CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 20 de outubro de 2020


 A aula desta semana está inserida na atividade. O aluno deverá assistir aos vídeos e responder as questões sugeridas. 

Não esqueçam de consultar o Caderno do Aluno e o Livro Didático para auxiliar nas respostas da atividade e absorver o tema. 

Tema da aula: Desigualdade Social

Formulário da Atividade

 

A aula desta semana está inserida na atividade. O aluno deverá assistir aos vídeos e responder as questões sugeridas. 

Não esqueçam de consultar o Caderno do Aluno e o Livro Didático para auxiliar nas respostas da atividade e absorver o tema. 

Tema da aula: FILOSOFIA E CIÊNCIA: Intelecto Humano e Intelecto Artificial 

Formulário da Atividade





A aula desta semana está inserida na atividade. O aluno deverá assistir aos vídeos e responder as questões sugeridas. 

Não esqueçam de consultar o Caderno do Aluno e o Livro Didático para auxiliar nas respostas da atividade e absorver o tema. 

Tema da aula: Desigualdade Social

Formulário de Atividade

Professor Alexandre de Eletivas

 Boa noite garotada espero que estejam todos bem. vamos agora iniciar o último bimestre do ano e continuando com nosso projeto peço que pesquisem agora sobre o Paraguai naquele modelo apresentado em sala de aula e também postado aqui no Blog.

Qualquer dúvida me enviem msg no e-mail abaixo:


alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br


ATT

Professor Alexandre

Aula 17 de História - 3°C

 

Olá a todos, e todas!



Como estão vocês? Espero que todos estejam bem. Esta é a nossa quinta atividade do terceiro bimestre, e o tema é República e democracia no Brasil (1945-1964). Segue o link:








Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:







Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Aula 17 de História - 2°F

 

Olá a todos, e todas!



Como estão vocês? Espero que todos estejam bem. Esta é a nossa quinta atividade do terceiro bimestre, e o tema é Processos de independência na América Latina. Segue o link:







Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas, deste formulário:





Atividade 17



Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

 



     Olá pessoal tudo bem , espero que sim ,nesta semana nós vamos pensar , estudar, a Revolução Russa de 1917. Saibam que este processo está diretamente ligado aos acontecimentos , desdobramentos, da grande guerra. Lembrem a Rússia sai deste conflito na condição de derrotada assinando o tratado de Brest-Litovski com os alemães . Essa derrota faz ruir o regime Czarista , que se configurava numa monarquia absolutista . Podemos comparar a situação da Rússia neste período se pensarmos que a França fez a sua revolução para derrubada da monarquia absolutista no século XVIII, já a Inglaterra no século XVII, o Brasil em 1889, então esse modelo político era sim considerado plenamente ultrapassado pois concentrava todo o poder nas mãos do rei não dando nenhuma garantia aos indivíduos  . Movimentos Revolucionários questionavam o Czarismo na Rússia , em 1881 o Czar Alexandre II é morto num atentado terrorista. Depois deste acontecimento a repressão e a censura que já eram intensas se aprofundaram .


     A Rússia é um pais de dimensões continentais , com  um população extremamente empobrecida e de analfabetos , o questionamento colocado pelos revolucionários e camponeses era o  seguinte por que estamos numa guerra de caráter burguês se estamos passando fome e com frio ?
 A Rússia possui três cidades mães fundadoras de seu Estado de sua cultura , Kíév, Moscou  e neste momento revolucionário,  sua capital é São Petersburgo , cidade planejada, fica abaixo do nível do mar numa região alagadiça,  construída pelo Czar Pedro O grande e Catarina II,  no século XVIII, para servir como uma janela para a Europa . Representa uma tentativa de modernização do Estado russo , desdobrando a questão somos Ocidentalista ou Eslavófilos orientais.

