Boa noite a tod@s.
Espero que estejam bem!
Querid@s hoje retirei na escola algumas atividades deixadas por muitos de vocês.
Percebi que há uma atividade sem identificação.
Abaixo está a foto da atividade, por favor, peço que o autor da atividade sinalize a autoria enviando me um e mail.
Obrigada
Profa. Juliana 😉
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
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6 ANOS e 7 ANOS
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1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
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quarta-feira, 27 de maio de 2020
Eletrostática ( recuperação contínua )
Recomendações aos alunos:
- Leiam com atenção.
- Identifiquem as postagens com nome, série, turma, n° de chamada ( se possível )
- Enviem às atividades para o e-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
- Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas pela internet, pesquisem os temas estudados em livros ou na internet.
- Leiam com atenção.
- Identifiquem as postagens com nome, série, turma, n° de chamada ( se possível )
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Exercícios de recuperação contínua.
1) Sabendo que um objeto metálico tem 3.10²° prótons e 2.10²° elétrons. Podemos afirmar que o corpo:
a) possui carga elétrica positiva.
b) possui carga elétrica negativa.
c) é eletricamente neutro.
d) possui carga elétrica igual a 16µC
2) Um objeto que está eletrizado com carga de -3,2µC.
Considerando a carga elétrica elementar igual a 1,6.10-19C,
podemos afirmar que o objeto:
a) possui 2.10¹³ elétrons em excesso.
b) possui 2.10¹³ prótons em excesso.
c) possui a mesma quantidade de prótons e elétrons.
d) não possui partículas portadoras de carga.
3) Um corpo condutor elétrico é capaz de conduzir a
eletricidade através dele. Os metais são bons condutores elétricos. A principal
característica de um condutor elétrico é:
a) possuir prótons livres.
b) possuir prótons e elétrons em mesma quantidade.
c) possuir prótons e elétrons em quantidades
diferentes.
d) possuir elétrons livres.
4) A figura representa quatro partículas eletrizadas,
A, B, C e D. Sabendo que a partícula A está eletrizada com carga negativa e que
as setas indicam a ação da força elétrica sobre elas.
← A B→
B→ ← C
C→ ← D
Podemos afirmar que o sinal das cargas elétricas das
partículas B, C e D são respectivamente iguais a) (
- ) , ( + ), ( + )
b) (
+ ), ( - ), ( - )
c) (
- ), ( + ), ( - )
d) (
- ), ( - ), ( + )
5) Um corpo A possui carga QA = 5µC e um
outro corpo B, com carga QB = -3µC, são colocados em contato. Após
um certo tempo, os corpos se afastam um do outro, e verifica-se que a carga do
corpo B passou a ser Q’B = 1µC. De acordo com o princípio da conservação
das cargas elétricas, a nova carga do corpo A é de:
a) 1µC
b) 2µC
c) 3µC
d) 4µC
Termologia ( recuperação contínua )
Recomendações aos alunos:
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Exercícios de recuperação contínua.
1) Quando um corpo está mais quente que outro, certamente:
a) há diferença na quantidade de energia térmica.
b) as temperaturas são iguais.
c) as partículas do corpo mais quente estão mais agitadas.
d) as partículas do corpo mais frio estão mais agitadas
e) as partículas do corpo mais quente têm menos energia cinética.
2) De acordo com a termologia, o calor é:
a) uma palavra que indica um ambiente quente.
b) sinônimo de alta temperatura.
c) a própria energia térmica do corpo.
d) a transferência de energia térmica do corpo mais quente para outro mais frio.
e) O fluxo de energia térmica de um corpo mais frio para outro mais quente.
