CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 9 de junho de 2020

2º ano - Segundo Bimestre - Filosofia - Teoria do indivíduo

1. Vídeotexto

2. Atenção para a realização da ativdade







     Boa Noite pessoal , nesta semana vamos estudar sobre a Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial , 1914-1918, este conflito rompe no início do século XX e solapa um mundo que vinha sendo construído até então, desde o início da Modernidade XV , crença absoluta no progresso , na razão, Iluminismo XVIII, que libertariam o homem do obscurantismo . Esse foi a primeiro conflito totalmente industrializado , isso implica dizer que todos os conhecimentos e técnicas foram aplicadas , utilizadas para fazer a guerra, tantos nas técnicas de combate , como nos materiais e máquinas do fazer a guerra . Com qual objetivo ? A resposta é óbvia , provocar o maior estrago no inimigo , produzir a morte .


     Antecedentes da Grande Guerra

     A Grande Guerra tem esse nome em decorrência do impacto destrutivo causado nos cidadãs da época . No final do século XIX a Europa vivia a chamada ''Bella Époque", um sentimento de euforia possibilitado pela empregabilidade absoluta , crescimento economico,e as novas descobertas nos campos da ciência e das tecnologias. Vejam é nesse período que surge a fotografia , o cinema , meios de comunicação em massa . agora já é possível falar com milhões de pessoas ao mesmo tempo . isso é muito poderoso. O automóvel , o avião , a locomotiva , todas essas invenções são frutos da II Revolução Industrial , dizer que está é a primeira guerra industrializada implica dizer que ela é automatica com poder destrutivo sem igual . Pensava-se que as tecnologias viriam para libertar o homem , havia uma crença no futuro , na automatização . As máquinas fariam certos serviços e o homem teria mais tempo para o lazer, para a família , para o cuidar-se.


     Este conflito é um desdobramento das rivalidades políticas e econômicas criadas e acirradas no Neocolonialismo em relação as potências européias, aliás é necessário dizer que é um conflito muito mais limitado a Europa do que propriamente mundial , além da Bella Époque, ocorre, de maneira concomitante, uma espécie de corrida armamentista ou seja os países deslocam suas economias para ,sobretudo ,produzir armas . Suspeitava-se que uma Guerra estava por vir , em meados do início do século XX mas não se calculava de maneira precisa o alcance destrutivo que ela produziria.


     A unificação da Alemanha ocorre em 1871, ou seja a Alemanha a parti de então se constitui como um novo pais num cenário tenso em função das disputas coloniais , surge uma nova potência que abala o domínio Inglês , como potência dominante e passa a exigir espaço no cenário internacional.

   Rivalidades Nacionais : hostilidades entre :
- Germânicos x Eslavófilos - questões nacionais. rivalidades seculares entre estas duas Nacionalidades.
- Germânicos x Ingleses questões econômicas, ligadas as colonias.
- Germanicos x franceses , questões territoriais politicas, guerra franco - prussiana, perda de regiões pela França Alsácia e Lorena ricas em ferro e carvão.


     A parti destas questões e suas rivalidades são criadas Alianças de contribuição entre os participes, os aliançados foram distribuídos em dois blocos ; Tríplice Entente- Inglaterra, França, Rússia, Sérvia e Tríplice Aliança - Alemanha , Império Austro-Hungaro, Turquia. Ter algum inimigo do outro lado significar ser inimigo do bloco, da Aliança.

Turma por agora ficaremos por aqui , está foi uma breve introdução sobre o tema que iremos nos debruçar nas próximas aulas, mas novamente deixo como recomendação a visualização deste filme : Nós que aqui estamos por Vós esperamos.









      Os povos pré- históricos brasileiros migraram para cá entre 58 mil á 12 anos atrás não há uma datação correta , nem definitiva . Pois há uma disputa cientifica entre duas correntes que divergem quanto a chegada dos primeiros migrantes. Lembram da aula anterior ? Niede Guidon afirma que tem vestígios e evidências da passagem humana no sítio da pedra furada no Piaui , no município de São Raimundo Nonato que datam por volta de 58 mil anos. estas datações são possíveis com o auxilio de diferentes areas do conhecimento como química e o conhecido teste do carbono 14, da biologia, da odontologia , da arqueologia e da antropologia . todas essas áreas do conhecimento dialogam para a construção dos saber histórico. Valter Neves encontrou um fossil  chamado de Luzia em MG, povos de lagoa santa segundo ele esses povos primeiros vieram pelo estreito de Bering entre a sibéria e o alasca.
      Os paleoíndios são nossos primeiros habitantes do que, posteriormente a este processo ,ao que foi chamado de Brasil, ocuparam regiões próximas aos rios , litoral, cerrado e caatinga. no geral esses povos viviam de maneira similar ao que os povos pré-históricos europeus praticavam no paleolítico, ou seja, com um modo de vida sempre vinculado a caça, a pesca , a coleta, sempre praticavam o nomadismo, estavam sempre em movimento se deslocando, passavam por cavernas e usavam o fogo , se valiam das ilustrações que ficaram conhecidas por pinturas rupestres. 


