CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 29 de setembro de 2020

2a. Atividade Bimestral - Correção de dados de 2 exercícios.

Caros alunos,

Informo a necessidade de correção de dados de 2 exercícios da 2a. Atividade Bimestral, os exercícios nº 2 e nº 4. O arquivo já foi substituido na publicação original da Atividade, no Classroom.
Segue em anexo exercícios corretos.



História, 3°C. Atividades de Recuperação 3°Bimestre

 Olá pessoal!


Nessa semana, a atividade também valendo nota de 0 a 10 serão perguntas de recuperação, com matérias que vimos neste terceiro bimestre.


Aqui está o formulário:


Recuperação


E links de três vídeo aulas pra ajudar:





















Qualquer dúvida, me enviar email como sempre, para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Abraço, Prof. Willian

História, 2°F. Atividades de Recuperação do 3°Bimestre

 Olá pessoal!


Nessa semana, a atividade também valendo nota de 0 a 10 serão perguntas de recuperação, com matérias que vimos neste terceiro bimestre.


Aqui está o formulário:


Recuperação


E links de três vídeo aulas pra ajudar:


















Qualquer dúvida, me enviar email como sempre, para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Abraço, Prof. Willian





Geografia - aula 07 - S.E.I. (Semana de estudos intensivos)

 


FALA GALERA, COMO VOCÊS ESTÃO ?


ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM E COM MUITA SAUDADES DA NOSSA ESCOLA E PRINCIPALMENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.RSRS.


ESSA SEMANA SERÁ DESTINADA PARA REFORÇO E RECUPERAÇÃO DE NOTAS PARA O 3 BIMESTRE.


VAMOS TODOS JUNTOS ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO.


CLICK NA IMAGEM ABAIXO PARA TER ACESSO A ATIVIDADE DE REFORÇO E RECUPERAÇÃO.






OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.


NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.


NÃO DEIXE DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.


ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

Geografia - aula 07 - S.E.I. (Semana de estudos intensivos)

 


FALA GALERA, COMO VOCÊS ESTÃO ?


ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM E COM MUITA SAUDADES DA NOSSA ESCOLA E PRINCIPALMENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.RSRS.


ESSA SEMANA SERÁ DESTINADA PARA REFORÇO E RECUPERAÇÃO DE NOTAS PARA O 3 BIMESTRE.


VAMOS TODOS JUNTOS ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO.


CLICK NA IMAGEM ABAIXO PARA TER ACESSO A ATIVIDADE DE REFORÇO E RECUPERAÇÃO.





OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.


NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.


NÃO DEIXE DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.


ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.


BOA SORTE A TODOS 

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.

Geografia - aula 07 - S.E.I. (Semana de estudos intensivos)

 



FALA GALERA, COMO VOCÊS ESTÃO ?


ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM E COM MUITA SAUDADES DA NOSSA ESCOLA E PRINCIPALMENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.RSRS


ESSA SEMANA SERÁ DESTINADA PARA REFORÇO E RECUPERAÇÃO DE NOTAS PARA O 3 BIMESTRE.


VAMOS TODOS JUNTOS ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO.


CLICK NA IMAGEM ABAIXO PARA TER ACESSO A ATIVIDADE DE REFORÇO E RECUPERAÇÃO.




OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.


NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.


NÃO DEIXE DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.


ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.


marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.



BOA SORTE A TODOS 


E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.

HISTÓRIA. 1A

 Atividades de História, 1A

Produzir um texto sobre:

"A crise de Roma e o Império Bizantino".

Enviar o texto para o email da professora:

leonice1@prof.educacao.sp.gov.br

 





     Olá pessoal , espero que esteja tudo bem com vocês . Nesta semana nós vamos estudar sobre a política no Brasil entre 1945 -1964.

     Depois de 1945 com o termino da segunda guerra mundial a ditadura do Estado Novo chega ao fim , Getúlio Vargas deixa o poder e é eleito o militar Eurico Gaspar Dutra. Neste momento temos as tensões políticas em todo mundo elevada por conta da Guerra -Fria, golpes são financiados pelos EUA e URSS. Aqui no Brasil o liberalismo apoiado pelos grandes capitalistas favoráveis a venda das estatais e duma internacionalização prejudicial da nossa economia vão se defrontar com ideias nacionalistas de caráter intervencionistas defensores da presença e intervenção do estado na economia e controle de remessas de lucros para o exterior . Com o fim do Estado novo os partidos políticos vão se organizar em torno destas ideias , PTB, PSD, defensores dum Estado forte e UDN liberal . Este é o cenário político com uma população de 6 milhões de eleitores , numa democracia cada vez mais consolidada. 

