Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
quarta-feira, 6 de maio de 2020
Olá meus querid@s!
Boa noite!
Como vocês estão?
Passando pra lembrar a todo@s que temos uma atividade de Língua Portuguesa, para os estudantes do 1°Ensino Médio noturno, que deve ser feita e entregue até o dia 11.05.2020.
Rolem a barra lateral desta página, no canto inferior direito, cliquem em postagens antigas e lá encontrarão nossa primeira atividade.
#fiquembem
#embreveestaremosjuntos
#euacreditoemvoces
Abraços
Professora Juliana
Boa noite!
Como vocês estão?
Passando pra lembrar a todo@s que temos uma atividade de Língua Portuguesa, para os estudantes do 1°Ensino Médio noturno, que deve ser feita e entregue até o dia 11.05.2020.
Rolem a barra lateral desta página, no canto inferior direito, cliquem em postagens antigas e lá encontrarão nossa primeira atividade.
#fiquembem
#embreveestaremosjuntos
#euacreditoemvoces
Abraços
Professora Juliana
AULA DE BIOLOGIA 3ºS ANOS A, B e C- CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS- SISTEMÁTICA E TAXONOMIA
ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA CALASANS
CLASSIFICACAO TAXONOMICA DOS SERES VIVOS E NOMENCLATURA BIOLÓGIA
NÓS SERES HUMANOS, TEMOS A NECESSIDADE DE CLASSIFICAR TUDO, DESDE OBJETOS, ATÉ SERES VIVOS. IMAGINE NÃO SABER A DIFERENÇA ENTRE UM MACACO E UM PAPAGAIO? POIS É, SERIA MUITO ESTRANHO, MA JÁ FOI ASSIM...
CLASSIFICAR É O MESMO QUE AGRUPAR, SEPARAR EM GRUPOS OU SUBGRUPOS; CARACTERIZAR; ORGANIZAR.
A CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA OU TAXONOMIA É UM SISTEMA QUE ORGANIZA OS SERES VIVOS EM CATEGORIAS, AGRUPANDO-OS DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS COMUNS, BEM COMO POR SUAS RELAÇÕES DE PARENTESCO EVOLUTIVO.
ATRAVÉS DESSE SISTEMA, OS BIÓLOGOS BUSCAM CONHECER A BIODIVERSIDADE, DESCREVENDO E NOMEANDO AS DIFERENTES ESPÉCIES E ORGANIZANDO-AS DE ACORDO COM OS CRETÉRIOS QUE DEFINEM.
O RAMO DA BIOLOGIA QUE TRATA DA DESCRIÇÃO, NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS DENOMINA-SE SISTEMÁTICA OU TAXONOMIA.
A TENTATIVA DE SISTEMATIZAR O MUNDO VIVO É MUITO ANTIGA E OS CRITÉRIOS EMPREGADOS PELOS NATURALISTAS VARIAVAM MUITO. ALGUNS CLASSIFICAVAM EM VOADORES E NÃO VOADORES, TOMANDO POR BASE A LOCOMOÇÃO; OUTROS OS CLASSIFICAVAM EM AQUÁTICOS, AÉREOS E TERRESTRES, TOMANDO POR BASE O HÁBITAT.
ESSES SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO QUE USAM CRITÉRIOS ARBITRÁRIOS SÃO CHAMADAS DE SISTEMAS ARTIFICIAIS;
ATUALMENTE, OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO CONSIDERAM UM CONJUNTO DE CARACTERES RELEVANTES, OS QUAIS PERMITEM VERIFICAR AS RELAÇÕES DE PARENTESCO EVOLUTIVO E ESTABELECER A FILOGENIA DOS DIFERENTES GRUPOS, OU SEJA, ESTABELECERE AS PRINCIPAIS LINHAS DE EVOLUÇÃO DESSES GRUPOS. SÃO CONHECIDAS POR SISTEMAS NATURAIS, POIS ORDENAM NATURALMENTE OS ORGANISMOS, VISANDO O ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO EVOLUTIVO ENTRE ELES.
VAMOS ENTENDER MELHOR ESSA CLASSIFICAÇÃO...
DAS CATEGORIAS TAXONÔMICAS, O REINO É O MAIOR GRUPO E A ESPÉCIE É A UNIDADE DE CLASSIFICAÇÃO. HOJE EM DIA, OS BIÓLOGOS AGRUPAM OS SERES VIVOS EM 5 REINOS.
