CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 27 de outubro de 2020

Professor Alexandre de Eletivas

  Boa noite sextos anos espero que estejam todos bem. Dando continuidade em nosso projeto agora peço que pesquisem sobre o Japão.

Não se esqueçam que deve ser naquele modelo padrão apresentado em sala de aula.

Qualquer dúvida envie mensagem no e-mail abaixo:

alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br

ATT

Professor Alexandre

 


Nesta aula trataremos sobre Filosofia e Tecnologia.

Você deve assistir ao vídeo que está no formulário da atividade e responder as questões solicitadas.

Antes de responder e enviar a atividade, certifique-se de que respondeu adequadamente as questões.

Boa aula

Acesse a atividade e responda as questões solicitadas:

Filosofia e Tecnologia



Nesta aula de revisão iremos ver que crescemos e nos tornamos adultos envoltos por dilemas.

Quando criança, já somos levados a vivenciar dilemas: chupar chupeta, ou chupar o dedo? Tomar leite ou comer papa? As escolhas entre o quente e o frio, está alegre ou triste, gritar ou fazer silêncio, chorar ou sorrir... No entanto, em relação ao pensamento, o dilema retrata realidades distintas mais difíceis de escolher.

Nesta aula também estudaremos sobre ideologia.

Você deve assistir aos dois vídeos que estão no formulário da atividade e responder as questões solicitadas.

Antes de responder e enviar a atividade, certifique-se de que você respondeu adequadamente as questões.

Boa aula

Acesse a atividade e responda as questões solicitadas:

Veja o vídeo que trata sobre dilema e em seguida responda:

REVISÃO: dilema e ideologia

 



     Olá Galera , esperam que estejam todos bem . Vamos seguir com nossos estudos dialogando com o Centro de Mídias e as aulas que lá são ministradas. Neste momento que antecede as aulas presenciais o momento é de fazer Revisão de conteúdos que já foram ministrados em outro momento , justamente para solidificar alguns conceitos conhecimentos e habilidades já aprendidas.


     Nosso primeiro passo foi pesquisar sobre o período conhecido como pré-história , em especifico os períodos Paleolítico-Mesolítico e Neolítico.

     É necessário problematizar o conceito de Pré-História , pois esses termos se referem a possibilidade da História ter surgido somente com o aparecimento da escrita, por volta do ano 4000 A.C , portanto , em outras palavras , os Homens que viveram sem o conhecimento da escrita não tinham importância ? Suas sociedades não eram desenvolvidas ? Claro que sim eram e muito , tudo dentro do seu tempo , contexto, sem anacronismo . O fato é que as sociedades que não se valiam da escrita deixaram sim um legado cultural porém é possível conhecer o modo de vida deles somente por vestígios deixados , por fósseis encontrados. Lembrando que Fóssil não são somente ossadas de humanos ou animais , podem ser objetos como vaso de cerâmica , ferramentas como machado , de maneira geral utensílios domésticos e pessoais.  
     Fontes históricas imateriais se referem , a memória , a oralidade , que vão servir de base para a construção do discurso histórico . Já as fontes materiais se referem a documentos , livros , quadros , filmes dentre outras possibilidades.
   
     O Paleolítico se caracteriza pelo início da Humanidade , os primeiros grupos humanos vão aparecer nestes primórdios, num tempo longevo, dilatado . África terra Mãe, a vida surge neste continente a  mais ou menos 3,5 milhões de anos.  O Homem enquanto espécie apareceu na Natureza apenas como mais um elemento , portanto não dominador . E numa Natureza hostil, que oferecia perigos em diversas instâncias como:  o que e o quanto comer ? Como caçar ? Como se proteger de animais predatórios ? Os primeiros primatas lutavam pela sua sobrevivência , eram Nômades, pescavam , coletavam e reproduziam a espécie . Não havia cidades , estados , agricultura . Aos poucos os primeiros primatas vão desenvolver suas ferramentas , as primeiras como extensão de seus corpos, concomitantemente vai desenvolvendo suas habilidades intelectuais e acumulando bagagens culturais, deixa de ser quadrupede para se tornar bípede , passa a controlar o fogo, desenvolve pensamento abstrato como estratégia de caça, como as pinturas rupestres.
     Não sejamos tolos,  esses grupos humanos eram extremamente inteligentes , o que em partes responde a dominação do Homem e sua perpetuação na Natureza com todos os desenvolvimentos alcançados, do início até os nossos dias. Lembremos que diferentes espécies conviveram concomitantemente , e umas sucederam outras, no que podemos chamar de Evolução das Espécies , conceito elaborado por Charles Darwin, cientista inglês do século XIX. 