      Pela teoria do socialismo cientifico , elaborada por Karl Marx, e que pode ser encontrada na obra : O Manifesto do Partido Comunista , a revolução socialista aconteceria em países com economias com altíssimo desenvolvimento em seu parque industrial . Essa é a contradição do capital , muitas industrias necessitam de muitos operários, que sofrendo muito com a sua condição de vida tomaria consciência de sua demandas e tomariam o poder socializando a economia .

     Em 1905 Alguns acontecimentos marcaram a História russa daquele período , O domingo Sangrento , operários e camponeses vão ao palácio de inverno , casa do Czar Nicolau II, protestar contra suas péssimas condições de vida , foram pedir pão e reclamavam dos ministros do Czar.. Os cossacos , guarda imperial nobre , abriu fogo, matando centenas de manifestantes .Tivemos também a Revolta do Encouraçado Pomtekin, no qual marinheiros cansados de maus tratos , eram açoitados e a alimentação era péssima, tomam o navio de assalto no mar do norte.

     O partido Revolucionário russo POSDR, estava dividido em duas vertentes , a dos Mencheviques , ( minoria ) defendiam a derrubada do Czarismo e o desenvolvimento da burguesia nacional para a posterior revolução operária , e os Bolcheviques ( maioria ), defendia a derrubada do czarismo e a implantação do socialismo de maneira imediata .

     Em fevereiro de 1917 ocorre uma greve geral e novamente os operários e camponeses vão para a frente do palácio de inverno , exigindo PAZ, PÃO e TERRA, mas desta vez os cossacos não abrem fogo e ao contrário eles passam a interagir com os manifestante . Ou seja a polícia passou a festejar a queda da lei e da ordem . Neste momento o Czar Nicolau II é deposto e tem início o governo provisório, que também caiu em Outubro por demorar em tirar a Rússia da guerra e não atender as exigências da população , da massa de operários e camponeses. Então em Outubro é inaugurado o governo Socialista encabeçado por Lênin , Stálin e Trotsky. todos os meios de produção , todas as propriedades particulares são confiscadas e passam a ser do Estado que é controlado pelos trabalhadores.

     De 1918 a 1921 a Rússia foi destruída por uma guerra civil , de um lado o exercito revolucionário vermelho  socialista, organizado por trotski e de outro o exercito branco reacionário que englobava burgueses e antigos monarquistas.  Neste processo a fome varreu a Rússia deixando milhares de mortos  e o exercito vermelho sai vencedor inaugurando a União da Repúblicas Socialistas Soviéticas , URSS.
     Logo após a morte de Lênin em 1924 , Stálin assume o governo e vai até  a sua morte em 1953, marcando um período de muita repressão e uma mortandade generalizada pela fome e pelo aprisionamento nos Gulags , campos de trabalhos forçados.


     Vejam o vídeo :






Geografia - 4 Bimestre - 2 Ano Médio - Aula - 01

 



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".

Chegamos na nossa reta final, sei que esse ano de 2020 foi um ano atípico. Mas mesmo com todas as adversidades que nos foi colocada estamos chegando a mais um final de ciclo.

Nesse momento peço a ajuda de vcs para que possamos juntos concluir essa jornada. E que em 2021 possamos estar todos juntos para começar mais uma jornada.

NÃO DESANIME!!!!!!!!!!!

Geografia - 4 Bimestre - Aula - 01 

Semana de 19/10/2020 a 23/10/2020.

Tema para essa semana: A placa tectônica sul-americana e o modelado do relevo brasileiro.


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre esse tema.



E ai ? Gostou da aula ?

Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância dos biomas, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.




OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.


Geografia - 4 Bimestre - 3 Ano Médio - Aula - 01

 


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".

Chegamos na nossa reta final, sei que esse ano de 2020 foi um ano atípico. Mas mesmo com todas as adversidades que nos foi colocada estamos chegando a mais um final de ciclo.

Nesse momento peço a ajuda de vcs para que possamos juntos concluir essa jornada. E que em 2021 possamos estar todos juntos para começar mais uma jornada.