     Eurico Gaspar Dutra assume em 1946 pela chapa PTB-PSD e vai até 1950 quando Getúlio Vargas vence as eleições num movimento que tomou as ruas chamado de Queremismo, queremos Getúlio. Ele assume com um projeto de um Nacionalismo abrangente, criando a Petrobras, fruto do movimento o petróleo é nosso. Criando politicas que assistiam ao povo como aumento em 100% do salário minimo , ele era apoiado pelo povo , chamado de pai dos pobres a época mas sofria uma dura oposição da UDN na figura de Carlos Lacerda e do capital internacional querendo , já naquela época a internacionalização do petróleo brasileiro . Vargas que criou a CSN e a Vale do rio doce era mal quisto por esses grupos . E pressionado por eles, sobretudo pelo falastrão jornalista Carlos Lacerda , no palácio do Catete, Guanabara , em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas comete suicídio com um tiro no peito  deixando a população brasileira numa grande comoção. Deixou uma carta testamento do porque cometeu tal atitude .  


 Segue na integra a carta escrita por Vargas antes de seu suicidio :

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/getulio-vargas/carta-testamento-de-getulio-vargas


Carta Testamento Getúlio Vargas Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder. Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História. (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)





     1- Leia a carta e escreva por quais razões , segundo o texto, Getúlio Vargas tirou a sua própria vida ?

     2- Quais grupos internos e externos pressionavam Vargas no poder ?

     3- Quais foram as principais obras assinadas pelos sucessivos governos de Getúlio Vargas ?

     4- Por que o governo Vargas é chamado de populista ?

     

 email: klebernatividade@prof.educacao.prof.sp.gov.br

 





     Olá pessoal tudo certo , espero que sim , nesta semana nós vamos estudar o que foi o Império Carolíngio e o reino dos Francos .

           Está civilização está localizada na Europa ocidental e marca o início da Idade Média ocidental.  V- XV, e também é chamada de reinos Bárbaros .Você já ouviu falar dos reino francos , reis indolentes ? A primeira dinastia foi a Merovíngia , povos germânicos assim como os francos, a estrutura do Império romana serviu de base para o Império Carolingio. O rei Clóvis se converte ao cristianismoem 496. E porque reis indolentes ? Porque todas as decisões importantes eram tomadas pelos prefeitos dos palácios , os reis estavam distantes das preocupações diárias . Um prefeito que se destaca na dinastia merovíngia foi Carlos Martel prefeito do palácio e líder do exercito, venceu os arabes na batalha de Poitiers impedindo a islamização da Europa ocidental. Martel morre em 741 e seu filho Pepino o breve , apoiado pelo Papa, da um golpe e assume o poder , inaugurando a dinastia Carolingia.

     Na dinastia Carolíngia em destaque temos Carlos Magno que combateu os árabes , os vikings , os húngaros , consolidando o cristianismo , e ajudou Leão III a se tornar Papa que foi recompensado com o títullo de Imperador do Ocidente.

     Nestes processos ao longo dos séculos VIII e IX , Carlos Magno dividiu o Império em condados dominados por conde e bispo,  em cujo as terras os camponeses trabalhavam. Nas fronteiras estavam as marcas e ducados , marqueses e duques organizavam a defesa e a administração dos territórios . O Missi Dominici era o enviado do Imperador para fiscalizar as administrações correspondentes .

     Carlos Magno doava terra em troca de fidelidade , era a vassalagem , juramento de lealdade,dessa maneira todos os vassalos dispunha seus exercitos para o imperador . Em 814 Carlos Magno morre e disputas pela sucessão do trono entre seus filhos Carlos , o calvo e Luís o germânico , e Lotário. Em 843 é criado o Tratado de Verdun consolidando a fragmentação do Império e a solidificação das estruturas feudais . 





     1- Quais foram as principais contribuições do Império Carolingio para a civilização cristã ocidental ?

     2- Por que a dinastia Merovingia chegou ao fim ?

     3- Como foram construídos os títulos nobiliárquicos no Império Carolíngio. 

