CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

 

COMPONENTE CURRICULAR: Biologia

 ANO/SÉRIES(s):  1 anos B, C, D, E e F

PERÍODO/SEMANA: DE 16 à 20/11/2020

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

·       Inferir relações de causa e efeito com base nas relações entre variáveis sobre a saúde individual e coletiva.

·       Reconhecer fatores que influenciam a saúde no Brasil.

·       Identificar as relações entre os diversos acontecimentos que levaram ao conceito de vacina e imunidade e reconhecer a importância da vacinação no combate ás doenças, a partir da análise de estatísticas.

 

ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO DO BIMESTRE

  1. Questões a serem respondidas na conversa com os alunos sobre:

page19image40667776

    • O que é vacina para você?
    • Você sabe que doenças essas vacinas previnem?
    • Cite vacinas que você já tomou.
    • Cite três formas de prevenir doenças.
    • Quantos calendários de vacinação existem no Ministério da Saúde (Brasil)?
    • Quantas vacinas existem no calendário da criança?
    • Quantas vacinas existem no calendário do adolescente?
    • Quais são as doenças preveníveis por vacina existe no calendário?
    • Quem pode ser vacinado?
    • Como está o seu cartão de vacina?
    • Onde as vacinas são oferecidas para atualização do cartão de vacinas?

METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:

- Caderno do aluno;

- Aula CMSP;

- Texto “Calendário Vacinal”.

 

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:

1 – Ler o texto “Calendário Vacinal”.

2 – Para responder as perguntas use seus conhecimentos, se necessário fazer pesquisa na internet ou livros.                                                                                                        

CALENDÁRIO VACINAL

Crianças e adolescentes são ótimos agentes de saúde. Divulgam no ambiente familiar o que aprenderam na escola, sendo também formadores de opinião em casa. Assim, a escola é um excelente espaço para diálogo, mobilização e informação sobre vacinas, assunto importante para toda a família.

Nosso objetivo é aproveitar a permanência do aluno na escola para que o mesmo apreenda conceitos sobre educação em saúde, em especial, a prevenção das doenças por meio da vacinação, sobretudo por considerar que essa ação pode se tornar em instrumento de educação na transformação de atitudes no seio da família.

Ao iniciar a vida educando, a criança traz consigo conceitos relativos à saúde, oriundos da família, de outros grupos de relação mais direta ou da mídia, a exemplo das campanhas de vacinação que têm como protagonista o Zé Gotinha, conhecido e querido pelas crianças que traz saúde e previne doenças1.

O adolescente como sujeito hígido, saudável e pela sensação de invulnerabilidade e indestrutibilidade interrompe a prática de vacinação que existia na infância, na qual a família mantinha a governabilidade sobre a saúde do mesmo. Entretanto, existem adolescentes prováveis suscetíveis às várias doenças para as quais existem vacinas eficazes. Além do mais, sabe-se que nem sempre é fácil convencer o adolescente a se vacinar.

A vacinação é um dos temas que deve ser desenvolvido nos ensinos fundamental e médio, visto que se encontra entre as ações de natureza eminentemente protetora da saúde. Para tanto, é importante o acompanhamento e orientação do calendário de vacinas, e conhecimento das doenças que podem ser prevenidas por vacina da infância e adolescência. Desta forma, as famílias e a escola são aliadas da saúde para a obtenção do esquema vacinal de acordo com os calendários de vacinação para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

 


Iremos para a Atividade 3 - Filosofia e Felicidade

 O aluno deverá assistir aos vídeos que estão no próprio formulário da atividade e responder as questões. 

Atenção aluno: não esquecer de se identificar com nome completo e a série na atividade!

ATIVIDADE 3

 

Iremos para a Atividade 3 - Filosofia - Política e Justiça Social 

 O aluno deverá assistir aos vídeos que estão no próprio formulário da atividade e responder as questões. 

Atenção aluno: não esquecer de se identificar com nome completo.

