CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 22 de julho de 2020

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS ( semana de 20 à 24 de julho 2020).
Essa semana vocês irão realizar uma atividade de revisão do bimestre .
ATIVIDADE:
Fazer uma resenha abordando todo o conteúdo trabalhado durante o bimestre.
METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:
-Vídeo aula CMSP
Conteúdos anteriores que estão no BLOG da escola, incluindo vídeos, textos e as aulas d CMSP.
ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
Essa semana vocês produzirão uma resenha abordando o conteúdo trabalhado no bimestre, assistam os vídeos e  reveja os textos. Elaborem uma resenha e no final deixem uma conclusão.

Bons estudos!
Professora Camilla

Aula 9- 2º Bimestre - Física - Revisão / Recuperação


Boa noite  dia alunos,

Está chegando o final do nosso bimestre. Recebi muitas atividades. Tem alguns alunos que ainda não entregaram tudo o que foi solicitado.
Esta semana será para revermos as aulas passadas no centro de mídias e postadas no blogger como nosso fechamento.


Atividades: Rever os vídeos das aulas de Física  conforme lista abaixo e enviar lista de exercícios propostas pelo professor. 
acessar através do link : https://www.youtube.com/c/1as%C3%A9rieEMCMSP/videos

Será aplicado uma prova como forma de avaliação final do bimestre 

10/06 - 1ª série EM - Física - Energia e transformações

17/06 - 1ª série EM - Física - Energia e transformação: Parte II

24/06 - 1ª série EM - Física - Energia mecânica

01/07 - 1ª série EM - Física - Atividades: Energia mecânica

08/07 - 1ª série EM - Física - Potência de trabalho


14/07 - 1ª série EM - Física - Potência de Trabalho: Parte II: Atividades




Aula 9- 2º Bimestre -Quimica - Revisão / Recuperação


Bom dia alunos,

Está chegando o final do nosso bimestre. Recebi muitas atividades. Tem alguns alunos que ainda não entregaram tudo o que foi solicitado.
Esta semana será para revermos as aulas passadas no centro de mídias e postadas no blogger como nosso fechamento.


Atividades: Rever os vídeos das aulas de Química ,  conforme lista abaixo e enviar lista de exercícios propostas pelo professor. 
acessar através do link :
https://www.youtube.com/c/1as%C3%A9rieEMCMSP/videos 


Será aplicado uma prova como forma de avaliação final do bimestre 



08/06 - 1ª série EM - Química - Transformações químicas

15/06 - 1ª série EM - Química - Conhecimento científico e estados físicos da matéria

22/06 - 1ª série EM - Química - Como identificar os materiais por meio de suas propriedades?

29/06 - 1 ª série EM - Química - Cada um na sua!

06/07 - 1ª série EM - Química - Nada se perde, tudo se transforma

13/07 - 1ª série EM - Química - Um ou um milhão


REINO ANIMAL- PARTE 1

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE DE BIOLOGIA 3ºS ANOS E.M

ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 27/07/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO DIA 13/07 E 20/07 NO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.


QUESTÕES

1-O REINO ANIMAL É VASTO E EXTENSO, POR ISSO É ACONSELHÁVEL ESTUDÁ-LO POR PARTES.  LISTE AS CARCATERÍSTICAS QUE SÃO COMPARTILHADAS POR TODOS OS ANIMAIS.

2- QUANTO À REPRODUÇÃO, OS ANIMAIS SÃO CLASSIFICADOS COMO SEXUADOS E ASSEXUADOS. DESCREVA COMO ACONTECE OS DOIS TIPOS DE REPRODUÇÃO, CITE EXEMPLOS E SUB CLASSIFICAÇÕES PARA CADA TIPO DE REPRODUÇÃO.