 





     Olá pessoal tudo bem com vocês , espero que sim , Nesta semana nós vamos pensar o que foi a Revolução Francesa Napoleão e seu legado .

     A Revolução Francesa ocorre no ano de 1789, 14 de julho , de alcance mundial seus feitos até hoje perduram nas relações cotidianas das populações dos mais variados paises , como simbolo deste processo, em seu início, temos a chamada queda da  Bastilha ,presidio que abrigava os opositores políticos da monarquia absolutista controlada por Luís XVI da dinastia Bourbon .  No geral a Revolução Francesa expressa os interesses duma classe ansiosa por transformações sociais e desejosa pelo poder , á burguesia . No antigo regime os privilégios do clero e da nobreza eram sustentados em quase sua totalidade pela burguesia , comerciantes , empresários, profissionais liberais , porém eles não possuíam poder político e via de regra as decisões eram tomadas pelo rei e seus ministros , no intuito da manutenção de suas beneficies . 

     É bom lembrar que as ideias desenvolvidas no Iluminismo , movimento filosófico burguês , questionavam a cultura e o sistema político representados pelo antigo regime . Por não estar no poder , a burguesia era a classe revolucionária por excelência . Queriam o fim da monarquia absolutista , a separação da igreja e do estado , direito de ir e vir , ensino básico universal  , estado laico confisco das propriedades da igreja, uma constituição para regulamentar as leis do pais. No geral o intuito era por fim aos privilégios do primeiro , ( alto clero ), e segundo estado , (nobreza). O terceiro estado era composto por camponeses, proletários, sans-cullots trabalhadores urbanos profissionais liberais e a burguesia de maneira geral, estes constituíam a maioria da população no pais e estavam alijado dos processos decisivos políticos  .

     Em decorrência de uma crise social e econômica, alta de preços e crise de abastecimento , camponeses e trabalhadores urbanos pobres de diversas regiões da França passam a protestar contra a fome e o caos social  .  Em meio está crise o Rei convoca a assembléia dos estados gerais , ( primeiro, segundo e terceiro estado. ) para discutir leis que fizessem o primeiro e segundo estado pagar impostos . Criam a assembléia nacional constituinte e a população toma as ruas em apoio e libertam os prisioneiros na Bastilha.  Já em agosto de 1789 é aprovado a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão , os homens são iguais perante a lei , as terras da igreja são declaradas do estado . Em 1791 , setembro é promulgada a nova constituição , o rei e o clero perdem poder e o legislativo passa a governar o país . Mas o direito ao voto só é garantido aos burgueses de grandes rendimentos, cidadãos ativos , fora estabelecido o voto censitário deixam a margem das decisões a maior parte do terceiro Estado

          A França é invadida por monarquias absolutistas internacionais mas os revolucionários derrotam essas tropas , capturam e aprisionam o rei . Em 1792 a Convenção Nacional composta por 750 deputados, Jacobinos ,sentados a esquerda, trabalhadores urbanos , camponeses ,pequena burguesia,  profissionais liberais defendiam a participação popular . Os Girondinos , sentados a direita ,grande burguesia  , e a planície deputados que flertavam com ambos os lados . A convenção nacional decide pela execução do Rei Luís XVI, que é guilhotinado em janeiro de 1793.

     Robespierre líder jacobino toma a convenção, inaugurando a chamada era do terror , 1793-1794 expulsa os  girondinos e da início ao governo Jacobino criando o comitê de salvação pública . Ensino público básico gratuito , confisco e distribuição de terras da nobreza , alistamento militar obrigatório , fim da escravização nas colônias francesas e execução dos contra-revolucionários , pela guilhotina. 

     Mas os Girondinos tomam o poder apoiados pela população assutada com a violência de Robespierre e guilhotinam Robespierre, golpe do 9 Termidor , julho de 1974 . No governo Girondino todas as decisões anteriores dos jacobinos são revogadas . 

     Napoleão Bonaparte soldado do baixo oficialato ascende no exercito pelas sucessivas vitórias que seu exercito revolucionários conquistava perante os exércitos contra- revolucionários e ,aliado a burguesia e ao exercito, Napoleão Bonaparte da o golpe do 18 Brumário e poe fim a Revolução consolidando os ideias da grande burguesia marco do alcance da burguesia em todo mundo .






       1- Quais classes sociais compunha o primeiro , segundo e terceiro Estado ?