ATIVIDADE 3


Iremos para a Atividade 3 - Conhecimento Científico e Bioética  

 O aluno deverá assistir aos vídeos que estão no próprio formulário da atividade e responder as questões. 

Atenção aluno: não esquecer de se identificar com nome completo e a sua turma.

ATIVIDADE 3

Programa de Recuperação e Aprofundamento

 


Atividade CADERNO do ALUNO 

APRENDER SEMPRE 1° ANO do ENSINO  Médio

VOLUME 3

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO 

 SA2 - Sequência de Atividades 2

Assistam às aulas do Centro de mídias, segue os links;

https://m.youtube.com/watch?v=jyoLapfQ82E&list=PL1EAsbCb8zET9NLyK1Nu68Z84ywqwDiiR&index=48&t=406s

https://m.youtube.com/watch?v=o5wgkJSTuIo&list=PL1EAsbCb8zET9NLyK1Nu68Z84ywqwDiiR&index=50


Número Racional:- Representações Fracionária e Decimal e

 Leitura em Diferentes contextos. 

AULAS  1 e 2

Atividade    -  Responder 

1 e 2                página 31

3                       página 32

4, 5, 6, 7          página 33


AULAS  3 e 4

Números Racionais:

Leitura,  Comparação e Ordenação 

Atividades  

1 -   a           página 34

         b         página 35

2 -    a          página 35

         b         página 36

3 e 4           página 36

5 -  a e b    página 37

        

           

Realize os exercícios, fazendo todos cálculos não  colocando apenas o resultados e envie para e-mail:

mariaaparecidamagalhaes@prof.sp.gov.br

Data prevista  para entrega é dia  23/11/2020.





TEOREMA DA ENERCIA CINÉTICA (T.E.C.)

 Recomendações aos alunos:

* Leiam com atenção e observem os exemplos.

* Assistam às vídeo aulas pelo CMSP, TV, plataforma Stoodi e façam pesquisas em livros didáticos ou pela internet.

* Identifiquem as atividades com nome, série, turma, nº de chamada, título da atividade e a data de postagem no blog.

* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br

* Data de entrega: até 24/11.

* Para os alunos que entregam as atividades regularmente, essa é a ultima atividade que deve ser enviada.


Olá pessoal! Que todos estejam bem.


Nessa semana vamos estudar um tema muito importante e que é muito cobrado nos vestibulares, o Teorema da Energia Cinética (T.E.C).

Como já vimos anteriormente a energia cinética é a energia de movimento. Tudo que está em movimento possui energia cinética.

* ENERGIA CINÉTICA.

Ec = m . v²

            2

Onde:

Ec = energia cinética (joule (J))

m = massa (Kg)

v = velocidade (m/s)

No sistema internacional de unidades de medida (S.I.), a unidade de medida da energia é o joule (J). Em homenagem ao Físico inglês James Prescott Joule.


Observação: se um corpo está parado ou em repouso, a energia cinética é igual a zero.

* TEOREMA DA ENERGIA CINÉTICA (T.E.C.).

Segundo o T.E.C., o trabalho realizado por uma força sobre um corpo é igual a variação da energia cinética sofrida por ele.

O trabalho pode ser motor ou resistente. Se o trabalho é a favor do movimento é um trabalho motor e seu valor é positivo. Se o trabalho é contrário ao movimento é um trabalho resistente, e seu valor é negativo.

Considerando um corpo movendo-se em MRUV.

O Teorema da Energia Cinética (TEC) diz que:

"O trabalho da força resultante é medido pela variação da energia cinética."

Ou seja:


Onde:

Τr = (lê-se tau) trabalho resultante (J)

ΔEc = variação da energia cinética (J)

m = massa do corpo (Kg)

V = velocidade final (m/s)

Vo = velocidade inicial (m/s)

Como:

ΔEc = Ec - Ec₀

Temos:

Tr = m.V²/2 - m.Vo²/2


Exemplo:

1) Qual o trabalho realizado por um corpo de massa 10kg que inicia um percurso com velocidade 10m/s² até parar?