     Sobre a América há pelo menos duas teorias fundamentais que explicam a vinda dos primeiros ocupantes da América, estas teorias são contraditórias entre si , ou seja elas não se completam e sim divergem sobre datas , meios e locais . é preciso dizer que o Homem americano não é Autactone , portanto a vida humana não surgiu na América.
     Os primeiros grupos humanos vindos para a América passaram pelo Estreito de Bering , localizado entre a Rússia siberiana e o Alasca por volta de 13 mil anos durante a era glacial. Fósseis foram encontrados na década de 1930 no EUA- Novo México , no sítio arqueológico de Clóvis.
     Já a outra teoria diz respeito a o fóssil de Luzia data de 11 mil anos encontrada em Minas Gerais na cidade de Lagoa Santa.
    Os grupos viam da Ásia por terra e por mar .

   Há uma nova teoria da pesquisadora brasileira Niéde Guidon, ela firma que os primeiros grupos humanos já estavam na América  a mais de 50 mil anos atrás , está teoria está baseada nas descobertas feitas no sitio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada no Parque Nacional da Serra da Capivara no estado do Piaui , lá foram encontrados vestígios de fogueira.


     E no Neolítico o que temos ? 14 mil - 4 mil a.c

Revolução Neolítica. Surgimento e desenvolvimento da Agricultura , domesticação dos animais, sementes e plantas , surgimento das primeiras cidades , dos primeiros Estados . Sedentarizarão do Homem.

     O período Pré-histórico é de uma riqueza singular pois grandes feitos foram , grande parte do desenvolvimento humano ,se dera nesse período, mas temos um problema epistemológico , qual seja ? Se não havia escrita , cidade, estados como estudar os legados que foram construídos ao longo dessa vagarosa passagem de tempo ? Portanto o que sabemos , é quase nada nesse Mar profundo e denso de conhecimento e histórias.


     Vejam os vídeos :




     Galera esse vídeo é curto possui apenas 3 minutos , portanto não deixe de ver.




     


 



     Olá pessoal tudo certo , nesta semana veremos o que simbolizou a queda do muito de Berlin , no contexto da Guerra- Fria e o fim da URSS.


     É bom sabermos que a URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi formada em 1922 com o fim da guerra civil na Rússia, sangrenta e duradoura . A partir de então a Rússia lidera o bloco socialista no leste europeu , com influências na Ásia e Europa Ocidental . Detidamente os países do assim chamado bloco socialista , se valiam duma economia planificada , com todas as fábricas de diferentes produtos sob o controle do Estado , por sua vez o Estado controlado pela vanguarda do partido comunista russo . Portanto não havia uma economia de mercado pujante e a produção servia para abastecer as necessidades das populações locais . Diz -se que pelo fato de não haver competição essa maneira de produzir travou as possibilidades criativas de inovação, e tornou a produtividade dos trabalhadores baixa, sem dúvida são elementos que contribuíram para o fim deste sistema.. A produção final era o Estado quem distribuía e como dito acima , não havia economia de mercado . Foi assim de 1922 até 1991 , quando ocorre a dissolução da sociedade soviética . Embora ela chegasse ao fim no final do século XX , sem dúvida , os soviéticos passaram , derrotaram inúmeras crises . 

     Josefh Stálin foi seu principal mandatário , governou de 1924-1953, perseguiu os opositores , aniquilou uma geração de poetas , escritores , pensadores de maneira geral , mortos ou enviado para os campos de trabalhos forçados , chamado de Gulags. Dentre vários chama a atenção a morte do lider do Exercito Vermelho Leon Trotsky e o escritor Isac Babel. É bom lembrar que embora a repressão interna fosse brutal é a Rússia de Stálin que vai derrotar o Nazismo em 1945.

