CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 29 de junho de 2020

Arte, Cidade e Patrimônio Cultural. ARTE MINIMALISTA.



CHAT:
Você já participou da elaboração e/ou execução de projetos artísticos individuais e/ou colaborativos de intervenção na escola ou na comunidade? Conte um pouco sobre suas experiências.

Arte pública Mediação cultural Monumentos históricos:
Arte pública -Mediação cultural- Monumentos históricos.

Arte pública – Refere-se a obras expostas em espaços públicos (abertos ou fechados). São obras fisicamente acessíveis ao público, modificando a paisagem circundante, de modo temporário ou permanente, fugindo do caráter elitista ou restrito a museus e galerias. O termo entrou para o vocabulário da crítica de arte na década de 1970, conectada às políticas de financiamento criadas para a arte em espaços públicos. Projetos de intervenções urbanas e grafites são alguns exemplos.

MEDIAÇAÕ CULTURAL
A mediação cultural não se define somente pelo conjunto de ações e atitudes voltadas a “aproximar” o público (indivíduos, coletividade na vida escolar ou social) de diferentes culturas. Antes de tudo, ela deve ser compreendida como uma categoria teórico-metodológica caracterizada por visões de mundo, atuações e tomada de posição em espaços/territórios, em que também se fazem presentes posições distintas, nem sempre concordantes. Mediação Cultural Dessa forma, a mediação cultural se configura dialogicamente, em territórios discursivos e no embate de possibilidades contextuais que caracterizam as várias esferas/campos de atuação da vida humana. Portanto, para além dos museus, a mediação cultural envolve diferentes linguagens, mídias, discursos, patrimônios e relações sociais.
Por exemplo, envolve as diferentes interações sócio-históricas materializadas em cada processo de produção/consumo e nas relações de poder entre os diferentes indivíduos afetados – produtores culturais, curadores, críticos de arte, historiadores, professores etc. É importante, portanto, que o “mediador” não se considere uma “ponte” entre dois mundos. A mediação cultural dever ser fundamentada contextualmente: ela deve ser aperfeiçoada na percepção crítica e ética do mediador. Nessa medida, o mediador não pode desconhecer seus interlocutores, as características de esfera/campo de atuação e a especificidade do público. Com isso, seu desafio é potencializar a experiência estética e estésica em relações dialógicas, no contato com ou outro, com a arte, com diferentes práticas de linguagem e expressões culturais.

                                                           DESAFIO
1-ESBOÇANDO
Agora que você já sabe o que é arte pública, faça no seu caderno um esboço/desenho de uma obra públicaque você conheça. Dica: você pode pesquisar em livros, revistas, internet uma imagem já existente de uma obra escolhida e realizar um desenho de observação. Use sua criatividade!

2-CRIANDO SIGNIFICADO
O que você entende por mediação cultural? Você já participou de alguma visita monitorada em algum espaço expositivo? Como foi essa experiência? Se você realizasse um projeto de mediação artística em sua escola, como seria? Anote em seu caderno essas reflexões.

3-MOMENTO DE REFLEXÃO
Pesquise em livros, revistas, jornal, internetetc.: 1. Quais são as principais diferenças entre os órgãos de tombamento de obras e prédios? 2. Quais características um prédio ou obra deve possuir para ser passível de tombamento? 3. Por que é importante o tombamento de prédios e obras? Anote suas impressões em seu caderno.






DESAFIO
4-PESQUISA
Pesquise em livros, revistas, jornais, internet etc., textos e imagens sobre arquitetos ilustres de São Paulo e suas obras. 4. Pesquisa Finalizada a pesquisa, elabore um texto apresentando sua opinião sobre: 1. Qual é a importância dos prédios projetados por esses arquitetos para a sociedade? 2. Será que esses prédios/monumentos eram importantes apenas quando foram construídos? Justifique sua
resposta.

5-TRABALHANDO EM GRUPO.
Utilize suas redes sociais para conversar com seus colegas mais próximos e realizar (de maneira virtual) a elaboração de um esboço de um projeto colaborativo visando à intervenção e à mediação cultural na escola. Dica: Criem um fôlder, convidando para uma possível exposição coletiva de artes visuais que vocês realizarão na escola quando voltarem as aulas presenciais.

NESTA AULA VOCÊ APRENDEU:
 Monumentoshistóricos;
 • Arte pública;
 • Mediação cultural; 
• Processos colaborativos e sua logística. 