3- PORÍFEROS. CNIDÁRIOS, PLATELMINTOS, NEMALTEMINTOS, MOLUSCOS, ANELÍDEOS, ARTRÓPODES, SÃO CLASSIFICAÇÕES DO REINO ANIMAL. FAÇA UM BREVE RESUMO IDENTIFICANDO CARACTERISTICAS TAIS COMO:
A- CARACTERÍSTICAS GERAIS
B- REPRODUÇÃO
C- TECIDOS EMBRIONÁRIOS
D- HABITAT
E- RESPIRAÇÃO
F- ALIMENTAÇÃO
G- HÁBITOS

GENÉTICA HUMANA E SAÚDE

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE DE BIOLOGIA 2ºS ANOS E.M

ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 27/07/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO DIA 20/07 NO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.

QUESTÕES

1- A TRANSFUSÃO DE SANGUE SÓ FOI POSSIVEL APÓS MUITOS ESTUDOS SEREM DESENVOLVIDOS EM OUTROS ANIMAIS, EM SUA GRANDE MAIORIA, OS MACACOS. A PRIMEIRA TRANSFUSÃO FOI FEITA SEM BASE EM TIPAGEM SANGUÍNEA, POIS A CIÊNCIA AINDA NÃO TINHA CHEGADO A ESSE PONTO DE CONHECIMENTO. DESCREVA O PRIMEIRO EXPERIMENTO FEITO COM BASE NAS PESQUISAS SOBRE TIPAGEM SANGUÍNEA.

2- OS TIPOS SANGUÍNEOS, INICIALMENTE FORAM DESCOBERTOS SEM O FATOR Rh, COMO OS TIPOS O, A, B E AB, CONHECIDO COMO SISTEMA SANGUÍNEO ABO. COMO SE CHEGOU AO CONHECIMENTO DO FATOR Rh? QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE FATOR?

3- O SANGUE É EXTREMAMETE NECESSÁRIO PARA O FUNCIONAMENTO DO CORPO. DE QUE ELE É FORMADO? EXPLIQUE ATRAVES DE DESENHO.

4- FAÇA UMA TABELA QUE EXPLIQUE O CRUZAMENTO QUE CHEGA A GENÉTICA DO SISTEMA ABO.

5- A TRANSFUSÃO SANGUÍNEA SALVA VIDAS E DOAR SANGUE É NECESSÁRIO E IMPORTANTE PARA QUE ISSO ACONTEÇA. DEMONSTRE DA FORMA QUE ACHAR MAIS FÁCIL UM QUADRO DE TRANSFUSÕES E INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA.

6- CITE AO MENOS DOIS DISTÚRBIOS METABÓLICOS E EXPLIQUE SOBRE ELES.
5-

4-

Correção da atividade do google formulário.

Boa noite !!

Vamos fazer a correção da atividade do google formulário.

É para copiar a correção no caderno e não precisa enviar para o meu email.

 

1)    1) Quando uma concentração de uma solução é expressa em mol/L, ela nos informa a quantidade de ___ , em mols, presente em cada____ de ___. A alternativa para reescrever  essa frase, completando as lacunas de modo  que fique corretamente redigida é:

A quantidade de soluto dissolvida em um litro de solução.

 

Alternativa  B.

 

2)  2)   Quando se espreme um limão em água as sementes ficam na solução obtida. Adicionando açúcar, todavia, as sementes passam a flutuar na superfície isso ocorre porque:

O açúcar aumenta a densidade da solução: ( soluto + solvente = solução)

 

Alternativa A

 

3)    3) O permanganato de potássio pode ser utilizado como germicida no tratamento de queimaduras. É um sólido brilhante e usado, habitualmente, como reagente comum nos laboratórios. Considere a dissolução em meio ácido de 0,685 g desse sal em água suficiente para produzir 500 mL de solução. A concentração em mol/L dessa solução resultante é Dados massa molar do permanganato de potássio: 158g/mol

 

Primeiro vamos encontrar o número de mol:

        n1 = m     → n1 = 0,685    = 0,00433 mol

                M                     158

Agora que temos o número de mol, vamos calcular a concentração mol/L.