     Durante todo seu tempo de existência a URSS conviveu com a rivalidade do bloco capitalista liderado pelos EUA. Ambos os lados se entupiram de armas nucleares esperando uma possível , vias de fato .As disputas se davam em diferentes campos , no saber , na cultura , na economia , nos esportes , em todas as áreas onde havia manifestação humana , havia também rivalidade . A guerra fria oficialmente tem início em 1945 com o termino da segunda guerra mundial. E o que estava em jogo , demonstrar qual maneira , modo  de vida era melhor , qual concepção de mundo o Homem vivia melhor . Capitalismo ou Socialismo ? . É óbvio as disputas não ficaram restritas a questões ideológicas , ocorreram inúmeras guerras  terríveis como a das Coreias , culminando com a separação entre sul e norte. Guerra do Vietnã, onde ocorre uma separação momentânea que depois da derrota estadunidense o território é unificado . Guerra do Afeganistão e guerra civil nos Balcãs.

     Ocorreram guerras internas também como a guerra da Hungria em 1956 e a Primavera de Praga de 1968 , ambas tentativas frustradas de se libertarem do julgo e da repressão de Moscou que controlava acirradamente as politicas e a econômica dos países participantes do bloco soviético 

     O muro de Berlin construído em 1961 , dividia a capital da Alemanha em duas . Alemanha oriental que era controlada pelo partido socialista alemão plenamente a serviço de Moscou . Quem morava de um lado não podia entrar ou acessar o outro só em caso excepcionais . Os cidadãos do bloco socialista eram duramente vigiados . Quando o muro caiu em 1989 já era previsto o fim da URSS porque era ela que sustentava a Alemanha oriental.

     No governo Gorbachov 1985-1991, reformas foram feitas numa tentativa de superar as crises de baixa produtividade e pouca inovação dos meios de produção. Fora lançado a Glasnost - transparência,, ( direito a greve , combate a corrupção, pluripartidarismo, liberdade aos presos políticos e fim da censura. E a Perestroika- Reestruturação, cortes no orçamento militar, abertura econômica capitalizando a economia. Neste processo de crise vários países vão conquistando sua independência até que o bloco chega ao fim . Alguns , simplórios , pensavam ser o fim da História por não haver mais disputas entre maneiras de viver distintas mas logo perceberam que as lutas por moradia, por emprego, salário, pelo fim de guerras , pelo fim de genocidios , racismo e diversas outras violência, são lutas incessantes e a vida e a História não param ....

     

     Dica de filmes excelentes sobre o tema : Adeus Lenin, diretor :

      Wolfgang Becker- Alemanha 1993.

      A vida dos Outros, diretor Florian Heckel- Alemanha 1996.


    Vejam os vídeos , um curta de animação sobre a Guerra fria e a vídeo aula do cmsp sobre o tema :



     



     klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

   Qualquer dúvida chama...

     

 



     Olá pessoal , nesta semana nós vamos retomar alguns conteúdos já estudado em aulas anteriores , antes de retomarmos as aulas presenciais vamos fazer uma revisão. O tema desta aula será o Renascimento Cultural e Urbano.

     Saber o significado desse termo é preponderante para Nós entendermos o que foi o Renascimento Cultural e Urbano. O mundo medievo entra em colapso no final do século XV, o comercio é aquecido, começam as grandes navegações , surge a perspectiva, as grandes discussões de natureza técnica , filosófica deixam de ser Teocêntricas e passam a ser Antropocêntricas  e um novo mundo surge com valores , ideias voltadas a cultura Greca-Romana Clássica, daí o nome Renascimento .