ARTE MINIMALISTA


OBRA: MONUMENTO MINIMO
ARTISTA: NELI AZEVEDO
A ARTISTA NELI AZEVEDO REALIZA ESTA INTERVENÇAO URBANA EM VARIAS CIDADES DE DIFERENTES PAISES.
SÃO INÚMERAS ESCULTURAS EM GELO COLOCADAS EM ESPAÇOS PUBLICOS ONDE ATRAEM A ATENÇAO DOS PASSANTES.
ALEM DESTA INFORMAÇAO SERIA INTERESSANTE QUE VOCÊ ASSISTISSE UM VÍDEO CURTO SOBRE ESTA OBRA DISPONIVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=PezEqvq0c2U
PARA COMPLETAR E REFLETIR SOBRE A OUTRA PROPOSTA DA  NELI AZEVEDO:
https://www.youtube.com/watch?v=Mdeae3nV8TI
AGORA VAMOS REFLETIR SOBRE A OBRA DA ARTISTA PENSANDO NAS SEGUINTES QUESTÕES:
1.QUAL A INTENÇAO DA ARTISTA AO FAZER ESTAS INTERVENÇÃOES ARTISTICAS?
2. O QUE ACONTECE COM AS ESCULTURAS QUANDO SÃO EXPOSTAS?
3. QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTA OBRA?
4. COMO SÃO FEITAS ESTA ESCULTURAS?
5. SE VOCÊ PUDESSE SUGERIR UM TEMA PARA A ARTISTA PRODUZIR, QUE TEMA SERIA? POR QUÊ?

AULA 4-2ºBIM-LÍNGUA PORTUGUESA -MERCIA MAIA /A VOZ SILENCIADA



A VOZ SILENCIADA


Boa noite alunos! Seguem orientações para atividade semanal de língua portuguesa.


Realizar as atividades da apostila CADERNO DO ALUNO do 2º bimestre.

P.114,115 -Leitura

P.116-Leitura e copiar as perguntas dessa página e responder no caderno.Perguntas  à caneta e respostas a lápis.

P.117 - Nessa parte pede para criar um Podcast, mas como fica inviável essa etapa, pois nem todos devem ter esse conhecimento ainda e o ideal é essa atividade ser presencial, então vocês farão uma pesquisa sobre a autora Maria Firmina dos Reis  e anotar as informações no seu caderno. A caneta azul ou preta, atenção para a paragrafação e o título da pesquisa deve ser o nome da autora, título em caneta vermelha, roxa ou rosa. Letra legível pelo amor da Nossa Senhora dos olhos!!! 


Enviar por e-mail para: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br  até sexta-feira dia 3/07/2020

LINGUAGENS ARTÍSTICAS E ARTE MÍNIMA.




LINGUAGENS ARTÍSTICAS - DANÇA
Exemplos de estilos de dança: capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula
LINGUAGENS ARTÍSTICAS - MÚSICA
Exemplos de gêneros musicais: canto; canto coral; conjunto de câmara; improvisação musical; jazz; MPB; música eletrônica; música erudita; música instrumental; música pop; orquestra sinfônica; rap; repente; rock; samba; tecnomúsica. 







REALIZEM AS ATIVIDADES E ENVIEM PARA O MEU EMAIL.
https://www.youtube.com/watch?v=Mdeae3nV8TI

OBRA: MONUMENTO MINIMO
ARTISTA: NELI AZEVEDO
A ARTISTA NELI AZEVEDO REALIZA ESTA INTERVENÇAO URBANA EM VARIAS CIDADES DE DIFERENTES PAISES.
SÃO INÚMERAS ESCULTURAS EM GELO COLOCADAS EM ESPAÇOS PUBLICOS ONDE ATRAEM A ATENÇAO DOS PASSANTES.
FONTE: https://www.neleazevedo.com.br/monumento-minimohttps://www.neleazevedo.com.br/monumento-minimo
ALEM DESTA INFORMAÇAO SERIA INTERESSANTE QUE VOCÊ ASSISTISSE UM VÍDEO CURTO SOBRE ESTA OBRA DISPONIVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=PezEqvq0c2Uhttps://www.youtube.com/watch?v=PezEqvq0c2U
PARA COMPLETAR E REFLETIR SOBRE A OUTRA PROPOSTA DA  NELI AZEVEDO:
https://www.youtube.com/watch?v=Mdeae3nV8TI
AGORA VAMOS REFLETIR SOBRE A OBRA DA ARTISTA PENSANDO NAS SEGUINTES QUESTÕES:
1.QUAL A INTENÇAO DA ARTISTA AO FAZER ESTAS INTERVENÇÃOES ARTISTICAS?
2. O QUE ACONTECE COM AS ESCULTURAS QUANDO SÃO EXPOSTAS?
3. QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTA OBRA?
4. COMO SÃO FEITAS ESTA ESCULTURAS?
5. SE VOCÊ PUDESSE SUGERIR UM TEMA PARA A ARTISTA PRODUZIR, QUE TEMA SERIA? POR QUÊ?

