CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 8 de setembro de 2020

6º Ano - Estudos Universais em Geografia: Pandemia (Fase II)

 

Profª Maria do Carmo - Geografia

Estudos Universais em Geografia: Pandemia

Caros alunos, Fase II: Identificação e assimilação dos conceitos - Resolução de Exercícios 

link com a descrição e para envio das respostas: 

https://forms.gle/bkx3ayETLvcLMSQ8A

Prazo de entrega da fase II: 11/09. 

Pontos de atenção:

Procure enviar sua atividade sempre por um único canal, de preferência o formulário (classroom) ou para o e-mail: mcarmoramos@prof.educacao.sp.gov.br 

  • Se você já respondeu pelo link, NÃO é necessário enviar a atividade do link para o meu e-mail, o direcionamento é automático.
  • Envie o formulário apenas 1x, o primeiro envio será contabilizado para nota – os demais serão descartados. 
  • Lembre-se de se identificar corretamente no assunto e no corpo do e-mail. SEU NOME/SÉRIE/TURMA/ESCOLA - Exemplo: MARIA DO CARMO RAMOS/1ºa/HERBERT BALDUS
  • Não preenchimento correto dos dados vai caracterizar não entrega de atividade;
  • Dúvidas sobre as atividades serão atendidas por e-mail ou comentário no blog.
  • Se você não conseguir acessar e responder online a atividade estará disponível para retirada na escola.
  • E-mails sem assunto serão devolvidos

Aula 14 de História - 3°C

Olá a todos, e todas!


Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa segunda atividade do terceiro bimestre, a primeira com conteúdo inédito. O tema é  A segunda guerra mundial: Parte II. Segue a vídeo aula:







Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:





Pessoal, lembrando novamente que faremos uma aula online pela sala da turma, no dia 11/09, sexta feira, das 20:30hs até 21:45. Para acessar, é só ir pelo aplicativo do Centro de Mídias, clicar em Turmas, e depois na sua sala. Lembrando que a presença na aula online para quem não tiver acesso à internet não é obrigatória, porém para quem tiver acesso é muito importante, para que possamos conversar, pois nesses seis meses de pandemia, tivemos poucas oportunidades para isso.




Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Aula 14 de História - 2°F

Olá a todos, e todas!


Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa segunda atividade do terceiro bimestre, a primeira com conteúdo inédito. O tema é Revolução Francesa: Parte I. Segue a vídeo aula:





Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:


Aula 14


Pessoal, lembrando novamente que faremos uma aula online pela sala da turma, no dia 11/09, sexta feira, das 19hs até 19:45. Para acessar, é só ir pelo aplicativo do Centro de Mídias, clicar em Turmas, e depois na sua sala. Lembrando que a presença na aula online para quem não tiver acesso à internet não é obrigatória, porém para quem tiver acesso é muito importante, para que possamos conversar, pois nesses seis meses de pandemia, tivemos poucas oportunidades para isso.




Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Solução do Exercício Nº 7 - Pag. 97 - Matemática2 - Kátia Stocco e Atividade 5 - Pag. 9 - Caderno do Aluno - 31-08 a 04-09-20

 



Solução do Exercício R.83 - Física1 - Ramalho - 31-08 a 04-09-20

 


Geografia - aula 04 - 3 ano médio

 


GEOGRAFIA - AULA 04


FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?


ESPERO QUE SIM...


VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.


NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AFRICANO PARTE II.


ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.






AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.


CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.









OBSERVAÇÕES:


* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.

* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.


QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br

Geografia - aula 04 - 1 ano médio

 


GEOGRAFIA - AULA 04


FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?


ESPERO QUE SIM...


VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.


NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE FORMAÇÃO DO RELEVO, INTEMPERISMO E EROSÃO PARTE II.


ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.




AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.



CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.






OBSERVAÇÕES:



* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.
* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.
* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.



QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.



marconeris@prof.educacao.sp.gov.br






Geografia - aula 04 - 2 ano médio

 


GEOGRAFIA - AULA 04


FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?


ESPERO QUE SIM...


VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.


NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE POPULAÇÃO: CONCEITOS, ESTRUTURAS E DINÂMICAS PARTE II.


ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.




AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.

CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.







OBSERVAÇÕES:


* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.
* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.
* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.


QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br





1º B – Filosofia – 3º Bimestre

Assistir aula do Centro de Mídias SP, realizar leitura proposta no Caderno do Aluno (páginas, 66, 67e 68).

1) Teorias do Estado: Socialismo, anarquismo e liberalismo: Parte I (03-09).



2) Realizar atividade 2.



 




SEMANA DE ESTUDOS DE 08/09 A 11/09

ATENÇÃO RETOMADA DE ATIVIDADES



Olá boa tarde a tod@s!

Espero que estejam bem e se cuidando.

Devido ao feriado de 07 de setembro (segunda-feira), esta semana será destinada a retomada dos conteúdos e recuperação de eventuais atividades que deixaram de ser realizadas, portanto atenção às orientações

                 *Visitem o blog da escola;

§                      *Revisem o conteúdo que foi dado;

§                      * Verifiquem as atividades ofertadas;

§  Em caso de atividade não realizada, envie e-mail para julianamunizmoreira@prof.educacao.sp.gov.br e informe, no corpo do e-mail, seu nome completo, turma e a semana da atividade não realizada;

§                  Fiquem atentos a sua caixa de e-mails, pois as orientações para a realização das atividades serão passadas por lá;


       Coloquem suas atividades em dia.

 Ainda há tempo!!!


#vocessaocapazes

#euacreditoemvoces

 

 

 

Um abraço

Profa. Juliana

3º ano – Filosofia – 3º Bimestre

Assistir aula do Centro de Mídias SP, realizar leitura proposta no Caderno do Aluno (páginas, 71, 72, 73 e 74). 

1) Liberdade: Libertarismo, determinismo e dialética: Parte II (03-09).



2) Realizar atividade 2.



 2º ano – Filosofia – 3º Bimestre

Assistir aula do Centro de Mídias SP, realizar leitura proposta no Caderno do Aluno (páginas, 73, 74, 75 e 76).

1) Discriminação e preconceito: Vamos falar sobre humilhação?  (03-09). 




2) Realizar atividade 2.






Professora: Rosi          Geografia    Terceiro Bimestre   Ano: 7° A, B, C

Boa tarde, meus queridos alunos!
Observações:
- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.
- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 14/09/20

Objetivos: Categorizar as redes de transporte e comunicação e analisar influências nos processos produtivos e nas alterações na configuração do território brasileiro.

Leia o Texto: Industrialização no Brasil
Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29. Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação. O cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infraestruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.
Diante desse processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava-se somente à produção de produtos que empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas.
Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
Outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão de obra estrangeira, sobretudo de italianos, que antes trabalhavam na produção do café.
Um dos fundamentais elementos para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria, a contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis.
O Estado também exerceu grande relevância nesse sentido, pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos, energia elétrica, entre outros.
Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de exportação.
Nessa mesma década aconteceu a inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica e eletroeletrônica. A partir de então, o Brasil ingressou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país essencialmente produtor primário para um Estado industrial e urbano.
ATIVIDADES:
Pesquise em livros ou na internet.
1-Por que a Região Sudeste foi a primeira a ter indústrias?
2- Quais os motivos que levam a uma desconcentração industrial?
3- O que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil?

4º Atividade - 3º Bimestre


Olá alunos.
Espero que vocês e seus familiares estejam bem e se cuidando.
Continuando com nossos estudos, de acordo com as aulas do Centro de Mídias - SP e com o auxílio de seu livro didático, responda:
1- Quem foi Martin Luther King?
2- Quantos anos durou o regime militar no Brasil?
3- Explique o Ato Institucional nº1 (AI-1)
4- O que fez o Presidente Marechal Castelo Branco para equilibrar as contas brasileiras e combater a inflação que chegava a mais de 90% ao ano?
5- Explique o Ato Institucional nº2 (AI-2) e o Ato Institucional nº3 (AI-3).
Envie suas respostas - no e-mail, em documento word ou foto do caderno, até 15/09/2020 (terça-feira) para tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br

