Boa tarde meus pupilos! Seguem abaixo as orientações para a nossa atividade semanal.
AULA 3- LÍNGUA PORTUGUESA PROfª MERCIA MAIA 2D, 2F
É primordial que assistam os vídeos e podem fazer também a leitura da parte teórica que está disponível na sequência para entenderem o conteúdo.
Realizem os exercícios sobre figuras de linguagens e depois vocês devem realizar a atividade da apostila "APRENDER SEMPRE" que foi entregue a vocês com o kit de material retirado na escola no final de abril. Fazer paginas 1 a 7 da apostila. O que não der para fazer na própria apostila, podem responder no caderno e enviar foto pelo email: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou Zap. 948338779. Até 22/05 sexta-feira
Os exercícios sobre figuras de linguagens disponibilizados aqui no blogue devem ser enviados por email.
Vídeo 1.
https://www.youtube.com/watch?v=n0e75nRstcU
Vídeo 2.
https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE
Figuras
de linguagens
·
Catacrese: emprego de
uma palavra no sentido figurado por não haver um termo próprio. Ex.: “perna dos óculos”, “asa da xícara”, “céu da boca”, “dente de alho”, “embarcar
no avião”, “pé da página”, “batata da perna”, “coroa do abacaxi”, “maçã do
rosto”, “braço da poltrona”, “fio de azeite”, “árvore genealógica”, “perna da
mesa”, “cabeça de alfinete”, “pé da montanha”.
·
Metáfora: Metáfora é uma figura de
linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido
que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre
dois termos. É também uma comparação indireta.Ex
Eu sou um poço de dor e amargura.
* Sou um cachorro sem sentimentos.
* Dois diamantes brilhavam no rosto da
menina.
* Seus olhos são dois oceanos.
* Não anda bem da cabeça.
* Meu pensamento é um rio subterrâneo. (
Fernando Pessoa)
* Cada fruto desta árvores é um pingo de oiro.
·
Comparação: parecida com
a metáfora, a comparação é uma figura de linguagem usada para qualificar uma
característica parecida entre dois ou mais elementos. No entanto, no caso da
comparação, existe uma palavra de conexão (como, tal, qual, assim e etc).
É que teu riso penetra n'alma como a
harmonia de uma orquestra santa — Castro Alves
* A via-láctea se desenrolava como um jorro
de lágrimas ardentes — Olavo Bilac
*De sua formosura deixai-me que
diga: é tão belo quanto um sino numa
sala negativa. - João Cabral de Melo Neto
*Ela é inteligente tal como você .
*O funeral dele foi assim como um casamento.
Onomatopeia: imitação de um som. “Tic-tac”… Todos nós sabemos que esse é o som de um relógio, não
é mesmo? Esse é um exemplo de onomatopeia, figura de linguagem que consiste no
aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som ou a voz natural dos
seres. Quando fazemos “toc toc” para imitar uma batida à porta, estamos
utilizando uma onomatopeia.
As onomatopeias servem para descrever os
sons do mundo, como o latido de um cachorro, o tocar de um telefone, o apito do
trem, o canto de pássaros, batidas, etc.
A onomatopeia
não necessariamente é idêntica ao som real, mas, quando determinada palavra
aparece em um texto, os leitores conseguirão identificar do que se trata.
·
·
Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada
·
Bam! – tiro de revólver
·
Baroom! Baruuum! – trovões ou explosão de bomba
atômica
·
Buzzz! bzzz! – abelha voando; cochicho
·
Có coró cóóó – cantar do galo
·
Grrr! – animal ou pessoa grunhindo
·
Z Z Z - pessoa dormindo
·
Poof! puf! – desaparecer de repente
·
Rat-rat-rat! rá-tá-tá! ratataaá-tá –
metralhadora
·
Trim! trim! prim! – toque de telefone
·
Tic-tac – relógio
·
TRIMMMMMM- Toque do telefone
·
Sinestesia: é a relação ou mistura de planos sensoriais diferentes: Por
exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato, paladar.
Exemplos:
"Vamos respirar o ar verde do outono" (respirar =
olfato / verde = visão, no sentido das cores)
* "Sempre havia, ao amanhecer, uma cor
estridente no horizonte" (Giuliano Fratin
* "Ele costumava sentir um odor agridoce
durante as manhãs" (Giuliano Fratin)
* "Como era áspero o aroma daquela fruta
exótica" (Giuliano Fratin)
* "Na floresta uma luminosidade perfumada
aquecia os pássaros" (Giuliano Fratin
* "Ela foi acariciada pelo sabor cromático
de uma fragrância musical" (Giuliano Fratin)
·
Antítese: palavras de
sentidos opostos. Ex.: bom/mau
A sina dos médicos é conviver com
a doença e a saúde.
Ele estava entre a vida e a morte.
A vida é mesmo assim, um dia a
gente ri e no outro a gente chora.
Alegrias e tristezas são
constantes da vida.
A educação é luz sobre trevas.
O soldado contava suas derrotas e vitórias.
