CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 22 de novembro de 2020

Araras azuis

 

Olá turma!

Semana de 23/11 à 27/11/2020


Leia os textos e responda às questões , depois envie no e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto


Arara-azul: beleza ameaçada


As araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) são animais que se destacam pela beleza , tamanho e comportamento. É a maior espécie entre os psitacídeos 9papagaios, periquitos, araras, maritacas ), chegando a medir um metro da ponta do bico à ponta da cauda e pesando até 1,3 kg.

São animais com hábitos que chamam a atenção. Elas gostam de voar em pares ou em grupo e nos fins de tarde, se reúnem em bandos em árvores “dormitórios”. Entre suas fontes de alimentação, estão as castanhas retiradas de cocos de duas espécies de palmeira: acuri e bocaiuva. No caso do acuri, aproveitam aqueles caídos no chão, ruminados pelo gado ou por animais silvestres. Já o coco da bocaiuva é colhido e comido diretamente no cacho.

Aos sete anos, a arara-azul começa sua própria família. Os casais são fiéis e dividem as tarefas de cuidar dos filhotes. A fêmea passa a maior parte do tempo no ninho, cuidando da incubação dos ovos, enquanto o macho se responsabiliza por alimentá-la. O período de incubação dura aproximadamente 28 dias.

Os filhotes nascem frágeis e são alimentados pelos pais até os seis meses. Correm risco de vida até completarem 45 dias , pois não conseguem se defender de baratas, formigas ou outras aves que invadem o ninho. Somente com três meses de vida, quando o corpo está todo coberto por penas, se aventuram em seus primeiros voos. Em média tem dois filhotes, mas em geral, só um sobrevive.

No Pantanal, 90% dos ninhos de araras-azuis são feitos no mandovi, árvore com cerne macio. Também são utilizados a ximbuva (Enterolobiumcontortisiliquum) e o angico branco (albizia nipioides). As araras aumentam pequenas cavidades no tronco das árvores para fazer seus ninhos, que são forrados com cascas retiradas da própria árvore. Há disputa com outras espécies por ser difícil encontrar cavidades naturais.

Essa bela ave que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre e barulhento vem sofrendo com a destruição dos habitats e com a captura ilegal para tráfico de animais silvestres. A espécie está na lista de espécies ameaçadas de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação de seu habitat por causa do desmatamento.


1_O autor do texto expõe um hábito das araras-azuis no segmento:

a)- (…) são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento.

b)_ É a maior espécie entre os psitacídeos (papagaios, periquitos, araras, maritacas) (...)

c)_ Elas gostam de voar em pares ou em grupo e nos fins de tarde, se reúnem em bandos (…)


2_No trecho “(…) enquanto o macho se responsabiliza por alimentá-la.”, o pronome “” foi usado para retomar

a)_ a arara-azul.

b)_ sua própria família.

c)_ A fêmea.


3_ De acordo com o texto, os filhotes de araras-azuis “correm risco de vida até completarem 45 dias,” porque:

a)_ nascem frágeis e são alimentados pelos pais até os seis meses.

b)_não conseguem se defender de baratas, formigas ou outras aves que invadem o ninho.

c)_a fêmea tem dois filhotes, mas em geral, só um sobrevive.


4_Segundo o texto, a maioria das araras-azuis no Pantanal constroem seus ninhos

a)_no manduvi

b)-no angico branco

c)_ na ximbuva.


5_Identifique os fatores que ameaçam a vida das araras-azuis:

R.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6_No fragmento “As araras aumentam pequenas cavidades no tronco das árvores para fazer seus ninhos (...)”, o vocábulo “para” indica:

a)_um destino

b)_uma condição

c) _uma finalidade.


7_No trecho “Há disputa com outras espécies por ser difícil encontrar cavidades naturais.”, a parte destacada exprime:

a)_o tempo da disputa com outras espécies.

b)_o motivo da disputa com outras espécies .

c)_ a consequência da disputa com outras espécies.


8_ Qual é o gênero deste texto?

a)_ notícia.

b)_reportagem.

c)_fábula

d)_crônica

9_ As araras azuis são animais que se destacam pela beleza. tamanho e comportamento. As palavras que estão em negrito são:

a)_Verbos 

b)_Pronomes.

c)_Substantivos.

d)_Adjeitivos.






Crônica

 

Olá turma !