       2- Quais categorias sociais  participavam do grupo chamado de Sans -Cullots 

       3- Por que a queda da Bastilha representa o marco inicial da Revolução Francesa de julho 1789 ?

       4- Quais ideias os revolucionários defendiam ?

       5 - O que diferenciava Jacobinos de Girondinos ?


email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

Solução do Exercício Nº 48 - Pag. 109 - Matemática2 - Kátia Stocco - 21-09 a 25-09-20

 


Solução do Exercício Nº 38 - Pag. 154 - Física1 - Bonjorno - 21-09 a 25-09-20

 


PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

 




     Olá pessoal vocês estão bem , espero que sim , nesta semana nós vamos estudar como os Europeus dominaram as economias no mundo todo a parti do século XVI , sua lógica mercantil e domínio dos mares  .

     É sabido de todos que o interesse dos Europeus ao virem para cá foi a busca de metais preciosos , sua extração ficou conhecida como Metalismo este processo se deu sobretudo na América espanhola mas na América portuguesa os objetivos dos europeus eram exatamente os mesmos ,encontrarem metais preciosos para extração , sem preocupação alguma com a ocupação do território , no início este procedimento , o sonho do Eldorado vai estar na mente da população európeia , ficar rico imediatamente numa terra além mar que abunda ouro e prata , tem alimentos e agua limpa em abundância , esta era a visão do paraíso . ]

    Num primeiro momento não encontraram estes metais aqui no Brasil , tão logo os portugueses fizeram a extração  do Pau-Brasil , para obtenção de tinta vermelha e também para construções de móveis , num processo predatório , sem comprometimento algum com fatores ambientais e humanos pois escravizavam os indios , nativos da terra , num processo densamente violento de exterminio. 

     Com a alta valorização do açúcar na Europa , instalaram a industria canavieira aqui no Brasil , construíram engenhos , propriedades produtoras de açúcar e aguardente, que eram constituidos por casa grande , dos proprietários e seus familiares , senzala destinadas aos trabalhadores escravizados  e a Capela centro religioso. Estes engenhos estavam localizados na região litorânea, de São Vicente em São Paulo a Itamaracá em Pernambuco , os que estavam localizados no nordeste alcançaram prosperidade devido as condições climáticas , região de muito calor , e sua proximidade com a Europa , isto barateava os custos , tornando o açúcar mais rentável .  

     Aqui no Brasil os portugueses não tinham interesse algum em povoar , construir um novo Estado , pelo contrário, o único interesse era o exploratório , portanto colônia de exploração com fins de enriquecimento da Metrópole. Do ponto de vista político a colonial era inteiramente submetida aos desígnios de Portugal  . No geral  o ciclo da cana de açúcar no Brasil foi duradouro, século XVI ao XVIII, marcado pela violência e extermínio de povos indígenas para os estabelecimento da civilização européia : língua , religião , modos de trabalho e exploração do meio ambiente . O aprisionamento e a escravização eram feitos pelos Bandeirantes. Já num segundo momento foram trazidos para cá , num processo densamente violento, negros da África de regiões do atual Angola , Congo, povos Bantos e da atual Nigéria os Iorubas - Nagos, e os  Geges.  Os índios foram substituídos da produção açucareira pois além da resistência oferecidas por eles de diferentes formas , os portugueses tinham o objetivo de monetarizar o mercado criando uma nova frente , o mercado de escravos. 





     1- Quais foram as principais características do ciclo da cana de açúcar na América portuguesa ?

     2- Por que os colonizadores eram violentos e optaram pela escravização dos indios ?

     3-  Por que a mão de obra indígena foi substituída pela africana , quais eram os interesses ? 

    4 - Explique a estrutura da industria canavieira no Brasil Colônia .


     5- O que é uma Senzala ? Descreva o modo de vida nelas ?


email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

 




     Olá pessoal , tudo bem com todos vocês , espero que sim . Nesta semana iremos fazer uma breve revisão sobre algumas civilizações antigas. 

     Imagina uma máquina do tempo , se tu pudesse qual lugar do mundo antigo escolheria pra conhecer ou viver. Eu iria para o Egito Antigo ou para Pérsia ,lugares misteriosos e de muito conhecimento e beleza, e você ?  

