CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 15 de novembro de 2020

Semana de 16 a 20 de novembro

 Intertextualidade

Olá, estudantes dos terceiros anos,

Caminhamos para o fechamento do bimestre! Não deixem de estudar e realizar as atividades de cada matéria.

Para esta aula, usaremos o caderno do aluno Aprender Sempre, videoaula do centro de mídias de São Paulo e outros textos para ampliação do repertório e conhecimento. 
Assista à aula do CMSP,: 

https://www.youtube.com/watch?v=CiPJYlWpX6Y

Se você acompanhou a aula, utilizando o caderno do aluno citado na mesma, já tem noção do que é intertextualidade.


Exercícios:

1. Analise os dois textos a seguir:



Texto 1:
Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

                           Luís de Camões

Texto 2:

Monte Castelo

Legião Urbana


Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece

O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder

É estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrario a si é o mesmo amor

Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

Compositor: Renato Russo


Responda:

a) Que semelhanças há entre os textos?

b) Pesquisando sobre a vida dos dois autores, quem você acha que se aprofundou na ideia do outro (quem escreveu por último) ? 

2. Nas propagandas, podemos ver muito a intertextualidade. Observe neste pequeno vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=BJZx9hRujfc&feature=emb_logo

Dê exemplo de alguma propaganda em que tenha intertextualidade:


Envie suas respostas para o e-mail:


zuleidelopes@prof.educacao.sp.gov.br  


Bom estudo!
Professora Zuleide






Atividade de português: substantivo

Leia o texto abaixo, e responda as questões: 


“A padaria dos finais felizes”

    Um balneário tranquilo, uma loja abandonada, um apartamento pequeno. É isso que espera Polly Waterford quando ela chega à Cornualha, na Inglaterra, fugindo de um relacionamento tóxico.

    Para manter os pensamentos longe dos problemas, Polly se dedica a seu passatempo favorito: fazer pão. Enquanto amassa, estica e esmurra a massa, extravasa todas as emoções e prepara fornadas cada vez mais gostosas.

    Assim, o hobby se transforma em paixão e logo ela começa a operar sua magia usando frutos secos, sementes, chocolate e o mel local, cortesia de um lindo e charmoso apicultor.

    “A padaria dos finais felizes” é a emocionante e bem-humorada história de uma mulher que aprende que tanto a felicidade quanto um delicioso pão quentinho podem ser encontrados em qualquer lugar.

Autora do livro: Jenny Colgan

 

Questões

01 – Grife os substantivos que compõem este trecho:

“Um balneário tranquilo, uma loja abandonada, um apartamento pequeno.”

 

02 – Identifique os substantivos próprios presentes no primeiro parágrafo do texto:

 

03 – Na passagem “Para manter os pensamentos longe dos problemas […]”, o substantivo abstrato destacado designa:

a) ação.

b) qualidade.

c) sentimento.

 

04 – O substantivo “passatempo” é composto. Por quê?
R:

 

05 – Os substantivos “paixão” e “magia” têm em comum o gênero e o número. Explique:
R:

 

06 – Qual é o plural de “mel”?

a) “méis”.

b) “meles”.

c) “méis” ou “meles”.


Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Professor Alexandre de Eletivas

 Boa tarde galerinha dando continuidade no nosso projeto agora vamos realizar a pesquisa no modelo padrão apresentado em sala de aula sobre a Austrália.

Qualquer dúvida é só enviar para o e-mail abaixo;


alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br