3) De acordo com o GPOPAI ( grupo de políticas públicas para o acesso à informação ), em 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas, em consequência do atentado terrorista nos EUA, colapsaram quando a temperatura do aço de suas estruturas atingiram 1300°F. Aproximadamente, qual a temperatura absoluta atingida quando se deu início ao desabamento das torres?
a) 723 K
b) 1273 K
c) 977 K
d) 1300 K
e) 4000 K
4) Um termômetro de vidro está calibrado de maneira que o ponto de fusão do gelo corresponde a 4 cm de altura da coluna do líquido e o ponto de ebulição da água, a 20 cm. Para 8 cm de altura da coluna do líquido, a temperatura é de:
a) 20°C
b) 25°C
c) 30°C
d) 35°C
e) 40°C
5) A água contida em uma panela estava inicialmente à 21°C. Após o aquecimento, a temperatura sofreu uma elevação de 36°F. A temperatura atingida pela água é de:
a) 57 K
b) 294 K
c) 309 K
d) 314 K
e) 330 K
Cinemática escalar ( recuperação contínua )
Orientações aos alunos:
- Leia com atenção.
- Identifique as postagens com nome, série, turma, n° de chamada ( se possível ).
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- Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas na internet e pesquisem sobre o tema estudado em livros ou internet.
Exercícios de recuperação contínua.
1) Imagine-se caminhando em uma calçada, de mãos dadas com alguém. Os passos estão sincronizados e vocês avançam no mesmo ritmo. Nessa situação, podemos afirmar que:
a) tanto você quanto essa pessoa estão em movimento em relação à rua.
b) você está em repouso em relação a esse alguém.
c) a pessoa está em repouso em relação a você.
d) um poste de iluminação está em movimento em relação a vocês.
e) todas as afirmações estão corretas.
2) Um automóvel viaja com velocidade constante de 126 Km/h. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades de Medida ( S.I. ), essa velocidade corresponde a:
a) 126 Km/h
b) 1260 m/s
c) 126 m/s
d) 35 m/s
e) 12,6 m/s
3) Um ônibus de turismo saiu de Belo Horizonte às 8 horas e chegou em Curitiba às 23 horas. Sabendo que a distância entre as cidades é de, aproximadamente, 1000 Km, podemos afirmar que a velocidade escalar média desse ônibus foi de:
a) 60 Km/h
b) 70 Km/h
c) 80 Km/h
d) 90 Km/h
e) 100 Km/h
4) Uma garota caminha apressadamente com passadas iguais a 75 cm, a uma velocidade constante de 1,5 m/s. Após 5 minutos, qual a distância percorrida pela garota?
a) 75 m
b) 450 m
c) 7,5 Km
d) 750 m
e) 4500 m
5) Na rodovia BR 101, um caminhão viaja com velocidade constante de 60 Km/h. Para que esse caminhão percorra 180 Km nessa rodovia será necessário qual intervalo de tempo?
a) 2 h
b) 2,5 h
c) 3 h
d) 3,5 h
e) 4 h
CÉLULAS- ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS E SUA FUNÇÕES- BIOLOGIA- PRISCILLA
ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA- PRISCILLA
TEMA- CÉLULAS- ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS E SUA FUNÇÕES
ORIENTAÇÕES:
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA- PRISCILLA
TEMA- CÉLULAS- ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS E SUA FUNÇÕES
ORIENTAÇÕES:
- A ATIVIDADE SOLICITADA DEVE SER RESPONDIDA E ENVIADA ATRAVÉS DO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br ATÉ O DIA 03/06/2020;
- SE FOR NECESSÁRIO, REASSISTAM ÀS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MIDIA SP, NO YOUTUBE DE MESMO NOME OU NA PÁGINA DO APP NO FACEBOOK;
- SEJAM PROATIVOS, PESQUISEM VIDEOS E TEXTOS EM SITES DE CONFIANÇA, BEM COMO OS QUE JÁ OS APRESENTEM ANTERIORMENTE;
- NÃO SE ESQUEÇAM, SE IDENTIFIQUEM NO TÍTULO DO E-MAIL COM NONME, SÉRIE E TURMA;
- QUALQUER DÚVIDA MANDEM E-MAIL, MENSAGEM NO BLOG OU POR ONDE CONSEGUIR SE COMUNICAR COMIGO, AJUDAREI NO QUE PUDER E FOR POSSÍVEL.