     No mundo antigo as civilizações do oriente da região do crescente fértil nos chamam muita atenção . Localizado na região do oriente médio foi ali que as primeiras cidades e os primeiros povos se estabeleceram . Certamente dada as condições geográficas , muito calor com rios caudalosos , lugares propícios a prática da agricultura e da pecuária , é ali que surgiram as primeiras cidades , os primeiros estados , os grupos humanos passam por um processo civilizatório , num processo que perdura até hoje .

     Dentre essas civilizações vale destacar a Egípcia. Localizada no norte da Africa , se estendia até o centro do continente , seu território é cortado pelo Rio Nilo que se estende ao longo do deserto do Saara . No mundo antigo está civilização alcançou uma prosperidade inigualável, desenvolveram conhecimentos em diversas áreas como na medicina , na  arquitetura, na engenharia, nas artes ,na matemática , na filosofia , desenvolveram a sua própria escrita . Realmente uma gama muito ampla de conhecimento e saberes . Todos estes conhecimentos podem ser contemplados ao analisarmos o legado deixado pelo que foi encontrado desta civilização. Templos religiosos, tumbas suntuosas, Pirâmides esplendorosas, mumificação de corpos , canais de irrigação , texto escritos, hieroglifos, sobre diversas áreas do saber . 

 Alguns historiadores vão atribuir todo esse desenvolvimento do povo egipcio a sua terra farta , ao seu rio longo e enriquecedor da terra. Vejam que nós estamos pensando numa civilização que começou a mais de 5000 mil anos atrás , portanto muito antes de qualquer outra .

     O Egito era estava organizado numa Teocracia , ou seja o Faraó detinha tanto o poder político bem como o religioso. O Faraó governava todo o Egito era considerado um Deus. A religião era politeista , ou seja com vários deuses , que representavam fenômenos da natureza, animais . é fundamental pensar o Egito antigo e a religião todos os aspectos desenvolvidos na vida daquela população são intermediados por fatores religiosos, desdas piramides a mumificação de corpos aos prédios , templos públicos que homenageavam Deuses. 


     Outra civilização do oriente antigo que nos chama  atenção por ser considerada um dos berços da civilização,  eram as civilizações mesopotâmicas, nesta região vários povos se desenvolveram ,localizada no atual Iraque , Turquia e Síria , Mesopotâmia significa terra entre rios numa referência aos rios tigre e eufrates , foi lá que a mais de 5 mil anos atrás os Sumérios , os Acádianos, os Assírios, os Hititas, os Babilônios. Estes povos desenvolveram uma escrita própria chamada de Cuneiforme , os povos se estabeleceram  naquela região dada as condições geográficas , próxima da África , Europa, local de muito calor e com rios caudalosos favorecendo a navegação , portanto o transporte, e sobretudo a agricultura . No geral possuiam religião politeísta e sua organização política era Teocrática ou seja o poder religioso estava junto ao poder político . No geral viviam em cidades estados, monarquias independentes . Dentre os principais monumentos que sobreviveram ainda hoje estão os Zigurates , eles funcionavam como templo religioso , armazém de alimentos , universidade, e observatório astronômico. Outros monumentos que desapareceram ao longo da história são os jardins suspensos da Babilônia e a torre de Babel . Matemática desenvolvida , literatura com a Epopéia de Gilgamesh , texto mais antigo do mundo , as cidades de Ur, Uruk , Nipur , Eridu , os mesopotâmicos viviam num esplendor sem precedentes.





     1 - Faça uma pesquisa sobre a civilização Persa antiga .

     2-  Qual outra civilização antiga você conhece ? Descreva suas principais características como localização , religião e legado histórico.

     3- Você sabe que nos dias atuais nossas tecnologias evoluíram muito , mas e os nossos valores humanos evoluíram também , em outras palavras nossa civilização atual era tão desenvolvida quanto estas sitadas acima ?

email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br


  

 

Recuperação         Geografia       Terceiro Bimestre   Ano: 7° A, B, C

Professora: Rosi         

 

Boa tarde, meus queridos alunos!

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 05/10/20 às 17 horas.

 

Esta semana vamos nos preparar para fechar as notas referentes ao 3°bimestre, que será online e para estar ajudando vocês, preparamos uma recuperação.

 

 

1-Pesquise o significado em livros ou na internet, por escrito.

Cidade

Cidade médias

Metrópole

Megacidade

Conurbação

 

 

 

2- Pesquise no livro ou na internet informações sobre a mulher no trabalho no setor industrial. Depois de ler faça um resumo por escrito no caderno e tire uma foto.