ARGUMENTAÇÃO


Olá, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem ;)

A atividade a seguir é sobre argumentação. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 06/07/2020. 

Assunto: argumentação; operadores argumentativos.


I.  Assista a este vídeo do programa Quebrando o Tabu:
Depois de assistir ao vídeo, anote os argumentos a favor e os argumentos contra a afirmação O Brasil é um país racista.

O Brasil é um país racista.
Argumentos a favor
Argumentos contra











II. Observe os operadores argumentativos em destaque nos enunciados abaixo, substituindo-os por outros que mantenham o mesmo sentido original dos textos.

a. Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.
b. Caso você precise desabafar, ligue para mim.
c. Embora não merecesse, recebi a promoção.
d. Joana não foi tão esforçada quanto deveria.
e. Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.
f. Preparamos muita comida a fim de que todos possam se alimentar.
g. Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.
h. Passou de ano, portanto ganhará um presente.
i. Tem carta de motorista, entretanto, não dirige.
j. Terminarei amanhã porque estou atrasado.
k.  Gosta de serra, mas também de mar.

III. Leia a tirinha de Hagar, a seguir:
 Folha de São Paulo, set./2010

Sobre os valores semânticos dos operadores argumentativos presentes nessa tirinha, analise as afirmações a seguir:
I.  O elemento “se” empregado no primeiro balão indica uma condição para a oração principal.
II.  A conjunção aditiva “e” no segundo balão tem valor alternativo, colocando o vendedor em situação de escolha.
III. Na fala do vendedor no terceiro balão, a conjunção “mas” estabelece oposição recriminando a proposta feita pelo cliente (Hagar).

Está(ão) correta(s), apenas:
a. I e II
b. I e III
c. II e III
d. apenas a I
e. apenas a III

IV. Leia os trechos a seguir e indique as alternativas conforme os enunciados:

São séculos de história, mas as salas de aula não mudaram muito. Mesas e cadeiras ordenadas em linhas, uma lousa, mochilas e cadernos espalhados. Tudo como você e seus pais estão acostumados. Mesmo assim, o inglês Julian Germain acreditava que havia algo além do visível. E ele viajou por mais de vinte países para tentar encontrar. “Meu objetivo era mostrar de forma direta o espaço e os alunos, de todas as idades, em todas as aulas, da forma mais detalhada possível”. Depois de oito anos, o fotógrafo acabou com uma coleção de 450 retratos que reflete a complexidade cultural e econômica de cada nação. [...]
Luiz Romero. Revista Super Interessante. São Paulo: Abril. jan/2013, p. 67.

Em “mas, as salas de aula não mudaram muito” (linhas 1-2), pode-se afirmar que o termo em destaque introduz a ideia de:
a. Asseverar a inferência de um argumento enunciado anteriormente, declarando a não aceitação desse fato.
b. Contraposição
c. Relacionar a ideia de concordância entre dois segmentos.
d. Restringir ao que acaba de ser enunciado, acrescentando uma informação indicadora de negação.
e. Aceitar o que foi enunciado, desconsiderando provisoriamente a informação dada.

Bibliografia: Aprender sempre – 2ª série do ensino médio: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2020.

Observações: Façam a atividade com calma; leiam o enunciado para saber responder às questões. Em caso de dúvidas, deixem os comentários aqui no blogger, responderei assim que for possível.

Obrigada J
Profª Maria Margarida


PLANEJAMENTO SEMANAL  DE  ENSINO


PROFESSOR: Isabel Cristina da Silva
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Inglesa
 ANO/SÉRIES(s):   2º ano  E e F
PERÍODO/SEMANA: DE  29/06 à 03/07 /20
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas publicitárias, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais

ATIVIDADES:
Text interpretation 
Verbs and tenses
METODOLOGIA(S)/ RECURSOS
Através do dicionário inglês/português, google tradutor e outras ferramentas o aluno irá traduzir o texto e fazer a sua compreensão através dos questionamentos em anexo.
ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
1º momento em 45 minutos: Tradução do texto.
2º momento em 45 minutos: responder a compreensão textual.
Observações: Você terá duas opções de responder(até dia 13/07/20).
1ª opção: copiar, responder, tirar foto e enviar por e-mail;
2ª opção: responder diretamente no formulário e enviar através deste link: https://forms.gle/XnS8yxHoRuYFX6kdA ( atenção: devido ao baixo número de acertos na atividade anterior , esta atividade também será pra nota). Tenham mais atenção.
E-MAIL: isabelcr@professor.educacao.sp.gov.br com identificação de turma e número.  Qualquer dúvida me procure.
Bons estudos!!!!!!
TEXT INTERPRETATION
Nega Maluca


The batter for this Portuguese chocolate cake contains cocoa powder, oil and baking powder, with beaten egg whites folded into the mixture.