Observação: o trabalho é negativo pois se trata de um trabalho resistente, ou seja, contrário ao movimento.

2) Qual o trabalho que deverá ser realizado sobre um corpo de massa igual a 6 kg, para que sua velocidade passe de 4 m/s para 20 m/s?

Solução: 

O trabalho é igual a variação da energia cinética. Essa variação pode ser calculada diminuindo-se o valor da energia cinética final da energia cinética inicial:

∆E= Ecf - Eci

Calculando os valores de Ecf e Eci, temos:

T = m.V²/2 - m.Vo²/2

T = 6.20²/2 - 6.4²/2

T = 6.400/2 - 6.16/2

T = 2400/2 - 96/2

T = 1200 - 48

T = 1152 J

3) Qual a energia cinética de uma pessoa com 60 kg e que está numa velocidade de 10 m/s?

Resolução:

Ec = m . v²/2

Ec = 60 . 10²/2

Ec = 60 . 100/2

Ec = 6000/2

Ec = 3000 J

Assim, no instante considerado, a energia cinética do corpo é igual a 3000 J.

4) Um carro, em um trecho retilíneo da estrada na qual trafegava, colidiu frontalmente com um poste. O motorista informou um determinado valor para a velocidade de seu veículo no momento do acidente. O perito de uma seguradora apurou, no entanto, que a velocidade correspondia a exatamente o dobro do valor informado pelo motorista.


Considere Ec1 a energia cinética do veículo calculada com a velocidade informada pelo motorista e Ec2 aquela calculada com o valor apurado pelo perito.
A razão Ec1/Ec2 corresponde a:

a)) 1/2
b) 1/4
c) 1
d) 2

Resolução:

A razão entre a energia cinética informada pelo motorista e a energia cinética encontrada pelo perito é dada por:

Ec1/Ec2 = (m.v²/2)/[m.(2v)²/2]

Ec1/Ec2 = m.v²/2 . 2/m.4v²    (cancelando m com m, v² com v² e 2 com 2, temos)

Ec1/Ec2 = 1/4

Alternativa: b) 1/4


5) Sobre um objeto de 10 kg em repouso, é realizado um trabalho de 320 J. Determine o módulo da velocidade final desse objeto após a aplicação dessa força e assinale a alternativa correspondente.

Resolução:

Podemos calcular o módulo da velocidade do objeto por meio do teorema trabalho-energia cinética, confira o cálculo abaixo:


ASSISTA À VÍDEO AULA COM O PROFESSOR MARCELO BOARO, ATRAVÉS DO LINK: https://youtu.be/0sI9UBM4knQ


VÍDEO DISPONÍVEL NO YOUTUBE.


Agora façam os exercícios que seguem.

Bons estudos!

EXERCÍCIOS.


1) Um veículo de massa 1200 Kg que trafega com velocidade constante de 54 Km/h, possui uma energia cinética igual a:

a) 2,7.10⁵ J

b) 1,7.10⁵ J

c) 1,35.10⁵ J

d) 1,2.10⁵ J

e) 1.10⁵ J


2) Determine o trabalho que se deve realizar sobre um corpo de massa 20 Kg para que sua velocidade varie de 5 m/s para 15 m/s.

a) 2.10³ J

b) 3.10³ J

c) 4.10³ J

d) 5.10³ J

e) 6.10³ J


3) O trabalho realizado sobre um corpo de massa 5 Kg que se desloca com velocidade de 36 Km/h, até que ele pare, é igual a:

a) 250 J

b) - 250J

c) 3240 J

d) - 3240 J

e) 90 J


4) Um veículo de massa 1000 kg trafega por uma via reta a 72 km/h no momento que avista uma lombada eletrônica que indica velocidade máxima de 36 km/h. Para evitar que seja multado, o motorista aciona os freios reduzindo a velocidade para o limite permitido.