QUESTÕES:
1- FAÇA UMA TABELA COMPARATIVA ENTRE AS CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL, DIFERENCIADO-AS QUANTO A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE ORGANELAS E FUNÇÕES DAS ORGANELAS.
2- DESCREVA OS PROCESSOS DE TRANSPORTE ATIVO E PASSIVO DA MEMBRANA PLASMÁTICA, DEIXANDO CLARO A IMPORTÂNCIA DESSAS FUNÇÕES.
3- DÊ AS FUNÇÕES DO NÚCLEO E DO CITOPLASMA DE UMA CÉLULA.
TAXONOMIA E SISTEMATICA FILOGENETICA- BIOLOGIA- ATIVIDADE 3- PRISCILLA
ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA- PRISCILLA
TEMA- SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA
ORIENTAÇÕES:
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA- PRISCILLA
TEMA- SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA
ORIENTAÇÕES:
- A ATIVIDADE SOLICITADA DEVE SER RESPONDIDA E ENVIADA ATRAVÉS DO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br ATÉ O DIA 03/06/2020;
- SE FOR NECESSÁRIO, REASSISTAM ÀS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MIDIA SP, NO YOUTUBE DE MESMO NOME OU NA PÁGINA DO APP NO FACEBOOK;
- SEJAM PROATIVOS, PESQUISEM VIDEOS E TEXTOS EM SITES DE CONFIANÇA, BEM COMO OS QUE JÁ OS APRESENTEM ANTERIORMENTE;
- NÃO SE ESQUEÇAM, SE IDENTIFIQUEM NO TÍTULO DO E-MAIL COM NONME, SÉRIE E TURMA;
- QUALQUER DÚVIDA MANDEM E-MAIL, MENSAGEM NO BLOG OU POR ONDE CONSEGUIR SE COMUNICAR COMIGO, AJUDAREI NO QUE PUDER E FOR POSSÍVEL.
QUESTIONÁRIO: JUSTIFIQUE AS ALTERNATIVAS QUE ASSIANALAR COMO CORRETA EM CADA QUESTÃO, A ATIVIDADE NÃO SERÁ ACEITA SEM JUSTIFICATIVA.
01) (FATEC/2018-2)
Plantar sem desmatar a floresta? Vai semear como?” — conta a agricultora Marlene Assunção, de 52 anos, dona de uma propriedade no interior do RJ. — “Hoje eu entendo. As coisas vão estar aqui para nossos netos. É menos egoísta.”Os SAFs vêm ganhando relevância no país como uma alternativa que alia a produção de alimentos, necessária num mundo de população crescente (seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU) que precisa manter os recursos naturais e, assim, frear as mudanças climáticas. A técnica preconiza que a agricultura pode se beneficiar, e muito, de áreas intensamente arborizadas.
<https://tinyurl.com/yb8xauee>. Acesso em: 06.03.2018. Adaptado.
Nomes vernáculos, como os das plantas citadas no texto, possibilitam uma comunicação de ordem prática, útil para assuntos mais triviais. No entanto, esses nomes contêm níveis de subjetividade e imprecisão que limitam as práticas científicas e tecnológicas.
Suponha que o autor do texto quisesse transmitir uma mensagem a um agrônomo estrangeiro fazendo uso das normas da nomenclatura biológica.
Suponha que o autor do texto quisesse transmitir uma mensagem a um agrônomo estrangeiro fazendo uso das normas da nomenclatura biológica.
Para isso, ele deveria se referir a duas das espécies do texto como
A) Plantae Arbusta L. (arbustos) e Plantae Arborum L. (árvores).
B) arbusti Planta (arbustos) e arboris Planta (árvores).
C) cashew Trees (cajueiros) e mango Trees (mangueiras).
D) Anacardicum occidentale (cajueiros) e Mangifera indica L. (mangueiras).