1. MONERA- SERES VIVOS UNICELULARES, COM CÉLULAS PROCARIONTES, AUTOTRÓFICOS (CAPAZES DE FAZER FOTOSSÍNTESE E PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO) OU HETEROTRÓFICOS ( NÃO FAZEM A FOTOSSÍNTESE E SE ALIMENTAM DE OUTROS SERES VIVOS).EXEMPLOS: BACTÉRIAS E ALGAS AZUIS
2. PROTISTAS- SERES VIVOS UNICELULARES COM CÉLULAS EUCARIONTES, PODEM SER AUTOTRÓFICOS OU HETEROTRÓFICOS. EXEMPLO: PARAMÉCIO
3. REINO FUNGI- SERES VIVOS UNI OU PLURICELULARES, COM CÉLULAS EUCARIONTES E HETEROTRÓFICOS. EXEMPLO: COGUMELOS
4- REINO ANIMAL- SERES PLURICELULARES, HETEROTRÓFICOS E COM CÉLULAS EUCARIONTES. EXEMPLO:GIRAFAS
5- REINO VEGETAL- SÃO SERES VIVOS AUTOTRÓFICOS, COM CÉLULAS EUCARIONTES E PLURICELULARES. EXEMPLO: SAMAMBAIA
EVOLUÇÃO
A EVOLUÇÃO CONTRIBUIU PARA O APARECIMENTO DE GRANDE VARIEDDADE DE SERES VIVOS QUE FORAM ADQUIRINDO DIFERENTES CARACTERÍSTICAS QUE OS PERMITIAM ADAPTAREM-SE AOS DIVERSOS HABOTAT. A ENORME DIVERSIDADE DIFICULTA O SEU ESTUDO.
HÁ UMA LÓGICA PARA QUE SEJA FEITA UMA CLASSIFICAÇÃO MAIS COERENTE POSSÍVEL. ESSA LÓGICA SEGUIDA É EVOLUTIVA. A EVOLUÇÃO ESTIPULA QUE OS INDIVÍDUOS SE RELACIONAM NA DESCENDÊNCIA DELES, QUE VEM DE UM ANCESTRAL EM COMUM. SENDO ASSIM, COMO HÁ UM ANCESTRAL COMUM ENTRE OS TÁXONS, A HISTÓRIA EVOLUTIVA É CONTADA COM BASE NAS NOVIDADES EVOLUTIVAS- MODIFICAÇÕES.
CARACTERES TAXONÔMICOS
1- CARACTERES MERÍSTICOS SÃO AQUELES COM RELAÇÃO ÀS ESRUTURAS EXTERNA DO CORPO COMO POR EXEMPLO O NÚMERO DE MEMBROS, DE ESCAMAS, ETC.
2-CARACTERES MORFOMÉTRICOS SÃO AS MEDIDAS DE LARGURA, COMPRIMENTO E DIÂMETRO DE ESTRUTURAS CORPORAIS COMO POR EXEMPLO DIÂMETRO DOS OLHOS, COMPRIMENTO DA CABEÇA.
3-CARACTERES ANATÔMICOS ESTUDAM A ANATOMIA DOS INDIVÍDUOS A SEREM CLASSIFICADOS. ISSO INCLUI O ESQUELETO, ÓRGÃOS, MÚSCULOS, VASOS SANGUÍNEOS, ETC.
4-CARACTERES MOLECULARES SÃO O DNA E RNA
SISTEMA BINOMINAL
CARL LINNEAUS CRIOU ESSE SISTEMA DE NOMENCLATURA QUE SE TORNOU USADO MUNDIALMENTE E UNIFICOOU A COMUNICAÇÃO ENTRE OS PESQUISADORES. ASSIM FORAM CRIADOS OS NOMES CIENTÍFICOS QUE SÃO USADOS PARA IDENTIFICAR QUALUQER ESPÉCIE EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. OS NOMES CIENTÍFICOS SÃO COMPOSTOS POR DOIS NOMES QUE SÃO CRIADOS COM BASE NO LATIM. O PRIMEIRO NOME É SEMPRE ESCRITO COM A PRIMEIRA LETRA MAIÚSCULA E IDENTIFICA O GÊNERO AO QUAL AQUELE INDIVÍDUO PERTENCE. O SEGUNDO NOME É ESCRITO COM TODAS AS LETRAS MINÚSCULAS E IDENTIFICA ESPECIFICAMENTE O INDIVIDUO. OS DOIS NOMES JUNTOS IDENTIFICAM A ESPÉCIE, COMO POR EXEMPLO O TUBARÃO BRANCO Carcharodon carcharias. TODA VEZ QUE ESCRITOS, ESSES NOMES DEVEM SER DESTACADOS EM NEGRITO, ITÁLICO OU SUBLINHADOS.
CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA
FONTES UTILIZADAS PARA PRODUZIR O TEXTO:
1- https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/ACESSO EM 06/05/2020 ÀS 12:25h;
2- https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/classifiseresvivos.php ACESSO EM 06/05/2020 ÀS 16:30H
3- https://biologiaemsi.blogspot.com/p/5-reinos.html ACESSO EM 06/05/2020 AS 17H
4- http://docente.ifsc.edu.br/melissa.kayser/MaterialDidatico/Microbiologia/Aula%202%20Classifica%C3%A7%C3%A3o%20biol%C3%B3gica%20dos%20seres%20vivos.pdf ACESSO EM 06/05/2020 ÁS 16:45H
5- https://www.infoescola.com/biologia/taxonomia/ ACESSO EM 06/05/2020 AS 17:19H
ATIVIDADE
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER RESPONDIDA ATÉ O DIA 13/05/2020 E ENVIADA PARA O E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br, FOTO DO CADERNO OU RESPONDIDA EM WORD;
2- LEIA O TEXTO COM CUIDADO E SE NECESSÁRIO CONSULTE AS FONTES UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DO TEXTO PARA QUE HAJA UM APROFUNDAMENTO, JÁ QUE O TEXTO SE TRATA DE UM RESUMO;
3- ASSISTA AS VÍDEO AULAS LISTADA ABAIXO PARA QUE CONSIGA TER UMA EXPERIÊNCIA MAIS COMPLETA SOBRE O CONTEÚDO E ESTUDE.
- https://www.bing.com/videos/search?q=video+aula+sobre+taxonomia&docid=607995651736078135&mid=BAC918BFA8E061E1FDA8BAC918BFA8E061E1FDA8&view=detail&FORM=VIRE;
- https://biologiaquepariu.blogspot.com/2012/12/taxonomia-video-aula.html
- https://no.descomplica.com.br/taxonomia
4- AS QUESTÕES SÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA, PORÉM, AO FINAL DE CADA QUESTÃO VOCÊ PRECISA JUSTIFICAR O MOTIVO DE TER ESCOLHIDO A ALERNATIVA.
DESAFIO:
ANTES DE COMEÇAR A PRIMEIRA QUESTÃO, FAÇA UMA LISTA DE 10 SERES VIVOS QUE VIER A SUA MENTE, DEPOIS PESQUISE SUA CLASSIFICAÇÃO TAXONOMICA E COLOQUE ANTES DAS QUESTÕES... AH, NÃO ESQUEÇA QUE A CLASSIFICAÇÃO COMEÇA EM REINO E TERMINA EM ESPÉCIE, COM O NOME CIENTÍFICO HEIN?!
1- Atualmente costumamos classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de maior abrangência para a mais restrita.
a) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.
b) Reino – filo – ordem – classe – família – gênero – espécie.
c) Reino – filo – classe – família – ordem – gênero – espécie.
d) Reino – filo – classe – ordem – família – gênero – espécie.
e) Reino – filo – classe – ordem – família – espécie – gênero.
2- Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Nome científico | Nome popular ou equivalente |
Callonychium brasiliense | Espécie de abelha |
Amazonetta brasiliensis | Espécie de pato |
Euphractus sexcinctus | Tatu-peba |
Dasypus novemcinctus | Tatu verdadeiro |
Schinopsis brasiliensis | Baraúna, planta arbórea |
Richardia brasiliensis | Planta herbácea |
Opuntia inamoena | Cacto |
Opuntia palmadora | Cacto |
Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas corretas:
A- Amazonetta brasiliensis e Schinopsis brasiliensis pertencem a gêneros diferentes.
B- Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem ao mesmo gênero.
C- Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem a classes diferentes.
D- Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem ao mesmo filo.
E- Callonychium brasiliense e Amazonetta brasiliensis pertencem a filos diferentes.
