CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 6 de julho de 2020

INTERVENÇÃO EM ARTE


A Intervenção em Arte:
Projetos poéticos na escola
HABILIDADE
Articular imagens, ideias e sentimentos por meio das especificidades dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola.
O que significa articular imagens, ideias e sentimentos por meio das especificidades dos processos de criação nas linguagens da Arte.
CONHECENDO CONCEITOS
Processos de Criação – Imagens –Ideias --- Sentimentos – Linguagens da arteO que é processo de criação?
Utilizamos nossa criatividade transformando o mundo em que vivemos por meio da arte, que por sua vez dialoga com o fazer do artista.
Portanto, o processo de criação é a forma de comunicação que o artista estabelece a partir do uso e da ordenação de determinados elementos, visando ao desenvolvimento e à difusão de uma ideia por meio da estética e visão artística, sensível e subjetiva.
HABILIDADE
Articular imagens, ideias e sentimentos por meio das especificidades dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO

Conteúdos, conceitos e processos de criação.
Modos de intervenção artística nas artes visuais, música, dançam e teatro.
Ações de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativos.
Intervenção em Arte.
O que é intervenção artística?
Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais, políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação (ou do incentivo à reflexão), a participação por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte, como as instalações.
RESPONDA:
1. Por que temos que preservar, restaurar e intervir? Qual o papel/função da intervenção em Arte?
2. Você já ouviu falar de arte urbana? Conhece na sua cidade ou região artistas que produzem esse tipo de arte?
3. Quais destas manifestações artísticas você conhece: graffiti, stencil graffiti, reverse graffiti, cow parade, land art, lambe-lambe, assemblages, arte conceitual, sites specific e performance?
CONHECENDO CONCEITOS
Modos de intervenção artística em Artes Visuais
Grafites – Stencil graffiti, reverse graffiti;
Colagens – Cow parade, assemblage;
Adesivos – Lambe-lambe;
Pinturas – Arte conceitual, site specific;
Instalações – Land Art, performance.
STENCIL E GRAFFITI
Aplicação de desenhos, textos ou símbolos gráficos por meio da aplicação de tinta (spray ou não) sobre molde vazado de papel cartão ou acetato.
Modos de intervenção artística em Artes Visuais
Reverse graffiti – também conhecido como marcação limpa ou grafite verde, consiste em utilizar a técnica da adoção do molde vazado, entretanto, ao invés da aplicação de tinta, se utiliza água e sabão, removendo a sujeira do muro ou calçada onde se pretende intervir, criando obras efêmeras, temporárias ou semipermanentes.


COW PAREDE
Utilizando vacas confeccionadas em fibra de vidro trata-se de uma mostra de arte pública internacional, levada a termo nas principais capitais mundiais. Consiste na customização das peças (vacas) por artistas, que fazem uso das mais variadas técnicas.

POSTER LAMBE- LEMBE

Também chamado de poster bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série, sua reprodução pode ser por meio de fotocopiadoras ou silkscreen.
ARTE CONCEITUAL
A arte conceitual nada mais é do que uma vanguarda artística contemporânea que teve seu início na década de 1960, alcançando o seu auge na década posterior na Europa e nos Estados Unidos.
Baseado na ideia de que o conceito por trás do trabalho é mais importante do que a própria estética do objeto, esse movimento prioriza a ideia em detrimento do visual. Respaldado na concepção de que a essência da arte é a sua própria definição, a arte conceitual considera a linguagem o seu principal material artístico. Além disso, critica a crença de que os valores estéticos possam se sustentar por si mesmos (formalismo), e propõe a autonomia da obra.
Sites specific
Ou art in situ – surge na década de 1960, e tem como característica a sua fixação no ambiente, ou seja, são obras não-transportáveis, feitas especialmente para determinado local, levando em conta as dimensões daquele espaço expositivo para o qual foram projetadas.

LAND ART
É a transformação de um ambiente natural em obra artística. Neste tipo de arte o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é modificado de modo a integrar-se a ela.
PERFORMANCE
Possibilita fundir elementos das diversas linguagens (música, dança, teatro e artes visuais). Tem como principal característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o próprio corpo em criativas evoluções.

RESPONDA:
Você já participou da elaboração de algum projeto de intervenção artística na Escola? Conte um pouco de suas experiências.
DESAFIO
1-      PESQUISA
Das modalidades de intervenção artística em Arte Visual abaixo relacionadas, selecione 3 e realize um trabalho de pesquisa, coletando textos e imagens em diversas fontes, como livros, jornais, revistas, sites na web, etc.
Organize esses recortes numa pasta ou realize a colagem destes materiais em seu caderno.
Pintura nas grutas da pré-história; Murais da Antiguidade no século XX; Graffiti; Stencil Graffiti; Reverse Graffiti; Cow Parade; Land art; Lambe-lambe; Assemblage; Arte conceitual; Site specific; Performance.
2-      PROCESO DE CRIAÇÃO
A proposta desta atividade é realizar um Projeto de intervenção artística na escola, experimentando um processo criativo de produção artística em artes visuais, com foco na exploração de temáticas relacionadas a problemas ambientais (mudanças climáticas, efeito estufa, extinção de espécies, chuva ácida, desertificação, queimadas, lixo eletrônico etc.).
3-      PROCESSO DE CRIAÇÃO
a)      Escolha uma temática e pesquise – em livros, revistas, jornais, internet ou em outras fontes disponíveis na sua casa – textos e imagens com informações relevantes;
b)      Faça uma lista de sentimentos que esta temática provoca em você;
a)      Pense em possiblidades de como você pode conscientizar a comunidade escolar e/ou  a comunidade de seu entorno a resolver este problema ambiental;
b)      Escolha a técnica de lambe-lambe e/ou estêncil para seu  processo de criação.
COMO FAZER:
Materiais necessários – Lambe-lambe: jornal, fita crepe, tinta (guache, látex ou PVA), pincel, rolinho de pintura, tesoura, cola branca ou cola feita de farinha.
Materiais necessários – Estêncil: caneta hidrográfica ponta grossa, tesoura, papelão, cartolina ou radiografias.
Dica: Na internet existem alguns links ensinando como fazer Lambe-lambe e o passo a passo do processo de produção do estêncil ou stencil grafitti.
1-      REGISTRO
Registre em seu caderno o que e como você aprendeu. E envie para meu email.
Quais comparações você pode fazer entre as modalidades de arte urbana e de intervenções apresentadas nesta aula?
O que você aprendeu durante os momentos de pesquisa?
Descreva as experimentações, técnicas e materiais utilizados no seu processo criativo.