4º Atividade - 3º Bimestre


Olá alunos.
Espero que vocês e seus familiares estejam bem e se cuidando.
Continuando com nossos estudos, de acordo com as aulas do Centro de Mídias - SP e com o auxílio de seu livro didático, responda:
1- No segundo reinado, fora o café, quais produtos o Brasil exportava?
2- Na economia brasileira do Império havia uma produção destinada ao mercado interno. Explique o que os mineiros criavam e produziam e qual era o principal produto do Rio Grande do Sul nessa época.
3- Fale sobre a Lei Eusébio de Queirós (1850)
4- Em qual ano foi inaugurada a primeira ferrovia do Brasil?
5- No Império foram criadas várias indústrias, fale sobre elas.
Envie suas respostas - no e-mail, em documento word ou foto do caderno, até 15/09/2020 (terça-feira) para tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br
Bom estudo!

4º Atividade - 3º Bimestre

Olá alunos.
Espero que vocês e seus familiares estejam bem e se cuidando.
Continuando com nossos estudos, de acordo com as aulas do Centro de Mídias - SP e com o auxílio de seu livro didático, responda:
1- Explique porque as terras das sesmarias eram doadas somente para algumas pessoas.
2- Quais foram as capitanias hereditárias que tiveram o sucesso esperado?
3- Porque as outras capitanias hereditárias fracassaram?
4- Com o fracasso da maioria das capitanias, o rei de Portugal aumentou o controle sobre o Brasil, criando em 1548 o governo geral, que eram homens que tinham postado serviços ao império português na África e Oriente, parentes de pessoas influentes. Em 1549 chegou a Bahia o primeiro governo-geral. Explique quem era o governador-geral, fale sobre as pessoas que vieram com ele e qual foi a cidade fundada por ele, se tornando a primeira capital do Brasil.
Envie suas respostas - no corpo do e-mail, documento word ou foto do caderno - até 15/09/2020 (terça-feira) para tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br
Bom estudo!

Aula 14 de História - 6°s anos B e C

Olá a tod@s!


Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa quarta atividade do terceiro bimestre. Tema: Os Povos da Mesopotâmia.



Após acompanhar a aula, se não tiver essa possibilidade, pode responder as seguintes perguntas, que também estão nesse formulário:




Pessoal, lembrando novamente que faremos uma aula online pela sala das turmas, 6°B e 6°C no dia 11/09, sexta feira, das 15hs até 15:45. Para acessar, é só ir pelo aplicativo do Centro de Mídias, clicar em Turmas, e depois na sua sala. Lembrando que a presença na aula online para quem não tiver acesso à internet não é obrigatória, porém para quem tiver acesso é muito importante, para que possamos conversar, pois nesses seis meses de pandemia, tivemos poucas oportunidades para isso.



Aula 14


1) O que significa usar a Bíblia como fonte histórica, para realizar o estudo do povo Hebreu?
2) Aonde fica a região da Mesopotâmia, e o que significa essa palavra? 
3) Reforçando, o que é Nomadismo e Sedentarismo? Os Hebreus eram nômades ou sedentários?
4) Por que podemos dizer que Abraão é o Patriarca das três religiões monoteístas (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo)?
5) Quais são as três eras do povo Hebreu contadas de acordo com a Bíblia?

Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!


Aula 14 de História - 7°s anos A e B

Olá a tod@s!

Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa quarta atividade do terceiro bimestre. Tema: Cultura e economia na América colonial.






Após acompanhar a aula, se não tiver essa possibilidade, pode responder as seguintes perguntas, que também estão nesse formulário:


Aula 14


1) Por qual motivo os reinos de Portugal e Espanha viraram um único reino por um certo período? (tiveram apenas um rei)
2) O que eram as drogas do sertão?
3) Quais eram os objetivos dos Jesuítas em se relacionar com os indígenas?
4) Na América Espanhola, os espanhóis também utilizaram a mão de obra indígena?

5) Com o início do ciclo do ouro na economia brasileira, qual região virou o centro econômico da colônia?