O amor e o ódio são sentimentos bem
próximos.
Uma linha tênue separava a verdade da
mentira.
Paradoxo: referente a
duas ideias contraditórias em uma só frase ou pensamento. Ex: "Ainda
me lembro daquele
silêncio ensurdecedor”. É uma espécie de antítese, porem a ideia expressa é
ilógica.
Estou
cego e vejo
“Amor
é fogo que arde sem ver
…É um
contentamento descontente
…Dor
que desatina sem doer.
Ele não encara a
realidade, vive sonhando acordado.
Riquinho,
personagem das HQs é o pobre menino rico.
O pobre demonstrou
sábia ignorância.
…a casa que ele
fazia… era sua liberdade / Era sua escravidão. (Vinícius de Moraes)
O teto que o
abrigava era também desproteção.
Dor tu és um
prazer. (Castro Alves)
…Estou cheio de me
sentir vazio. (Renato Russo).
Eufemismo: intenção de suavizar um fato ou atitude. Eufemismo ocorre quando aceita-se e usa-se
uma palavra ou expressão em lugar de outra, por diversos motivos, em diferentes
situações. Na verdade, é a utilização de vocábulos mais leves e mais sutis,
para suavizar determinadas mensagens que precisam ser transmitidas.
·
Ex.: “Foi
para o céu” (morreu).
O homem ficou rico
por “meios ilícitos”. – A expressão destacada substitui o
verbo “roubar”.
Desta vez você “não se deu bem” nas provas. (Foi reprovado, errou
quase tudo).
A pobre mulher “passou desta para melhor.” (A parte destacada está
substituindo a palavra “morreu”).
O menino possuía
inteligência um tanto limitada. (Para não falar que o menino é burro).
A moça era
desprovida de beleza. (Desprovida foi usada no lugar da palavra “feia”).
O réu faltou com a
verdade. (Faltou com a verdade está no lugar de mentiu).
O homem vivia da caridade de outros.
(Para não dizer que o homem (esmolava).
Sua amiga foi para o céu. (Na
verdade, a amiga morreu).
·
Hipérbole: exagero
intencional. Ex.: “Morto de sono”.
Já te avisei um bilhão de vezes!
Se você for embora chorarei rios de
lágrimas!
As crianças estavam mortas de sede.
Que calor infernal!
Esta história me faz morrer de rir.
O ônibus leva uma eternidade para
chegar.
Esta mala pesa uma tonelada.
Estou morrendo de fome e de sede!
Ela chorou um balde de lágrimas.
Está um calor de matar!
Você leva anos para se arrumar!
Estou com uma fome de leão.
Esta dor está me matando!
Você está careca de saber que não gosto
disto.
Estou quase morto de tanto estudar.
·
Ironia: afirmação
contrária daquilo que se pensa.
Ex.: “É um santo!”(para
alguém com mau comportamento).
Que pessoa
educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.
Fale mais
alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.
Pelo caminho nos deparamos com uma “nevasca cruel”. – (A nevasca é considerada como
portadora de um sentimento – a crueldade.)
“Ora, chora
cavaco, ora chora viola”, Já disse pro samba que eu não vou me
embora” (Candeia – no samba “Lá vai Viola”) (Aqui a viola e o cavaco são
capazes de chorar.)
Nada mais pude fazer, a não ser
aceitar a “sinistra face da morte”. (A morte ganha uma face e
assume a característica de ser sinistra)
Oh! Que “noite cruel e nefasta”. (Neste
caso, é a noite que ganha características de seres vivos.)
E o “sol encantado” com
sua beleza, “sorria”. (O sol se anima nestes versos. Se encanta
com a beleza e ganha a capacidade de sorrir)
As “ondas beijavam” a
areia branca da praia. (Ondas praticam a ação de beijar.)
O dia acordou feliz e
o sol sorria para mim.
O vento assobiava esta manhã em que o céu chorava.
Naquela noite, a lua beijava o
céu.
Após a erupção do vulcão, o fogo dançava por
entre as casas.
·
Anacoluto: alteração da
construção normal da frase. Ex.: “O homem, não sei o que pretendia”.
Eu,
toda vez que chego, você me chama pra conversar.
Esse chapéu
que está na moda, você que gosta de chapéu devia comprar um.
·
Anáfora: repetição
intencional de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido.
Ex.: “Noite-montanha. Noite vazia. Noite indecisa.
Confusa noite. Noite à procura, mesmo sem alvo”.
(Carlos Drummond de Andrade)
Em “À primeira Vista” – música cantada por Daniela Mercury:
Quando
não tinha nada eu quis
Quando
… esperei
Quando
tive frio tremi
[…]
Quando
chegou carta abri
Quando…
[…]
Quando
criei asas, voei
As Flores – Titãs
Há
flores cobrindo o telhado
[…]
Há
flores …
Há
flores em tudo …
[…]
As
flores tem cheiro de morte…
·
Pleonasmo: repetição
de um termo, redundância. Ex.: “Subir para cima”.