3- Um professor de Biologia orientou os estudantes para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo com as características que julgassem comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos:
Grupo I | Esponjas e estrelas-do-mar. |
Grupo II | Minhocas, piolhos de cobra e centopéias. |
Grupo III | Carrapatos, aranhas e escorpiões. |
Grupo IV | Caranguejos, siris e camarões. |
Grupo V | Moscas, abelhas, besouros e borboletas. |
Em seguida, o professor explicou e caracterizou os diversos filos desse reino, e solicitou que os animais fossem reagrupados, de acordo com os filos a que cada um pertence. O reagrupamento correto desses animais, em filos, encontra-se na alternativa:
A- I. Esponjas
II. Estrelas-do-mar
III. Minhocas
IV. Piolhos de cobra, centopéias, carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
B- I. Esponjas
II. Estrelas-do-mar
III. Minhocas
IV. Piolhos de cobra e centopéias
V. Carrapatos, aranhas, escorpiões, ca-ranguejos, siris, camarões
VI. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
C- I. Esponjas e estrelas-do-mar
II. Minhocas
III. Piolhos de cobra e centopéias
IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
D- I. Esponjas
II. Estrelas-do-mar
III. Minhocas, piolhos de cobra e centopéias
IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
E- I. Esponjas e estrelas-do-mar
II. Minhocas, piolhos de cobra e centopéias
III. Carrapatos, aranhas e escorpiões
IV. Caranguejos, siris e camarões
V. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
4- As figuras abaixo mostram o verso das cédulas de real atualmente em circulação:
Sobre a imagem de animais representados nas cédulas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
Eletivas Cosplay
Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem e com saúde.
Vamos juntos enfrentar essa pandemia e continuar nossos projetos!
As disciplinas Eletivas serão um primeiro movimento da escola,
rumo a diversificar e ampliar o currículo do ensino Fundamental . Essas disciplinas têm por objetivo
o enriquecimento cultural, aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos
específicos que complementam a formação do aluno. Essas aulas serão postadas todas as quintas feiras.. A avaliação será em formato semestral (de março a junho/ de
agosto a novembro). Serão atribuídas notas para as disciplinas afins ao final de cada semestre, conforme a participação do aluno.
Será mantido o nosso projeto de Cosplay, e juntos iremos
encontrar uma forma de fazer a apresentação no final do semestre.
Esta semana, elaborei algumas questões que nos ajudarão
no processo , e espero que respondam aqui no blog:
1- o que vocês estão sentindo, estando em quarentena?
2-Quais foram as principiais mudanças na sua vida?
3-quais os recursos que você possui para estudar na quarentena(
TV, internet móvel ou fixa, celular, tablet, computador)?
4-Qual a sua sugestão para apresentação do trabalho de Cosplay?
A partir da semana que vem começaremos as oficinas.
Se precisarem falar comigo a espeito dos projetos, para
sugestões e dúvidas sobre minha matéria, podem me adicionar no Facebook.: Jana
Rodrigues Joplin.
Trigonometria - aula do dia 06/05/2020
Os exercícios devem ser respondidos e
enviados até 13/05 para meu e-mail
Trigonometria aula CMSP dia 06/05/2020 – Link da aula:
1. Utilizando o seno dos ângulos indicados, encontre o valor de x
2. Uma pipa é presa a um fio esticado que forma um ângulo de 45 graus com o
solo. O comprimento do fio é 80m. Determine a altura da pipa em relação ao
solo. Utilize √2= 1,41
3. Qual é o comprimento da sombra de uma árvore de 5 m de altura, quando o sol está 30º acima
do horizonte?
Aula 1 - Física - 1B
Boa noite alunos,
Dando continuidade ao nosso ano letivo , segue o conteúdo de nossa primeira aula por aplicativo
qualquer duvida estarei atendendo via contatos abaixo rodapé
Dando continuidade ao nosso ano letivo , segue o conteúdo de nossa primeira aula por aplicativo
qualquer duvida estarei atendendo via contatos abaixo rodapé
Aula 1
PROFESSOR: Joelma Aparecida Silva Aparecido
COMPONENTE CURRICULAR: Física
ANO/SÉRIES(s):
1B
PERÍODO/SEMANA: DE
04/05/2020 a À 08/05/2020
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: Identificar os movimentos do dia a dia relacionados a grandezas
e medidas .
.
ATIVIDADES:
·
Pag 44 a 45 do livro – Com base no que vimos
em ultima semana de aula presencial , relembrar os capítulos 1 a 3 do livro sobre estudo dos movimentos .
·
Resolver os exercícios da pag 454 com base no
exemplo da pag 44.
·
Resolva em seu caderno a questão abaixo
Um carro se desloca de Florianópolis –
SC a Curitiba – PR. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de 300 km e
que o percurso iniciou as 7 horas e terminou ao meio dia, calcule a velocidade
média do carro durante a viagem
Usar a formula : , Vm = variação de deslocamento / variação de tempo
onde S =
deslocamento e T = tempo percurso
METODOLOGIA(S): Uso do
livro didático e lista de exercícios
ORIENTAÇÃO(ES) DO
PROFESSOR(A) AO ALUNO: Entrega da lista
feita a caneta ou lápis e
entregue via e-mail institucional.
Prazo de entrega até o dia 11/05/2020
Email de contato professor : joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp : 99835-2009
Assinar:
Postagens (Atom)