Atenção: Essa atividade deve ser feita e enviada para o e-mail jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 11/05 - isso contará para a sua presença e nota
Leia o texto e responda as questões:
Leia o texto e responda as questões:
Relato Pessoal
Como comecei a
escrever (Carlos Drummond de Andrade)
Aí
por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema
chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As
notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de
publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio
aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o
papel transformado em mingau.
Papai
era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me
sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo.
Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e
mamãe me ajudava nisso. Quando fui para escola pública, já tinha a
noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
Durante
o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação.
Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio,
coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar
para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo poder de
expressão contido nos sinais reunido em palavras.
Daí
por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu
percebesse que estava descobrimento a leitura. Alguns elogios da
professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou
poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmão,
estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a
viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros
rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então
começou uma fase muito boa de troca de experiências e expressões.
Na mesa do café sentado (pois tomava-se café setado nos bares, e
podia-se conversar horas e horas sem se incomodar nem ser incomodado)
eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas
criticavam. Eles também sacavam seus escritos e eu tomava parte nos
comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os
amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo
de amizade crítica.
Atividade
1_
Qual o objetivo do relato pessoal?
2_
Como Carlos Drummond descreve o lugar onde vivia em 1910?
3_
O que significa a expressão “chovia potes”?
4_
Como as notícias chegavam à população?
5_
O que para o autor era o suplemento de domingo? Justifique sua
resposta.
6_
Localize um trecho em que revela que o autor ainda não sabia ler.
7_
Por que Carlos tinha um pouco de conhecimento da leitura quando foi
para a escola?
8_
Que atividades na escola contribuíram para o sucesso da personagem
na leitura?
9_
O que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever?
10_
Por que para o autor, conhecer outros rapazes que gostavam de ler e
escrever foi sorte para ele?
11_
Qual foi a consequência da amizade com os rapazes que conheceu?
12_
Carlos disse que tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse
tipo de amizade crítica, o que ele quis dizer com isso?
Produção
de texto
Faça
um relato pessoal, falando como você está se sentindo em relação
ao distanciamento da escola, das amizades, familiares. Quais são
seus sentimentos a respeito dessa pandemia?