Considerando que o atrito exercido pelos freios foi a única força responsável pela redução da velocidade, o módulo do trabalho realizado por esta força foi, em kJ:

a) 50 KJ

b) 75 KJ

c) 90 KJ

d) 120 KJ

e) 150 KJ


5) Três esferas de mesma massa são lançadas de uma mesma altura e com velocidades iguais a v0 como mostrado a seguir.

Considerando-se o princípio da conservação da energia e desprezando-se a resistência do ar, as energias cinéticas das esferas, ao chegarem ao solo, obedecem à relação:

a) EcA < EcB > EcC

b) EcA > EcB > EcC

c) EcA = EcB < EcC

d) EcA = EcB = EcC

e) EcA < EcB = EcC




Citologia 3- tipos de Células e suas características

 DISCIPLINA BIOLOGIA 

PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE  2os
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 25/11/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE OU PÁGINA DO FACEBOOK;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.

QUESTÕES 

- Esta atividade é sobre um conteúdo já estudado por nós, anteriormente, em outro bimestre. As células são consideradas a menor unidade básica dia seres vivos em geral, com exceção dos vírus. Já vimos que elas tem uma complexidade muito grande e pode desempenhar diversas funções, de acordo com a sua localização. Sabendo disso, explique: 
A- Por que as células, apesar de terem a mesma estrutura, desempenham funções distintas de acordo com o tecido em que se encontram?
B- O que define a diferença entre células eucariontes e procarionte?
C- Que tipo de célula tinha o primeiro ser vivo a surgir no planeta?
D- Faça um mapa conceitual ou mental explicando o conteúdo Citologia de forma resumida.
E- Em meio a tantas organelas, por que a membrana plasmática pode ser considerada a mais importante delas, hajavista estar presente em todos os tipos de células?!

MOTORES ELÉTRICOS E FORÇA MAGNÉTICA.

 Recomendações aos alunos:

* Leiam com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas na plataforma Stoodi e façam pesquisas em livros didáticos ou pela internet.
* Não esqueçam de identificar as atividades ao envia-las, com nome, ano, turma, n° de chamada ( se possível ), título e data de postagem no blog.
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 24/11.
* Para os alunos que entregam as atividades regularmente, essa é a última que deve ser entregue.