     Na Idade Média, ( V-XV) a Igreja Romana controlava todo o saber , controlava também a economia e condicionava os valores aceitos ou reprovados naquela sociedade . A terra representava e correspondia a riqueza , o sistema econômico era o Feudalismo , títulos nobiliárquicos marcavam as relações sociais , lealdade, fidelidade, proteção correspondiam os ideias do Homem medievo. Uma sociedade marcadamente Teocentrista e politicamente descentralizada.
     No começo do século XI surge uma nova classe social , instalada no entorno dos muros dos castelos , os chamados burgos , viajam para longe trazendo mercadorias de diferentes lugares , de diferentes valores . Aos poucos essa classe social foi sendo ampliada, as práticas comerciais voltaram a funcionar e na Baixa Idade Média , surge a Burguesia , evidente dentro deste contexto está marginalizada e alijada dos processos políticos e distante dos Reis.
   Aos poucos a burguesia vai enriquecendo vertiginosamente e exigindo maior participação política e reconhecimento do status -quo, ( títulos nobiliárquicos ), esse enriquecimento vai permiti que os burgueses façam investimentos em novas tecnologias para navegação, no intuito de comerciar, surge a figura do Mecenas para financiar projetos tecnológicos e artísticos  Isso cria uma nova situação na qual os pensadores vão buscar os conhecimentos naqueles pensadores Gregos Romanos Clássicos. É preciso dizer que o Burguês representa a antítese em todos os aspectos do Nobre, ligado intrinsecamente aos valores Cristãos ,figura política que domina as instâncias de poder na idade média.
     O Renascimento é marcado pelo Antropocentrismo , pelo Heliocentrismo, pelo Racionalismo , a ideia é fazer aflora esses valores clássico que a igreja medial escondeu nos livros em seus monastérios , não permitindo o acesso a população de maneira geral .
    Neste processo, com o desenvolvimento de mapas com maior precisão e navios velozes e mais duradouros, se da o início das chamadas Grandes Navegações , o Renascimento Urbano , o surgimento da Perspectiva nas representações artísticas expressão de maneira intensa o que foi este processo histórico.
      Personagem marcante neste processo foi Leonardo Da Vinci, 1492-1519, produziu obras, financiada por Mecenas,  como o quadro Monalisa- A Santa Seia. O Homem Vitruviano, dentre inúmeras outras invenções. Outro foi Copérnico e o Heliocentrismo. Galileu Galilei com o seu método científico. E por fim a grande obra de Miguel de Cervantes : O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pancha. Há também o livro de François Rabelais , Gargantua e Pantagruel.


   Vejam a vídeo aula :
     




     Galera não deixem de ler o texto e qualquer dúvida entrem em contato : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

Aula 18 de História - 3°C

 

Olá a todos, e todas!



Como estão vocês? Espero que todos estejam bem. Esta é a nossa quinta atividade do terceiro bimestre, e o tema é Movimentos sociais e políticos no Brasil (1950-1960). Segue o link:










Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:







Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Aula 18 de História - 2°F

 


Olá a todos, e todas!



Como estão vocês? Espero que todos estejam bem. Esta é a nossa quinta atividade do terceiro bimestre, e o tema é A revolução industrial Inglesa. Segue o link:









Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:



Atividade 18





Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

 


Crescemos envoltos por dilemas.

Quando criança, já somos levados a vivenciar dilemas: chupar chupeta, ou chupar o dedo? Tomar leite ou comer papa? As escolhas entre o quente e o frio, está alegre ou triste, gritar ou fazer silêncio, chorar ou sorrir... No entanto, em relação ao pensamento, o dilema retrata realidades distintas mais difíceis de escolher.

Nesta aula também estudaremos sobre ideologia.

Você deve assistir aos dois vídeos que estão no formulário da atividade e responder as questões solicitadas.

Antes de responder e enviar a atividade, certifique-se de que você respondeu adequadamente as questões.

Boa aula

Acesse a atividade e responda as questões solicitadas:

Dilema e Ideologia

Geografia - 4 Bimestre - 3 Ano Médio - Aula - 01

 












"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".


Geografia - 4 Bimestre - Aula - 02

Semana de 26/10/2020 a 30/10/2020.

Tema para essa semana: Os fluxos materiais.


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre o tema.




Agora que vc já entendeu um pouco mais sobre os fluxos materiais e imateriais, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.





OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.




Geografia - 4 Bimestre - 2 Ano Médio - Aula - 02

 












"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".


Geografia - 4 Bimestre - Aula - 02

Semana de 26/10/2020 a 30/10/2020.

Tema para essa semana: Domínios Morfoclimáticos.


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre esse tema.



E ai ? Gostou da aula ?

Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância dos domínios morfoclimáticos, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.






Geografia - 4 Bimestre - 1 Ano Médio - Aula - 02

 


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".


Geografia - 4 Bimestre - Aula - 01 

Semana de 26/10/2020 a 30/10/2020.

Tema para essa semana: Biodiversidade


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre biodiversidade.




E ai ? Gostou da aula ?

Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância da biodiversidade, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.







 



     Olá pessoal tudo certo , nesta semana nós vamos discutir o que é Modernidade que a concepção dos europeus do século XV sobre o chamado Novo Mundo . 


     No imaginário dos homens do século XIV- XV , no além mar existia o Eldorado terra de muita fartura , calor o ano todo, alimentação em abundância , tudo em fartura , aguas limpas e cristalinas e ouro , ouro disposto em todos os lugares. 

     Este processo está inserido na baixa Idade Média , próximo do fim deste período, momento no qual o Homem sonha em desbravar , sair , conhecer um 'Novo Mundo' , então o imaginário de como seria a América era intenso e criativo , embreado de concepções Eurocêntricas repleta de preconceitos . Ao desenvolverem técnicas de navegação , novos mapas mais precisos, aliado ao sonhos duma riqueza rápida associada ao encontro do ouro, os europeus constroem sucessivas vagas de navegação com direção ao novo continente. Neste interim havia a formação dos Estados , a unificação de reinos e cidades em um só , como foi o caso de Espanha , Portugal, criando as chamadas Monarquias Absolutistas.

     Supostamente com interesse de ir as Indias Orientais , Ásia e África , buscar iguarias, especiarias ,temperos ,os europeus aqui chegaram na América , promovendo já de imediato uma transformação abrupta , intensa e ampla , tudo isso com muita violência e destruição de povos e culturas . Aqui nas Américas foram encontrados povos amplamente desenvolvidos , e grupos coletores , caçadores. 

     Num primeiro contato entre europeus e os nativos das Américas a violência por parte dos recém chegados marcar a relação de dominação e exploração . Pensar este processo como Descobrimento , sem dúvida , é mais uma forma de violência contra os nativos, sobretudo no que condiz o reconhecimento dos povos que aqui estavam com todo seu desenvolvimento milenar , nas artes , na matemáticas , na literaruta e em seus conhecimentos de engenharia e medicina . Portanto devemos repensar este processo nos termos : Invasão - Conquista- Dominação - Exploração . Sempre com o objetivo de enriquecer a Europa.


     Dos povos Pré-Colombianos. 

     Numa visão panorâmica sabemos que estas sociedades possuíam este nome, Pré-Colombiana,  pelo fato de elas terem sido construídas antes da chegada dos europeus , propriamente de Cristóvão Colombo navegador Genovês que encontrou a América no final do século XV. É bom lembrar que este termo revela uma visão etnocêntrica - eurocêntrica , pois pressupõe que os europeus são protagonista neste continente , América , e não reconhece a grandeza de civilizações que aqui estavam . 

     No geral eram sociedades Teocráticas, politeísta , com alto grau de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, em destaque para a Matemática . Suas cidades possuíam liberdade organizacional , e compartilhavam aspectos comuns de uma mesma cultura , língua , religião , mitos o que revela uma unidade cultural.  

     Os Maias estavam localizados na atual América Central , precisamente onde é hoje , Honduras , Guatemala, sul do México , na península de Yucatán . Se desenvolveram entre os séculos IV - IX,  praticavam uma agricultura intensa , sobretudo em relação ao cultivo do milho e sua variedade. Utilizavam a irrigação e possuíam  um sistema complexo de estradas ligando suas cidades . 

     Era uma sociedade Estamental , não havia mobilidade social e a maioria dos habitantes estavam na base da pirâmide social , os camponeses e artesãos , no topo estava o Imperador e os sacerdotes , logo abaixo os comerciantes. Um sistema complexo de contagem dos dias , possuíam 3 calendários , num tempo cíclico , semelhante as fases da natureza : primavera, verão , outono , inverno. 