E) Anacardicum Anacardicum (cajueiros) e Mangifera Mangifera L. (mangueiras).
A) Plantae Arbusta L. (arbustos) e Plantae Arborum L. (árvores).
B) arbusti Planta (arbustos) e arboris Planta (árvores).
C) cashew Trees (cajueiros) e mango Trees (mangueiras).
D) Anacardicum occidentale (cajueiros) e Mangifera indica L. (mangueiras).
E) Anacardicum Anacardicum (cajueiros) e Mangifera Mangifera L. (mangueiras).
02) (Unitins/2014) O sistema binomial de nomenclatura biológica, publicado por Lineu em 1735, é utilizado até hoje para a designação científica de qualquer espécie de ser vivo. Das alternativas a seguir, qual contém as espécies grafadas de acordo com as regras do sistema binomial?
A) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus, Lumbricus terrestris.
B) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus,Lumbricus terrestris.
C) Turdus Rufiventris, Zea Mays, Canis Familiaris, Mus Musculus,Lumbricus Terrestris.
D) turdus rufiventris, zea mays, canis familiaris, mus musculus, lumbricus terrestris.
E) turdus Rufiventris, zea Mays, canis Familiaris, mus Musculus,lumbricus Terrestris.
B) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus,Lumbricus terrestris.
C) Turdus Rufiventris, Zea Mays, Canis Familiaris, Mus Musculus,Lumbricus Terrestris.
D) turdus rufiventris, zea mays, canis familiaris, mus musculus, lumbricus terrestris.
E) turdus Rufiventris, zea Mays, canis Familiaris, mus Musculus,lumbricus Terrestris.
03) (Unifesp) “Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também frequente naquela região”.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
A) 3 gêneros e 3 espécies.
B) 3 gêneros e 4 espécies.
C) 3 gêneros e 6 espécies.
D) 4 gêneros e 4 espécies.
E) 4 gêneros e 6 espécies.
A) 3 gêneros e 3 espécies.
B) 3 gêneros e 4 espécies.
C) 3 gêneros e 6 espécies.
D) 4 gêneros e 4 espécies.
E) 4 gêneros e 6 espécies.
04) (UEPA/2016) Leia o texto para responder à questão.
Nas florestas tropicais da América Central e da América do Sul, vivem várias espécies aparentadas de sapos coloridos popularmente conhecidos por sapinhos-ponta-de-flexa. A espécie Phyllobates terribilis é considerada o vertebrado mais venenoso do Planeta e possui a seguinte classificação taxonômica: Animalia, Chordata, Amphibia, Anura, Neobatrachia, Dendrobatidae, Phyllobates.
Texto Modificado de Bio, Sonia Lopes, 2008.
Nas florestas tropicais da América Central e da América do Sul, vivem várias espécies aparentadas de sapos coloridos popularmente conhecidos por sapinhos-ponta-de-flexa. A espécie Phyllobates terribilis é considerada o vertebrado mais venenoso do Planeta e possui a seguinte classificação taxonômica: Animalia, Chordata, Amphibia, Anura, Neobatrachia, Dendrobatidae, Phyllobates.
Texto Modificado de Bio, Sonia Lopes, 2008.
Sobre a classificação taxonômica da espécie mencionada no texto, é correto afirmar que
A) Chordata é a família à qual pertence a espécie.
B) Phyllobates é a ordem da espécie.
C) Dendrobatidae é a família da espécie.
D) Terribilis é o gênero da espécie em questão.
E) Anura é a classe à qual pertence a espécie.
A) Chordata é a família à qual pertence a espécie.
B) Phyllobates é a ordem da espécie.
C) Dendrobatidae é a família da espécie.
D) Terribilis é o gênero da espécie em questão.
E) Anura é a classe à qual pertence a espécie.
05) (UFAM) A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades ficam cada vez mais acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída, em ordem decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais:
A) reino ou divisão, filo, classe, ordem, família, espécie e variedade.
B) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie.
C) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade.
D) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
E) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie.
B) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie.
C) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade.
D) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
E) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie.
06) (UFPB) Considerando-se as características gerais dos indivíduos dos reinos Monera, Fungi e Protista, é correto afirmar que, entre os representantes do(s) reino(s):
A) monera, existem organismos eucariontes.
B) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
C) protista, não existem organismos eucariontes.
D) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
E) monera, existem organismos fotossintetizantes.
A) monera, existem organismos eucariontes.
B) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
C) protista, não existem organismos eucariontes.
D) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
E) monera, existem organismos fotossintetizantes.
07) (UPE/2018) A classificação atual dos seres vivos considera as semelhanças anatômicas, a composição química e estrutura genética. Assim, o nome de cada espécie deve ser constituído por duas palavras: a primeira designando o gênero; e a segunda, a espécie. No Brasil, existem cerca de 118 espécies de primatas, sendo considerado o país com o maior número de espécies. A Amazônia é o bioma com a maior diversidade, onde é possível se encontrarem três delas: Alouatta belzebul, Ateles belzebuth e Ateles paniscus. Com base nessas considerações e nos princípios que regem essa classificação, é CORRETO afirmar que
A) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth possuem o maior grau de parentesco que entre Ateles paniscus e Ateles belzebuth.
B) Ateles paniscus e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de gênero.
C) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de espécie.
D) Ateles paniscus e Ateles belzebuth possuem o mesmo gênero, mas são de famílias diferentes.
E) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth, apesar de gêneros diferentes, pertencem à mesma espécie.
A) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth possuem o maior grau de parentesco que entre Ateles paniscus e Ateles belzebuth.
B) Ateles paniscus e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de gênero.
C) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth são espécies com grau de parentesco no nível de espécie.
D) Ateles paniscus e Ateles belzebuth possuem o mesmo gênero, mas são de famílias diferentes.
E) Alouatta belzebul e Ateles belzebuth, apesar de gêneros diferentes, pertencem à mesma espécie.
08) (Enem/2017) A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.
A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
A) tipos de células
B) aspectos ecológicos
C) relações filogenéticas
D) propriedades fisiológicas
E) características morfológicas
A) tipos de células
B) aspectos ecológicos
C) relações filogenéticas
D) propriedades fisiológicas
E) características morfológicas
9- (UECE) Reportagem recente deu conta do nascimento de gatos com cara de cães resultante do suposto cruzamento entre uma gata e um cão. Analise as seguintes afirmativas, a partir do conhecimento científico atual:
I - Do cruzamento entre cães e gatos é possível nascer quimeras por não haver isolamento reprodutivo entre eles, caracterizado por ambas as espécies pertencerem à mesma Ordem.
II - Híbridos de cães e gatos não acontecem porque há isolamento reprodutivo entre tais espécies animais, as quais pertencem a categorias taxonômicas diferentes como é observado, já no nível Família ('Canidae' e 'Felidae').
III - O burro é um híbrido viável entre o jumento e a égua; entretanto,, não produz descendência, haja vista não acontecer a sinapse cromossômica no processo meiótico de formação dos seus gametas.
São corretas:
a) apenas I e II
b) apenas II e III
c) apenas I e III
d) I, II e III
10- (ENEM 2012) Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural.
Terra da Gente, ano 4, n. 47, mar. 2008 (adaptado).
Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, reproduzir-se e
a) originar uma nova espécie poliploide.
b) substituir geneticamente a espécie natural.
c) ocupar o primeiro nível trófico no habitat aquático.
d) impedir a interação biológica entre as espécies parentais.
e) produzir descendentes com o código genético modificado.
Atividade de Recuperação contínua
Os compostos orgânicos são de grande importância nos
dias atuais, seja pela sua enorme diversidade de aplicações nos mais diversos
ramos industriais, seja no destino que tomam no meio ambiente, ao serem
descartados.
Escolha três compostos orgânicos abaixo e faça uma pesquisa
da utilização deles no nosso dia a dia.
