CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 14 de junho de 2020

Artigo de divulgação científico

Olá Pessoal!
Roteiro semanal para os 8ºs anos

Tema: Artigo de Divulgação Científica

A- O que é um artigo de divulgação científica?
R: É um texto que se produz levando em conta pesquisas , aprofundamentos teóricos e resultado de investigação sobre determinado assunto.

B_ Qual é a sua finalidade?
R: É levar, difundir o conhecimento científico.

C_Onde podemos encontrar um artigo desse tipo?
R: Esse tipo de texto é encontrado em dissertações de mestrado, teses de douturado e também em jornais e revistas especializadas, nos congressos, etc.

D_Quais assuntos eles podem abordar?
R: Os mais variados assuntos são abordados, geralmente assuntos que passaram por muitos estudos, experiências, etc.

E_Qual é o público-alvo?
Dependendo de onde for abordado, desde pesquisadores, cientistas para tomarem conhecimento de descobertas, como para público em geral que goste do tema.

Estas questões anteriores estão no caderno do aluno Volume 2. Vocês irão ler o texto de divulgação científica “USP Lidera Força-Tarefa para Descobrir as Conexões entre as Espécies”, e responda as questões referente ao texto. Pode deixar as respostas na apostila , vejo depois. Não esqueça de assistis as aulas no Centro de mídias.

Agora atividades para entregar até o dia 22/06

Leia o texto e responda as questões:

A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva

Isso acontece porque o organismo já está preparando antecipadamente para a digestão.

A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) , em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”. Afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP)

1_ Após a leitura do texto acima, responda:
a)_que gênero textual é esse?--------------------------------------------------------------------------------
b)_qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?--------------------------------------------------------

c)_Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?------------------------------------------------------------------------------------------------------------


2_A partir da leitura do texto acima, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:

( ) Esse gênero apresenta uma linguagem clara, objetiva e impessoal, de acordo com as normas da língua.
( ) Na leitura, é notório a presença de termos técnicos da área , essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.
( ) Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema a seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.

( ) O gênero Artigo de divulgação científica a finalidade principal de popularizar a ciência , ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim, diversas informações de valor indiscutível.

Leia essa tira, de Fernando Gonsales:

3_A tira cita uma fábula conhecida, estabelecendo com ela uma relação de intertextualidade.

a)-Qual é a fábula citada?

b)_Na fábula citada, por que a tartaruga vence a corrida?

c)_Que fato surpreendente e atual modifica a fábula citada?

d)_Por que a tartaruga manifesta surpresa?

4_Em relação à frase “Você foi sorteado para o exame antidoping

a)- Indique o sujeito e o predicado.----------------------------------------------------------------------------

b)_Quem recebe a ação verbal expressa em foi sorteada?---------------------------------------------------






Atividade de interpretação de texto

                                       Atividade de interpretação de texto 
                            Leia atentamente abaixo, e responda as questões.

Será que ele vem?

       Será que todo mundo já viu um beija-flor?
       É um passarinho pequenininho, muito pequeno mesmo. Tem um bico enorme, fininho, comprido, parecendo uma agulha. É isso mesmo: igualzinho a uma agulha. Enorme, fininha, comprida.
       Ele fica beijando as flores com esse bicão.
       Cada vez que um beija-flor beija uma flor, não está só beijando, não. Está almoçando também, ou jantando. A comida está lá dentro da flor. Ela atravessa aquele bicão todo e depois chega na barriga dele.
       Eu vivia querendo pegar um beija-flor pra poder ver o jeito dele, o bico, as penas, os pezinhos, tudo bem de perto, mas não tinha jeito. Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor. Eu corria o jardim inteiro e não adiantava nada. Ficava cansado, com sede, com fome, a roupa toda suja de cair em cima dos canteiros e nada.
       [...]
       Até que um dia entrou um beija-flor no quarto do meu tio. [...] Ah, até que enfim, lá estava ele, sem perigo de sumir, sem jeito de fugir, batendo o peito na vidraça. Dessa vez eu ia fechar a mão com um beija-flor lá dentro. Eu chamava:
       - Vem cá, beija-flor, vem, eu quero te ver aqui, de pertinho, juntinho, pertinho de mim. Vem cá, vem cá...
       [...]
       Enquanto conversava com ele, eu tive uma ideia. Uma ideia ótima, a melhor dos meus seis anos. Pensei tudo depressa e fiz mais depressa ainda, correndo, voando, o coração batendo forte, as pernas tremendo. Eu sabia, tinha certeza: o beija-flor não ia escapar.
                                     
                                                                                                               Viviana de Assis Viana. Será que ele vem?
                                                                                                                                                              São Paulo: Moderna, 2002


01) Por que o menino queria pegar o beija-flor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02) Como o menino descreve o beija-flor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03) Copie um trecho do texto que confirma que o menino já havia tentado pegar um beija-flor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04) O que o menino fez na tentativa de que o beija-flor se aproximasse dele?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05) Que momento da história você achou mais emocionante?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06) Quem é o narrador desta história?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07) Procure no texto outras palavras que foram usadas no lugar da palavra beija-flor.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08) Nesse texto, a autora usa uma linguagem bem informal para aproximar o leitor dos sentimentos vividos pelo menino.
Releia esse trecho, observado a palavra destacada.

            Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor.

a) Como ficaria essa frase reescrita em linguagem formal?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Procure no texto outros trechos em que a linguagem informal esteja bem caracterizada.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                  


                      Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br