Ingredients

• 4 eggs, separated
• 2 cups flour
• ½ cup oil
• 1 ½ cups hot water
• 1 ½ cups sugar
• 1 cup chocolate cocoa powder
• 1 teaspoon baking powder
• Desired chocolate frosting

Method

Whip egg whites and set aside. Mix all other ingredients together in a large bowl. Fold in beaten egg whites last. Pour into a 13x9-inch baking pan. Bake 25-35 minutes at 350 degrees, or until cake tests done. When cooled, cover with chocolate frosting of your choice.

Number of Servings: 10

(Texto retirado de Better Recipes)

Activity


 1.Based on the text, briefly describe the “Nega Maluca” cake.
“Nega Maluca” é um bolo de chocolate de origem portuguesa.    
“Nega Maluca” é um bolo de chocolate de origem brasileira.
“Nega Maluca” é um bolo de chocolate de origem americana.

2. How many servings does the cake have?
O bolo rende 8 porções.
O bolo rende 10 porções.   
O bolo rende 9 porções.

3. Observe: "Whip egg whites and set asideMix all other ingredients together in a large bowl. Fold inbeaten egg whites last. Pour into a 13x9-inch baking pan. Bake 25-35 minutes at 350 degrees, or until cake tests done. When cooled, cover with chocolate frosting of your choice". Agora responda: o que os verbos destacados têm em comum?

As palavras grifadas são verbos no modo subjuntivo, uma vez que expressam instruções de como fazer o bolo e não apresentam sujeito explícito.
As palavras grifadas são verbos no modo indicativo, uma vez que expressam instruções de como fazer o bolo e não apresentam sujeito explícito.
As palavras grifadas são verbos no modo imperativo, uma vez que expressam instruções de como fazer o bolo e não apresentam sujeito explícito.  

Leia as frases imperativas a seguir e indique qual sentido cada uma delas expressa.
4.Clean your room!
proibição  
aviso  
sugestão    
ordem  
5.Help me, please!
Instrução   
Sugestão    
Pedido     
Conselho

6.Don’t get out of your room! You’ll be grounded for the whole weekend.
 
Proibição     
Conselho    
Pedido    
Sugestão 

7.Mix all other ingredients together in a large bowl.
Aviso      
Ordem     
Instrução     
Proibição

8.Be suspicious of people you don’t know.
Aviso  
 Conselho     
 Ordem  
 Pedido

 9.
Be careful! The dogs are dangerous.   
 Aviso  
 Oferecimento    
 Ordem    
 Proibição

10. What are the ingredients of the cake? (Also indicate quantities)

Os ingredientes são: 5 ovos, 2 xícaras de farinha, ½ xícara de óleo, 4 xícaras e ½ de água quente, 1 xícara e ½ de açúcar, 1 xícara de cacau em pó, 1 colher de chá de fermento e glacê a gosto.

Os ingredientes são: 4 ovos, 2 xícaras de farinha, ½ xícara de óleo, 1 xícara e ½ de água quente, 1 xícara e ½ de açúcar, 1 xícara de cacau em pó, 1 colher de chá de fermento e glacê a gosto.  

Os ingredientes são: 4 ovos, 2 xícaras de farinha, ½ xícara de óleo, 1 xícara e ½ de água quente, 2 xícaras e ½ de açúcar, 1 xícara de cacau em pó, 3 colheres de chá de fermento e glacê a gosto.

Não esqueçam de repassar a atividade para os colegas via WhatsApp.






Roteiro de estudos para a semana de 29/06/20 à 03/07/20

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 29/06/20 à 03/07/20:

1) Teoria: Unidade 2 - Cap. 3 – Item 5: Gráficos do MU – Pág. 47 à 52.
2) Resolver os exercícios nº 21 e 22 da pag. 49, nº 29 e 31 da pag. 52

Recomendações: Consultar arquivo no Google Classroom (Fisica1 - Bonjorno - Unidade2 - Cap3 - Item 5 - Aula de 01-07-20) e vídeos de exercícios resolvidos, que serão disponibilizados posteriormente.

Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

Roteiro de estudos para a semana de 29/06/20 à 03/07/20:

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 29/06/20 à 03/07/20:

1) Teoria: Capítulo 11 – Matrizes: Item 4: Multiplicação de um número real por uma matriz;
                                                        Item 5: Multiplicação de Matrizes.

2)Resolver os exercícios:       nº 14, 15, 17 e 18 da pag. 243 do Livro Didático

Recomendações: Consultar arquivo no Google Classroom (Matemática 2 - Kátia Stocco - Aulas de 01 e 02-07-20) e vídeos de exercícios resolvidos, que serão disponibilizados posteriormente.

Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

MODOS VERBAIS


Olá, pessoal do 6ºA!
Espero que estejam bem ;)

A atividade a seguir é sobre modos verbais. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 06/07/2020. 

Assunto: Modos verbais.

I. Primeiramente, você vai assistir a esta videoaula: 



Agora anote os modos verbais e alguns exemplos na tabela a seguir:

Modos verbais
Exemplos
Modo

Modo

Modo



II. Classifique os verbos nas frases de acordo com a legenda:
A.    Estado da natureza
B.     Ação
C.    Estado

a)      Joana estava triste. (   )
b)      Pedro jogou a bola na janela do vizinho. (   )
c)      Camila saiu sem guarda chuva. (   )
d)     Jorge e Fernanda caíram da bicicleta. (   )
e)      Choveu muito esta noite. (   )
f)       O menino permaneceu imóvel na cama. (   )
g)      D. Pedro I andou a cavalo. (   )
h)      Estudarei segunda à tarde. (   )
i)        Trovejou bastante durante o temporal. (   )
j)        Susana ficou chateada com a atitude de Otávio. (   )

III. Leia o trecho de uma reportagem publicada na revista Terra.

Ao sabor do vento

Decolar no último instante possível, pousar num vale apertado entre montanhas, escapar da colisão com paredões de pedra: houve de tudo nesta travessia pioneira de balão da serra da Canastra, em Minas Gerais.

Luís Patriani. Disponível em: www.revistaterra.com.br. Acesso em: 12 set. 2007.

a)      Pelo trecho da matéria você consegue imaginar se o fato já aconteceu e está terminado ou se continua acontecendo? Justifique.
b)      Copie a frase em seu caderno, alterando o verbo em destaque de modo que o sentido do trecho seja falar de algo que acontecia periodicamente.

IV. Leia o trecho.

Viagem à Grécia – Bem-vindos à terra dos deuses, dos filósofos e artistas

Imagine que você está no século V antes de Cristo e mora na Grécia. Imagine ainda que você está faminto. O que fazer? Pizza com refrigerante nem pensar! Essas iguarias não são daquele tempo. Aliás, nem os talheres tinham surgido. Os gregos comiam com as mãos. Eles se alimentavam de pão, mingau, figo, peixe, legumes e verduras. As aves e os animais de carne vermelha só faziam parte dos banquetes de cerimônias religiosas. Imagine agora que você quer se divertir um pouco. Nem adianta pensar em parque de diversões. Isso não existia na Grécia Antiga! Então, que tal um passeio pela pólis? Aposto que você vai adorar!

Disponível em: http://ich.unito.com.br. Acesso em: 4 out. 2007.

a)      Transcreva em seu caderno os hábitos alimentares dos antigos gregos.
b)      Como o trecho do item anterior ficaria se o texto descrevesse os hábitos atuais dos gregos? Que tempo verbal seria utilizado?
c)      O texto dialoga com o leitor. Transcreva em seu caderno as marcas que confirmam isso. Qual a função do diálogo nesse texto?
d)     Escreva em seu caderno um verbo do texto que não esteja no modo indicativo.
e)      Em que modo esse verbo está? Por que ele foi usado nesse texto?

V. Leia um trecho de um texto instrucional.

Como fazer?

De acordo com a EcoEra, para fazer a própria máscara são necessários três materiais: tecido, linha de costura ou cola específica para o material e elásticos. Veja o passo a passo:

*Pegue um pedaço de tecido.
*Faça um molde em papel de forma que o tamanho da máscara cubra a boca e nariz.
*Faça a máscara usando duplo tecido.
*Prenda ou costure na extremidade da máscara elástico ou amarras.


a)      Quais são os materiais necessários para fazer uma máscara?
b)      Transcreva do texto três verbos no modo imperativo.

Bibliografia: COSTA, Cibele Lopresti. Para viver juntos: português 6ºano: ensino fundamental. São Paulo: Edições, SM, 2009.

Observações: Façam a atividade com calma; leiam o enunciado para saber responder às questões. Em caso de dúvidas, deixem os comentários aqui no blogger, responderei assim que for possível.

Obrigada J
Profª Maria Margarida