Motores elétricos.
São máquinas destinadas a realizarem diversos tipos de trabalho. Seu princípio básico de funcionamento equivale em transformar energia elétrica em energia mecânica. Ou seja, esses motores captam energia elétrica da rede na qual estão conectados e transformam em movimento. São muito comuns motores desses tipos que possuem um eixo central rotatório.
Um exemplo muito simples é o ventilador.
Ventilador 
Na extremidade externa do eixo central do motor elétrico de um ventilador fica instalada uma hélice que impulsiona o ar produzindo uma refrescante “brisa”. Esse motor aproveita a energia proveniente da rede elétrica para transformá-la em movimento do ar através da rotação do eixo.
FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO
Os motores elétricos funcionam através da associação dos efeitos da eletricidade e do magnetismo. A corrente elétrica que atravessa um condutor cria um campo magnético ao entorno deste com polaridade idêntica ao de um ímã natural. Quero dizer, que os pólos magnéticos de um ímã artificial obedecem aos mesmos princípios dos pólos do ímã natural. Para que o motor elétrico funcione é necessária a presença de campos magnéticos que se oponham ao longo do tempo. Um dos campos é criado por um ímã e outro por corrente elétrica percorrendo um condutor.
motor 1
Neste estudo, vamos considerar os motores de corrente contínua. Embora sejam mais antigos e caros são bastante fáceis de explicar do que os motores de corrente alternada.
Quando uma espira (fio enrolado e percorrido por corrente elétrica) encontra-se imersa em um campo magnético ela fica submetida a uma força magnética que tende a fazê-la girar. A força sobre a espira resulta da interação dos campos magnéticos do ímã e da própria espira.
Mas não é só isso!
Motores de corrente contínua possuem duas peças fundamentais chamadas escovas e comutadores. Essas peças podem ser observadas na figura 1 acima.
Mas, qual a importância dessas duas peças ?
É o seguinte:
Primeiramente devemos saber que a corrente contínua é aquela que percorre o condutor sempre em um mesmo sentido. Isso significa que quando a espira estiver imersa no campo magnético de um ímã ela iniciará o movimento de giro mas não girará completamente devido à interação entre seu campo magnético e o do ímã onde ela está imersa.
As escovas são os elementos que levam a corrente elétrica até as espiras. Os comutadores são elementos que estão conectados às extremidades das espiras e giram junto com elas. Entretanto, os comutadores possuem fendas opostas que desligam a corrente elétrica que percorre a espira no momento em que seu movimento de giro diminuiria devido à redução da força magnética. Porém, mesmo com a corrente elétrica desligada, a espira continua a girar por inércia até que a corrente elétrica seja ligada novamente pelos comutadores, no momento em que a força magnética por favorável ao movimento da espira. Esse liga-desliga de corrente elétrica continua com certa frequência fazendo com que a espira do motor gire continuamente.
Continue lendo para entender melhor a força magnética que age sobre a espira do motor elétrico!
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE CORRENTE ELÉTRICA.
Uma carga elétrica imersa em um campo magnético sofre a influência desse campo por meio de um interação chamada força magnética.
A intensidade dessa força depende da intensidade do campo magnético, da corrente elétrica que percorre o condutor, do comprimento do condutor imerso no campo e do ângulo entre o condutor e o campo.
Na construção de um motor elétrico pode-se fazer com que esses ângulos assumam valores específicos de tal maneira que só exista força magnética na parte da espira que forma ângulo de 90° com o campo.
motor 2
Na figura 2 acima podemos observar que só há força magnética nos trechos da espira que são perpendiculares às linhas do campo magnético criado pelo ímã. Além disso, é nesse momento que a força é máxima. Nesse momento também, em se tratando de motor de corrente contínua, o comutador desliga a corrente e a espira gira meia volta por inércia. Em seguida a corrente é religada e o processo recomeça.
Força magnética.
Se imaginarmos um fio condutor percorrido por corrente, haverá elétrons livres se movimentando por sua secção transversal com uma velocidade . No entanto, o sentido adotado para o vetor velocidade, neste caso, é o sentido real da corrente ( tem o mesmo sentido da corrente). Para facilitar a compreensão pode-se imaginar que os elétrons livres são cargas positivas.
Como todos os elétrons livres têm carga (que pela suposição adotada se comporta como se esta fosse positiva), quando o fio condutor é exposto a um campo magnético uniforme, cada elétron sofrerá ação de uma força magnética.
Mas se considerarmos um pequeno pedaço do fio ao invés de apenas um elétron, podemos dizer que a interação continuará sendo regida por , onde Q é a carga total no segmento do fio, mas como temos um comprimento percorrido por cada elétron em um determinado intervalo de tempo, então podemos escrever a velocidade como:
Ao substituirmos este valor em  teremos a força magnética no segmento, expressa pela notação :
Mas sabemos que  indica a intensidade de corrente no fio, então:
Sendo esta expressão chamada de Lei Elementar de Laplace.
A direção e o sentido do vetor  são perpendicular ao plano determinado pelos vetores  e , e pode ser determinada pela regra da mão direita espalmada, apontando-se o polegar no sentido da corrente e os demais dedos no sentido do vetor .

Regra da Mão Esquerda
A regra da mão esquerda, chamada de “regra da mão esquerda de Fleming”, também é usada para encontrar o sentido da força magnética.
O dedo polegar representa o sentido da força magnética (F). Já o dedo indicador representa o campo magnético (B), ou seja, o sentido da corrente elétrica. O dedo médio indica o sentido da velocidade (v).
Para compreender melhor, veja a figura abaixo:
Força Magnética