A. Hidrocarbonetos;
B. Haletos orgânicos;
C. Álcoois;
D. Aldeídos;
E. Ácidos carboxílicos;
F. Aminas
Orientações
·
Pesquisas
online;
·
Caderno
do aluno;
·
Interação
com o colega de sala de aula, utilizando as redes sociais.
Observações:
A atividade recuperação contínua é somente para os
alunos que não entregaram a atividade anterior de química, postada no blog no
dia 06/05/2020.
Enviar a atividade utilizando o e-mail: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br , até o
dia 29/05/2020, não será aceito nenhuma atividade após esta data. O bimestre
encerra no dia 29/05/2020.
Atividade de Recuperação Contínua
·
Assista
o vídeo " Sabesp Tratamento de água" disponível em
https:/www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts . E responda as seguintes questões:
A. Cite alguns usos da água.
B. % Água no planeta.
C. Quais as represas de água interligadas da Sabesp e
como funcionam?
D. Ao chegar na ETA (estação de tratamento da água),
quais as etapas do tratamento da água?
E. Quais atitudes você poderá adotar para economizar a
água?
·
Responda a seguinte questão de concentração
comum:
Um aditivo para radiadores de automóveis é composto de
uma solução aquosa de etilenoglicol. Sabendo que um frasco de 500 mL dessa
solução existe cerca de 5g de etilenoglicol. Calcule a concentração do aditivo
em g/L.
Orientações:
·
Pesquisas
online;
·
Caderno
do aluno;
·
Interação
com o colega de sala de aula, utilizando as redes sociais;
Observações:
A atividade recuperação contínua é somente para os
alunos que não entregaram a atividade anterior de química, postada no
blog no dia 06/05/2020.
Enviar a atividade utilizando o e-mail: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br , até o dia 29/05/2020, não será aceito nenhuma
atividade após esta data. O bimestre encerra no dia 29/05/2020.
Atividade de Recuperação Contínua:
Produção do etanol
Em relação ao processo de produção do etanol, responda
as seguintes questões:
A. Qual é a matéria-prima utilizada para a produção do
etanol?
B. Como o etanol é obtido? Qual o nome do processo?
C. É possível produzir etanol utilizando diferentes matérias-primas?
D. Qual é a importância da produção de etanol para o
Brasil?
E. O Brasil é um bom produtor de etanol? Por quê?
F. Quais as vantagens que o Brasil tem em relação aos
outros países sobre o custo de produção de etanol?
Orientações:
·
Pesquisas
online;
·
Caderno
do aluno 1º Bimestre;
·
Assista
os vídeos indicados no caderno do aluno na página 31.
·
Interação
com o colega de sala de aula, utilizando as redes sociais.
Observações:
A atividade recuperação contínua é somente para os
alunos que não entregaram a atividade anterior de química, postada no blog no
dia 06/05/2020.
Enviar a atividade utilizando o e-mail: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br , até o dia 29/05/2020, não será aceito nenhuma
atividade após esta data. O bimestre encerra no dia 29/05/2020.
ATIVIDADES 3: Atividade dos Fascículos
impressos pela SEDUC, página 41, Vol I, Na atividade
anterior, fizemos uma rede de conexão de nossa sala de aula. Agora propomos
que você
reflita e registre no desenho abaixo outras conexões que você mais utiliza.
Caso precise
de mais espaços, desenhe mais nuvens. Os alunos poderão tirar fotos e enviar para suas respectivas turmas do Google Class Room. Se não conseguirem acessar,pesquisem no próprio Google ou no You Tube, interajam entre si, perguntem aos colegas e se ajudem, o espírito precisa ser colaborativo!
OBS - Coordenaçāo Herbert: se você tiver dificuldades para enviar as atividades ao e-mail do professor, envie para tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br - pedimos o favor de identificar-se com nome, série e qual matéria e a atividade enviada, pois recebemos várias ao mesmo tempo. Obrigada.
