Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
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6 ANOS e 7 ANOS
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1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
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quarta-feira, 22 de julho de 2020
Aula 9- 2º Bimestre - Física - Revisão / Recuperação
Está chegando o final do nosso bimestre. Recebi muitas atividades. Tem alguns alunos que ainda não entregaram tudo o que foi solicitado.
Esta semana será para revermos as aulas passadas no centro de mídias e postadas no blogger como nosso fechamento.
Atividades: Rever os vídeos das aulas de Física conforme lista abaixo e enviar lista de exercícios propostas pelo professor.
Será aplicado uma prova como forma de avaliação final do bimestre
10/06 - 1ª série EM
- Física - Energia e transformações
17/06 - 1ª série EM
- Física - Energia e transformação: Parte II
24/06 - 1ª série EM
- Física - Energia mecânica
01/07 - 1ª série EM
- Física - Atividades: Energia mecânica
08/07 - 1ª série EM
- Física - Potência de trabalho
14/07 - 1ª série EM
- Física - Potência de Trabalho: Parte II: Atividades
Aula 9- 2º Bimestre -Quimica - Revisão / Recuperação
Está chegando o final do nosso bimestre. Recebi muitas atividades. Tem alguns alunos que ainda não entregaram tudo o que foi solicitado.
Esta semana será para revermos as aulas passadas no centro de mídias e postadas no blogger como nosso fechamento.
Atividades: Rever os vídeos das aulas de Química , conforme lista abaixo e enviar lista de exercícios propostas pelo professor.
acessar através do link :https://www.youtube.com/c/1as%C3%A9rieEMCMSP/videos
Será aplicado uma prova como forma de avaliação final do bimestre
08/06 - 1ª série EM
- Química - Transformações químicas
15/06 - 1ª série EM
- Química - Conhecimento científico e estados físicos da matéria
22/06 - 1ª série EM
- Química - Como identificar os materiais por meio de suas propriedades?
29/06 - 1 ª série
EM - Química - Cada um na sua!
06/07 - 1ª série EM
- Química - Nada se perde, tudo se transforma
13/07 - 1ª série EM
- Química - Um ou um milhão
REINO ANIMAL- PARTE 1
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA
ATIVIDADE DE BIOLOGIA 3ºS ANOS E.M
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 27/07/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO DIA 13/07 E 20/07 NO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.
QUESTÕES
1-O REINO ANIMAL É VASTO E EXTENSO, POR ISSO É ACONSELHÁVEL ESTUDÁ-LO POR PARTES. LISTE AS CARCATERÍSTICAS QUE SÃO COMPARTILHADAS POR TODOS OS ANIMAIS.
2- QUANTO À REPRODUÇÃO, OS ANIMAIS SÃO CLASSIFICADOS COMO SEXUADOS E ASSEXUADOS. DESCREVA COMO ACONTECE OS DOIS TIPOS DE REPRODUÇÃO, CITE EXEMPLOS E SUB CLASSIFICAÇÕES PARA CADA TIPO DE REPRODUÇÃO.
3- PORÍFEROS. CNIDÁRIOS, PLATELMINTOS, NEMALTEMINTOS, MOLUSCOS, ANELÍDEOS, ARTRÓPODES, SÃO CLASSIFICAÇÕES DO REINO ANIMAL. FAÇA UM BREVE RESUMO IDENTIFICANDO CARACTERISTICAS TAIS COMO:
A- CARACTERÍSTICAS GERAIS
B- REPRODUÇÃO
C- TECIDOS EMBRIONÁRIOS
D- HABITAT
E- RESPIRAÇÃO
F- ALIMENTAÇÃO
G- HÁBITOS
GENÉTICA HUMANA E SAÚDE
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA
ATIVIDADE DE BIOLOGIA 2ºS ANOS E.M
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 27/07/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO DIA 20/07 NO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.