E “rir meu riso” e
derramar meu pranto.
Os
pleonasmos viciosos são muito utilizados, principalmente na fala. Expressam uma
redundância sem lógica. Ocorrem quando uma informação é repetida
desnecessariamente.
EXERCÍCIOS - FIGURAS DE LINGUAGENS
1.Use os códigos abaixo para identificar as
figuras de linguagem utilizadas nas frases.
O –
onomatopeia; S- sinestesia; A- antítese; C- comparação; CC – catacrese;
E- eufemismo; M- metáfora; H-
hipérbole; PP- prosopopeia; ASS – Assonância; AL –
aliteração; PR-paradoxo
A- O gato é preguiçoso como uma
segunda-feira. ( )
B- Gastei rios de dinheiro no meu curso de
computação. ( )
C- Os carros não andam, voam. (
)
D- O vento beija meus cabelos, as ondas
lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo. ( )
E- Meu verso é sangue ... Volúpia
ardente. ( )
F- O plim-plim da televisão dominava a
todos. ( )
G- No fim do túnel, o princípio de tudo.
( )
H - É só um
pobre rapaz rico que não sabe nada da vida.
I- As pessoas vão e vêm, entram e
saem. ( )
J- Essa menina parece que dorme acordada.( )
K-Hoje o dia sorriu para
mim .( )
L- “A manhã vos saúda” ( )
2)
Identifique a figura de linguagem existente nos textos:
a) “Sou faraó prazer minha mãe Sou faraó
passeio pelo sol” ____________________________________
(Carlinhos Brown)
b) “Palmeiras se abraçam fortemente...”
(Eduardo Dusek) ____________________________________
c) Partiu dessa para uma melhor.
______________________________
3)
Identifique a figura de linguagem presente em cada frase a seguir:
a) O jardim olhava as crianças sem dizer
nada. _________________
b) Meu pensamento é um rio subterrâneo.
_____________________
c) Não tinha teto em que se abrigasse.
________________________
d) Ele enriqueceu por meios ilícitos.
__________________________
e) Estou morrendo de sede.
________________________________
f) O Amor queima como o fogo.
_____________________________
g) Lemos Machado de Assis por interesse.
____________________
h) O Sol amanheceu triste e escondido.
______________________
i) Você faltou com a verdade. ______________________________
j) O peito do pé do Pedro é preto___________________________
k) O rato roeu a roupa do rei de Roma______________________
4- Relacione
as definições abaixo com as figuras de linguagem:
( )
Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a
partir de uma relação de semelhança entre dois termos.
( )
Figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero, a fim de
enfatizá-la ou destacá-la.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego
de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de interdependência,
proximidade.
( ) Figura de linguagem que consiste em
atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego
de palavra ou expressão agradável para amenizar uma ideia desagradável ou
grosseira.
( )
Figura de linguagem que consiste em aproximar dois termos a partir de uma
característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem etc.
1. Eufemismo.
2. Metáfora.
3. Comparação.
4. Prosopopeia ou
personificação.
5. Hipérbole.
6. Metonímia
5.
Relacione as colunas de acordo com as figuras sonoras utilizadas nas frases.
a) O gato fez “miau"
b) Estou com dor no pé da barriga.
c) “A bela bola rola: a bela bola de
Raul”. Cecília Meireles.
d) O peito do pé de Pedro é preto.
( ) Aliteração (
) Assonância ( ) Onomatopeia ( ) Catacrese
6-Nomeie as figuras
de som utilizadas nos enunciados abaixo:
a) O rato roeu a roupa do rei de Roma._____________________
b) Tic-tac, tic-tac fazia o relógio na parede._________________
c) Venha, Vera, venha ver as velas ao vento.________________
d) Essa noite chorei meu
pranto______________________
e) Mundo, mundo, vasto
mundo.._____________________
f) Mariana, a leitura
mantinha-a acordada durante a noite._______________
g) A sopa estava uma delícia:
fria e sem tempero._____________________
h) Ele estudou tanto que tirou zero na prova._________________________
7)
Identifique a figura de linguagem existente nos textos:
a) “Sou faraó
prazer minha mãe Sou faraó passeio pelo sol”
____________________________________
(Carlinhos
Brown)
b) “Palmeiras
se abraçam fortemente...” (Eduardo Dusek) ____________________________________
c) “Roga a
Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cá me leve a ver-te...”
____________________________________ (Camões)
8)
Identifique a figura de linguagem presente em cada frase a seguir:
a) O jardim
olhava as crianças sem dizer nada. __________________________
b) Meu
pensamento é um rio subterrâneo. ______________________________
c) Não tinha
teto em que se abrigasse. _________________________________
d) Ele
enriqueceu por meios ilícitos. ___________________________________
e) Estou
morrendo de sede. _________________________________________
f) O Amor
queima como o fogo. ______________________________________
g) Lemos
Machado de Assis por interesse. _____________________________
h) O Sol
amanheceu triste e escondido. ________________________________
i) Você
faltou com a verdade. ________________________________________