Semana de:23/11a 27/11/2020

leia o texto e responda as questões, depois envie através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Tênis


Antigamente o tênis era um calçado modesto, de desenho tão simples, que passava despercebido. Mas então o tênis mudou: nova tecnologia, novo design (só a Nike tem 300modelos),formas e cores arrojadas, pregos correspondente elevados. Símbolo de status, inclusive, o tênis cresceu em importância. Até o trágico: Já se mata por um par de tênis, como aconteceu com o garoto Fábio Comune, 14 anos, baleado por um marginal em São Bernardo, porque não quis entregar seu tênis.

A Primeira reação diante de um caso destes é pedir a pena de morte. É o que faria qualquer pai ou mãe principalmente tendo filhos nesta idade. Isto se não pensasse em fazer justiça com as próprias mãos. Mas, depois desta primeira reação, que é automática, convém pensar um pouco, com menos automatismo.

O caso do infeliz Fábio não é o único. O roubo de tênis é um evento muito frequente, assim como é o roubo de mochilas, de relógios, de roupas. Ao redor das escolas, privadas ou públicas, gravitam bandos de pivetes, que, nessa terra de ninguém, se iniciam na criminalidade. A reação de pais responsáveis tem sido uniforme: mas guardas, mais muros, mais grades, mais advertências aos filhos. Que assim estão verdadeiramente sitiados e amedrontados.

Mas será que não está na hora de pensar em outro tipo de solução? Será que não é tempo de pensar nos pivetes como crianças , que querem exatamente o que outras crianças querem, só que sem a esperança de consegui-lo? Lembro-me da frase de um amigo, o microbiologista Jorge. Os sanai, referindo-se às bactérias que causam intoxicação alimentar, ele dizia : o problema é que esses micróbios gostam dos mesmos alimentos que nós. A questão é partir do problema para a solução. Por que não falar com os pivetes? Por que não convidá-los, eventualmente, para a escola? Por que não lhes oferecer os tênis – e os brinquedos, e as revistas em quadrinhos – que as crianças de classe média tantas vezes jogam fora?

Esta ideia pode ainda não ter chegado a seu tempo. Mas, no conflito com o outro, o jeito é se colocar nos sapatos – ou tênis – do outro. O que só poderá acontecer se o outro tem sapatos. Ou tênis.

Moacyr Scliar


Vocabulário:

gravitam – giram em torno de;

sitiados - presos em um determinado espaço


1_A crônica de opinião de Moacyr Scliar baseia-se em um fato ocorrido no cotidiano. Qual é esse fato?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2_O texto trata de assunto atual?--------------------------------------------------------------------------------

3_O texto sugere que o fato de os filhos estarem “verdadeiramente sitiados e amedrontados”:

a)_ é a condição para acabar com a violência.

b)-é uma consequência das providências tomadas pelos pais para protegê-los.

c)-é uma consequência esperada pelos marginais.

d)-é um meio de eliminar a criminalidade.


4_Assinale a alternativa que melhor apresenta o tema do texto:

a)-O assassinato do garoto Fábio Comune por um marginal .

b)_A reação dos pais diante da violência.

c)_A violência cometida por pivetes e sua possível solução.

d)-a defesa da sociedade contra os pivetes.


5_Como é possível, segundo o texto, relacionar bactérias ao problema dos pivetes?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6_ Uma das alternativas abaixo não corresponde às soluções propostas pelo autor para resolver o problema abordado no texto . Assinale-a.

a)_Pensar nos pivetes como crianças, que querem exatamente o que outras crianças.

b)_Adotar a punição dos pivetes como primeira reação.

c)_Convidar os pivetes, eventualmente para frequentarem a escola.

d)_Oferecer aos pivetes os tênis , os brinquedos e as revistas em quadrinhos que as crianças jogam fora.


7_Caso uma pessoa presenciasse o roubo do tênis do garoto Fábio, citado no texto, ela denunciaria o roubo, imediatamente, pronunciando uma oração com sujeito indeterminado. Qual seria essa frase?

8_ A oração: Lembro da frase de um amigo, apresenta:

a)_sujeito inexistente.

b)_sujeito indeterminado

c)_sujeito desinencial

d)-sujeito simples.


9_ Marque com um x as orações sem sujeito:

a)_( ) Eles faziam o possível para ficarem em segurança.

b _ ( ) Fazia 15 dias que o fato ocorreu.

c_ ( ) Os garotos hão de vencer o preconceito.

d_ ( ) Há 10 anos perdi meu melhor amigo.


10_Complete a frase com a língua padrão:

a)_ ----------------------------assaltos naquela área . ( Choveu/ Choveram)

b)_ ----------------muitos pivetes naquela área. ( Havia/ Haviam)