QUESTÕES
1- A TRANSFUSÃO DE SANGUE SÓ FOI POSSIVEL APÓS MUITOS ESTUDOS SEREM DESENVOLVIDOS EM OUTROS ANIMAIS, EM SUA GRANDE MAIORIA, OS MACACOS. A PRIMEIRA TRANSFUSÃO FOI FEITA SEM BASE EM TIPAGEM SANGUÍNEA, POIS A CIÊNCIA AINDA NÃO TINHA CHEGADO A ESSE PONTO DE CONHECIMENTO. DESCREVA O PRIMEIRO EXPERIMENTO FEITO COM BASE NAS PESQUISAS SOBRE TIPAGEM SANGUÍNEA.
2- OS TIPOS SANGUÍNEOS, INICIALMENTE FORAM DESCOBERTOS SEM O FATOR Rh, COMO OS TIPOS O, A, B E AB, CONHECIDO COMO SISTEMA SANGUÍNEO ABO. COMO SE CHEGOU AO CONHECIMENTO DO FATOR Rh? QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE FATOR?
3- O SANGUE É EXTREMAMETE NECESSÁRIO PARA O FUNCIONAMENTO DO CORPO. DE QUE ELE É FORMADO? EXPLIQUE ATRAVES DE DESENHO.
4- FAÇA UMA TABELA QUE EXPLIQUE O CRUZAMENTO QUE CHEGA A GENÉTICA DO SISTEMA ABO.
5- A TRANSFUSÃO SANGUÍNEA SALVA VIDAS E DOAR SANGUE É NECESSÁRIO E IMPORTANTE PARA QUE ISSO ACONTEÇA. DEMONSTRE DA FORMA QUE ACHAR MAIS FÁCIL UM QUADRO DE TRANSFUSÕES E INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA.
6- CITE AO MENOS DOIS DISTÚRBIOS METABÓLICOS E EXPLIQUE SOBRE ELES.
5-
4-
Correção da atividade do google formulário.
Boa
noite !!
Vamos
fazer a correção da atividade do google formulário.
É
para copiar a correção no caderno e não precisa enviar para o meu email.
1) 1) Quando uma concentração de uma solução é
expressa em mol/L, ela nos informa a quantidade de ___ , em mols, presente em
cada____ de ___. A alternativa para reescrever
essa frase, completando as lacunas de modo que fique corretamente redigida é:
A
quantidade de soluto dissolvida em um litro de solução.
Alternativa
B.
2) 2) Quando se espreme um limão em água as sementes
ficam na solução obtida. Adicionando açúcar, todavia, as sementes passam a
flutuar na superfície isso ocorre porque:
O
açúcar aumenta a densidade da solução: ( soluto + solvente = solução)
Alternativa
A
3) 3) O
permanganato de potássio pode ser utilizado como germicida no tratamento de
queimaduras. É um sólido brilhante e usado, habitualmente, como reagente comum
nos laboratórios. Considere a dissolução em meio ácido de 0,685 g desse sal em
água suficiente para produzir 500 mL de solução. A concentração em mol/L dessa
solução resultante é Dados massa molar do permanganato de potássio: 158g/mol
Primeiro vamos encontrar o número de mol:
n1 = m → n1 = 0,685 = 0,00433 mol
M 158
Agora que temos o número de mol, vamos calcular
a concentração mol/L.
M = n1 → M
= 0,00433 = 0,0086 mol/L
V 0,5L
O volume transforma em litros : 500mL divide por mil = 0,5 L
Alternativa :B
4)
4) Assinale
a alternativa que indica o volume necessário de água para preparar uma solução
0,15 mol cloreto de sódio , cuja
concentração é 0,25 mol/L .
M
= n1 → 0,25
= 0,15 → V . 0,25 = 0,15 → V
= 0,15 / 0,25 = 0,6 L
V V
Alternativa:
B
5)
5) O número de mol de hidróxido de sódio necessário para se
preparar 500 mL de uma solução aquosa 2,0 mol/L é:
M
= n1 →
2,0 = n1 → n1
= 2,0 . 0,5 = 1 mol
V 0,5
Alternativa : A
Correção da atividade do google formulário.
Vamos fazer a correção da
atividade do google formulário.
