulo BAH de vértices B(0, 0), A(4,4) e H(2,6), representado no sistema de eixos cartesianos da figura a seguir?

















































Observação para responder os exercícios 9 e 10. “Três pontos estão alinhados se pertencem à mesma reta. Isto é verificável se o valor do determinante destes 3 pontos for igual a zero.”
9. Verifique se os pontos A (1, 2), B (-2, 5) e C (4, -1) estão alinhados e represente-os no plano cartesiano.
10. Verifique se os pontos A (2, 5), B (3, 7) e C (-1, -1) estão alinhados.







LEIS DE MENDEL E TEORIAS DA GERAÇÃO- ASPECTOS HISTÓRICOS DAS CONCEPÇÕES SOBRE HEREDIATRIEDADE

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE DE BIOLOGIA 2ºS ANOS E.M

ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 14/07/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO DIA 23/06 NO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.

QUESTÕES

COM BASE NA AULA DO CMSP DE 23/06 E LEITURA DE SITES CONFIAVEIS, EXPLIQUE:
1- COMO AS LEIS DE MENDEL EXPLICAM A VARIABILIDADE GENÉTICA?

2- A PARTIR DE BREVE EXPLICAÇÃO, USE A BASE DE CRUZAMENTOS DE ERVILHAS PARA EXPLANAR A LEI DA ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES, LEI DA DOMINÂNCIA E RECESSIVIDADE, LEI DA SEGREGAÇÃO DOS FATORES E DA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE.

3-ANTES DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS, EXAUTIVAMENTE POR MENDEL, DURANTE ANOS, MUITOS FILOSOFOS E CIENTISTAS OPINARAM A CERCA DA HEREDITARIEDADE, TENDO EM VISTA A FALTA DE RECURSOS, MUITAS TEORIAS ESTAPAFURDIAS FORAM APRESENTADAS. PESQUISE E FAÇA UM RESUMO SOBRE CADA UMA DELAS:
A- TEORIA DA PANGENESE
B- TEORIA DA PRÉ- FORMAÇÃO
C- TEORIA DA EPIGÊNESE

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DAS ANGIOSPERMAS PARTE1- ESTRUTURA REPRODUTIVA

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE DE BIOLOGIA 3ºS ANOS E.M

ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 14/07/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO DIA 07/07 NO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL. SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.
5- COMO O CONTEÚDO DA ULTIMA AULA DO CMSP É EXTREMAMENTE EXTENSO E COMPLEXO, SERÁ DIVIDIDO EM DUAS ATIVIDADES.

QUESTÕES:
1- EM SEU CADERNO, DESENHE E DESTAQUE AS PARTES E CARACTERÍSTICAS DOS ÍTENS ABAIXO:

A- ORGANIZAÇÃO GERAL DO CORPO DA FLOR
B- ORGANIZAÇÃO GERAL DO CORPO- FRUTO
C- ESTRUTURAS REPRODUTIVAS E PROCESSO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMAS

2- DE ACORDO COM OS FRUTOS, AS ANGIOSPERMAS SÃO CARACTERIZADAS EM MONOCOTILEDÔNEAS E DICOTILEDÔNEAS, EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRES ESSES TIPOS DE SEMENTES.

3- DE QUE FORMA PODEMOS COMPARAR AS ESTRUTURAS E O PROCESSO REPRODUTIVOS DAS ANGIOSPERMAS COM O HUMANO? EXPLIQUE



Boa noite!

A nossa primeira atividade para nota do segundo bimestre, vocês vão fazer utilizando o link descrito abaixo.

Qualqer dúvida envie no email: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br
Data de entrega:14/07/2020







https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4-SDcnmfo-c3jZFy5BZx1UlJi7C9U_0Y5jdriP-TEVuZhBg/viewform?usp=sf_link
Boa noite!
A nossa primeira atividade para nota do segundo bimestre, vocês vão fazer utilizando o link descrito abaixo.
Qualquer dúvida envie no email : elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br
Data limite de entrega: 14/07/2020











https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTdFan1JmdL-P80bVYyAkN2MXGJ-z9ARH00DS1twNneUtXNg/viewform?usp=sf_link
Boa noite!!
A nossa primeira atividade para nota do segundo bimestre, vocês vão fazer utilizando o link descrito abaixo:
Qualquer dúvida envie no  email: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

Data limite para responder : 14/07/2020.