NÃO DESANIME!!!!!!!!!!!

Geografia - 4 Bimestre - Aula - 01 

Semana de 19/10/2020 a 23/10/2020.

Tema para essa semana: Os fluxos materiais.


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre o tema.





E ai ? Gostou da aula ?

Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância dos biomas, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.


Geografia - 4 Bimestre - 1 Ano Médio - Aula - 01

 
                  








"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".

Chegamos na nossa reta final, sei que esse ano de 2020 foi um ano atípico. Mas mesmo com todas as adversidades que nos foi colocada estamos chegando a mais um final de ciclo.

Nesse momento peço a ajuda de vcs para que possamos juntos concluir essa jornada. E que em 2021 possamos estar todos juntos para começar mais uma jornada.

NÃO DESANIME!!!!!!!!!!!

Geografia - 4 Bimestre - Aula - 01 

Semana de 19/10/2020 a 23/10/2020.

Tema para essa semana: Os Biomas do Brasil.             


Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre os nossos biomas.


E ai ? Gostou da aula ?

Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância dos biomas, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.




OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.


             

 



     Olá pessoal tudo certo , espero que sim , nesta semana nós vamos estudar sobre os pintores da corte , aqui no Brasil no século XIX.


     Para esta semana é fundamental que vocês façam as atividades do caderno do aluno 3 bimestre . Os exercícios sobre A Revolução Francesa , a Era Napoleônica. e sobre os pintores da corte . 

      Em destaque 3 pintores , da corte espanhola , portuguesa e francesa, são eles respectivamente : Diego Velázquez,  Jean Baptiste Debret, Jacques Louis David, suas obras se valiam dos princípios e da estética do Neoclassicismo e do Barroco. Estes 3 pintores eram como se fossem cronistas da corte , retratavam pessoas e registram cenas do cotidiano.  

     É fundamental que vocês busquem saber as diferenças entre barroco e neoclassicismo . 


    Faça uma biografia sobre Jean Baptiste Debret , com sua principais obras , selecione 3 e faça uma análise dialogando com o contexto histórico.

  email ; klebernatividade@prof.sp.gov.br

Vejam  o vídeo : 




 

 


     Olá pessoal tudo bem , espero que sim . Nesta semana nos daremos continuidade aos estudos sobre a Idade Média , em especifico sobre a arte e a religião neste período. Para tanto solicito , desde já , que vocês solucionem as questões do caderno do aluno relativas a este tema. Nelas vocês encontraram imagens que vão ilustrar de maneira geral os diferentes tipos de arte na Idade Média . A principio os trabalhos feitos pelos artistas medievos não tem um preocupação realista ,ou seja, reproduzir de maneira fiel os traços do objeto que se quer representar. Neste aspecto isto representa uma ruptura brusca com o modelo de arte anterior , a arte grega-romana , com tendências realista , clássica , clara e harmoniosa, equilíbrio. Pelo contrário , numa ilustração as proporções vão estar dispostas de acordo com a importância de cada personagem retratado, suas ações , a maneira como os personagens se relacionam , e no centro da imagem invariavelmente o sujeito socialmente mais importante, protagonista , no foco . Já pelas laterais os personagens menos importantes socialmente  e espiritualmente ficam dispostos . 

     A arte medieval é intrinsicamente marcada pela religiosidade , todos os temas retratados , as obras arquitetônicas , as esculturas , possuem um dialogo cristão . Lembremos é a Igreja Católica Romana a instituição mais poderosa deste período , isto porque ela é detentora de uma quantidade de terras muito ampla e neste momento terra é poder . A igreja controla os corpos e o espirito. Todo o saber construído nas sociedades anteriores  neste momento está sobre o controle da instituição em outras palavras , todos os escritos , pergaminhos , teorias , livros estavam sobre o controle da igreja , as bibliotecas ficavam em monastérios e abadias , só tendo acesso alguns membros da Igreja. Isto vai dizer muito desta sociedade , uma população completamente analfabeta , todos as discussões abstratas , todos os fenômenos, vão ter sua explicação final em Deus , que é a causa e a consequência . Então isso tido acima vai estar presente por toda a Idade Média , período que durou 1000 anos , de V- XV, início Alta Idade Média V-XI , final, Baixa Idade Média  XI-XV. Evidente durante todo este tempo ocorreram inúmeras transformações , em destaque para o nascimento dos burgos e a nova classe social , a burguesia , no século XI com o renascimento do comércio. 