 

 

-Leitura do livro didático: Por dentro da Geografia 7°ano

Autor: Wagner Costa Ribeiro Editora: Saraiva

Fazer a leitura da Unidade 3

1-Urbanização e industrialização no Brasil páginas 132, 133 e 134.

2-Responder à questão 01 página 132.


PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

Geografia - aula 07 - S.E.I. (Semana de estudos intensivos)

 



FALA GALERA, COMO VOCÊS ESTÃO ?

ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM E COM MUITA SAUDADES DA NOSSA ESCOLA E PRINCIPALMENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.RSRS

ESSA SEMANA SERÁ DESTINADA PARA REFORÇO E RECUPERAÇÃO DE NOTAS PARA O 3 BIMESTRE.

VAMOS TODOS JUNTOS ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO.

CLICK NA IMAGEM ABAIXO PARA TER ACESSO A ATIVIDADE DE REFORÇO E RECUPERAÇÃO.



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

NÃO DEIXE DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.


BOA SORTE A TODOS 

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.





  Recuperação     Geografia       Terceiro Bimestre   Ano: 6° A, B,

Professora: Rosi   

 

Boa tarde, meus queridos alunos!

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 05/10/20 às 17 horas.

 

Esta semana vamos nos preparar para fechar as notas referentes ao 3°bimestre, que será online e para estar ajudando vocês, preparamos uma recuperação.

 

Leia com atenção:

 

Sobre a hidrosfera, assinale V verdadeira ou F falsa:

a) A hidrosfera forma um sistema biológico e geográfico amplo, dinâmico, rico em espécies e autônomo. (    )

b) As águas presentes na Terra atuam sobre os demais sistemas terrestres, como na modelagem do relevo e na distribuição dos seres vivos. (    )

c) A água presente na atmosfera em forma de vapor interfere no clima por meio das chuvas e da umidade. (    )

d) A hidrosfera terrestre encontra-se em uma relação de equilíbrio com a atmosfera, a litosfera e a biosfera. (    )

e) A disponibilidade de água no planeta é cada vez menor, o que vem gerando profundas preocupações para a humanidade. (    )

f) A maior parte das águas no mundo concentra-se nos oceanos. (     )

g) A água doce do mundo está em maior parte presente em seu estado sólido. (     )

h) Os rios sempre surgem da formação de nascentes do solo, que nada mais são do que afloramentos do lençol freático. (     )

 

 

 

i) Graças ao ciclo da água, podemos dizer que as águas potáveis são um recurso natural renovável e de uso contínuo. (     )

2- Pesquise no livro ou na internet informações sobre poluição nos rios ou falta de água em alguns lugares. Depois de ler faça um resumo por escrito no caderno e tire uma foto.

-Leitura do livro didático: Por dentro da Geografia 6°ano

Autor: Wagner Costa Ribeiro Editora: Saraiva

Fazer a leitura da Unidade 5

Águas Continentais das páginas 101 a 111.

 


7°s Anos A e B, atividades de recuperação 3°Bimestre

  Olá pessoal!


Nessa semana, a atividade também valendo nota de 0 a 10 serão perguntas de recuperação, com matérias que vimos neste terceiro bimestre.


Aqui está o formulário:


Recuperação


As questões para quem não tiver acesso a internet: 

1) Quais as funções dos capitães donatários? Cite pelo menos três delas.

2) Quais eram os objetivos dos Jesuítas em se relacionar com os indígenas?

3) Como as classes sociais estavam divididas na "pirâmide social" da América Espanhola?

4) Canavial, Casa Grande, Moenda, Senzala. Quatro locais típicos de um engenho colonial. Explique para que serviam cada um deles.

5) O que era o Mercantilismo, e por que eles eram praticados nas colônias espanholas e portuguesas nas Américas?


E links de três vídeo aulas pra ajudar:














Qualquer dúvida, me enviar email como sempre, para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Abraço, Prof. Willian





6°s Anos B e C, Atividades de Recuperação 3°Bimestre

 Olá pessoal!


Nessa semana, a atividade também valendo nota de 0 a 10 serão perguntas de recuperação, com matérias que vimos neste terceiro bimestre.


Aqui está o formulário:


Recuperação


As questões para quem não tiver acesso a internet: 

1) Quais eram os cidadãos que não possuíam direitos políticos na república romana?