  M = n1        M  = 0,00433 = 0,0086 mol/L

          V                          0,5L

O volume transforma em litros : 500mL  divide por mil = 0,5 L

 

Alternativa :B

 

4)     4) Assinale a alternativa que indica o volume necessário de água para preparar uma solução 0,15 mol cloreto de sódio , cuja  concentração é  0,25 mol/L .

 

  M = n1        0,25 = 0,15 → V . 0,25 = 0,15   → V =  0,15 / 0,25 = 0,6 L

                             V                         V                                                  

 

Alternativa: B

 

5)    5) O número de mol  de hidróxido de sódio necessário para se preparar 500 mL de uma solução aquosa 2,0 mol/L é:

 

  M = n1         2,0 = n1     → n1 = 2,0 . 0,5 = 1 mol

                             V                     0,5    

 

Alternativa : A


Correção da atividade do google formulário.

Boa noite !!

Vamos fazer a correção da atividade do google formulário.

É para copiar a correção no caderno e não precisa enviar para o meu email.

 

1)   1)  Em relação às reações de síntese e de análise, assinale a alternativa errada.

       A alternativa errada é a letra D, pois as substâncias compostas podem sofrer reações de                   análise, e reação de síntese.

2)   2)  Dos fenômenos abaixo, qual não corresponde a uma reação química:

Fusão do gelo; pois é um fenômeno físico: mudança de estado físico do líquido para o sólido.

 

Alternativa : C

 

3)   3)  A substância cloreto de amônio, um sólido é empregada desde a Antiguidade como adubo para vegetais. Os egípcios, por exemplo, obtinham-na a partir do esterco de camelo. Muitos dos fertilizantes atualmente produzidos em indústrias químicas contêm essa substância na sua composição. Sabe-se que: O cloreto de amônio sofre decomposição produzindo os gases amônia e cloreto de hidrogênio. A alternativa que corresponde a reação química descrita na questão é:  

A)    Reação de análise: Quando uma substância sofre uma reação química e dá origem a duas ou mais substâncias.

Cloreto de amônio     gás amônia + cloreto de hidrogênio

Alternativa A

 

4)   4) A obtenção do ferro a partir do minério de ferro chamado hematita é realizada nas indústrias siderúrgicas. A   reação química que corresponde a esse processo é:

 

hematita + monóxido de carbono → ferro + dióxido de carbono

o minério de ferro é aquecido em fornos apropriados, formando ferro e dióxido de carbono.

 

Alternativa A

 

5)    5) A reação na qual a quebra da substância é provocada pela luz., é classificada como reação de:

 

 Fotólise: Reação na qual a quebra da substância é provocada pela luz.

 

Alternativa : D

 

 


Recuperação: campos e forças magnéticas.

Orientações aos alunos:
* Leiam os textos com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, plataforma Stoodi.
* Pesquisem em livros didáticos ou pela internet.
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 28/07.

Revisão.

Olá pessoal! Vamos fazer a revisão do que aprendemos nesse 2° bimestre.

- Campo magnético: é a região do espaço, onde qualquer material ferromagnético sofre a ação de uma força magnética, originada por imãs ou por um objeto que foi imantado.
O campo magnético é representado por linhas de força do campo magnético. Veja:

Campo magnético: propriedades, fórmula e exercícios - Brasil Escola 

Característica das linhas de força do campo magnético:
1) As linhas de força saem do polo norte e vão para o polo sul magnético.
2) As linhas de força nunca se cruzam.
3) Nas regiões em que as linhas de força estão mais próximas umas das outras, a intensidade do campo magnético é maior do que nas regiões onde as linhas estão mais afastadas umas das outras.
4) O vetor campo magnético é tangente à linha de força num ponto e tem o mesmo sentido da linha de força.