     





     

1A HISTÓRIA

Produzir um texto sobre" "O que foi o Cisma do Oriente e sua relação com a queda do Império Bizantino". Enviar o texto para o email da professora. leonice1@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade I - 4º Bimestre

 Olá alunos!

Hoje iniciamos os estudos do nosso último bimestre do ano de 2020. Por isso peço que façam as atividades, sempre que possível em dia, para que possamos finalizar o ano de forma correta e com o melhor desempenho possível para vocês 


Desenvolva uma Produção Textual: O que foi o Regime Militar no Brasil.


Envie sua pesquisa no próprio corpo do e-mail, em word ou foto do caderno  para leonice1@prof.educacao.sp.gov.br ou 

tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br  

até terça-feira (27/10/2020) 

Bom estudo! 

Atividade I - 4º Bimestre

 Olá alunos!

Hoje iniciamos os estudos do nosso último bimestre do ano de 2020. Por isso peço que façam as atividades, sempre que possível em dia, para que possamos finalizar o ano de forma correta e com o melhor desempenho possível para vocês 

 Desenvolva uma pesquisa sobre “A Guerra do Paraguai” (O que foi, onde e quando ocorreu, os países envolvidos e quais consequências deixou)


Envie sua pesquisa no próprio corpo do e-mail, em word ou foto do caderno  para leonice1@prof.educacao.sp.gov.br ou 

tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br  

até terça-feira (27/10/2020) 

Bom estudo! 

Atividade I - 4º Bimestre

 Olá alunos!

Hoje iniciamos os estudos do nosso último bimestre do ano de 2020. Por isso peço que façam as atividades, sempre que possível em dia, para que possamos finalizar o ano de forma correta e com o melhor desempenho possível para vocês 

Desenvolva uma pesquisa sobre “A revolta dos Malês” (O que foi, onde e quando ocorreu, como foi combatida pelo governo da época)


Envie sua pesquisa no próprio corpo do e-mail, em word ou foto do caderno  para leonice1@prof.educacao.sp.gov.br ou 

tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br  

até terça-feira (27/10/2020) 

Bom estudo! 

4°Bimestre-Desafios da Urbanização no Século XXI

 BOM DIA

ESPERO QUE ESTEJA BEM!!!!!

Enfim iniciamos o último bimestre online e ainda não sabemos como ficará até o término deste ano, então peço a vocês que façam as atividades propostas pelos professores para que não acumulem tá ok.

Essa semana vamos aprender um pouco sobre URBANIZAÇÃO. Você conhece esse termo?

A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo. Portanto, quando a população urbana de um determinado local cresce em número maior que a do campo, dizemos que está ocorrendo um processo de urbanização.

Em linhas gerais, o processo de urbanização das sociedades costuma ocorrer a partir do que se entende por êxodo rural, que é a transferência em massa da população do campo para as cidades. Esse fator está geralmente associado à industrialização nas cidades e à mecanização do campo, onde o trabalhador camponês é, de certo modo, substituído por maquinários no espaço produtivo.

Segundo a ONU a população mundial em 1950 era de 750 milhões ,em 2018 chegou a 4 bilhões ,e 55% habitava áreas urbanas .A previsão é de que essa taxa de urbanização atinja 80% até 2050.

A urbanização ocorre porque as cidades concentram maior número  de oportunidades  de trabalho. Esse processo foi intensificado logo após a Revolução Industrial ,na segunda metade do século XVIII, e acelerou a partir da segunda metade do século XX.

