CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 17 de maio de 2020

Atividade de Português


Leia o texto abaixo e responda à questão 01.

                                                            Energia limpa

    O homem é o único animal do planeta que causa poluição e danos ao meio ambiente.
    Isso acontece, em parte, porque a vida na sociedade de hoje utiliza em grandes
quantidades fontes de energia poluentes, como os combustíveis fósseis (petróleo, gasolina,
diesel), ou que causam transformações ambientais que prejudicam a natureza, como as usinas
hidrelétricas.
    Nas usinas, a força das águas represadas dos rios é utilizada para a produção de energia
elétrica, que move praticamente tudo o que você vê à sua volta. Essas usinas são a principal
maneira de se obter energia.
    O único problema é que para construir represas e usinas é preciso alagar uma área enorme
e, muitas vezes, mexer no caminho que o rio faz. Essa alteração do meio ambiente atrapalha a
vida dos bichos e das plantas da região, além de mudar radicalmente a paisagem, muitas
vezes destruindo belezas naturais. Também saem prejudicadas as pessoas que moram por
perto e têm que se mudar por causa da inundação.
    Uma das maneiras de dar uma mãozinha para a natureza é usar formas alternativas de
energia, as chamadas energias limpas.
    A energia solar e a energia eólica (do vento) podem ser transformadas em energia elétrica!
    Além de serem fontes praticamente inesgotáveis, elas não deixam resíduos no meio ambiente.
    As energias limpas estão sendo cada vez mais utilizadas para construir um futuro diferente

para o nosso planeta.


01. No trecho: “Uma das maneiras de dar uma mãozinha para a natureza...”, a expressão
destacada tem o mesmo sentido de
a) ajudar
b) convencer
c) equilibrar
d) influenciar



Leia o texto abaixo e responda às questões 02 e 03.

                                                    O silêncio do rouxinol

[...]
    Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que
possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e
na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
    Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se
aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o
incomparável rouxinol emudeceu.
    Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que
conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de
seu silêncio.
    O rouxinol disse a Salomão:
— Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a
uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O
caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui
parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos
que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro
veio me dizer:
    “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa
gaiola”.
    Então, decidi me calar.
    Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se
perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu
a liberdade.

02. O texto que você leu é:
a) uma fábula
b) uma lenda
c) uma notícia
d) um conto

03. No trecho: “Então, decidi me calar”, o uso da palavra destacada estabelece uma relação de:
a) adição
b) conclusão
c) condição
d) contradição



Leia o texto abaixo e responda a questão 04.

O sapo

    Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele
também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e
a bruxa ficou muito brava. ―Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!
Olhou fundo nos olhos dele e disse: ―Você vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o
príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço
tinha dito. Sapo. Virou um sapo.

04. No trecho, “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!”, o ponto de
exclamação no final da frase exprime
a) entusiasmo
b) espanto
c) raiva
d) tristeza



Leia o poema abaixo e responda à questão 05.

Convite

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
                                                  José Paulo Paes
05. Os dois pontos utilizados no 9° verso "As palavras não:" indicam:
a) uma enumeração
b) uma citação
c) uma explicação
d) uma dúvida



Leia o texto abaixo e responda à questão 06.

Samba do Arnesto

O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás
Nós fumos, não encontremos ninguém
Nós voltermos com uma baita de uma reiva
Da outra vez, nós num vai mais
Nós não semos tatu! (2x)

No outro dia encontremo com o Arnesto
Que pediu desculpas, mas nós não aceitemos
Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa
Mas você devia ter ponhado um recado na porta

O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás
Nós fumos, não encontremos ninguém
Nós voltermos com uma baita de uma reiva
Da outra vez, nós num vai mais

No outro dia encontremo com o Arnesto
Que pediu desculpas, mas nós não aceitemos
Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa
Mas você devia ter ponhado um recado na porta

Um recado assim ói: “Ói, turma, num deu pra
esperá
Ah, duvido que isso num faz mar, num tem
importância
Assinado em cruz porque não sei escrever”
Arnesto
                                                               Adoniran Barbosa

06. Considera-se que a letra de música foi escrita predominantemente em
a) formal
b) culta
c) informal
d) técnica



Leia o texto e responda à questão 07.



07. A expressão “deixado a própria sorte nas ruas” significa
a) abandonar o animal nas ruas.
b) achar um novo lar para o animal.
c) encontrar um animal nas ruas.
d) doar o animal no pet shop.



Leia o texto e responda às questões 08, 09 e 10.



08. Esse texto é engraçado porque
a) a plateia bate palmas para o urso toca
b) as crianças aplaudem para o urso não tocar
c) o tocador de tuba é um urso
d) o urso fica feliz ao ser aplaudido

09. O texto que você leu tem a finalidade
a) anunciar
b) convencer
c) divertir
d) emocionar

10. O texto que você leu é
a) um anúncio musical
b) um manual de instruções
c) uma história em quadrinhos
d) uma tirinha




Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br


Obs: Boa tarde! Consultem o caderno do aluno e façam revisão sobre gêneros textuais.

Dança de salão

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:
  1. O que são danças de salão?
  2. Como a dança de são surgiu no brasil?
  3. Quais danças de salão você conhece?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Esportes de Invasão e marca

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

  1. Qual a importância da técnica nos esportes?
  2. Quais os fundamentos do handebol?
  3. Qual a diferença entre a técnica e a tática nos esportes de invasão?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Ciclos Biogeoquímicos

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Biologia:
  1. Quais as funções da proteína?
  2. Quais são os ciclos biogeoquímicos?
  3. O que é fotossíntese? 

Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Esportes coletivos

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:
  1. Qual a pontuação do basquete?
  2. Qual a função do arbitro?
  3. Qual a função dos jogadores?
  4. Qual a função do técnico?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br







Esportes de rede e parede

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

  1. Qual a função do técnico?
  2. Qual a função dos jogadores?
  3. Qual a função do arbitro?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Esportes de rede e parede

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

  1. Qual a função do técnico?
  2. Qual a função dos jogadores?
  3. Qual a função do arbitro?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Esportes de rede e parede

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

  1. Qual a função do técnico?
  2. Qual a função dos jogadores?
  3. Qual a função do arbitro?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Esportes de rede e parede

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

  1. Qual a função do técnico?
  2. Qual a função dos jogadores?
  3. Qual a função do arbitro?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Lutas no Brasil

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

  1. Quais os nomes dos movimentos da capoeira?
  2. O que você entende por roda de capoeira?
  3. Você já praticou capoeira? Onde?
Entregar : 22/05/2020

         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br