     Os paleoindios são divididos em 4 ;

- Umbu ocuparam a região sul e sudeste, sobretudo caçadores , consumiam muita proteína, ou seja carne.
- Humaitá viviam muito da coleta de raízes e frutos.
- Sambaqui, litoral brasileiro em especial a região de santa catarina. Consumiam muita proteina sobretudo das ostras , moluscos coletadas. Os restos destes alimentos formavam montes que ao longo do tempo se solidificaram numa montanha de conchas. Eles eram semi- sedentários.
-Lagoa Santa , MG. Consumiam muito carboidrato , e pouca proteína . Biotipo relacionado á África e aos Aborígenes australianos.
- Amozônico, Marajoara , norte, região da floresta amazõnica. Tinham na cerâmica seu principal material para fazer arte.
     Todos estes povos praticavam ritus funerários ou seja eles enterravam seus mortos ofertando homenagens em cerimônias.

-Zoólitos são adornos esculturais feitos em pedras.


-É possível saber o que esses povos consumiam em função dos exames feitos na arcada dentária dos fósseis encontrados.






klebernatividade@educacao.prof.sp.gov.br
   




     Boa noite pessoal , nesta semana nós vamos estudar a centralização política européia no século XIV, XV. E a formação do Estado Moderno. Para tanto é necessário retomar alguns conceitos sobre a Idade Média . Lembremos que o poder estava descentralizado ou seja cada senhor feudal detinha o controle de seu feudo , podendo este ser vassalo ou suserano de outros nobres ,também senhores feudais. Isto implica dizer que as Nações não estavam unificadas, sobre o domínio de uma coroa , de um rei .



     Na alta idade média o sistema feudal entra em crise  XIV, surge e ganha consistência uma nova classe social ,a Burguesia, esses elementos são favoráveis a uma centralização política em decorrência de mudanças sócio- culturais, e econômicos . Surgem novas demandas políticas e econômicas
     Ter o poder centralizado é um facilitador de movimentações comerciais , há uma unificação aduaneira , isso fortalece o Estado e o poder do Rei. lembrando que o sistema político é a Monarquia Absolutista, ou seja o poder está concentrado nas mãos de uma pessoa , o Rei, que invariavelmente provinha da nobreza, em contra posição há burguesia e os servos.


     O Absolutismo Monárquico é o sistema que caracteriza a centralização do poder , não há uma Constituição para a segurar os direitos das pessoas , o conceito de cidadania ainda era inexistente, O Rei governa segundo o seus interesses. O exercito está unificado , as fronteiras estão definidas há também uma unificação monetária. Este processo promove o fortalecimento dos Estados- Nações .



     Todas essas transformações ocorridas foram possibilitadas pelas pressões sociais ligadas aos novas demandas sociais diretamente ligadas ao capitalismo comercial e a ascensão da burguesia. Para entendermos mais a fundo é necessário termos claro os seguintes conceitos :

- Mercantilismo- Monopólio Comercial, Protecionismo, Metalismo

     Durante esses processo de consolidação de uma centralização política européia, é bom dizer que as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa foram pioneiras neste processo , se organizaram antes de outras países e daí a vanguarda neste movimento de unificação. Ocorrem outros processos históricos marcantes diretamente ou indiretamente, relacionados com a unificação desses reinos, como a guerra dos 100 anos entre a Inglaterra e a França, século XIV-XV que teve o protagonismo de uma figura histórica marcante Joana Darc .
As Cruzadas, movimento de ' guerra santa', dos cristãos na retomada de lugares sagrados para os religiosos cristãos em detrimento da religião e cultura muçulmana.
e por fim a peste bubônica que dizimou um terço da população europeia.

Estes fatores acima expostos moldaram o mundo moderno e consolidaram as chamadas monarquias absolutistas.

 

Dica de um filme clássico sobre Joana Darc , assistam :






klebernatividade@educacao.prof.sp.gov.br

Aula 05 de História – 2°F (Segundo Bimestre)



Olá novamente, queridos alunos e alunas!




 Depois de uma semana de descanso para vocês, voltamos com as atividades e aulas. Espero que todos estejam bem.

  Esta é primeira semana de aula do Segundo bimestre, então atenção com as atividades pois estas notas já contarão para o mesmo.

  No segundo bimestre os temas serão colonização das Américas. Como ainda não temos vídeoaulas sobre o tema, mas era o que estávamos trabalhando antes da Pandemia, elaborei questões, que as respostas estão nos textos que fizemos no caderno, a partir do livro didático.

  Lembrando que toda atividade do blog vale de 0 a 10 na nota do bimestre.

  Quem não tiver caderno completo, entre em contato comigo para orientações, quem tiver, só responder as questões no Google Formulários abaixo:

Questões 2°F



Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Abraços,
Prof. Willian A. Almeida

Aula 05 de História – 3°C (Segundo Bimestre)




            Olá novamente, queridos alunos e alunas!



 Depois de uma semana de descanso para vocês, voltamos com as atividades e aulas. Espero que todos estejam bem.
 Esta é primeira semana de aula do Segundo bimestre, então atenção com as atividades pois estas notas já contarão para o mesmo.
 Como ainda não tivemos aula com o próximo conteúdo do Segundo bimestre, a atividade nessa semana será responder questões sobre a videoaula abaixo, valendo nota de 0 a 10.


Vídeoaula:


07/05 - 3ª série EM - História - Imperialismo na África e Ásia e seus desdobramentos
Acesso em 08/06/2020 18:08hs.



E responder as questões disponíveis no Google Formulários abaixo:
Questões 3°C



Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Abraços,
Prof. Willian A. Almeida