As áreas urbanas abrigam fábricas ,empresas e pessoas que participam da produção  e do comércio. A globalização influencia esses espaços e a população que os habita.

Observe a imagem abaixo e responda ás questões.


1-Observe a foto e  descreva o que você  relacionando-a ao processo de urbanização.


2-Na sua opinião, as ciclovias são importantes para melhorar a circulação das pessoas em sua cidade que no nosso caso é São Paulo?

3- Que outros benefícios elas trazem para a população? Justifique com suas palavras.

4- O que você acha que atrai as pessoas para  as cidades ?

5-Quais são suas impressões sobre as cidades de modo geral? Você gosta de viver na cidade ou gostaria de viver em outro lugar. Justifique,.


Pra essa  semana é isso .Façam com carinho e me enviem até o dia 26/10 no email:

rosanamargarete@prof.educacao.sp.gov.br

Beijos e boa Semana

Rosana💋💋





 




     Olá pessoal , tenham uma boa semana, espero que estejam bem . Nesta semana daremos início ao 4 bimestre. E estudaremos sobre as dinâmicas comerciais nos séculos XV e XVI. 

     Para tanto é fundamental dominar alguns conceitos a cerca deste tema , quais sejam : Pacto Colonial -  Comércio Triangular - Mercantilismo.  O Pacto Colonial consistia em ofertar, repassar, destinar, toda a produção colonial, dos gêneros alimentícios como o açúcar , de maneira geral dos produtos primários á Metrópole. Brasil - Colônia de Portugal - Metrópole  , nessa relação de subordinação completa não havia possibilidade de a Colônia possui liberdade e discordar dos mandos da coroa portuguesa. Pra finalizar , dizendo de outra forma , toda riqueza produzida na colônia obrigatoriamente vai para a metrópole .

     Já o Comércio Triangular consiste na relação que a coroa portuguesa e seus mercadores estabeleciam com seus fornecedores de pessoas escravizadas advindas da África , eles, os portugueses, comprovam escravizados nos portos africanos , sobretudo na região de Angola- Congo e também na região da atual Nigéria , sempre na costa africana . E vendiam rum - cachaça , tecidos . Europa , África , América formam o triangulo neste comércio . Nas Américas os escravizados eram vendidos e os produtos primários eram levados para a Europa .

     O Mercantilismo era o sistema político - econômico que organizava essas relações políticas comerciais . Portanto uma das práticas das nações europeias Mercantilistas era a acumulação de metais preciosos como ouro e prata , num processo chamado de metalismo, balança comercial positiva , ou seja,  vender mais seus produtos do que comprar ,  e o exclusivismo no comércio com a colônia.

     No Brasil o ciclo da cana de açúcar é instalado na região nordeste litorânea , e por que a cana de açúcar ? O açúcar era um alimento extremamente valioso na Europa . A estrutura desta indústria manufatureira consiste numa fazenda Monocultora , ou seja , com o plantio de apenas um gênero alimentício , de uma cultura , fazenda de grande extensão territorial , latifúndio .  E com mão de obra escravizada, a principio , num primeiro momento , nativa , indígena, posteriormente negra dos escravizados provindos da África , num processo que ficou conhecido como diáspora , ( dispersão ), africana . Nestas fazendas existia a Casa Grande , moradia dos proprietários e a Senzala , moradia ,dormitório dos escravizados . 

     É importante dizer que todo este processo , tanto da instalação desta indústria, como da importação da mão de obra , fora financiado pela Inglaterra . A Holanda era responsável pelo transporte destas mercadorias para a Europa .


     Vejam o Vídeo :


   


     

     Façam um pesquisa para entrega sobre o que foi a União Ibérica e quando e onde ocorreram as invasões holandesas.


email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br




     Olá pessoal como vai tudo certo ? Espero que sim . Nesta semana daremos o início do 4 bimestre com nossas atividades remotas .

