CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 22 de junho de 2020

Roteiro de estudos para a semana de 22/06/20 à 26/06/20

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 22/06/20 à 26/06/20:

1) Teoria: Capítulo 11 – Matrizes: Item 3: Adição de Matrizes;
2) Resolver os exercícios: nº 10, 11 e 12  da pag. 239 do Livro Didático
    Resolver Atividades 5 e 7 do Caderno do Aluno – 2º Bimestre

Recomendações: Consultar arquivos enviados no Google Classroom (cod.: 3ksjles) e vídeos de exercícios resolvidos, que serão disponibilizados posteriormente.

Observação: Não é necessário enviar os exercícios resolvidos

Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

Roteiro de estudos para a semana de 22/06/20 à 26/06/20

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 22/06/20 à 26/06/20:

1) Teoria: Unidade 2 - Cap. 4 – Item 5: Equação de Torricelli – Pág. 63
2) Resolver os exercícios nº 14, 16 e 18 da pag. 64

Recomendações: Consultar arquivo no Google Classroom (Fisica1 - Bonjorno - Unidade2 - Cap4 - Aula de 24-06-20) e vídeos de exercícios resolvidos, que serão disponibilizados posteriormente.

Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

AULA 3- 2º BIM - LÍNGUA PORTUGUESA / MERCIA MAIA




Boa noite alunos! Dando continuidade as atividades do CADERNO DO ALUNO, para essa semana vocês deverão Realizar a ATIVIDADE 2 que se inicia no final da página 112.

P.112 Questões 1 e 2 Copiar as perguntas  no caderno e responder. Obs: Não deixe de acessar os links de pesquisa sobre o assunto ou seja, os textos de apoio indicados para leitura também no final da pagina 112.

P.113 Passe o quadro para o caderno e o preencha. Em seguida leia as orientações dessa página para a produção de seu texto.
Enviar foto desses exercícios para o e-mail.

PRODUZINDO UM ARTIGO DE OPINIÃO

Tema: Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse?


Lembre-se, tema não é título e seu texto devera ter um título.

Seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo 20.
Paragrafe seu texto adequadamente.
Início de frase sempre com letra maiúscula.
Pontuar adequadamente.
Evite parágrafos muito longo.
O texto deve ser enviado com nome, série e a caneta azul ou preta.
Letra legível pelo amor de Deus!!!

ESTRUTURA

1º paragrafo INTRODUÇÃO
2º parágrafo DESENVOLVIMENTO ( argumentos)
3º parágrafo DESENVOLVIMENTO ( argumentos)
4º parágrafo CONCLUSÃO


Não façam copia da internet nem de trechos inteiros da internet, façam seu próprio texto com suas palavras, pois verificarei se os textos são de autoria ou copias e nesse caso a atividade será desconsiderada. Não tenham medo de errar, pois o erro faz parte da aprendizagem. Mas deem o seu melhor naquilo que se propuserem a fazer.

Haverá reescrita ao retornarmos



Enviar foto do texto até sexta-feira dia 26/06 para o e-mail merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br

Obs: e enviar também foto dos exercícios pedidos para responder das páginas 112 e 113

Boa semana e se cuidem!

ROMANCE ÚRSULA

Olá, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem :)

Na atividade desta semana, você irá conhecer o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Por favor, envie suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 29/06/2020.

Assunto: Romantismo no Brasil – prosa II: romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.

I.  A atividade a seguir faz parte do Caderno do aluno da 2ª série do ensino médio. Trata-se de um trecho do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Antes de ler o texto, assista aos vídeos para ajudar a entender melhor a obra e leia a introdução A voz silenciada. Depois, responda às questões.




A VOZ SILENCIADA

Durante o século XIX, período do Romantismo na Literatura Brasileira, a presença do negro nas obras literárias foi muito reduzida. Nas publicações de época, eram muitas vezes silenciados ou representados como submissos e subjugados, sem voz ou resistência. Em 1859, uma escritora maranhense, Maria Firmina dos Reis, publicou Úrsula, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, e o primeiro por uma mulher negra na América Latina. Neles, a protagonista é uma mocinha branca clássica de romance, mas a autora dá voz às personagens escravizadas, representando-as em toda a sua dimensão humana, com subjetividade e desejos individuais, quebrando o padrão da escrita dos folhetins da época. Maria Firmina dos Reis permaneceu esquecida dos estudos acadêmicos até a década de 70 do século passado, quando sua obra começou a ser resgatada e a devida importância ao que produziu veio à tona. Para conhecer a história da autora, leia um fragmento de Úrsula. No trecho, pela primeira vez na literatura brasileira, o escravizado tem sua voz respeitada e denuncia as condições bárbaras dadas aos povos africanos. Essa é uma das muitas razões da importância histórica dessa narrativa.