A força magnética é calculada através da fórmula:
F = B . i . l . senΘ
Onde: 
F = força magnética (newton(N))
B = campo magnético ( tesla(T))
i = corrente elétrica (ampère(A))
l = comprimento do fio (metro(m))
Exemplos.
1) Um fio de comprimento 1,5 m, que conduz corrente elétrica de 0,2 A, está mergulhado em uma região de campo magnético. Determine o valor da força magnética sobre o fio sabendo que o valor do campo magnético é de 10 T e que a direção do fio forma um ângulo de 30° com a direção do campo.
Resolução:
l = 1,5m
i = 0,2A
F= ?
B = 10T
sen 30° = 0,5

F = B . i . l . sen 30°
F = 10 . 0,2 . 1,5 . 0,5
F = 1,5N

2) Um condutor retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i = 2,0A, ao ser imerso em um campo magnético uniforme de intensidade B = 0,0002T, qual a força magnética num trecho deste condutor, de comprimento l = 20cm, nos seguintes casos:
a) 
Para os casos onde o ângulo formado entre o campo magnético e a corrente é igual a 0, a força exercida pelo campo é 0, pois:
Mas sen0° =0, portanto, F=0.
b) 
Para os casos onde o ângulo formado entre o campo magnético e a corrente é reto (90°), a força exercida é dada por:
Mas sen90° =1, então:
c) 
No caso onde o ângulo formado entre o campo magnético e a corrente é diferente de 0°, 90° e seus equivalentes nos demais quadrantes, usamos:


ASSISTA A VÍDEO AULA COM O PROFESSOR MARCELO BOERO ATRAVÉS DO LINK:
https://youtu.be/N0Hhmj4s5-k
VÍDEO DISPONÍVEL NO YOUTUBE.

Agora façam os exercícios que seguem.
Bons estudos!

Exercícios.

1) Das afirmações:
I. Uma carga elétrica submetida a um campo magnético sofre sempre a ação de uma força magnética.

II. Uma carga elétrica submetida a um campo elétrico sofre sempre a ação de uma força elétrica.
III. A força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento dentro de um campo magnético é sempre perpendicular à velocidade da carga.
Aponte abaixo a opção correta:
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente III está correta.
d) II e III estão corretas.
e) Todas estão corretas.
2) Um condutor retilíneo de comprimento 0,5 m é percorrido por uma corrente de intensidade 4,0 A. O condutor está totalmente imerso num campo magnético de intensidade 10-3 T, formando com a direção do campo um ângulo de 30°. Sendo            sen 30°= 0,5, a intensidade da força magnética que atua sobre o condutor é:
a) 103 N
b) 2 . 10-2 N
c) 10-3 N
d) 10-4 N
e) Nula

3) Um fio condutor retilíneo tem comprimento L = 16 metros e transporta uma corrente elétrica contínua, igual a I = 0,5 A, em um local onde existe um campo magnético perpendicular e uniforme, cujo módulo vale B = 0,25 Tesla, conforme indica a figura abaixo. O módulo da força magnética exercida pelo campo magnético sobre o fio será:

a) 0,2 N
b) 2 N
c) 200 N
d) 10 N
e) 20 N

4) Uma barra fina de cobre, de comprimento L = 0,5 m e massa m = 100 g, está inicialmente suspensa por dois fios de massa desprezível. A barra está imersa em campo magnético uniforme e de intensidade B = 10 T, cuja orientação é perpendicular e entrando no plano da folha. A gravidade no local possui módulo g = 10 m/s2. Para anular a tensão nos fios que suportam a barra de cobre, é necessário que uma corrente I seja aplicada no sentido indicado na figura abaixo. O valor da corrente I, em ampères, deve ser
a) 0,6
b) 0,4
c) 0,3
d) 0,5
e) 0,2
5) Se a força magnética que atua sobre um fio retilíneo, de 10 cm e mergulhado perpendicularmente em um campo magnético de 10 T, é de 2 N, o valor da corrente elétrica que flui pelo fio em ampère (A) é?
Observação: perpendicular é formar um ângulo de 90°, e sen 90° = 1.
a) 2
b) 0,2
c) 0,3
d) 1
e) 0,1