    Como vocês podem perceber quando os europeus chegaram essa civilização já estavam vivenciando um processo de desaparecimento , alguns historiadores afirmar ser por conta de uma seca prolongada que durou cerca de 90 anos . Portanto o povo se dispersou mas os europeus encontraram uma série de monumentos altamente complexos , suntuosos e grandes , evidenciando a grandeza de determinada sociedade. 

     Os Incas estavam localizados na Cordilheira dos andes local mais alto, elevado das Américas , nas regiões do atual Peru, Bolívia e Chile. Sua população chegou a ter 5 milhões de habitantes e possuíam uma estrutura altamente complexa de estradas , canais de irrigação. Em destaque a cidade de Machu Picchu ainda hoje visitada , patrimônio cultural da humanidade , localizada no atual Peru , a mais de 2400 metros acima do nível do mar, fundada no século XV. 

     Os Astecas viviam no atual México , praticam uma agricultura intensa, e desenvolveram uma técnica chamada ' Chinampas' , ilhas construídas no meio de rios para plantações. Quando os europeus aqui chegaram , Hernam Cortez, eles encontraram essa civilização funcionando em sua plenitude , seu imperador era Montezuma. Muito complexas e grandiosa ela foi destruída pelos europeus , que os escravizaram e os mataram .



     Vejam a vídeo aula :


     


     

 



     Olá pessoal nesta semana nós vamos estudar sobre os povos Pré-colombianos, Maias, Incas e Astecas ,


     Numa visão panorâmica sabemos que estas sociedades possuíam este nome, Pré-Colombiana,  pelo fato de elas terem sido construídas antes da chegada dos europeus , propriamente de Cristóvão Colombo navegador Genovês que encontrou a América no final do século XV. É bom lembrar que este termo revela uma visão etnocêntrica - eurocêntrica , pois pressupõe que os europeus são protagonista neste continente , América , e não reconhece a grandeza de civilizações que aqui estavam . 

     No geral eram sociedades Teocráticas, politeísta , com alto grau de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, em destaque para a Matemática . Suas cidades possuíam liberdade organizacional , e compartilhavam aspectos comuns de uma mesma cultura , língua , religião , mitos o que revela uma unidade cultural.  

     Os Maias estavam localizados na atual América Central , precisamente onde é hoje , Honduras , Guatemala, sul do México , na península de Yucatán . Se desenvolveram entre os séculos IV - IX,  praticavam uma agricultura intensa , sobretudo em relação ao cultivo do milho e sua variedade. Utilizavam a irrigação e possuíam  um sistema complexo de estradas ligando suas cidades . 

     Era uma sociedade Estamental , não havia mobilidade social e a maioria dos habitantes estavam na base da pirâmide social , os camponeses e artesãos , no topo estava o Imperador e os sacerdotes , logo abaixo os comerciantes. Um sistema complexo de contagem dos dias , possuíam 3 calendários , num tempo cíclico , semelhante as fases da natureza : primavera, verão , outono , inverno. 

    Como vocês podem perceber quando os europeus chegaram essa civilização já estavam vivenciando um processo de desaparecimento , alguns historiadores afirmar ser por conta de uma seca prolongada que durou cerca de 90 anos . Portanto o povo se dispersou mas os europeus encontraram uma série de monumentos altamente complexos , suntuosos e grandes , evidenciando a grandeza de determinada sociedade. 

     Os Incas estavam localizados na Cordilheira dos andes local mais alto, elevado das Américas , nas regiões do atual Peru, Bolívia e Chile. Sua população chegou a ter 5 milhões de habitantes e possuíam uma estrutura altamente complexa de estradas , canais de irrigação. Em destaque a cidade de Machu Picchu ainda hoje visitada , patrimônio cultural da humanidade , localizada no atual Peru , a mais de 2400 metros acima do nível do mar, fundada no século XV. 

     Os Astecas viviam no atual México , praticam uma agricultura intensa, e desenvolveram uma técnica chamada ' Chinampas' , ilhas construídas no meio de rios para plantações. Quando os europeus aqui chegaram , Hernam Cortez, eles encontraram essa civilização funcionando em sua plenitude , seu imperador era Montezuma. Muito complexas e grandiosa ela foi destruída pelos europeus , que os escravizaram e os mataram .


     Vejam a vídeo aula.