Obrigada.







https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8Ic5VfkpmqwqoPBmfIU8gSu27Z8ICx3pcUnb7L0G2ShTrNg/viewform?usp=sf_link

Corrente elétrica e campo magnético.

Orientação aos alunos:
* Leiam com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas na plataforma Stoodi e pesquisem em livros didáticos ou pela internet.
* Não se esqueçam de identificar as atividades com nome, ano, série e n° de chamada (se possível).
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 15/07.


Relação entre corrente elétrica e campo magnético.

Na primeira metade do século XIX, a eletricidade e o magnetismo ainda eram tratados como fenômenos que não apresentavam nenhuma relação. Alguns elementos de cada um dos fenômenos marcavam, para o pensamento da época, a impossibilidade de uma relação direta entre eventos elétricos e magnéticos.
A inseparabilidade dos polos magnéticos frente à possibilidade de um polo elétrico único e a atração restrita de materiais pelo ímã diante de um número maior de elementos atraídos por um corpo eletrizado eram os pilares da ideia de que magnetismo e eletricidade eram fatos totalmente distintos.
Em 1820, o dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) percebeu que a agulha imantada de uma bússola sofria deflexões quando estava próxima a um fio condutor por onde passava uma corrente elétrica. Oersted reparou que a agulha da bússola apontava normalmente para o norte geográfico quando o circuito estava desligado, porém, era defletida quando a corrente elétrica fluía pelo fio.
A única possibilidade para a mudança de direção da agulha da bússola era a presença de um campo magnético diferente daquele provocado pela Terra. A conclusão de Oersted foi que cargas elétricas em movimento eram capazes de criar campo magnético. Um fio que conduz corrente elétrica atua como um imã!
A experiência de Oersted abriu caminho para os estudos referentes às relações entre eletricidade e magnetismo. Com isso, percebeu-se que esses dois fenômenos estão intimamente relacionados: magnetismo gera eletricidade e eletricidade gera magnetismo. A partir desse momento, inaugurou-se a era do eletromagnetismo, em que fenômenos de natureza elétrica e magnética tornaram-se responsáveis, por exemplo, pelo funcionamento de motores elétricos e pela geração de energia elétrica.
O experimento de Oersted inaugurou a era de estudos referentes ao eletromagnetismo
O experimento de Oersted inaugurou a era de estudos referentes ao eletromagnetismo

Campo magnético gerado por um fio retilíneo.

Quando um fio retilíneo é percorrido com uma corrente elétrica (i), ele gera ao seu redor um campo magnético, cujas as linhas do campo são circunferências concêntricas pertencentes ao plano perpendicular ao fio e com centro comum em um ponto dele.
Para sabermos qual o sentido do campo magnético deste fio utilizamos a regra da mão direita. Coloca-se polegar direito no mesmo sentido que a corrente, assim a direção que os demais dedos curvados nos mostrará será o sentido do campo, como mostra a figura abaixo:
A lei de Ampére nos permitiu determinar o módulo do campo magnético. Ela nos diz que “o vetor campo magnético é tangente as linhas do campo magnética”. Assim a tangente as linhas do campo magnética será a direção dele, e a intensidade do campo será dado pela equação:
Onde:
R = distância do fio até um ponto da linha do campo (m). 
μ0 = constante de permeabilidade magnética do vácuo que vale μ0 = 4π . 10-7 T.m/A.
i = corrente elétrica ( ampère (A)).
B = campo magnético ( tesla (T))
Observações:
A permeabilidade magnética depende do meio, no vácuo seu valor sempre será μ0 = 4π . 10-7 T.m/A.
A corrente elétrica é o nome dado ao movimento ordenado dos elétrons livres de um condutor, devido à diferença de potencial (d.d.p.) aplicada ao condutor. Sua unidade de medida é o ampère (A). Ou seja, a corrente elétrica são cargas elétricas em movimento.
Cargas em movimento criam campo magnético, e campos magnéticos geram corrente elétrica.

Exemplo.

1) Suponha que temos um fio percorrido por uma corrente de intensidade igual a 5 A. Determine o campo magnético de um ponto situado a 2 cm do fio.
               Linhas de campo magnético geradas ao redor de um condutor retilíneo e longo




Linhas de campo magnético geradas ao redor de um condutor retilíneo e longo


Resolução:

1°) Pela regra da mão direita, vamos determinar o sentido do vetor campo magnético. Na figura, está representado pelas círculos azuis. Sai do plano pelo lado esquerdo e entra no plano pelo lado direito.
2°) Vamos determinar a intensidade do vetor campo magnético num ponto a 2cm do fio.


