A Intervenção em Arte:
Projetos poéticos na escola
HABILIDADE
Articular imagens, ideias e
sentimentos por meio das especificidades dos processos de criação nas
linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de
intervenção na escola.
O que significa articular
imagens, ideias e sentimentos por meio das especificidades dos processos de criação
nas linguagens da Arte.
CONHECENDO CONCEITOS
Processos de Criação – Imagens
–Ideias --- Sentimentos – Linguagens da arteO que é processo de criação?
Utilizamos nossa criatividade
transformando o mundo em que vivemos por meio da arte, que por sua vez dialoga
com o fazer do artista.
Portanto, o processo de criação é
a forma de comunicação que o artista estabelece a partir do uso e da ordenação
de determinados elementos, visando ao desenvolvimento e à difusão de uma ideia
por meio da estética e visão artística, sensível e subjetiva.
HABILIDADE
Articular imagens, ideias e
sentimentos por meio das especificidades dos processos de criação nas linguagens
das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na
escola.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO
Conteúdos, conceitos e processos
de criação.
Modos de intervenção artística
nas artes visuais, música, dançam e teatro.
Ações de intervenção e mediação
cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativos.
Intervenção em Arte.
O que é intervenção artística?
Modalidade artística que surge
com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da
sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da
reflexão e discussão acerca de questões sociais, políticas, ideológicas e
estéticas. Por meio da provocação (ou do incentivo à reflexão), a participação
por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos
“stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte, como as instalações.
RESPONDA:
1. Por que temos que preservar,
restaurar e intervir? Qual o papel/função da intervenção em Arte?
2. Você já ouviu falar de arte
urbana? Conhece na sua cidade ou região artistas que produzem esse tipo de
arte?
3. Quais destas manifestações
artísticas você conhece: graffiti, stencil graffiti, reverse graffiti, cow
parade, land art, lambe-lambe, assemblages, arte conceitual, sites specific e
performance?
CONHECENDO CONCEITOS
Modos de intervenção artística em
Artes Visuais
Grafites – Stencil graffiti,
reverse graffiti;
Colagens – Cow parade,
assemblage;
Adesivos – Lambe-lambe;
Pinturas – Arte conceitual, site
specific;
Instalações – Land Art, performance.
STENCIL E GRAFFITI
Aplicação de desenhos, textos ou
símbolos gráficos por meio da aplicação de tinta (spray ou não) sobre molde
vazado de papel cartão ou acetato.
Modos de intervenção artística em Artes Visuais
Reverse graffiti – também
conhecido como marcação limpa ou grafite verde, consiste em utilizar a técnica
da adoção do molde vazado, entretanto, ao invés da aplicação de tinta, se
utiliza água e sabão, removendo a sujeira do muro ou calçada onde se pretende
intervir, criando obras efêmeras, temporárias ou semipermanentes.
COW PAREDE
Utilizando vacas confeccionadas
em fibra de vidro trata-se de uma mostra de arte pública internacional, levada
a termo nas principais capitais mundiais. Consiste na customização das peças (vacas)
por artistas, que fazem uso das mais variadas técnicas.
POSTER LAMBE- LEMBE
Também chamado de poster bomber,
é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos.
Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando
feitos em série, sua reprodução pode ser por meio de fotocopiadoras ou
silkscreen.
ARTE CONCEITUAL
A arte conceitual nada mais é do
que uma vanguarda artística contemporânea que teve seu início na década de
1960, alcançando o seu auge na década posterior na Europa e nos Estados Unidos.
Baseado na ideia de que o
conceito por trás do trabalho é mais importante do que a própria estética do
objeto, esse movimento prioriza a ideia em detrimento do visual. Respaldado na
concepção de que a essência da arte é a sua própria definição, a arte
conceitual considera a linguagem o seu principal material artístico. Além
disso, critica a crença de que os valores estéticos possam se sustentar por si
mesmos (formalismo), e propõe a autonomia da obra.
Sites specific
Ou art in situ – surge na década
de 1960, e tem como característica a sua fixação no ambiente, ou seja, são
obras não-transportáveis, feitas especialmente para determinado local, levando
em conta as dimensões daquele espaço expositivo para o qual foram projetadas.
LAND ART
É a transformação de um ambiente
natural em obra artística. Neste tipo de arte o terreno natural, em vez de
prover o ambiente para uma obra de arte, é modificado de modo a integrar-se a
ela.
PERFORMANCE
Possibilita fundir elementos das
diversas linguagens (música, dança, teatro e artes visuais). Tem como principal
característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o
próprio corpo em criativas evoluções.
RESPONDA:
Você já participou da elaboração
de algum projeto de intervenção artística na Escola? Conte um pouco de suas
experiências.
DESAFIO
1-
PESQUISA
Das modalidades
de intervenção artística em Arte Visual abaixo relacionadas, selecione 3 e
realize um trabalho de pesquisa, coletando textos e imagens em diversas fontes,
como livros, jornais, revistas, sites na web, etc.
Organize esses
recortes numa pasta ou realize a colagem destes materiais em seu caderno.
Pintura nas
grutas da pré-história; Murais da Antiguidade no século XX; Graffiti; Stencil
Graffiti; Reverse Graffiti; Cow Parade; Land art; Lambe-lambe; Assemblage; Arte
conceitual; Site specific; Performance.
2-
PROCESO
DE CRIAÇÃO
A proposta desta
atividade é realizar um Projeto de intervenção artística na escola,
experimentando um processo criativo de produção artística em artes visuais, com
foco na exploração de temáticas relacionadas a problemas ambientais (mudanças
climáticas, efeito estufa, extinção de espécies, chuva ácida, desertificação,
queimadas, lixo eletrônico etc.).
3-
PROCESSO
DE CRIAÇÃO
a)
Escolha uma temática e pesquise – em livros,
revistas, jornais, internet ou em outras fontes disponíveis na sua casa –
textos e imagens com informações relevantes;
b)
Faça uma lista de sentimentos que esta temática
provoca em você;
a)
Pense em possiblidades de como você pode
conscientizar a comunidade escolar e/ou
a comunidade de seu entorno a resolver este problema ambiental;
b)
Escolha a técnica de lambe-lambe e/ou estêncil
para seu processo de criação.
COMO FAZER:
Materiais necessários – Lambe-lambe: jornal, fita crepe,
tinta (guache, látex ou PVA), pincel, rolinho de pintura, tesoura, cola branca
ou cola feita de farinha.
Materiais necessários – Estêncil: caneta hidrográfica
ponta grossa, tesoura, papelão, cartolina ou radiografias.
Dica: Na internet existem alguns links ensinando como
fazer Lambe-lambe e o passo a passo do processo de produção do estêncil ou
stencil grafitti.
1-
REGISTRO
Registre em seu
caderno o que e como você aprendeu. E envie para meu email.
Quais
comparações você pode fazer entre as modalidades de arte urbana e de intervenções
apresentadas nesta aula?
O que você
aprendeu durante os momentos de pesquisa?
Descreva as
experimentações, técnicas e materiais utilizados no seu processo criativo.