CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quinta-feira, 15 de outubro de 2020

SEI (SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS)

 

                                CULTURA INDIGENA BRASIELEIRA.

SOBRE A ARTISTA:

IZA COSTA, IMPORTANTE ARTISTA PLÁSTICA GOIANA, É DESENHISTA, PINTORA, ESCULTORA, GRAVURISTA E MURALISTA. NASCEU NA CIDADE DE ANICUNS/GO EM 1942. É FORMADA EM PINTURA PELA ESCOLA GOIANA DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. PASSOU UMA TEMPORADA NO MÉXICO, ONDE FEZ CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE ARTE E TEVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER AS OBRAS DOS GRANDES MURALISTAS MEXICANOS, MARCANDO DE FORMA SIGNIFICATIVA A SUA CARREIRA. SEUS TRABALHOS SÃO CONSTITUÍDOS DE TEMÁTICAS E TÉCNICAS VARIADAS. PARTICIPOU DE VÁRIAS MOSTRAS E EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS NO BRASIL E NO EXTERIOR, GANHANDO INCLUSIVE, VÁRIAS PREMIAÇÕES.

LEIA E RESPONDA:

QUANDO O BRASIL FOI DESCOBERTO PELOS PORTUGUESES NO ANO DE 1500 JÁ EXISTIAM AQUI VÁRIOS HABITANTES, OS INDÍGENAS. ERAM CERCA DE 5 MILHÕES DE INDIVÍDUOS, COM VARIEDADES DE ETNIAS DIVIDIDAS EM TRIBOS E COMUNIDADES DIFERENTES ENTRE SI. VIVIAM DA CAÇA E DA PESCA, EM HABITAÇÕES COLETIVAS CHAMADAS DE OCA, COM MUITOS RITOS E CRENÇAS RELIGIOSAS. NÃO TINHA A FIGURA DO ARTISTA E SEUS OBJETOS ERAM INTERLIGADOS AO SEU MODO DE VIDA.

DENTRE AS SUAS PRODUÇÕES LIGADAS À ARTE, DESTACAM-SE A MÚSICA, A DANÇA, A CESTARIA, A TECELAGEM, A ARTE PLUMÁRIA, A PINTURA CORPORAL, A CERÂMICA.

ATUALMENTE EXISTEM VÁRIOS GRUPOS E COMUNIDADES INDÍGENAS QUE VIVEM AINDA COMO OS SEUS ANCESTRAIS. VOCÊ SABIA QUE EXISTEM VÁRIAS COMUNIDADES INDÍGENAS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL, INCLUSIVE EM GOIÁS? E QUE ESSES POVOS TIVERAM GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA?

01. VÁRIOS ARTISTAS BRASILEIROS PRODUZEM SUAS OBRAS INSPIRADOS NA TEMÁTICA INDÍGENA. NESTA ATIVIDADE VAMOS ESTUDAR UM POUCO SOBRE AS PRODUÇÕES DA ARTISTA PLÁSTICA GOIANA IZA COSTA. OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO: CAÇA DO JACARÉ –                 IZA COSTA                              PUREZA INDÍGENA

A) QUAIS SÃO AS FIGURAS QUE VOCÊ VÊ PRIMEIRO EM CADA IMAGEM E O QUE ELAS ESTÃO

USANDO?

B) AS ROUPAS SÃO IGUAIS ÀS QUE VOCÊ USA? QUE ROUPAS VOCÊ USA?

C) O QUE A FIGURA INDÍGENA ESTÁ FAZENDO NA IMAGEM 1?

D) QUANTAS PESSOAS TÊM NA IMAGEM 2?

E) QUE ANIMAIS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR NAS DUAS IMAGENS?

F) DESENHE E PINTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE APARECEM NAS OBRAS:

G) FAÇA 10 QUADRADINHOS ABAIXO E PINTE COM AS CORES UTILIZADAS PELA ARTISTA, UMA COR PARA CADA QUADRADINHO:

H) FAÇA UM DESENHO ABAIXO A PARTIR DE UMA DAS OBRAS DA ARTISTA, OBSERVANDO O

TEMA, AS CORES. NÃO COPIE A OBRA, FAÇA SEU PRÓPRIO DESENHO.Fig. 3 - Pulseiras Kayapó




Fig. 4 - Grafismo Kayapó Xikrin (in: Grafismo indígena –Lux Vidal) (Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/ , acesso em 16/04/2020)

O uso de formas geométricas para a composição estética foi e é feito na arte para diversas finalidades (tecelagem, estamparia, design de objetos, moda em geral, artes plásticas, etc.). E embora tenham se tornado mais reconhecidos através dos trabalhos de artistas das vanguardas europeias, os padrões de formas geométricas estão presentes em culturas originárias, de nativos indígenas e africanos de diversas etnias. Essas composições vão além do caráter estético; também guardam sentidos e significados relacionados a suas culturas, como é o caso da cultura do povo Ndebele na África do Sul (que vimos na atividade passada) e do povo kayapó no Brasil.