B = 4 . π . 10-⁷ . 5
          2 . π . 0,02
B = 20 . 10-⁷
           0,04
B = 500 . 10-⁷
B = 5 . 10-⁵ T
Resposta: O campo magnético é de 5 . 10-⁵ T


Campo magnético formado por espira circular.

Considere que um fio condutor retilíneo seja percorrido por uma corrente elétrica contínua. Considere também que esse mesmo fio seja encurvado para formar uma espira plana circular de raio R, percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i, conforme mostra a figura acima.

Em uma espira circular plana, as linhas do campo magnético são circunferências perpendiculares ao seu plano, concêntricas com o condutor. O vetor indução magnética no centro O dessa espira tem as seguintes características:
intensidade: a intensidade do vetor  no centro da espira é dada pela expressão:
direção: normal ao plano da espira;
sentido: dado pela regra da mão direita.
Através da regra da mão direita podemos ver que o vetor B está na vertical
Através da regra da mão direita podemos ver que o vetor B está na vertical.
Exemplo:
2) Calcule a intensidade do vetor campo elétrico no interior de uma espira circular  de raio πm, que é percorrida por uma corrente elétrica constante de 0,5A, conforme a figura acima.
Resolução:

B = 4π.10-⁷ . 0,5
              2 . π
B = 2 . 10-⁷
          2
B = 1 . 10-⁷T
Regra da mão direita.
A regra da mão direita é utilizada para determinar o sentido do campo magnético.
O polegar aponta no mesmo sentido da corrente elétrica (i), que percorre o fio.
Os demais dedos apontam no sentido do campo magnético.
Observe a figura.


A Regra da Mão Direita - Brasil Escolaentrando no plano
saindo do plano
      

Representação do vetor campo magnético entrando no plano da tela é:
                                                           
 Representação do vetor campo magnético saindo do plano da tela é: 
                                                           
Essas representações tem a ver com a relação do vetor campo magnético como se fosse uma flecha, a ponta da flecha e as penas na parte traseira da flecha.

                                                Resultado de imagem para flecha desenho

Agora faça você.


Exercícios.


1) Um fio retilíneo longo e em posição vertical é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 3A e sentido de sul para norte. Determine a intensidade do campo magnético num ponto situado a 50cm do fio.
a) 1,2 .10-⁶T
b) 1,2 .10-⁷T
c) 1,2 . 10⁶T
d) 1,2 . 10⁷T
e) 12 .10-⁸T

2) Em relação à permeabilidade magnética do vácuo μ0, marque o que for verdadeiro:
a) É uma grandeza adimensional;
b) Para outros meios, a permeabilidade magnética pode ser obtida por meio de um fator adimensional que multiplica μ0;
c) A permeabilidade é definida em termos da unidade de campo magnético Gauss.
d) A permeabilidade do vácuo é a maior existente.
e) A permeabilidade magnética do ferro é menor do que no váuo.

3) Leia as afirmações a respeito do campo magnético gerado por uma espira circular.
I – O módulo do campo magnético gerado por uma espira é diretamente proporcional ao seu raio;
II – Se a corrente elétrica que flui por uma espira for dobrada, o campo magnético gerado por ela será duas vezes maior;
III – O sentido da corrente elétrica não interfere na direção e sentido do vetor indução magnética.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) Apenas III
e) Apenas II

4) Uma espira circular de raio 20cm, é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade 3A. Podemos afirmar que o campo magnético no centro dessa espira é de:
a) 3 . 10-⁶T
b) 3 . 10⁶T
c) 3π . 10-⁶T
d) 3π . 10⁶T
e) 3 . 10-⁷T

5) Leia as afirmações a respeito de campos magnéticos gerados por fios retilíneos.
I – O campo magnético gerado por um fio retilíneo é diretamente proporcional à corrente elétrica e inversamente proporcional ao quadrado da distância de um ponto qualquer ao fio;
II – O campo magnético do fio retilíneo sempre é circular e no sentido horário;
III – O campo magnético gerado por um fio retilíneo é diretamente proporcional à corrente elétrica e inversamente proporcional à distância de um ponto qualquer ao fio;
IV – O campo magnético do fio retilíneo sempre é circular. O sentido da corrente elétrica define se o campo magnético ocorre no sentido horário ou anti-horário.
Está correto o que se afirma em
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I e IV
e) III e IV.