Pessoal, lembrando novamente que faremos uma aula online pela sala das turmas, 7°A e 7°B no dia 11/09, sexta feira, das 17hs até 17:45. Para acessar, é só ir pelo aplicativo do Centro de Mídias, clicar em Turmas, e depois na sua sala. Lembrando que a presença na aula online para quem não tiver acesso à internet não é obrigatória, porém para quem tiver acesso é muito importante, para que possamos conversar, pois nesses seis meses de pandemia, tivemos poucas oportunidades para isso.



Dúvidas enviar email para 
willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Geografia - aula 04 - 6 ano C

 


GEOGRAFIA - AULA 04


FALA GALERA, TUDO BEM COM VOCÊS ?


ESPERO QUE SIM...


VAMOS DAR SEQUÊNCIA NOS NOSSOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO 3 BIMESTRE.


NESSA AULA VAMOS FALAR SOBRE LITOSFERA.


ASSISTAM A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA.



AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU A AULA, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA DA AULA DE HOJE.


CLICK NA IMAGEM PARA PODER RESPONDER AS QUESTÕES.


OBSERVAÇÕES:

* NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.
* NÃO PRECISA ENCAMINHAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.
* NÃO DEIXE DE FAZER A ATIVIDADE.

QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br





Professora: Rosi          Geografia       Terceiro Bimestre   Ano: 6° A, B

Boa tarde, meus queridos alunos!
Observações:
- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.
- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 14/09/20


Objetivos: Descrever as camadas da atmosfera e relacionar com circulação geral, zonas climáticas e padrões climáticos.


Atmosfera: é a camada de gases que envolvem a Terra. Ela equilibra a temperatura do planeta e contém gases importantes para a vida, como o oxigênio, o nitrogênio e o gás carbônico.

As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares. A divisão mais comum baseia-se na variação da temperatura de acordo com a altitude, mas há outras maneiras de dividir e classificar as camadas, como por meio do critério relacionado com a composição do ar. A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. É importante dizer que essa divisão não apresenta limites estabelecidos entre as camadas, visto que a atmosfera é um meio fluido constituído por diversos gases.   



Troposfera : camada mais baixa da atmosfera onde a temperatura diminui com a altitude – cerca de 1°C a cada 200 metros. Nesta camada encontramos 75% do volume dos gases da atmosfera e cerca de 80% da umidade. É onde ocorrem os movimentos verticais do ar e os fenômenos climatológicos.
Estratosfera : a temperatura começa a aumentar com a altitude, o ar nesta camada é limpo e claro (ausência de vapor d’água). Este aumento de temperatura se deve à presença da camada de ozônio. Esta, por sua absorção de boa parte da radiação UV, aumenta as temperaturas atmosféricas na sua proximidade.
Mesosfera : a temperatura volta a cair com a altitude, alcançando - ­95°C, ou menos. Aqui a temperatura diminui pois não ocorre mais influência da camada de ozônio.
Termosfera : a temperatura aumenta com a altitude chegando a ± 1000°C a 350 km de altura, isto devido as partículas ionizadas emitidos pela radiação solar e que penetram nas camadas mais elevadas da atmosfera. Ar de baixa densidade
 Exosfera é a camada mais externa da atmosfera, situada acima da termosfera. ... Apesar da elevada temperatura, não há perigo de uma nave ou satélite sofrer aquecimento, já que a atmosfera a esta altitude é extremamente rarefeita, o que faz com que a troca de calor seja muito pequena.
ATIVIDADES:
I- Em relação às camadas da atmosfera, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
(  ) Exosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Nessa camada, orbitam os satélites artificiais.
(  ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos.
(  ) Termosfera é a última camada da atmosfera. Nela, o ar é muito rarefeito.
(  ) Estratosfera inicia-se a partir da troposfera. Nela, quase não há umidade.
II- Responda:
     1-    Qual é a primeira camada da atmosfera terrestre?
2-    Qual é a camada da atmosfera terrestre mais fria?
3-    Qual é a última camada da atmosfera?
4-   Em qual camada da atmosfera ocorrem os fenômenos meteorológicos?
5-    Em qual camada da atmosfera terrestre localiza-se a camada de ozônio?
6-    Ema qual camada ocorre o fenômeno conhecido como aurora boreal?
7-   Em qual camada da atmosfera orbitam os satélites artificiais?