Lembrete: Por se tratar de um romance publicado no século XIX, algumas palavras poderão ser desconhecidas para você. Grife-as durante a leitura procurando inferir seu significado pelo contexto, depois consulte um dicionário para verificar as hipóteses que você levantou.

CAPÍTULO 9 – A PRETA SUSANA

[...] Tudo me obrigaram os bárbaros a deixar! Oh, tudo, tudo até a própria liberdade! Estava extenuada de aflição, a dor era-lhe viva, e assoberbava-lhe o coração. — Ah, pelo céu! — exclamou o jovem negro enternecido — sim, pelo céu, para que essas recordações? — Não matam, meu filho. Se matassem, há muito que morrera, pois vivem comigo todas as horas. Vou contar-te o meu cativeiro. Tinha chegado o tempo da colheita, e o milho e o inhame e o amendoim eram em abundância nas nossas roças. Era um destes dias em que a natureza parece entregar-se toda a brandos folgares, era uma manhã risonha, e bela, como o rosto de um infante, entretanto eu tinha um peso enorme no coração. Sim, eu estava triste, e não sabia a que atribuir minha tristeza. Era a primeira vez que me afligia tão incompreensível pesar. Minha filha sorria-se para mim, era ela gentilzinha, e em sua inocência semelhava um anjo. Desgraçada de mim! Deixei-a nos braços de minha mãe, e fui-me à roça colher milho. Ah, nunca mais devia eu vê-la. Ainda não tinha vencido cem braças do caminho, quando um assobio, que repercutiu nas matas, me veio orientar acerca do perigo eminente que aí me aguardava. E logo dois homens apareceram, e amarraram-me com cordas. Era uma prisioneira — era uma escrava! Foi embalde que supliquei em nome de minha filha, que me restituíssem a liberdade: os bárbaros sorriam-se das minhas lágrimas, e olhavam-me sem compaixão. Julguei enlouquecer, julguei morrer, mas não me foi possível. . . A sorte me reservava ainda longos combates. Quando me arrancaram daqueles lugares, onde tudo me ficava — pátria, esposo, mãe e filha, e liberdade! Meu Deus, o que se passou no fundo da minha alma, só vós o pudestes avaliar! Meteram-me a mim e a mais trezentos companheiros de infortúnio e de cativeiro no estreito e infecto porão de um navio. Trinta dias de cruéis tormentos, e de falta absoluta de tudo quanto é mais necessário à vida passamos nessa sepultura, até que abordamos às praias brasileiras. Para caber a mercadoria humana no porão fomos amarrados em pé, e, para que não houvesse receio de revolta, acorrentados como os animais ferozes das nossas matas, que se levam para recreio dos potentados da Europa: davam-nos a água imunda, podre e dada com mesquinhez, a comida má e ainda mais porca; vimos morrer  ao nosso lado muitos companheiros à falta de ar, de alimento e de água. É horrível lembrar que criaturas humanas tratem a seus semelhantes assim, e que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos! Muitos não deixavam chegar esse último extremo — davam-se à morte. Nos dois últimos dias não houve mais alimento. Os mais insofridos entraram a vozear. Grande Deus! Da escotilha lançaram sobre nós água e breu fervendo, que escaldou-nos e veio dar a morte aos cabeças do motim. A dor da perda da pátria, dos entes caros, da liberdade fora sufocada nessa viagem pelo horror constante de tamanhas atrocidades. Não sei ainda como resisti — é que Deus quis poupar-me para provar a paciência de sua serva com novos tormentos que aqui me aguardavam. O comendador P. foi o senhor que me escolheu. Coração de tigre é o seu! Gelei de horror ao aspecto de meus irmãos. . . os tratos porque passaram, doeram-me até o fundo do coração. O comendador P. derramava sem se horrorizar o sangue dos desgraçados negros por uma leve negligência, por uma obrigação mais tibiamente cumprida, por falta de inteligência! E eu sofri com resignação todos os tratos que se dava a meus irmãos, e tão rigorosos como os que eles sentiam. E eu também os sofri, como eles, e muitas vezes com a mais cruel injustiça. Pouco tempo depois casou-se a senhora Luíza B., e ainda a mesma sorte: seu marido era um homem mau, e eu suportei em silêncio o peso do seu rigor. E ela chorava, porque doía-lhe na alma a dureza de seu esposo para com os míseros escravos, mas ele via-os expirar debaixo dos açoites os mais cruéis, das torturas do anjinho, do cepo e outros instrumentos de sua malvadeza, ou então nas prisões onde os sepultavam vivos, onde carregados como ferros, como malévolos assassinos acabavam a existência, amaldiçoando a escravidão, e quantas vezes os mesmos céus.
O senhor Paulo B. morreu, e sua esposa, e sua filha procuraram em sua extrema bondade fazer-nos esquecer nossas passadas desditas! Túlio, meu filho, eu as amo de todo o coração, e lhes agradeço: mas a dor que tenho no coração, só a morte poderá apagar! Meu marido, minha filha, minha terra. Minha liberdade. E depois ela calou-se, e as lágrimas, que lhe banhavam o rosto rugoso, gotejaram na terra. Túlio ajoelhou-se respeitoso ante tão profundo sentir: tomou as mãos secas e enrugadas da africana, e nelas depositou um beijo. A velha sentiu-o, e duas lágrimas de sincero enternecimento desceram-lhe pela face: ergueu então seus olhos vermelhos de pranto, e arrancou a mão com brandura. E, elevando-a sobre a cabeça do jovem negro, disse-lhe tocada de gratidão: — Vai, meu filho. Que o Senhor guie os teus passos, e te abençoe, como eu te abençoo. [...]
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Disponível em:<https://cadernosdomundointeiro.com.br/pdf/Ursula-2a-edicaoCadernos-do-Mundo-Inteiro.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.

