CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


sábado, 2 de maio de 2020

Atividade de Português

Atenção: Essa atividade deve ser feita e enviada para o e-mail jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 11/05 - isso contará para a sua presença e nota

Leia o texto e responda as questões:

Relato Pessoal
Como comecei a escrever (Carlos Drummond de Andrade)

Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.
Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo poder de expressão contido nos sinais reunido em palavras.
Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrimento a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e expressões. Na mesa do café sentado (pois tomava-se café setado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem se incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.

Atividade
1_ Qual o objetivo do relato pessoal?

2_ Como Carlos Drummond descreve o lugar onde vivia em 1910?

3_ O que significa a expressão “chovia potes”?

4_ Como as notícias chegavam à população?

5_ O que para o autor era o suplemento de domingo? Justifique sua resposta.

6_ Localize um trecho em que revela que o autor ainda não sabia ler.

7_ Por que Carlos tinha um pouco de conhecimento da leitura quando foi para a escola?

8_ Que atividades na escola contribuíram para o sucesso da personagem na leitura?

9_ O que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever?

10_ Por que para o autor, conhecer outros rapazes que gostavam de ler e escrever foi sorte para ele?

11_ Qual foi a consequência da amizade com os rapazes que conheceu?

12_ Carlos disse que tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica, o que ele quis dizer com isso?



Produção de texto

Faça um relato pessoal, falando como você está se sentindo em relação ao distanciamento da escola, das amizades, familiares. Quais são seus sentimentos a respeito dessa pandemia?



Atividades de Interpretação, pontuação e frases

Atividades de Pontuação e tipos de frases:

Leia o texto
A cigarra e as Formigas

Era inverno. Havia chovido muito e as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar os grãos de trigo. Cada uma estava secando um grão de trigo, quando apareceu uma cigarra:
_ Por favor formigas, me ajudem, acho que vou morrer, estou com muita fome. Me deem um pouco de trigo!
As formigas pararam um pouco de trabalhar e uma delas perguntou para a cigarra:
_Mas por que acha que devemos dar nosso trigo para você? O que você estava fazendo no verão? Por que? Não guardou comida para o inverno?
_Eu não tive tempo. Passei o verão cantando! - disseram as formigas, voltando ao trabalho, e deixando a cigarra pensando no erro que havia cometido.
Moral: Quem planta colhe.
Fábula de Esopo.

Responda as questões:
1_O que estavam fazendo as formigas quando a cigarra apareceu?
a)_( ) Trabalhavam no formigueiro.                      c)_Carregavam grãos de trigo.
b)_( ) Secavam grãos de trigo.                               d)_Trabalhavam nas plantações.

2_A cigarra achou que ia morrer de:
a)_ Frio.                                                                 c)_Fome.
b)_Sede.                                                                 d)_Sede e fome.

3_ A cigarra passou o verão:
a) _Dançando.                                                        c)_Brincando.
b) _Pulando.                                                           d)_Cantando.

4_A cigarra cometeu um grande erro por:
a) _Aproveitar o verão.                                           c)_Ser esperta.
b) _Não pensar no amanhã.                                    d)_Pedir ajuda.

5_De acordo com o texto, a cigarra foi:
a)_Ignorada pelas formigas.                                    c)_Maltratada pelas formigas.
b)_Bem recebida pelas formigas.                            d)_Devorada pelas formigas.

6_ O que a moral da história quer nos ensinar?

7_Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1_Me deram um pouco de trigo!                               ( ) - Frase Interrogativa.
2_Mas por quê? O que você fez durante o verão?    ( ) - Frase negativa.
3_Era inverno.                                                           ( )- Frase exclamativa.
4_Para falar a verdade, não tive tempo.                    ( )- Frase afirmativa.

8_ Qual é o gênero desse texto?
a)_ Notícia.                                                                 c)_Anúncio publicitário.
b)_Fábula                                                                    d)_Crônica

9_ As palavras morrer e trabalhar são:
a)_ Substantivos.                                                        c)_Adjetivos.
b)_ Verbos.                                                                d)_Advérbios.


Atenção: Essa atividade deve ser feita e enviada para o e-mail jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 13/05 - isso contará para a sua presença e nota


Atividades (Elementos da narrativa) 8ºs anos

Atividades de Língua Portuguesa. Leia o texto e responda as questões:

O Verde
Inácio de Loyola Brandão

Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade.
Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no lar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
_Matei mesmo essa maldita árvore.
_Por quê?
_Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.

Exercícios
1_Por que, no começo do texto, o narrador afirma que “Estranha é a cabeça das pessoas”?

2_Observe a frase: “Na época da floração, ela enchia a calçada de cores”. (2º parágrafo)
a)_Qual é a época da floração?
b)_O que significa a expressão “enchia a calçada de cores”?

3_Observe a frase: “...esquecíamos o cinza que nos envolvia...”(2] parágrafo) Que cinza era esse ao qual o autor se referia?

4_Por que a árvore parou de florescer?