     Para tanto vamos estudar a Idade Média e a importância de alguns aventureiros e mercadores neste processo . Lembrando que este processo histórico está relacionado com o fim do Império romano, que em sua organização política se valia do poder centralizado, isto é o imperador detinha o poder absoluto em todas as áreas da sociedade : econômica, social, política , militar , em outras palavras todas as grandes decisões cabiam ao Imperador , sendo a ultima palavra sempre dele. Mas já no final do Império por várias questões incluindo a adoção do Cristianismo como religião oficial e também as chamadas ' Invasões Barbaras ', ou precisamente, " Invasões Germânicas " diversos povos eram os Ostrogodos, Visigodos, Burgúndios e os Vândalos , povos vindos do leste e do norte da Europa, este processo histórico ocorre entre os séculos III-V .  É bom lembrar que os historiadores chamam de Alta Idade Média, ( V - X),  e (XI - XV), Baixa Idade Média . 

     Foram sucessivas invasões que ocorreram , isto provocou a descentralização do poder e foram surgindo os ' Feudos " : extensões de terras que serviam a produção agrícola e eram dominadas por um Senhor , chamado de senhor feudal . O feudo representa a descentralização do poder e marca o desaparecimento do comercio , e do baixo uso das moedas . No geral a sociedade feudal estava dividida da seguinte maneira : O Alto Clero - funcionários da cúpula da Igreja Católica Romana. Os Nobres : que possuíam seus títulos nobiliárquicos ligados a quantidade de terra como :  Marques , Conde , Visconde , Barão . E os camponeses trabalhadores da terra , cuidavam da produção. Frase popular da época do Bispo de Aldebaron que define esta estrutura de funcionamento da sociedade medieval é a seguinte  :  Uns trabalham , ( camponeses - servos), uns guerreiam ,( nobres cavaleiros ), e outros rezam , funcionários da Igreja . A igreja na Idade Média é a instituição mais poderosa pois é ela que detêm a maior quantidade de terra , portanto é ela que regula o funcionamento social e todas as instituições. 

     Esta sociedade é " estamental ," ou seja não possibilitava a mobilidade social , que nascia em determinada classe social , nela permanecia até o fim de sua vida . É uma sociedade também marcada pela intensa carga de impostos que recaia sobretudo sobre os servos , camponeses. 




   Vejam o video :


      

 

 

 



 

Geografia 4° Bimestre Ano:  7° A, B, C

E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br

Professora: Rosi         

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Fazer a leitura do texto (não precisa copiar)

- Responder as questões, por escrito.

- Caprichem elas podem ser transformadas em excelentes notas.

Boa tarde, meus queridos alunos!

Hoje inicia o nosso 4° bimestre, conto muito com a presença de todos!

 

 

 Leia :Desenvolvimento sustentável

 

O desenvolvimento sustentável é aquele que preserva os ecossistemas e permite que os recursos naturais, como água, plantas e minerais, sejam conservados para as gerações futuras. A palavra sustentabilidade também é usada para se referir ao desenvolvimento sustentável. Atualmente, a Terra tem mais de 7 bilhões de habitantes. Esse enorme número de pessoas utiliza os recursos do planeta todos os dias. Muitas atividades humanas já causaram danos ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável tenta achar maneiras de proteger a Terra e conservar seus recursos. Para alcançar a sustentabilidade, as pessoas precisam pensar sobre suas decisões em quase todos os aspectos da vida diária. Isso se aplica não só às ações que cada um toma individualmente, mas também aos vários tipos de indústria. Existem muitas ONGs e instituições educacionais que trabalham pela causa da sustentabilidade, promovendo

a conscientização ambiental.

 

Indústria e sustentabilidade

 

Os diversos tipos de indústria — como a de manufaturas, a agrícola e a da construção civil, dependem dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural). O uso desses combustíveis polui o solo, o ar e a água, além de produzir gases de efeito estufa. Esses gases contribuem para um problema chamado aquecimento global. Os combustíveis fósseis são recursos não renováveis. Isso quer dizer que, depois que forem usados completamente, não poderão ser repostos. Algumas indústrias preocupadas com a sustentabilidade estão começando a usar fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica (do vento) e a hídrica (da água). Essas fontes de energia são renováveis e geram pouca poluição.

 

Atividades:

 

1.As propagandas dos meios de comunicação provocam nas pessoas uma vontade de comprar tudo que veem. Esse movimento de consumo ajuda a economia a gerar empregos, mas, por outro lado, aumenta a utilização dos recursos naturais e a degradação ambiental com muitos resíduos direcionados para a natureza. Como você descreveria uma ação, no seu território, para que os modos de consumo e produção fossem alterados e atingissem uma das metas desenvolvimento sustentável?

2. Às vezes, quando surge o assunto sobre sustentabilidade, é feita uma associação com a atividade industrial. Como você acredita ser possível uma atividade industrial que gere menos impacto no meio ambiente?

 

3. Considerando a imagem abaixo, como se explica o funcionamento do consumo consciente. A partir de que momento ele estar na sua mão e de seus familiares e em que momento ele sai do seu controle?

 

 

4. Se puder assista o vídeo no canal do You Tube: História das Coisas.

Não esqueça de escrever o que você entendeu.

 

Bons Estudos!

 


 


Geografia 4° Bimestre Ano: 6° A, B

E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br

Professora: Rosi         

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Fazer a leitura do texto (não precisa copiar)

- Responder as questões, por escrito.

- Caprichem elas podem ser transformadas em excelentes notas.

Boa tarde, meus queridos alunos!

Hoje inicia o nosso 4° bimestre, conto muito com a presença de todos!

 

 

Assunto: Mudanças Climáticas Existem?

Você já deve ter estudado que o planeta Terra tem um pouco mais de 4,5 bilhões de anos. Ao longo de todos esses anos, muitos eventos aconteceram, diferentes formas de vida surgiram e outras tantas foram extintas. Mas, será que o clima de nosso planeta sempre foi o mesmo? Se não foi, que tipo de mudanças podem ter ocorrido.

 

 

VOCÊ SABIA?

Desde o início do século XXI, o termo Mudanças Climáticas tem sido amplamente utilizado e se refere às mudanças que acontecem em nosso planeta, que causam, a longo prazo, alterações no clima mundial, incluindo a temperatura, intensidade das chuvas e eventos climáticos como os furacões. Porém, essa não é a primeira vez que a Terra passa por uma mudança climática. Se olharmos para a história da Terra, perceberemos que houve diversos momentos em que o planeta estava mais frio ou mais quente. O último período em que boa parte da superfície terrestre esteve coberta por gelo, que podemos chamar de Era do gelo, data de cerca de 7000 anos atrás. A temperatura é um dos fatores que influencia nas mudanças climáticas e, desde então, a temperatura média da Terra tem aumentado, chegando a valores preocupantes nas últimas décadas.

 

Atividades

1. Em sua opinião, o que tem provocado as mudanças climáticas nos últimos anos?

 

2.Podemos dizer que o clima da Terra passou por diversos momentos de aquecimento e resfriamento ao longo de sua história geológica. Essas mudanças climáticas, em parte, são atribuídas a variações muito pequenas na órbita terrestre, que alteram a quantidade de energia solar recebida pelo planeta.

Atualmente, vivemos em um período de aquecimento global, que é uma das formas de mudanças climáticas. Para entendermos o aquecimento global, é importante entender um processo que ocorre naturalmente no planeta Terra: o efeito estufa.

 

a. Para você, o que é efeito estufa? O que é necessário para que ele aconteça?

 

3. Observe o esquema abaixo que representa como o efeito estufa acontece na superfície terrestre:





 

a-Como você explicaria esse esquema? Qual seria a legenda dessa imagem?

 

 

Bons Estudos!