a)      Consulte no dicionário as palavras desconhecidas que você destacou, para checar as hipóteses levantadas. Transcreva apenas o significado que se relaciona ao contexto.
b)      Uma das características do Romantismo é o apelo aos sentimentos e às emoções; esse recurso é utilizado pela autora? Comente.
c)      A liberdade é um direito básico do ser humano. Em quais trechos do texto a autora enfatiza essa questão?
d)     Analise a seguinte afirmação: A personagem Suzana é consciente em relação à sua cultura e seu passado africano. Faça um comentário destacando passagens do texto que permitem confirmá-la.

II. Leia o trecho a seguir que inicia o romance Úrsula para responder às próximas questões:

MESQUINHO E HUMILDE LIVRO é este que vos apresento, leitor. Sei que passará entre o indiferentismo glacial de uns e o riso mofador de outros, e ainda assim o dou a lume. Não é a vaidade de adquirir nome que me cega, nem o amor próprio de autor. Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem [...]

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Disponível em:<https://cadernosdomundointeiro.com.br/pdf/Ursula-2a-edicaoCadernos-do-Mundo-Inteiro.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.

a)      Qual era condição das mulheres no Brasil do século XIX, especificamente das mulheres negras? 
b)      O que mudou em relação ao tratamento dado às mulheres nos dias de hoje, especificamente às pobres, negras e periféricas?

Obrigada!
Profª Maria Margarida

Atividade no Caderno do Aluno


Boa tarde!

Dando continuidade aos nosso estudos, essa semana trabalharemos com o CADERNO DO ALUNO - VOLUME 2 - PARTE 1

De acordo com a aula de hoje (22/06) do Centro de Mídias SP, responda as questões das páginas 6 e 7 da sua apostila no seu caderno de artes, tire a foto e mande para o e-mail: tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 29/06 (segunda-feira)

Se você não conseguir enviar a foto da lição no caderno, pode estar respondendo no corpo do e-mail ou em arquivo word, mas é importante ter uma cópia das respostas no caderno de artes para quando retornarmos as aulas presenciais.

Qualquer dúvida sobre a atividade pode estar enviando por e-mail.

Bom estudo!

Planejamento semanal do 7 anos ABC Língua Inglesa prof Aci

Boa tarde
Activity 01- A biography

Vá até a página 92 do seu livro didático e observe o quadro e Responda as questões AB e C.

Em seguida faça uma pesquisa sobre:

Rosa Parks
Anne Frank.

Boa semana.
Não se esqueçam de participar das aulas e entregar as atividades ok?

Planejamento semanal do 6 anoE prof.Aci. Língua Inglesa.

Boa tarde...
Segue atividade de Língua Inglesa.
Activity 01- connected.
Vá até a página 74 e 75 do seu livro didático e observe as Imagens, em seguida responder o questionário e enviar ok?