- Campo magnético terrestre.
O planeta Terra tem um campo magnético. A bússola funciona devido ao campo magnético do planeta. O polo norte magnético aponta na direção aproximada do norte geográfico do planeta. Isso prova que o polo norte geográfico corresponde ao polo sul magnético, e o polo sul geográfico ao polo norte magnético. Veja:

Magnetismo Terrestre - O Campo Magnético da Terra - Cola da Web

A hipótese mais aceita para o magnetismo do planeta, é que devido a alta temperatura no centro da Terra, há níquel no estado líquido em movimento. Como níquel é um metal ferromagnético, e todo metal possui elétrons livres, cargas elétricas em movimento criam campos magnéticos.
De acordo com o experimento de Oersted, cargas elétricas em movimento criam campo magnético e campo magnético em movimento geram corrente elétrica.
As Auroras Boreais e Austrais são formadas devidos aos ventos solares que incidem com o campo magnético do planeta.
Alguns animais, como pássaros, e algumas bactérias, como as bactérias magnéticas, se orientam pelo campo magnético da Terra.

- Campo magnético ao redor de um condutor retilíneo longo.

Um fio retilíneo, ao ser percorrido por uma corrente elétrica (i), cria um campo magnético ao seu redor. Observe a figura.

Linhas de campo magnético geradas ao redor de um condutor retilíneo e longo
O campo magnético gerado por um fio retilíneo é calculado através da fórmula:


Onde:
B = campo magnético ( tesla(T))
μ = permeabilidade magnética do meio, no vácuo μ =  4π . 10-7 T.m/A.
i = corrente elétrica (ampère(A))
R = distância do fio até um ponto (metros(m))

No S.I., a unidade de medida de campo magnético é o tesla (T), em homenagem a Nicola Tesla.

- Regra da mão direita: é utilizada para determinar o sentido do campo magnético.
O polegar é colocado no mesmo sentido da corrente elétrica (i), e os demais dedos circulam em torno do fio indicando se o campo magnético entra ou sai do plano.
Na figura, o campo magnético sai do plano pelo lado esquerdo da figura e entra no plano pelo lado direito da figura.

A Regra da Mão Direita - Brasil Escola
.                                                                                                                                 x

Para representar o sentido do campo magnético é utilizado os símbolos:

Eletromagnetismo

- Campo magnético gerado por uma espira.

Considere que um fio condutor retilíneo seja percorrido por uma corrente elétrica contínua. Considere também que esse mesmo fio seja encurvado para formar uma espira plana circular de raio R, percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i, conforme mostra a figura acima.

Em uma espira circular plana, as linhas do campo magnético são circunferências perpendiculares ao seu plano, concêntricas com o condutor. O vetor indução magnética no centro O dessa espira tem as seguintes características:
intensidade: a intensidade do vetor  no centro da espira é dada pela expressão:
direção: normal ao plano da espira;
sentido: dado pela regra da mão direita.
Através da regra da mão direita podemos ver que o vetor B está na vertical
Através da regra da mão direita podemos ver que o vetor B está na vertical.


Onde:
B = campo magnético (tesla(T))
μ =  4π . 10-7 T.m/A.
i = corrente elétrica (ampère(A))
R = raio da espira (metros(m))

- Campo magnético gerado por bobinas chatas.

Se considerarmos n espiras iguais justapostas, ou seja, uma do lado da outra, de modo que a espessura do enrolamento seja muito menor que o diâmetro de cada espira, teremos a chamada bobina chata. A intensidade do vetor indução magnética B no centro O da bobina chata é determinada através da seguinte equação:


Onde:

B – é o campo magnético no interior da espira (ou bobina)
– é a corrente elétrica
R – é o raio da espira (ou bobina)
μ – é a permeabilidade magnética
n – é o número de voltas da bobina
- Campo magnético gerado por um solenoide.
Denomina-se solenoide um fio condutor, longo, enrolado, que forma uma bobina em espiral.
Ao ser percorrido pela corrente i, surge no interior do solenoide um campo magnético cujas linhas de indução são praticamente paralelas. O campo magnético no interior do solenoide é praticamente uniforme.
Nessas condições, em cada ponto do interior do solenoide, o vetor indução magnética tem as seguintes características:

• direção: é a do enxó do solenoide;
• sentido: é dado pela regra da mão direita;
• Intensidade: Sendo N o número de espiras existentes no comprimento l, a intensidade do vetor B é dada por:

Onde:
μ é a constante de permeabilidade magnética do meio;
N é o número de espiras do solenoide;
l é o comprimento do solenoide;
i é a intensidade de corrente elétrica.