2) Por que podemos dizer que Abraão é o Patriarca das três religiões monoteístas (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo)?

3) O que era a cultura helenística?

4) Como você definiria politicamente o império romano? Era uma sociedade democrática, de acordo com o que entendemos hoje como democracia?

5) Quem foi Aristóteles ,o tutor de Alexandre, e qual sua importância?


E links de duas vídeo aulas pra ajudar:












Qualquer dúvida, me enviar email como sempre, para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Abraço, Prof. Willian


Rotina de estudos (28 de Setembro à 02 de Outubro) - CORREÇÕES E ENTREGA DE ATIVIDADES EM ATRASO.

 Olá gente!

Espero que estejam bem e seguros!
Estamos quase no fim do Terceiro Bimestre e continuamos nosso estudo remoto da seguinte maneira:
a) Postagens, orientações sobre as atividades e materiais de apoio SERÃO FEITAS via Blog da Escola, em nossa página do Facebook e também pela plataforma Google Sala de Aula (lembrem - se de acessar essa plataforma pelo Centro de Mídias de São Paulo, pois terão seus dados patrocinados).
b) A entrega das atividades deverá ser feita sempre digitalmente via plataforma Google Sala de Aula ou encaminhada ao professor por escrito via secretaria escolar.
c) Lembro também que semanalmente, às quintas - feiras sempre pela manhã, estou ONLINE e AO VIVO no Centro de Mídias de São Paulo para esclarecimento de dúvidas, explicações e demais orientações.

Peço para quem ainda não desenvolveu os estudos orientados, que faça isso o quanto antes. Não deixe de desenvolver seus estudos ou que as atividades se acumulem! Insisto para que CONSTRUAM UMA ROTINA LEVANDO EM CONTA O HORÁRIO DE ESTUDOS COMO SE ESTIVESSEM NA ESCOLA NORMALMENTE. Deste modo não haverá uma sobrecarga de estudos ou tarefas escolares.
Façam as correções e mantenham seus cadernos organizados, com todas as tarefas registradas e em dia.

Para esta semana as atividades são:

A) Retomar a leitura do capítulo 02 do livro de História.

B) Fazer as correções das atividades postadas nas semanas dos dias 14 à 18 e 21 à 25/09
 CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AS CORREÇÕES:                                                                                               
C) Fazer e enviar as atividades em atraso. Durante esta semana, aproveite para fazer e enviar (POR ESCRITO NA ESCOLA ou VIA GOOGLE SALA DE AULA) as atividades que ainda NÃO realizou e estão atrasadas, SENDO ELAS DO SEGUNDO OU DO TERCEIRO BIMESTRE. Lembre que em breve se encerra o bimestre e as atividades avaliativas semanais formarão sua nota e frequência.


Bons estudos e boa semana!

Professor Paulo T.



Correio Eletrônico (E-mail) torra@prof.educacao.sp.gov.br
                         



    

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 


ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 


ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDA À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA RESPONDER:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

Semanário de História 6° D e 6° E 28/09/2020 a 02/10/2020

 


Olá turma tudo bem, Boa Tarde!!!!!

Segue novas orientações de conteúdo para “ATIVIDADES DE

RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS.”

Nossa atividade de recuperação será simples aos alunos que não entregaram as atividades favor entregar. Aos alunos que entregaram as atividades, revejam o conteúdo como reforço.

E-mail para recebimento de atividades:

marcosandrelima@prof.educacao.sp.gov.br

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 


ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 

ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE RETORNO OPCIONAL DE AULAS PRESENCIAIS

 


ATENÇÃO:

FAVOR RESPONDER À PESQUISA.

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

ACESSEM O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8

PESQUISA SOBRE O RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS.

 

Olá alunos!

Tudo bem com vocês?

Espero que estejam todos com saúde.

Além do Blogger, está disponível o Google sala de aula, segue abaixo o código da turma. https://youtu.be/LbtJgShckYM ou https://youtu.be/Nn7JVVKngoE



RETORNO OPCIONAL ÀS ATIVIDADES ESCOLARES

     SEGUE LINK  DO QUESTIONÁRIO  DIRECIONADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE O RETORNO OPCIONAL DAS AULAS PRESENCIAIS. 

     Clique no link         →  https://forms.gle/zZYBYmzb9LhUB3zN8


Dúvidas estou à disposição.
 
BOA SEMANA!