PRODUÇÃO TEXTUAL NOTÍCIA

Olá, galera do 6ºA! Boa tarde!
Espero que estejam bem ;)

Por favor, enviem o texto para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 29/06/2020.


Assunto: Produção textual.

I. Assista ao vídeo com uma paródia sobre o gênero textual notícia: https://www.youtube.com/watch?v=lSI-KIcOIlg; faça as anotações sobre as características desse texto. Se necessário, reveja o conteúdo do caderno sobre a notícia.
  
II. Escreva uma notícia boa, ou seja, você irá inventar uma notícia que considere que tenha um conteúdo positivo e que as pessoas a sua volta gostariam de ler. Após escrever essa notícia em um rascunho, revise-a a respeito da estrutura textual e da ortografia e só aí, transcreva o seu texto nas linhas abaixo. Depois disso, faça uma leitura dela para os seus familiares e perguntem o que eles acharam? Caso queira, você poderá registrar no espaço reservado as impressões de seus familiares a respeito de sua notícia.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Impressões de seus familiares sobre a sua notícia:








Obrigada J
Profª Maria Margarida


                           
PROFESSOR: Isabel Cristina da Silva
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Inglesa
 ANO/SÉRIES(s):   2º ano  A e F
DE 01 À 05 DE JUNHO DE 2020: PLANEJAMENTO  PARA O 2º(SEGUNDO) BIMESTRE, JUNtO COM A SEDUC /CMSP.
PERÍODO/SEMANA: DE  22 à 26/06 /20
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Identificar diferentes usos do imperativo.
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais

ATIVIDADES:
METODOLOGIA(S)/ RECURSOS: Assistir ao link sobre o assunto Imperative verbs usando internet.
ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
1º momento em 30 minuttos: Para melhor compreensão do imperatve verbs assista duas três vezes ao vídeo.
2º momento 60 minutos: Acesse o formulário através do link:https://forms.gle/17oPZvTLES8FSUqB7 e responda a atividade para nota.

Revise sua resposta e envie .  Escreva com inicial maiúscula  na sua resposta sem ponto final. Qualquer erro sua resposta é dada como incorreta.
Não esqueça de enviar o link para os colegas de classe via WHATSAPP.
Bons estudos!!!!!!

Atenção galera do 2º ano E  e F!!!!

Releia a questão: Adicione “please” nas sentenças abaixo de modo  a torná-las mais polidas, educadas..

Veja esta frase:
 9- _____________ your keys in ignition (leave) and please sit on the other side of the car(sit).                   É pra fazer apenas isso.


Professor Alexandre de Eletivas


Bom dia garotada tudo bem com vocês ?

 Vamos continuar com nosso projeto e agora realizem a pesquisa naquele modelo que todos já sabem com desenhos recortes ou impressão sobre a Argentina.
   lembrem se que vamos colar em cartolina cada pesquisa para apresentar na escola depois ok.


  Qualquer dúvida perguntem por aqui ou me enviem uma mensagem no e_mail :

   alexandreclaro@professor.educacao.sp.gov.br


  Abraço a todos e fiquem com Deus!!!!!!!!

AULA 3 - 2º BIMESTRE/ LÍNGUA PORTUGUESA ( MERCIA MAIA)




Boa tarde alunos! Segue a atividade para essa semana de 22 à 26/06


Dando continuidade as atividades do CADERNO DO ALUNO Volume 2, vocês deverão realizar a Atividade 3 - "OFICINA :LIBERTE UMA CURIOSIDADE" que começa no final da página 23 e vai até a página 25.

P.24 Obs: Ao escrever a curiosidade no pedaço de papel, escrevam a caneta azul ou preta, procure escrever com letra legível, paragrafar adequadamente, não esqueçam de usar letra maiúscula para início de frase e pontuar. 


Depois de todas as curiosidades escritas sobre cada termo, fotografar todos os papeizinhos já escritos de modo que eu consiga ler todos .

Ao fazer os rolinhos e colocar na cestinha ou caixa fotografem novamente para enviar-me.

Guarde bem guardada essa atividade para a volta as aulas, pois vou recolhê-la.

Sugestão: Vocês podem escrever as curiosidades em pedaços de papeis coloridos, se não for possível o papel colorido, não tem problema.

Enviem as fotos para o e-mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo whats:948338779
Até sexta-feira 26/06


Boa semana a todos!