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TEC - 6° ANO A TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma :
pm4ki52
TEC - 6° ANO B
TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : l3q3rqh
TEC - 6° ANO C
TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : u4btz7p
TEC - 6° ANO D
TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : js32b2t
TEC - 6° ANO E
TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : tjikm4h
TEC - 7° ANO A
TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : s5zog5s
TEC - 7° ANO B
TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : x6s2ikb
TEC - 7° ANO C
TARDE ANUAL - HERBERT BALDUS Código da turma : jdcqxfx
Formas de propagação de calor e equilíbrio térmico
Ao terminar, enviar para meu email: joycef@prof.educacao.sp.gov.br até dia 02/06. :)
Formas de propagação de calor e equilíbrio térmico
O que é calor?
Vale lembrar que o calor, também chamado de energia calorífica, é um conceito da área da física que determina a troca de energia térmica entre dois corpos.
Essa transferência de energia tem a finalidade de atingir o equilíbrio térmico entre dois corpos, ou seja, a mesma temperatura.
Assim, um corpo mais quente transfere calor para um corpo mais frio até que ambos tenham a mesma temperatura.
Tipos de Propagação de Calor
Convecção térmica:
esse tipo de transmissão de calor ocorre em substâncias que estejam no estado líquido ou gasoso. Criam-se correntes circulares chamadas de "correntes de convecção", as quais são determinadas pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o mais frio.
Irradiação térmica:
por meio das ondas eletromagnéticas ou ondas de calor de um corpo ocorre a transferência de energia térmica. Nesse caso, as partículas elétricas de um objeto aumentam, da mesma forma que sua energia cinética.
Exemplos de propagação de calor
Condução térmica:
- Aquecimento de uma barra de metal
- Aquecimento de uma colher de metal pousada numa panela
- Aquecimento do cabo de metal de uma panela
- Aquecimento de uma xícara de chá ou café
- Aquecimento da roupa pelo ferro elétrico
- Aquecimento de líquidos numa panela
- Geladeira e congelador
- Ar-condicionado
- Aquecedores
- Correntes de ar atmosférico
Irradiação térmica:
- Energia solar
- Placas solares
- Assar alimentos no formo
- Fogo das lareiras
- Estufas das plantas
Equilíbrio térmico
O equilíbrio térmico, também chamado de equilíbrio termodinâmico, é quando dois corpos ou substâncias atingem a mesma temperatura.
Este conceito da termodinâmica está relacionado com a transferência de calor espontânea (energia térmica) que ocorre entre dois corpos em contato.
Nesse processo, o corpo mais quente transfere calor para o corpo mais frio até que ambos tenham a mesma temperatura.
A troca de energia entre dois corpos (energia calorífica) resulta na perda de energia térmica do corpo mais quente e no ganho de energia do corpo mais frio.
Exemplo:
Exemplo
Como exemplo, podemos citar a mistura de café quente com leite frio. Ainda que tenham temperaturas iniciais distintas, em pouco tempo o corpo mais quente (café) transfere energia térmica para o mais frio (leite). Assim, a mistura fica morna, resultado do equilíbrio térmico.
Supondo que a café estava a 50 °C e o leite a 20 °C, o equilíbrio térmico é atingido quando ambos estão com 35 °C.
Responda
1- Quando dois corpos de materiais diferentes estão em equilíbrio térmico, isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que:
a) o mais quente é o que possui menor massa.
b) apesar do contato, suas temperaturas não variam.
c) o mais quente fornece calor ao mais frio.
d) o mais frio fornece calor ao mais quente
e) suas temperaturas dependem de suas densidades.
b) apesar do contato, suas temperaturas não variam.
c) o mais quente fornece calor ao mais frio.
d) o mais frio fornece calor ao mais quente
e) suas temperaturas dependem de suas densidades.
2- Explique condução térmica.
3- Cite outros exemplos de equilíbrio térmico no nosso dia a dia.
4- Explique Conveccção térmica.
5- Explique irradiação térmica.
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