A. Observe novamente as pinturas de Esther Mahlangu (atividade 3) e faça uma comparação formal entre elas e o grafismo kayapó. Que elementos, cores, formas utilizadas são comuns? Que elementos são diferentes? Qual te chamou mais a atenção? Por quê?

B. Com o lápis de cor ou giz de cera, monte a paleta de cores das pulseiras kayapó mostradas na imagem/figura 3.

C. Atualmente tanto a pintura do povo Ndebele quanto do povo kayapó são reconhecidas por seu valor cultural, patrimonial e artístico. No entanto, ainda é muito comum que a arte associada à cultura de um povo seja chamada de artesanato e a produção de um artista reconhecido ser chamada de Arte. Pesquise pelas definições do que é artesanato e o que é considerado arte e registre seu entendimento sobre cada uma aqui.

D. Crie uma composição utilizando uma paleta de 10 cores e grafismos inspirados pelas representações kayapó mostradas acima. 

E. Pesquise por (pelo menos) mais cinco imagens de grafismos de etnias indígenas no Brasil e salve suas favoritas no seu banco de imagens. Não se esqueça de identificar a etnia a que cada imagem pertence. Salve as imagens no computador; se puder, imprima-as (Não se esqueça de registrar o nome de cada obra).

Vamos conhecer mais um pouco sobre a cultura indígena? Você sabe que o povo brasileiro é composto pela cultura indígena!

ARTE INDÍGENA BRASILEIRA – TIPOS DE HABITAÇÕES

Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria para o cultivo da mandioca e do milho.

A oca é uma das habitações indígenas, e consiste em uma grande cabana, feita com troncos de árvores e cobertas com palha de palmeira. Na oca, podem viver várias famílias de uma mesma tribo. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão.

Maloca é um tipo de cabana comunitária usada pelos indígenas da região amazônica. Cada tribo desta região possui este tipo de habitação com características específicas.

No centro da aldeia fica a ocara, a praça, onde se reúnem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, é o lugar das grandes festas. Dessa praça, partem trilhas que levam à roça, ao campo e ao bosque. As formas das casas variam de acordo com os costumes de cada grupo indígena, podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais, etc.

O contato com os não índios levou mudanças para as aldeias, tanto no formato das habitações, no material utilizado para a construção em algumas tribos indígenas, nas formas de vestimenta, nas pinturas corporais.

 Figura 1



Fonte: https://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm  (Acesso 05/05/2020)


Figura 2

Fonte: https://i.pinimg.com/originals/f8/de/d7/f8ded779e1a75a3b83d8a8b97908c259.jpg  (Acesso 05/05/2020)

Figura 3

Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/Habita%C3%A7%C3%B5es   (Acesso 05/05/2020)

Figura 4

Fonte: https://mirim.org/como-vivem/casas  (Acesso 05/05/2020)

A) Você observou as figuras da página? Percebeu que as habitações/moradias/casas dos povos indígenas são diferentes que as nossas? Nessa atividade você vai listar os materiais mais utilizados nas diferentes construções. Leia o texto inicial e faça perguntas aos seus pais e irmãos.

OCA OU ALDEIA:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SUA CASA OU ESCOLA:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B

C) As habitações são locais que servem de abrigo, proteção, encontro com a família... Mesmo sendo construídas com materiais e formas tão diferentes, possuem a mesma função nos diferentes povos e nações. Lá no comecinho do texto, diz que geralmente as tribos constroem suas aldeias em locais próximos da mata e de rios. Você sabe por quê?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D) O que tem próximo da sua casa onde você mora com sua família? Lembre e anote o que tem na sua rua ou no bairro que você vive.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Em uma folha em branco, faça o desenho de uma rua, com casas, prédios, comércio... Ou, se preferir, pode ser a sua rua com algumas construções vizinhas a sua casa.

(SUGESTÃO: se você tiver material de recorte, pode recortar casas, prédios, árvores e praças, e colar acrescentando ao seu desenho).

 



Semana de estudos intensos: Cursos Técnicos

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Projeto de vida:

1.      Você já fez algum curso técnico? Qual?

2.       Escreva dois cursos técnicos que você gostaria de fazer?

3.      No seu bairro tem cursos técnicos? Quais?

entregar: 20/10

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Semana de estudos intensivos: Projetos Sociais

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de ELETIVAS:

1.O que são projetos sociais?

2.Você conhece algum projeto social?

3. Você já participou de algum projeto social? Qual?

entregar: 20/10

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Semana de estudos intensivos: Artesanato

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de ELETIVAS:

1.Quais os materiais mais comuns em sua região que podem ser utilizados para fazer um artesanato?

2. Quais tipos de artesanato você mais gosta de fazer?

3. Você já fez algum tipo de artesanato? Qual?

entregar: 20/10

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br