Campo Magnético no interior de um solenoide.
Da mesma forma que a espira, um solenoide apresenta dois polos. Portanto, de acordo com a regra da mão direita, as linhas de indução magnética são perpendiculares ao plano do centro das espiras.
Solenoide
Solenoide



- Força magnética sobre cargas elétricas.
Para calcular a intensidade da força magnética (seu módulo) sobre uma carga elétrica que está em movimento dentro de um campo magnético, podemos usar a seguinte fórmula:
F = q .v.B.sen(θ)
  • F é a intensidade da força magnética, normalmente dada em Newtons (N);
  •  q é o módulo da carga elétrica, ou seja, não levamos em conta seu sinal, normalmente dada em Coulomb (C);
  • é a velocidade da carga elétrica, normalmente dada em metros por segundo (m/s);
  • B é o valor do campo magnético, normalmente dada em Tesla (T);
  • sen(θ) é o seno do ângulo entre o vetor da velocidade com o vetor do campo magnético;
- Regra da mão esquerda: é utilizada para determinar o sentido da força magnética. Veja:

A regra da mão esquerda, chamada de “regra da mão esquerda de Fleming”, também é usada para encontrar o sentido da força magnética.
O dedo polegar representa o sentido da força magnética (F). Já o dedo indicador representa o campo magnético (B), ou seja, o sentido da corrente elétrica. O dedo médio indica o sentido da velocidade (v).
Para compreender melhor, veja a figura abaixo:
Força Magnética
Observação: o sentido dessa força magnética é para uma carga positiva. No caso de uma carga negativa, a direção será a mesma, mas o sentido da força será contrário ao dado pela regra da mão esquerda (em vez de apontar para unha, apontará para dentro da mão).
- Força magnética sobre fio conduzindo corrente elétrica.
Ao colocarmos um determinado fio percorrido por uma corrente elétrica dentro de um campo magnético, verifica-se que ele sofre a ação de uma força, que chamamos de força magnética, representada pela letra F.

Em um condutor retilíneo percorrido por corrente elétrica de intensidade i, cada uma das cargas, que se movem com uma velocidade v, fica sujeita à ação de uma força magnética cuja intensidade é F e é dada pela equação:
F = B.i.l.senӨ
Onde:
F = força magnética (newton(N))
B = campo magnético (tesla(T))
i = corrente elétrica (ampère(A))
l = comprimento do fio (metros(m)) 
sen Θ = seno do ângulo formado entre a corrente elétrica (i) e o campo magnético (B)
Observações:
Se o ângulo formado entre a corrente e o campo é de 90°, temos que sen 90° = 1
Se o ângulo formado entre a corrente e o campo é de 0°, ou seja, paralelos, temos que sen 0° = 0, e portanto a força magnética será nula ( F = 0 ).