É para copiar a correção no
caderno e não precisa enviar para o meu email.
1) 1) Em relação às reações de síntese e de análise,
assinale a alternativa errada.
A alternativa errada é a letra D, pois as
substâncias compostas podem sofrer reações de análise, e reação de síntese.
2) 2) Dos fenômenos abaixo, qual não corresponde a
uma reação química:
Fusão
do gelo; pois é um fenômeno físico: mudança de estado físico do líquido para o
sólido.
Alternativa
: C
3) 3) A substância cloreto de amônio, um sólido é
empregada desde a Antiguidade como adubo para vegetais. Os egípcios, por
exemplo, obtinham-na a partir do esterco de camelo. Muitos dos fertilizantes
atualmente produzidos em indústrias químicas contêm essa substância na sua
composição. Sabe-se que: O cloreto de amônio sofre decomposição produzindo os
gases amônia e cloreto de hidrogênio. A alternativa que corresponde a reação
química descrita na questão é:
A) Reação
de análise: Quando uma substância sofre uma reação química e dá origem a duas
ou mais substâncias.
Cloreto
de amônio → gás
amônia + cloreto de hidrogênio
Alternativa
A
4) 4) A obtenção do ferro a partir do minério de
ferro chamado hematita é realizada nas indústrias siderúrgicas. A reação
química que corresponde a esse processo é:
hematita + monóxido de carbono → ferro +
dióxido de carbono
o minério de ferro é aquecido em fornos apropriados,
formando ferro e dióxido de carbono.
Alternativa A
5) 5) A reação na qual a quebra da substância é
provocada pela luz., é classificada como reação de:
Fotólise: Reação na qual a quebra da
substância é provocada pela luz.
Alternativa
: D
Recuperação: campos e forças magnéticas.
* Leiam os textos com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, plataforma Stoodi.
* Pesquisem em livros didáticos ou pela internet.
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 28/07.
Em uma espira circular plana, as linhas do campo magnético são circunferências perpendiculares ao seu plano, concêntricas com o condutor. O vetor indução magnética no centro O dessa espira tem as seguintes características:
- sentido: dado pela regra da mão direita.
Através da regra da mão direita podemos ver que o vetor B está na vertical.
B = campo magnético (tesla(T))
μ = 4π . 10-7 T.m/A.
i = corrente elétrica (ampère(A))
R = raio da espira (metros(m))
B – é o campo magnético no interior da espira (ou bobina)
i – é a corrente elétrica
R – é o raio da espira (ou bobina)
μ – é a permeabilidade magnética
n – é o número de voltas da bobina
Ao ser percorrido pela corrente i, surge no interior do solenoide um campo magnético cujas linhas de indução são praticamente paralelas. O campo magnético no interior do solenoide é praticamente uniforme.
Nessas condições, em cada ponto do interior do solenoide, o vetor indução magnética tem as seguintes características:
• direção: é a do enxó do solenoide;
• sentido: é dado pela regra da mão direita;
• Intensidade: Sendo N o número de espiras existentes no comprimento l, a intensidade do vetor B é dada por:
Onde:
μ é a constante de permeabilidade magnética do meio;
N é o número de espiras do solenoide;
l é o comprimento do solenoide;
i é a intensidade de corrente elétrica.
Campo Magnético no interior de um solenoide.
Solenoide
- F é a intensidade da força magnética, normalmente dada em Newtons (N);
- ∣ q∣ é o módulo da carga elétrica, ou seja, não levamos em conta seu sinal, normalmente dada em Coulomb (C);
- v é a velocidade da carga elétrica, normalmente dada em metros por segundo (m/s);
- B é o valor do campo magnético, normalmente dada em Tesla (T);
- sen(θ) é o seno do ângulo entre o vetor da velocidade com o vetor do campo magnético;
Em um condutor retilíneo percorrido por corrente elétrica de intensidade i, cada uma das cargas, que se movem com uma velocidade v, fica sujeita à ação de uma força magnética cuja intensidade é F e é dada pela equação: