CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 18 de maio de 2020

RECORDANDO A ARTE

Olá queridos alunos! Observei que na aula do centro de midias foi abordado o tema que foi realizado com voces em sala de aula, a pesquisa sobre as profissões de arte. Então quero reforçar para quem ainda não entregou a pesquisa e as questões respondida, faça!
REDORDAM?!

Aproveitando para pedir as outras atividades que postei no drive e ainda não fizeram!

ARTE EM QUESTÃO

Olá queridos alunos! Essa semana quero recordar voces sobre a aula do centro de midias, foi abordado o ultimo tema trabalhado em sala de aula com voces, mas infelizmente não finalizado para exposição. Mas ainda será realizada! Relembrando:


A próxima é uma sugestão ótima para voces fazerem uma passeio virtual:


Estou aguardando as atividades postadas no drive para voces realizarem!



"Dor não tem nada a ver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade."


Adélia Prado



Atividades de estudos da semana de 18 a 22 de maio

Olá, educandos, 
Mantenham-se firmes em seus propósitos e objetivos nos estudos. 
Vocês sabem como nos encontrar. Não hesitem em tirar dúvidas, trocar palavras, comunicar seus anseios e ampliar os conhecimentos. É tempo de refletir e organizar suas ideias. Contem conosco nesta caminhada.


Atividade de leitura e escrita baseada no material:
*Aprender sempre – Língua Portuguesa;

1. Nas atividades 3 e 5, lemos quatro autobiografias. Complete, no caderno, o quadro abaixo, baseado em sua leitura:

Carolina Maria de Jesus
Malala
José Simão
José Saramago
Lugar que nasceu ou viveu




De onde foi tirado o trecho da autobiografia
(site, livro, revista...)




Um sentimento que você teve ao ler cada história de vida





2. Há vídeos que detalham mais as histórias de vida de cada personalidade acima. Fica de sugestão aprofundar-se um pouco mais nas vidas de Carolina Maria de Jesus e José Saramago, ambos escritores;

3. Fazer e encaminhar, para meu e-mail, a atividade 6:
Antes de começar a redigir, assista ao vídeo com dicas de como escrever: https://www.youtube.com/watch?v=Nw5U7wG6wyw

Atividade 6: Redação
Comece a esboçar a sua autobiografia. Siga esta estrutura básica para esboçar o seu texto:
1. Título: dê um título criativo ao seu texto (melhor pensar depois que terminar o texto todo);
2. Iniciando: apresentação da pessoa de quem se fala (pode ser em primeira ou terceira pessoa);
3. Desenvolvendo: apresentação cronológica de partes importantes da sua vida; Fatos que aconteceram em casa, na escola, com amigos (as), atividades de que participo, coisas de que eu mais gosto/não gosto de fazer, comer, assistir, ouvir, coisas que não vivo sem etc.
4. Fechando: Termine o relato com uma reflexão, suas metas e sonhos.
Orientações:
Texto de 15 a 20 linhas;
Pode-se usar a linguagem formal ou informal;
Lembre-se que o público-alvo, os leitores, são alunos e o/a professor(a).

Encaminhar atividade com nome e turma (A, B ou C), até 22/05,  para o e-mail:
Zuleide.lopes@prof.educacao.sp.gov.br


Aguardando retorno, um abraço.
Professora Zuleide

ROMANTISMO EUROPEU


Olá, pessoal do 2ºE! Espero que estejam bem :)

A atividade a seguir é sobre o Romantismo na Europa. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/05/2020. 

Assunto: Romantismo europeu – pintura e conto para analisar.

I. A pintura a seguir é conhecida como A jangada de Medusa (ou A balsa de Medusa), do pintor Théodore Géricault e faz parte do romantismo francês. Nesta tela encontraremos várias características que marcaram este período. Observe bem a pintura – você pode buscar informações a respeito da obra e de seu pintor no link: https://www.youtube.com/watch?v=OrhCyu9wedQ – e depois responda às questões do item a ao item f.

a)      A jangada seguia com excesso de tripulantes. Veja os gestos e a posição dos personagens no quadro e descreva o drama das pessoas.
b)      Como a natureza se manifesta, intensificando a imagem da tragédia no mar?
c)      No quadro observa-se a alternância do claro e do escuro. O que cada tom pode representar?
d)     Por que o artista usou de preferência tons escuros nessa obra?
e)      Como o pintor conseguiu transmitir a ideia de que o destino dos náufragos já estava determinado?
f)       A jangada da Medusa é considerada uma obra-prima do romantismo francês. Que traços do estilo romântico se observam nesse trabalho?

II. Você vai ler os três primeiros parágrafos de A morte amorosa, famoso conto fantástico de  Théophile Gautier. Nele é relatada a tentação sofrida por Romuald, um sacerdote recém-ordenado, quando encontra a misteriosa Clarimonde. Para saber mais sobre o autor e a obra veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=rk6juhrg6fM.
                                 
A morte amorosa

Você me pergunta, irmão, se amei; respondo que sim. É uma história singular e terrível, e, embora tenha sessenta e seis anos, mal ouso tocar nas cinzas dessa lembrança. Não quero lhe negar nada, mas não contaria tal história a alguém menos experiente. São acontecimentos tão estranhos que custo a acreditar que tenham ocorrido. Durante mais de três anos fui vítima de uma ilusão singular e diabólica. Eu, pobre pároco de aldeia, vivi em sonhos (Deus queira que tenha sido um sonho!), durante todas as noites, uma vida de danado, uma vida de mundano, de Saradanapalo. Um único olhar demasiado complacente lançado sobre uma mulher quase me custou a perda da minha alma; mas, finalmente, com a ajuda de Deus e do meu santo padroeiro, consegui expulsar o espírito maligno que havia se apossado de mim. Minha vida confundira-se com uma existência noturna completamente diferente. De dia, eu era um sacerdote do Senhor, casto, ocupado com a oração e com as coisas santas; à noite, mal fechava os olhos, transformava-me num jovem senhor, grande conhecedor de mulheres, vinhos, cães e cavalos, que jogava dados e blasfemava; e quando me acordava, ao nascer do sol, parecia ao contrário que adormecia, e que sonhava ser padre.

Dessa vida sonâmbula restou-me a lembrança de objetos e palavras contra as quais não posso me defender, e, apesar de jamais ter transposto as paredes do meu presbitério, quem me ouvisse, diria que sou um homem que experimentou de tudo e que, voltando do mundo, tomou o hábito para terminar uma existência demasiado agitada no seio de Deus, e não um humilde seminarista que envelheceu numa paróquia ignorada, escondida no fundo de um bosque, sem nenhum contato com as coisas do mundo.

Sim, amei como ninguém amou neste mundo, com um amor insensato e furioso, tão violento que me espantei que o meu coração não tenha explodido. Ah! que noites! Que noites!
Gautier, Théophile. A morte amorosa. In: Ítalo (org.). Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 214.

Acesse: http://www.carcasse.com/sepia/mortaamo.htm,  para ler o conto na íntegra.

a)      A história é narrada em qual pessoa?
b)      O narrador explica que durante três anos viveu uma experiência muito estranha. O que lhe acontecia? Explique a expressão “joguete de uma ilusão singular e diabólica”.
c)      A opção por fugir do racional faz do Romantismo uma arte de extremos, por vezes maniqueísta, já que apresenta poderes opostos e incompatíveis. Como isso aparece em A morte amorosa?
d)     O amor de Clarimonde é responsável pela alma torturada de Romuald. Localize, no primeiro parágrafo, passagens que explicitem a natureza da primeira reação a Clariminde e, no último, as que revelam a proporção alcançada pelo sentimento.
e)      A partir do Romantismo, o livro passou a ser uma mercadoria. Leia novamente o primeiro período do conto e responda que estratégia usou Gautier para cativar seus leitores.
f)       Assinale as características da linguagem romântica que encontramos no trecho do conto que você leu:

(   ) Subjetivismo
(   ) Egocentrismo
(   ) Sentimentalismo
(   ) Saudosismo
(   ) Nacionalismo
(   ) Idealização da mulher e do amor
(   ) Medievalismo
(   ) Indianismo
(   ) Religiosidade
(   ) Byronismo
(   ) Condoreirismo


Bibliografia
SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redação. São Paulo: Moderna, 2006.
BARRETO, Ricardo Gonçalves. Português, 2º ano: ensino médio. São Paulo: Edições, SM, 2010.
CEREJA, William Roberto. Português: linguagem: literatura: gramática e redação; 2ºgrau. São Paulo: Atual, 1994.

Khaldovahs Chanel. Théodore Géricault: A Balsa De Medusa (Pinceladas de Arte)

 (04:05). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YkKwNfH6thI. Acesso em: 17.05.2020

Observação: assistam aos vídeos indicados, eles podem ajudar na compreensão da atividade.



Patrimomio cultural


Aula da central de mídia de arte, foi abordado esse tema. Trouxe aqui para reforçar e voces me enviarem a atividade para meu email.








AULA MUSICAL - CENTRO DE MÍDIAS

Olá alunos queridos! Espero que todos estejam bem e com saúde ótima!
Na aula de arte de hoje pelo Centro de Mídias foi abordado o tema de música:
Paisagem sonora; sons corporais; instrumentos não convencionais; outros materiais sonoros e timbre.
Foi sugerido uma pesquisa para enriquecimento, eu achei maravilhoso, espero que todos possam pesquisar e aprender sobre os temas sugeridos. Vamos lá:
ORQUESTRA DOS VEGETAIS;   https://youtu.be/tHP2P8MPV48
PENTATONIX;
TAMBORES TAIKO;  https://youtu.be/C7HL5wYqAbU
BARBATUQUES; https://youtu.be/CUUQ9GkClm0
APRESENTAÇÃO DE HERMETO PASCOAL (A) ENTRANDO PELOS CANOS.  https://youtu.be/CUUQ9GkClm0
Estou aguardando as atividades que pedi para realizarem e enviarem para o meu email, infelizmente ainda não teve participação da maioria.
Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 18/05/20 à 22/05/20:

1) Teoria – Tópicos do Livro Didático para estudar:

Unidade 2 - Cap. 4 - Item 3: Velocidade Relativa (Pág. 43)

2) Resolver os exercícios nº 15, 16, 17 e 18 da página 45.

Whatsapp Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

AULA 3- FIGURAS DE LINGUAGENS/ATIVIDADE 1 a 7 DA APOSTILA " APRENDER SEMPRE"

Boa tarde meus pupilos! Seguem abaixo as orientações para a nossa atividade semanal.



AULA 3- LÍNGUA PORTUGUESA  PROfª MERCIA MAIA   2D, 2F

É primordial que assistam os vídeos e podem fazer também a leitura da parte teórica que está disponível na sequência para entenderem o conteúdo.
Realizem os exercícios sobre figuras de linguagens e depois vocês devem realizar a atividade da apostila "APRENDER SEMPRE"  que foi entregue a vocês com o kit de material retirado na escola no final de abril. Fazer paginas 1 a 7 da apostila. O que não der para fazer na própria apostila, podem responder no caderno e enviar foto pelo email: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou Zap. 948338779. Até 22/05 sexta-feira

Os exercícios sobre figuras de linguagens disponibilizados aqui no blogue devem ser  enviados  por email.


Vídeo 1. https://www.youtube.com/watch?v=n0e75nRstcU
 Vídeo 2.https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE



Figuras de linguagens

·         Catacrese: emprego de uma palavra no sentido figurado por não haver um termo próprio. Ex.: “perna dos óculos, “asa da xícara”, “céu da boca”, “dente de alho”, “embarcar no avião”, “pé da página”, “batata da perna”, “coroa do abacaxi”, “maçã do rosto”, “braço da poltrona”, “fio de azeite”, “árvore genealógica”, “perna da mesa”, “cabeça de alfinete”, “pé da montanha”.

·         Metáfora: Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos. É também uma comparação indireta.Ex

 Eu sou um poço de dor e amargura. 
* Sou um cachorro sem sentimentos. 
* Dois diamantes brilhavam no rosto da menina. 
* Seus olhos são dois oceanos. 
* Não anda bem da cabeça. 
* Meu pensamento é um rio subterrâneo. ( Fernando Pessoa) 
* Cada fruto desta árvores é um pingo de oiro. 

·         Comparação: parecida com a metáfora, a comparação é uma figura de linguagem usada para qualificar uma característica parecida entre dois ou mais elementos. No entanto, no caso da comparação, existe uma palavra de conexão (como, tal, qual, assim e etc).

É que teu riso penetra n'alma como a harmonia de uma orquestra santa — Castro Alves 
* A via-láctea se desenrolava como um jorro de lágrimas ardentes — Olavo Bilac 
*De sua formosura deixai-me que diga: é tão belo quanto um sino  numa sala negativa. - João Cabral de Melo Neto 
*Ela é  inteligente tal como você .
*O funeral dele foi assim como um casamento.

Onomatopeia: imitação de um som. “Tic-tac”… Todos nós sabemos que esse é o som de um relógio, não é mesmo? Esse é um exemplo de onomatopeia, figura de linguagem que consiste no aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som ou a voz natural dos seres. Quando fazemos “toc toc” para imitar uma batida à porta, estamos utilizando uma onomatopeia.
As onomatopeias servem para descrever os sons do mundo, como o latido de um cachorro, o tocar de um telefone, o apito do trem, o canto de pássaros, batidas, etc.
A onomatopeia não necessariamente é idêntica ao som real, mas, quando determinada palavra aparece em um texto, os leitores conseguirão identificar do que se trata.


·        
·     Onomatopeias - o que são? Usos e Exemplos - Gestão Educacional

    Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada
·         Bam! – tiro de revólver
·         Baroom! Baruuum! – trovões ou explosão de bomba atômica
·         Buzzz! bzzz! – abelha voando; cochicho
·         Có coró cóóó – cantar do galo
·         Grrr! – animal ou pessoa grunhindo
·         Z Z Z  - pessoa dormindo
·         Poof! puf! – desaparecer de repente
·         Rat-rat-rat! rá-tá-tá! ratataaá-tá – metralhadora
·         Trim! trim! prim! – toque de telefone
·         Tic-tac – relógio
·         TRIMMMMMM- Toque do telefone


·         Sinestesia: é a relação ou mistura de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato, paladar.

Exemplos: 

"Vamos respirar o ar verde do outono"  (respirar = olfato / verde = visão, no sentido das cores) 

* "Sempre havia, ao amanhecer, uma cor estridente no horizonte" (Giuliano Fratin

* "Ele costumava sentir um odor agridoce durante as manhãs" (Giuliano Fratin) 

* "Como era áspero o aroma daquela fruta exótica" (Giuliano Fratin)

* "Na floresta uma luminosidade perfumada aquecia os pássaros" (Giuliano Fratin

* "Ela foi acariciada pelo sabor cromático de uma fragrância musical" (Giuliano Fratin)


·         Antítese: palavras de sentidos opostos. Ex.: bom/mau
A sina dos médicos é conviver com a doença e a saúde.
Ele estava entre a vida e a morte.
A vida é mesmo assim, um dia a gente ri e no outro a gente chora.
Alegrias e tristezas são constantes da vida.
A educação é luz sobre trevas.
O soldado contava suas derrotas e vitórias.
O amor e o ódio são sentimentos bem próximos.
Uma linha tênue separava a verdade da mentira.

Paradoxo: referente a duas ideias contraditórias em uma só frase ou pensamento. Ex: "Ainda me lembro daquele silêncio ensurdecedor”. É uma espécie de antítese, porem a ideia expressa é ilógica.
   Estou cego e vejo
“Amor é fogo que arde sem ver
…É um contentamento descontente
…Dor que desatina sem doer.
Ele não encara a realidade, vive sonhando acordado.
Riquinho, personagem das HQs é o pobre menino rico.
O pobre demonstrou sábia ignorância.
…a casa que ele fazia… era sua liberdade / Era sua escravidão. (Vinícius de Moraes)
O teto que o abrigava era também desproteção.
Dor tu és um prazer. (Castro Alves)
…Estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo).

Eufemismo: intenção de suavizar um fato ou atitude. Eufemismo ocorre quando aceita-se e usa-se uma palavra ou expressão em lugar de outra, por diversos motivos, em diferentes situações. Na verdade, é a utilização de vocábulos mais leves e mais sutis, para suavizar determinadas mensagens que precisam ser transmitidas.

·          Ex.: “Foi para o céu” (morreu).
O homem ficou rico por “meios ilícitos”. – A expressão destacada substitui o verbo “roubar”.
Desta vez você “não se deu bem” nas provas. (Foi reprovado, errou quase tudo).
A pobre mulher “passou desta para melhor.” (A parte destacada está substituindo a palavra “morreu”).
O menino possuía inteligência um tanto limitada. (Para não falar que o menino é burro).
A moça era desprovida de beleza. (Desprovida foi usada no lugar da palavra “feia”).
O réu faltou com a verdade. (Faltou com a verdade está no lugar de mentiu).
O homem vivia da caridade de outros. (Para não dizer que o homem (esmolava).
Sua amiga foi para o céu. (Na verdade, a amiga morreu).

·         Hipérbole: exagero intencional. Ex.: “Morto de sono”.
Já te avisei um bilhão de vezes!
Se você for embora chorarei rios de lágrimas!
As crianças estavam mortas de sede.
Que calor infernal!
Esta história me faz morrer de rir.
O ônibus leva uma eternidade para chegar.
Esta mala pesa uma tonelada.
Estou morrendo de fome e de sede!
Ela chorou um balde de lágrimas.
Está um calor de matar!
Você leva anos para se arrumar!
Estou com uma fome de leão.
Esta dor está me matando!
Você está careca de saber que não gosto disto.
Estou quase morto de tanto estudar.


·         Ironia: afirmação contrária daquilo que se pensa.

Ex.: “É um santo!”(para alguém com mau comportamento).
Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.
Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.


·         Prosopopeia ou Personificação: atribuição de predicativos próprios de seres animados a seres inanimados. Ex.: “O sol está tímido”.
Pelo caminho nos deparamos com uma “nevasca cruel”. – (A nevasca é considerada como portadora de um sentimento – a crueldade.)
“Ora, chora cavaco, ora chora viola”, Já disse pro samba que eu não vou me embora” (Candeia – no samba “Lá vai Viola”) (Aqui a viola e o cavaco são capazes de chorar.)
Nada mais pude fazer, a não ser aceitar a “sinistra face da morte”. (A morte ganha uma face e assume a característica de ser sinistra)
Oh! Que “noite cruel e nefasta”. (Neste caso, é a noite que ganha características de seres vivos.)
E o “sol encantado” com sua beleza, “sorria”. (O sol se anima nestes versos. Se encanta com a beleza e ganha a capacidade de sorrir)
As “ondas beijavam” a areia branca da praia. (Ondas praticam a ação de beijar.)

dia acordou feliz e o sol sorria para mim.
vento assobiava esta manhã em que o céu chorava.
Naquela noite, a lua beijava o céu.
Após a erupção do vulcão, o fogo dançava por entre as casas.


·         Anacolutoalteração da construção normal da frase. Ex.: “O homem, não sei o que pretendia”.
Eu, toda vez que chego, você me chama pra conversar.
Esse chapéu que está na moda, você que gosta de chapéu devia comprar um.


·         Anáfora: repetição intencional de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido.

Ex.: “Noite-montanha. Noite vazia. Noite indecisa. Confusa noite. Noite à procura, mesmo sem alvo”. (Carlos Drummond de Andrade)

Em “À primeira Vista” – música cantada por Daniela Mercury:



Quando não tinha nada eu quis
Quando … esperei
Quando tive frio tremi
[…]
Quando chegou carta abri
Quando…
[…]
Quando criei asas, voei

As Flores – Titãs
Há flores cobrindo o telhado
[…]
Há flores …
Há flores em tudo …
[…]
As flores tem cheiro de morte…



·         Pleonasmo: repetição de um termo, redundância. Ex.: “Subir para cima”.
    E “rir meu riso” e derramar meu pranto.

Os pleonasmos viciosos são muito utilizados, principalmente na fala. Expressam uma redundância sem lógica. Ocorrem quando uma informação é repetida desnecessariamente.

Pleonasmo - Figura de Linguagem - Exemplos e O que é?


EXERCÍCIOS - FIGURAS DE LINGUAGENS



 1.Use os códigos abaixo para identificar as figuras de linguagem utilizadas nas frases.

O – onomatopeia;  S- sinestesia;  A- antítese; C- comparação; CC – catacrese;

 E- eufemismo;  M- metáfora; H- hipérbole; PP- prosopopeia; ASS – Assonância; AL – 

aliteração;  PR-paradoxo

A- O gato é preguiçoso como uma segunda-feira. (     )
B- Gastei rios de dinheiro no meu curso de computação. (      )
C- Os carros não andam, voam. (      )
D- O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo. (      )
E-  Meu verso é sangue ... Volúpia ardente. (     )
F- O plim-plim da televisão dominava a todos. (      )
G- No fim do túnel, o princípio de tudo. (     )
H - É só um pobre rapaz rico que não sabe nada da vida.
I-  As pessoas vão e vêm, entram e saem. (     )
J- Essa menina parece que dorme acordada.(     )
K-Hoje o dia sorriu para mim .(      )
L- “A manhã vos saúda” (       )

2) Identifique a figura de linguagem existente nos textos:

a) “Sou faraó prazer minha mãe Sou faraó passeio pelo sol” ____________________________________
(Carlinhos Brown)

b) “Palmeiras se abraçam fortemente...” (Eduardo Dusek) ____________________________________

c) Partiu dessa para uma melhor. ______________________________



3) Identifique a figura de linguagem presente em cada frase a seguir:

a) O jardim olhava as crianças sem dizer nada. _________________
b) Meu pensamento é um rio subterrâneo. _____________________
c) Não tinha teto em que se abrigasse. ________________________
d) Ele enriqueceu por meios ilícitos. __________________________
e) Estou morrendo de sede. ________________________________
f) O Amor queima como o fogo. _____________________________
g) Lemos Machado de Assis por interesse. ____________________
h) O Sol amanheceu triste e escondido. ______________________
i) Você faltou com a verdade. ______________________________
j) O peito do pé do Pedro é preto___________________________
k) O rato roeu a roupa do rei de Roma______________________


4- Relacione as definições abaixo com as figuras de linguagem:
(    ) Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de semelhança entre dois termos.
(     ) Figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero, a fim de enfatizá-la ou destacá-la.
(     ) Figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de interdependência, proximidade.
(    ) Figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.
(   ) Figura de linguagem que consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma ideia desagradável ou grosseira.
(    ) Figura de linguagem que consiste em aproximar dois termos a partir de uma característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem etc.
1. Eufemismo.
2. Metáfora.
3. Comparação.
4. Prosopopeia ou personificação.
5. Hipérbole.
6. Metonímia

5. Relacione as colunas de acordo com as figuras sonoras utilizadas nas frases.
a) O gato fez “miau"
b) Estou com dor no pé da barriga.
c) “A bela bola rola: a bela bola de Raul”. Cecília Meireles.
d) O peito do pé de Pedro é preto.

(    ) Aliteração              (   ) Assonância              (   ) Onomatopeia              (    ) Catacrese

6-Nomeie as figuras de som utilizadas nos enunciados abaixo:
a) O rato roeu a roupa do rei de Roma._____________________
b) Tic-tac, tic-tac fazia o relógio na parede._________________
c) Venha, Vera, venha ver as velas ao vento.________________
d) Essa noite chorei meu pranto______________________
e) Mundo, mundo, vasto mundo.._____________________
f) Mariana, a leitura mantinha-a acordada durante a noite._______________

g) A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero._____________________

h) Ele estudou tanto que tirou zero na prova._________________________



7) Identifique a figura de linguagem existente nos textos:
a) “Sou faraó prazer minha mãe Sou faraó passeio pelo sol” ____________________________________ 
(Carlinhos Brown)
b) “Palmeiras se abraçam fortemente...” (Eduardo Dusek) ____________________________________
c) “Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cá me leve a ver-te...” ____________________________________  (Camões)

8) Identifique a figura de linguagem presente em cada frase a seguir:
a) O jardim olhava as crianças sem dizer nada. __________________________
b) Meu pensamento é um rio subterrâneo. ______________________________
c) Não tinha teto em que se abrigasse. _________________________________
d) Ele enriqueceu por meios ilícitos. ___________________________________
e) Estou morrendo de sede. _________________________________________
f) O Amor queima como o fogo. ______________________________________
g) Lemos Machado de Assis por interesse. _____________________________  
h) O Sol amanheceu triste e escondido. ________________________________ 
i) Você faltou com a verdade. ________________________________________