Exemplos.
1) Vamos supor que uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A esteja percorrendo um fio condutor retilíneo. Calcule a intensidade do vetor indução magnética em um ponto localizado a 2 cm do fio. Adote μ= 4π.10-7 T.m/A.
Resolução:
Sabemos que a intensidade do vetor indução magnética no ponto P, devido à corrente elétrica i, é dada pela seguinte relação:
Retirando os dados fornecidos pelo exercício e substituindo-os na equação acima, temos:
= 5 A,     R = 2 cm = 0,02 = 2 . 10-2 m
2) Uma espira circular de raio π é atravessada por uma corrente elétrica de 0,5A. Sendo a permeabilidade magnética do vácuo de μ =  4π . 10-7 T.m/A., determine a indução magnética no interior dessa espira.
Resolução:
R = π
i = 0,5A
μ =  4π . 10-7 T.m/A
B = ?
B = μ . i/2.R
B = 4π . 10-7 . 0,5/2.π
B = 2 . 10-7 /2
B = 10-7 T
3) Uma bobina chata é formada de 50 espiras circulares de raio 10 cm. Sabendo que as espiras são percorridas por uma corrente de 3 A, a intensidade do vetor campo magnético no seu centro será de:
Obs: considere µ0 = 4π . 10-7 T.m/A.
B = μ . i  . n
        2.R
B = 4π.10-⁷ . 3 . 50
       2 . 0,1
B = 600π .10-⁷ 
           0,2
B = 3000π . 10-⁷
B = 3π . 10-⁴ T
4) Considere um longo solenoide ideal composto por 10.000 espiras por metro, percorrido por uma corrente contínua de 0,2 A. O módulo e as linhas de campo magnético no interior do solenoide ideal são, respectivamente:
Resolução:
Considerando que o solenoide tenha apenas 1 m, o número de espiras a ser considerado é de 10.000 (104). Assim, o campo magnético para esse solenoide é:
As linhas de campo magnético de um solenoide formam linhas paralelas ao eixo do solenoide, saindo do polo norte (N) e entrando no polo sul (S).
5) Um fio condutor retilíneo tem comprimento L = 16 metros e transporta uma corrente elétrica contínua, igual a I = 0,5 A, em um local onde existe um campo magnético perpendicular e uniforme, cujo módulo vale B = 0,25 Tesla, conforme indica a figura abaixo. O módulo da força magnética exercida pelo campo magnético sobre o fio será:

Resolução:
Aplicando a equação da força magnética sobre o fio retilíneo, teremos:

Agora faça você.

Exercícios.

1) Vamos supor que uma corrente elétrica de intensidade igual a 4 A esteja percorrendo um fio condutor retilíneo. Calcule a intensidade do vetor indução magnética em um ponto localizado a 5 cm do fio. Adote μ= 4π.10-7 T.m/A.
a) 1,6 . 10-³ T
b) 1,6 . 10-⁵ T
c) 1,6 . 10-² T
d) 1,6 . 10-⁴ T
e) 1,6 . 10⁵ T

2) Uma espira circular de raio 2π é atravessada por uma corrente elétrica de 4A. Sendo a permeabilidade magnética do vácuo de μ =  4π . 10-7 T.m/A., determine a indução magnética no interior dessa espira.
a) 4 . 10-⁴ T
b) 8 . 10-⁴ T
c) 4 . 10⁴ T
d) 8 . 10⁴ T
e) 4π . 10-⁴ T

3) Uma bobina chata é formada de 20 espiras circulares de raio 20π cm. Sabendo que as espiras são percorridas por uma corrente de 5 A, a intensidade do vetor campo magnético no seu centro será de:
a) 4 . 10-² T
b) 4 . 10 -³ T
c) 4 . 10-⁴ T
d) 4 . 10-⁶ T
e) 4π . 10-⁴ T
4) Considere um longo solenoide ideal composto por 2000 espiras, de 10π cm de comprimento, percorrido por uma corrente contínua de 2 A. O módulo  do campo magnético no interior do solenoide é:
a) 16π T
b) 16 T
c) 1,6 .10-³ T
d) 1,6 . 10³ T
e) 1,6 . 10 -² T
5) Um fio condutor retilíneo tem comprimento L = 80 centímetros e transporta uma corrente elétrica contínua, igual a I = 4 A, em um local onde existe um campo magnético perpendicular e uniforme, cujo módulo vale B = 2 Tesla. O módulo da força magnética exercida pelo campo magnético sobre o fio será:
a) 64 N
b) 640 N
c) 6,4 N
d) 6,4 . 10² N
e) 0,64 N