5_Releia atentamente a seguinte frase e responda às questões: “Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador”. (2]parágrafo)

a)_Qual é a primeira impressão que temos ao ler que a vizinha regava a árvore todos os dias?

b)_Essa impressão se confirma no final do texto? Por quê?

6_Por qual motivo a árvore foi morta?

7_Identifique, no texto, os elementos da narrativa abaixo:
a)_Narrador---------------------------------------------
b)_Espaço-----------------------------------------------
c)_Enredo-----------------------------------------------
d)_Clímax----------------------------------------------
e)_Desfecho--------------------------------------------



Atenção: Essa atividade deve ser feita e enviada para o e-mail jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 11/05 - isso contará para a sua presença e nota

Poesia colcha de retalhos de Cora Coralina

Queridos alunos! Como vocês estão? Espero que logo tudo volte ao normal.

LEIA A POESIA
Colcha de retalhos de (Cora Coralina)
Sou feita de retalhos
Pedacinhos coloridos
De cada vida que passa pela a minha
E que vou costurando na alma
Nem sempre bonitos nem sempre felizes           

mas me acrescentam
E me fazem ser quem eu sou.
Em cada encontro
Em cada contato
Vou ficando maior
Em cada retalho,
uma vida, uma lição, um carinho , uma saudade…
Que me tornas mais pessoa, mais humana, mais completa.
E penso que é assim mesmo que a vida se faz,
De pedaços de outras,
que vão se tornando parte da gente também.
E a melhor parte é que,
nunca estaremos prontos, finalizados...
Haverá sempre um retalho novo,
para adicionar à alma.
Portanto, obrigada a cada um de vocês,
Que fazem parte de minha vida
E que me permitem engrandecer,
minha história com retalhos deixados em mim,
Que eu também possa deixar
pedacinhos de mim pelo os caminhos,
E que eles possam ser, parte das suas histórias
E que assim, de retalho em retalho,
possamos nos tornar, um dia, um imenso
bordado de nós.

1_Reflita sobre a poesia e escreva em poucas palavras o que você sentiu .

Pesquise sobre a vida dessa autora.


Atenção: Essa atividade deve ser feita e enviada para o e-mail jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 11/05 - isso contará para a sua presença e nota



Um abraço a todos!


Poesia colcha de retalhos de Cora Coralina

LEIA A POESIA E RESPONDAM
Colcha de retalhos de (Cora Coralina)

Sou feita de retalhos
Pedacinhos coloridos
De cada vida que passa pela a minha
E que vou costurando na alma
Nem sempre bonitos nem sempre felizes                 

mas me acrescentam
E me fazem ser quem eu sou.
Em cada encontro
Em cada contato
Vou ficando maior
Em cada retalho,
uma vida, uma lição, um carinho , uma saudade…
Que me tornas mais pessoa, mais humana, mais completa.
E penso que é assim mesmo que a vida se faz,
De pedaços de outras,
que vão se tornando parte da gente também.
E a melhor parte é que,
nunca estaremos prontos, finalizados...
Haverá sempre um retalho novo,
para adicionar à alma.
Portanto, obrigada a cada um de vocês,
Que fazem parte de minha vida
E que me permitem engrandecer,
minha história com retalhos deixados em mim,
Que eu também possa deixar
pedacinhos de mim pelo os caminhos,
E que eles possam ser, parte das suas histórias
E que assim, de retalho em retalho,
possamos nos tornar, um dia, um imenso
bordado de nós.

1_Reflita sobre a poesia e escreva em poucas palavras o que você sentiu .

2_As Palavras Coloridos, felizes e novo, são:
a)_Substantivos. c)_Verbos
b)_Adjetivos. d)_Pronomes

3_ As palavras pedacinhos, retalhos, e histórias são:
a)_Verbos c)_Substantivos.
b)_Numerais. d)_Artigos.

4_Qual o Gênero textual?
a)- Notícia.
b)-Fábula
c)_poesia
d)_Conto.
5_Quantas estrofes tem a poesia e quantos versos?----------------------------------------------------------------

Professor Roberto - Português Recuperação de Conteúdos - Literatura



Atividades de Recuperação de conteúdos

Queridos alunos, nós já havíamos conversado muito sobre literatura, vocês devem ter este conteúdo em seus cadernos, mas vamos fazer uma recapitulação e alguns exercícios. 

Segundo o Wikipedia:

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia.[1]

A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".
Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as técnicas da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever.
O termo Literatura também é usado como referência a um conjunto escolhido de textos como, por exemplo a literatura portuguesa, a literatura espanhola, a literatura inglesa, a literatura brasileira, a literatura japonesa, etc.
O que é Literatura?
Daniela Diana, Professora licenciada em Letras, https://www.todamateria.com.br/o-que-e-literatura/
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras.

Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.

Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso,  que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima da literatura são as palavras, tal qual as tintas são a matéria prima do pintor.

Click no link abaixo e veja a entrevista de Suzana Herculano sobre a leitura  e depois responda ao questionário no outro link. 




Responda o Quizz  no link abaixo